Conectar

Ver Versão Completa : Quais as diferenças de versão da Sport 2009 para a 2010??

Edimar_Oliveira
24/04/2015, 21:15
Prezados, quais as outras diferenças entre o modelo 2009 e o 2010, automática, além da frente diferente e dos 7 cv a mais no motor da 2010? O câmbio também mudou?

Abraços,

viniciusl
24/04/2015, 21:59
As rodas sao diferentes, e na 2010 o aro eh 17. Por dentro, muda o volante, acho que o som, e o ar condicionado (que embora continue nao gelando em dias muito quentes, virou digital no modelo 2010. O cambio eu creio que nao mudou, e se tiver mudado, nao eh possivel que o da 2009 seja pior.

O conselho que dou para o amigo eh encarar uma V6, ou entao pensar na diesel manual. O casamento motor diesel e cambio automatico da Pajero Sport deixa muito a desejar.

abs

Junior84
25/04/2015, 01:18
Será que o consumo e desempenho na manual é bem melhor??? Já dirigi L200 OUT automática e não curti muito.

DanWBR
25/04/2015, 11:32
A minha é 2008/2009 e o controle do ar condicionado já é digital.

Edimar_Oliveira
25/04/2015, 21:57
Pelo que tenho lido, parece quase unanimidade que o 2.5 não conversa tão bem com o câmbio automático, que a V6, mas também percebo que tem muita gente que não faz a manutenção adequada na viatura e depois começa a falar mal. Enfim, é muito raro ver uma Sport manual. Das duas uma: ou quem tem não vende por que é bom, ou não vende por que não consegue. Pelo mercado a manual é até mais desvalorizada e até onde já me informei, o seguro inclusive é mais caro a da manual.

Sim, o ar digital não foi introduzido no modelo 2010, no 2008 é muito comum achar. Parece que as alterações, além do aumento da potência, foram apenas cosméticas mesmo.

Abraços,

DanWBR
27/04/2015, 22:27
A minha é câmbio manual, na época que procurei no OLX quase não achava, só tem automática pra vender! Mas o motivo de querer uma manual foi mais pessoal mesmo, não sabia desses problemas com o outro tipo.

Walter da Camper
27/04/2015, 23:07
A fama de lerdo do motor 2.5 é culpa do câmbio automático, que deixa as respostas lentas na cidade e aumenta o consumo.
Na estrada o comportamento é bem melhor. Viajo a 120/140 com conforto e consumo razoável (10 Km/l se não passar de 120). E se quiser uma tocada mais esperta numa subida de serra, basta alternar o uso do "overdrive off" fazendo reduzir para terceira nos momentos certos e mantendo a rotação próxima de 3000 rpm.

Edimar_Oliveira
28/04/2015, 08:41
Walter, meu objetivo é principalmente para viagens mesmo, portanto, a "lerdeza" não me preocupa tanto. Me fala mais do "overdrive". Como funciona? Tenho boa experiência em direção, mas nunca tive veículo automático. Até onde sei o automático da Sport é bem simples, e sei que rapidinho a gente aprende, mas como devo pegar a minha em outra cidade e já sair viajando, quero conhecer um mínimo para não dar mancadas.

Abraços,

Walter da Camper
28/04/2015, 12:06
O câmbio automático da Sport é dos mais simples, sem aquelas sofisticações eletrônicas dos sistemas mais modernos.
A desvantagem, como já foi dito, é ter um comportamento mais lerdo e às vezes indeciso nas trocas (como na TR4 AT).
A vantagem é a robustez, desde que observada a Km de troca do óleo.
O Overdrive-off é um pequeno botão na manopla da alavanca que quando acionado impede o engate da 4ª marcha, limitando as trocas até a 3ª. Se estivar em 4ª ele faz reduzir imediatamente para 3ª.
Numa subida de serra, a posição do acelerador tende a manter o câmbio em 3ª, com boa rotação e torque disponível, mas se por algum motivo (curva, carro atrapalhando) tiver que aliviar o pé, o câmbio muda para 4ª, fazendo cair a rotação e o torque. Nessa hora vc tem que afundar o pé para fazer ele reduzir para 3ª, que é a marcha ideal para a subida. Esse comportamento do câmbio gera trocas desnecessárias de marcha, que além de irritantes, causam perda de torque (carro lerdo) e aumento no consumo.
Para evitar isso, basta manter o botão OD-off acionado e subir tranquilamente em 3º, independente da posição do pedal.
Acho que ele já é feito na forma de botão para facilitar as trocas manuais sem ter que mudar a posição da alavanca (D).
Quando viajei para o Atacama, teve trechos de subida muito íngreme, com curvas apertadas e sem asfalto. Nessa situação eu achei melhor dirigir como se fosse um câmbio manual, mudando de 1ª para 2ª na alavanca, poupando a transmissão e controlando a rotação para evitar o aquecimento do motor.

Edimar_Oliveira
29/04/2015, 14:11
Walter, na alavanca há um botão menor, e outro maior, no topo dela. O Overdrive-off é o botão menor? Eu não estou com a Sport, vi apenas quando fui fechar a compra. Bem, se entendi correto, como minha cidade tem muito morro, a princípio, rodando na cidade eu desativaria o overdrive, correto? E na estrada, em viagem por estradas planas, é o contrário, deixo o overdrive ligado. Imagino que seja algo que, com o tempo e o costume, fica meio "automático" ligar e desligar, certo?

A Sport que comprei é 2009/2010. A sua é 2010, portanto é "igual" à minha. Alguma dica de funcionamento que você possa me passar, tipo alguma função "escondida" que seja útil, mas que não seja muito evidente encontrar no uso diário?

Abraços,

iricardo
03/05/2015, 02:33
Edimar,
como o Walter muito bem descreveu, o recurso do Overdrive-off ė simples e bem útil. Por exemplo quando vc vem numa reta em velocidade e num carro comum vc reduziria a marcha para fazer uma curva, vc pode usar o Overdrive-off para reduzir para terceira marcha e ao sair da curva aciona-lo de novo para liberar a quarta marcha. Como também já dito pelo Walter, numa serra em que o carro troca muito de terceira para quarta marcha devido a variacao do pé no acelerador por conta do transito, vc pode usar o Overdrive-off para manter a terceira marcha, evitando que o carro perca forca com trocas constantes. Mas isso não significa que na sua cidade vc deva deixa-lo desativado o tempo todo. Use de acordo com a necessidade da via e do transito.

Outro ponto interessante e pouca gente comenta, é que o cambio automático quando em Drive (D) arranca sempre de segunda marcha. Em terrenos plano, isso está ok pois o cambio automático foi feito para trabalhar assim. Porém Isso se vc esta arrancando em uma ladeira, coloque logo em primeira marcha - ou Low (L) - para evitar que o carro tente arrancar em segunda e descubra a necessidade de passar a primeira e só então mover-se.

Segue link para uma matéria simples e interessante sobre cämbio automático de um modo geral.
https://m.youtube.com/watch?v=8hie3rWTqIQ

Abracos Ricardo

Edimar_Oliveira
03/05/2015, 11:41
Ricardo, obrigado por acrescentar informações importantes! Vou olhar o vídeo.

Abraços,

Walter da Camper
06/05/2015, 00:11
Edimar, o OD-Off é o botão menor. Basta raciocinar como se fosse câmbio manual. Na cidade, em velocidades inferiores a 60 Km/h não se usa a última marcha, por isso pode deixar ele acionado (aparece uma indicação no painel). Se pegar uma via de transito rápido, libera o botão.
Lembrando que tudo isso é opcional para economizar trocas de marcha desnecessárias. Se deixar sempre em Drive, como a maioria dos motoristas fazem, não haverá problema algum.
A única recomendação extra da minha parte seria a instalação de um termômetro digital adicional para monitorar de forma mais confiável a temperatura do motor. A maioria dos carros atuais tem o termômetro "viciado" em ficar no meio da escala, por opção do fabricante, provavelmente para evitar reclamações de variação de temperatura na garantia.
Enquanto o meu digital varia de 70 a 90ºC, o do painel não se mexe da posição central. Particularmente considero isso um estelionato, mas outros carros se comportam da mesma forma. Tenho um Fox 1.6 que liga e desliga a ventoinha e o ponteiro permanece cravado no meio, mesma coisa na TR4 que tive antes da Sport.

Walter, na alavanca há um botão menor, e outro maior, no topo dela. O Overdrive-off é o botão menor? Eu não estou com a Sport, vi apenas quando fui fechar a compra. Bem, se entendi correto, como minha cidade tem muito morro, a princípio, rodando na cidade eu desativaria o overdrive, correto? E na estrada, em viagem por estradas planas, é o contrário, deixo o overdrive ligado. Imagino que seja algo que, com o tempo e o costume, fica meio "automático" ligar e desligar, certo?

A Sport que comprei é 2009/2010. A sua é 2010, portanto é "igual" à minha. Alguma dica de funcionamento que você possa me passar, tipo alguma função "escondida" que seja útil, mas que não seja muito evidente encontrar no uso diário?

Abraços,

Edimar_Oliveira
06/05/2015, 09:48
Walter, que tipo de termômetro digital você está usando? Tem alguma foto, descrição?

Abraços,

Jonga
06/05/2015, 15:00
Acabei de voltar de uma expedição com a minha, 1.700 km de estradas e praias, sem nenhum problema. Viajei na estrada com mais duas TR4, um Troller, duas Triton e uma Tracker e mantivemos 120 - 130km/h sossegado sem forçar o carro. E eu ainda estava com 5 pessoas dentro. Se souber usar o câmbio AT dela, não tem grandes problemas...

Walter da Camper
06/05/2015, 17:10
Estou usando um Racetronix que originalmente era termômetro de óleo e fiz uma gambiarra para adaptar o sensor na superfície externa do cabeçote.

A loja www.tropa4x4.com.br estava desenvolvendo um modelo já pronto sem necessidade de adaptação. Tente entrar em contato com eles.

Vale à pena dar uma pesquisada nos foruns de Toyota e Land Rover onde esse assunto do termômetro foi bastante debatido, inclusive com fotos de adaptações.

Walter, que tipo de termômetro digital você está usando? Tem alguma foto, descrição?

Abraços,

XRumerTest
25/01/2016, 10:23
Hello. And Bye.

Edimar_Oliveira
25/01/2016, 14:12
Walter, excelente aquisição o termômetro!

Funciona perfeitamente e é um grande auxiliar para acompanhar o desempenho da viatura.

Na verdade até me surpreendeu saber que ela trabalha na faixa entre 72ºC e 86ºC.

Apenas uma única vez chegou a 96, subida de serra. Mas foi só aliviar o pé que a temperatura caiu quase 10 graus em poucos minutos.

Fiquei impressionado por trabalhar tão "frio" ... Muito bom!!

Walter da Camper
26/01/2016, 08:12
Edimar, você fixou ou sensor no mesmo local do original (prox. à válvula termostática)?
Esses numeros que relatou são típicos de temperatura de água. Quanto se instala diretamente no cabeçote as temperaturas variam entre 95 e 110 graus (tanto na minha antiga Pajero quanto no Troller).

Walter, excelente aquisição o termômetro!

Funciona perfeitamente e é um grande auxiliar para acompanhar o desempenho da viatura.

Na verdade até me surpreendeu saber que ela trabalha na faixa entre 72ºC e 86ºC.

Apenas uma única vez chegou a 96, subida de serra. Mas foi só aliviar o pé que a temperatura caiu quase 10 graus em poucos minutos.

Fiquei impressionado por trabalhar tão "frio" ... Muito bom!!

Edimar_Oliveira
26/01/2016, 08:56
Vou verificar com o mecânico, Walter. É um profissional experiente, mas nunca havia instalado um desses. Como ele relatou que usou só o ímã (e ficou surpreso com a força dele) , não precisou furar nada, nem fixar com parafusos , não sei se colocou no lugar mais adequado.

Valeu a dica!