PDA

Ver Versão Completa : freio duro e alto

tadeuelieser
01/05/2015, 16:12
E aí pessoal,

Continuando a viagem, ontem em SP meu freio ficou extremamente pesado e alto, quase sem curso. De imediato pensei na deformação da mangueira do hidrovácuo, mas como ainda nem cheguei a abrir o capo do carro e sou novo com Defender, gostaria de saber se há algum problema comum nas Defender q possa causar essa situação.

ENOC
01/05/2015, 18:29
Apostaria na bomba de vacuo

tadeuelieser
02/05/2015, 08:44
Mas se fosse a bomba, deveria haver um barulho de vazamento e/ou vazamento de óleo do motor. Correto?

ENOC
02/05/2015, 10:08
Sim o óleo costuma vazar pelo selo mecânico, quanto ao barulho já tive problema na minha bomba de vácuo mas não fazia barulho.

rodrigoboscardin
02/05/2015, 14:10
A minha tb esa assim.. Nem abri o capo, ja vou ter que morrer com uma
Bomba de vácuo. Alguem indica alguma marca de bomba de vácuo que seja durável?

ENOC
02/05/2015, 20:18
A perim recondiciona a bomba de vácuo e fica muito.

tadeuelieser
03/05/2015, 12:02
Caros,

Li que para retirar a bomba de vácuo é necessário q o primeiro cilindro esteja em PMS (ponto morto superior), porém no "workshop manual" diz somente para marcar a posição da bomba. E aí, posso retirar a bomba de qq maneira ou tenho q me atentar ao PMS? E como eu faria para saber se o primeiro cilindro está em PMS? Alguém já trocou a bomba de vácuo?

500750

ary nunes
03/05/2015, 18:24
Boa noite Tadeu,

Se teu defender for 300tdi com motor Maxion 2.5 a figura postada não é da bomba deste motor.
Realmente para facilitar a desmontagem e montagem da bomba de vácuo é necessário que o primeiro cilindro esteja no ponto morto superior
Para verificar o ponto morto superior existem dois procedimentos:
1º Verificar quando as válvulas do primeiro cilindro estiverem em balanço ou seja quando a válvula de descarga estiver começando a abrir e a de admissão começando a fechar.Para isto é necessário retirar a tampa do comando de válvulas e observar os balancins do primeiro cilindro.
2º Verificar a fenda de ponto existente no volante.Isto é feito retirando um plug na parte inferior da capa seca e verificando,com uma lanterna,através do furo o aparecimento da marca de ponto enquanto alguém gira o motor com a mão.
Se estiveres em POA e precisares de informações mais detalhadas me liga 91979139.

Boa sorte.

Ary
Defender110 2004

tadeuelieser
03/05/2015, 18:52
Boa noite Tadeu,

Se teu defender for 300tdi com motor Maxion 2.5 a figura postada não é da bomba deste motor.
Realmente para facilitar a desmontagem e montagem da bomba de vácuo é necessário que o primeiro cilindro esteja no ponto morto superior
1º Verificar quando as válvulas

Eu verifiquei a situação hoje.

1- o vácuo chega muito fraco no tambor do hidrovácuo
2- as mangueiras estavam em bom estado

Tirei umas fotos para ilustrar melhor o serviço:
500793

500794

500795

500796
Esta semana vou retirar a bomba para fazer uma avaliação interna.

ary nunes
03/05/2015, 18:52
Corrigindo:
O telefone é 81979139.

Ary

ary nunes
03/05/2015, 18:57
Aqui esta a resposta completa.

Boa noite Tadeu,

1º Verificar quando as válvulas do primeiro cilindro estiverem em balanço ou seja quando a válvula de descarga estiver começando a abrir e a de admissão começando a fechar.Para isto é necessário retirar a tampa do comando de válvulas e observar os balancins do primeiro cilindro.
2º Verificar a fenda de ponto existente no volante.Isto é feito retirando um plug na parte inferior da capa seca e verificando,com uma lanterna,através do furo o aparecimento da marca de ponto enquanto alguém gira o motor com a mão.
Se estiveres em POA e precisares de informações mais detalhadas me liga 91979139.

Boa sorte.

Ary
Defender110 2004

tadeuelieser
03/05/2015, 19:49
Aqui esta a resposta completa.

Boa noite Tadeu,

Boa sorte.

Ary
Defender110 2004

Ary,

Infelizmente (ou felizmente?) eu estou no Rio de Janeiro, de qq maneira, obrigado pelas dicas! Aproveitando o ensejo, eu ando com a capa seca sem o bujão. Tem problema andar por aí dessa maneira?

ary nunes
03/05/2015, 20:07
Seria interessante recolocar o bujão mas não há problema desde que não passes por agua profunda ou muita lama.

Ary
defender110 2004

Hugo4x4
04/05/2015, 06:36
Para mexer é bom ter o manual do lado, nesta intervenção não se deve retirar o suporte do filtro de ar, mais já foi.
Para retirar não precisa o pistão nº1 estar no PMS, para montar sim.

tadeuelieser
04/05/2015, 12:14
Para mexer é bom ter o manual do lado, nesta intervenção não se deve retirar o suporte do filtro de ar, mais já foi.
Para retirar não precisa o pistão nº1 estar no PMS, para montar sim.

Hugo,

O manual instrui para retirar o suporte do filtro, até pq facilita bastante o trabalho. E no manual tb cita que para a retirada é necessário a posição em PMS, certamente para facilitar a retirada da bomba, pois assim garantiria a pressão atmosférica igual dentro e fora da carcaça.

500869

rodrigoboscardin
04/05/2015, 12:58
A perim recondiciona a bomba de vácuo e fica muito.

Onde fica a PErim? Tem algum contato?

ENOC
04/05/2015, 14:38
www.perimpecas.com.br

rodrigoboscardin
04/05/2015, 14:51
Vlw Enoc.. vou ligar lá!

tadeuelieser
04/05/2015, 17:13
Continuando a retirada da bomba, um amigo foi girando a correia com uma chave 10 na polia da bomba.

Sob a Defender, pela janela do bujão de dreno do volante, eu fiquei observando até aparecer a marca do PMS, que são 2 traços tipados na peça (ver foto)

Retirei os 6 parafusos (5 da bomba + 1 do suporte do filtro de ar), porém, durante a retirada a bomba estava sendo "empurrada" para fora. Ou seja, se não estiver em PMS é IMPOSSÍVEL tirar a bomba.

Enquanto eu segurava a bomba, um amigo girou levemente a correia, até chegarmos no ponto exato de PMS, que é uma janela muito estreita entre o vácuo e a pressurização do êmbolo.

Quando a bomba ficou "leve" ficou fácil retirar os parafusos.

Agora é só arrumar uma outra bomba...

500905

Eu verifiquei a situação hoje.

1- o vácuo chega muito fraco no tambor do hidrovácuo
2- as mangueiras estavam em bom estado

Tirei umas fotos para ilustrar melhor o serviço:
500793

500794

500795

500796
Esta semana vou retirar a bomba para fazer uma avaliação interna.

Hugo4x4
04/05/2015, 22:52
Tadeu
No manual diz para retirar o filtro de ar e não o suporte do filtro, para retirar o suporte do filtro você retirou dois parafusos que prendem o cabeçote no bloco, isto não se deve fazer.
Para retirar e colocar diz para colocar no PMS o pistão nº1 porque dessa forma a leva que aciona a bomba não presiona a haste da mesma, fora de este ponto a leva pressiona a haste e empuxa a bomba para fora.

tadeuelieser
05/05/2015, 00:00
Correto Hugo,

Depois q eu abri eu vi como funciona a bomba, e como eu escrevi, a "janela" para que a haste não empurre a bomba é bem pequena. E os 2 parafusos q eu tirei do cabeçote realmente não é bom retirá-los, mas como eu pretendo dar uma geral nas juntas do motor (há vazamnto pelo carter e por outros lugares, mas nada que alague a garagem), não considero algo assim tão grave.

Tadeu
No manual diz para retirar o filtro de ar e não o suporte do filtro, para retirar o suporte do filtro você retirou dois parafusos que prendem o cabeçote no bloco, isto não se deve fazer.
Para retirar e colocar diz para colocar no PMS o pistão nº1 porque dessa forma a leva que aciona a bomba não presiona a haste da mesma, fora de este ponto a leva pressiona a haste e empuxa a bomba para fora.