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Ver Versão Completa : GVIII 2009 c/ Estranho Ruído ao Dar Partida com Motor FRIO.



tiagoweb
27/04/2015, 21:41
Olá pessoal, sou recém chegado ao fórum e fico infinitamente grato pela riqueza de conteúdo que já venho encontrando por aqui, é realmente incrível.

Pois bem, tenho uma GVIII 2009 com manutenção toda em dia e, recentemente observei que ao dar partida logo pela manhã com o motor FRIO ele faz um barulho estranho, como se fosse algo relacionado a correia ou pouca lubrificação de alguma peça, é um barulho que vem realmente do motor, sendo que o barulho NÃO permanece, ou seja, só faz quando dou partida no carro... e ao rodar alguns KM pela cidade, desligo o carro normalmente e, ao religá-lo com o motor já QUENTE o barulho não é mais apresentado, ou seja, me dando fortes indícios de ser algo relacionado a "pouca lubrificação" de alguma peça pois o carro só apresenta o barulho quando fica muito tempo desligado, o que vocês acham? Tenho receio de ser uma peça importante que esteja sendo desgastada por não estar sendo bem lubrificada.

Alguém já teve problema semelhante por aqui?

Desde já agradeço.

EvandroES
27/04/2015, 22:07
Tiago, eu estou com um problema parecido, não sei se é igual. Quando dou partida ouço um barulho como de motor de arranque arranhando, faz o barulho por menos de um segundo e passa, e também não é sempre que acontece.

Caso seja igual também estou precisando de uma dica e vou pegar carona no seu post.

Abraços.

MVSEIXAS
28/04/2015, 00:18
Pode parecer óbvio, mas verificou nível e estado do óleo do motor?
Como está o arrefecimento do motor?
Já pensou em colocar um tanque de podium?


Olá pessoal, sou recém chegado ao fórum e fico infinitamente grato pela riqueza de conteúdo que já venho encontrando por aqui, é realmente incrível.

Pois bem, tenho uma GVIII 2009 com manutenção toda em dia e, recentemente observei que ao dar partida logo pela manhã com o motor FRIO ele faz um barulho estranho, como se fosse algo relacionado a correia ou pouca lubrificação de alguma peça, é um barulho que vem realmente do motor, sendo que o barulho NÃO permanece, ou seja, só faz quando dou partida no carro... e ao rodar alguns KM pela cidade, desligo o carro normalmente e, ao religá-lo com o motor já QUENTE o barulho não é mais apresentado, ou seja, me dando fortes indícios de ser algo relacionado a "pouca lubrificação" de alguma peça pois o carro só apresenta o barulho quando fica muito tempo desligado, o que vocês acham? Tenho receio de ser uma peça importante que esteja sendo desgastada por não estar sendo bem lubrificada.

Alguém já teve problema semelhante por aqui?

Desde já agradeço.

Arildo MT
28/04/2015, 02:04
Olá pessoal, sou recém chegado ao fórum e fico infinitamente grato pela riqueza de conteúdo que já venho encontrando por aqui, é realmente incrível.

Pois bem, tenho uma GVIII 2009 com manutenção toda em dia e, recentemente observei que ao dar partida logo pela manhã com o motor FRIO ele faz um barulho estranho, como se fosse algo relacionado a correia ou pouca lubrificação de alguma peça, é um barulho que vem realmente do motor, sendo que o barulho NÃO permanece, ou seja, só faz quando dou partida no carro... e ao rodar alguns KM pela cidade, desligo o carro normalmente e, ao religá-lo com o motor já QUENTE o barulho não é mais apresentado, ou seja, me dando fortes indícios de ser algo relacionado a "pouca lubrificação" de alguma peça pois o carro só apresenta o barulho quando fica muito tempo desligado, o que vocês acham? Tenho receio de ser uma peça importante que esteja sendo desgastada por não estar sendo bem lubrificada.

Alguém já teve problema semelhante por aqui?

Desde já agradeço.


Se o motor for 2.0 16v j20a, ''SIMILAR'' ao da minha tracker, eu iria seguir nestes caminhos subsequentes, (depende do ''barulho'') sefor outro motor, desconsidere ou não,

1° motor de arranque, se o barulho for tipo ''arranhando, raspando'' na partida, independente motor frio ou quente, ocorre por falta de lubrificação ou umidade, lama
(solução, retirar motor de arranque, desmontar, limpar, engraxar, remontar e reinstalar)

2° óleo, alterou viscosidade, tipo, marca, na ultima troca? pode estar demorando a encher os tuchos e acionar os esticadores da corrente de comando, descrição do barulho (raaaatata bem rápido 02 a 10 segundos geralmente, somente na primeira partida ou após longo repouso)
(solução, mudar tipo, marca e principalmente a viscosidade do óleo, diminuir ou aumentar depende do que esta usando)

3° filtro, se for o mesmo (raaaatata) somente na primeira partida ou após longo período de repouso, pode ser o filtro, se não estiver usando original, ex: tecfil psl 134 ''branco'' fazia, depois usei psl 134 ''preto'' parou (não sei se mudou só a cor ou alterou o produto internamente) provocam isso por problema na válvula de pressão ou anti retorno, incompatibilidade com motor, dizem que o MANN W7 MULTI 3/4-S é o melhor (usarei na prox. troca)
(solução, trocar filtro, marca, modelo, especificação)

4° válvula (de pressão ou anti retorno, presente no bloco ou cabeçote) ''não me lembro'', se for o mesmo (raaaatata) somente na primeira partida ou após longo período de repouso, pode ser essa válvula, mas isso já é mais raro ocorrer,
(solução, descobrir aonde fica, onde compra e quem troca essa válvula)

5° corrente, engrenagens ou acionadores, esticadores hidráulicos da corrente de comando, se for o mesmo (raaaatata) somente na primeira partida ou após longo período de repouso, é mais raro mas pode ser isso, geralmente se tiver uma km alta, mas se fosse corrente ou engrenagens, provavelmente apresentaria barulho em outras rotações,
(solução, achar aonde comprar (suzucar, alternativa), aonde trocar, quem vai trocar, e boa sorte)

se não for nada disso, f..eu, desculpe não ter ajudado, de qualquer modo, volte aqui e mantenha, atualize as informações e depois post a solução ou não do problema.

eder oliveira
28/04/2015, 07:27
Olá pessoal, sou recém chegado ao fórum e fico infinitamente grato pela riqueza de conteúdo que já venho encontrando por aqui, é realmente incrível.

Pois bem, tenho uma GVIII 2009 com manutenção toda em dia e, recentemente observei que ao dar partida logo pela manhã com o motor FRIO ele faz um barulho estranho, como se fosse algo relacionado a correia ou pouca lubrificação de alguma peça, é um barulho que vem realmente do motor, sendo que o barulho NÃO permanece, ou seja, só faz quando dou partida no carro... e ao rodar alguns KM pela cidade, desligo o carro normalmente e, ao religá-lo com o motor já QUENTE o barulho não é mais apresentado, ou seja, me dando fortes indícios de ser algo relacionado a "pouca lubrificação" de alguma peça pois o carro só apresenta o barulho quando fica muito tempo desligado, o que vocês acham? Tenho receio de ser uma peça importante que esteja sendo desgastada por não estar sendo bem lubrificada.

Alguém já teve problema semelhante por aqui?

Desde já agradeço.

Tiago, esse é um problema cronico nos motores J20A, já foi muito discutido aqui e não se obteve um veredito. Eu não esquento mais, já tive 2 grand vitara e agora estou com uma tracker, e sempre ouço este ruido ao ligar pela manhã.

marcelcn
28/04/2015, 08:36
A Minha tracker 08/08 também faz esse barulho ao dar a partida com o motor frio. Mas o barulho aumentou e ficou alguns segundos mais longo depois que baixei a viscosidade do óleo e troquei o filtro. Inclusive eu troquei a viscosidade pra testar se resolvia o barulho, mas piorou. Não sei se prejudica alguma coisa.

eder oliveira
28/04/2015, 08:55
Não sei se tem alguma influencia da viscosidade do oleo, mas depois que passei a utilizar o 20w50, raramente está fazendo este ruido ao ligar pela manhã. Quando estava usando o 15w40 raramente não fazia. Como meu carro ultrapassou os 100 mil, decidi aumentar a viscosidade e confesso que não está fazendo mais.

tiagoweb
30/04/2015, 09:47
Olá amigo,

O óleo do carro está no nível (nem no máximo, nem no mínimo). Está indicando na metade.

Foi utilizado o óleo original fornecido pela própria Suzuki, o antigo proprietário do meu carro é quem o utilizou, mas não sei exatamente a referência exata do óleo.

Com relação ao arrefecimento do motor, como consigo verificar esta questão rapidamente?

Ainda não fiz a experiência de colocar um tanque de Podium, você se refere a encher o tanque do carro somente com este tipo de combustível?

Desde já agradeço pelas respostas.


Pode parecer óbvio, mas verificou nível e estado do óleo do motor?
Como está o arrefecimento do motor?
Já pensou em colocar um tanque de podium?

tiagoweb
30/04/2015, 09:50
Olá Eder,

Este tipo de óleo também pode ser utilizado na GRAND VITARA 09 ? O meu está com 94 mil rodados, será que já pode ser indicado utilizar um óleo de maior viscosidade afim de tentar eliminar este ruído? Qual a referência do óleo com maior viscosidade?

Abraço.


Não sei se tem alguma influencia da viscosidade do oleo, mas depois que passei a utilizar o 20w50, raramente está fazendo este ruido ao ligar pela manhã. Quando estava usando o 15w40 raramente não fazia. Como meu carro ultrapassou os 100 mil, decidi aumentar a viscosidade e confesso que não está fazendo mais.

eder oliveira
30/04/2015, 10:16
Tiago,

No manual da gm, tem várias opções de oleo, inclusive este que passei a utilizar agora, o 20w50. Como o motor é o mesmo, e já está bem rodado, tente na próxima troca experimentar o 20w50. Tem vários aqui no forum que está usando e recomenda.

tiagoweb
30/04/2015, 11:59
Bacana, Eder.

Obrigado pela indicação, na próxima troca vou utilizá-lo, você tem ideia de preço do litro deste tipo de óleo 20w50 ? Dei uma rápida pesquisa aqui no Google e achei o "Óleo Mobil 20W-50 para motores gasolina", seria este?

Está por 12 reais o litro na loja virtual que achei aqui.


Tiago,

No manual da gm, tem várias opções de oleo, inclusive este que passei a utilizar agora, o 20w50. Como o motor é o mesmo, e já está bem rodado, tente na próxima troca experimentar o 20w50. Tem vários aqui no forum que está usando e recomenda.

eder oliveira
30/04/2015, 14:57
Aqui em BH, paguei 12,00 também o litro. Só que da petrobras, lubrax 20w50.

CR!CO
30/04/2015, 18:05
A minha Tracker, começou a fazer este ruido, ao ligar com o motor frio, por volta dos 90k km, bem de vez em quando. E parece que vai ficando mais frequente conforme vai ficando mais rodada. Agora está com 119k km e faz toda vez que ligo com o motor frio. Uso óleo 10w40, já pensei em mudar pro 20w50, mas muitos aqui do fórum falam pra não mudar a viscosidade "por esse e aquele motivo" e então fui deixando sempre no 10w40. Uma hora vou trocar pro 20w50 só pra ver no dá.

eder oliveira
30/04/2015, 18:56
Bem, eu não sei se a minha parou de fazer este ruido ao ligar pela manhã foi pela mudança de oleo, ou pelo fato de ter trocado o kit de corrente de comando. Pois, desde que a peguei, com 50 mil km, sempre fazia um ruido em marcha lenta, que parava ao acelerar, e sempre que trocava o oleo esse ruido parava, aí rodava uns 2 mil km, voltava o ruido. Aí resolvi logo fazer a troca das correntes e dos tensores e acabou o problema. Fiz a troca aos 100 mil, e já rodei 6 mil e não voltou o ruido em marcha lenta e aquela serrada ao ligar com motor frio, mas troquei a viscosidade passando para o 20w50.

MVSEIXAS
01/05/2015, 15:46
Uma revisão do radiador (troca do líquido e limpeza da colmeia) ajuda evitar aquecimento do motor, além do indicado.

Um tanque de podium ajuda na limpeza no sistema de combustível.

Já pensou há possibilidade de colocar Militec, ou Alfa-X no motor? São condicionadores de metais, e reduzem o atrito.

Abs.


Olá amigo,

O óleo do carro está no nível (nem no máximo, nem no mínimo). Está indicando na metade.

Foi utilizado o óleo original fornecido pela própria Suzuki, o antigo proprietário do meu carro é quem o utilizou, mas não sei exatamente a referência exata do óleo.

Com relação ao arrefecimento do motor, como consigo verificar esta questão rapidamente?

Ainda não fiz a experiência de colocar um tanque de Podium, você se refere a encher o tanque do carro somente com este tipo de combustível?

Desde já agradeço pelas respostas.

MARCANGIANE
02/05/2015, 11:40
este barulho é característico do motor,se seu motor estiver com mais de 60 mil/km recomendo usar o óleo 20w50.

a suzuki usa o óleo Mobil eco power 5w30 (Muito bom,porém para regiões quentes ele baixa muito) e faz esse barulho rrrreeeeec.

a minha tracker eu passei a usar o 20/50 e o motor Ficou muito mais silencioso e diminuiu muito o barulho da corrente de comando,pois o sistema funciona com a pressão do óleo

outra coisa: cuidado com o nível de óleo desses motores j20,principalmente nas GV automáticas (risco de quebra do motor).

abs.

altimar.ferreira
02/05/2015, 18:47
Olá pessoal, sou recém chegado ao fórum e fico infinitamente grato pela riqueza de conteúdo que já venho encontrando por aqui, é realmente incrível.

Pois bem, tenho uma GVIII 2009 com manutenção toda em dia e, recentemente observei que ao dar partida logo pela manhã com o motor FRIO ele faz um barulho estranho, como se fosse algo relacionado a correia ou pouca lubrificação de alguma peça, é um barulho que vem realmente do motor, sendo que o barulho NÃO permanece, ou seja, só faz quando dou partida no carro... e ao rodar alguns KM pela cidade, desligo o carro normalmente e, ao religá-lo com o motor já QUENTE o barulho não é mais apresentado, ou seja, me dando fortes indícios de ser algo relacionado a "pouca lubrificação" de alguma peça pois o carro só apresenta o barulho quando fica muito tempo desligado, o que vocês acham? Tenho receio de ser uma peça importante que esteja sendo desgastada por não estar sendo bem lubrificada.

Alguém já teve problema semelhante por aqui?

Desde já agradeço.

Boa noite.
Esse ruido se for no arranque é o bendix estragado é só trocar que resolve meu carro quando frio na partida fazia esse ruido como se fosse correia levei num eletricista é ele logo constatou o problema pois só ocorria quando o carro frio, o bendix é um rolamento que vai dentro do arranque com tempo entra areia dai ele estraga o meu paguei 155 reais e 50 na mao de obra e ficou ótimo, é o da mit.

brunoliveira15
03/05/2015, 09:17
Minha gV3 2009 tb faz este barulho pela manhã. Parece barulho de pouca lubrificação mesmo. Uso 15w40 mas ela já esta com mais de 100k. Ficarei acompanhando para ver se tem solução 😄

Arildo MT
03/05/2015, 14:33
Se o motor for 2.0 16v j20a, ''SIMILAR'' ao da minha tracker, eu iria seguir nestes caminhos subsequentes, (depende do ''barulho'') sefor outro motor, desconsidere ou não,

1° motor de arranque, se o barulho for tipo ''arranhando, raspando'' na partida, independente motor frio ou quente, ocorre por falta de lubrificação ou umidade, lama
(solução, retirar motor de arranque, desmontar, limpar, engraxar, remontar e reinstalar)

2° óleo, alterou viscosidade, tipo, marca, na ultima troca? pode estar demorando a encher os tuchos e acionar os esticadores da corrente de comando, descrição do barulho (raaaatata bem rápido 02 a 10 segundos geralmente, somente na primeira partida ou após longo repouso)
(solução, mudar tipo, marca e principalmente a viscosidade do óleo, diminuir ou aumentar depende do que esta usando)

3° filtro, se for o mesmo (raaaatata) somente na primeira partida ou após longo período de repouso, pode ser o filtro, se não estiver usando original, ex: tecfil psl 134 ''branco'' fazia, depois usei psl 134 ''preto'' parou (não sei se mudou só a cor ou alterou o produto internamente) provocam isso por problema na válvula de pressão ou anti retorno, incompatibilidade com motor, dizem que o MANN W7 MULTI 3/4-S é o melhor (usarei na prox. troca)
(solução, trocar filtro, marca, modelo, especificação)

4° válvula (de pressão ou anti retorno, presente no bloco ou cabeçote) ''não me lembro'', se for o mesmo (raaaatata) somente na primeira partida ou após longo período de repouso, pode ser essa válvula, mas isso já é mais raro ocorrer,
(solução, descobrir aonde fica, onde compra e quem troca essa válvula)

5° corrente, engrenagens ou acionadores, esticadores hidráulicos da corrente de comando, se for o mesmo (raaaatata) somente na primeira partida ou após longo período de repouso, é mais raro mas pode ser isso, geralmente se tiver uma km alta, mas se fosse corrente ou engrenagens, provavelmente apresentaria barulho em outras rotações,
(solução, achar aonde comprar (suzucar, alternativa), aonde trocar, quem vai trocar, e boa sorte)

se não for nada disso, f..eu, desculpe não ter ajudado, de qualquer modo, volte aqui e mantenha, atualize as informações e depois post a solução ou não do problema.

Só p/ relembrar, na maioria das vezes se o barulho for no motor de arranque é só fazer limpeza (a graxa resseca e impedi o bendix de retornar e faz barulho) se for nos tuchos pode ser filtro incompatível mudei de tecfil p/ mann w7 multi 3/4-s, pode ser viscosidade do óleo também a causa de barulho nos tuchos e corrente, uso 10w40 e sem barulho algum.

tiagoweb
21/05/2015, 19:33
Galera, estou deixando este comentário apenas para informar que a troca de óleo RESOLVEU o barulho que apresentava de manhã cedo ao dar partida no meu GVIII 2009 com MOTOR FRIO, coloquei o óleo "PETRONAS SYNTIUM 800 Semi Sintético API SL 15W - 40" e simplesmente o barulho SUMIU, ligo o carro de manhã cedo com motor frio ou e não apresenta mais o ruído, alívio total!

Obrigado pelas dicas de quem destinou tempo e paciência para me sugerir soluções.

Um grande abraço a todos.

EvandroES
22/05/2015, 17:07
Galera, estou deixando este comentário apenas para informar que a troca de óleo RESOLVEU o barulho que apresentava de manhã cedo ao dar partida no meu GVIII 2009 com MOTOR FRIO, coloquei o óleo "PETRONAS SYNTIUM 800 Semi Sintético API SL 15W - 40" e simplesmente o barulho SUMIU, ligo o carro de manhã cedo com motor frio ou e não apresenta mais o ruído, alívio total!

Obrigado pelas dicas de quem destinou tempo e paciência para me sugerir soluções.

Um grande abraço a todos.


Que bom que vc consegui solucionar o problema.

Abraços.