Ver Versão Completa : Ford F1000
CassioBerno
20/04/2015, 19:56
boa noite tenho uma F1000 98/98 motor x10 e ela anda muito acelerada com pouca velocidade com isso gasta muito, nao passa de 6 de media. gostaria se saber qual coroa e pinhão usar pra ela andar mais... ela mudou um pouco com o pneu BF31 mas ainda sim anda pouco . ta ai uma foto dela sem os BF. abraço 499541
Cassio, a tua F é diesel de fábrica ou era a gasolina e foi instalado um motor diesel? Se ela era a gasolina a relação do diferencial realmente é curta para o diesel e deves estar usando uma relação 13x46 ou 3.54. O ideal, no mínimo, para o diesel turbo é a relação 14x43 ou 3,07. Dá uma olhada no tópico do Randal, adaptando motor diesel em f1000. Ford abraço.
Cássio ... Bela Efe 1000
Seguinte , regula a lenta da sua Efe , é super simples , com uma chave 10 e uma fenda vc mesmo resolve o problema , deixe-a com o giro por volta dia 750/800RPM , quanto ao desempenho dela , se não for o diferencial como o Zé falou , vc pode abrir a bomba dela e deixá-la bem mais animada !!
O x10 é um ótimo , excelente motor , agüenta muito , tem bom torque e potência , vc pode regular ela sim é aumentar a pressão. da BI dela !!
Na imagem a seguir segue esquema de como ajustar a lenta e abrir a BI dela !!!
No número 1 é o ajuste da lenta
E no número 2 onde vc deve ajustar a BI e aumentar a pressão , para melhorar o desempenho !
O x10 original faz médias de 7,5 ; 8 km/l no uso urbano e 8,5; 9 km/l no uso rodoviário , se não me engano !!
Abc e boa sorte !!!
CassioBerno
22/04/2015, 12:21
é original a diesel ela ja esta coma bomba aberta. o diferencial dela é um dana 2.53 tem como por um pra anda mais..e aonde consigo? abraco obrigado pelas dicas
CassioBerno
22/04/2015, 13:05
499718499719
Conseguiu regular a lenta ???
Troller-a-vista
22/04/2015, 15:21
q rodas lindas..
Pode tentar a relação 3,07 das 4x4 !
Fica bom !!!
sallespickup
22/04/2015, 18:16
pera gente, mais se li correto na plaqueta ele ja ta com diferencial 2.59, ou é só a plaqueta, ou ja quebrou e colocaram um mais curto, pois ja é longo pacas, uma pergunta Cassio, o seu cambio é 5 pra traz ou pra frente?
CassioBerno
22/04/2015, 20:05
nunca quebrou original 98/98 resumindo eu to a 140 e ela ta passando 3 mil giro ai bebe demais quero alongar para andar mais e em menos rotacao.. é um dana 2.53 a 5 é pra traz
CassioBerno
22/04/2015, 20:07
randal a lenta dela tá nisso aii..
Se faz 6 na cidade e já está com a BI aberta , ta na média então , o que vai ter relevância agora é a forma de condução !!!
Cara ,acho que não tem outra relação que melhore este giro não , pois a coroa e pinhão da Efe 4x2 já é mais curta do que da 4x4 que é 3,07 !!
CassioBerno
22/04/2015, 20:15
vi uma F1000 a venda na net com diferencial 18/49 de landau. daria certo pra por na minha camioneta ... no diferencial dana???
CassioBerno
22/04/2015, 20:26
kkkkkkkkkk faco 6 de media na rodovia vivo na estrada. so ela anda pouco e aii bebe de mais radiador esquenta.... só queria que andasse mais em baixa rotacao .. ele bebe pq o motor na no 12
Coophamat
22/04/2015, 20:37
vi uma F1000 a venda na net com diferencial 18/49 de landau. daria certo pra por na minha camioneta ... no diferencial dana???
Esse diferencial é mais curto que o seu. Acho que pra alongar mais só colocando um cambio com a 5ª drive ou colocando uns pneus 33 ou 35.
Agora você disse que ela esquenta, andando devagar ou pisando fundo?
CassioBerno
22/04/2015, 20:52
ela esquenta quando senta o pé ,as veses meio apressado 140 150 ela quase chega no vermelho isso pq o motor passou seus 3 mil giro.... mais só acelerado na lenta nao
Cassio, o fato dela esquentar a priori nada tem a ver com o diferencial curto. Estás com problema no sistema de arrefecimento, que pode ir desde um radiador entupido, valvula termostatica trancada, junta de cabeçote queimada. O MWM 229 não costuma esquentar e olha que ando com pé no fundo nas minhas viagens por centenas de kms e a temperatura sempre normal.
O nível de água baixa no radiador?
Há vestigios de água no óleo? (Se houver pode ser camisa de pistão com furo por corrosão)
Como está a cor da água do radiador?
Existe vestígios de água escorrida no bloco do motor?
A bomba dágua possui uma gaxeta em sua parte debaixo que pode vazar de forma muito discreta ou o rotor da mesma pode estar danificado pela corrosão.
A medida mais longa do diferencial do Landau é o 14x43 do com cambio automático.
sallespickup
23/04/2015, 19:12
Zé o carro dele é X10....,
e se esquenta realmente tem de achar o porque, pois esse motores de consepção mais velha são insuperaveis, pois podem andar horas em seu giro maximo sem dar problema
quanto ao diferencial não tem mais o que fazer, não existe nada mais longo que eu saiba, a unica solução é um cambio ZF 5 drive como a do Rhadal, ai tem mais cerca 33% de velocidade final, mais ai pode ser que o diferencial fique muito logo, ai tera de reduzir pra 3.07
GargerMaxpower
02/11/2020, 10:52
Olá, pessoal, bom dia! Estou começando no fórum hoje. Parabéns ao site, ao fórum e ao pessoal experiente e qualificado que vejo estar cadastrado aí. Agora, continuando, não tenho picapes diesel, pois moro na cidade e aqui não teria utilitade, mas amo o assunto e, se pudesse eu teria uma F-1000 com motor X10, ano 98 que é minha preferida entre todas as FORD "F-'s"... Continuando, desculpem a ignorância, e por isso mesmo eu gostaria de tirar uma dúvida: pelo o que eu entendi, as F-1000 X10 4x4 vieram de fábrica com diferencial 3.07:1 e as X10 4x2 vieram com 2.53:1, é isso? Enquanto isto, a quinta marcha para ambas (4x2 e 4x4) tem relação 1:1 nos dois casos? Alguém poderia me confirmar estas informações e corrigir se for o caso? Grato desde já, aguardo resposta... ;-)
Coophamat
02/11/2020, 12:06
Olá, pessoal, bom dia! Estou começando no fórum hoje. Parabéns ao site, ao fórum e ao pessoal experiente e qualificado que vejo estar cadastrado aí. Agora, continuando, não tenho picapes diesel, pois moro na cidade e aqui não teria utilitade, mas amo o assunto e, se pudesse eu teria uma F-1000 com motor X10, ano 98 que é minha preferida entre todas as FORD "F-'s"... Continuando, desculpem a ignorância, e por isso mesmo eu gostaria de tirar uma dúvida: pelo o que eu entendi, as F-1000 X10 4x4 vieram de fábrica com diferencial 3.07:1 e as X10 4x2 vieram com 2.53:1, é isso? Enquanto isto, a quinta marcha para ambas (4x2 e 4x4) tem relação 1:1 nos dois casos? Alguém poderia me confirmar estas informações e corrigir se for o caso? Grato desde já, aguardo resposta... ;-)
Sim, é isso mesmo.
sallespickup
02/11/2020, 20:40
Olá, pessoal, bom dia! Estou começando no fórum hoje. Parabéns ao site, ao fórum e ao pessoal experiente e qualificado que vejo estar cadastrado aí. Agora, continuando, não tenho picapes diesel, pois moro na cidade e aqui não teria utilitade, mas amo o assunto e, se pudesse eu teria uma F-1000 com motor X10, ano 98 que é minha preferida entre todas as FORD "F-'s"... Continuando, desculpem a ignorância, e por isso mesmo eu gostaria de tirar uma dúvida: pelo o que eu entendi, as F-1000 X10 4x4 vieram de fábrica com diferencial 3.07:1 e as X10 4x2 vieram com 2.53:1, é isso? Enquanto isto, a quinta marcha para ambas (4x2 e 4x4) tem relação 1:1 nos dois casos? Alguém poderia me confirmar estas informações e corrigir se for o caso? Grato desde já, aguardo resposta... ;-)
isso nunca saiu nas X10 cambio over drive, por isso as relações longas, que no meu ver trabalham melhor, eu sou suspeito, pois gosto do cambio 5 pra traz com relação longa, não troca de marcha, só pra exemplificar, ja na estrada, fui de sp a curitiba sem tirar a 5 ( obvio nas paradas tirei KKKK), mais sobe morro desce morro sem passar marcha
GargerMaxpower
02/11/2020, 22:50
A mensagem estava desconfigurada...
GargerMaxpower
02/11/2020, 22:53
Pessoal, muito obrigado pelas respostas... Continuando, eu calculei aqui pelo "cálculo teórico" pegando como base pneus 255/75 R15. O resultado foi que, para a relaçãoo 3.07:1 em 150 km/h o motor estaria em aprox. 3200 rpm enquanto para relação 2.53:1 nos mesmos 150 km/h o motor estaria em aprox. 2650 rpm. Então, o que vocês notam na prática: este cáulo tem coerência de acordo com o velocímetro e conta giros?
GargerMaxpower
02/11/2020, 22:55
Resposta a seguir (pois o texto tava desconfigurado)...
GargerMaxpower
03/11/2020, 09:13
nunca quebrou original 98/98 resumindo eu to a 140 e ela ta passando 3 mil giro ai bebe demais quero alongar para andar mais e em menos rotacao.. é um dana 2.53 a 5 é pra traz
É justamente isso que eu acho estranho. Segundo cálculo teórico com diferencial 2.53:1 A 140 km/h o motor deveria estar girando no máximo 2473 rpm, ou seja, bastante longe dos 3000 rpm. Mesmo com 3.07:1 o motor ainda estaria em 2986 rpm. Ou então, por algum motivo o velocímetro está marcando uma velocidade abaixo da real... 🤔
opala66joao@hotmail.com
08/11/2021, 11:32
577595
Atual milona... "vermelha".
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