Ver Versão Completa : Willys - Dirigibilidade - Pergunta de iniciante
Bom dia Galera, estou querendo comprar finalmente um jeepinho, pensei no Willys, por ser emblemático, tradicional... Estou com um orçamento de ate 20 mil, já testei alguns mas todos me pareceram demasiadamente sem controle. Não é questão de conforto, vc não sente confiança no controle, eles parecem que vão perder o controle a qualquer momento, virar do nada, ficar sem freio, etc.... Isso não passando de 20Km/h. É isso mesmo? O carrinho e meio sem controle mesmo, so para espíritos fortes ? ou acabei pegando uns bem estrupiados?? Já dirigi combis antigas e mesmo com "5" voltas de folga no volante, vc precisava prever as curvas km antes delas acontecerem, eu não sentia tanta falta de controle....
Willian Del Piero Rocha
29/04/2015, 13:42
Toddy ,eu acho que vc realmente pegou jipes ruins,,, conforto ,esquece ,,, uma folga na direção é "aceitável " mas dá para corrigir,, inclinar um pouco nas curvas as vezes é o amortecedor ruim ou molas já cansadas , ,tudo jeep inclina um pouco nas curvas , , basta com o jeep parado ,balançar ele lateralmente com as mãos ,,não pode ser muito molengo não , freio em jeep ,se for original e não estiver com uma boa manutenção ,realmente aí vai ser ruim mesmo. Vc que já dirigiu Kombi antiga e acha que os jeeps testados estão pior , ,então o problema é dos jeeps. Geralmente quem dirige jeep pela primeira vez ,sente muita diferença e até insegurança ,mas geralmente acima de 50 ou 60 km/h .
Toddy ,eu acho que vc realmente pegou jipes ruins,,, conforto ,esquece ,,, uma folga na direção é "aceitável " mas dá para corrigir,, inclinar um pouco nas curvas as vezes é o amortecedor ruim ou molas já cansadas , ,tudo jeep inclina um pouco nas curvas , , basta com o jeep parado ,balançar ele lateralmente com as mãos ,,não pode ser muito molengo não , freio em jeep ,se for original e não estiver com uma boa manutenção ,realmente aí vai ser ruim mesmo. Vc que já dirigiu Kombi antiga e acha que os jeeps testados estão pior , ,então o problema é dos jeeps. Geralmente quem dirige jeep pela primeira vez ,sente muita diferença e até insegurança ,mas geralmente acima de 50 ou 60 km/h .
Valeu! Mas no inicio rola mesmo uma sensação de insegurança, mesmo com os controles perfeitinhos? E normal na aceleração o cardam vibrar ???
Willian Del Piero Rocha
29/04/2015, 16:16
No inicio sempre rola uma insegurança , ,quanto ao cardã vibrar ,pode ser as cruzetas com folga ,velhas ,luvas gastas.
fabiogaucho
29/04/2015, 22:54
toddy, quando comprei o meu jeep a um ano atrás, também tava ruim de dirigir, ficava puxando para os lados e etc...mas éra por que instalaram mal a direção hidraulica , mas isso eu percebia a 50 ou 60 por hora e não a 20 como aconteceu com vc....va testar outros jeeps pois penso que vc pegou uns meio acabados...se puder teste os jeeps em compania de algum conhecido seu que ja conheça jeep e possa opinar e refletir com vc...ok ?
toddy, há jeeps aparentemente bem inteiros anunciados aqui no fórum. Alguns com o histórico de manutenção e fotos das melhorias feitas no próprio fórum nos respetivos tópicos.
Pelo seu orçamento acredito que vc consegue pegar um jeep em boas condições.
E não é desse jeito que vc mencionou não.
O pessoal já falou tudo, conforto pode esquecer,...Mas, freios, direção, não é este desastre e balanço nas curvas rola um pouco mesmo...
Procure mais que vc vai achar um bom! Boa sorte!:concordo:
Toddy,
Vou falar no papel de você daqui a uns três meses... Porque comprei meu CJ5 em fevereiro...
Primeira coisa que você vai precisar fazer (então já considera isso dentro do seu orçamento) é uma revisão geral total e completa. A menos que você conheça muito bem o dono, o que quase certamente não é o caso, nunca se sabe bem como é o estado do carro. O jeep que eu peguei estava "lindo, maravilhoso, cheiroso e conservado" - sem ferrugem, funcionando bem, ronco bonito... Ainda assim tive que trocar muitas peças, torneiro e tudo mais.
Gastei bem uma grana nessa história. Não era uma restauração nem nada mas toma tempo e $$$. Mas é importante para você ter mais confiança no carro.
Outro aspecto que vi muito se falar aqui no fórum é que quanto mais adaptação mais propensão a problemas... Mesmo bem feitas sempre acaba rolando uma pequena gambiarra (gambi para os mais íntimos! :-P )
Mas o meu CJ está andando bem... Pego 70, 80 com ele numa boa... Mais que isso não queira andar... Lembre-se que é um jeep e é antigo. Até no fusca 78 do meu pai (muito mais "city" e conosco desde zero) me dá receio andar a mais que isso, imagina no CJ.
Mas um pouco de "insegurança" sempre dá mesmo. É uma sensação distinta. Não queira comparar com outros veículos de 90 para cá.
kaiser64
30/04/2015, 15:11
Insegurança é muito relativo, no Jeep o máximo que andei foi uns 90km/h, mais que isso é perigoso, já de fusca, peguei 140km/h em um 1976 com 1/4 de volta do volante de folga, foi meio loucura, mas é bem divertido tambem kk
eddycardoso
30/04/2015, 15:30
Tody,
comprei o meu faz um ano e quando dirigia eu também não tinha muita segurança e eu costumava estranhar mesmo. Você tem a grana, vá a estacionamentos, veja ofertas de PF, ande em todos os que vier, mesmo que passem dos 20k... sei que as vezes vai bater aquele arrependimento, mas você vai saber distinguir o que é melhor do que é pior. Se pintar algo de 3 ou 4 mil a mais que o orçamento mas que valha por não ter tanta coisa pra comprar/consertar, as vezes vale até um financiamentozinho...
Queria comprar algo até 25, ví uns de 28, 30 que não valeram os 22 que eu paguei no meu. Tá sem muitas adaptações, mas não gastei 500 reais nele ainda, isso pq só coloquei relês e troquei as lampadas... só gastei mesmo para arrumar o marcador de temperatura. Mas serviu para eu ver que mais vale um bom cambio 4 marchas original do que um de F1000 'moendo'. Tem jeep que joga, tem folga, é meio torto... com o tempo, mesmo eu que não sou muito de mecanica acabei percebendo os problemas.
A melhor dica que eu recebi aqui antes de comprar e valeu a pena, Ande em tudo o que puder!!
Bom dia Galera, estou querendo comprar finalmente um jeepinho, pensei no Willys, por ser emblemático, tradicional... Estou com um orçamento de ate 20 mil, já testei alguns mas todos me pareceram demasiadamente sem controle. Não é questão de conforto, vc não sente confiança no controle, eles parecem que vão perder o controle a qualquer momento, virar do nada, ficar sem freio, etc.... Isso não passando de 20Km/h. É isso mesmo? O carrinho e meio sem controle mesmo, so para espíritos fortes ? ou acabei pegando uns bem estrupiados?? Já dirigi combis antigas e mesmo com "5" voltas de folga no volante, vc precisava prever as curvas km antes delas acontecerem, eu não sentia tanta falta de controle....
Questão de costume. Quando peguei pela primeira vez um jeep também me senti muito inseguro. Depois de alguns meses de prática, você já vai se sentir perfeitamente seguro.
squinzani
08/05/2015, 08:45
Questão de costume. Quando peguei pela primeira vez um jeep também me senti muito inseguro. Depois de alguns meses de prática, você já vai se sentir perfeitamente seguro.
Medo é o limite que separa homens de malucos... vc ainda chega lá :P é iniciante... ja ja ta maluco tb!
mas falando sério, jeep não tem conforto, tem consumo ALTO, é divertido, e te leva a falência! principalmente se vc for pego pela doença do "i se"...i se eu fizer só mais isso, i se eu fizer só mais aquilo... kkk
ele inclina um pouco nas curvas, é alto, acima dos 80.. 90 é inseguro devido a ser alto e estreito, se não tiver boa manutenção de freios originais ou tiver muito tempo parado vai da problema de freio mesmo...
o meu tem 4 tambor ainda... fiquei com ele mais de 6 meses sem andar, quando fui da uma volta tava freiando super ruim.. colou as lonas... nível de fruído de freio tava ok.. e antes ele arrastava com freio a tambor.
Pablo.pinto2007
09/05/2015, 01:00
Medo é o limite que separa homens de malucos... vc ainda chega lá :P é iniciante... ja ja ta maluco tb!
mas falando sério, jeep não tem conforto, tem consumo ALTO, é divertido, e te leva a falência! principalmente se vc for pego pela doença do "i se"...i se eu fizer só mais isso, i se eu fizer só mais aquilo... kkk
ele inclina um pouco nas curvas, é alto, acima dos 80.. 90 é inseguro devido a ser alto e estreito, se não tiver boa manutenção de freios originais ou tiver muito tempo parado vai da problema de freio mesmo...
o meu tem 4 tambor ainda... fiquei com ele mais de 6 meses sem andar, quando fui da uma volta tava freiando super ruim.. colou as lonas... nível de fruído de freio tava ok.. e antes ele arrastava com freio a tambor.
Se parar 15 dias é o suficiente para ter problemas de freio...
Jeep tem que andar todo dia! Mas pra quem não tem saco, ou não tem tempo, pelo menos todo fina de semana. Isso mostra que a manutenção estará sempre em dias...
Pablo
Robertux
19/05/2015, 17:24
O Jeep realmente não é nenhuma referência em segurança e desempenho. A velocidade de cruzeiro dele, estando original e em boas condições, é de 40 a 50 km/h na cidade e de 70 a 80 km/h em rodovias. Dá para andar mais? Dá, mas só se você não tiver amor à vida.
O meu está totalmente original, exceto os freios que adaptei disco na dianteira, sem pedaleira suspensa e sem hidrovácuo mesmo. Não fica caro em melhora muito a frenagem e a sensação de segurança.
Fora isso, procure diminuir ao máximo a folga da direção, eliminá-la é impossível, molas e amortecedores em boas condições. Rolamentos das rodas (principalmente traseiras) e cruzeta dos cardãs também merecem ser revisados.
Lembre-se, mantenha sempre uma boa distância do veículo da frente e comece a frenagem bem antes do que costuma fazer nos veículos modernos. Tomando esses cuidados, o Jeep é só diversão.
Ah, cardã vibrando é problema de balanceamento ou cardã torto, não é normal não.
Leco1974
20/05/2015, 08:48
Toddy, balançar, balança um pouco, mas acho que vc não teve sorte no seu test drive, ou melhor, tenho certeza. Jipe é uma colcha de retalhos que a gente vai fazendo, conforme gosto e bolso. Tem Willys que anda a 140km/h com estabilidade e outros não tem segurança nem a 20km/h. Tudo vai do tipo de pneu usado (recapados são mais instáveis), estado do pneu (novo/usado/caco que era pra pôr no lixo), altura do jipe (qto maior mais tende a balançar, pois entra mais ar por baixo do caixote), direção hidráulica ou manual com folgas/desgastes/mal instaladas etc, se for hidráulica qual o setor usado (VW, Opala, S10, Dodge ou da pqp) folga em tudo quanto é lugar que vc imaginar. Procure o jipeclube daí, talvez eles possam te dar algumas dicas práticas e até te indicar algum jipe legal nessa faixa de preço, quem sabe até um test drive numa vtr de algum jipeiro camarada. Se fosse aqui já teria um CJ3 por R$ 21.900 (fora o choro kkk) com AP, bem bom e com teste drive free. Se vc andar em 20 jipes, duvido que ache 2 que te dêem as mesmas impressões ao volante, mesmo que tenham aparentemente as mesmas configurações mecânicas etc. Boa sorte.
Walter da Camper
20/05/2015, 10:16
De tudo o que já foi dito eu só acrescento mais uma coisa. Psicologia.
Essa sensação de controle/estabilidade é muito subjetiva e depende totalmente de se adaptar ao Jeep.
E nem se trata de adaptação de logo prazo, é coisa de minutos mesmo. Quando passo a semana andado de Pajero e pego o Jeep, nos primeiros instantes parece que não vou conseguir passar de 40Km/h sem invadir a contra-mão, mas logo já estou andando a 80 com boa sensação de controle. Quando saio do Fox da patroa, a Pajero fica parecendo um barco e dá a impressão que vai tombar nos primeiros km, depois ela vem pra mão como se fosse um kart.
A menos que o Jeep esteja realmente bixado, é tudo uma questão psicológica.
Roberto FL
20/05/2015, 10:20
Caro, como iniciante também e com um jipe com 6 meses na minha mão te aconselho a fazer mais testes. Demorei 2 anos para escolher um. Andei em vários e percebi que muitos eram ruins, com adaptações mal feitas e conservação precária. Como estava procurando um jipe para andar com minha mulher e filha, tinha que ser um bem seguro. Optei por um com freio a disco nas 4 rodas, motor de opala, cambio 4 marchas clark e suspensão rancho. É uma configuração mais segura pois não queria ficar na rua atras de guincho. Bem... mas tudo tem seu preço. É bem mais caro e mesmo conservado, precisei gastar uns 5k a mais para ficar do jeito que queria (inclui um radiador novo, diferenciais revisados, motor revisado etc...). Por segurança ainda instalei um amortecedor da toyota para direção. Hoje ele pega na estrada 110 com segurança e faz umas trilhas leves.
Veja, sempre andei com crossovers super estáveis com controle de tração. Esqueça isso! Jipe mesmo muito seguro em suspensão balança e as vezes tomba... Se quiser ser coprichoso, você consegue tirar todas as folgas do volante/direção...
boa sorte!
Caro, como iniciante também e com um jipe com 6 meses na minha mão te aconselho a fazer mais testes. Demorei 2 anos para escolher um. Andei em vários e percebi que muitos eram ruins, com adaptações mal feitas e conservação precária. Como estava procurando um jipe para andar com minha mulher e filha, tinha que ser um bem seguro. Optei por um com freio a disco nas 4 rodas, motor de opala, cambio 4 marchas clark e suspensão rancho. É uma configuração mais segura pois não queria ficar na rua atras de guincho. Bem... mas tudo tem seu preço. É bem mais caro e mesmo conservado, precisei gastar uns 5k a mais para ficar do jeito que queria (inclui um radiador novo, diferenciais revisados, motor revisado etc...). Por segurança ainda instalei um amortecedor da toyota para direção. Hoje ele pega na estrada 110 com segurança e faz umas trilhas leves.
Veja, sempre andei com crossovers super estáveis com controle de tração. Esqueça isso! Jipe mesmo muito seguro em suspensão balança e as vezes tomba... Se quiser ser coprichoso, você consegue tirar todas as folgas do volante/direção...
boa sorte!
Roberto disse tudo. E quanto as adaptações, se bem feitas ficam boas sim. Abraço.
Paulo Limão
22/05/2015, 02:32
A uns 5 anos atrás meu pai comprou um CJ5 66, a primeira vez que dirigi, fiquei imaginando como ele tinha gastado tanto dinheiro pra comprar um veículo desse tipo, no tempo ele estava com pneus originais, a suspensão era muito dura, pulava mais que cabrito. Os freios a tambor eram tipo ABS, não travava as rodas, mas também não parava, rsrs. Pelo menos a direção (gol/saveiro) era bem firme, não tinha folga.
Na segunda vez que dirigi, já comecei a me interessar pelo Jeep e o dia que não dirigia, sentia falta. Aos poucos fomos deixando do nosso jeito, revisão geral no freio, trocamos as rodas e pneus por mais largos, fizemos o motor, ignição eletrônica, santo-antônio, estribos e a pouco tempo colocamos freio a disco na dianteira sem hidrovácuo, que ficou uma beleza, quando saí da oficina e pisei no frio pra passar numa lombada, os 4 pneus travam e quase mato de susto uma velhinha que ia passando na calçada. É, agora tinha freio. Hoje só fico sem o Jeep se for por outro melhor.
Como quase todos falaram aqui, esqueça conforto em Jeep, mas se gosta mesmo do jeito desengonçado dele, vai em frente. Instabilidade a 20km/h não é normal, deve ter algum problema com esses que você testou. Procura bem, com calma, chama alguém que tenha um conhecimento a mais no ramo, pede pra dá uma avaliação melhor na mecânica e nas adaptações, se houver.
[]'s
matrakaum
22/05/2015, 09:06
Meu amigo vou definir rapidamente um Jeep. É emoção desde a hora em que compra.
O meu, eu orelhudo, cru de tudo, olhei pra ele e comprei (não preciso dizer que pelo mesmo valor deixei de comprar um inteiro reformado só pq. ele não tinha roda livre - ignorância minha, mas tá valendo). Fui fazer o depósito na conta do ser e já no banco estourou o burrinho de freio traseiro.... vai vendo.
Saímos do banco e fomos para o cartório, assumi a direção na saída do cartório (quem conhece o cartório de alphaville sabe que a rua é bem estreita), bom o jeep não tinha folga de direção era licença prêmio quase atravessei a rua e acabei com uma mercedez que estava estacionada do outro lado..... meu coração foi a mil e o cara que me vendeu chorando de rir (ele disse que eu me acostumava).....
Sabe o que é pior? Sou apaixonado por ele, não pelo vendedor, pelo Jeep...kkkkkk
Estou com ele há uns 6/7 anos, rodei mto pouco com ele devido a falta de $$ e o tanto de problemas que ele me deu...mas tô firme em uma reforma que já nem sei quanto gastei.
Meu sonho?
Ir para Bahia com ele e, com a permissão de Deus, eu vou.
Christen Eagle
22/05/2015, 10:21
Vc compra um jeep, mas leva um tempo até ele se adaptar a voce!
Todo jeep tem alma, se voce cuidar bem dele, serão amigos inseparáveis eternamente!
Willian Del Piero Rocha
22/05/2015, 11:11
Já repararam que o Toddy ,já faz quase um mês que não posta nada,, se está tentando outros jeeps ,se desistiu ,etc ,mas a galera não para de colocar as impressões de como é ter um Jeep ,os problemas mais comuns ,os vícios ,e principalmente a alegria e satisfação que um Jeep dá. Acho que só dele ver como somos apaixonados pelos nossos Jeeps ,ele já está convencido de comprar um,, mas podia dar um alô para nós né.