Ver Versão Completa : duvidas caixa de cambio Grand Vitara 99
Bernardo Junqueira
04/05/2015, 16:19
Pessoal, recentemente adquiri um Grand Vitara 99, tenho algumas duvidas referentes a caixa de cambio, peço a ajuda dos mais experientes para sanar esta duvida e este problema.. Entao, o cambio é muito longo, 1º marcha em torno de 50 km/h, 2º marcha mais de 80 km/h , utilizo somente 3 marchas e o cambio tem 5, em trilhas, somente primeira reduzida, e se pegar algum tipo de atoleiro, ele vai morrendo. Li sobre o Crawler, este seria a minha melhor opçao???
Estou com um pequeno problema na direçao hidraulica, esta com vazamento do fluido hidraulico,ja mandei na oficina e constatei que o problema nao é na bomba e sim no setor, existe algum reparo no setor para trocar, ou nos articuladores???
Espero que possam me ajudar!! e desculpem se este topico ja existir mas nao o encontrei!!
Abraços.
Bernardo
Grand Vitara 1.6 ou 2.0? Qual o tamanho do pneu?
Sobre a caixa não sei responder, mas há empresas especializadas em retíficas de caixas de direção.
Abs,
LFC
Bernardo Junqueira
04/05/2015, 16:30
Grand Vitara 1.6 16v , uso pneus 235/75/15 ..
Grand Vitara 1.6 16v , uso pneus 235/75/15 ..
Eu tive um Vitara 1.6, mais fraco um pouco, com pneus na mesma medida, mas isso que vc relata não acontecia. O carro ficava com marchas mais longas, mas não tanto. Usava a quinta e o carro chegava aos 120 km/h (mais do que isso não sei se ia). A relação do diferencial do Vitara era a mesma do seu GV 1.6 (5,125, i.e., coroa 41 e pião 8 dentes. Seria legal vc andar em um outro carro parecido para ver se há diferença.
Uma possibilidade seria o fato ser decorrente da substituição dos seus diferenciais pelos do Tracker, cuja relação é mais longa. Já li tanta coisa por aí que acredito em tudo. Os diferenciais dianteiros dos Suzukis à gasolina são de alumínio e quebram com facilidade em trilhas e com pneus maiores. O dono anterior pode ter tido o problema de quebra, trocado os diferenciais pelos do Tracker (mais fáceis de encontrar) e vendido o carro para vc. Espero que não seja isso.
A Xcrawler vale muito a pena em trilhas sim. Reduz muito a caixa.
Abs,
LFC
Bernardo Junqueira
04/05/2015, 21:39
Caro Lfc já andei no mesmo carro e eh bem diferente a relacao, Muito mais curto a relacao, vou ver sobre esses diferenciais, pois este carro que comprei.disputava vários.campeonatos de raids..
Arildo MT
05/05/2015, 00:58
Prezado, apena a titulo de comparação pois são caros diferentes, possuo um tracker 2.0 16v, mesma gvll, não uso alongar as machas mas testei uma vez até o corte do giro a 6500rpm 1° vai até 45km/h, 2° 90, 3° 135, 4° (imagino 180) e 5° se tivesse motor e estabilidade hipoteticamente talvez 225km/h, claro q não rola, rsrsrsrs, apesar das velocidades finais de cada marcha, acho ela bem reduzida e sobra força c/ pneus originais 235/60 r16, post a marcha/rpm/ velocidade p/ pessoal analizar c/ outras do mesmo modelo da sua, talvez facilite a comparação e escolha da melhor relação no seu caso.
Caro Lfc já andei no mesmo carro e eh bem diferente a relacao, Muito mais curto a relacao, vou ver sobre esses diferenciais, pois este carro que comprei.disputava vários.campeonatos de raids..
Outra hipótese seria a troca do câmbio de auto para manual, pois a relação do auto é 4,62, mais longa ainda. Se eu entendi o problema do seu carro, ele é fraco e as marchas são muito longas, certo? Vc chega a 50 em primeira com quantos rpm? Com a relação original, chegaria a 50 km/h já perto de 7 mil giros.
Abs,
LFC
Bernardo Junqueira
05/05/2015, 12:54
Outra hipótese seria a troca do câmbio de auto para manual, pois a relação do auto é 4,62, mais longa ainda. Se eu entendi o problema do seu carro, ele é fraco e as marchas são muito longas, certo? Vc chega a 50 em primeira com quantos rpm? Com a relação original, chegaria a 50 km/h já perto de 7 mil giros.
Abs,
LFC
prezado amigo LFC, levei o carro para meu mecanico e constatamos os diferencias da tracker, meu carro é fraco, em morro ele nao arranca na simples, ele é lento pra levantar giro, acredito por causa da relaçao do diferencial, estou estudando alterar a relaçao coroa e pinhao e coolocar um x-crawler 3.2 o que acha??
prezado amigo LFC, levei o carro para meu mecanico e constatamos os diferencias da tracker, meu carro é fraco, em morro ele nao arranca na simples, ele é lento pra levantar giro, acredito por causa da relaçao do diferencial, estou estudando alterar a relaçao coroa e pinhao e coolocar um x-crawler 3.2 o que acha??
Para a dianteira, basta a corôa e o pião e travar o diferencial para ficar como o original do Vitara, usando rodas livres, ou usar/manter a bombinha de acionamento da 4x4. Olhe aqui para entender melhor:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/66383-tracao-4x4-grand-vitara-nao-aciona.html
E usar tb uma carcaça (focinho) de ferro. Isso tudo é vendido na Suzucar.
Para a traseira, vc teria que ver se foram trocados apenas corôa e pião, mantida a carcaça. Se a carcaça (focinho) for do Tracker, vc talvez vá precisar do focinho do Vitara, pois a corôa do Vitara, de 41 dentes é maior do que a do Tracker, de 39 dentes. Tb tem na Suzucar e na Traçado 4x4.
A XCrawler, especialmente para o motor 16v, é muito útil e reduz brutalmente a relação, apenas em "low". O carro fica muito forte e controlável.
Abs,
LFC
Bernardo Junqueira
06/05/2015, 20:25
Para a dianteira, basta a corôa e o pião e travar o diferencial para ficar como o original do Vitara, usando rodas livres, ou usar/manter a bombinha de acionamento da 4x4. Olhe aqui para entender melhor:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/66383-tracao-4x4-grand-vitara-nao-aciona.html
E usar tb uma carcaça (focinho) de ferro. Isso tudo é vendido na Suzucar.
Para a traseira, vc teria que ver se foram trocados apenas corôa e pião, mantida a carcaça. Se a carcaça (focinho) for do Tracker, vc talvez vá precisar do focinho do Vitara, pois a corôa do Vitara, de 41 dentes é maior do que a do Tracker, de 39 dentes. Tb tem na Suzucar e na Traçado 4x4.
A XCrawler, especialmente para o motor 16v, é muito útil e reduz brutalmente a relação, apenas em "low". O carro fica muito forte e controlável.
Abs,
LFC
Amigo LFC, qual a melhor relaçao coroa e pinhao para por no meu GV, quantos dentes ?? quero qeu fique o mais reduzido possivel, ou curto.. nossas trilhas sao muito barro, muita subida e descida... entao preciso que fique o mais curto possivel. abraços
Não tem muita opção por aqui. O que tem é a do Vitara mesmo, 41/8 = 5,125. Exitem outras aqui:
http://4xfourart.com/Products/14/Grand-Vitara.aspx?Page=2
Mas o que eu já li sobre isso é que essas relações quebram com maior facilidade. Não sei dizer o motivo.
O meu mecânico está trocando a relação do meu Tracker para a do Vitara e disse que a corôa do TK parece maior do que a do Vitara e o focinho seria mais profundo. Seria bom vc procurar um focinho completo de Vitara para o eixo traseiro. Eu cheguei a ver na Traçado 4x4 por R$ 1200,00. Tem na Suzucar tb por R$ 1300,00.
Abs,
LFC