PDA

Ver Versão Completa : Cherokee. Dúvidas na manutenção e freios.



Arbass
04/02/2006, 06:36
Alô Galera!

Acabei de me tornar o feliz proprietário de uma Cheroka XJ 98 automática.
:D :D :D

Estou com algumas dúvidas q tenho certeza q podem ser esclarecidas com sua ajuda.

Eu achei o pedal do freio dela muito duro, tem que se fazer bastante força para ir até o fim, é normal? O freio pode ser regulado normalmente? O manual fala que não, porque existe uma regulagem automática.

Ela está c/ óleo sintético no motor. Qual o melhor procedimento p/ trocar p/ óleo mineral? Ou é melhor não trocar?
`
Óleo dos diferenciais e fluidos da caixa de direção, câmbio e transferência:
trocar ou apenas completar?

Graxa p/ lubrificação: qual usar?

Desde já muito obrigado por sua ajuda,

Ary Bassous

Fred.
05/02/2006, 00:12
Em primeiro lugar parabens pela aquisicao desse novo brinquedo. Tenho certeza que nao vai se arrepender.

Comprei a minha em dez 2005 e tive a mesma preocupacao. Aqui no forum tem muita informacao a respeito. O oleo pode ser o Castrol GTX. Pra trocar tem umas dicas de como fazer o "engine flush" aqui no forum. O oleo do diferencial e da caixa de direcao eu ainda nao troquei e nao precisou completar. Troquei o fluido e mandei limpar o sistema de arrefecimento. O filtro de ar e de gasolina nao tem misterio. tem em qquer loja de troca de oleo.
A respeito de graxa de lubrificacao nao sei nada a respeito.
A minha tb eh 98 e tive problema com o radiador, que furou sem motivos evidentes, entao eh uma boa checar sempre o nivel da agua no reservatorio e lembre-se que se o reservatorio estiver vazio complete a agua do radiador.
O freio do meu nao acho nada estranho, freia bem forte. Aqui o forum ja falaram que eh normal uma certa vibracao qdo freia, seria o ABS em acao. Pra falar a verdade nunca consegui perceber.

Falow

Arbass
06/02/2006, 15:48
Valeu Fred!

Boas dicas. Fico aguardando novas informações de outros partcipantes do forum.

Obrigado,

Ary

Marcelo Carvalhal
06/02/2006, 20:58
Eu achei o pedal do freio dela muito duro, tem que se fazer bastante força para ir até o fim, é normal? O freio pode ser regulado normalmente? O manual fala que não, porque existe uma regulagem automática.

Se seu carro for realmente 98/98 verifica se tem ABS, vc pode ver a luz acesa antes de dar a ignição.
Qunato a dureza é normal com o carro parado ele vai endurecer, e até memso seder repentinamente para baixo quando continuar forçando, é normal, mas o que se tem de testar é a eficiência, TÁ PARANDO :?: , ou parece que se pisa e o carro fica mais pesado :?:


Ela está c/ óleo sintético no motor. Qual o melhor procedimento p/ trocar p/ óleo mineral? Ou é melhor não trocar?


S e vc tiver certesa que sempre foi usado SINTÉTICO pode continuar mas o preço não vale a pena, se tiver mais de 100 mil KM um FLUSH vai bem, OS POSTOS IPIRANGA ESTÃO OFERECENDO O SERVIÇO NOS POSTO QUE TEM TROCA DE ÓLEO, e a ESSO ESTÁ VENDENDO NO BRASIL O TIPO DE ÓLEO SM, que não deixa aumentar e previne a BORRA do carter, que muita gente não sabe que o que ela provoca mesmo é o entupimento dos canais de lubrificação do motor



Óleo dos diferenciais e fluidos da caixa de direção, câmbio e transferência:
trocar ou apenas completar?

óleo de direção e câmbio e freio tem de ser trocados preferencialmente o de freois e direção a cada 30 mil km, o do câmbio em uso severo, cidade, a cada 60 mil KM


Graxa p/ lubrificação: qual usar?

Qualquer graxa para lubrificação de graxeta injetavel, qualquer posto que engraxa sabe qual usar

Verifique as pastihas, podem estar gastas, o óleo de diferencial é simples sem aditivo, o problema é a junta de vedação, pode ser a líquida, as oficinas conhecem qual hé...
De resto faça manutenção e terá seu carro pra sempre!!! :concordo:

Arbass
06/02/2006, 21:46
Marcelo,

Muito obrigado pelas informações.

O freio é ABS. O pedal durante o acionamento em movimento, no começo está o que considero normal, porém para chegar até o fim e parar o carro tem que se fazer bastante força, e o freio de mão está bastante frouxo, o nível do fluído está normal e segundo o dono anterior as pastilhas foram trocadas há pouco tempo. Posso tentar regular o freio como em outro tipo de automóvel?

Grato pela atenção,

Ary

Marcelo Carvalhal
06/02/2006, 21:54
Marcelo,

Muito obrigado pelas informações.

O freio é ABS. O pedal durante o acionamento em movimento, no começo está o que considero normal, porém para chegar até o fim e parar o carro tem que se fazer bastante força, e o freio de mão está bastante frouxo, o nível do fluído está normal e segundo o dono anterior as pastilhas foram trocadas há pouco tempo. Posso tentar regular o freio como em outro tipo de automóvel?

Grato pela atenção,

Ary

Agora que vi que vc é do rio...

Estou te mandando o tel de um mecânico treinado pela CHRYSLER no passado e agora trabalha por conta prória...

Pode sim regular o freio de mão, os pedais são auto ajustáveis mas o freio de mão não..


FALEU...... :concordo:

Paulo Souza
07/02/2006, 11:52
Senhores do conselho,
Aproveitando este tópico tenho duas dúvidas.
Tenho uma Cherokee Sport 1991, já fiz suspenção, coloquei pneus 31", ela está maravilhosa e vai muito bem nas trilhas e no dia a dia, porém :

1- Sempre verifico a água e o reservatório sempre está vazio, mas o radiador completo e a temperatura sempre estável, é normal ???
2 - Quando vou engatar a ré, sinto que ela demora uns 2 segundos, e depois engata, quando coloco no Drive ela não faz isso é imediato, alguém pode me ajudar ?

Obrigado,