PDA

Ver Versão Completa : Mangote do turbo estourando no Troller 2015

abreu
05/05/2015, 00:11
Pessoal, fica o alerta para todos os proprietários que nos modelos 2015 os mangotes do turbo (da parte pressurizada) estão estourando.
Aconteceu comigo na estrada, um rasgo que passavam 2 dedos.
O carro continuou andando, mas com muito pouca força, pois toda a pressão de turbo vaza pelo furo.
Deu para voltar para casa, a 65˜70km/h.

Em contato com o concessionário, o problema tem acontecido com vários carros e a fábrica não está conseguindo mandar a peça para todos os concessionários.

Eu resolvi não arriscar mais no original e substituí toda a parte pressurizada por inox, tubos com 2 1/4 de polegada e conexões de silicone de alta resistência. Para amarrar tudo, braçadeiras em inox.

Quem puder fazer isso, faça logo.

Quem ainda estiver com o original, bote dentro do carro um rolo de fita Silver Tape.
Se acontecer, ela resolve parcialmente o problema até que se chegue em casa ou no concessionário.

Fica o alerta para todos.

As fotos mostram meu dedo dentro do furo do Mangote de entrada de ar no intercooler:

http://i59.tinypic.com/aya8nn.jpg

http://i62.tinypic.com/zvxxqx.jpg

Abraços.

jipeiroMT
05/05/2015, 05:17
Abreu, não seria exclusivo dos trollers chipados? Realmente confirmaram esse problema em trollers originais? Pergunto pois, você chipou a pouco tempo e considero esse tipo de coisa bem normal de acontecer.

Lucas Nassif
05/05/2015, 11:18
Abreu, não seria exclusivo dos trollers chipados? Realmente confirmaram esse problema em trollers originais? Pergunto pois, você chipou a pouco tempo e considero esse tipo de coisa bem normal de acontecer.

Estão acontecendo mesmo nos Troller's originais.

Abs.

Hidroen
05/05/2015, 12:45
Caro Abreu, você teria como postar umas fotos com o tubo de inox instalado (ajudaria muito para meu mecânico fazer o mesmo no meu). Obrigado pelo alerta.

mclaren97
05/05/2015, 16:46
Prezado Abreu,

Parece inacreditável. Eu acabei trocando meu T4 2013 com 36M km, impecável, pois me cansei dos incessantes alertas da injeção, queima de bico (1) e entrada em modo de segurança. Troquei pelo Troller 2015. Rodei satisfeito (embora com saudade do jeito cru, sem requintes do 2013) por 300 km e agora temos esta novidade.

Será um sinal dos tempos? Tive não sei quantos carros nos últimos 39 anos e nunca tive problemas nos 2 primeiros anos de cada. Atualmente vejo inúmeras marcas com problemas sérios, alguns que nem mesmo se resolve.

Bom, mas vamos lá, o novo carro já foi pago e vou administrar o aborrecimento. Grande dica a sua. Pode dar maior explicação sobre as conexões de silicone? Foram compradas prontas ou foram feitas por encomenda?

Mais uma troca de impressões:
a) notei muita vibração do painel ao passar por piso irregular, coisa que não acontecia no 2013. Me parece ser pelo tipo de material e sua fixação. Outros proprietários também observaram esta característica?
b)O motor engasga em trono de 1500 RPM, para depois crescer forte. Em meu 2013, com a EGR selada, a partir de 800 RPM até 1800 RPM havia um torque fenomenal, sem falhas. O mesmo com outros?

Abraços a todos

Sergio c
06/05/2015, 08:52
Parece mangueira comum de radiador, devia ser mais reforçada ou com argolas de metal espaçadas, como uso no meu motor.

abreu
06/05/2015, 11:58
Prezado Abreu,

Parece inacreditável. Eu acabei trocando meu T4 2013 com 36M km, impecável, pois me cansei dos incessantes alertas da injeção, queima de bico (1) e entrada em modo de segurança. Troquei pelo Troller 2015. Rodei satisfeito (embora com saudade do jeito cru, sem requintes do 2013) por 300 km e agora temos esta novidade.

Será um sinal dos tempos? Tive não sei quantos carros nos últimos 39 anos e nunca tive problemas nos 2 primeiros anos de cada. Atualmente vejo inúmeras marcas com problemas sérios, alguns que nem mesmo se resolve.

Bom, mas vamos lá, o novo carro já foi pago e vou administrar o aborrecimento. Grande dica a sua. Pode dar maior explicação sobre as conexões de silicone? Foram compradas prontas ou foram feitas por encomenda?

Mais uma troca de impressões:
a) notei muita vibração do painel ao passar por piso irregular, coisa que não acontecia no 2013. Me parece ser pelo tipo de material e sua fixação. Outros proprietários também observaram esta característica?
b)O motor engasga em trono de 1500 RPM, para depois crescer forte. Em meu 2013, com a EGR selada, a partir de 800 RPM até 1800 RPM havia um torque fenomenal, sem falhas. O mesmo com outros?

Abraços a todos

Calma, não é caso para tanta preocupação.

É só um alerta para se acontecer com alguém daqui, facilitar o entendimento do problema e a resolução do mesmo.
Isso não impede o carro de andar, apesar de rodar sem força (e se apertar o acelerador até o fundo o motor vai entrar em modo "go home") para se proteger, dá para andar até em casa sem maiores problemas.
Se tive um fite silvertape, basta procurar o mangote estourado e passar bastante fita em volta dele. Vai resolver por um período até que seja possível a troca da mangueira.

Eu não troquei pela mangueira original pois seria só uma questão de tempo até acontecer novamente.
Preferi fazer logo o serviço definitivo, uma vez que de original meu carro não tem mais quase nada.

Abraços.

abreu
06/05/2015, 11:58
Caro Abreu, você teria como postar umas fotos com o tubo de inox instalado (ajudaria muito para meu mecânico fazer o mesmo no meu). Obrigado pelo alerta.

Posto assim que possível, abraços.

abreu
06/05/2015, 12:00
Parece mangueira comum de radiador, devia ser mais reforçada ou com argolas de metal espaçadas, como uso no meu motor.

Não chega a ser uma mangueia de radiador, ela tem malha internamente, mas como o foto mostra, não é suficiente para segurar a pressão do turbo.
Deve vir recall dessa mangueira, pois tem acontecido frequentemente e com carros originais.
No meu caso aconteceu aos 10mil Km.

Mas para mim já está tudo resolvido, fiz tudo em inox + conexões de silicone para 15bar.

Abraços.

Jolucas
07/05/2015, 13:13
Estive na concessionária aqui, em Vitória-ES, e o pessoal disse haver um caso no Estado, mas de Troller chipado. Não há registro de problema com o carro original. O que um técnico me disse é que muita gente chipa, mas não diz para não perder a garantia...

abreu
08/05/2015, 14:45
Estive na concessionária aqui, em Vitória-ES, e o pessoal disse haver um caso no Estado, mas de Troller chipado. Não há registro de problema com o carro original. O que um técnico me disse é que muita gente chipa, mas não diz para não perder a garantia...

Acontece tanto com carros originais como nos reprogramados.
95% das reprogramações existentes hoje no mercado para o Duratorq 3.2H não alteram a pressão do turbocompressor.

Isso porque para altera-la é preciso um nível de desenvolvimento bem alto, é necessário emular vários sensores do motor, para que os mesmos não façam o carro entrar em modo "go home".

A pressão do turbo só é alterada em preparações mais fortes, como o Stage 3 da REIKO (o que uso).

Mas é impossível esconder o Stage 3 do concessionário uma vez que o escape é de 3" 100% inox sem nenhum abafador.

Tanto no carro original quanto em 95% dos reprogramados, a pressão máxima do turbo é por volta de 1.43bar ao nível do mar.

Os mangotes são fracos e estouram com facilidade.
Vai haver recall em breve.

Abraços.

Garupa
09/05/2015, 09:57
Abreu
Isto sempre aconteceu com a mangueira do troller no meu 2009 estourou a mangueira a 1000 km de casa no interior do Paraná , troquei por uma mangueira de trator se não me engano do Valmet econsegui voltar para casa .
resolvi o problema colocando a mangueira do turbo dos caminhões Scania uma mangueira azul plastificada que aguenta até 200cv está lá a quatro anos .

Dudu taboada
18/05/2015, 22:39
Abreu, onde você fez o seu? E quanto custou?

abreu
18/05/2015, 23:39
Então pessoal, eu não postei nada ainda pois tive alguns problemas com o sistema que fiz.

Alguns tubos ficaram pequenos e voltaram a escapar das braçadeiras de inox. Ficou óleo entre os tubos de inox e os mangotes, o que contribuía para que os tubos "escorregassem".

Também não gostei do peso total do conjunto, o inox é muito pesado e ficou forçando o intercooler (que tem bocais e laterais em plástico).

Estou refazendo toda a tubulação, dessa vez em alumínio, junto com a REIKO. O sistema deve estar pronto em 15 ou 20 dias e vai estar disponível a venda por eles.

Aqui em Natal, contando com o meu, já são 3 carros parados por causa dessas mangueiras.
Em Fortaleza são mais outros tantos.
Não há a peça em estoque na fábrica, muito menos nos concessionários.
Eu não quis, mas em último caso eles tiram o mangote de um carro zero KM para liberar o cliente enquanto a peça não chega.

Em 3 semanas, meu carro estourou 5 vezes o mangote que vai do chargepipe* ao intercooler.

Chargepipe = Tubo plástico que sai do turbo, faz a volta por baixo do motor e sobe até o mangote que faz a ligação do mesmo ao intercooler.

Todos devem passar por esse problema, independente de estar original ou remapeado.
O recall vai sair, mas deve levar algum tempo ainda.

Abraços.

mclaren97
19/05/2015, 06:31
Caros,

Uma solução paliativa e barata até que tenhamos os novos mangotes é a instalação de braçadeiras ao longo do mangote atual, com um intervalo de 5 cm entre cada. Isto torna mais difícil a dilatação nos segmentos tanto sob as braçadeiras como nos intervalos entre as mesmas.
SDS

fkururu
01/07/2015, 15:45
Abreu, você pode postar as fotos dos mangotes do seu carro? Conseguiu fazer com a Reiko? Quanto ficou?

Abraços

Antonino
20/10/2015, 00:08
Mais um mangote estourado. O meu eh original

Lucas Nassif
20/10/2015, 10:13
Esses resolvem os problemas de mangotes originais rasgando/estourando.

Quem tiver interesse é só entrar em contato.

Whatsapp (31) 98309-0884.

Abs.

Willian Del Piero Rocha
20/10/2015, 11:39
Tem coisas que não entram em minha cabeça,ou sou burro mesmo ,,,uma fábrica como a Troller ,quase artesanal ,com um volume não muito grande,, um problema como esse do mangote ,se aconteceu em 3 carros ,teriam que mudar imediatamente na linha de produção e orientar as css a trocar a medida que os carros fossem fazendo revisões. E puro falta de respeito mesmo.

Jolucas
20/10/2015, 13:46
Fui mais uma vítima do tal mangote do turbo do Troller 2015 neste final de semana. Com 4.500 km, sem trilha até agora. Estourou rodando no asfalto com aproximadamente 2 mil rpm. E a cc não conseguiu uma mais resistente. Tentei a de Scania, mas por aqui não foi possível...
Quem puder trocar logo, deve fazê-lo. A possibilidade de ficar a pé é grande com a mangueira original.

Hidroen
20/10/2015, 18:10
Caro Lucas,
Uma dúvida, na imagem que você postou da a entender que a Território Motor Sport (São Paulo) é quem vende o mangote reforçado, mas o telefone informado é de BH. É possível comprar ele em algum distribuidor ai em BH mesmo? Obrigado.

Abs.

Antonino
20/10/2015, 20:02

Abs.

Amigo, qual a o material e quanto custa?

Lucas Nassif
21/10/2015, 14:37
Caro Lucas,
Uma dúvida, na imagem que você postou da a entender que a Território Motor Sport (São Paulo) é quem vende o mangote reforçado, mas o telefone informado é de BH. É possível comprar ele em algum distribuidor ai em BH mesmo? Obrigado.

Hidroen,

Sim, é possível. Você encontra os mangotes tanto na Território Motorsport quanto na SFI Chips. Eu trabalho na SFI, sou revenda autorizada aqui em MG. Fico em Pedro Leopoldo, grande BH, então você consegue direto comigo por isso passei o meu número no post anterior.

Somente pra esclarecer: A SFI é parceira da Território Motorsport e Ford Racing, nós que fizemos a reprogramação no Troller que correu o Rally dos Sertões este ano, e foi campeão em sua categoria. Ou seja, tanto o nosso remap quanto o kit de mangotes foram testados e aprovados pela Ford Racing.

Amigo, qual a o material e quanto custa?

O valor dos 3 mangotes é R$ 690,00 + frete.

Hidroen
21/10/2015, 15:18
Caro Lucas,
Muito obrigado pela informação. Como moro em Montes Claros, para mim fica melhor passar em BH e adquirir diretamente com vocês. Vocês tem oficina para instalação? Abraço.

Hidroen,

Sim, é possível. Você encontra os mangotes tanto na Território Motorsport quanto na SFI Chips. Eu trabalho na SFI, sou revenda autorizada aqui em MG. Fico em Pedro Leopoldo, grande BH, então você consegue direto comigo por isso passei o meu número no post anterior.

Somente pra esclarecer: A SFI é parceira da Território Motorsport e Ford Racing, nós que fizemos a reprogramação no Troller que correu o Rally dos Sertões este ano, e foi campeão em sua categoria. Ou seja, tanto o nosso remap quanto o kit de mangotes foram testados e aprovados pela Ford Racing.

Lucas Nassif
21/10/2015, 15:59
Caro Lucas,
Muito obrigado pela informação. Como moro em Montes Claros, para mim fica melhor passar em BH e adquirir diretamente com vocês. Vocês tem oficina para instalação? Abraço.

Eu não instalo aqui mas tenho parceiros de confiança em BH que podem fazer esse serviço pra você.

Me avisa com antecedência o dia que você vier, pois o estoque acaba rápido. O primeiro lote foi todo vendido no mesmo dia que chegou. O segundo lote chegou ontem e mais da metade já foi vendido.

Posso te enviar por Sedex, caso prefira.

Abs.

Rodrigo Biscoito
21/10/2015, 16:27
O meu não chegou nem a estourar, não deu tempo para isso, assim que rodei 150 km indo feliz para casa com meu Troller 2015 a mangueira quase se soltou da presilha mal colocada,,, um susto só, recolocada e apertada de acordo não deu mais nada.

Serviço de revisão de entrega não existe

Lucas Nassif
21/10/2015, 16:44
O meu não chegou nem a estourar, não deu tempo para isso, assim que rodei 150 km indo feliz para casa com meu Troller 2015 a mangueira quase se soltou da presilha mal colocada,,, um susto só, recolocada e apertada de acordo não deu mais nada.

Serviço de revisão de entrega não existe

Acho que vi um relato seu sobre isso em algum tópico aqui ha um tempo atras, tanto que quando retirei o meu zero na Trilha Real a primeira coisa que fiz foi conferir o aperto das abraçadeiras, e de lá pra cá só rodo com uma chave de fenda dentro do carro.

Hidroen
21/10/2015, 21:51
ok, vou ligar antes ir a BH para combinar. Mais uma vez, muito obrigado. Abraço.

Eu não instalo aqui mas tenho parceiros de confiança em BH que podem fazer esse serviço pra você.

Me avisa com antecedência o dia que você vier, pois o estoque acaba rápido. O primeiro lote foi todo vendido no mesmo dia que chegou. O segundo lote chegou ontem e mais da metade já foi vendido.

Posso te enviar por Sedex, caso prefira.

Abs.

Antonino
22/10/2015, 23:59
Qual o material? Pode me passar seu contato?

Lucas Nassif
23/10/2015, 15:25
Qual o material? Pode me passar seu contato?

É feito de silicone lonado.

(31) 98309-0884

Abs.

SergioTinoco
27/10/2015, 12:19
Mais uma vítima do mangote estourado. Troller 2015 original 27.000km.
A Troller Vitória trocou um kit novo disponibilizado pela Troller, mas o mangote me parece tão molinho quanto o antigo.
No meu caso chamei o reboque da Ford/Troller porque o carro apagou (andou dez km sem potência, quando eu parei num posto o carro não pegou mais). não ligava nem o motor de arranque, apesar de ter farol, vidros funcionando, tudo certo, mas o motor de arranque não virava avisando falha, e luz da injeção acesa. Só apagou passando o aparelho.

Matheus Bravo
27/10/2015, 12:41
A Troller Vitória trocou um kit novo disponibilizado pela Troller, mas o mangote me parece tão molinho quanto o antigo.
No meu caso chamei o reboque da Ford/Troller porque o carro apagou (andou dez km sem potência, quando eu parei num posto o carro não pegou mais). não ligava nem o motor de arranque, apesar de ter farol, vidros funcionando, tudo certo, mas o motor de arranque não virava avisando falha, e luz da injeção acesa. Só apagou passando o aparelho.

Pneus originais?

Giuberto
27/10/2015, 21:49

O carro não pegava? Qual a novidade nesse motor pra isso acontecer? No meu antigo JK wrangler qualquer porcaria fora do lugar o carro apagava, piscava luz e etc. Mas, em todos os trollers que tive só faltava o motor rodar sem óleo... Eu já vi mangote de turbo do troller 2.8 (mexido) e 3.0 (chipado) escaparem/estourarem e o único inconveniente era o assobio e obviamente, perda de potência, porém sem intervenção da injeção, desenvolvendo inclusive altas velocidades, porém de maneira mais lenta na acelaração. E se não me engano, nem mesmo os 3.2 TGV apagam com o mangote estourado, corrijam-me os donos, se eu estiver errado. Acho que só apaga se a entrada for obstruída como aconteceu com as primeiras mangueiras que colapsavam, restringido a passagem de ar.

Jolucas
28/10/2015, 10:49
O carro não pegava? Qual a novidade nesse motor pra isso acontecer? No meu antigo JK wrangler qualquer porcaria fora do lugar o carro apagava, piscava luz e etc. Mas, em todos os trollers que tive só faltava o motor rodar sem óleo... Eu já vi mangote de turbo do troller 2.8 (mexido) e 3.0 (chipado) escaparem/estourarem e o único inconveniente era o assobio e obviamente, perda de potência, porém sem intervenção da injeção, desenvolvendo inclusive altas velocidades, porém de maneira mais lenta na acelaração. E se não me engano, nem mesmo os 3.2 TGV apagam com o mangote estourado, corrijam-me os donos, se eu estiver errado. Acho que só apaga se a entrada for obstruída como aconteceu com as primeiras mangueiras que colapsavam, restringido a passagem de ar.

Na semana passada, o mangote do turbo estourou no meu Troller 2015. O carro perdeu potência. Foi difícil terminar uma ladeira para achar um melhor lugar à espera do socorro. Mas em momento nenhum deixou de funcionar ao ser acionada a chave. Depois de frio, até a luzinha deixou de acender, mas ao pisar até 3 mil rpm, voltava a piscar...

Jolucas
12/11/2015, 11:00
Caros,

Troquei hoje os mangotes do turbo do Troller 2015 pelo kit da SFI Chips/Território Motorsport, comprado ao Lucas Nassif, de Pedro Leopoldo, Minas. O pessoal da cc, que fez a troca, considerou a qualidade ótima (silicone lonado). Pelo visto, não passarei tão cedo pelo dissabor de um novo estouro da mangueira...

FGonzaga
25/03/2016, 13:01
Pessoal,

Tirei meu carro da concessionária e na primeira viagem já soltou o mangote, mas no meu caso foi do intercooler para o motor, na boca do motor.

Soltou na estrada, mas por sorte a braçadeira ficou solta no motor e consegui colocar de volta.
Pensei que tivesse sido "só" uma braçadeira mal presa.
Soltou novamente 3 km depois, prendi novamente e parei num posto. Precisei viajar os 250 km restantes com baixa rotação (de 90 a 100 km/hora), pois o mangote está inchando, fica com um papo gigante em alta rotação...

Tudo isso porque já tinha lido a respeito e comentei com o vendedor da concessionária, que disse que o problema já estava resolvido.

Como hoje é feriado, não vou conseguir resolver o problema. Um dia de trilha no feriado perdido

Sergio c
25/03/2016, 16:40
O que não dá p entender é como que os "engenheiros" da fábrica não notaram que o mangote era fraco p tanta pressão nos trocentos mil km de testes que submeteram os troller-s, aí acaba estourando na mão dos consumidores......

FGonzaga
27/03/2016, 18:07
É um absurdo. Hoje tive outro problema, bico injetor. Mas vou comentar em outro tópico para não sujar este sobre mangote

FGonzaga
03/04/2016, 01:56
Atualização: ficou 4 dias na revisão.
Disseram que não tinha nenhum problema e que era só a abraçadeira mal presa.
Peguei o carro e voltei pra casa. No dia seguinte soltou de novo. 😓🔫

thiago.correia
19/04/2016, 18:17
Olá,

Apenas para complementar que esse problema do mangote infelizmente ocorreu em muitas rangers fabricadas após 2012 com o mesmo motor do Troller, ou seja, 3.2 Duratorq. Assim, como já dito neste tópico algumas soluções foi usar Inox com silicone e outros mangotes mais reforçados.

Abraços,

Rodrigo Kwiatkowski
13/12/2016, 19:41
Olá,

Apenas para complementar que esse problema do mangote infelizmente ocorreu em muitas rangers fabricadas após 2012 com o mesmo motor do Troller, ou seja, 3.2 Duratorq. Assim, como já dito neste tópico algumas soluções foi usar Inox com silicone e outros mangotes mais reforçados.

Abraços,

Comprei um bolt 2017 e o vendedor me garantiu que as 2017 nao estoura mais, procede??

homerohermida
14/12/2016, 13:15
Comprei um bolt 2017 e o vendedor me garantiu que as 2017 nao estoura mais, procede??
Apesar da informação poder corresponder a verdade, não levaria isso em conta, uma vez que TODOS OS ANOS ELES DIZEM A MESMA COISA...

FGonzaga
14/12/2016, 14:33
Ía dizer o mesmo.

Só esperando uns meses para saber se realmente é verdade ou não.

ASQ1973
04/03/2018, 14:43
Estou com meu T4 17/17 tirado zero na Trilha SC. Fui informado que a partir dos 17 os problemas com os mangotes já estaria resolvido. Fiz uma longa viagem (uns 3000km) e em diversas situações passei de 3..4 mil rpm e está tudo no lugar. Faço votos que realmente já esteja livre desta “escrenca”

oficina do toco
18/04/2018, 08:19
Bom Dia pessoal, tambem estou com este problema nesta mangueira da turbina oo troller 2015 com 20.000 KM

AlexLemes
18/06/2018, 15:39
Estou com meu T4 17/17 tirado zero na Trilha SC. Fui informado que a partir dos 17 os problemas com os mangotes já estaria resolvido. Fiz uma longa viagem (uns 3000km) e em diversas situações passei de 3..4 mil rpm e está tudo no lugar. Faço votos que realmente já esteja livre desta “escrenca”

Olá...como está seu 2017? Sem problemas? Estou negociando um 2018 e estou preocupado.

ASQ1973
18/06/2018, 21:40
AlexLemes meu T4 até agora é so alegria. Zero dor de cabeça. Quase 10 mil km e seguindo para a primeira revisão sem nada demais a relatar. Apenas um pequeno defeito no indicador de combustível o qual será visto na revisão. Fora isto, é só por o diesel s10, calibrar pneus de 15 em 15 dias e um abraço

AlexLemes
19/06/2018, 00:34
Que bom ler isso.

Quais modificações vc fez nele?

Pode informar em qual concessionária comprou e quanto de desconto conseguiu?

ASQ1973
19/06/2018, 06:09
De modificação somente a troca de pneus originais pelos BF ALL TERRAIN... instalado na própria Trilha SC (São José / SC).Desconto zero, mas peguei naquela promoção de desova das últimas unidades 17/17 assim que começaram a receber o 17/18 com diferenças alguma. Ótima concessionária.. muito parceiros.