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Ver Versão Completa : Ranger dupla 2001 motor 2.5 diesel, hoje em dia é uma boa?



alan massaroli
27/04/2015, 12:24
Ola amigo, sou novo por aqui, estou em busca do meu primeiro carro a diesel, porem me apareceu uma ranger 2001 2,5, aparentemente esta tudo em ordem, é claro que se realmente for ficar com ela vou levar a um mecanico, tem apenas alguns detalhes na lataria coisa pouca, e o 4x4 nao esta funcionando.
Minha duvida é que ja vi muitas pessoas que dizem que esse motor é bom, é so um pouco fraco, e outras dizem que esse motor é uma bosta...
Gostaria que voces me ajudassem, se a compra dessa camionete é uma boa?

Obrigado

CARLOS-BSB
27/04/2015, 13:03
Se o 4X4 não está funcionando, procure saber se está sem o cardã da dianteira. Se estiver no lugar pode ser só o interruptor do pedal da embreagem.
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duardobruno
27/04/2015, 14:08
Ola amigo, sou novo por aqui, estou em busca do meu primeiro carro a diesel, porem me apareceu uma ranger 2001 2,5, aparentemente esta tudo em ordem, é claro que se realmente for ficar com ela vou levar a um mecanico, tem apenas alguns detalhes na lataria coisa pouca, e o 4x4 nao esta funcionando.
Minha duvida é que ja vi muitas pessoas que dizem que esse motor é bom, é so um pouco fraco, e outras dizem que esse motor é uma bosta...
Gostaria que voces me ajudassem, se a compra dessa camionete é uma boa?

Obrigado

Se tiver comprando, pensando e passar pra frente daqui um tempo.... vai depender do preço. Pq são mais desvalorizadas que as 2.8. Mas do ponto de vista mecânico, não é ruim não. Sempre falo isso aqui. Pra mim, quem queimou o HSD 2.5 foi a S10. Motor não era intercoolado, daí ficava fraco mesmo. Juntava a falta de manutenção com o pé pesado, pra compensar a falta de potência, o resultado era retífica com 110.000 km. Na ranger, era um pouco diferente. O intercooler aumentava lá seus 15 cv, o que fazia o pé ficar mais leve. Então chegamos a ver ranger com 350.000 km sem fazer motor. Mas aí tudo é manutenção.

Agora eu abriria o olho pra comprar uma 4x4 que a tração não esteja funcionando. Olha só... 2.5 já é meio queimada (injustamente), somado ao fato do 4x4 não estar funcionando, o que já é um problema em um carro 4x4. Comprar ou não comprar? (Eis a questão!) Depende o preço!!! Eu sou do seguinte princípio: A gente tem aquilo que pode comprar. Se tem uma reservinha pra partir pra uma 2.8 4x4... corre nela. Se não faz questão ou não precisa de 4x4, parte pra uma 2.8 4x2 ou até mesmo uma a gasolina 2.3 mais nova!! Vai do bolso. Agora, se vc quer uma camionete DIESEL 4x4 e a grana só dá pra pegar essa 2.5 com o 4x4 estragado.... Parabéns! Vc é proprietário de uma Ranger 2001 2.5 4x4. abco.

Decotemodomando
05/05/2015, 13:45
Tenho uma 2.5 4x4 CD já faz 4 anos, e só alegria, manutenção preventiva e troca de filtros e oleo em dia, está com mais de 200.000KM e não baixa uma gota se quer de óleo, e viajo direto com ela. Realmente não entendo o por que dessa injustiça com o motor 2.5, acho que comparam com o motor 2.8 que com certeza tem mais potencia pois é 2.8 e não 2.5. Outra diferença bastante importante é o valor das peças de uma 2.5 e uma 2.8, esta ultima o valor é mais alto. Olha, na minha opinião que já tive s10 a gasolina e D20, e meu pai que tem uma S-10 colina 2.8, não tem por que ter medo da 2.5.

Brito380
06/05/2015, 01:37
Olá amigo,Eu comprei uma 2001 também vinho 4x4,porém também não está funcionando,mas vou tentar ver por aqui si acho o defeito,A minha camionete era de um senhor bem enjoado na parte mecânica,ela tem todos os selos originais lacradinha,porem tava com o teto e um pouco do capô queimada,Mas o carro é durinho e boa pra andar,econômica,andei a 160 km/h nela só pra ver,nem tremeu,mas acho que dá muito mais que isso não,mas pra carro diesel já ta bom né,abç.

Mirão
06/05/2015, 10:18
Realmente foram as S-10 2.5 que deram má fama a esse tipo de motor, na verdade são bons e econômicos. Na minha opinião você não precisa se preocupar com isso pois é como o Brito380 e o Decotemodomando disseram. Preocupe-se de verdade é com a procedência do carro, qual foi seu uso, em que ordem estão os cuidados dispensados a ela, o que foi feito nela, qual oficina ela faz reparos. Se é problemática, indica falta de manutenção, uma caminhonete deve ser avaliada pelo conjunto não por motorização ou modelo. Digo sempre que o ano é o que menos pesa na compra, o valor real está em sua conservação e manutenção rerlacionada ao ano de fabricação, senão hoje vc conserta a tração, amanhã a suspensão, depois diferencial, cambio, rolamentos, parte elétrica e por aí vai seu dinheiro pelo ralo junto ao crescente desgosto pelo carro.

Edintruder
07/05/2015, 11:12
Tudo é questão do estado geral da picape. Se estiver muito surrada evita pegar.

Mirão
07/05/2015, 12:02
Edin, existem aquelas maquiadas que pegam os mais incautos pela sua ingenuidade, existe um diato goiano que há muito não ouço mas jamais me esqueci: - "Por fora, bela viola. Por dentro, pão bolorento". Entenderam?

Edintruder
07/05/2015, 15:19
Eu estava meio atrapalhado quando respondi. Agora tenho mais tempo.
Mirão, isso é a mais pura verdade. De picapes maquiadas o mercado está repleto. O ideal é comprar direto do proprietário.
O Alan só fez uma pergunta e não voltou mais para o fórum, mas a dica seria pesquisar bastante no fórum, pois tem muita dica por aí, basta ele procurar um pouco. Eu mesmo escrevi tanta coisa sobre como avaliar uma Ranger que basta procurar um pouco que encontra.

Juliano_SBO
07/05/2015, 21:46
Foi justamente lendo esse forum que eu desisti de comprar uma Ranger usada. Claro que o motor é algo muito importante a se avaliar, mas a suspensão também é algo caro de se manter e é um dos itens menos cuidados pelos proprietários.

Como eu já citei anteriormente em outro tópico, veículo usado tem que comprar aquele que estiver melhor conservado, independente de motorização ou acessórios.

Edintruder
07/05/2015, 22:34
Juliano, pior é que na Ranger a suspensão é o item que ais dá trabalho mesmo.

Mirão
08/05/2015, 11:09
Verdade, será que a causa seria por que originalmente elas foram projetadas para motores a gasolina e o peso dos motores a óleo forçam os componentes da suspensão? o que vejo de Rangers com cambagem negativa não tá no gibi.

Edintruder
08/05/2015, 12:43
Isso mesmo Mirão. No projeto original é motor a gasolina com cabine estendida no máximo.
Daí colocaram motores diesel e uma cabine dupla para pesar mais um pouco.
Se olhares bem, as Rangers sport rodam muitos anos e mantem o alinhamento e suspensão sempre intactas. Tem Ranger sport com 200.000km e suspensão toda original rodando por aí. Creio que essa é a melhor Ranger lançada, 2.3 16v gasolina 4x2 com cabine simples. Motor dura tanto quanto os diesel, é relativamente econômico, tira 11,5km/l sem esforço, seguro bem em conta e não dá nenhum tipo de problema.

Mirão
08/05/2015, 22:57
Já havia concluído isso há tempos, agora foi bom saber a confirmação. Pena que não exista a Sport 4x4 caso exista não me recordo de ter visto.

RangerLock
09/05/2015, 13:30
Bom dia amigos,

Faz tempo que acompanho o fórum, porém só agora me cadastrei.

Sou proprietário de uma ranger 2001 XL 4x2 2.5, está muito inteira, sou o segundo dono e está com 130.000 km originais, nunca foi utilizada para trabalho em lavouras e/ou trilhas, nem a carroceria faz barulho, rangidos. Pelo estado de conservação que ela está, não vale a pena vender e pretendo ficar com ela para as pescarias e começar algumas trilhas :D

A pergunta/dúvida é:

Pretendo no período de 1, 2 anos transformar ela para 4x4 com eixo rígido na dianteira. Gostaria de saber a opinião de vocês, prós e contras? Quais eixos utilizar, Troller? Qual caixa e reduzida? Estimativa de custos para as peças, fora mão-de-obra.

Desde já agradeço.

Abraços

Mirão
09/05/2015, 21:42
Havia um senhor aposentado do Exército que conheci no Cruzeiro Novo, bairro de Brasília, ele tinha uma Ranger prata do ano e modelo da sua, era CD, 4x2, carro que ele comprou zero Km e nunca desfez. Então ele adquiriu uma 4x4 surrada em um leilão de veículos apreendidos pelo detran passou a tração completa e original pra dele e ainda revendeu um bocado de peças do que sobrou recuperando muito do investimento. Considero a melhor opção pelo fato de não ter que pagar caro em peças e depois gastar mais ainda consertando ou buscando adaptações.

Edintruder
10/05/2015, 16:09
Bom dia amigos,

Faz tempo que acompanho o fórum, porém só agora me cadastrei.

Sou proprietário de uma ranger 2001 XL 4x2 2.5, está muito inteira, sou o segundo dono e está com 130.000 km originais, nunca foi utilizada para trabalho em lavouras e/ou trilhas, nem a carroceria faz barulho, rangidos. Pelo estado de conservação que ela está, não vale a pena vender e pretendo ficar com ela para as pescarias e começar algumas trilhas :D

A pergunta/dúvida é:

Pretendo no período de 1, 2 anos transformar ela para 4x4 com eixo rígido na dianteira. Gostaria de saber a opinião de vocês, prós e contras? Quais eixos utilizar, Troller? Qual caixa e reduzida? Estimativa de custos para as peças, fora mão-de-obra.

Desde já agradeço.

Abraços


Procura um eixo dianteiro do troller com a mesma furação da Ranger. Usa a caixa original da Ranger que é muito boa, porém coloca com o acionamento da easy traction. Fica excelente. Na época que eu tinha a minha Ranger, queria muito colocar o eixo dianteiro do Troller. Creio que se eu tivesse feito isso talvez estivesse com ela até hoje.

dudu83
10/05/2015, 17:43
Verdade, será que a causa seria por que originalmente elas foram projetadas para motores a gasolina e o peso dos motores a óleo forçam os componentes da suspensão? o que vejo de Rangers com cambagem negativa não tá no gibi.

na verdade as peças duram bastante, nas minhas troquei acima dos 170.000 km isso pq uso em estradas pessimas, sai caro manter porque as peças paralelas sao descartaveis e as originais so na css a precos absurdos..

dudu83
10/05/2015, 17:45
Procura um eixo dianteiro do troller com a mesma furação da Ranger. Usa a caixa original da Ranger que é muito boa, porém coloca com o acionamento da easy traction. Fica excelente. Na época que eu tinha a minha Ranger, queria muito colocar o eixo dianteiro do Troller. Creio que se eu tivesse feito isso talvez estivesse com ela até hoje.

os eixos dianteiros de troler com 5 furos sao da cheroke, nao recomendo... se for pra colocar eixos rigidos, o ideal seri aum par de eixos dos troler com 6 furos..

dudu83
10/05/2015, 17:47
comprei uma ranger 2004 4x4 pra retirar peças, penso em pegar uma ranger sport e colocar 4x4..

dudu83
10/05/2015, 17:51
a ta, o motor da defender tdci a partir de 2007 que é o mesmo da ranger e da transit

dudu83
10/05/2015, 17:59
cara mais pra frente vou procurar uma discovery ou ranger rover barata pra colocar motor caixa e eixos comuns, ai sim o melhor dos dois mundos rsrssr

o eixo dianteiro é rigido?

rfdex
10/05/2015, 18:23
Isso mesmo Mirão. No projeto original é motor a gasolina com cabine estendida no máximo.
Daí colocaram motores diesel e uma cabine dupla para pesar mais um pouco.
Se olhares bem, as Rangers sport rodam muitos anos e mantem o alinhamento e suspensão sempre intactas. Tem Ranger sport com 200.000km e suspensão toda original rodando por aí. Creio que essa é a melhor Ranger lançada, 2.3 16v gasolina 4x2 com cabine simples. Motor dura tanto quanto os diesel, é relativamente econômico, tira 11,5km/l sem esforço, seguro bem em conta e não dá nenhum tipo de problema.


Pensei que este motor tinha baixa durabilidade. Motor bom que saiu na Ranger foi o 2.5 4 cilindros a gasolina, aquele de duas velas por cilindro. Dizem ser indestritivel e bem economico.

Edintruder
10/05/2015, 19:18
Raphael, esse 2.3 16v é muito om sim. Até agora nunca vi ninguém falar mal dele, sem dizer que é muito econômico.

Edintruder
10/05/2015, 19:19
os eixos dianteiros de troler com 5 furos sao da cheroke, nao recomendo... se for pra colocar eixos rigidos, o ideal seri aum par de eixos dos troler com 6 furos..

Dudu o eixo da Cherokee é dana 35 e o do Troller é dana 44. Em comum partilham os cubos e flanges de roda. O resto creio ser diferente.

dudu83
10/05/2015, 21:46
cara mais pra frente vou procurar uma discovery ou ranger rover barata pra colocar motor caixa e eixos comuns, ai sim o melhor dos dois mundos rsrssr

o eixo dianteiro é rigido?


Dudu o eixo da Cherokee é dana 35 e o do Troller é dana 44. Em comum partilham os cubos e flanges de roda. O resto creio ser diferente.

mas o eixo dos troler com 5 furos nao tem roda livre..

RangerLock
12/05/2015, 10:39
Obrigado pelas dicas pessoal, vou ir atrás dos valores para o investimento agora!

Edintruder
12/05/2015, 13:34
Dudu, o flange e cubo são os mesmos. Na cherokee creio que seja sistema por cruzetas e no troller com homocinéticas.