PDA

Ver Versão Completa : De opaleiro pra jeepeiro? Sera que da certo?? Ajuda!!

GGois
29/04/2015, 18:50
Eai pessoal, meu nome eh guilherme, tenho 19 anos,

sou orgulhosamente um opaleiro dono de um opala cupe 1982 comodoro, carinhosamente chamada de eleanor (do filme 60 segundos hehe)

ando pensando seriamente em comprar um CJ, sou apaixonado por jeeps e muscles cars desde muleque, mas no fim pra primeiro carro o opala ganhou...enfim, ando meio desanimado do opala por sua falta de "versatilidade",agilidade,"fragilidade" em alguns aspectos, suspencao muito macia e baixa pras nossas ruas cheias de buracos e remendos, tenho "doh" de usar o opala, , sou extremamente chato com minha maquina, nao deixo ninguem dirigir, evito buracos ao maximo, ir pra sitios ?? nem pensar, efim..

queria um cj pra sair com meus amigos de fds, capota baixada, curtir, ir pra casa do meu pai em biritiba mirim, realmente um carro para unica e exclusivamente diversao, por morar na capital, nao vejo sentido em usar qualquer carro todo dia (gasosa, estacionamento, transito stress....)

duvidas:

1- consumo (ja estou acostumado com os 6-7 por litro do meu GM ), um cj com motor original 6 cilindros consegue ficar na faixa dos 5-6 km/l na cidade?

2- motor 6 caneco original do jeep, eh facil de achar pecas ? e outras pecas ? eh dificil ? manutencao eh cara?

3- o cj5 te deixa muito na mao ? quebra facil/direto ?

4- adaptacao ? alem da direcao mais dura, conforto, e altura, tem muita diferenca na conducao da viatura ?

5- hehe essa da vergonha masss que nao pergunta nao aprende:praque serve as outras duas alavancas no cambio ? uma pra reduzida e a outra de 2x4 pra 4x4?

6- tendo em vista que quero um carro apenas pra me divertir, usar de sexta a sabado, etc, voces acham que vale a pena embarcar no mundo 4x4 ? pois como a grana eh curta terei de vender meu GM e ficarei somente com o cj, ja que nao preciso de um carro pra dia a dia (em sp nO compensa ter um carro pra ir trabalhar, estudar etc. metro eh mais barato independente de quantos km/l seu carro faz)

7- dicas, conselhos, opnioes ??

tenho 16.000,00 para comprar o CJ5, aqui em sampa voces acham que consigo algo bom ?dando uma olhada na olx achei alguns legais.

eh isso ai galera, agradeco a todos que puderem me ajudar o/

Kako
04/05/2015, 08:43
GGois,
Bem vindo ao fórum!

Eu no seu caso, procuraria um Jeep com motor de opala 4cc(devido seu conhecimento de Opalas), ou motor AP, cambio de chevete 5m, freio a disco na dianteira, pedaleira suspensa e direção hidráulica de opala.
E para futuro up-grade, molas de Toyota e eixos flutuantes na traseira.
Pneus, minimo 7.50/16 ou 31".
O restante é perfumaria, acredito que essa configuração, vai atender bem sua necessidade.

Abraço!
Kako

Kako
04/05/2015, 08:49
A alavanca maior, aciona a tração dianteira, 4x4, mas geralmente trabalha em conjunto com as rodas livres.
A menor aciona o neutro e a reduzida.

Troller-a-vista
04/05/2015, 10:30
duvidas:

1- consumo (ja estou acostumado com os 6-7 por litro do meu GM ), um cj com motor original 6 cilindros consegue ficar na faixa dos 5-6 km/l na cida
depende dos pneus e modo de direcao, dificilmente vai chegar nisso ai, mas se estiver com velas perfeitas, motor perfeito, agregados em ordem, rolamentos perfeitos, dirigir tranquilo, etc, etc, etc da pra chegar sim.

2- motor 6 caneco original do jeep, eh facil de achar pecas ? e outras pecas ? eh dificil ? manutencao eh carsim e nao, depende do teu mecanico, da boa vontade e honestidade dele, normalmente se acha sim peças, mas tb normalmente ja se tem o canal pra isso, e normalmente oficinas nao aceitam jeeps, qdo aceitam facil vao te enfiar a faca, mecanico de jeepeiro ou é amigo ou só trabalha com isso. Manutencao pode ser cara ou barata, depende da peça, tem de td. Na capital costuma ser mais caro por N razoes, principalmente pq as oficinas ai ja sao mais caras normalmente, depois pq jeep demora muito tempo pra arrumar, suja muito, as vezes vc troca 3 pecas e nao era aquilo... enfim... mecanico tem horror a jeep.

3- o cj5 te deixa muito na mao ? quebra facil/direto ?de
Depende obviamente. Do estado geral, da salada de frutas das peças usadas, etc. Via de regra jeeps sao carros velhos normalmente usados sem dó, reformados ou nao, sempre tiveram vidas duras, sao pecas novas, semi novas, velhas, muito velhas, de varios carros, varios mecanicos, varias gambiarras, tudo isso os tornam pouco confiaveis. Obviamente um carro que é bem tratado, peças trocadas preventivamente, maioria com a mesma idade certamente vai te dar pouco trabalho.
Já vi jeep que parecia uma sucata de tao podre que estava e era confiável, ao mesmo tempo uqe vi jeep recem reformado que andava de oficina em oficina... Se vc tem um opala entende o que eu digo. Por isso nao se tem uma base pra comprar um jeep, depende do dono, do mecanico, do uso etc. Se vai entrar nessa, prepare a cota de paciencia e da carteira. Jeepeiro nunca assume, mas normalmente leva ate presente de aniversario pro filho do mecanico mas esquece o dia de casamento...

4- adaptacao ? alem da direcao mais dura, conforto, e altura, tem muita diferenca na conducao da viatura ?via de regra espere um veiculo duro, pula que nem cabrito, desconfortavel, que vai feder gasolina e oleo, vai sujar a garagem, vai devagar, freia mal, curva mal, etc. mas te leva com um sorriso no rosto. Esqueca tudo que vc imagina, inclusive em relacao a picapes, jeep é jeep e ponto final. Mas tudo pode ser melhorado, desde que vc tenha dinheiro pra isso, desde bancos, amortecedores molas, suspensao, lifts, freios, pneus, etc... Se vc tiver uma carteira pompuda, pode ter um jeep confortavel, mas tb tera um rombo na carteira.

5- hehe essa da vergonha masss que nao pergunta nao aprende:razz:raque serve as outras duas alavancas no cambio ? uma pra reduzida e a outra de 2x4 pra 4x4?
ja te responderam

6- tendo em vista que quero um carro apenas pra me divertir, usar de sexta a sabado, etc, voces acham que vale a pena embarcar no mundo 4x4 ? pois como a grana eh curta terei de vender meu GM e ficarei somente com o cj, ja que nao preciso de um carro pra dia a dia (em sp nO compensa ter um carro pra ir trabalhar, estudar etc. metro eh mais barato independente de quantos km/l seu carro faz)

no mundo 4x4 vale sim, mas ha outras opcoes, como troller, tr4, suzukis etc... Jeep como unico carro claro que é possivel, mas numa cidade como SP é muito complicado, sei pq morei ai 10 anos, tudo em sp tem outra dimensao. Especialmente qdo chove, esfria, congestionamentos, assaltos etc. Td isso vc fica muito vulneravel no jeep. Novamente: VC ATE PODE, tem muitos fazendo isso, mas vai ter que entrar nessa de corpo e alma, normalmente qm faz isso ja tem longos anos de vida em 4x4 e sabe o que esta fazendo inclusive mecanicamente. E qdo for viajar? Ou qdo precisar ir numa reuniao? o jeep ate permite uma capota mas nao eh igual um opala mesmo velho.
Indico a pensar logo de cara a passar o jeep pra injecao eletronica, pq carburado da muito trabalho de regulagem, especialmente em SP, onde vc tem problemas com gasolina, no mesmo dia faz 3 temperaturas diferentes, nunca tem mecanico disponivel rapidamente, enfim... Poe um injecao senao vai querer enfiar o jeep no buraquinho de tras... Pra mim jeep é gosto, tesao, aventura, paixao, emocao, ou seja, se a grana ta curta, parte pra outro 4x4.

7- dicas, conselhos, opnioes ??

tenho 16.000,00 para comprar o CJ5, aqui em sampa voces acham que consigo algo bom ?dando uma olhada na olx achei alguns legais.
16 mil ? compra um buggy reformado e seja feliz, mantenha o opalao e seja feliz de buggy, vc vai em lugares que nunca imaginou, custa menos , mais barato, mais tua praia, mais facil de consertar, etc. Via de regra, no nordeste com essa grana vc compra um buggy reformado e otimo e manda pra ca e te sobra dinheiro pro documento. Se vc comprar no sul e sudeste, vai pegar uma podreira precisando de reforma, vai gastar o triplo pra reformar e ainda nao vai ficar perfeito. Ha clubes e foruns de buggy na net, procure e vc entenderá isso.