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Ver Versão Completa : Usar redução em 4x2....



Gasoso
05/02/2006, 23:34
All...

Gostaria de saber se tem como usar a redução nos vitaras em 4x2... existem muitas manobras que forçam a embreagem e reduzir seria boa pedida...

O problema é que nos modelos com roda livre automática, em qualquer posição diferente da 4x2 as rodas dianteiras são tracionadas....
e nos modelos com roda livre manual, tem uma recomendação ao lado da alavanca da Tcase que diz para "nunca" tracionar com a roda livre na posição FREE...
Como só existe redução na posição 4x4 L, o que se pode fazer??

A tempos atrás vi algo em algum site sobre abrir a Tcase e remover uma esfera de esbarro... isso iria liberar a Tcase para "novas" posições como a 4x2 L... ja me acabei procurando e nunca mais achei a matéria para olhar com detalhes...

Seria este o caminho?

Alguém já tentou?

Existe outra alternativa?

qualquer ajuda ou dica cai bem....

valeu

[]s

ricardo sabóia
06/02/2006, 09:59
Não faça isso !!! Se você fizer, seu dif.traseiro vai p/espaço :( .P/quê reduzir o carro em 4x2? Não se esqueça que o vitara é um jipe com 4x4 e reduzida, portanto foi projetado para só se ligar a reduzida com todas as rodas girando (como todos os 4x4).Se você quer uma condição melhor de tração em 4x2, pense em colocar um bloqueio e pneus melhores,isso ajudará com certeza !

Abraços - Ricardo - Jimny/2001.

EduPuga
06/02/2006, 11:03
Há algum problema em fazer monobras em 4x4L? noto que o carro fica mais pesado, faço alguns vai e vem amais e saiu, tem alguma contra indicação?

ricardo sabóia
06/02/2006, 11:36
Eduardo, se você for fazer curvas em terrenos de baixa aderência (areia,barro,lama) não tem problema ! O problema está em fazer curvas no asfalto,já que não existe muito "arrasto" no eixo dianteiro. Não só com a reduzida, mas também em 4x4 normal ! Todos os suzukis não tem tração integral como os land rovers, niva,etc..Esses veículos sim rodam c/ as 4 rodas tracionando o tempo todo sem nenhum problema.No nosso caso, se usarmos 4x4 e 4x4 red. no asfasto, certamente iremos quebrar o eixo dianteiro e caixa de transferência.

Abraços, Ricardo - Jimny/2001.

bcantunes
06/02/2006, 13:40
A questão é a diferença de velocidades entre as rodas quando se faz uma curva. Como as rodas percorrem percursos ligeriamente diferentes, há a necessidade de um "diferencial" que faça o "ajuste" da diferença. Nos carros de tração integral permanente há um diferencial central que faz o ajuste entre as velocidades do eixo traseiro e dianteiro, além dos dois localizados em cada eixo que fazem o ajuste de roda para roda.

Nos carros com tração "part-time", não há diferencial central, portanto não há compensação da diferença de velocidades. Se o piso for duro, e as rodas não puderem "patinar" um pouco, pode ocorrer a quebra de algum componente da transmissão.

Existe uma ótima explicação (em inglês) em: http://auto.howstuffworks.com/differential.htm.

Valeu,

Bernardo.

EduPuga
06/02/2006, 17:04
Gasoso,


Não imaginei que vc se referia a monobras em piso firme, por isso surgiu a duvida, 4x4 só na terra mesmo...

Fabil
06/02/2006, 20:27
Ricardo saboia... as vezes usar 4x2 REDUZIDO é muito util, pricipalmente em manobras em rampas de estacionamento, etc...
veja bem... usar 4x2 Reduzido p/ TRILHAS e ENROSCO, é perigoso de quebrar o eixo traseiro por causa de esforco excessivo ( já que toda a forca da reducao p/ só p/ o eixo traseiro), mas eu por exemplo, sempre o uso de 4x2 reduzido me ajuda... na casa da minha avó, ( onde deixo minhas tralhas de jipe, e sempre mexo no jipe lá), p/ eu sair da garagem, tenho que subir uma rampa muito inclinada e em curva, as geralmente qualquer carro com motor frio perde forca p/ subir e dai vc tem que ficar queimando embreagem e como nao poderia deixar de ser o samurai com seu motorico tb... dai o que eu faco ? 4x2 reduzida e subo em marcha lenta... na manha e sem queimar embreagem.... enfim.. isso nao tem problema nenhum...

nos samurais , pelo fato de terem RL manual, basta engatar a reduzida e pronto , vc tem 4x2L ( até exitem uma modificacao que vc faz na Tcase p/ ele engatar 4x2L ( sem acionar o carda dianteiro), mas p/ a Tcase de vitara eu acho que nao tem jeito de fazer...

T+

Gasoso
06/02/2006, 21:44
Ricardo saboia... as vezes usar 4x2 REDUZIDO é muito util, pricipalmente em manobras em rampas de estacionamento, etc...
veja bem... usar 4x2 Reduzido p/ TRILHAS e ENROSCO, é perigoso de quebrar o eixo traseiro por causa de esforco excessivo ( já que toda a forca da reducao p/ só p/ o eixo traseiro), mas eu por exemplo, sempre o uso de 4x2 reduzido me ajuda... na casa da minha avó, ( onde deixo minhas tralhas de jipe, e sempre mexo no jipe lá), p/ eu sair da garagem, tenho que subir uma rampa muito inclinada e em curva, as geralmente qualquer carro com motor frio perde forca p/ subir e dai vc tem que ficar queimando embreagem e como nao poderia deixar de ser o samurai com seu motorico tb... dai o que eu faco ? 4x2 reduzida e subo em marcha lenta... na manha e sem queimar embreagem.... enfim.. isso nao tem problema nenhum...

nos samurais , pelo fato de terem RL manual, basta engatar a reduzida e pronto , vc tem 4x2L ( até exitem uma modificacao que vc faz na Tcase p/ ele engatar 4x2L ( sem acionar o carda dianteiro), mas p/ a Tcase de vitara eu acho que nao tem jeito de fazer...

T+

É exatamente sobre isso que estou falando... reboco até 1500 kg com o Sombra... manobrar a carreta é uma tarefa cruel para ele...

Sei que existe uma modificação na Tcase para vitaras... já vi isso na net como postei acima, só que nunca mais encontrei...

Seria uma boa ajuda saber se trocando as RL automáticas por manuais no vitara eu poderia usar 4x2 L como no samurai...

Alguém sabe se no Samurai tem a mesma observação que tem na Tcase do vitara para não reduzir (tracionando, claro) com o RL na posição FREE ??

A idéia é analisar o que é mais simples,

Trocar as RLs
ou
Mexer na Tcase...

mas para isso tenho de saber o que pode realmente ser feito....

[]s ainda sem respostas

Gasoso
06/02/2006, 21:47
Só mais um detalhe...

Alguém aí pode confirmar se o Gran Vitara pode usar 4x4 em terrenos duros como asfalto?
Sei que ele pode ligar o 4x4 andando, sem parar para sincronizar na primeira vez...

Mas será que pode fazer isso em curvas?

[]s com mais dúvidas...
:mrgreen:

ricardo sabóia
07/02/2006, 11:46
Não ! O sistema de tração do G.vitara é igual aos outros suzukis, o que muda é a forma de engate da tração !

* Samurai : roda livre manual - engate do 4x4 com as r.livre em "lock", volante reto e o carro andando; não precisa dar ré para destravar as r.livres.

* Vitara : roda livre automática - parar a 1º vez para engatar a r.livre e consequentemente o 4x4, depois não precisa parar e o engate também com o volante reto e o carro andando; para destravar as r.livres, dar uma ré de 1 a 2 metros ouvir um "estalo" e pronto.

* Jimny e G.vitara : engate feito por uma bomba de vácuo - até 100 KM/h, volante em linha reta; não precisa parar nem dar ré para destravar o eixo dianteiro.

Abraços, Ricardo - Jimny/2001

Fabil
07/02/2006, 15:37
gasoso...

sim.. se vc usar RL manual, dá p/ usar 4x2L sem mexer na tcase...
mas p/ puxar um reboque de 1500kg eu nao acho seguro...

e sim.. no manual do samurai a uma observacao de nao usar 4x2L

T+

Gasoso
07/02/2006, 22:46
Alguem sabe o porque da observação de não usar o 4x2 L que existe nos manuais e consoles das viaturas ?

Pelo visto tem muita gente que usa e não tem problemas... :pensativo: imaginava que era engatar e quebrar...


Fabil,

Rebocar 1500 kg não é seguro em situação alguma :mrgreen: ... mas são ossos do ofício.... os carangos puxam muito bem... o problema é freiar :D ... tenho de andar devagar e freiar com antecedência para evitar que o carro arraste as rodas, só faço isso pois os trajetos são curtos, menos 30 Km, quase tudo em BR.... mas no final sempre tem uma manobrada que é o que me mata :( ....


Ricardo,

Valeu pelas dicas... sobre Vitaras e Samurais eu ja sabia.... faltava confirmar os GVs e Jimnys...


[]s a todos já pensando em trocar as rodas livres do sombra...

JOSE CANDIDO
08/02/2006, 12:39
Pô, esse papo rola muito nos topicos sobre williys e pick ups com RL manual, mas quase nao se discute isso em suzikis ....

Engraçado .... muita , mas muuuita gente mesmo, usa 4x2 Low, sem preblema algum .... justamente pelo mesmo motivo do gasoso ... rebocar, manobrar em subidas, etc .... e tambem tem muita gente que diz que nao pode, que quebra, etc ....

Podem olhar nos topicos de willys, e no forum geral, que tem muita coisa sobre isso .....

MAs, de qq forma, nao quebra só de vc usar, imediatamente .... ja vi um monte de gente fazer ....

Seguinte ..... EU acho que nao deve ter problema em utilizar reduzido com as rl abertas .... vai tracionar em 4x2, sem rodar as da frente ...

Inclusive, em provas de trial, muitas vezes os spoters usam esse metodo, pra manobrar escorregando a traseira ... e ate mesmo, ja vi abrirem so uma das RL, pra tracionar so um lado do carro ....

mas, a opiniao é dificil de ser dada ...

Corroborando os colegas, nao, os Grand vitara tambem nao podem rodar em 4x4 no asfalto ... alias, nenhum carro que nao tenha o diferencial central ... quebra a frente e a Tcase ......

Gasoso, ja que o seu uso em 4x2 reduzido é pouco, procure trocar as RL por manuais ... imagine o trabalho que vai dar , mexer na TCAse toda vez que for fazer isso .... rodar as borboletas da RL é mais facil ...

Abs

Jeanilson
08/02/2006, 16:16
Alguem sabe o porque da observação de não usar o 4x2 L que existe nos manuais e consoles das viaturas ?

Pelo visto tem muita gente que usa e não tem problemas... :pensativo: imaginava que era engatar e quebrar...
Gasoso e ALL, meus dois cents...

Com certeza o pessoal que utiliza a reduzida em 4x2 sempre tem a preocupação de não forçar a viatura nessa condição (saindo devagar, acelerando pouco, etc.). Mas imagina um mané que engata a reduzida em 4x2 e tenta sair "pisando fundo", com certeza vai quebrar alguma coisa (muito torque sendo jogado de uma vez não há diferencial que aguente!).

E já que não faria sentido projetar um diferencial traseiro que aguentasse esse torque todo (já que não seria a utilização "normal" da viatura), O fabricante deve ter achado melhor proibir no manual a utilização da reduzida nessa condição, para não ter problemas futuros com os consumidores (lembrando que em países como os EUA se a viatura quebrar em uma situação sem nenhuma advertência ou proibição escrita no manual, o processo é certo! :shock: ).

Pelo menos essa é a minha opinião... :pensativo:

Mas voltando ao tópico: Se ao manobrar rebocando 1.500 Kg a viatura já sente, será que em 4x2 reduzido a força (torque ampliado + peso extra) não seria demais para o conjunto traseiro :?:

[]'s de quem já fez curva no asfalto em 4x4 (mas sem querer... :mrgreen: )

lg_gustavo
08/02/2006, 23:11
Lá vai....

http://www.rocky-road.com/2low.html

http://www.rocky-road.com/kickdrive.html


Tem muita coisa legal nesse site...mas já tentei comprar lá e eles não vendem pro Brasil :evil:

:concordo: Fui

pmcb
13/02/2006, 11:33
Viva.

Eu no meu GV, sempre que chove utilizo o 4X4 Hi. É prática geral com todoo mundo que conheço e tem Suzuki's, aliás, foi na própria representante que me disseram que o podia fazer sem prejuizo para a mecânica.

Abraços

Wallace
13/02/2006, 16:32
Se quebrar de quem é o prejuizo?
Aqui também os representantes falam muita besteira.
O melhor é confiar no manual.

pmcb
13/02/2006, 17:49
Mas o manual nada diz em contrário.

Diz que se as condições de aderência forem precárias engrene 4X4 Hi.

EduPuga
14/02/2006, 08:11
Aqui prejuiso é nosso mesmo, não tem pra quem reclamar...

Eduardo Theotonio
01/03/2006, 10:41
Caraca... fiquei até com medo de continuar usando a reduzida no 4x2 depois dos depoimentos que lí....

Percebo que meu Samuca é excessão....hahaha... é o seguinte: Faço trilhas regularmente e uso o Samuca pra valer, sem dó !!! hehehe. Eita carrinho valente, deixo muito dos companheiros com inveja. Com isso, já reboquei algumas vezes outros jeep's, geralmente Willys, estes com mais ou menos 1.300 kg (não sei o peso do Willys). Para reboca-los uso a reduzida 4x2 pois o Samuca está calçado com pneus argentinos 750 R16. Reboco geralmente por um trajeto de aproximadamente 60 km de distância em uma velocidade de 80km/h na Anhanguera.

Outra vez, esquecí de ligar a roda livre (mancada) e fiz a trilha na Serra do Japi toda em 4x2 reduzido, somente no final da trilha percebí que a tração estava desligada, pois percebí que o carro estava patinando demais, e olha que essa trilha é bem pessadinha.

Resultado: até agora, NENHUMA QUEBRA, o Samuca aguentou firmamente essas etapas.