PDA

Ver Versão Completa : SPOA NA L200



dero
04/02/2006, 12:05
Como procurei em outros tópicos e não achei dados específicos para a L200 vou perguntar:


Na dianteira a elevação é feita somente com adição de calços em poliuretano ou tb se pode fazer a troca das molas por maiores?

Com qual a altura (vão livre sob os diferenciais) fica após o SPOA básico?

O cardã fica com inclinação problemática ou não?

A direção, por conta da inclinação da barra, fica com a dinâmica comprometida?

Alguem tem fotos do SPOA feito e dados técnicos (medidas/peças trocadas/etc) e práticos (dinâmica/uso/impressões) após o SPOA?


valeu

JairoM
04/02/2006, 13:26
dero,

Tem um post aqui sim, é de um cara de Teresopolis que tem o nickname de Weissfuther ou algo bem proximo disso.

Se eu encontrar, posto aqui mesmo...

Ele fez um body lift de 3" na L-200 dele, e ficou muito bom, sem compromentimentos. É claro, custou algumas extensões de alavancas, por exemplo....

JairoM
04/02/2006, 13:31
Achei...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9051&highlight=body+lift+l200

clica no link e acompanhe as mensagens....

dero
04/02/2006, 18:29
JairoM,

Belo tópico, ficou bonita mesmo, agressiva, :twisted: mas eu quero é SPOAR.

Não queria só levantar a carroceria, quero levantar todo conjunto acima dos eixos, ganhar vão livre para superar obstáculos sob o carro.

Tinha visto esse tópico sobre Body Lift, pena q assim só se ganha algo nos ângulos de entrada e saída, mas nada se ganha na hora se superar obstáculos (pedras, troncos, etc) nem na hora de passar por rampa tipo degrau. ____^_____ ou ______^----------


valeu

murilloaquino
07/02/2006, 20:18
uma sugestao.Se tiver $$ faz o body lift e coloca os 33´ q vc ganha na altura livre e ainda nos angulos de entrada e de saida...

dero
08/02/2006, 12:21
murillo,

Esse é justamente o problema do lift, vc só ganha ângulos de entrada e saida, nao ganha vão livre.

Vão livre com troca de pneus de 31´´ p/ 33´´ seria só 1 ou 2cm por um investimento de 4.000.

Por isso a idéia de SPOA, mudar de lugar do eixo trazeiro de cima para baixo do feixe de molas é praticamente mao de obra, mas na dianteira é que estou as cegas qto a colocação de calços nas molas ou troca das molas por maiores (nem sei se pode :pensativo: ).

Mesmo se fosse possível (e necessário) trocar as molas seria um investivmento de menos de 1/4 da troca dos pneu$$$.

Isso sim geraria um ganho de vão livre considerável :twisted:

Tô começando a achar que a maioria só faz por estética (body lift), e não pela técnica (SPOA). hehehe


valeu

Maverickturbo
08/02/2006, 14:15
Como que é a suspensão da frente na l200? O amortecedor é por dentro da mola? Na sportage oq agente faz na frente é colocar uns calços em cima das molas, mas os amortecedores estão dentro da mola. Se na l200 for por fora da mola talvez ele de final de curso e vc precise de um maior.

murilloaquino
08/02/2006, 15:17
O q ocorre é q na l-200 usa-se barras de torçao, o q naum daria pra utilizar com calços...
falando do 31´ para o 33´a diferença sao d 2 polegadas no diametro,
o que se nao me engano deve dar em torno d uns 5 cm de altura livre a+++
abraços... :D

JairoM
08/02/2006, 18:17
É .... spoa na L-200, eu nunca ouvi nem falar.......

Talvez o amigo que fez o body lift por 500 latinhas possa dier alguma coisa, pois ele enfrentou e superou algumas dificuldades...

Spoa, e eixo baixa, ou o resto sobe. É preciso ver o que mais.....

Vou olhar na minha e ver se consigo "ver alguma coisa" ..... :parede: :putz: :pensativo:

Renato Fraga
08/02/2006, 18:46
Olá Dero



Pois bem, eu sei realmente o que você deseja fazer na sua L200. Como você já deve ter percebido, o pessoal por aquí teme um pouco mudanças mais significativas, ignorando até mesmo a eficiência do conjunto, em apelo à estética.

A sua camionete possui um sistema de suspensão dianteira um pouco diferente do que você estava imaginando. Não utiliza molas helicoidais como os sistemas mais conhecidos, e sim barras de torção longitudinais , tal como Ranger, S10, hilux, Dakota, entre outras. Este sistema até permite uma discreta alteração na altura, sem nenhuma modificação, apenas alterando a posição do parafuso de regulagem do batente da barra de torção. Assim Você muda a posição de trabalho das balanças, deixando a frente ligeiramente mais alta. A questão é que Esta nova posição pode comprometer em primeiro lugar o conforto, visto que a suspensão não terá tanto curso para cima, tal como antes, e principalmente, durabilidade e integirdade de componentes como pivôs, terminais de direção, coifas e homocinéticas. Isso tudo corre o risco de ser danificado, colocando inclusive a segurança em risco.

Eu sou proprietário de uma Dakota, e apesar da mesma não ser 4x4 (ainda), eu sempre gostei do estilo de caminhonete Off Road, e inicialmente coloquei nela, um jogo de pneus 33, e simplesmente ergui a suspensão no máximo, da forma como descreví anteriormente. Como "agente não se contenta com nada", resolví apelar pra usar pneus 35. Só que daí seria necessário aumentar significativamente a distância dos pneus para a carroceria. Todas a pessoas com quem conversei me sugeriram o tal do Body lift. Sinceramente, nunca me simpatisei com isso. Comecei a pesquisar e encontrei kits americanos para tal finalidade. Mas o valor era proibitivo. Finalmete, resolví eu mesmo fazê-lo, e deu certo. Coloquei um kit para aumentar em 6 pol a suspensão, e então foi perfeitamente psssível encaixar os 35.





murillo,

Esse é justamente o problema do lift, vc só ganha ângulos de entrada e saida, nao ganha vão livre.

Vão livre com troca de pneus de 31´´ p/ 33´´ seria só 1 ou 2cm por um investimento de 4.000.

Por isso a idéia de SPOA, mudar de lugar do eixo trazeiro de cima para baixo do feixe de molas é praticamente mao de obra, mas na dianteira é que estou as cegas qto a colocação de calços nas molas ou troca das molas por maiores (nem sei se pode :pensativo: ).

Mesmo se fosse possível (e necessário) trocar as molas seria um investivmento de menos de 1/4 da troca dos pneu$$$.

Isso sim geraria um ganho de vão livre considerável :twisted:

Tô começando a achar que a maioria só faz por estética (body lift), e não pela técnica (SPOA). hehehe


valeu

murilloaquino
08/02/2006, 19:26
Show sua dakota...
como voce á escala?hahah temq ser alpinista!!!
abraços...

dero
08/02/2006, 23:08
Renato Fraga,
Belo serviço feito na Sportage, ficou bem acabado :concordo:

Aumentou qtos cm?




JairoM,
SPOA na L200 é mosca branca mesmo :mrgreen:

Mas como para tudo tem um começo.... :D



Maverickturbo,
Bela viatura :mrgreen: ficou bem monstrinha :twisted:

Eu até achei alguns kits americanos e britânicos.

Os americanos tinham molas dianteiras e amortecedores maiores e a trazeira feixes mais arqueados e amortecedores maiores.

Os britânicos tinham uma super-hiper barra de torção com ancoragem bem mais alta na dianteira e só, na trazeira igual o kit gringo.

Ambos com lift de 3´´ a 5´´ e valores proibitivos. :twisted:

Fiquei curioso sobre o kit.

1) Aliás é um kit completo ou é reposicionamento de alguns componentes e adição de outros?

2) A propósito qto vc tem de vão livre com esse kit? e qto tem de altura até o batente da porta?

3) Vc instalou algum sistema de barra estabilizadora (escamoteável) nela? se não como está a dinâmica on road? (inclinação nas curvas e frenágens, dianteira e trazeira).

4) Teve algum problema com torção exagerada no eixo trazeiro? ou com a luva do cardã? ou posicionamento do cardã?

5) Teve algum problema na dinâmica da direção devido ao gradiente vertical da barra de direção?

ufa :lol:

valeu

Maverickturbo
09/02/2006, 03:02
Dero, acho que vc confundiu os nomes. Mas na minha essa brincadeira aumentou 1 polegada. O serviço acabou saindo de graça pq meu pai tinha comprado os pneus 31 e sem o calço fica apertado demais, então pra ñ perder o cliente o vendedor acabou fazendo esse serviço. Tem calços na roda de tras tbm, mas eu ñ tenho fotos.

Flávio Mendonça
09/02/2006, 07:58
Pessoal,

que mal pergunte. Alguém sabe informar sobre o que a legislação de trânsito diz a respeito deste tipo de modificação?
Fazer um Body lift é o sonho de consumo de quem gosta de 4x4, mas será que é permitido?
Já pensou voce para em um sinal atrás de um Uno mille, o cara só vai ver seu para-choque e rodas!!!

OBS: só estou perguntando :pensativo: .

dero
09/02/2006, 08:35
Maverickturbo,

Confundi mesmo :oops:

Essa montanha de perguntas era para o Renato :?
:mrgreen: :mrgreen:




Flávio,

O Código de Transito Brasileiro-CTB, prevê que as pick ups podem fazer alteração de suspensão e que essas alterações tem q ser submetidas ao órgão vistoriador para emissão do Laude de Segurança Veicular-LSV, após o qual as mudanças são transcritas para o CRLV pelo Detran (a redação nas observações do CRLV fica assim: "Veículo Modificado: veículo com suspensão alterada de acordo com o LSV nr.0000000000".

Lembrando que a limitação a esse tipo de alteração está no fato de que os pneus NÃO pode sair do limite dos para lamas, por isso muitos aumentam os para lamas com alargadores de plástic, fibra e até no metal mesmo.

Outra limitação (por Resolução do Contran) é a q diz q o diâmetro externo do pneu trocado pelo original tem q ser o mesmo. Mas isso é praticamente impossível qdo se trata de lift, onde justamente se quer ganhar um diâmetro maior.

Muitas alterações de poucos cm passam desapercebidas pelos guardas q não conhecem os parametros de originalidade.

valeu

Elmer_Jeep
09/02/2006, 11:04
Bom dia, desculpem estar me intrometendo aqui mas o assunto é interessante.

Já vi muita gente trocando as bolas dizendo que L200 tem mola espiral na dianteira e que na trazeira a montagem dos feixes é spOa... :parede: Como já disseram acima, o sistema original é torção na dianteira e spua na trazeira.

Muito show essa Dakota, ficou com cara de Ram :palmas:
Só não gostei dos braços longitudinais pois consumiram boa parte do vão livre :pensativo:

Sobre a legislação o que tá no código é que no quesito suspensão UTILITÁRIOS NÃO TEM RESTRIÇÕES. :concordo:

[]'s atrapalhando mais do que ajudando :oops:

Renato Fraga
09/02/2006, 11:52
"
Os americanos tinham molas dianteiras e amortecedores maiores e a trazeira feixes mais arqueados e amortecedores maiores.

Os britânicos tinham uma super-hiper barra de torção com ancoragem bem mais alta na dianteira e só, na trazeira igual o kit gringo.

Ambos com lift de 3´´ a 5´´ e valores proibitivos. :twisted:

Fiquei curioso sobre o kit.

1) Aliás é um kit completo ou é reposicionamento de alguns componentes e adição de outros?

2) A propósito qto vc tem de vão livre com esse kit? e qto tem de altura até o batente da porta?

3) Vc instalou algum sistema de barra estabilizadora (escamoteável) nela? se não como está a dinâmica on road? (inclinação nas curvas e frenágens, dianteira e trazeira).

4) Teve algum problema com torção exagerada no eixo trazeiro? ou com a luva do cardã? ou posicionamento do cardã?

5) Teve algum problema na dinâmica da direção devido ao gradiente vertical da barra de direção?

ufa "


Vamos começar do início:

1- Trata-se de um kit que eu produzi, onde você não fará nenhum tipo de solda, mantendo a originalidade da estrutura da sua camionete, sendo totalmente reversível posteriormente, permitindo até mesmo que esta unidade seja posteriormente instalada em outro carro similar.
Consiste em um conjunto de peças que relocam todo o conjunto de fixação das balanças, e demais peças da suspensão dianteira.

2- O vão livre ao qual você está preocupado, vai depender do ponto de referência que você tomar. Do chão até o diferencial só mudará com o aumento do diâmetro dos pneus, independentemente da altura da carroceria. Na dianteira, é possível ganhar alguns centímetros a mais , visto que o que seria o "peito de aço", pode sofrer alguma alteração em seu desenho, permitindo assim um ganho razoável no vão livre, mas basicamente segue a regra do eixo trazeiro. Em relação ao chassi, ouve um ganho de aproximadamente 50 cm, contando com o kit da suspensão mais os pneus.
O batente da porta fica a exatamente 77 cm do chão.

3- A barra estabilizadora é a original, e continua cumprindo muito bem o seu papel. A dinâmica on road está praticamente inalterada. Nos sistemas que utilizam bieletas, tal como a Ranger, é possível fazer um sistema que ao entrar em situação de off road pesado, é possível desconectá-la para permitir maior liberdade dos movimentos. No caso da Dakota, isso fica bem difícil, uma vez que a barra fica presa diretamente à balança.

4- Com relação ao cardã, foi necessário confeccionar um novo, uma vez que a distância do eixo ao câmbio aumentou. Com relação à torção do eixo, foi neutralizada com a adição de uma barra longitudinal

5- Barra de direção assim como todos os componentes da suspenção foi relocada, e trabalha na mesma relação de posicionamento como quando era original


Espero ter assim exclarecido algumas de suas dúvidas.

Até logo.[/size]

dero
09/02/2006, 18:10
Renato Fraga,

Show de bola.

O produto ja é comercial?

Se sim estamos falando de qto pra vc instalar e para enviar o kit?





Jipeiro_RR,

Também não entendi o kit inglês com molas dianteiras, detalhes em:
http://www.explorerprocomp.co.uk/acatalog/SuspensionSystems_Mitsubishi.html

http://www.explorerprocomp.co.uk/acatalog/suspensionkit_jeep.jpg




O Kit gringo é assim descrito:
"This Mitsubishi L200 95-04 2 inch Suspension Lift Kit fits the single and double cab models. Kit comes complete with heavy duty front torsion bars, rear leaf springs with urethane bushes, rear extended shackles, u-bolts, ES3000 shock absorbers and shock boots"
Fotos:
http://www.l200.org.uk/gallery/displayimage.php?album=23&pos=11


valeu

dero
09/02/2006, 18:31
Como estava confuso fui na fote o "pai dos burros": :oops:

"Uma suspensão deve englobar um amortecedor e uma mola. O elemento mecânico que desempenha o papel de "mola" pode ser uma mola helicoidal, uma mola de lâminas ou uma barra de torção. Todos eles desempenham a mesma função. No caso da barra de torção, é uma solução muito comum nos veículos todo-o-terreno. "
http://www.xl.pt/autopedia/susp_dir/barra_torcao.shtml



seta amarela:
http://www.xl.pt/autopedia/susp_dir/imagem/barra_torcao.jpg



outra:
"Molas de torção são aquelas cuja solicitação predominante é a da torção. A mola de torção mais simples é chamada barra de torção. É constituída por uma barra de seção circular de eixo retilíneo, presa por uma extremidade e sujeita na extremidade livre a um momento que age num plano normal ao eixo da barra. Age como mola quando coliga elasticamente dois órgãos mecânicos que devem submeter-se a afastamentos angulares elásticos relativos. O coeficiente de rigidez torcional é dado por Kt = Mt/j e representa o momento torçor necessário para que a seção da extremidade livre da barra gire de um ângulo j = 1 radiano; este é tanto maior quanto maior é o módulo de elasticidade transversal G do material e do momento de inércia polar Jp, da barra, e quanto menor é o comprimento l da barra. Demonstra-se, também, que a energia potencial elástica absorvida pela barra é igual a (1/2) Kt.j2. "
Para pesquisa:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala06/06_36.asp





Vejam esse lift na barra de torção com reposicionamento dos suportes:
http://abell.as.arizona.edu/~hill/4x4/realift.html






Outra barra de torção
http://www.speedyautomotive.com/Torsion-Bar-System.jpg




Comparação entre tipos de suspensão:
http://www.speedyautomotive.com/suspension_front.htm#Torsion%20Bar%20System


valeu

Turtle
10/02/2006, 11:25
Dero :palmas: :palmas:

Essa explicação de engenheiro matou a pau!
Como a mola deve se comportar na elipse do circulo angular radial de torção superior mediana equalizada com o suporte dos tirantes do curso que somam as bieletas cicatrizadas nas bandejas radiais de curso ortogonais e paralelismo com a milimetragem de vão livre.

Hhahahaha to quase lá hein!!

Queria falar pro cara da DAKOTA pra ele aparecer no Pacaembú, de quinta feira a partir das 17:00, se ele morar em Sampa. Essa dakota tá de macho, e olha que nem é 4x4. Tem que ter bagos. Parabéns!

OBS: chama aquele maluco que queria rebaixar a L200 com as rodas 22" e mostra essa dakota mutante!!!

abraços

Renato Fraga
10/02/2006, 11:59
Dero :palmas: :palmas:



Queria falar pro cara da DAKOTA pra ele aparecer no Pacaembú, de quinta feira a partir das 17:00, se ele morar em Sampa. Essa dakota tá de macho, e olha que nem é 4x4. Tem que ter bagos. Parabéns!

OBS: chama aquele maluco que queria rebaixar a L200 com as rodas 22" e mostra essa dakota mutante!!!

abraços


Obrigado pelos elogios, e também pelo convite, mas infelizmente não poderei comparecer ao Pacaenbú, pois moro em Bauru, no interior de São Paulo.

dero
10/02/2006, 14:05
Dero :palmas: :palmas:

Essa explicação de engenheiro matou a pau!
Como a mola deve se comportar na elipse do circulo angular radial de torção superior mediana equalizada com o suporte dos tirantes do curso que somam as bieletas cicatrizadas nas bandejas radiais de curso ortogonais e paralelismo com a milimetragem de vão livre.


tomara q o cara q for ler isso tudo nao tenha ejaculação precoce, senao......... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

JairoM
17/03/2006, 19:08
Dero,

Visitei a pagina que vc mandou o link... sobre a L-200.

Lá, tem L-200 cabine simples, o que nao existe no Brasil. Talvez, a foto com molas helicoidais deva ser pra ela mesma (a cabine simples).

Repare que ao lado desta foto, tem outra onde não aparecem molas helicoidais...

Daltoé
03/05/2006, 12:58
Renata Fraga:

Por favor , gostaria de saber se voce alterou a relação do diferencial da sua Dakota para andar com os pneus 35" pois eles devem ter alongado bastante a relação prejudicando a força nas arrancadas.....
Tenho uma Ranger com BF 33" e a relação alongou 14% deixando ela meio fraca para arrancar.

Obrigado