Ver Versão Completa : Mau cheiro na ventilação!!
Schwertz
29/04/2015, 10:56
Amigos
Minha Hilux SW4, 97, nos últimos dias passou a apresentar mau cheiro que sai do sistema de ventilação.
O cheiro é de material orgânico em decomposição, talvez folhas acumuladas ou simplesmente água suja.
Não sei o que pode ser. Há mais ou menos um mês fiz manutenção do ar-condicionado e estava tudo bem.
Algumas páginas na internet sugerem que pode ser água acumulada em alguma parte por onde passa o fluxo de ar que entra no carro.
Alguém já teve esse problema ou saberia me ajudar??
Um abraço!
Elias_qf
29/04/2015, 17:51
o que seria manutenção no ar condicionado?
eu tenho uma picape 1996 ela não tem filtro do ar igual aos carros mais novos, com isso td que é folha sujeira é puxado para dentro do carro e para no condensador do ar condicionado no meu limpei esses tempos estava com uma crosta de sujeita bem nojenta, folha em decomposição agua lama td junto misturado e cada vez que ligava o ar vinha um cheiro ruim dentro do carro...
desmontei td como meu carro não tem carpete lavei td por dentro no condensador para não ter que tirar e perder a carga de gas do ar condicionado bem chato de fazer o serviço porem é cobrado em media 250,00 pelo serviço em qualquer lugar que mexe com ar condicionado...
esse foi meu caso, no seu precisa ver se é igual ao meu sem o filtro... quero ate fazer um sistema para impedir que isso aconteça colocar um filtro apos a churrasqueira do carro
quando solcionar o problema conte para nos :euforico:
Supercharger
29/04/2015, 21:29
Depende do que você quer dizer com cheiro de material orgânico em decomposição...
Bosta de vaca é "pura matéria verde" em decomposição, e nem de perto fede o mesmo tanto que um animal morto...
Já tive caso de deixar o carro dormir com os vidros abertos, e entrou um rato que se escondeu na tubulação do A/C, tomou uma cacetada no ventilador (no outro dia, quando o A/C foi ligado) e morreu lá dentro. Isso sim deu uma catinga dos infernos e só foi descoberto depois de uns bons dias...
Se está fedendo tanto assim, pode ser algum bicho morto! Seu carro dormiu com janela aberta recentemente?
Amigos
Minha Hilux SW4, 97, nos últimos dias passou a apresentar mau cheiro que sai do sistema de ventilação.
O cheiro é de material orgânico em decomposição, talvez folhas acumuladas ou simplesmente água suja.
Não sei o que pode ser. Há mais ou menos um mês fiz manutenção do ar-condicionado e estava tudo bem.
Algumas páginas na internet sugerem que pode ser água acumulada em alguma parte por onde passa o fluxo de ar que entra no carro.
Alguém já teve esse problema ou saberia me ajudar??
Um abraço!
Quando se deixa o botão de entrada externo na posição aberto ele permite a passagem de poeira, folhas e umidade, acumulando com o tempo.
Fiz esta limpeza quando o painel foi desmontado para trocar o radiador do ar quente.
A sugestão do técnico do ar condicionado é deixar o botão de recirculação do ar sempre na posição fechado.:concordo:
Schwertz
30/04/2015, 08:34
Respondendo a todos ao mesmo tempo:
- O cheiro não é de animal morto (ainda bem!! hehehehe). É mais cheiro de folhas em decomposição ou algo assim.
- O caro sempre passa a noite em garagem fechada, com os vidros fechados.
Não tenho muita prática em manutenção de carros e queria saber se há alguma coisa que eu possa fazer sozinho em casa.
Até já sugeriram rodar um tempo com o ar quente ligado, pra tentar secar essa água podre que pode estar acumulada em algum lugar...
ThgVieceli
30/04/2015, 16:32
Se foi limpo a pouco tempo na manutenção, tente usar aqueles sprays para ar condicionado, eu usei e acabou o cheiro ruim, depois é só deixar um cheirinho pendurado que mantem.
Schwertz
30/04/2015, 17:27
Se foi limpo a pouco tempo na manutenção, tente usar aqueles sprays para ar condicionado, eu usei e acabou o cheiro ruim, depois é só deixar um cheirinho pendurado que mantem.
Amigo Agroman, já pensei nisso. Mas não queria apenas "encobrir" o mau cheiro.
Minha intenção é de atacar a raiz do problema.
Mas agradeço pela ideia!
Um abraço!
Dog Master
30/04/2015, 19:32
Pode sim ser um rato morto no sistema, convém averiguar, já vi acontecer antes, e com o tempo o cheiro piora
Schwertz
22/05/2015, 14:21
Depois de tomar umas providências pra ver se resolvia o problema, volto aqui pra dar retorno.
Levei o carro em uma oficina "especializada" em ar condicionado.
Disseram que fizeram uma limpeza nuns dutos, puseram um "perfume", tiraram uma ou outra folha que estava acumulada ali e estava resolvido.
De fato, durante alguns dias, o mau cheiro diminuiu consideravelmente.
Hoje, como o ar estava esfriando pouco, levei o carro lá novamente e eles completaram a carga de gás.
No entanto, o mau cheiro agora piorou.
Acho que vou ter que recorrer a outra oficina.
Não é dose pra leão??
Desculpem se algum dos amigos aí trabalha com consertos de carro, mas os profissionais estão cada vez menos competentes nessa área...
AlonsoFausto
22/05/2015, 14:48
Verifica se há vazamento no radiador de ar quente... líquido do sistema de arrefecimento tem um cheiro ruim. Na minha isolei o radiador de ar quente pq estava com vazamento: molhava próximo ao pé do carona, baixava água do sistema de arrefecimento e deixava o ar com um pouco de mau cheiro.
Abraço.
Elias_qf
22/05/2015, 16:52
boa tarde amigos,
de uma olhada neste topico a sua deve estar da mesma forma...
a minha estava pior e so comecei a sentir o cheiro quando dei carga de gas no ar condicionado pq ele gela e junta umidade numa capa de sujeira que ja existe no radiador do ar interno do carro...
na minha desmontei td e e lavei com mangueira saio muita sujeira não tirei para fora pq tinha acabado de dar uma carga de gas e não quiz pagar uma nova rsrsrs dai limpei e lavei td no lugar mesmo da trabalho mas o resultado final vale a pena...
na casa de ar condicionado eles me cobraram 250 reais para fazer o serviço ate o dono falou economiza e faz vc mesmo compra uma caixa de cerveja e boa diverção kkkk
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/113985-manutencao-no-ar-condicionado-hilux-95-2-8d-2.html
Schwertz
22/05/2015, 17:53
boa tarde amigos,
de uma olhada neste topico a sua deve estar da mesma forma...
a minha estava pior e so comecei a sentir o cheiro quando dei carga de gas no ar condicionado pq ele gela e junta umidade numa capa de sujeira que ja existe no radiador do ar interno do carro...
na minha desmontei td e e lavei com mangueira saio muita sujeira não tirei para fora pq tinha acabado de dar uma carga de gas e não quiz pagar uma nova rsrsrs dai limpei e lavei td no lugar mesmo da trabalho mas o resultado final vale a pena...
na casa de ar condicionado eles me cobraram 250 reais para fazer o serviço ate o dono falou economiza e faz vc mesmo compra uma caixa de cerveja e boa diverção kkkk
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/113985-manutencao-no-ar-condicionado-hilux-95-2-8d-2.html
O problema deve ser isso mesmo!
Porque o mau cheiro surgiu exatamente nas duas vezes em que foi feita recarga de gás.
Amigo, não tenho experiência em mecânica.
Você poderia me dar alguma mais algumas dicas de como fazer essa limpeza em casa?
Pra começar, como eu acesso esse radiador??
Elias_qf
23/05/2015, 17:45
é um serviço meio chato de fazer mas com paciencia vai tranquilo...
Não conheço seu carro mas acredito que seja igual... a minha é 1996 picape
No meu caso eu tirei o porta luva se não me engano 4 parafusos,
tirando ja vai dar para ver o ventilado uma caixa branca... ao lado tem uma caixa preta é o radiador interno do ar condicionado... vc so vai conseguir tirar a parte de baixo da caixa do radiador a parte de cima teria de tirar td o painel...
mas por baixo ja consegue limpar no meu caso tirei o banco para facilitar tirei a foração e meti agua em td
aqui da para ver todo o sistema fora porem ele ja esta sem gas e tirou tudo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/110090-ar-condicionado-sw4-3.html
agora fica a seu criterio se vale a pena perder a carga de gas limpar td e depois manda dar outra carga ou tira a parte de baixo da caixa limpa e monta e mantem essa carga....
a minha para ter ideia estava td entupido e o ex dono pegou a chave de fenda e fez uns furos para passar mais ar conclusão meu ar condicionado nao gela 100%
a minha proxima manutenção e carga de gas vou trocar o radiador do ar condicionado interno desfazer a merda do ex dono ou do mecanico que ele mandou....
tem dois parafusos atraz da caixa bem dificil de tirar e quando vc acha que conseguiu tirar vc vai ver para colocar de volta kkkkk
mas vale a pena gastei mais ou menos 3 horas fazendo isso e um caixinha de cerveja :euforico:
Rodolfo40c
25/05/2015, 17:46
Ótimo tópico! Fiz manutenção no A/C da minha a 2 anos, troquei o evaporador (chamam de radiador do ar), pois estava muito danificado, e como as japas não tem filtro antes do evaporador, qualquer tipo de sujeira vai em cima da peça, danificando rapidamente. O mecânico colocou um filtro de celta, pois deu certo o tamanho na caixa. Único problema foi que o termostato não disparava mais, e fiquei ao logo desses 2 anos com o ar-condicionado gelando bem por minutos e depois fazia gelo. Ao deixar somente o ventilador, derretia o gelo e a agua vazava no pé da patroa, isso tirando o vento gelado tbm, lembrei até do nosso amigo que ganhou 1000 pontos, vou correr atrás desses 1000 pontos tbm.
Ainda é mais vantagem nós desmontarmos, fazer toda a limpeza, trocar as esponjas e depois levar na oficina somente para acrescentarem gás, pois os mecânicos com pressa acabam não fazendo o trabalho bem feito..
De fato, durante alguns dias, o mau cheiro diminuiu consideravelmente.
Hoje, como o ar estava esfriando pouco, levei o carro lá novamente e eles completaram a carga de gás.
No entanto, o mau cheiro agora piorou.
Olá Schwertz,
Para inibir a formação do mau cheiro, alguns minutos antes de desligar o ar-condicionado eu aciono o ar quente, na temperatura máxima. Isto faz secar a tubulação, e evita o mau cheiro.
Quando eu não faço este procedimento, simplesmente desligando o ar-condicionado, quase sempre ocorre o mau cheiro no dia seguinte.
Um abraço,
Edu
Schwertz
03/08/2016, 09:45
Amigos
Estou "ressuscitando" o tópico pra compartilhar a solução do problema que relatei no início. Tomara que possa ajudar alguém.
O problema é que, à medida em que o sistema de ventilação/ar condicionado foi sendo usado durante os anos, foi se acumulando material orgânico no condensador (folhas de árvore, pó, insetos, água etc).
Com o passar do tempo, essa sujeira acumulada foi se decompondo e passou a produzir um péssimo odor, que era mandado para dentro do carro quando o sistema de ventilação era acionado.
Como o condensador também estava danificado, não deu pra simplesmente limpar. Tive que substituir por um novo.
O responsável pela oficina me aconselhou o seguinte para evitar o problema do mau cheiro:
- Utilizar sempre o sistema de ventilação/ar condicionado no modo de re-circulação do ar interno. Isso evitaria que o sistema aspire a sujeira do exterior e acumule no condensador.
- Preferencialmente, utilizar no modo de "puxar ar externo" apenas na estrada, em que a possibilidade de acúmulo de sujeira é menor.
Agradeço pela colaboração de todos que opinaram.
Abraço!
Meu caro amigo Schwertz
Meus cumprimentos ... corroboro o que dissestes ... e aproveito a oportunidade para também agradecer ... com certeza, este tópico ajudou, e vai ajudar, muita gente ...
Com efeito ... mantendo os cuidados de:
- Fazer periodicamente a revisão no sistema (Reposição de gás, troca de filtro, verificação do condensador, limpeza de tubulações, difusores de ar, etc.) por um técnico de nossa confiança, honesto, competente e generoso como esse que você encontrou, que o aconselhou muito bem;
- manter o hábito de acionar o ar condicionado pelo menos uma vez por semana;
- promover os cuidados sugeridos pelo amigo Edu logo atrás (Vez ou outra, após andar com o ar frio, acionar o ar quente na temperatura máxima, provocando um choque térmico, que irá eliminar muitos fungos e bactérias, causadores de mau cheiro e danos à saúde);
- e com as dicas agora expostas por você (Trafegar com o modo "re-circulação do ar interno" acionado em situações onde a sujeira aspirada do exterior possa acumular de forma muito intensiva no condensador);
vamos ter ar condicionado de boa qualidade por longo tempo dentro de nossos veículos, num ambiente confortável, saudável, e livre de mau cheiro ...
É isso aí ... pequenos cuidados, que representam muito para nossa saúde e bem estar, e, por que não dizer, também para nosso bolso ...
Parabéns a você, pela criação do tópico, e a todos que participaram com suas abalizadas opiniões ...
Forte abraço.