Ver Versão Completa : Motor demorando para pegar, após dirigir por bastante tempo (1 hora ou mais)
JUNIOR3032
22/04/2015, 17:02
Fala Pessoal blz
Tenho uma Hilux 2.5 2008 para dar a primeira partida do dia é tranquilo (bateu na chave pegou) mas quando tento ligar após pegar estrada fazer uma viagem, ou seja não sei se tem relação ao motor quente, para ligar ela novamente demora muito para ligar, o motor de arranque fica mais ou menos de 04 a 05 segundos para pegar.
Alguém saberia o que pode ser?
Abraços.
JUNIOR3032
19/10/2015, 12:28
Fala Toyoteiros bom dia.
O problema está acontecendo na partida a quente, o problema é a bomba de alta pressão (bomba de combustível), fiz o pedido essa semana da bomba vou colocar, depois posto como ficou.
Acompanhando ...
Presumo que seu veículo seja movido a diesel, dotado de sistema de injeção eletrônica direta do tipo common rail ... o amigo saberia nos dizer o que pode ter contribuído para provocar o problema na bomba de alta pressão? ... desgaste natural pelo tempo de uso, combustível, etc.???? ... qual diesel o amigo vem utilizando? S10 ou S500?
Forte abraço, boa sorte e ficamos aguardando o seu retorno com as novidades.
Fala Pessoal blz
Tenho uma Hilux 2.5 2008 para dar a primeira partida do dia é tranquilo (bateu na chave pegou) mas quando tento ligar após pegar estrada fazer uma viagem, ou seja não sei se tem relação ao motor quente, para ligar ela novamente demora muito para ligar, o motor de arranque fica mais ou menos de 04 a 05 segundos para pegar.
Alguém saberia o que pode ser?
Abraços.
Aconteceu duas vezes esse ano com meu carro, após usar o 4x4 por mais de hora, em estrada com lama.
JUNIOR3032
20/10/2015, 12:23
Acompanhando ...
Presumo que seu veículo seja movido a diesel, dotado de sistema de injeção eletrônica direta do tipo common rail ... o amigo saberia nos dizer o que pode ter contribuído para provocar o problema na bomba de alta pressão? ... desgaste natural pelo tempo de uso, combustível, etc.???? ... qual diesel o amigo vem utilizando? S10 ou S500?
Forte abraço, boa sorte e ficamos aguardando o seu retorno com as novidades.
Bom dia Enasor,
Antes de descobrir o problema da bomba, fiz uma limpeza no tanque, estava zoado, muita sujeira, o pescador da bomba do tanque estava obstruído, tive que trocar. Quanto ao Diesel, eu usava o Diesel comum, agora passei a usar o Diesel S10.
Abraços
JUNIOR3032
20/10/2015, 12:47
Aconteceu duas vezes esse ano com meu carro, após usar o 4x4 por mais de hora, em estrada com lama.
Mbsouza , Bom dia!
Coincidência ou não, em julho fiz uma viagem em Minas, onde peguei uma estrada de muita lama mesmo, com 4x4 acionado o tempo todo, realmente pode ter sido isso que ajudou para detonar minha bomba, o mecânico havia me falado que a lama que fica grudada no suspiro do tanque, pode entrar no tanque, o que provavelmente aconteceu, somando com a sujeira do Diesel nosso que é uma porcaria.
Abraços.
... tanque, estava zoado, muita sujeira ...
Prezado Junior ...
Não "manjo" nada de mecânica, mas, em que pese esse sistema common rail com bomba de alta pressão parecer aguentar bem mais o "tranco" do que as bombas injetoras, eu já acho que foi isso aí que provocou problemas em sua bomba (veja que até o "pescador da bomba do tanque estava obstruído", conforme você mesmo relatou) ... de qualquer forma, vamos esperar você apurar melhor, para nos informar o diagnóstico mais preciso ... sugiro que mande dar uma olhada na bomba velha e ver o estado dela por dentro, se é que isto seja possível ... possivelmente, boa parte de toda aquela sujeira acabou indo para dentro dela, prejudicando seu funcionamento ... você informou: "... eu usava o Diesel comum, agora passei a usar o Diesel S10" ... por acaso, você não usou o diesel S10 por algum tempo, antes de efetuar a limpeza do tanque? ... se fez isso, o S10 pode ter contribuído no efeito "limpeza", de forma que parte da sujeira impregnada no sistema tenha transposto o filtro e sido carreada para a bomba e bicos ... veja o caso abaixo, onde o colega utilizou o S10 sem a prévia limpeza do sistema: ele deu mais sorte, mas, relatou a ocorrência de até "uma borra preta saindo pelo cano de descarga" ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/140031-duvida-diesel-s10-s500-s10-danos-na-bomba-injetora-e-tanque-6.html#post2289725
Não sei, posso ter comentado besteira ... ao crivo dos mais entendidos ...
Forte abraço.
Tem sentido ENASOR. Todos falam que o S10 tem maior poder de limpeza e isso pode ter acarretado o problema.
JUNIOR3032
20/10/2015, 19:33
Prezado Junior ...
Não "manjo" nada de mecânica, mas, em que pese esse sistema common rail com bomba de alta pressão parecer aguentar bem mais o "tranco" do que as bombas injetoras, eu já acho que foi isso aí que provocou problemas em sua bomba (veja que até o "pescador da bomba do tanque estava obstruído", conforme você mesmo relatou) ... de qualquer forma, vamos esperar você apurar melhor, para nos informar o diagnóstico mais preciso ... sugiro que mande dar uma olhada na bomba velha e ver o estado dela por dentro, se é que isto seja possível ... possivelmente, boa parte de toda aquela sujeira acabou indo para dentro dela, prejudicando seu funcionamento ... você informou: "... eu usava o Diesel comum, agora passei a usar o Diesel S10" ... por acaso, você não usou o diesel S10 por algum tempo, antes de efetuar a limpeza do tanque? ... se fez isso, o S10 pode ter contribuído no efeito "limpeza", de forma que parte da sujeira impregnada no sistema tenha transposto o filtro e sido carreada para a bomba e bicos ... veja o caso abaixo, onde o colega utilizou o S10 sem a prévia limpeza do sistema: ele deu mais sorte, mas, relatou a ocorrência de até "uma borra preta saindo pelo cano de descarga" ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/140031-duvida-diesel-s10-s500-s10-danos-na-bomba-injetora-e-tanque-6.html#post2289725
Não sei, posso ter comentado besteira ... ao crivo dos mais entendidos ...
Forte abraço.
Enasor, falou tudo quanto ao Diesel S10, é isso mesmo, ele contribui com esse efeito "limpeza", mas particularmente eu não vinha abastecendo com S10 antes da limpeza do tanque, mas já peguei o carro com 94.000km do antigo dono, não sei qual era seus costumes, manja? a respeito da bomba, o bombista praticamente condenou, relatou que tem muita sujeita impregnada, porém como disse, a bomba só está dificultando na partida a quente, demais o carro vai muito bem,por enquanto. Os bicos foram revisados, não chegou ser prejudicado pela sujeira, segundo o mecânico. Mas como disse fiz o pedido de uma bomba nova, depois que colocar vou sentir como ficou o resultado.
Abraços
... falou tudo quanto ao Diesel S10 ...
Meu caro amigo ... se me permite, vou falar mais um "pouquinho". Rsrsrs.
Você mencionou "Quanto ao Diesel, eu usava o Diesel comum, agora passei a usar o Diesel S10" ... e que seu veículo é "uma Hilux 2.5 2008" ...
Muito bem ...
Leve, então, também em consideração o seguinte fator: Seu veículo foi fabricado antes de 2012. Correto? Nesta oportunidade não se falava em diesel com baixo teor de enxofre e baixa lubricidade (caso do S10) ... sabemos, também, que a Toyota é uma das marcas conhecidas pelo alto padrão de qualidade técnica e durabilidade de seus veículos ... então, com certeza, no estudo e desenvolvimento deste excelente veículo que tens em mãos, muitos engenheiros debruçaram-se longamente sobre suas pranchetas para projetarem, dimensionarem e desenvolverem as várias partes e peças dele, dentre elas, a indigitada bomba de alta pressão do sistema common rail, objeto de nosso enfoque e que ora você está trocando no seu veículo ... e bomba e bicos, uma vez desenvolvidos, num segundo momento, também, com certeza, foram feitos neles os mais diversos testes de qualidade, durabilidade, desgastes, etc. e tal ... e dentre estes testes, com certeza, num deles, foi utilizando o combustível da época, que, com certeza, tinha muito mais lubricidade que o S10 que você está utilizando atualmente. Correto? Porém, se você pegar o Manual do S10, recentemente desenvolvido e apresentado pela BR-Petrobrás, verá que foram feitos testes de desgaste em bombas e bicos utilizando este combustível recentemente lançado, demonstrando que o teor de biodiesel, ora adicionado ao mesmo, é mais que suficiente para promover a lubricidade que foi perdida em razão da redução do teor de enxofre no processo de sua industrialização (inclusive, neste sentido, de suficiência de lubricidade do S10, há até um belo trabalho de mestrado, feito por uma profissional da empresa). De qualquer forma, o veículo é seu, não é mesmo??? Rsrsrs. E, se sua nova bomba e bicos (dimensionados, desenvolvidos e testados sob a ação do antigo combustível) não estiverem se dando bem com o novo combustível, o seu bolso é que vai arder, novamente, num futuro breve, não é mesmo? ... E olha que estamos no Brasiiiiiiiiiiilll ... aqui o nosso "excelente" governo e a "nobre e distinta" classe política que nos representa "preocupam-se muito" com os nossos bolsos e com a nossa satisfação, não é mesmo??? Afinal, não precisamos gastar grande parte de nossos rendimentos com educação nossa e de nossos filhos, com saúde, com segurança, com manutenção de nossos veículos em razão de excelentes estradas, ótimos combustíveis e peças de excelente qualidade que disponibilizam para nós, com cultura e lazer, baixíssimos preços que pagamos por nossos carros, e por aí vai ... Portanto, temos que olhar com certa cautela os manuais, testes e recomendações apresentados pelo nosso governo!!!! Fica, então, a recomendação para que faça uma reflexão quanto à continuidade na utilização do S10 no tanque de seu veículo ... Não quero te causar medo não, viu???? ... Eu também quero acreditar que se possa utilizar o S10 em veículos fabricados antes de 2012, mas, em que pese, manuais, colegas do fórum e profissionais de alto gabarito dizerem e demonstrarem (até por defesas de tese de mestrado/doutorado/etc) que o S10 tem lubricidade mais que suficiente, e até mesmo a perspectiva do S500 vir a sair de circulação num futuro breve (há relatos de que já não existe em determinadas localidades do país), eu, se fosse você, enquanto isso não acontece, pensaria na viabilidade de retornar para o S500, e tomaria todos os cuidados necessários para o seu uso daqui pra frente (limpeza periódica de tanque e de sua linha; troca periódica e mais amiúde de filtros; verificação periódica e mais amiúde de água no filtro de combustível; inspeção e limpeza, quando necessário, do coletor de admissão; abastecimento em postos de grande movimentação e rotatividade de combustível; tanque da viatura sempre cheio; usar o mais possível a sua viatura, consumindo, no mínimo, um tanque por mês, pois, afinal, viatura diesel foi feita pra andar, e muito!!!!; etc; etc; etc.). Eu uso o S10 no meu veículo porque está preconizada esta exigência no manual do mesmo e, consequentemente, tenho que me garantir para não perder a garantia de fábrica, que pode ser prejudicada por não atender a esta recomendação. Mas, particularmente, pensando na LUBRICIDADE do combustível em termos de preservação e durabilidade, quanto a desgastes, de bombas e bicos, acredito muito mais nas propriedades lubrificantes do S500 do que do S10. Sinceramente, quanto a desgastes de peças atritantes, acho que uma bomba e bicos submetidos aos efeitos do S500 vão durar bem mais que se forem submetidos aos efeitos do S10. Por isso, para desencargo de consciência, coloco um aditivo no S10, com a finalidade de acrescentar mais lubricidade ao mesmo. Há vários aditivos no mercado, dentre eles: Teccom 10, Actioil, Bardahl Max Diesel, STP, Etc. (também, não coloco todas as minhas fichas nestes aditivos, que prometem mil e uma coisas!!!!. Veja aquela história: "o pato anda, nada e voa, mas, não faz nada direito". Rsrsrs). Evidentemente que, além da lubricidade, temos que colocar na balança outros fatores, também prejudiciais ao motor e ao meio ambiente: carbonização de bicos e coletor de admissão, emissão de particulados na atmosfera, oxidação/envelhecimento e desenvolvimento de fungos e bactérias no combustível, oxidação/enferrujamento do tanque de combustível, etc, etc.; porém, isso tudo não é o enfoque em questão, mas, sim, lubricidade de bombas e bicos e aumento da vida útil dos mesmos quanto a desgastes.
Quanto ao uso do S500 ou S10, aditivados, ou não, vou lhe contar umas coisas:
Tenho um colega de trabalho que tem uma picape Mitsubishi L200 outdoor câmbio mecânico ano 2010. Tirou zerada da css. Usa ela num circuito misto entre cidade, viagens e sítio. Está hoje com quilometragem em torno de 105 mil kms. Só abastece com S500 (não quer nem saber de S10!!!!) e não coloca aditivo nenhum, pois acredita no poder de lubricidade do S500. Até hoje este veículo não lhe deu um único aborrecimento sequer, nem com bombas, nem com bicos, nem com nada!!!!. Só troca óleo e anda, anda, e anda!!!! ... Acredite: Até pneus a “bicha” não consome!!! Acabou de trocar os pneus originais esta semana, porque “enjoou” dos mesmos. Daria para rodarem mais uns 5 mil kms, no mínimo. E eu, aqui, já trocando os pneus do meu Full, com apenas 50 mil kms rodados. É brincadeira, não???!!!! Mas, voltando à “vaca-fria”: Perguntei ao colega da L200 se ele tem alguma coisa contra o S10, e ele me disse que não tem nada contra, mas, simplesmente, prefere abastecer com o S500, e pronto!!!!. ... ou seja, ele vai na base da filosofia: "em time que está ganhando, não se mexe!!!!".
Temos, também, aqui no fórum, um caso muito recente de um colega que tem uma Triton, se não me engano, ano 2010, que teve problemas de bicos e que, por recomendação de seu mecânico, abandonou o S10, indo para o S500 ... o caso dele é “sui generis”, pois ele utilizava muito pouco a viatura, e o combustível pode ter oxidado/envelhecido no tanque do veículo, vindo a danificar os bicos ... por causa disso, no meu entendimento, ele teria problemas de qualquer jeito, quer utilizando o S10, quer utilizando o S500 ...
E aqui mesmo no fórum temos uma infinidade de colegas com viaturas antes de 2012 que nem pensam em sair do S500.
De outra forma, também, temos relatos de vários nobres colegas, também aqui mesmo do fórum, com viaturas fabricadas antes de 2012, que migraram há longa data para o S10 tranquilamente, e até hoje nunca reclamaram de quaisquer problemas em bombas e bicos, muito pelo contrário, relatam que até trouxe algum benefício quanto a limpeza do sistema, poluição,etc.
De qualquer forma, o S10 veio pra ficar ... Num futuro próximo, todos terão que se adaptar a ele, seja colocando nele aditivos preventivos (ou até mesmo para desencargo de consciência), ou não!!!! ... e já é bom irmos nos acostumando a isso!!!!
Portanto, ao que parece, tanto faz o uso do S500 ou S10 ... acho que é tudo questão de cuidados preventivos do usuário do veículo ... maaaaaaas, no seu caso (viatura ano 2008), eu ficaria com o S500, já que ele está, por enquanto, disponível!!!! ... afinal, “cachorro picado de cobra, tem medo até de linguiça”. Rsrsrs ... e nem pensar em comprar outra bomba de alta futuramente, não é mesmo?????!!!!! Rsrsrs.
Mas, veja bem, que fique bem claro ... não há provas de que o S10 desgasta mais precocemente bombas e bicos do que o S500. Conforme já mencionei, há manuais, colegas utilizando e até tese de mestrado, que apontam que o S10, aditivado com biodiesel, tem lubricidade mais que suficiente para preservar tais peças por longa data.
A decisão, é portanto, sua!!!!.
Fim do testamento!!!!!!! Rsrsrs. Desculpe-me por tomar seu precioso tempo com tantas “abobrinhas”, sendo que você nem pediu opinião, sobre o uso, ou não, do S500 ou do S10 ... de qualquer forma, está aí um assunto para você também pensar, no sentido de preservar seu veículo ... converse aí com seu mecânico e seu bombista de confiança e veja o posicionamento destes profissionais ...
Forte abraço e seja feliz.
JUNIOR3032
20/10/2015, 20:39
Boa Enasor, depois dessa deu pra refletir um pouco rapaz rsrsrs. não tinha pensado no assunto, não sabia desses detalhes do S10, fiquei com o pé atrás agora, vou pensar um pouco mais,foi de grande valia suas colocações.
Mas se for isso mesmo, volto para o S500.
Valeu mesmo, um abraço.
Prezado Junior,
bom dia.
Interessei-me pelo teu caso porque é a primeira ocorrência que tomo conhecimento de problemas na bomba de alta pressão de sistema common rail. Esta bomba eletrônica é muito resistente aos problemas com o nosso diesel, diferentemente da bomba injetora semi-eletrônica, onde a gente vê inúmeros casos aqui mesmo neste site, principalmente com Pajeros Full modelos 2007 para trás, dotados de BI.
Não deixe de nos manter informados do andamento de sua “saga”.
Forte abraço e desejo-lhe boa sorte.
JUNIOR3032
26/10/2015, 09:02
Bom dia meus caros!
Conforme havia falado, troquei a bomba de alta pressão, coloquei uma zerada na caixa original (Denso). Resolveu o problema de demora de partida a quente, senti também uma melhora no desempenho do carro, falta agora analisar o consumo. Porém ainda sobre a partida, hora pega com 2 voltas no arranque, hora pega de 4 a 5 voltas no arranque, lembrando que com a troca da bomba resolveu o problema de partida, pois com a bomba velha demorava as vezes umas 15 voltas para pegar.
Penso que, o fato de ter ficado muito tempo com esse sintoma de demora na partida, tenho forcado demais o motor de arranque, pode ter danificado. Os bicos injetores também foram revisados e testados, estão funcionado perfeitamente.
Agora penso em revisar o motor de arranque, alguém tem alguma sugestão?
Abraços.
Motor de partida, cabos e bateria. Olhe esses itens!
JUNIOR3032
26/10/2015, 10:53
Motor de partida, cabos e bateria. Olhe esses itens!
Eu cheguei testar outro bateria e consequentemente os cabos, ficou a mesma coisa, porém a bateria que usei no teste também é usada. A minha bateria tem 1 ano e meio de uso, marca TUDOR, será que já está na hora de trocar?
Em principio nao. Tem agua na bateria?
JUNIOR3032
27/10/2015, 08:26
Em principio nao. Tem agua na bateria?
Minha bateria parece ser selada, acho que não tenho como abrir, depois vou levar numa auto elétrica.
Valeu, abraços.
Nao existe bateria selada. Elas apenas tem uma capa. Se voce tirar o adesivo ou a capa dela, ira ter acesso aos reservatorios de fluido. Ponha agua destilada ate cobrir as placas, nao encha ate em cima. Abraço
Walter da Camper
27/10/2015, 10:03
Cuidado, que agora tem umas baterias que não tem tampinhas individuais nos reservatórios e ao abrir a tampa retangular quebra as fixações e não consegue mais fechar.
Nao existe bateria selada. Elas apenas tem uma capa. Se voce tirar o adesivo ou a capa dela, ira ter acesso aos reservatorios de fluido. Ponha agua destilada ate cobrir as placas, nao encha ate em cima. Abraço