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Ver Versão Completa : SW4 3.0 98 - Óleo no Radiador.



Roberto_pescador
24/04/2015, 11:03
Bom dia!!

Ontem fui trocar o óleo da minha SW4 3.0 98, e, para minha surpresa, o mecânico identificou óleo misturado com a água do radiador. O reservatório de água estava preto. Quando foi esgotar o óleo para efetuar a troca, constatou que a água não misturou com o óleo no motor, achei muito estranho.
Bem, ele desconfia do seguinte:
1 - existe uma peça (pior que esqueci o nome) que fica por trás do bico injetor, onde a pressão do óleo é mais forte que a pressão da água, logo, se a junta dessa peça queimar o óleo será empurrado para o radiador;
2 - o motivo de não ter misturado água no óleo do motor é porque no cabeçote a pressão da água é mais forte, então, se a junta estivesse queimada a água estaria misturada com o óleo do motor, o que não ocorreu, então deduz que a junta do cabeçote não está queimada;
3 - segunda-feira ele irá desmontar essa tal peça (assim que eu descobrir o nome posto aqui) e trocar a junta, bem como fazer os testes de pressão nela. Também disse que vai mandar o radiador para varetar, acho que mais por precaução mesmo;

Alguém já passou por isso? Podem me ajudar a não ficar na mão do mecânico? Por que pergunto isso, ele me cobrou 1.500,00 de mão-de-obra, ta certo que é especializado em Toyota e tem boas referências, mas achei bem caro, apesar de ele ter garantido que se não for isso irá procurar o problema sem me cobrar mais nada, e, ainda disse que não descarta a possibilidade de o cabeçote estar com problemas.
Preciso da ajuda dos amigos, se possível antes de segunda para eu chegar com alguma idéia e questioná-lo mostrando que não sou tão leigo e evitar gastar atoa.
Desde já, agradeço pela força.
Grande abraço!!
Roberto

Roberto_pescador
27/04/2015, 10:55
Bom dia!!
Esse final de semana por curiosidade resolvi dar uma olhada no radiador, pois bem, tenho quase 100% de certeza que não é óleo, que o mecânico está equivocado, tenho pra mim que se trata de aditivo velho ou o ex dono (comprei a 3 semanas) colocou o aditivo para lavar o sistema e não esgotou criando uma borra preta parecida com óleo, mas ao esfregar essa borra na mão percebi que ela desmancha não deixando vestígio, ou seja, não é óleo.
Por conta disso, pergunto a quem possa me ajudar:
1 - Preciso esgotar esse aditivo do radiador para colocar um novo, pretendo fazer em casa mesmo, como fazer?
2 - Ao esgotar toda água do radiador gera ar no sistema? Como faço para tirar esse ar?
3 - Qual o aditivo recomendado? Coloco o aditivo em todo radiador ou só no reservatório do radiador?

Desde já, agradeço pela ajuda dos mais experientes.
Att,
Roberto

Jsantos
27/04/2015, 11:11
Bom dia!! Esse final de semana por curiosidade resolvi dar uma olhada no radiador, pois bem, tenho quase 100% de certeza que não é óleo, que o mecânico está equivocado, tenho pra mim que se trata de aditivo velho ou o ex dono (comprei a 3 semanas) colocou o aditivo para lavar o sistema e não esgotou criando uma borra preta parecida com óleo, mas ao esfregar essa borra na mão percebi que ela desmancha não deixando vestígio, ou seja, não é óleo. Por conta disso, pergunto a quem possa me ajudar: 1 - Preciso esgotar esse aditivo do radiador para colocar um novo, pretendo fazer em casa mesmo, como fazer? 2 - Ao esgotar toda água do radiador gera ar no sistema? Como faço para tirar esse ar? 3 - Qual o aditivo recomendado? Coloco o aditivo em todo radiador ou só no reservatório do radiador? Desde já, agradeço pela ajuda dos mais experientes. Att, Roberto 1- solte a mangueira inferior do radiador e deixe escorrer, no bloco tem um dreno entre a bomba injetora e o motor de partida abra e deixe escorrer também. 2-vai ter que ir colocando água aos poucos e massagear as mangueiras, rodar um pouco depois conferir o nível no radiador. 3-Uso o Cool gard II da John deere 50/50, a mistura já vem pronta só colocar no radiador, no total usa 10 litros, no reservatório coloque só um pouco para ficar no nível.

Roberto_pescador
27/04/2015, 14:33
1- solte a mangueira inferior do radiador e deixe escorrer, no bloco tem um dreno entre a bomba injetora e o motor de partida abra e deixe escorrer também. 2-vai ter que ir colocando água aos poucos e massagear as mangueiras, rodar um pouco depois conferir o nível no radiador. 3-Uso o Cool gard II da John deere 50/50, a mistura já vem pronta só colocar no radiador, no total usa 10 litros, no reservatório coloque só um pouco para ficar no nível.

Valeu pela explicação Jsantos, mas deixa eu pergunta uma coisa, já vi relatos que a 98 são só 7 litros, isso procede?
Eu tenho que deixar o dreno aberto enquanto coloco água para sair o ar?
Valeu
Att,
Roberto

Jsantos
27/04/2015, 16:31
Valeu pela explicação Jsantos, mas deixa eu pergunta uma coisa, já vi relatos que a 98 são só 7 litros, isso procede? Eu tenho que deixar o dreno aberto enquanto coloco água para sair o ar? Valeu Att, Roberto Originais eram 7 litros porém tinham problema de aquecimento daí mudavam o radiador aumentando a capacidade para 10 litros Acabou de sair a água fecha o dreno (tem um caninho ao lado do parafuso), e completa a água.

Roberto_pescador
27/04/2015, 16:52
Originais eram 7 litros porém tinham problema de aquecimento daí mudavam o radiador aumentando a capacidade para 10 litros Acabou de sair a água fecha o dreno (tem um caninho ao lado do parafuso), e completa a água.

Blz, não sei se a minha já foi trocado o Radiador, mas vou fazer o serviço na sexta próxima e posto aqui o resultado.
Mais uma vez, valeu pelo ensinamento.
Abraço!!

Glaicon
28/04/2015, 07:03
Valeu pela explicação Jsantos, mas deixa eu pergunta uma coisa, já vi relatos que a 98 são só 7 litros, isso procede?
Eu tenho que deixar o dreno aberto enquanto coloco água para sair o ar?
Valeu
Att,
Roberto
A capacidade total do sistema de refrigeração da SW 98 é de 10 litros, incluindo radiador, mangueiras e dutos do motor.
Está no manual.:concordo:

Roberto_pescador
28/04/2015, 09:00
A capacidade total do sistema de refrigeração da SW 98 é de 10 litros, incluindo radiador, mangueiras e dutos do motor.
Está no manual.:concordo:

Blz Glaicon, vou providenciar o aditivo hoje e na sexta faço o serviço e posto o resultado, espero que dê tudo certo.
Abraços!!

Roberto_pescador
29/04/2015, 10:50
Bom dia amigos!!
ontem fui comprar o aditivo, por curiosidade passei em outra oficina para verificar se de fato o problema era decorrente de aditivo velho, mas infelizmente essa outra oficina diagnosticou óleo mesmo no radiador. Segundo as duas oficinas que visitei, o problema é decorrente do intercambiador de óleo, peça onde o filtro de óleo é acoplado, pode ser a junta ou o radiador que fica dentro dessa peça, deixei lá hoje, depois posto o resultado da manutenção.
Abraços!!
Roberto

Roberto_pescador
05/05/2015, 16:09
Boa tarde!!
Só para deixar registrado e encerrar o tópico.
Foi feita a manutenção no intercambiador de óleo. Quando abriram verificaram que o radiador de óleo que fica dentro do intercambiador estava furado e era muito arriscado recuperá-lo com solda. Na concessionária o novo custa 2.600,00, um absurdo, mas para minha sorte encontrei um original usado mas em perfeito estado por 400,00. Foi feita a troca e a limpeza do radiador. Daqui 15 dias voltarei para novamente esgotar a água do radiador e recolocar aditivo.
No mais, agradeço a ajuda dos amigos.
Abraços!!
Roberto