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Ver Versão Completa : Mangueira do Respiro do óleo - Jeep OHC



felps
30/04/2015, 14:34
Pessoal,

Comprei meu jeep mas o dono anterior fez uma gambiarra que está no mínimo feia.

O OHC - corrijam-me se eu estiver falando besteira - tem uma mangueira que sai do carter, passa por uma válvula PCV e vai pro filtro de ar e para o carburador.

O dono anterior me fez o favor de arrancar isso tudo fora (devia ter achado que era enfeite :? ). Agora não acho a peça para reposição em lugar algum.

O que queria pedir a vocês é:
1) Onde posso achar essa mangueira?
2) Existe alguma mangueira do respiro de outro veículo que dê para substituir?
3) Alguém que possua esse motor e essa mangueira pode postar fotos de como ela fica? Até para servir de base na hora de procurar nas auto-peças.

Obrigado

Seguem anexas fotos da "Mecânica orientada a gambiarras"...

O motor está assim (em laranja destacada a mangueira "vedada")

500484
Esta é a mangueira que chega ao carburador (está tampada com um parafuso, afinal, de que servem parafusos senão para tampar mangueiras??)
500482

Teoricamente eu acho que ela chega aqui (fica ali mais ou menos abaixo do distribuidor)
500483

Mário RED JEEP
01/05/2015, 19:15
Olá amigo!
Tenho um Jeep com motor OHC exatamente como o seu!
Neste suspiro funciona uma válvula PCV, ele alivia a pressão do cárter impedindo que o óleo passe pelo retentores. Ela envia esse ar aquecido para o coletor de admissão e filtro de ar auxiliando a queima do composto ar+combustível. Vc pode colocar uma válvula corta-fogo ou anti-chamas do corcel e conectar na entrada e saídas (2) com o filtro de ar ou coletor de admissão. Posso te passar uma foto por whatsap amanhã. Deixe o seu contato.
Curiosamente alguns motores tem a tampa de abastecimento de óleo na tampa das válvulas com mangueira que alivia a pressão pro filtro de ar, em outros esses tampa é fechada, usando somente a saída da válvula PCV. Mas assim acho que fica cospindo óleo pela vareta de óleo quando tira a vareta com o motor trabalhando.

leocmoreira
01/05/2015, 19:29
Boa noite Felps,

A mangueira que sai do filtro de ar é ligada à tampa de abastecimento de óleo na tampa de válvulas:
500551500552

A que sai do cárter é ligada à base do carburador:

500556500558

Pelas fotos você pode ver as válvulas e mangueiras. Mesmo que não ache as originais, não deve ser difícil encontrar outras que sirvam.

Abraço!

felps
04/05/2015, 12:46
Leo e Mário,

Primeiramente obrigado pelo retorno. Vou procurar as peças aqui (auxiliado pelas fotos) e depois comento do resultado final.

felps
22/06/2015, 21:36
Desculpem a demora mas apenas para que eu fique de consciência tranquila que "fechei o tópico"...

Acabei conseguindo uma válvula PCV de um mecanico aqui. Negociei para ela sair de brinde na troca da bomba d'água que deu prego.

Deu quase certo. Só que ele colocou uma que não é essa do amigo leocmoreira (que até onde sei é a original) mas uma "linear" ao invés de ser em "L". Nada trágico...

Obrigado a todos pela ajuda!

Luiz Damasceno
26/04/2023, 14:56
Pessoal,

Comprei meu jeep mas o dono anterior fez uma gambiarra que está no mínimo feia.

O OHC - corrijam-me se eu estiver falando besteira - tem uma mangueira que sai do carter, passa por uma válvula PCV e vai pro filtro de ar e para o carburador.

O dono anterior me fez o favor de arrancar isso tudo fora (devia ter achado que era enfeite :? ). Agora não acho a peça para reposição em lugar algum.

O que queria pedir a vocês é:
1) Onde posso achar essa mangueira?
2) Existe alguma mangueira do respiro de outro veículo que dê para substituir?
3) Alguém que possua esse motor e essa mangueira pode postar fotos de como ela fica? Até para servir de base na hora de procurar nas auto-peças.

Obrigado

Seguem anexas fotos da "Mecânica orientada a gambiarras"...

O motor está assim (em laranja destacada a mangueira "vedada")

500484
Esta é a mangueira que chega ao carburador (está tampada com um parafuso, afinal, de que servem parafusos senão para tampar mangueiras??)
500482

Teoricamente eu acho que ela chega aqui (fica ali mais ou menos abaixo do distribuidor)
500483



Boas a todos!!!
Desculpem estar reabrindo o tópico, mas estou com uma dúvida, certo que por demais amadora, mas dependendo de ajuda de vocês!!!

Esta peça da última foto: a minha está SOLTA! apenas encaixada, girando no próprio eixo base, apenas com um pequeno movimento de mão...
É isso mesmo!?
Não posso crer que essa peça não tenha um fixador em sua base... talvez um "o ring" ou algo similar, para dar um encaixe mais firme...
Alguém pode me dar uma luz aqui, por favor?

Abraços a todos!!

Fpontes79
04/06/2023, 20:29
Boas a todos!!!
Desculpem estar reabrindo o tópico, mas estou com uma dúvida, certo que por demais amadora, mas dependendo de ajuda de vocês!!!

Esta peça da última foto: a minha está SOLTA! apenas encaixada, girando no próprio eixo base, apenas com um pequeno movimento de mão...
É isso mesmo!?
Não posso crer que essa peça não tenha um fixador em sua base... talvez um "o ring" ou algo similar, para dar um encaixe mais firme...
Alguém pode me dar uma luz aqui, por favor?

Abraços a todos!!

Olá Luiz, minha pequena contribuição: essa peça que você se refere, esse bojo, é apenas encaixada mesmo. Se a sua está solta, tente trocar o o-ring como você mesmo imaginou. Se ela ficar bem presa, beleza

Luiz Damasceno
16/06/2023, 06:54
Obrigado Fpontes79!!! Gde abç :concordo: