PDA

Ver Versão Completa : Ignicao estatica simples e a prova dagua



joao jose galvao
29/04/2015, 18:52
Quem quiser eliminar tampa do distribuidor rotor e so comprar uma bobina de 04 torres do faire de 03 pinos, esquema de ligacao compre um plugue de 03 pinos que encaixe na tomada da bobina, corte o fio do meio da tomada, ai e so ligar nos dois fios que ligava a bobina de ignicao antiga e ligar os cabos de vela nas 04 torres da bobina do faire [nao precisa se preocupar com a ordem de ignicao. obs qualquer motor 4cc

Esdras
29/04/2015, 20:13
Se for simples assim colocarei no opala 4c, sabe se tem de 6c ? só fiquei emduvida com funciona ( centelha na hora certa , ponto) sem distribuidor e sem roda fonica?

Parabéns pela dica!



Quem quiser eliminar tampa do distribuidor rotor e so comprar uma bobina de 04 torres do faire de 03 pinos, esquema de ligacao compre um plugue de 03 pinos que encaixe na tomada da bobina, corte o fio do meio da tomada, ai e so ligar nos dois fios que ligava a bobina de ignicao antiga e ligar os cabos de vela nas 04 torres da bobina do faire [nao precisa se preocupar com a ordem de ignicao. obs qualquer motor 4cc

joao jose galvao
30/04/2015, 04:56
Se for simples assim colocarei no opala 4c, sabe se tem de 6c ? só fiquei emduvida com funciona ( centelha na hora certa , ponto) sem distribuidor e sem roda fonica?

Parabéns pela dica!
Para motor de 6cc nao testamos mas os de 4cc ap e opala e box do fusca, funciona normal com ignicao com distribuidor sensor hal e bobina impusora

donspx
30/04/2015, 07:55
Montei este sistema é realmente aprovou(ap1.8 álcool ) isso é uma maravilha, principalmente em termos de $$$$$$$$$

NMiller
30/04/2015, 08:03
funciona mesmo para sistema de ignição com platinado e condensador?
Pois neste caso não há o módulo de ingnição.....
Como fica a ordem de distribuição da centelha que é justamente dada pelo giro do rotor?
Ponto?
Fiquei com estas dúvidas...
obrigado.

Marcos Melo
30/04/2015, 09:26
Bom dia.

João.
Tem como mandar um foto de como fica, pois pelo o que entendi, nisto irei tirar o distribuidor e a bobina do meu motor opala 4CC, e isto?.

marcelfreitas
30/04/2015, 09:35
Gostaria muito de ver esse esquema para motor 6CC original do Jeep BF 161. Ja iria tentar fazer isso esse fim de semana.

Adriano M
30/04/2015, 10:35
interessante

joao jose galvao
30/04/2015, 11:47
Bom dia.

João.
Tem como mandar um foto de como fica, pois pelo o que entendi, nisto irei tirar o distribuidor e a bobina do meu motor opala 4CC, e isto?.
Voce nao vai tirar o distribuidor porque vai precisar do sinal como fosse roda fonica voce vai eliminar rotor e a tampa ou deixa a tampa so para cobrir o mecanismo do mesmo

joao jose galvao
30/04/2015, 11:51
funciona mesmo para sistema de ignição com platinado e condensador?
Pois neste caso não há o módulo de ingnição.....
Como fica a ordem de distribuição da centelha que é justamente dada pelo giro do rotor?
Ponto?
Fiquei com estas dúvidas...
obrigado.
So com modulo e referente a ditribuicao pode ligar sem ordem

gtrong
30/04/2015, 20:00
João Jose
Aonde encontro esse sistema de ignição.

joao jose galvao
30/04/2015, 21:24
João Jose
Aonde encontro esse sistema de ignição.
Vai em uma loja de autopecas compra uma bobina o4 torres do motor fire e um jogo de cabo de vela, se o seu jogo de cabos ja for compativel com os plugs da bobina nao precisa comprar os cabos, so a bobina

joao jose galvao
01/05/2015, 06:28
Quem quiser eliminar tampa do distribuidor rotor e so comprar uma bobina de 04 torres do faire de 03 pinos, esquema de ligacao compre um plugue de 03 pinos que encaixe na tomada da bobina, corte o fio do meio da tomada, ai e so ligar nos dois fios que ligava a bobina de ignicao antiga e ligar os cabos de vela nas 04 torres da bobina do faire [nao precisa se preocupar com a ordem de ignicao. obs qualquer motor 4cc
Coloquei o exemplo da bobina do faire por motivo de preco e facilidade de encontrar mas pode se usada a a do astra e s10 2.4

gtrong
01/05/2015, 16:11
Sem querer se aproveitar do amigo João José mas já o fazendo teria como colocar foto ou fazer um vídeo (tutorial). Seria de grande ajuda grato

randomico
01/05/2015, 21:03
Parece incrível, vou comprar o material na próxima semana. Só não entendi como funciona sem o rotor, mas o importante é que funciona no AP 1.8 álcool, uhuuuu

Fabio Jose da Silva
05/05/2015, 21:44
Coloquei o exemplo da bobina do faire por motivo de preco e facilidade de encontrar mas pode se usada a a do astra e s10 2.4
Tentei fazer no meu jeep, motor ohc 2.3. Não ficou redondinho, Fica falhando. Usei bobina FIAT do motor 1.8 e os cabos normais. Tentei atrasar e adiantar o ponto mas não mudou muito. O que pode estar ocorrendo de errado?

Willian Del Piero Rocha
05/05/2015, 22:50
Gostaria muito de ver um esquema simples desse para o meu BF 161 (6 cilindros) ,que já tem ignição eletrônica ,mas é só molhar o distribuidor e já era .

joao jose galvao
06/05/2015, 19:47
Tentei fazer no meu jeep, motor ohc 2.3. Não ficou redondinho, Fica falhando. Usei bobina FIAT do motor 1.8 e os cabos normais. Tentei atrasar e adiantar o ponto mas não mudou muito. O que pode estar ocorrendo de errado?
Pode ter sido a bobina porque nos ja colocamos em nove carros ex motor ap opala 4cc fuca e todos estao rodando em trilhas e alguns em corrida indoor

kaiser64
06/05/2015, 20:32
Achei bacana a idéia, da pra pesquisar qual bobina de quatro torres que tem faísca com maior tensão, talvez ganhe até algum desempenho com isso

calhiandro
07/05/2015, 09:38
Assinando o tópico. Muito muito bom. Tive um jeep ohc 2.3 álcool que instalei o DIS uma maravilha, mais essa agora é fantástico, principalmente pelo custo, muito bom!

reslima
07/05/2015, 09:50
Pessoal, o sistema é realmente muito bacana e pretendo fazer no meu motor 151.
No tópico abaixo, tem mais coisas a respeito, inclusive alguns vídeos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/148762-bobina-de-ignicao.html

LuizDP
07/05/2015, 10:45
Pessoal, o sistema é realmente muito bacana e pretendo fazer no meu motor 151.
No tópico abaixo, tem mais coisas a respeito, inclusive alguns vídeos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/148762-bobina-de-ignicao.html

Agora sim me clareou! Pena que já vi que o 6cil tá fora.
Abs.

reslima
07/05/2015, 10:56
Não necessariamente, acredito que com 3 bobinas dessa, da pra rolar em motores 6 cilindros. http://mlb-s1-p.mlstatic.com/bobina-ignico-palio-siena-uno-strada-fior-elba-premio-nova-15448-MLB20102919286_052014-O.jpg


Agora sim me clareou! Pena que já vi que o 6cil tá fora.
Abs.

LuizDP
07/05/2015, 11:29
Opa, Reslima, e reacende a chama! Ou faísca! Ainda tento eletrocutar o azulzão.

jwillis
07/05/2015, 17:00
acompanhando a empreitada vamos ver se animo fazer no meu gm 151 abraxx

Fabio Jose da Silva
07/05/2015, 18:20
Galera, troquei os cabos por supressivos e parou de falhar, mas... A bobina ta esquentando bastante, alguém pode me dar uma luz?

joao jose galvao
07/05/2015, 18:40
Pessoal, o sistema é realmente muito bacana e pretendo fazer no meu motor 151.
No tópico abaixo, tem mais coisas a respeito, inclusive alguns vídeos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/148762-bobina-de-ignicao.html
Boa voce ter achado esse topico porque eu ia fazer um video do meu jeep e da gaiola com o sistema de ignicao, mas ai ta tudo explicado.

georgevalle
08/05/2015, 08:04
Gente tinha visto um video no facebook já algum tempo até troquei uma ideia com o amigo Pablo, bem até funciona mas perde rendimento, vou explicar a lógica, considerando o motor de ordem de ignição 1-3-4-2, a disposição dos pistões são em 180º ou seja enquanto dois estiverem em posição superior dois estarão em posição inferior, assim quando o pistão 1 estiver em ponto superior com mistura ar/combustível comprimida e pronto para explosão é gerado a centelha que faz a queima da mistura, neste exato momento o pistão 3 está em ponto inferior e iniciando a subida para compressão já com a mistura ar/combustível mas sem compressão e também receberá a centelha - já explico o que deve acontecer para este sistema funcionar, o pistão 2 está em ponto inferior completando o ciclo da explosão iniciando a descarga dos gases neste ponto ocorrendo a centelha é a centelha perdida do funcionamento normal das ignições com centelha perdida pois não interfere em nada o funcionamento, e finalmente o 4 está iniciando o processo de aspiração.
O funcionamento desta forma com a centelha simultânea nas 4 velas vai depender de dois fatores, o primeiro é da valvula de admissão do pistão 4 ainda estar fechada ou seja o ponto deve estar um pouco adiantado caso contrário ocorrerá a explosão no carburador (se for carburado) ou se for injetado pior ainda no momento da injeção pelo bico, o maior problema que vejo é no pistão 3 que já está com a mistura ar/combustível pronta ainda em pressão atmosférica e iniciando a compressão e com certeza ao receber a centelha irá queimar não explodir, vejam que ACHO que ocorre o inicio da queima mas como a pressão está aumentando pelo movimento do motor pois está ocorrendo a compressão para a explosão esse repentino aumento de pressão que ocorre no interior da câmara APAGA a queima da mistura que ao completar o movimento e ao chegar ao ponto superior recebe novamente a centelha e aí sim ocorre a explosão que empurrará o pistão para o movimento correto, veja que aqui houve uma perda considerável de combustível queimado e com isso o motor irá perder rendimento, ou seja, o sistema apesar de parecer a solução para o problema acabou de causar mais um que é o consumo elevado, pois naturalmente o condutor irá compensar no acelerador...
Se houvesse uma forma milagrosa de fazer um motor 4 cilindros funcionar sem o distribuidor é óbvio que os fabricantes já teriam desenvolvido isso já há muito tempo, pois na industria qualquer peça por menor que possa ser eliminada ao final de um mês de produção resulta em uma economia enorme.
Outra dúvida é quanto a motores de 6 isso não funciona pois a disposição dos pistão não são em 180º ou seja no momento da centelha já teremos um pistão com compressão causando a explosão da mistura que vai forçar o sistema a girar o motor ao contrário.

AnTiPoP
08/05/2015, 10:42
não descordo da sua teoria, mas acho q o custoXbeneficio desse sistema com o objetivo de não falhar na lama\água compensa, pois se estiver falhando depois de molhar a tampa, vai ter q ter q compensar no pé tbm ....isso se não apagar de vez...
vou testar pra ver o q dá...

gtrong
08/05/2015, 13:39
A solução para esse sistema foi informada:
Retira duas pernas internas do rotor do distribuidor.
Instala mais um sensor no distribuidor defasado em 90º do já existente.
Liga cada sensor em uma caixa de ignição.

Em um motor com ignição 1; 3; 2; 4
Um lado da bobina (de 04 saídas) ficará para os cilindros 1; 4 e outro para 2; 3
as faíscas ocorrerão para o pistão que está no ponto morto superior e para o que está no final da exaustão, não ocasionando a queima da mistura do pistão que está no final da admissão que ocorre quando são disparadas as 04 fascas simultâneas.

Acho que a parte mais difícil é instalar o novo sensor corpo do distribuidor com precisão.

Caso alguém já tenha realizado essa instalação; posta ai

Vou continuar acompanhado pois tenho um motor de opala que está aguardo um kit com a compra suspensa até conhecer melhor esse dispositivo.

joao jose galvao
08/05/2015, 18:29
Gente tinha visto um video no facebook já algum tempo até troquei uma ideia com o amigo Pablo, bem até funciona mas perde rendimento, vou explicar a lógica, considerando o motor de ordem de ignição 1-3-4-2, a disposição dos pistões são em 180º ou seja enquanto dois estiverem em posição superior dois estarão em posição inferior, assim quando o pistão 1 estiver em ponto superior com mistura ar/combustível comprimida e pronto para explosão é gerado a centelha que faz a queima da mistura, neste exato momento o pistão 3 está em ponto inferior e iniciando a subida para compressão já com a mistura ar/combustível mas sem compressão e também receberá a centelha - já explico o que deve acontecer para este sistema funcionar, o pistão 2 está em ponto inferior completando o ciclo da explosão iniciando a descarga dos gases neste ponto ocorrendo a centelha é a centelha perdida do funcionamento normal das ignições com centelha perdida pois não interfere em nada o funcionamento, e finalmente o 4 está iniciando o processo de aspiração.
O funcionamento desta forma com a centelha simultânea nas 4 velas vai depender de dois fatores, o primeiro é da valvula de admissão do pistão 4 ainda estar fechada ou seja o ponto deve estar um pouco adiantado caso contrário ocorrerá a explosão no carburador (se for carburado) ou se for injetado pior ainda no momento da injeção pelo bico, o maior problema que vejo é no pistão 3 que já está com a mistura ar/combustível pronta ainda em pressão atmosférica e iniciando a compressão e com certeza ao receber a centelha irá queimar não explodir, vejam que ACHO que ocorre o inicio da queima mas como a pressão está aumentando pelo movimento do motor pois está ocorrendo a compressão para a explosão esse repentino aumento de pressão que ocorre no interior da câmara APAGA a queima da mistura que ao completar o movimento e ao chegar ao ponto superior recebe novamente a centelha e aí sim ocorre a explosão que empurrará o pistão para o movimento correto, veja que aqui houve uma perda considerável de combustível queimado e com isso o motor irá perder rendimento, ou seja, o sistema apesar de parecer a solução para o problema acabou de causar mais um que é o consumo elevado, pois naturalmente o condutor irá compensar no acelerador...
Se houvesse uma forma milagrosa de fazer um motor 4 cilindros funcionar sem o distribuidor é óbvio que os fabricantes já teriam desenvolvido isso já há muito tempo, pois na industria qualquer peça por menor que possa ser eliminada ao final de um mês de produção resulta em uma economia enorme.
Outra dúvida é quanto a motores de 6 isso não funciona pois a disposição dos pistão não são em 180º ou seja no momento da centelha já teremos um pistão com compressão causando a explosão da mistura que vai forçar o sistema a girar o motor ao contrário.
Aqui na minha cidade ja tem 11 carros incluindo motor opala ap e fusca todos estao funcionado direito tanto na trilha e indoor e ate agora ninguen reclamou de falta de potencia apesar que ninguen mediu antes e depois,mais eu achei que a gaiola do filho ficou com as respostas mais rapida.

marcelfreitas
11/05/2015, 12:08
Testei no meu motor 6cc bf161 com três bobinas do fiat uno e nada. simplesmente não funcionou. As faiscas estão chegando em todos os cabos, ele pega e morre.
Alguma orientação...

Fabio Jose da Silva
11/05/2015, 22:12
No meu OHC 2.3, funciona blz, mas ficou péssimo de arranque. Dá vários "contras" até ligar e vários "tiros".

Fabio Jose da Silva
11/05/2015, 22:18
A solução para esse sistema foi informada:
Retira duas pernas internas do rotor do distribuidor.
Instala mais um sensor no distribuidor defasado em 90º do já existente.
Liga cada sensor em uma caixa de ignição.

Em um motor com ignição 1; 3; 2; 4
Um lado da bobina (de 04 saídas) ficará para os cilindros 1; 4 e outro para 2; 3
as faíscas ocorrerão para o pistão que está no ponto morto superior e para o que está no final da exaustão, não ocasionando a queima da mistura do pistão que está no final da admissão que ocorre quando são disparadas as 04 fascas simultâneas.

Acho que a parte mais difícil é instalar o novo sensor corpo do distribuidor com precisão.

Caso alguém já tenha realizado essa instalação; posta ai

Vou continuar acompanhado pois tenho um motor de opala que está aguardo um kit com a compra suspensa até conhecer melhor esse dispositivo.

dai parceiro, blz? Onde vc encontrou essa solução?? Como consigo mais detalhes?

georgevalle
12/05/2015, 07:49
Esse sistema só funciona no 4 cilindros, pois os pistões estão dispostos a 180º uns dos outros, em 6 ou 8 cilindros não tem como a não ser como o gtrong sugeriu, que aliás é o único modo de mesmo no 4 ter o funcionamento perfeito e com um pouco de habilidade é possível fazer, como ele citou que acha o mais complicado instalar outro sensor eu já acho mais difícil é fechar as janelas, ou se for no sistema bosch com aranhas é mais pois basta retirar as "perninhas".
Quando tinha o BF no jeep até comecei uma adaptação de uma placa controladora fixando na base do platinado (assim manteria o avanço original) uma placa de circuito impresso com 3 sensores ópticos dispostos a 120º e no rotor uma "aranha" como no distribuidor do sistema bosch que falei para gerar o pulso, teoricamente algo simples, mas não cheguei a terminar pois no decorrer das experiências o motor abriu o bico e coloquei um opala 4 com muita borracha de silicone sobre a tampa nunca mais tive problemas com água.


Testei no meu motor 6cc bf161 com três bobinas do fiat uno e nada. simplesmente não funcionou. As faiscas estão chegando em todos os cabos, ele pega e morre.
Alguma orientação...

Fabio Jose da Silva
12/05/2015, 10:20
Galera, alguém poderia mandar fotos ou explicar direitinho o que preciso fazer no distribuidor pra zerar meu problema?(tirar perninhas, instalar sensor, to entendendo nada)

joao jose galvao
13/05/2015, 18:17
No meu OHC 2.3, funciona blz, mas ficou péssimo de arranque. Dá vários "contras" até ligar e vários "tiros".
Voce coloque os cabos na bobina seguindo a orde que tem gravado na saida dos cabos na bobina, porque um amigo meu colocou no no motor de opala sem a orden e ficou assin igual o seu ai ele colocou na orden ficou show

deividmonnerat
14/05/2015, 07:11
Voce coloque os cabos na bobina seguindo a orde que tem gravado na saida dos cabos na bobina, porque um amigo meu colocou no no motor de opala sem a orden e ficou assim igual o seu ai ele colocou na orden ficou show

Pelo que explica o video do outro topico, não importa a ordem dos cabos pois as 4 velas tem centelha ao mesmo tempo.

Abs

joao jose galvao
14/05/2015, 18:27
Pelo que explica o video do outro topico, não importa a ordem dos cabos pois as 4 velas tem centelha ao mesmo tempo.

Abs
Voce ta certo foi um equivoco dele porque ele tinha cabos de vela de 10mm aqueles vermelho e ficaram falhando ai ele trocou por outros nao resistivel colocando na orden da bobina, mas o que melhorou foi troca dos cabos da combi

NMiller
17/06/2015, 09:25
Olá Srs.
alguém mais fez este esquema da bobina de 4 torres?
alguém com sistema original de platinado ligou e funcionou legal? bobina esquentou?
Obrigado.

Dic3
18/06/2015, 10:06
Nao pode ser sistema de platinado amigo, precisa ser ignicao eletronica obrigatoriamente, seja por bobina indutiva ou hall

rodrigo fonseca
01/07/2015, 13:57
506093506094506095

rodrigo fonseca
01/07/2015, 14:05
amigos ai esta meu Jeep, com este sistema! realmente é estranho os engenheiros não fazer assim! talvez possa ser pela durabilidade, porque se for por potencia, ai estão enganados. o troço fica muito mais esperto, tanto como em baixas e em alta também! sobre o consumo, é bem como o amigo ai de cima comentou, com distribuidor o troço em trilha de verdade não tem como anda, você fica muito mais tempo acelerando e não anda! acabando gastando ate mais combustível! mas quero dizer que o meu não foi so desligar o fio da bobina de oleo e pronto!
tive que fazer o seguinte para não da estouros, usei um diodo no negativo para não da retorno e da os velhos estouros, e tambem uusei fio resistivo para o 12 v que vai para a bobina! depois disso não esquentou bobina e tambem não tive outro problema! mas tem o seguinte tem que colocar os cabos na ordem! mesmo dando 4 faiscas nas velas ao mesmo tempo, as faiscas não tem a mesma força! a melhor faisca e justamento 1,3,4,2!
espero ter ajudado

luisdogas
02/07/2015, 09:33
ola n miller tudo bem preciso de informacoes
sobre o reo 6x6 que vc falou num topico em 2013 que estava sendo reformado na cor vermelha gostaria de sua ajuda de como ficou onde esta o que vc puder mais fotos
agradeço desde ja antecipadamente

NMiller
06/07/2015, 10:20
ola n miller tudo bem preciso de informacoes
sobre o reo 6x6 que vc falou num topico em 2013 que estava sendo reformado na cor vermelha gostaria de sua ajuda de como ficou onde esta o que vc puder mais fotos
agradeço desde ja antecipadamente

Olá Luisdogas, respondi lá no tópico do Reo.:concordo:
pra não tirar o assunto do tópico aqui....

Dic3
06/07/2015, 10:48
Instalei uma bobina da strada 1.8 no meu GPW, mesmo sistema com 3 pinos inutilizando o pino central.
Melhorou a partida, melhorou na gasolina mas senti diferenca mesmo foi no gnv, ta mais esperto, com certeza vai resultar em economia

AnTiPoP
07/07/2015, 13:53
Rodrigo, qual a especificação desse diodo q vc usou ?

reslima
07/07/2015, 14:31
Dicesar, o seu é hall?

Dic3
07/07/2015, 14:47
O meu é bobina indutiva Reslima.

reslima
07/07/2015, 14:57
Quando o motor está frio, não tem dado back fire?

Dic3
07/07/2015, 15:08
nenhum back fire cara, ontem com esse frio todo fiz ele funcionar e pegou como se estivesse com a ignicao por distribuidor.

Que sera que a igniflex e outros estao pensando sobre isso hein kkkk

reslima
07/07/2015, 15:19
Então, eu instalei com bobina de astra 2.4, motor quente, funcionamento perfeito, muito liso. Quando frio, nas primeiras partidas, da um pouco de back fire. Tirei tudo, vou voltar no lugar e ver como se comporta e ver inclusive como fica a questão do avanço.

Dic3
07/07/2015, 15:24
Entao li essa opcao de colocar um diodo no negativo, talvez seja uma opcao tentar pois a colocacao do diodo eliminaria a tensao contra eletro motriz (nossa lembrei dessa do senai hehe).

AnTiPoP
13/07/2015, 09:18
Aguem sabe qual diodo devo usar no negativo ??

Dic3
13/07/2015, 09:22
tenta um 1n4007 se nao der certo pede pro cara da eletronica um mais forte (de uns 5A pelo menos)

joao jose galvao
24/09/2015, 18:45
pra quem curtiu esse sistema de ignicao ou instalou, logo vou colocar um video ou diagrama de outro sistema que criamos a partir desse sistema, mas esse outro sistema nao precisa de distribuidor so precisa de sinal da polia do virabrequin com componentes de ignicao de moto, om bom e que nao da estouros nen bakc fide.

reslima
25/09/2015, 07:56
De zóio, no aguardo!:pipoca:


pra quem curtiu esse sistema de ignicao ou instalou, logo vou colocar um video ou diagrama de outro sistema que criamos a partir desse sistema, mas esse outro sistema nao precisa de distribuidor so precisa de sinal da polia do virabrequin com componentes de ignicao de moto, om bom e que nao da estouros nen bakc fide.

Dic3
25/09/2015, 09:06
Aguardo tambem o diagrama, embora e esteja usando esse sistema e nao tenha ocorrido backfire, uso inclusive com GNV todo dia.

edwint
25/09/2015, 17:04
otimo esse topico, acompanhando

edwint
08/10/2015, 08:49
Coloquei a bobina do fiat uno num motor ap2.0 do santana(original injetado que pascei para carburado). Gostaria de saber se é interessante colocar o distribuidor com avanço a vácuo, pois o meu distribuidor foi aproveitado de um motor injetado e o mesmo não tem esse recurso.

Paguei pela bobina com os cabos R$100,00 (usados).

Obrigado

edwint
08/10/2015, 09:04
Quando o motor está frio, não tem dado back fire?

Reslima,

desculpe a minha ignorançia, mas Back fire, seria aqueles estouros no carburador?

Dic3
08/10/2015, 09:12
Sim, seria importante ter o avanco, pois embora esteja colocando essa bobina os avancos a vacuo e centrifugo continuarao adiantando e atrasando o ponto como se estivesse com uma bobina simples

edwint
08/10/2015, 16:51
para motor ap existe a polia fonica, neste caso como seria a instalação usando a polia fonica eliminando de vez o distribuidor?

edwint
08/10/2015, 18:13
veiculos com platinado tambem funciona

https://www.youtube.com/watch?v=tUyzfDsexII

edwint
08/10/2015, 18:34
um video bem explicado o sistema

https://www.youtube.com/watch?v=OsvatDfyZ3w

Dic3
08/10/2015, 21:08
Para usar polia fonica voce ja ia precisar de um circuito para converter cada um dos dentes da polia em pulsos e cada trem de pulsos em um pulso para bobina, dai ja é complicadao demais e melhor usar um circuito pronto como um dis ou igniflex da vida.

Com platinado vai funcionar mas se com o pulso da ignicao eletronica a vida util da bobina ja fica comprometida, com platinado entao que tem uma largura de pulso maior vai detonar a pobre bobina em curto tempo

edwint
09/10/2015, 11:10
Outra circunstancia seria o motor 6 cilindros, alguém tentou usar a bobina do motor VORTEC V6 ou SILVERADO, mesmo do OMEGA 6cil?

Ricardo MG
09/10/2015, 13:20
...Somente uma pequena correção, o Vortec usa bobina simpes. Quanto a bobina do Omega/Silverado é muito caro, na minha opinião investiria um pouco mais e colocaria um DIS ou Igniflex....

abs

Dic3
09/10/2015, 14:02
no 6 cilidros nao da certo esse sistema, apenas no 4 cil pois o curso do virabrequim esta disposto 180 graus

Rodolfo Ariza
19/04/2016, 12:06
boa terde pessoal, to com uma bobina do gol g5 só q no plug de ligação com o chicote ela tem 4 pinos. como faço pra montar uma ignição estatica (a prova d´gua) com ela???? tenho o distribuidor com aranha a caixinha de ignição e vou montar no fusca. ajuda aee :)

Dic3
04/05/2016, 20:52
amigo passa o modelo dessa bobina, deve ter algum numero nela, assim podemos saber se da pra usar ou nao

joao jose galvao
29/01/2017, 18:56
[542693542693542693542693542693 ATRAVÉS ATRAVÉS​=CONFIG]542693[/ATTACH]zxf se

joao jose galvao
29/01/2017, 19:54
[542693542693542693542693542693 ATRAVÉS ATRAVÉS​=CONFIG]542693[/ATTACH]zxf se

o desenho e um so errei na hora de postar ai duplicou e nao consegui editar

Dic3
30/01/2017, 09:23
Deve funcionar, porem voce tera o avanco fixo, nao tera avanco a vacuo nem avanco centrifuro, vai perder bastante rendimento do motor

edwint
30/01/2017, 09:39
Não somente eu mas tbm outro jepeiro estamos com problema, quando o motor aquece a bobina corta a ignição e só volta a funcionar apos seu resfriamento. Oque pode ser? uso bobina do palio fire.

edwint
30/01/2017, 09:50
o desenho e um so errei na hora de postar ai duplicou e nao consegui editar

Bom dia João Jose,

Tenho usado este sistema,mas gostaria de saber qual a função deste CDI de moto no circuito, (pretendo atualizar como seu projeto).

Obrigado

Dic3
30/01/2017, 10:23
Edwint, tem que ver se o aquecimento se da na bobina ou no modulo, eu acredito mais em aquecimento do modulo pois a bobina iria aquecer ate se autodestruir, ja o modulo "desliga" para evitar isso.

Eu percebi um aquecimento um pouco demasiado no meu logo que montei o sistema (uso bobina do corsa, mas no final das contas sao todas iguais), entao resolvi fazer um resistor de fio e isso atenuou o problema.
Lembrando que tenho esse sistema no GPW e ja rodei uns 2000km entre transito pesado e trilhas, ja entrei em rio com ele, sempre na gasolina e no gnv sem ter nenhum problema.

joao jose galvao
30/01/2017, 13:23
Sim, seria importante ter o avanco, pois embora esteja colocando essa bobina os avancos a vacuo e centrifugo continuarao adiantando e atrasando o ponto como se estivesse com uma bobina simples

tem avanco sim avanco eletronico igual a que o distribuidor faz centrifugoo de acordo com a rotacao ja faz um bomtempo que nos usaesse siistema

joao jose galvao
30/01/2017, 13:24
Sim, seria importante ter o avanco, pois embora esteja colocando essa bobina os avancos a vacuo e centrifugo continuarao adiantando e atrasando o ponto como se estivesse com uma bobina simples

tem avanco sim avanco eletronico igual a que o distribuidor faz centrifugoo de acordo com a rotacao ja faz um bomtempo que nos usa esse siistema

joao jose galvao
30/01/2017, 13:37
o cdi e discarga capacitiva por isso nao aquece abobina e nao dar estouros tem dois modelos o cdi da trax star 50 e cdi da mult scan que e programavel via blutooth todos tem avanco melhor que o avanco do distribuido em todas as rotacoes

joao jose galvao
30/01/2017, 18:20
Bom dia João Jose,

Tenho usado este sistema,mas gostaria de saber qual a função deste CDI de moto no circuito, (pretendo atualizar como seu projeto).

Obrigado
com este sistema de iguinicao vc nao precisa mais do distribuidor porque quem vai mandar sinal de pulso e na polia do motor que vai ter os dois ressalto que vai passar na bobina de pulso, olha todas viaturas jeeps e gaiolas aqui do nosso clube que sao carburdos usa esse sistema que nos batizamos de iguinicao tabajara pelo baixo custo eeficiencia

edwint
30/01/2017, 18:26
com este sistema de iguinicao vc nao precisa mais do distribuidor porque quem vai mandar sinal de pulso e na polia do motor que vai ter os dois ressalto que vai passar na bobina de pulso, olha todas viaturas jeeps e gaiolas aqui do nosso clube que sao carburdos usa esse sistema que nos batizamos de iguinicao tabajara pelo baixo custo eeficiencia


João José, agora que entendi, no desenho trata-se da polia fônica e não o distribuidor!!! perfeito, parabéns só faltando agora um vídeo para concluir. Obrigado pela informação!!

Everton Lima
16/02/2017, 18:43
com este sistema de iguinicao vc nao precisa mais do distribuidor porque quem vai mandar sinal de pulso e na polia do motor que vai ter os dois ressalto que vai passar na bobina de pulso, olha todas viaturas jeeps e gaiolas aqui do nosso clube que sao carburdos usa esse sistema que nos batizamos de iguinicao tabajara pelo baixo custo eeficiencia

Boa tarde amigo! tenho um V-6 a gasolina injetado que pretendo converter para carburado, gostaria de saber como faço essa modificação, se o amigo puder me ajudar pq esse motor usa o sistema de polia fônica. Essa modificação no AP eu já vi e fica top, mas no V-6 com polia fônica, como seria o esquema?

edwint
18/02/2017, 09:56
e quanto ao video?

joao jose galvao
01/03/2017, 18:42
e quanto ao video?

vou fazer e enviar

edwint
02/03/2017, 15:26
vou fazer e enviar


Muito obrigado, ficaremos agradecidos.

calhiandro
28/11/2018, 20:41
Muito obrigado, ficaremos agradecidos.

E o vídeo? joao jose galvao (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/9109-joao-jose-galvao.html)
???

KitiU.
29/11/2018, 09:08
Dae PessoALL...

Por aqui o uso desse sistema até tem funcionado mas estranhamente somente em motores AP, no caso dos opalas não tem funcionado...

Ao meu ver esse sistema não deveria funcionar em nenhum motor, pois a bobina dispara centelha em todas as velas simultaneamente...

Aos que usam, falando somente em funcionamento e desempenho, estão satisfeitos? pois os motores que vi aqui ficaram imunes a água mas ficaram mais fracos tambem....

Dic3
29/11/2018, 09:22
Dae PessoALL...

Por aqui o uso desse sistema até tem funcionado mas estranhamente somente em motores AP, no caso dos opalas não tem funcionado...

Ao meu ver esse sistema não deveria funcionar em nenhum motor, pois a bobina dispara centelha em todas as velas simultaneamente...

Aos que usam, falando somente em funcionamento e desempenho, estão satisfeitos? pois os motores que vi aqui ficaram imunes a água mas ficaram mais fracos tambem....


Aqui to usando a mais de 1 ano, rodo quase diariamente como jeep. Meu motor é opala 4 cil e ficou mais disposto do que com a ignicao original, até a lenta fica mais alta e preciso dar uma baixada regulando o carburador. Ah e uso GNV nele, ta fazendo quase 10km/m3 usando pneus 35 e no transito urbano.

calhiandro
27/03/2021, 21:01
Alguém que usa esse sistema poderia enviar um vídeo ?

A bobina de pulso da pop 100 ficaria de acordo com o avanço do motor por exemplo um motor que trabalha com 8 graus de avanço colocaria a bobina de pulso nesse grau para eles enviar para o cdi da moto traxis?

Ficaria imensamente grato

BarretoSTX
12/04/2021, 13:31
Bom dia amigos,estou no meio de um projeto de Buggy AP e tenho em mãos um sistema de ignição completo da Kawasaki ZX-10 4 cilindros carburada,por enquanto ainda estou estudando a adaptação mas parece que vai dar certo pois o CDI da moto consegue diferenciar os pulsos dispostos em 180° e enviar sinal para 2 bobinas (1e4 (3e2),desse modo acredito que não vai existir o problema de centelha disparada no momento errado

BarretoSTX
16/04/2021, 19:15
Bom dia amigos,estou no meio de um projeto de Buggy AP e tenho em mãos um sistema de ignição completo da Kawasaki ZX-10 4 cilindros carburada,por enquanto ainda estou estudando a adaptação mas parece que vai dar certo pois o CDI da moto consegue diferenciar os pulsos dispostos em 180° e enviar sinal para 2 bobinas (1e4 (3e2),desse modo acredito que não vai existir o problema de centelha disparada no momento errado

Tá aí o video,o sistema funcionou,deixei meu contato lá na descrição para mais informações

Sistema de ignição de moto 4 cilindros no motor AP, pra eliminar o distribuidor - YouTube (https://youtu.be/saFzxb473qw)

calhiandro
21/04/2021, 07:44
Pessoal só dando um retorno conseguimos fazer funcionar a gaiola do amigo estrela com o sistema de José Jorge Galvão depois posto o vídeo aqui. Simplesmente fantástico essa descoberta.

Sydney66
21/04/2021, 18:50
Boa noite Calhiandro;

Poste só o vídeo não, explique o sistema e as peças, fiquei interessado em conhecer.

Abs