Conectar

Ver Versão Completa : MWM 229 x HSD MAXION.

Carlos Sartori
27/04/2015, 10:41
Bom dia!
Antes de eu fazer borracha, gostaria da opniao sincera de pessoas mais experientes! :brinde:
Como alguns devem saber estou procurando uma efemil p comprar, surgiu a possibilidade de trocar minha s10 em uma!
só que é uma 98 HSD...
E pelo que tenho lido e pelo que me falaram (n sei se é verdade é claro) é que o motor mwm é um dos melhores, mais confiaveis e com manutençao mais baixa... ja o HSD é um motor mais fraco e nao tao confiavel!
Qual a opnião sincera de vcs?

(so criei esse topico pq nao encontrei nada mt conclusivo nos de baixo!)

Mais uma vez, muuuuito obrigado pela paciencia! :bananadança:

Mirão
27/04/2015, 11:36
Carlos, vc tem acompanhado os tópicos, todos tem sua qualidade mas nada é melhor que o mwm 229 X10 e dizem que é beberrão.

Carlos Sartori
27/04/2015, 12:31
Então, é o que tenho visto...
fiquei na duvida se não poderia estar sendo induzido!
o q significa o x10? =X

Matheus C.
27/04/2015, 13:02
X10 é o motor das F mais novas. 96 a 98 se não me engano, e o 229 é o das anteriores. Ambos MWM.
X10 é mais forte de todos, 47kgf de torque, mas beberrão nas 4x4, nas 4x2 não tanto eu acho, e sempre turbo de fabrica.
O 229 tem com e sem turbo, e mais econômico, e não deixa de ser forte em torque também.
Acho que depende do seu uso, se for para asfalto, e/ou sem carga, o HSD vai bem, andador e econômico pelo tamanho da F.

duardobruno
27/04/2015, 13:39
Então, é o que tenho visto...
fiquei na duvida se não poderia estar sendo induzido!
o q significa o x10? =X

Galera é o seguinte. Eu já tive Ranger HSD 2.5 e hoje to de femil 4x4 229. Na estrada, o HSD é show. A minha era 2.5 e não baixava o focinho pra muita 2.8 na estrada. Andava bem mesmo, a ponto de não sentir diferença dos carros de passeio. Era boa, se apertasse o pé, dava pra sentir medo. Entretanto..... é um motor de manutenção mais criteriosa, mais sensível, não que seja fraco, mas não aceita qualquer regulagem ou a falta dela. Trocas de óleo e filtros, devem ser impecáveis e pelo menos em Brasília.... os valores de manutenção para HSD 2.5 achei mais altos.

Cai então em uma F1000 4x4 MWM 229. É bem diferente! Eu penso assim: pra quem gosta de carro a diesel, o 229 é tudo de bom. Barulhento, forte bacaray, roncão de caminhão e aguenta desaforo. Tanto é que são comuns camionetes com 229 ultrapassarem os 1.000.000 de quilômetros, sem abrir o motor. E muitas delas, lá sem muita manutenção. Também quando dão, a maioria dos mecânicos de diesel tiram de letra. Acham simples de mexer.

Pra quem não faz questão disso, o HSD 2.5 resolve bem. Mais silencioso e de boa desenvoltura na estrada. Abriu a bomba e aumentou a pressão da turbina, o bichinho anda que é uma beleza.

OPINIÃO MINHA: Pra F1000, gosto mais do 229. Tá na minha pauta turbinar o meu, que já vai lá com seus 249.000 km rodados e tá um leão, mesmo aspirado. E tem tb a questão do mercado. Sempre falo isso aqui. Não tenho nada contra o HDS 2.5, o problema é que geralmente qdo a gente vai vender, sempre o pessoal torce o nariz pro motor. Com a F1000 não discriminam tanto não, mas nas ranger e S10 é certo. AH NÃO! 2.5 TO FORA! Assim, termina que respinga na F1000 tb.

>>> Ah! X10 é uma série de motores MWM que equiparam a F1000 entre 97 e 98, se não me engano. Muito bons tb!

Carlos Sartori
27/04/2015, 13:43
Então, aq em sp é td meio que no asfalto, mas qnd tivesse uma folguinha eu queria pegar uma terra!
ate cheguei a olhar umas 4x4, mas infelizmente preciso investir na clinica e n vou poder gastar td o dinheiro da minha caminhonete em outra! Entao seria meu carro principal por algum tempo! peso nela so se tivesse que entregar ração a alguma fazenda, q n é mt dificil tbm...
vou continuar focado no mwm entao!
um grande abraço a tds!

Carlos Sartori
27/04/2015, 13:49
vlws pelo esclarecimento duardobruno!
ajudou mt!!! :brinde:
Vlws pela paciencia!

duardobruno
27/04/2015, 13:52
vlws pelo esclarecimento duardobruno!
ajudou mt!!! :brinde:
Vlws pela paciencia! Tamo aí pra ajudar. To só repassando o adquirido aqui no fórum.

Guto F-1000
27/04/2015, 14:43
Carlos aqui no fórum tem muita informação, mas pra resumir. O motor MWM 229 são 3.9L e saiu em todas F1000 até 95, sendo aspirado( 89cv) ou turbo(122cv), a partir de 96 até 98 nas F1000 remodeladas, as aquelas com frente cromada( XLT) saiu o Maxion 2.5 HSD ( 115cv) ou MWM 4.1 T(133cv) que são 4.3 litros ( Vulgo X-10).
O Maxion não é ruim, o MWM que é muito bom e aguenta o relaxo dos nossos mecanicos e donos das nossas viaturas. Se vc entender um pouco ou tiver um mecanico honesto que entenda de Maxion ele não vai incomodar não, lógico sendo bem criterioso na manutenção, os mecanicos nossos adoram condenar esse motor precocemente , muitos retificaram sem precisar. Meu Véio teve uma S10 MAxion 99 vendeu com 297mil Km originais sem mexer, isso que nas S10 eles não eram intercoolados, sendo mais fracos que os que vinham na Ranger e F1000 . Hoje em dia é muito mais fácil encontrar uma F1000 HSD inteira do que uma 229 ou X-10. E como foi dito se for usar pra trabalho e carregar peso o MWM é mellhor devido ao torque maior e em baixa RPM são 36 e 43Kgfm do 229T e x10 contra 25Kgfm do Maxion, porém em rodovia o Maxion anda muito bem, não devendo em nada aos MWM, fora o consumo que no 229T fica em 9 e no x-10 em 7.5 nas 4x2 contra 11 do HSD. Realmente o pós venda do HSD é ruim, mas muito devido ao preconceito. Agora se pensar em prazer ao dirigir o MWM é muito show, o ronco é top ainda mais do X-10, tivemos 4 F1000 em casa todas MWM e dá uma saudade danada daqueles motozões. Se achar um MWM inteira compensa muito, mas o MAxion é uma boa opção

Carlos Sartori
27/04/2015, 16:59
Wls guto! Mt boa sua explicação...
vou ver se a hsd q o cara pega na troca da minha compensa!
so n to com uma ainda pq ainda n vendi minha s10...

Francisco Casal
28/04/2015, 14:15
Tenho uma ranger com o maxion 2.5, motor muito economico ja fiz médias de 14,6 na estrada. Trabalho de vendedor de produtos agropecuarios, e faço minhas entregas com a ranger. Cansei de colocar 40 sacas de 25 kg nela e levar nas fazendas. Sempre com a manutenção em dia o motor vai embora e não abre o bico. Queria uma efe mwm 229 4x4 mas os vendedores tem coragem de pedir 45 ate 50 mil nelas, com o meu orçamento consegui comprar a ranger não peguei efe hsd pois preciso de 4x4 passei por essas mesmas duvidas que vc. Pense bem que tipo de carro precisa, pois o maxion é um motor de alta rotação sendo semelhante a condução de um carro a gasolina, os mwm são motores de força bruta. Arrisco a dizer que em condições originais o maxion anda mais que os mwm em asfalto bebendo menos.

Mirão
28/04/2015, 14:43
É a pura verdade o que o Francisco postou, o duardo e o Guto também. O maior problema que o motor HSD apresenta, chama-se preconceito, pois na verdade é um jato no asfalto e bastante econômico, são precursores dos motores modernos que exigem manutenção preventiva de verdade, salvo engano a sigla significa High Speed Diesel, diesel de alta velocidade. Mas para que não sofras discriminações aconselharia o 229 turbo diesel, to atrás de um X10 e sem pressa. Também vejo muita falácia por aqui, agente tem que filtrar os achismos, não fosse minha intenção adquirir uma X10, não temeria comprar um 229 aspirado (maçarico, na gíria) e depois turbinar e personalizar ao meu gosto por que são bem mais baratas de se mexer do que as moderninhas de "prástico" como diz o Edintruder.

Carlos Sartori
28/04/2015, 15:05
Vlws pessoal! :curtir:

Francisco Casal
28/04/2015, 15:50
A verdade é que são motores com conceitos diferentes. Um é um motor com uma boa potencia em alta rotação e o outro com torque em baixa rotação, um feito pra suportar muito peso e uso intenso, outro é pra ser mais elástico e andar bem em rodovias!

Carlos Sartori
28/04/2015, 19:20
Pelo que vejo o grande problema de comprar um hsd é q ele é um motor p quem tem cuidado como eu, mas vai saber
se o ultimo dono tem o mesmo cuidado com a viatura como nos temos...

Mirão
28/04/2015, 19:51
È isso aí, se pegar uma maquiada é pura dor de cabeça por que o conserto é bem mais caro, convém verificar a procedência, onde fez manutenção, tipo de uso, essas coisas, hsd bem cuidada é máquina mas mal cuidada o dono levanta... bem cedo, pra empurrar.

Carlos Sartori
28/04/2015, 21:09
Ta é loko... kkk
to morto! pq a patroa ja ta brava q vou comprar outra caminhonete! imagina se da prego kkkk

Guto F-1000
28/04/2015, 21:54
Qualquer veículo se o antigo dono foi relaxo dará dor de cabeça, lembre-se que uma F1000 das "novas" tem por volta de 20 anos de uso!! A minha F1000 X-10 mesmo muito bem falada e desejada me deu muita dor de cabeça no começo, apesar de estar inteira por fora, a mecânica não estava 100% principalmente a parte elétrica, foram 4 meses de apurrinhação, portanto Carlos não é porque é uma MWM que não terá dor de cabeça, a manutenção realmente é mais fácil , simples e barata mas terá que ter paciência pra deixar ela 100% confiável, lembre-se que camionete não é só motor, tem freios, alternador, bateria, bomba dágua, radiador, suspensão, caixa de direção, bomba injetora etc..., sair de um carro 2010 que vc tem confiança pra um usado 15 anos mais velho não é fácil, por mais que seja fanático como sou acabei por vender a minha por não ter tempo pra fazer as manutenções corretivas, e meu para meu uso e viagens a F1000 não estava me servindo mais. Mas se tivesse uma garagem sobrando e um $$ extra com certeza ela estaria aqui na garagem ainda, foi o veículo que tive mais prazer em estar no volante, aliás a ultima viagem que fiz com ela foi pra Barretos visitar uns amigos

Francisco Casal
28/04/2015, 22:03
Concerteza guto, meu pai teve uma efe mwm aspirada e 5 anos depois de comprada ela precisava de uma rampa pra pegar no tranco quando era inverno. Nenhum motor é imortal. No meu caso com a ranger me preocupei tanto com o motor que o problema dela era a caixa de transferência onde gastei 2500 reais. Peça pra seu mecanico de confiança avaliar se for de procendencia peça pro mecanico do ultimo dono como era as ultimas manutenções.

Carlos Sartori
28/04/2015, 22:57
Entao esse é meu medo, pq o $$$ é limitado pq to vendendo a minha p investir na minha clinica...
E vou ter ela p viajar e lazer, fora ela so vou ter o carro da clinica (uno completo, mas n deixa de ser um uno kkk)
Aq em barretos n conheço nenhum mecanico, meu maior medo de comprar por aq é isso...
entao qnd vou ver uma olho td (desde encaixes, parte de baixo do painel, cabos, motor,possíveis vazamentinhos e etc etc etc...) entro em baixo da beiçuda e me arrasto da frente ate a traseira procurando algo visível, ando com ela tao concentrado q n passa nem um chiadim... kkk
Mas semana q vem vou em Anápolis p buscar algumas coisas e la conheço bem varios mecânicos! quem sabe eu acho a minha beiçuda la!
mas ta complicado, ja ate pensei se da p comprar msm agora ou melhor nao! :|

Carlos Sartori
29/04/2015, 11:18
Aproveitando o fio da meada, uma pergunta de um leigo!
em uma efemil 82 ate 89 da p colocar ou adaptar um ar condicionado?
pq n vi nenhuma p vender com ar condicionado e n sei se o motor tem essa possibilidade! =X

ricarvalhal
29/04/2015, 13:17
Sim, somente instalando kit universais, a única coisa original de que pra instalar é o suporte e compressor do A/C pois as F1000 de 93 em diante com MWM 229 já sairam com A/C de fábrica.

Estou instalando, tem algumas fotos: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/141065-f1000-1987-em-taubate-25.html

Abraco

Aproveitando o fio da meada, uma pergunta de um leigo!
em uma efemil 82 ate 89 da p colocar ou adaptar um ar condicionado?
pq n vi nenhuma p vender com ar condicionado e n sei se o motor tem essa possibilidade! =X

duardobruno
29/04/2015, 13:25
Pelo que vejo o grande problema de comprar um hsd é q ele é um motor p quem tem cuidado como eu, mas vai saber
se o ultimo dono tem o mesmo cuidado com a viatura como nos temos...

Tocou no ponto importante. O problema de comprar carro a diesel é saber o histórico do carro. O Waldir aí, rodou horrores pra comprar a dele e achou uma com excelente histórico de manutenção. A minha, apesar de não ter muito histórico, sabia que tinha rodado pouco e o dono anterior, dentro da medida do possível, fez manutenções. Hoje em dia, tenho medo de me desfazer do Caveirão pq agora ele tá chegando em um grau de confiabilidade muito bom. Esses dias tava namorando uma Pajero 2002, 2.8 TDI, automática, 4x4, 3 telas de DVD de 7", tudo em couro, aparentemente bem tratada... entretantoooo..... já fiquei com medo. Dá aquele gelo de comprar o carro e 6 meses depois tá lá, fazendo motor ou caixa, ou qualquer outra coisa que nessas pickups mais modernas ficam na casa de milhares de reais. No caveira, eu já sei que suspensão, motor, caixa, 4x4, bateria, alternador, e outras coisas, só quebrarão mesmo por azar, e não por falta de manutenção.

micheltakashima
29/04/2015, 15:01
Sim, somente instalando kit universais, a única coisa original de que pra instalar é o suporte e compressor do A/C pois as F1000 de 93 em diante com MWM 229 já sairam com A/C de fábrica.

Estou instalando, tem algumas fotos: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/141065-f1000-1987-em-taubate-25.html

Abraco

Ricarvalhal onde conseguiu seu suporte também estou precisando!

Carlos Sartori
29/04/2015, 17:04
Entao duardobruno, to na prcura...
usando peneira fina kkkk
Sei q alguma coisa sempre tem q fazer, e q a mascara sempre cai depois de uns 2 a 3 meses de uso!
foi assim com minha s10, com 3 meses descobri q foram em um desmanche e pegaram uma peça de cada
marca e montaram a embreagem dela! é claro q n casou as peças e deu merda...
arranquei td e coloquei peças genuínas Gm!

Carlos Sartori
29/04/2015, 17:06

Abraco

vlws pela dica! vou procurar aq na minha cidade se alguem sabe como fazer!

Guto F-1000
29/04/2015, 22:47
Carlos se vc tem carro reserva mesmo que seja um Uno vai em frente, se vender a sua melhor ainda fica com $$ na mão. Dá uma sondada na Região, de repente aparece uma boa, eu procuraria uma 93 a 95 Turbo de fábrica, 4x2 se não precisa do 4x4 e já vem cambio clarck grande. Meu Véio teve uma 95 Super série turbo completa , Top de linha, achava ela mais andadeira que minha X-10 e econômica, segundo o véio foi a melhor pick up que já teve.
Em Uberlândia não é Longe daí tem umas, inclusive umas X-10 com carroceria de madeira:
http://www.autoscar.com.br

Agora seria top se vc encontrasse uma igual a que tive, quando deixei ela top vendi , na época era necessário, hoje não venderia mais:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/117645-vendo-f1000-98-4x4.html

Carlos Sartori
29/04/2015, 23:46
Carlos se vc tem carro reserva mesmo que seja um Uno vai em frente, se vender a sua melhor ainda fica com $$ na mão. Dá uma sondada na Região, de repente aparece uma boa, eu procuraria uma 93 a 95 Turbo de fábrica, 4x2 se não precisa do 4x4 e já vem cambio clarck grande. Meu Véio teve uma 95 Super série turbo completa , Top de linha, achava ela mais andadeira que minha X-10 e econômica, segundo o véio foi a melhor pick up que já teve.
Em Uberlândia não é Longe daí tem umas, inclusive umas X-10 com carroceria de madeira:
http://www.autoscar.com.br

Agora seria top se vc encontrasse uma igual a que tive, quando deixei ela top vendi , na época era necessário, hoje não venderia mais:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/117645-vendo-f1000-98-4x4.html

Era linda msm em?
Entao tem o unim da clinica, to dependendo mt da venda da minha pq so hj foi 13mil reais so em material p clinica...:confused:
O william me ofereceu a dele, ta um brinco mas o preço ficou um pouco salgado p mim agora!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/81058-vale-pena-turbinar-uma-f-1000-aspirada-7.html

O mais logico seria eu vender e ficar sem nenhuma, mas o problema é q vcs n tem ideia o qnt custou p eu conseguir comprar a minha primeira, e o qnt a venda dela ta me custando! Sempre quis ter uma efemil e não vai dar p abrir mão agora nao... :discordo:

To na procura, peneira fina ate achar a certa! :karate:

Guto F-1000
30/04/2015, 00:00
Era linda msm em?
Entao tem o unim da clinica, to dependendo mt da venda da minha pq so hj foi 13mil reais so em material p clinica...:confused:
O william me ofereceu a dele, ta um brinco mas o preço ficou um pouco salgado p mim agora!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/81058-vale-pena-turbinar-uma-f-1000-aspirada-7.html

O mais logico seria eu vender e ficar sem nenhuma, mas o problema é q vcs n tem ideia o qnt custou p eu conseguir comprar a minha primeira, e o qnt a venda dela ta me custando! Sempre quis ter uma efemil e não vai dar p abrir mão agora nao... :discordo:

To na procura, peneira fina ate achar a certa! :karate:

Carlos e a Silverado vc não curte? Os preços delas estão bem em conta e é muito mais fácil pra achar uma inteira do que a F1000, e pra vc que for usar na cidade e em rodovia é uma beleza, tem que ser a MWM 4.2 Sprint 6cil. de 99 a 2001, quase todas tem ar e vidro, andam pra kct, e por incrível que pareça bebem pouco, meu Véio teve uma 99 e fazia 9 a 10 na Rodovia e colava 180 brincando. As F1000 são mais macias e pra andar em 3 é melhor, mas o preço de uma Silver boa hoje gira em torno de 35mil, se encontra umas Silver D20 Rodeio das últimas tops por aí, a manutenção não é cara, lógico não é barata igual uma F1000 MWM, mas é facil de mexer. Meu Véio vendeu a dele por 30mil, tava bem surrada pois ele usava no sítio, mas boa de mecânica.

Carlos Sartori
30/04/2015, 09:22
Então, o problema é o quanto posso gastar agora!
Estourando queria gastar 30 mil... mas ja pensando numa manutençao de compra (oléo e correias)
pretendo deixar um brinco como tds meus carros, mas devagar pq agora estou investindo forte na minha empresa...

Coophamat
30/04/2015, 17:07
http://www.shopcar.com.br/mobile/veiculo_view.php?id=571385

Olha essa ae, eu a vi pessoalmente e esta bem alinhada.

Carlos Sartori
30/04/2015, 19:23
Essa ta linda, e com um preço mt bom!
Tem a carroceria de madeira, mas uma carroceria original pintada deve ficar em torno de uns 2 mil reais...
O duro é a distancia, mas vou dar uma ligada la sim...
vlws

Uma Dica p um iniciante em diesel...
em carros a gasolina sempre procuro: vazamentos, modificações, marca das peças, alinhamento, olho os encaixes p ver se foi batido, a tinta p ve qualidade da pintura, interior, ando em baixa e alta rotação p sentir o motor, marcha e etc... q detalhe a mais tenho q me atentar no diesel?

Vinicius Kayser
25/02/2021, 10:08
Bom dia pessoal
tudo bom
estou com uma dúvida
a galera que anda na terra, puxa carga, e precisa de torque, elogia muito o motor MWM 229, e isso se deve ao fato de que o torque dele vem numa faixa menor de rpm, ou seja, com o motor em menor RPM
já no Maxion, a faixa de torque esta numa RPM mais alta, quase junto com a cheia da turbina
tendo isso em mente, qual vocês acham que seria melhor para fazer longas viagens, coisa de 7.000Km, 8.000Km?
temos pra analisar, os motores:
MWM 229
MWM X10
Maxion
qual seria mais indicado?

RicardoFLN
25/02/2021, 11:14
Bom dia pessoal
tudo bom
estou com uma dúvida
a galera que anda na terra, puxa carga, e precisa de torque, elogia muito o motor MWM 229, e isso se deve ao fato de que o torque dele vem numa faixa menor de rpm, ou seja, com o motor em menor RPM
já no Maxion, a faixa de torque esta numa RPM mais alta, quase junto com a cheia da turbina
tendo isso em mente, qual vocês acham que seria melhor para fazer longas viagens, coisa de 7.000Km, 8.000Km?
temos pra analisar, os motores:
MWM 229
MWM X10
Maxion
qual seria mais indicado?

Não sei se é uma comparação justa...rsrs
Parecem ser classes diferentes de motores.
Bom, de qualquer forma nem posso opinar pois só conheço o Maxion 2.5. A única coisa que posso expor é que, um Maxion 2.5 com uma turbina de geometria variável do International 2.8 (que trocando em miúdos é um Maxion com maior cilindrada) fica com uma curva de torque absurdamente melhor, entra bem mais cedo! Passando pra 2.8.....melhor ainda!
Um MWM Sprint com TGV, esse sim seria a cereja do bolo.....mas não é o que eu tenho!!:D

Sds.

ricarvalhal
25/02/2021, 14:37
depende do conjunto e de qual velocidade pretende andar/correr.

opala66joao@hotmail.com
17/05/2021, 21:40
Tive MWM 229 TDi (Eu que coloquei o intercooler da F-250) e tive MWM SPRINT 6cil... Posso dizer que me arrependi de desfazer da F-1000 para pegar a F-250. Agora depois de 10 anos volto ao diesel, a escolhida foi F-1000 XLT 97 com o HSD 2.5 , rodei 291km com ela, sem problemas, reta e falso plano 140 no pé fácil, porém na subida da serra precisei por 4 marcha e uma terceira dependendo o veiculo a ser ultrapassado, mas no geral satisfeito! Estou com ela (F-1000) passando por uma revisão criteriosa, ajustando tudo para ser meu atual veiculo do dia-a-dia, porém me interesso sobre esse papo de turbo-variável, já que estou com a mão na massa, quem sabe não começa os up-grades!

SAKURABIAT
31/05/2021, 10:01
Tive MWM 229 TDi (Eu que coloquei o intercooler da F-250) e tive MWM SPRINT 6cil... Posso dizer que me arrependi de desfazer da F-1000 para pegar a F-250. Agora depois de 10 anos volto ao diesel, a escolhida foi F-1000 XLT 97 com o HSD 2.5 , rodei 291km com ela, sem problemas, reta e falso plano 140 no pé fácil, porém na subida da serra precisei por 4 marcha e uma terceira dependendo o veiculo a ser ultrapassado, mas no geral satisfeito! Estou com ela (F-1000) passando por uma revisão criteriosa, ajustando tudo para ser meu atual veiculo do dia-a-dia, porém me interesso sobre esse papo de turbo-variável, já que estou com a mão na massa, quem sabe não começa os up-grades!

Pessoal, tenho uma F1000 ano 1990, turbinada por fora, câmbio da F250, diferencial da amarok com relação 3.7. Estou precisando de ajuda em como fazer ela chegar nos 3000 RPM de quinta marcha, ela limita a bomba aos 3.200 RPM.
Ela consegue limitar de 1,2,3,4 mas só chega aos 3000 RPM na quinta marcha na descida e não consegue limitar a bomba.

Alguém tem alguma dica?

lfschmitz
14/06/2021, 17:52
Pessoal, tenho uma F1000 ano 1990, turbinada por fora, câmbio da F250, diferencial da amarok com relação 3.7. Estou precisando de ajuda em como fazer ela chegar nos 3000 RPM de quinta marcha, ela limita a bomba aos 3.200 RPM.
Ela consegue limitar de 1,2,3,4 mas só chega aos 3000 RPM na quinta marcha na descida e não consegue limitar a bomba.

Alguém tem alguma dica?

Depende de uma série de fatores. Mesmo que a bomba esteja ajustada para 3200 rpm, provavelmente o pico do débito (e da potência) está antes dessa faixa de rotação. Sendo assim, a velocidade máxima não será atingida no ponto de corte de giro.
Outro fator é qual turbina estás usando: se for uma carcaça quente pequena, ela dá boa pegada em baixa mas estrangula em alta.
É possível que o conjunto que estás usando esteja acertado para pico de potência em 2700-2800rpm e acima disso já comece a cair.

Não significa que haja algo errado. Para analisar melhor, precisaria de mais informações. Mas uma coisa é razoável deduzir: com diferencial 3.7:1 e, suponho, usando pneus 245/70R16 (ou algo semelhante, em torno de 75cm de diâmetro), a 3000rpm estás a cerca de 140km/h. Com a aerodinâmica da F1000, velocidades mais altas pedem muita potência.

A resistência aerodinâmica aumenta ao cubo da velocidade (ou seja, para aumentar 2x a velocidade, a resistência aumenta 2³ - OITO VEZES). Na prática: se a máxima do teu carro é de 140km/h e naquela velocidade e rotação o motor está debitando 140cv, para chegar a 150km/h (1,072 vezes - 7,2% - mais rápido que 140km/h) a potência necessária aumenta 1,072³ = 1,15 ou 15% (140 + 15% = mais de 160cv).

Seriam necessários, nesse exemplo hipotético, mais de 20cv para esse pequeno ganho de 10km/h.

Agora, lembre que a partir do pico de potência, a curva segue diminuindo. Um motor diesel que entrega potência máxima de 150cv a 2800rpm talvez ofereça apenas 130cv a 3200rpm, ou até menos.