Conectar

Ver Versão Completa : Será tucho ou corrente de comando na XJ 1998?

nelsonmatos
20/04/2015, 22:34
Pois é galera, como todos sabem aqui o meu cabeçote está zerado, as válvulas são zeradas, menos os tuchos, que são usados, os mesmo foram testados e aparentemente tudo OK, mas agora após dar uma geral no cabeçote, o mesmo está com um barulho muito chato de tucho. Troquei o óleo para 20w50 da Shell e mesmo assim a praga continuou batendo assim eu acho! Aí me veio uma coisa que aconteceu com o meu A3 turbo, o mesmo fazia um barulho horrível e gastei uma grana forte e não resolveu. Depois um mecânico me falou que poderia ser a corrente de comando, troquei e o barulho diminuiu 90%! Será que os nossos problemas não tem haver com a polia do virabrequim ou com a corrente de comando?:news-coffee:

Sinuhe
21/04/2015, 18:11
Amigo, não sei te dizer mais é difícil ser corrente pois não são todos que batem, a minha tb esta com um barulho provavelmente de tucho, mais assim que esquenta para.

nelsonmatos
22/04/2015, 00:22
Fala Sinuhe, tô achando que fizeram merda na montagem do meu cabeçote só pode ser isso, os caras devem ter regulado errado as válvulas ou balancinhos, pois quando mais acelero faz o barulho como se tivesse algo frouxo (desapertado), estou até apostando nos balancinhos, pois já tive um problema desse com um omega 6cc e outro problema com a corrente de comando do A3.

Sinuhe
22/04/2015, 10:16
Amigo tucho só bate se estiver com defeito mesmo, qdo esquenta o motor e a pressão normaliza a tendencia
e melhorar, agora se qdo acelera depois de quente a batida aumenta pode ser válvula ....ai toma cuidado, da uma olhada no escapamento se não ta pipocando.....

nelsonmatos
23/04/2015, 23:33
Pois é Sinuhe, o meu mecânico falou a mesma coisa que você sobre os tuchos. Hoje a gente testou o carro, e acelerações fortes e tirando o pé do acelerador no asfalto, o mesmo me deu um diagnóstico de 99% de ser folga de pino de pistão, eu só estava ouvindo dentro do carro, pois, a borracha que veda a barra de direção e a lataria que da para o cofre do motor, estava solta.

Sinuhe
24/04/2015, 14:23
Opa, dai o barulho é diferente de pino ou válvulas......o barulho vem de um pistão só ou não? É essa XJ que vc fez o cabeçote? Ela sofreu muito com o cabeçote?
E outra coisa a minha estava com um barulho que parecia tucho, esquentava em 5 minutos parava, só ficava lá no fundo e sumia....era coletor de escape com pequeno empenado....mandei plainar e troquei as juntas ficou zerada....

nelsonmatos
24/04/2015, 22:27
Foi essa sim que fiz o cabeçote, mas o mesmo está bom. eu até cheguei a pensar nas válvulas, pois como tinha falado aqui, a borracha de vedação estava solta, então o barulho passava para dentro do carro, depois de colocar no lugar o barulho ficou muito baixo, como o carro sofreu um aquecimento com o ex-dono, o meu mecânico acredita que deu folga no pistão. Quando o carro estava sem o cabeçote, os mesmo pareciam bem justos na camisa, aí o mecânico me explicou, que quando a folga é pequena a mesma só percebida como o conjunto montado em acelerações e desaceleração, mas equaliza bem rápido, o problema é barulho irritante. Eu estou pensando em comprar o o kit pistão, para deixa-lo zerado. O mesmo estava me desanimando, pois a minha mulher estava reclamando que no banco de trás o carro parecia um cabrito de tanto que pulava...rsssss :safari-rig:. Não quero me desfazer da viatura, a minha mulher está buzinando na minha cabeça e aí esse problemas acabam servindo de pretexto para trocar. Se eu achar um meio de melhorar a suspensão do carro, irei investir nele.

Sinuhe
25/04/2015, 08:34
Amigo o barulho que faz é de um pistão só? É muito difícil esse motor apresentar esse defeito a não ser que tenha sofrido muito com o problema de aquecimento.

nelsonmatos
25/04/2015, 21:11
Pois é Sinuhe, quando peguei o carro o mesmo tinha sofrido um aquecimento, após a compra, eu fiz uma geral no cabeçote, troquei todas as juntas, limpeza do radiador, mangueiras etc..., só que eu não percebia o barulho, o mecânico me disse que não tem como precisar se é em um ou mais pistões, pois o ideal seria comprar o kit pistão e trocar todos, já que quando há aquecimento, pode acontece de dilatar a cabeça do pistão e até dá folga no pino.

Sinuhe
26/04/2015, 10:20
Amigo, foi o mesmo mecânico que montou o cabeçote que deu esse diagnostico?

DIB
27/04/2015, 10:49
Nelson, estou acompanhando,

também fiz um serviço de cabeçote em uma XJ, mas ela sofreu muito com aquecimento, o dono não viu que tinha rasgado a mangueira e andou bastante sem água, o motor chegava a travar, e quando esfriava ele ligava e continuava andando.

mas essa bicha é valente e não travou de vez, então levou pra eu trocar a junta e fazer o cabeçote completo.

mas antes avisei que poderia ficar com barulho, folga e etc...

e adivinha, ao montar, um belo barulho de tucho, ou pino, ou sei la, o cara ficou puto e não deixou eu nem analisar com mais cuidado...

foda que o cara é amigo, fiz um preço camarada, e ainda tomei um cano, mas paciência, vivendo e aprendendo.

mas é isso, quando isso acontece, pode criar folga em vários componentes, o ideal é abrir e fazer o serviço completo logo.

nelsonmatos
27/04/2015, 11:50
Fala Sinuhe, sim foi o mesmo. Quando estava sem cabeçote o mesmo analisou se tinha alguma folga nos pitões e me falou que estava dentro do tolerável, mas me avisou que como o cabeçote estava vivo de novo, algumas coisas poderiam aparecer e que deveria andar, pois uma coisa é acelerar o carro parado, a outra era anadar com com o carro e exigir o máximo dele (estrada e engarrafamento). Ontem ele me ligou e me pediu para agendar uma ida na mecânica, pois ele quer tirar o cárter fora e dar uma analisada por baixo.

nelsonmatos
27/04/2015, 11:59
DIB, o problema é o preço absurdo cobrado pelas retíficas, hoje o cara quer cobrar no mínimo uns R$ 1.500,00 numa geral do cabeçote, aí tem que comprar guias, juntas, as vezes válvulas, tuchos (parte de cima), dei mole só no tucho. Comprei no mercadolivre de uma palhaço, que me deu a previsão de 7 dias para chegar na minha residência , neste período eu mandei o carro para o mecânico e o cabeçote para retífica, com 4 dias de comprado o mesmo cancelou a venda, justificando que não teria em estoque, o anuncio foi interrompido e o mesmo vendedor 1 semana depois voltou com o mesmo anuncio com valor diferente, abri reclamação, mas não resolveu nada, pelo menos devolveram o meu dinheiro. A parte de baixo que é a agonia e não era para ser! O preço cobrado pelo o kit pistão, anéis, bronzinas, juntas, bomba de óleo, retífica é surreal, na brincadeira você irá gastar em média com peças e mão de obra R$ 7 mil, neste contexto tem que casar com o carro para fazer tudo isso. Eu acredito que o meu problema ainda foi na montagem da retífica, tenho quase certeza que os caras ou regularam as válvulas erradas ou algum tucho ou tuchos estão quase mortos, o problema é travar o tuchos aí o problema será bem maior!

DIB
27/04/2015, 13:38
1500 no cabeçote? por aqui vc paga 500 bem pagos, com retentor, guias se precisar e td mais.

a retifica completa com cabeçote, peças e tudo que tem direito pode chegar nesse valor.

esse cabeçote não tem regulagem de válvula, é só montar e pronto, e os tuchos, muitos que já peguei estão travados abertos, nem funcionam mais, e continuam rodando.

aproveita que seu mecânico quer analisar sem abrir, verificar folga no mancal, ha uma chance de conseguir resolver seu problema

Erg-Bsb
27/04/2015, 17:25
Nelson, estou acompanhando,

também fiz um serviço de cabeçote em uma XJ, mas ela sofreu muito com aquecimento, o dono não viu que tinha rasgado a mangueira e andou bastante sem água, o motor chegava a travar, e quando esfriava ele ligava e continuava andando.

mas essa bicha é valente e não travou de vez, então levou pra eu trocar a junta e fazer o cabeçote completo.

mas antes avisei que poderia ficar com barulho, folga e etc...

e adivinha, ao montar, um belo barulho de tucho, ou pino, ou sei la, o cara ficou puto e não deixou eu nem analisar com mais cuidado...

foda que o cara é amigo, fiz um preço camarada, e ainda tomei um cano, mas paciência, vivendo e aprendendo.

mas é isso, quando isso acontece, pode criar folga em vários componentes, o ideal é abrir e fazer o serviço completo logo.

Olá DIB.
Pode detalhar mais de como acha que deveria ser feito o serviço para ficar zerado?
Se entendo, após uma retifica, deveria trocar todas as partes móveis (válvulas e tuchos)?
Deveria também mexer na parte inferior? Anéis, bronzinas, etc.?

DIB
28/04/2015, 13:33
depois de sofrer tanto como a que eu fiz, blz, fazer o cabeçote e tal, correndo o risco.

depois de montado e constatado que tem mais problemas, pode tentar ir eliminando como o mecânico do Nelson quer fazer, ou já partir pra fazer o motor inteiro, não precisa trocar válvulas, só e tiver desgaste irregular, tuchos recomendo sempre trocar, verificar ovalização da camisa, desgaste, as vezes a medida das camisas e pistões estão na tolerância, então nem precisa trocar essas peças.

verificar todas as medidas, se o vira estiver na tolerância e não tiver riscado, apenas um polimento resolve, mas obrigatoriamente bronzinas e anéis deve ser trocados.

o problema de abrir é a possibilidade gigantesca de fazer o motor inteiro, se ferveu com certeza o cilindro está riscado e etc...

isso é ficar zerado, abrir o motor ver as medidas e fazer o necessário.

Erg-Bsb
28/04/2015, 14:07
Valeu! :concordo:

Sinuhe
28/04/2015, 17:33
Amigo ai é jogo duro, não tem como verificar essa folga por baixo, nem como trocar os tuchos, terias que sacar o cabeçote novamente e mandar ver cabeçote e os pistões e tuchos...condenando os pistões e anéis, já troca os tuchos de uma vez....acredito que as bronzinas não seja necessário pela vida do motor, mais nada de terror tb....se pagar 4 mil ta de bom tamanho.....

nelsonmatos
29/04/2015, 01:20
Então, vamos pelo o lado mais barato, o tucho ou tuchos ruins, fazem muito barulho ao acelerar?

Sinuhe
29/04/2015, 09:15
Amigo, pode fazer muito barulho, se estiverem travados com a válvula sem permitir que carregue com o óleo lubrificante do motor, pois o tucho é hidráulico, dai tem que ver quantos tuchos estão nessas condições, ou seja um bom mecânico tem que tirar isso de letra, esta me parecendo que vc não confia muito, aconselho sair fora, e os tuchos para trocar tem que sacar o cabeçote não e tao simples assim e muito menos barato, o tucho em si é uma peca barata, mais trocar e que pode ser uma MO cara. Então melhor fazer, se preciso o resto do motor para aproveitar.