PDA

Ver Versão Completa : Jimny não anda bem em estrada de terra



ranginha
23/04/2015, 07:20
Olá pessoal,

Esse final de semana fui para serra da canastra com o meu jimny e gostei bastante do seu desempenho em trechos offroads pesados, no entanto, fiquei bastante insatisfeito com a performance dele em estrada de terra batida. Vários carros normais e camionetes passaram por mim com velocidade muito superior à minha enquanto o jimny já estava parecendo que ia quebrar inteiro de tanta trepidação e barulho. Em trechos de costela de vaca então nem se fala, além de ficar super instável, o barulho parece que vai quebrar a suspensão ou alguma outra coisa.

Isso é normal no jimny ou estou com algum problema na suspensão ou amortecedores?

Obrigado!

Scarabelli
23/04/2015, 08:46
Olá pessoal,

Esse final de semana fui para serra da canastra com o meu jimny e gostei bastante do seu desempenho em trechos offroads pesados, no entanto, fiquei bastante insatisfeito com a performance dele em estrada de terra batida. Vários carros normais e camionetes passaram por mim com velocidade muito superior à minha enquanto o jimny já estava parecendo que ia quebrar inteiro de tanta trepidação e barulho. Em trechos de costela de vaca então nem se fala, além de ficar super instável, o barulho parece que vai quebrar a suspensão ou alguma outra coisa.

Isso é normal no jimny ou estou com algum problema na suspensão ou amortecedores?

Obrigado!

Seu Jimny deve estar com algum problema nos amortecedores. Essas batidas fortes não são normais. Costumo andar em terra batida, nas retas, a 80 km/h sem problemas. Poderia até colocar velocidades maiores mas a partir daí em qualquer veículo a segurança ficaria comprometida. Em costelas de vaca se não estiver com a tração ligada realmente a traseira costuma sair, mas isso não é exclusividade do Jimny.

503!
23/04/2015, 09:16
Baixe a calibragem.

Andar em terra batida com pneus cheios para asfalto (23psi na frente e 26psi atrás, como manda o manual) vai fazer o carro bater bastante mesmo, especialmente em "costelas de vaca". O jimny tem o interior quase todo em plástico, o que já é cediço que causa barulhos internos... Nas costelas faz barulho de batedeira mesmo, principalmente se o Jimny não for novo, já que as trilhas vão folgando as peças com o tempo...

Use por volta das 18-20 libras e sinta a diferença.

Quanto à instabilidade, em costelas de vaca acontece com qualquer carro. O jimny, por ter eixos rígidos e entre-eixos curto, pula mais que o normal e a saída de traseira é certa. Em certos momentos as costelas entram numa "ressonância" que causam a saída das rodas simultaneamente do ar, por exemplo, o que dá aquela sensação de que o carro não responde ao volante... Nessa situação se usa o 4x4 ou se reduz a velocidade.

ranginha
23/04/2015, 09:20
Obrigado 503! Eu estava usando 22 psi em todos os pneus. Vou abaixar para 18 e ver se ficar muito diferente.

MATOSWR
24/04/2015, 21:30
Jimny pula mesmo. Ainda mais se tiver com os pneus com muita pressão. A maior ventagem dele não é a velocidade nesses trechos. Numa pista de terra, um Subaro, Outland ou até uma suv vai bem mais rápido que ele mesmo. Isso tem relação com suspensão e o eixo rigido do Jimny não ajuda mesmo. agora quando vc pegar uma ladeira com erosão não vai ter pra ninguem!

Barros
24/04/2015, 21:53
...fiquei bastante insatisfeito com a performance dele em estrada de terra batida. Vários carros normais e camionetes passaram por mim com velocidade muito superior à minha enquanto o jimny já estava parecendo que ia quebrar inteiro de tanta trepidação e barulho. Em trechos de costela de vaca então nem se fala, além de ficar super instável, o barulho parece que vai quebrar a suspensão ou alguma outra coisa. Isso é normal no jimny ou estou com algum problema na suspensão ou amortecedores?
Qual é o ano, a versão, a quilometragem e o tipo de pneu do seu Jimny, ranginha? Tenho um 4Sport 2015 com pneus MUD e ele vai muito bem na estrada de terra. O risco de quebra da suspensão do Jimny é mínimo, mas pode ser que os amortecedores do seu carro já estejam vencidos. Quanto aos pneus, você já experimentou rodar com pressão mais baixa, entre 18 e 20 libras? A propósito, também pretendo cruzar a Serra da Canastra; qual o roteiro que você fez por lá?

GabrielJimny
25/04/2015, 02:57
O meu 2012 pula bastante e também parece que vai se desmanchar de tanto barulho quando passo por trechos de costela de vaca ou muitos buracos mas é uma característica de um carro leve, curto, com suspensões longas e que tipicamente costuma fazer barulho mesmo por conta dos plásticos.
Eu costumo desviar dos buracos ou reduzir a velocidade quando não tem como e uso sempre a 4x4 em trechos de terra batida pois dá mais estabilidade ao carro sendo que, se o trecho estiver bom, costumo andar a 70-80km/h.
Como disse o colega acima, baixar um pouco a pressão dos pneus ajuda um pouco.