PDA

Ver Versão Completa : Corrigindo o velocímetro do Troller

Francisco Maciel
22/04/2015, 13:09
Pessoal, andei procurando uma solução para o erro do velocímetro do Troller, quando mudamos o tamanho dos pneus ou a relação do diferencial.
Final do ano passado levei uma multa ao passar a 60 KM/h em um radar. A velocidade real aferida foi de 67 KM/h.
Já havia observado essa variação, quando mudei o tamanho dos pneus para 33". Infelizmente a distração me fez esquecer e passei na velocidade que eu achei ser correta e me dei mal.
Semana passada busquei resolver este problema e achei a seguinte solução:

A caixa de redução do Troller é a mesma da Ranger antiga. O sensor do velocímetro é acoplado na parte traseira da caixa de redução e possui o pinhão do velocímetro igual ao da Ranger e F-1000. O bom da Ford é a padronização de certas peças.

499716

Baseado nessas informações fui pesquisar sobre o pinhão do Troller e descobri que ele possui 18 dentes, de posse dessas informações calculei qual seria o pinhão ideal para se usar no sensor do velocímetro, com base no tamanho dos pneus que estou usando.

Segue a fórmula:
499715

Se for mudar a relação do diferencial, basta fazer o seguinte cálculo para saber o número de dentes do novo pinhão do velocímetro:
499717

O pinhão do velocímetro você encontra em auto peças ou no Mercado Livre: http://lista.mercadolivre.com.br/pinh%C3%A3o-veloicimetro-f1000

Espero ter ajudado.

hugocsl
22/04/2015, 16:11
Ótima questão

Sidnei
23/04/2015, 12:49
Muito bom Francisco!

Eu também sempre me preocupei em corrigir isso mas a única forma que tinham me informado em uma loja de velocimetros era a de colocar um potenciometro e fazer uma nova aferição. Não sentí muita firmeza no profissional e deixei para lá....
Você já trocou o seu? Fez algum tipo de aferição com gps ou algo parecido para ver se ficou próximo ao da velocidade real?

Augusto Schimidt
23/04/2015, 15:23
Acompanhando, muito interessante. Se funcionar farei no meu também.

Esdras
23/04/2015, 15:38
Se trocar só pinhão sem trocar a coroa não da pau, pois as engrenagens não se encaixariam pergeitamente!
Para trocar a coroa tem de desmontar a redução.
Tenho tbem este problema e pior por uso 35" já ando com GPS ligado direto se não me ferro sempre rsrsrsrs

Pessoal, andei procurando uma solução para o erro do velocímetro do Troller, quando mudamos o tamanho dos pneus ou a relação do diferencial.
Final do ano passado levei uma multa ao passar a 60 KM/h em um radar. A velocidade real aferida foi de 67 KM/h.
Já havia observado essa variação, quando mudei o tamanho dos pneus para 33". Infelizmente a distração me fez esquecer e passei na velocidade que eu achei ser correta e me dei mal.
Semana passada busquei resolver este problema e achei a seguinte solução:

A caixa de redução do Troller é a mesma da Ranger antiga. O sensor do velocímetro é acoplado na parte traseira da caixa de redução e possui o pinhão do velocímetro igual ao da Ranger e F-1000. O bom da Ford é a padronização de certas peças.

499716

Baseado nessas informações fui pesquisar sobre o pinhão do Troller e descobri que ele possui 18 dentes, de posse dessas informações calculei qual seria o pinhão ideal para se usar no sensor do velocímetro, com base no tamanho dos pneus que estou usando.

Segue a fórmula:
499715

Se for mudar a relação do diferencial, basta fazer o seguinte cálculo para saber o número de dentes do novo pinhão do velocímetro:
499717

O pinhão do velocímetro você encontra em auto peças ou no Mercado Livre: http://lista.mercadolivre.com.br/pinh%C3%A3o-veloicimetro-f1000

Espero ter ajudado.

Francisco Maciel
23/04/2015, 20:31
Se trocar só pinhão sem trocar a coroa não da pau, pois as engrenagens não se encaixariam pergeitamente!
Para trocar a coroa tem de desmontar a redução.
Tenho tbem este problema e pior por uso 35" já ando com GPS ligado direto se não me ferro sempre rsrsrsrs

Não há necessidade. A coroa é a mesma.
Conformei com 2 mecânicos. Até agora tá tudo certo.

ORIONE
24/04/2015, 08:08
Já trocou por uma de 17 dentes e ta beleza Francisco? No ml encontrei da f-1000 c/ 16 dentes...

pneu original 255/75 15 circunferência 4800,35mm
pneu 33"x12,5" 15 circunferência 5265,30mm

5265,3/4800,35= 1,0968
4800,35x1.0968= 5265

Do original p/ 33" alonga ~9,68% a relação final (vai marcar ~9,68% a menos).
18 dentes = 100%
1 dente = x 1 dente = 5,55%, 2 dentes = 11,1%

Talvez uma d 16 dentes se aproxime + da indicação original do painel.
Porem como alguns painéis vem marcando ~5% a + q o real, uma d 17 dentes pode marcar a vel. + próxima da real...

Francisco Maciel
24/04/2015, 14:28
Já trocou por uma de 17 dentes e ta beleza Francisco? No ml encontrei da f-1000 c/ 16 dentes...

pneu original 255/75 15 circunferência 4800,35mm
pneu 33"x12,5" 15 circunferência 5265,30mm

5265,3/4800,35= 1,0968
4800,35x1.0968= 5265

Do original p/ 33" alonga ~9,68% a relação final (vai marcar ~9,68% a menos).
18 dentes = 100%
1 dente = x 1 dente = 5,55%, 2 dentes = 11,1%

Talvez uma d 16 dentes se aproxime + da indicação original do painel.
Porem como alguns painéis vem marcando ~5% a + q o real, uma d 17 dentes pode marcar a vel. + próxima da real...

Boa tarde, Orione.
No meu caso coloquei um de 17 dentes. Seguindo a fórmula que eu postei, meu resultado deu 16,4 (arredondando) daí optei pelo de 17 dentes.
Meu painel agora marca de acordo com o GPS e não há necessidade de trocar a coroa que fica dentro da caixa de redução.
Este é um assunto muito comum nos EUA, a turma que usa Bronco e Ranger trocam apenas o pinhão, que é o mesmo usado no Troller. Nos Wrangler tem os pinhão pra vender conforme a relação e tamanho dos pneus.
Vou postar algumas fotos comparando a velocidade real com a velocidade marcada no GPS, daí você me diz o que achou.

ORIONE
24/04/2015, 18:56
Ficou Perfeito... marcando a velocidade real como costuma ser os painéis c/ velocimetro digital...

Como uso 33" e estou genociando um jg. d 33" recapado (34,5"~35") talvez 16 dentes seja + interessante...

A de 17 dentes q vc usou é d F-1000 tbm?

Abraço.

Francisco Maciel
25/04/2015, 12:15
Ficou Perfeito... marcando a velocidade real como costuma ser os painéis c/ velocimetro digital...

Como uso 33" e estou genociando um jg. d 33" recapado (34,5"~35") talvez 16 dentes seja + interessante...

A de 17 dentes q vc usou é d F-1000 tbm?

Abraço.

Orione, com os 33" originais usei o de 17 da F1000.
No seu caso que o tamanho doi pneu chega a 35" o ideal é o de 16 dentes da F1000.

Pode ir sem medo de ser feliz.

Francisco Maciel
25/04/2015, 12:18
Muito bom Francisco!

Eu também sempre me preocupei em corrigir isso mas a única forma que tinham me informado em uma loja de velocimetros era a de colocar um potenciometro e fazer uma nova aferição. Não sentí muita firmeza no profissional e deixei para lá....
Você já trocou o seu? Fez algum tipo de aferição com gps ou algo parecido para ver se ficou próximo ao da velocidade real?

Sidnei, você já viu as fotos que postei acima?
Na minha opinião está marcando o real. O que me diz?

Sidnei
25/04/2015, 18:50
Sidnei, você já viu as fotos que postei acima?
Na minha opinião está marcando o real. O que me diz?

Francisco,
Me parece que ficou praticamente zerado heim!
Parabéns pela iniciativa e pela divulgação no forum.
Vou me programar para trocar no próximo final de semana.... aí posto minhas impressões também.
Um abraço!

Francisco Maciel
27/04/2015, 15:19
Neste domingo, peguei a estrada e tudo 100%. Rodei cerca de 300 km entre ida e volta e tudo nos conformes.
Agora vou partir pra melhorar a relação do diferencial, talvez uma 4,56.

ORIONE
28/04/2015, 00:00
Comprei uma engrenagem de 16 e outra d 17 no ML msm... só esperar chegar...
Usando 33" uso a d 17
Usando 33" recapado uso 16 dentes. Ja q a troca é simples...

Abraço

Francisco Maciel
28/04/2015, 00:53
Usando 33" uso a d 17

Abraço

Depois posta os resultados, assim que chegar.

ORIONE
08/05/2015, 10:39
Chegou o kit c/ o pinhão d 16 e o kit c/ pinhão d 17 dentes...

Ontem a tarde fui trocar...observações:

1- Notei foi que os 2 estavam mto justos no sensor. Usei a dremel c/ uma lixa tipo "tubo" p/ desbastar internamente os 2 e eles girarem livres no sensor como o original. Fiquei c/ medo estando duro p/ girar forcasse os dentes...

2- A ponta quadrada da haste do sensor ñ entrava completamente no encaixe no fundo do pinhão d 16 dentes. Notei q a ponta da haste do sensor tinha rebarbas. Usei a dremel c/ uma pedra e retifiquei. Ñ foi suficiente então c/ a dremel e uma broquinha aprofundei uns 2mm o furo no fundo do pinhão.

3- Instalei o d 16 dentes e usei a trava do pinhão q veio c/ o kit pois a orig. ficou "frouxa" , (como as obs. acima me consumiu tempo, já era noite e tava na rua em frente d casa ñ notei que havia um problema!). Fui testar, antes do pneu dar 1 volta ouvi um pequeno estalo:pensativo:, porem como no Troller barulhos são "normais" continuei e o velocímetro ñ funcionou! :sad:
Ao retirar o sensor o pinhão estava quebrado:shock:, consegui tirar o pedaço q ficou dentro...8--)
A trava q veio c/ o kit ñ ficava rente ao pinhão como a trava orig., qdo o pinhão girou a trava travou dentro do furo do sensor travando o pinhão, com isso a coroa forçou o pinhão e por sorte o pinhão quebrou primeiro! :roll:

Calcei uma roda diant., levantei uma roda tras., iluminando c/ uma lanterna e girando o cardã inspecionei a coroa q estava 100%.:brinde:

Coloquei o pinhão d 17 dentes e usei a trava original, apertei ela na mão pra ela fechar e assim ficou firme no pinhão!
Testei e ficou como esperado. C/ 33" marca como o GPS!:concordo:

Segue duas fotos:
Trava original rente ao corpo do pinhão.
Trava paralela c/ diâmetro no limite e onde ela provavelmente travou no furo do sensor.

Francisco Maciel
08/05/2015, 12:17
Chegou o kit c/ o pinhão d 16 e o kit c/ pinhão d 17 dentes...

Ontem a tarde fui trocar...observações:

1- Notei foi que os 2 estavam mto justos no sensor. Usei a dremel c/ uma lixa tipo "tubo" p/ desbastar internamente os 2 e eles girarem livres no sensor como o original. Fiquei c/ medo estando duro p/ girar forcasse os dentes...

2- A ponta quadrada da haste do sensor ñ entrava completamente no encaixe no fundo do pinhão d 16 dentes. Notei q a ponta da haste do sensor tinha rebarbas. Usei a dremel c/ uma pedra e retifiquei. Ñ foi suficiente então c/ a dremel e uma broquinha aprofundei uns 2mm o furo no fundo do pinhão.

3- Instalei o d 16 dentes e usei a trava do pinhão q veio c/ o kit pois a orig. ficou "frouxa" , (como as obs. acima me consumiu tempo, já era noite e tava na rua em frente d casa ñ notei que havia um problema!). Fui testar, antes do pneu dar 1 volta ouvi um pequeno estalo:pensativo:, porem como no Troller barulhos são "normais" continuei e o velocímetro ñ funcionou! :sad:
Ao retirar o sensor o pinhão estava quebrado:shock:, consegui tirar o pedaço q ficou dentro...8--)
A trava q veio c/ o kit ñ ficava rente ao pinhão como a trava orig., qdo o pinhão girou a trava travou dentro do furo do sensor travando o pinhão, com isso a coroa forçou o pinhão e por sorte o pinhão quebrou primeiro! :roll:

Calcei uma roda diant., levantei uma roda tras., iluminando c/ uma lanterna e girando o cardã inspecionei a coroa q estava 100%.:brinde:

Coloquei o pinhão d 17 dentes e usei a trava original, apertei ela na mão pra ela fechar e assim ficou firme no pinhão!
Testei e ficou como esperado. C/ 33" marca como o GPS!:concordo:

Segue duas fotos:
Trava original rente ao corpo do pinhão.
Trava paralela c/ diâmetro no limite e onde ela provavelmente travou no furo do sensor.

Excelente Orione.
Eu também havia achado estranho a trava nova, por isso usei a antiga.
Fico feliz que tenha dado certo.

ORIONE
08/05/2015, 12:28
Fico feliz que tenha dado certo.

Graças a vc q compartilhou c/ todos!

flavio11o
12/05/2015, 00:27
Fala Orione, beleza?

voce poderia me passar o link de onde comprou os pinhoes 16 e 17, queria ver se la eles tem o de 15...

to usando 35" recapado e minha conta saiu nesse nivel...

valeu!

e Francisco Maciel, parabéns pelo tutorial !!!

abcs

Usando 33" uso a d 17

Abraço

Francisco Maciel
12/05/2015, 11:14
Fala Orione, beleza?

voce poderia me passar o link de onde comprou os pinhoes 16 e 17, queria ver se la eles tem o de 15...

to usando 35" recapado e minha conta saiu nesse nivel...

valeu!

e Francisco Maciel, parabéns pelo tutorial !!!

abcs

Obrigado, Flávio.

ORIONE
12/05/2015, 11:14
Mais vc está usando a relação original? Não sei se tem 15 dentes, no ML achei anunciado de 16 a 19 dentes...

O primeiro 16 dentes q quebrou ñ tem + o link no ML. Porem foi desse vendedor/loja:
mlautopecasodelli@gmail.com
http://www.odelli.com.br/

O de 17 dentes tbm ñ consegui o link, porem quem me avaliou foi o usuário MARCIOSOLA2008 (218)

O segundo kit d 16d q ainda ñ chegou..:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-653053243-kit-engrenagem-velocimetro-ford-f-1000-90-16-dentes-_JM

D qlq forma é só jogar no ML: kit engrenagem velocimetro ford f 1000

ORIONE
12/05/2015, 11:21
Outro detalhe a ser visto é se o pinhão d 15 dentes ainda da pra usar na coroa original do Troller...

flavio11o
12/05/2015, 11:48
obrigado Orione, vamos ver se encontro pra testar
tenho esta duvida mesmo, 15 dentes é bem menos que 18 ... rsrs

estou com relação original, e nem pretendo trocar por hora

abcs

Francisco Maciel
12/05/2015, 11:49
Acredito que não tenha de 15 dentes. Procurei inclusive nos sites dos EUA e não achei nada com 15 dentes. Tem de 16 a 23 dentes, sendo que o mais comum é encontrar de 16 a 21.

Flávio, qual o tamanho do pneu que está usando?
Se for pneu 35 com a relação original, pode ir de 16 dentes sem medo de ser feliz.

flavio11o
12/05/2015, 12:07
Maciel
é 35" recapado com vj910, dá aprox 36"

acho que vou mesmo de 16, se der diferença deve ser pequena
depois posto aqui o resultado

vlw

ORIONE
13/05/2015, 10:09
ja vai melhorar bem rsrs

[Offtopic] to comprando um jg. d 33" vj910... posta umas fotos ai pra noís deles no T4! Abraço.

jeeptuba
17/05/2015, 15:27
Francisco, parabéns pelo tópico, coloquei o meu hoje 16 dentes(estou com pneus 35) ficou certinho o marcador!

Orione, não tive a mesma paciencia que vc, usei aquela ferramentata de precisão o "porrimetro" lógico que respeitando que a peça é de plastico encaixou que é uma beleza... KKkk

Francisco Maciel
17/05/2015, 20:42
Francisco, parabéns pelo tópico, coloquei o meu hoje 16 dentes(estou com pneus 35) ficou certinho o marcador!

Orione, não tive a mesma paciencia que vc, usei aquela ferramentata de precisão o "porrimetro" lógico que respeitando que a peça é de plastico encaixou que é uma beleza... KKkk

Blz, Jeeptuba.
Que bom que o tópico ta servindo pra ajudar a turma. 👍

JotaN
18/05/2015, 12:15
O meu Troller quando passa dos 90km/h, o GPS sempre marca pra menos do que o velocímetro. Qual o que está correto?

Francisco Maciel
18/05/2015, 12:26
O meu Troller quando passa dos 90km/h, o GPS sempre marca pra menos do que o velocímetro. Qual o que está correto?

Se estiver usando os pneus originais, isto acaba sendo normal para a maioria dos carros.

flavio11o
18/05/2015, 14:41
Pessoal,
instalei o pinhao de 16 dentes, usando relação original com 35" recapados VJ910
Ainda falta aferir em velocidades mais alta, mas pelo menos até os 90km/h está marcando perfeito !

Realmente é necessário um ajustezinho no pinhão antes de instalar, mas nada dificil.
Tive que diminuir o comprimento do pino central para deixa com a mesma medida do original e abrir um pouco o furo interno para ele rodar livremente no sensor.
E também usei a trava original, baseado na dica do Orione. :concordo:

Valeu Francisco Maciel ! :palmas:

PS.: logo mais vai faltar pinhões destes no mercado ! rsrs

Francisco Maciel
18/05/2015, 14:57
Pessoal,
instalei o pinhao de 16 dentes, usando relação original com 35" recapados VJ910
Ainda falta aferir em velocidades mais alta, mas pelo menos até os 90km/h está marcando perfeito !

Realmente é necessário um ajustezinho no pinhão antes de instalar, mas nada dificil.
Tive que diminuir o comprimento do pino central para deixa com a mesma medida do original e abrir um pouco o furo interno para ele rodar livremente no sensor.
E também usei a trava original, baseado na dica do Orione. :concordo:

Valeu Francisco Maciel ! :palmas:

PS.: logo mais vai faltar pinhões destes no mercado ! rsrs

Meu receio é que inflacione o preço desse pinhão. kkkkkkkkkk

Sidnei
18/05/2015, 17:59
Meu receio é que inflacione o preço desse pinhão. kkkkkkkkkk

Eu comprei pelo mercado livre de um vendedor de SP, esperei por 10 dias e ele me devolveu o dinheiro dizendo que estava em falta o produto....
Comprei de outro no sul e estou aguardando chegar.

flavio11o
18/05/2015, 18:10
comprei neste link
chegou em 2 dias

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-653053243-kit-engrenagem-velocimetro-ford-f-1000-90-16-dentes-_JM

abcs

Francisco Maciel
18/05/2015, 18:21
Eu comprei o de 17 dentes aqui na minha cidade mesmo. O de 16 tava em falta.
Como não vou usar pneus 35 por enquanto, vou deixar quieto.

ORIONE
18/05/2015, 20:54

Hahahahaha... q ótimo q deu certo!

Francisco Maciel
18/05/2015, 22:13
Hahahahaha... q ótimo q deu certo!

Eu não tive dificuldades de encaixar o pinhão no eixinho.

Sidnei
19/05/2015, 07:23
comprei neste link
chegou em 2 dias

abcs

Flavio,

foi justamente esse vendedor do ML (Wpeças) que devolveu o dinheiro dizendo que não tinha mais a peça em estoque, mas era o pinhão de 17 dentes.
Mas acho que o outro que encomendei chega amanhã.

Sidnei
20/05/2015, 08:47
Meu pinhão chegou e já instalei!
Realmente todas as observações dos nossos amigos foram de grande ajuda: tive que diminuir cerca de 0,5mm a ponta do pinhão e alargar internamente para girar livre como o original. Também usei a trava original.
Está funcionando perfeitamente, porém não aferi ainda pois estou sem gps, mas acredito que está 100%.

Francisco Maciel
20/05/2015, 10:51
Meu pinhão chegou e já instalei!
Realmente todas as observações dos nossos amigos foram de grande ajuda: tive que diminuir cerca de 0,5mm a ponta do pinhão e alargar internamente para girar livre como o original. Também usei a trava original.
Está funcionando perfeitamente, porém não aferi ainda pois estou sem gps, mas acredito que está 100%.

Mais um cliente satisfeito! :palmas:

Sidnei
26/05/2015, 16:44
AFERIÇÃO:

Fizemos uma viagem neste final de semana, eu com o Troller com pneus 33" e pinhão de 17 dentes e outro Troller com pneus originais.
Zeramos o hodômetro juntos e percorremos cerca de 800 km.
No Troller original marcou 814 Km e o meu marcou 796 Km, portanto uma diferença de 18 km (cerca de 2%). Fiquei muito satisfeito com o resultado.

Francisco Maciel
26/05/2015, 23:41
AFERIÇÃO:

Fizemos uma viagem neste final de semana, eu com o Troller com pneus 33" e pinhão de 17 dentes e outro Troller com pneus originais.
Zeramos o hodômetro juntos e percorremos cerca de 800 km.
No Troller original marcou 814 Km e o meu marcou 796 Km, portanto uma diferença de 18 km (cerca de 2%). Fiquei muito satisfeito com o resultado.

Ótima comparação, Sidnei.
Já me disseram que nos Trollers originai o velocimetro tbm tem uma pequena variação. Saberia me dizer se procede?
E como ficou o comparativo com o GPS?

William Bescro
27/05/2015, 16:46
Boa Tarde Pessoal!!!
Primeiramente parabéns pela iniciativa e colaboração de todos para que possamos melhorar nossos amados jipes!!!
Porém quero deixar registrado que esses "valiosos colaboradores" que não tem sossego, rsrs! E nos influenciam com suas ações e nos fazem entrar nessa onda de mexer também.... rsrs!
Brincadeiras a parte, vou mudar o meu também e como tantos aqui, quero deixar minha singela contribuição.
Segue foto do pinhão original da Ford F-1000 com 17 dentes e sua caixinha que nos dá o valioso código de fábrica para garimparmos tal peça ou termos como referência... essa eu consegui na sorte (filha única).
Abç! Boa sorte !!

502921

Fabio_Roberto
29/05/2015, 10:50
Pessoal uma pergunta básica só para não comprar a peça errada.

Troller antigo o painel é do gol (meu caso) e Troller novos (2009-2014) é o da Ford, ambos usam a mesma peça, da F-1000?

Sidnei
29/05/2015, 12:54
Pessoal uma pergunta básica só para não comprar a peça errada.

Troller antigo o painel é do gol (meu caso) e Troller novos (2009-2014) é o da Ford, ambos usam a mesma peça, da F-1000?

Fabio,

Independentemente do instumento do painel (velocímetro), o que manda é o pinhão que vai na caixa de transferência, que no caso dos trollers, é a mesma em todos os anos de fabricação.

Sidnei
29/05/2015, 12:56
Ótima comparação, Sidnei.
Já me disseram que nos Trollers originai o velocimetro tbm tem uma pequena variação. Saberia me dizer se procede?
E como ficou o comparativo com o GPS?

Francisco,

De uma maneira geral, acredito que todos os velocímetros analógicos têm uma pequena variação sim (e o troller não poderia ser diferente...hehehe).
Não fiz o comparativo com o GPS porque o meu está quebrado. Durante a viagem, fomos conversando pelo rádio PY e estava batendo a mesma velocidade.

Fabio_Roberto
29/05/2015, 13:54
Fabio,

Independentemente do instumento do painel (velocímetro), o que manda é o pinhão que vai na caixa de transferência, que no caso dos trollers, é a mesma em todos os anos de fabricação.

Cara eu achava que esse pinhão ficava atras do velocímetro...., alguem consegue uma foto do local onde fica.. é facil desmontar e montar.. da para fazer em casa tranquilo?

theusmuller
29/05/2015, 16:13
Fabio, não tenho fotos, mas posso te fazer um passo a passo:Ele fica bem no final da T-case, onde o cardã traseiro conecta nela...1) deitar embaixo do Troller, paralelo ao cardã, com os pés para o lado do motor e a cabeça bem no inicio da cardã traseiro;2) olhar para cima, vai ver dois conjuntos de fios (o teu também é um 2005) que plugam na T-case3) o conjunto de fios de cima é onde o sensor de velocidade esta plugado4) desplugue os fios e desacople o sensor de velocidade da T-case. Para fazer isso é necessário soltar um parafuso n° 11 que prende tipo uma chapa no sensor5) apos soltar a chapa, puxe com cuidado todo o corpo do sensor para o lado esquerdo (ele parece um tubo de pvc preto)6) apos tirar o sensor vai perceber que esse pinhãozinho esta na sua ponta.Espero ter ajudado. Abraço.

William Bescro
29/05/2015, 16:22
Tem foto no primeiro post...
Indicando posição conforme Muller disse...

Fabio_Roberto
29/05/2015, 17:19
Tem foto no primeiro post...
Indicando posição conforme Muller disse...

Obrigado!! não prestei atenção.

William Bescro
08/06/2015, 11:10
Bom Dia Pessoal,
Passando para dar um "Feedback", troquei o pinhão original que é de 18 dentes (amarelo) pelo de 17 dentes (branco), ficou perfeito... marca exatamente a velocidade real, usando pneus 33" logicamente...
Não precisou fazer nenhuma adaptação, foi Plug & Play, uma vez que a peça é original Ford...
Vlw pela dica!!!
Abç!!

503856503857

Francisco Maciel
19/06/2015, 09:15
Bom Dia Pessoal,
Passando para dar um "Feedback", troquei o pinhão original que é de 18 dentes (amarelo) pelo de 17 dentes (branco), ficou perfeito... marca exatamente a velocidade real, usando pneus 33" logicamente...
Não precisou fazer nenhuma adaptação, foi Plug & Play, uma vez que a peça é original Ford...
Vlw pela dica!!!
Abç!!

503856503857

Show!
William, quanto custou o pinhão original?

mgnecco
26/06/2015, 18:20
Show!
William, quanto custou o pinhão original?

Olá Francisco.

Comprei o meu original por R$15,00 na Memorial Ford que fica na Barra Funda - São Paulo/SP
cou instalar depois posto o resultado 😃

505764

Abraço

Francisco Maciel
26/06/2015, 18:34
Olá Francisco.

Comprei o meu original por R$15,00 na Memorial Ford que fica na Barra Funda - São Paulo/SP
cou instalar depois posto o resultado 

505764

Abraço

To pensando se troco meus pneus pra 35"... A dúvida não é mais o velocímetro, é se vou gostar do carro com pneus acima de 33".

Bernardo Hoelz
28/06/2015, 10:46
To pensando se troco meus pneus pra 35"... A dúvida não é mais o velocímetro, é se vou gostar do carro com pneus acima de 33".

Com certeza vai gostar :safari-rig: :twisted:

Francisco Maciel
28/06/2015, 11:33
Com certeza vai gostar :safari-rig: :twisted:

To lendo e relendo o tópico sobre pneus 35 no Troller.

William Bescro
29/06/2015, 16:20
Caro Francisco,
Aqui em Curitiba, paguei R$ 20,00
Abç!

Francisco Maciel
29/06/2015, 16:45
Caro Francisco,
Aqui em Curitiba, paguei R$ 20,00
Abç!

E ocorreu tudo cero, William?

William Bescro
30/06/2015, 11:43
Francisco,
Perfeito... encaixou como uma luva e aferição 100% com a velocidade real...
Lembrando que estou com pneu BF 33" original (não é recapado)
Muito bom não precisar mais ficar cuidando do velocímetro...
Abç!

Fabio_Roberto
24/08/2015, 21:11
Fiz um vídeo para ajudar....

http://youtu.be/3GsFC5ultJI

Francisco Maciel
25/08/2015, 02:06
Fiz um vídeo para ajudar....

http://youtu.be/3GsFC5ultJI

Parabéns, Fábio.
Melhor e mais clara explicação que a sua, seria impossível. Matou a pau todas as dúvidas.

Fabio_Roberto
25/08/2015, 07:47
Parabéns, Fábio.
Melhor e mais clara explicação que a sua, seria impossível. Matou a pau todas as dúvidas.

Francisco

Graças a sua dica... obrigado!!

Abraço

Zettel
25/08/2015, 14:52
E alguém sabe informar se esta troca do pinhão também serve para corrigir o
odômetro do novo Troller?
Abs.

Fabio_Roberto
25/08/2015, 21:45
Na realidade o odômetro não marca errado, ele registra a distância percorrida pelo velocímetro que por sua vez estava registrando errado, salvo algum defeito da peça.

Carlos_bass
25/08/2015, 22:28
Boa noite pessoal.
Estou procurando o de 16 dentes para meu 2006 3.0 com pneu BF 35. Fiquei com uma duvida. Por ser injeção a central usa informações de velocidade para funcionar corretamente. Alguem percebeu alguma alteração no funcionamento do motor? melhorou ou piorou o consumo. Imagino eu que como trocamos o pneu estamos a central esta trabalhando de forma erronea? Alguém tem o link para que eu possa comprar?

Fabio_Roberto
26/08/2015, 10:36
Boa noite pessoal.
Estou procurando o de 16 dentes para meu 2006 3.0 com pneu BF 35. Fiquei com uma duvida. Por ser injeção a central usa informações de velocidade para funcionar corretamente. Alguem percebeu alguma alteração no funcionamento do motor? melhorou ou piorou o consumo. Imagino eu que como trocamos o pneu estamos a central esta trabalhando de forma erronea? Alguém tem o link para que eu possa comprar?

Não sei a resposta, rs, mas a compra foi nesse site.
https://www.memorialpecasford.com.br/

jipeiroMT
26/08/2015, 19:03
Boa noite pessoal.

Carlos, no 3.0, se você arrancar o sensor de velocidade da caixa de transferência, você fica apenas sem velocímetro/odômetro. Não afeta em nada a central. Pode fazer o teste. Isso que você disse, se procede, se aplica apenas a carros a gasolina.

Carlos_bass
26/08/2015, 19:56
Carlos, no 3.0, se você arrancar o sensor de velocidade da caixa de transferência, você fica apenas sem velocímetro/odômetro. Não afeta em nada a central. Pode fazer o teste. Isso que você disse, se procede, se aplica apenas a carros a gasolina.
Obrigado, vou comprar no site sugerido pelo Fábio acima. Achei alguns em outros sites por R$ 16,00 me pareceu bem ruins. Melhor pagar um pouco mais em um original.

Fábio, obrigado por passar o site.

Abs.

Carlos_bass
21/09/2015, 22:11
Boa noite

Pneu BF 35, 16 dentes ficou perfeito igual ao GPS. Estava com receio da injeção endoidar, mas parece que melhorou, o consumo parece que diminuiu. Recomendo a todos.

Giuberto
23/09/2015, 00:11
Boa noite

Pneu BF 35, 16 dentes ficou perfeito igual ao GPS. Estava com receio da injeção endoidar, mas parece que melhorou, o consumo parece que diminuiu. Recomendo a todos.

Só em carro a gasolina que poderia endoidar. O common rail diesel não tem esses melindres não, é um sistema bem mais simples.

O consumo diminuiu pois com menos volta de pneu, você já andou muito mais distância do que com um pneu menor. Em cidade, a tendência é o consumo aumentar com o uso de pneus maiores. E em estrada, diminuir, também pelo fato de se alongar a relação do veículo com pneus maiores somado a redução original do troller ser muito grande, deixando ele com uma relação parecida com um veículo convencional, melhorando o consumo. Claro que se o sujeito ficar atochando o pé na estrada, o consumo também irá aumentar devido aos pneus maiores serem muito mais pesados, exigindo mais força.

Francisco Maciel
23/09/2015, 10:08
Podem comprar sem medo, esses que são vendidos no Mercado Livre.
Uso um paralelo e não tenho problemas.

http://lista.mercadolivre.com.br/pinh%C3%A3o-velocimetro-f1000#D[A:pinhão-velocimetro-f1000,B:1]

Lucas Nassif
23/09/2015, 11:14
Alguém já fez essa correção no velocímetro do Troller 2015?

Francisco Maciel
23/09/2015, 11:57
Alguém já fez essa correção no velocímetro do Troller 2015?

Se for a mesma caixa de redução, o procedimento é o mesmo.
Alguém saberia dizer se é a mesma caixa?

Lucas Nassif
23/09/2015, 13:06
Se for a mesma caixa de redução, o procedimento é o mesmo.
Alguém saberia dizer se é a mesma caixa?

É diferente.

Francisco Maciel
23/09/2015, 15:03
É diferente.

Sabe se o pinhão vai na caixa de redução?

ak.batera
24/10/2015, 07:51
No Troller 2015 o sensor vai na caixa de cambio.

Lucas Nassif
25/10/2015, 09:39
No Troller 2015 o sensor vai na caixa de cambio.

Você sabe se é possível fazer a correção nele?

ak.batera
25/10/2015, 22:10
Você sabe se é possível fazer a correção nele?

Nassif,

no meu troller 2003 eu utilizava um conversor ligado ao sensor para corrigir a velocidade:

http://tecnochip.com.br/automotivos/index.php?id_product=13&controller=product

no 2015 é pegar o sinal que sai da caixa de cambio e ligar no conversor da mesma forma.

ocampinho
10/06/2021, 08:05
Bom dia amigos. Eu preciso da peça de metal em que a engrenagem se acopla… eu perdi o eixo que liga a engrenagem ao sensor de velocidade. Alguém teria essa peça sobrando?

FernandoChinaglia
01/06/2024, 21:26
Fiz a troca para um 16 dentes, uso pneus 35. O problema q ao soltar a chapinha q prende o sensor, o parafuso quebrou, agora não consigo colocar uma furadeira para tirar o pedaço do parafuso com extrator, está com arame, infelizmente.