PDA

Ver Versão Completa : estalo na barra de torção



dag
04/02/2006, 19:35
Olá

Tenho uma S10 cabine dupla, 2001.
Quando subo rampa irregular ( tipo sargeta) sempre ouço um estalo muito forte na barra de torçao. A suspensão está OK.
Será que é mesmo na barra ou deficência na bandeja. É grave? é necessario alguma reparo?

Grato pela atenção
Daniel

Edintruder
05/02/2006, 16:21
Na verdade esse estalo é falta de lubrificação nos sextavados de fixação. Coloca um desingripante e depois coloca um óleo por cima da barra de forma que escorra para dentro dos sextavados que esses estalos param. A minha sempre fica assim um dia depois de pegar água.

Vagner Luis Geraldi
08/02/2006, 21:35
Aí Edin,

Estou com o mesmo estalo nas barras comentado pelo Daniel.Mandei um WD e depois um óleo fino porém ...nada mudou :pensativo: O que pode ser se não for só lubrificação?

Valeu!

VAGNER
Ranger 99 TD/CD BF 31`

Edintruder
10/02/2006, 20:17
Pivôs com folgas. Mas eles costumam bater nos buracos juntamente com os estalos. Pra ver se tem folga, levanta a roda e força ela com as mãos para verificar alguma folga. Qualquer folga é perceptível dessa forma.

Vagner Luis Geraldi
10/02/2006, 20:55
Aí Pessoal !

Fim dos estalos :D
Troquei, tem dois meses, balanças superiores e pivôs inferiores (TRW).Rolou também os batentes da 2005 e quatro BF 31`.No mais,tudo ok.Nessa mexida demos uma levantada de leve na frente ajustando as barras porém, um lado ficou quase 2 centimetros mais baixo :shock: Hoje ajustei essa diferença e nada mais estala!!!


Valeu!

Vagner L. Geraldi
Ranger 99 4X4 CD/TD

Roberto Apolinário
07/03/2006, 08:15
Na minha opinião foi um erro de projeto da GM, pois trabalho com uma BLAZER e ela também dá esse mesmo estalo, com a barra de torção virada e descendo uma guia por exemplo, e é um barulho muito feio, parece que vai quebrar no meio a nave, já conversei com diversos proprietários da BLAZER e todos dizer que faz esse barulho também, e em muitos mecânicos, informaram que só trocando a suspensão toda, é um barulho tão extridente que lembra até uma araponga gritando

Daniel Castanho
09/03/2006, 13:35
A minha L200 faz um barulho igual ao descrito pelos colegas sempre que pego barro.
Sempre soluciono jogando bastante água na suspenção dianteira e engraxando um pino que dá batente à parte móvel da suspensão com a parte fixa da bandeja (chamo de parte móvel a estrutura que vira junto com a roda - não sei os nomes técnicos).
Este pino quando sujo faz um barulho muito forte quando encosta no batente e ao mesmo tempo a suspenção trabalha para cima e para baixo- tipo um estalo - parece algo quebrando. Isso acontece muito ao sair da garagem, descendo a guia com a roda esterçada para um lado ou para o outro.
Espero ter ajudado.
()s
Daniel

Walter L. L. Casitta
09/03/2006, 14:13
Suspensão independente tem disso. Sempre tem alguma articulação pedindo pra ser trocada e ainda mais entre um total de 11 esféricas.
Alem das articulações esféricas existem outras 8 elásticas.
Não sei porque as da S10 não dura 30% do que duram as da Ranger e outras picapes

Se todas essas articulações forem trocadas ao mesmo tempo o problema acaba. :dance:

A Ranger e a Nova Hilux tem a vantagem de três 3 a menos, por utilizar caixa de direção com pinhão e cremalheira.:concordo: