PDA

Ver Versão Completa : Substituição do Câmbio 4M sincro por o 5M (só o cambio)

jsuttili
24/04/2015, 10:56
Bom Dia Ilustres toyoteiros.

Estou em processo de substituição do câmbio 4 marchas sincronizados por um de 5 marchas que o amigo Glauco arrumou.

Porém tenho algumas dúvidas e gostaria de receber sugestões dos senhores.

Vamos lá.. primeiro a Configuração atual do meu Jipe..

Jipe Curto (aço) 1986
Motor OM 364 (ano 1993) Turbo Interculado
Câmbio 4 marchas Sincronizado com tomada de força biselli
Pneus 35" com SPOA

O UP Grade será a troca do cambio para o de 5 Marchas - MAS SÓ O CAMBIO, a Montanha/Tração vou utilizar a mesma.

Segue minhas dúvidas...

1º- Já sei que vou ter q trocar o Disco de embreagem ou o eixo piloto (como comprei um kit novo de embreagem, vou trocar somente a estria do disco).. alguém já fez isso???

2º- A reduzida do câmbio 4M serve certinho no Cambio 5M??? Ou terei q fazer modificações (Quais)?

3º- A travessa do câmbio (do chassis) continua a mesma ou terei modifica-la?

4º- O Coxin do cambio é o mesmo ou terei que troca-lo?

5º- Terei que encurtar ou alongar algum cardan?

6º- Terei que mexer na tampão original?? nos furos das alavancas? li em algum lugar q a caixa fica mais pra trás.

Deve ter mais dúvidas.. mas por enquanto é isso.. hehehe

Serei grato pelas informações dos senhores.... Vou postar o mesmo texto no grupo do facebook.

Obrigado.. :?

Denise Ávila
24/04/2015, 11:39
Olá Juliano!
Segue abaixo link do tópico aqui do Fórum que trata sobre isto.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/65653-cambio-5-marchas-duvidas-instalacao.html?highlight=cambio

Segue abaixo o link do manual de reparação do câmbio 5 marchas usados em Toyota. Este manual trata de outros modelos também, só não sei dizer qual é o da Band. Creio que lá terá informações importantes. Ele está em inglês (se necessário um tradutor on line resolve). Quem sabe algum colega o tenha em português e posta aqui.
De resto já já chegam os mais entendidos pra trocar figurinha.

https://drive.google.com/file/d/0ByowCQJyC-KzaGhVaVVKdHAzMG8/view?usp=sharing

Espero ter ajudado.
Bjcão

jsuttili
24/04/2015, 11:56
Obrigado Denise.... Não tinha achado esse post ai.. resolveu meu problema...

Sergio c
24/04/2015, 12:04
Juliano, a estria desse câmbio 5m é fina ou grossa? Se for estria grossa pode usar o disco do motor MB, senão vais ter que usar o disco do 14B, mas tem mais uns detalhes como o rolamento do eixo piloto. Por cima, vai ter que alongar o cardã dianteiro, encurtar o traseiro, cortar a lata da tampa do câmbio e outras coisas menores....