Ver Versão Completa : Sugestões para o novo Jimny 2017
sandro-natal
20/04/2015, 10:11
Galera, abri este tópico para darmos sugestões para o novo Jimny 2017. Quem sabe a Suzuki escuta a gente...
A Suzuki já anunciou que em 2017 lançará uma nova versão do nosso amado jipinho (ver link abaixo).
http://www.topgear.com/uk/car-news/suzuki-jimny-update-2014-11-26
Traduzido pelo Google:
https://translate.google.com/translate?sl=en&tl=pt&js=y&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&u=http%3A%2F%2Fwww.topgear.com%2Fuk%2Fcar-news%2Fsuzuki-jimny-update-2014-11-26&edit-text=
(http://www.topgear.com/uk/car-news/suzuki-jimny-update-2014-11-26)
sandro-natal
20/04/2015, 10:17
Minhas primeiras sugestões:
1. Uso de motor 1.6.
2. Correção do shimmy crônico.
3. Sistema de movimentação e ajustes dos bancos que não provoquem folgas e aquele barulho insuportável.
4. Sistema de encaixes plásticos internos menos suscetível a folgas, que geram ruídos e grilos.
5. Tanque de 48 L.
6. Alto-falantes de melhor qualidade.
Manter:
Mesmas dimensões externas;
Carroceria sobre chassis;
Eixos rígidos dianteiro e traseiro e suspensão 3-link;
4x4 com reduzida;
Os mesmos ângulos de entrada e saída (não utilizar pára-choques baixos).
Tenho duas:
1-Volta da versão Canvas;
2-Bloqueio de diferencial de fábrica.
jorgeffn
20/04/2015, 16:07
Tenho duas:
Putz.. um Canvas ia ser massa mesmo... sou fã desse modelo!!!! já tive Vitara Canvas... era divertido demais!!
acrescentaria um motor 1.6 e um tanque maior também...
abs!!!
Já tem protótipo em construção , 2016
Putz.. um Canvas ia ser massa mesmo... sou fã desse modelo!!!! já tive Vitara Canvas... era divertido demais!!
acrescentaria um motor 1.6 e um tanque maior também...
abs!!!
zé dedão
20/04/2015, 19:21
Lá fora tem canvas. Lindo demais
Lá fora tem canvas. Lindo demais
Achei essa foto na net de um canvas! Bem legal!
499649
Minhas sugestões para o novo Jimny 2017:
a) manter o snorkel e o engate como itens originais da versão 4Sport;
b) incluir ponto de ancoragem traseiro em todas as versões do Jimmy
c) substituir o motor atual por motor flex de maior potência (~100cv);
d) reformular o painel, incluindo clinômetro, computador de bordo, etc;
e) ampliar o porta-malas, incluindo tampa retrátil ou escamoteável;
f) substituir o sistema de som por outro de melhor qualidade acústica.
sandro-natal
28/04/2015, 09:18
Na realidade, o Canvas já existe no Jimny atual. Apenas houve uma decisão da Suzuki de não trazê-lo ao Brasil.
Será que no novo Jimny, a Suzuki vai reviver a versão à diesel, que era comercializada na Europa até 2003?
Seria FANTÁSTICO poder optar entre motor 1.6 à gasolina ou motor à diesel! O Jimny iria vender muuuuuuito!!!!!!
Um motor a diesel seria sensacional!
sandro-natal
14/10/2015, 10:17
É unanimidade em todos os grupos de whatsapp sobre o Jimny: o motor certo para o Jimny no Brasil é o 1.6!
Leko-4sport
14/10/2015, 15:43
Acho que pode até continuar com o 1.3 desde que melhorem um pouco a potencia. Se conseguirem um 1.3 de aprox 100 cv tá valendo. Pode até ser 1.0 três cilindros turbo haha, o importante é aumentar um pouco o torque e a cavalaria.
Temos que lembrar que esse motor é relativamente antigo. Lógico que não adianta aumentar a potencia e deixar o motor mais "quebrável".
Interior lavável seria uma boa também.
De resto não mudaria nada, talvez se viesse com bloqueio de fábrica ficaria ótimo.
...talvez se viesse com bloqueio de fábrica ficaria ótimo.
Ou, pelo menos, que fosse oferecido como oppcional.
guilhermejcp
14/10/2015, 20:26
Eu gostaria de um câmbio automático com possibilidade de trocas manuais, 4 portas tanque de 60 litros bloqueio traseiro e um motor 1.5. Estilo o vitara 4p antigo.
marceldan
15/10/2015, 10:55
Eu só queria um tanque maior, para aumentar a autonomia para pelo menos uns 600Km (isso seria uma necessidade).
Também gostaria dele um pouco mais potente, desde que isso não aumentasse o consumo.
Como brinde, se ele fosse 10cm mais largo, acho que ficaria mais bonito e mais confortável (isso não seria uma necessidade, apenas uma melhoria).
Respeito a opinião do guilhermejcp, mas acho que 4 portas mudaria o propósito do carro. Se colocarem isso, que seja como opcional, para termos a possibilidade de comprar como o que existe hoje.
marcelo_henrique
15/10/2015, 15:18
Só não troco a Tracker pelo Jimny porque só cabem duas pessoas atrás.
No restante, gostaria de maior potência, mas não é imprescindível.
No fundo, o Jimny já é muito bom do jeito que é dentro da sua proposta. Há dezenas de anos, ele vem evoluindo, porém sem perder sua identidade. Espero que continue assim por mais algumas décadas e nunca perca sua essência de jipe.
jorgeffn
15/10/2015, 19:14
No fundo, o Jimny já é muito bom do jeito que é dentro da sua proposta. Há dezenas de anos, ele vem evoluindo, porém sem perder sua identidade. Espero que continue assim por mais algumas décadas e nunca perca sua essência de jipe.
Exatamente.... claro que todos querem algumas melhorias, mas várias das citadas aqui tirariam o "charme" e a robustez do Jimny, outras já são mais condizentes, como tanque maior e bloqueio (esse um sonho distante, já que as montadores viram a cara para esse tipo de acessório)......
sobre a reclamação quase unânime do motor, as vezes penso que alguns cv a mais não seriam ruins, mas não dá para querer muita coisa, o motor tem a ver com a proposta do carro, imagina muita potência no "tijolo" sobre rodas.... :stop:
o negócio no Jimny é devagar e sempre...
abs!
guilhermejcp
15/10/2015, 21:31
Eu só queria um tanque maior, para aumentar a autonomia para pelo menos uns 600Km (isso seria uma necessidade).
Também gostaria dele um pouco mais potente, desde que isso não aumentasse o consumo.
Como brinde, se ele fosse 10cm mais largo, acho que ficaria mais bonito e mais confortável (isso não seria uma necessidade, apenas uma melhoria).
Respeito a opinião do guilhermejcp, mas acho que 4 portas mudaria o propósito do carro. Se colocarem isso, que seja como opcional, para termos a possibilidade de comprar como o que existe hoje.
Acho que meu sonho não está tão distante não, se a imagem não for montagem. Achei aqui mesmo no site.
Lembrando que usuários do Wrangler disseram que o 4 portas também fugia à vocação do carro (apesar de já ter existido no passado) e hoje é mais vendido que o 2p segundo vendedor da Jeep. E fazendo a mesma coisa que o 2p faz. Questão de acostumar com a ideia.
Mas com certeza, melhor dos mundos e manter os dois e deixar o cliente escolher.
514372
jorgeffn
15/10/2015, 21:38
Acho que meu sonho não está tão distante não, se a imagem não for montagem. Achei aqui mesmo no site.
Lembrando que usuários do Wrangler disseram que o 4 portas também fugia à vocação do carro (apesar de já ter existido no passado) e hoje é mais vendido que o 2p segundo vendedor da Jeep. E fazendo a mesma coisa que o 2p faz. Questão de acostumar com a ideia.
Mas com certeza, melhor dos mundos e manter os dois e deixar o cliente escolher.
514372
opinião pessoal, achei bem feio.....
Guilherme, 4 portas e conforto você já tem no GV... assim você já tem o melhor dos dois mundos.. hehehehe
abs!!!
guilhermejcp
15/10/2015, 23:15
opinião pessoal, achei bem feio.....
Guilherme, 4 portas e conforto você já tem no GV... assim você já tem o melhor dos dois mundos.. hehehehe
abs!!!
rsrsrs. Tá certo. Tá parecendo carro indiano.
Mas o câmbio automático continua na lista. Inclusive, o do diretor da suzuki tem um câmbio auto que foi adaptado aqui no Brasil.
Eu me satisfaria com uns 100 cv de potência. O Up tsi é mais potente e econômico que a outra versão de motores, justamente por melhorar a relação peso potência.
Creio que o mesmo ocorreria com o jimny.
Para mim já bastaria.
Mesmo que houvesse a opção de Jumny com 4 portas e câmbio automático, eu ficaria com a versão de 2 portas e câmbio manual. A versão de 4 portas, possivelmente, teria um maior entre-eixos, prejudicando o ângulo de dorso ou de transposição central. Já o câmbio automático, apesar de ser mais confortável, consome mais combustível, diminui o desempenho e encarece o preço do carro. Além disso, não preciso de 4 portas por andar sempre sozinho ou apenas com minha esposa no Jimny. E também acho mais divertido o câmbio manual no uso off-road, que é a principal utilização de um jipe.
Quanto ao pequeno tanque de gasolina do Jimny, minimizei o problema com abastecimentos mais frequentes e o uso eventual de um galão de metal de 20 litros em situações em que eu necessite de maior autonomia. Quanto à pequena potência do motor, procuro suprir essa deficiência com o uso mais frequente da reduzida na terra e mantendo um giro mais alto do motor também no asfalto (esticando ou encurtando as marchas).
Leko-4sport
16/10/2015, 10:20
O tamanho do Jimny não muda enquanto a legislação de kei car japonesa não mudar. Lá no Japão existem duas motorizações a versão kei car com motor 660 cc turbo e a versão "Sierra" com o nosso motor a diferença de preço é de uns 400 mil yens (O jimny 660 custa 1.296.000 yens - R$ 41,6 mil e o Sierra 1.668.600 yens R$ 53,5 mil)
Acho que talvez ele venha com uma cara do Suzuki Hustler só que mais alto e penso que podem manter o motor pequeno porém mais potente. Sobre o tanque de gasolina se conseguissem colocar 50 litros tava ótimo!
Abaixo seguem fotos do Suzuki Hustler um keicar 4 portas motor 660 cc da Suzuki
514390
Nivaldo Jr.
16/10/2015, 20:34
O tamanho do Jimny não muda enquanto a legislação de kei car japonesa não mudar. Lá no Japão existem duas motorizações a versão kei car com motor 660 cc turbo e a versão "Sierra" com o nosso motor a diferença de preço é de uns 400 mil yens (O jimny 660 custa 1.296.000 yens - R$ 41,6 mil e o Sierra 1.668.600 yens R$ 53,5 mil)
Acho que talvez ele venha com uma cara do Suzuki Hustler só que mais alto e penso que podem manter o motor pequeno porém mais potente. Sobre o tanque de gasolina se conseguissem colocar 50 litros tava ótimo!
Abaixo seguem fotos do Suzuki Hustler um keicar 4 portas motor 660 cc da Suzuki
514390
kkkkk....
Tá parecendo um carro fabricado na década de 60 na extinta União Soviética!
Brincadeiras a parte, acho que um motor diesel associado a um tanque maior, além de maiores possibilidades de acessórios (quebra-mato, galão de combustível, faróis de neblina e etc), deixaria o Jimny nos "trinques". Mas no país que vivemos, um motor a diesel iria fazer o Jimny romper a barreira dos 80 mil dilmas!
Sds.
marceldan
17/10/2015, 11:14
kkkkk....
Tá parecendo um carro fabricado na década de 60 na extinta União Soviética!
Brincadeiras a parte, acho que um motor diesel associado a um tanque maior, além de maiores possibilidades de acessórios (quebra-mato, galão de combustível, faróis de neblina e etc), deixaria o Jimny nos "trinques". Mas no país que vivemos, um motor a diesel iria fazer o Jimny romper a barreira dos 80 mil dilmas!
Sds.
Hummm, acho que poderia romper a barreira das 90K Dilmas, ou quem sabe 100K dependendo do que eles embutirem junto. Hoje o 4Sport já está quase 72K, em algumas concessionárias.
Abs
marceldan
17/10/2015, 11:51
Exatamente.... claro que todos querem algumas melhorias, mas várias das citadas aqui tirariam o "charme" e a robustez do Jimny, outras já são mais condizentes, como tanque maior e bloqueio (esse um sonho distante, já que as montadores viram a cara para esse tipo de acessório)......
sobre a reclamação quase unânime do motor, as vezes penso que alguns cv a mais não seriam ruins, mas não dá para querer muita coisa, o motor tem a ver com a proposta do carro, imagina muita potência no "tijolo" sobre rodas.... :stop:
o negócio no Jimny é devagar e sempre...
abs!
ahahahah Verdade!!!
Mas subir uma serra em quarta, com o 4x2 ligado seria sensacional, né? Hoje eu tenho que usar terceira.
Pelo que percebo, a velocidade de conforto do meu JIMNY é 60Km/h. Mais que isso eu tenho que puxar ele, principalmente na subida da serra. Se fosse 80km/h eu já estaria satisfeito. Não levaria mais sinal de luz dos caminhões hehehehe
Abraços
Nivaldo Jr.
19/10/2015, 14:32
Hummm, acho que poderia romper a barreira das 90K Dilmas, ou quem sabe 100K dependendo do que eles embutirem junto. Hoje o 4Sport já está quase 72K, em algumas concessionárias.
Abs
Poxa, estou meio desatualizado com preço de carro.
Eu não sabia que o 4Sport já estava na casa dos 70 mil.....
Considerando que não é só tirar o motor à gasolina e colocar um motor diesel, é preciso mexer em outros itens do carro também, então o Jimny rompe a barreira das 95 mil dilmas "facim facim".
E aí o custo-benefício vai lá pra o Palácio do Planalto......:putz:
É aguardar pra ver o que vem por aí!
Abs.
sandro-natal
19/10/2015, 16:56
O motor fraco faz você utilizar quarta e terceira marchas na estrada com frequência, aumentando consideravelmente o consumo de combustível (giro mais alto).
Não tenho a menor dúvida de que o Jimny 1.6 seria muito mais econômico que o 1.3.
Algumas sugestões alterariam muito o preço do jimny, o que prejudicaria sua competitividade e o descaracterizaria. Isso poderia gerar perda de seus fãs, apesar de angariar outros admiradores.
O jimny é bonito do jeito que é: duas portas e com dimensões pequenas.
Penso que seria bem vinda só uma melhora no motor para 100cv e um tanque com 5 litros a mais.
Mas não animaria com grandes modificações.
marceldan
20/10/2015, 09:18
Algumas sugestões alterariam muito o preço do jimny, o que prejudicaria sua competitividade e o descaracterizaria. Isso poderia gerar perda de seus fãs, apesar de angariar outros admiradores.
O jimny é bonito do jeito que é: duas portas e com dimensões pequenas.
Penso que seria bem vinda só uma melhora no motor para 100cv e um tanque com 5 litros a mais.
Mas não animaria com grandes modificações.
Pois é, concordo totalmente com você em com o Sandro-Natal. Um motor 1.6 de aproximadamente 100 cv seria sensacional! Principalmente para dar torque em baixas rotações, que é a principal condição onde o Jimny me desaponta muito. Para ele ficar bom, tem que estar acima dos 3500RPM, mas aí adeus consumo...
Sobre mudanças que gerariam perdas dos fãs, não sei se a Suzuki se preocuparia muito com isso. Em 2014 ela vendeu apenas 6.043 carros (qualquer modelo, e não apenas Jimny) no Brasil. Se os fãs existem, realmente são poucos. Acho que ela tende, ou pelo menos deveria, fazer algo que aumentasse o número de fãs. Mas precisamos lembrar que esse novo Jimny prometido, será um carro global, então deverá atender mais os interesses dos asiáticos que os nossos. Espero estar enganado.
No entanto, se sair um motor com mais torque (que me permita subir a serra em quarta, como faz um Clio, por exemplo) e um consumo um pouco melhor que o atual, com ainda mais capacidade do tanque de combustível (uma autonomia de 600 a 700km), eu sou um dos que trocará meu 2016 por um modelo 2017. Aí se ele vier com GPS e multimidea, e quem sabe um pouquinho mais de espaço para as pernas (apenas um trilho mais longo), aí sim pra mim será o carro perfeito.
Abraço
Leko-4sport
20/10/2015, 10:00
Acho que continua 1.3 porém meais potente como está acontecendo com todos os carros mais novos. Como no Japão, que é o maior mercado do Jimny, ele precisa ter um motor de 660 CC para ser kei car não sei se vale a pena deixar espaço para um motor muito maior do que isso para os demais mercados (ok Autrália compra muito jimny tbm) Se bem que não duvido que o Jimny mude no Japão porém continue igual no Brasil por uns 2 anos a mais, tem que ver quanto custa essa mudança em termos de custo de produção. A Souza Ramos precisa fazer valer o investimento em maquinário, treinamento e etc...
Concordo com o que foi dito acima, um motor com 100 cv (independente da cilindrada) e tanque de 45 a 50 litros já tornariam o carro perfeito.
marceldan, boa colocação. Atenderão mais os interesses do mercado asiático, realmente
Muito boas as considerações. Mas não esqueçam que potência não é nada se não acertar a relação.
Com pneus originais o Jym anda muito bem no asfalto, acompanha fácil um Grand Vitara, por exemplo. Sei que o carro não é pra isso, nada a ver correr com um jipe alto e estreito. Mas quando falamos que queremos mais, é porque queremos segurança em ultrapassagens, queromos suavidade também.
O lance é que aumentou uma medida que seja (205/75) já fica perceptível a perda. Isso que original já é meio longo, podia ser um pouco mais reduzido. Não só a primeira, mas deixar as demais marchas mais próximas.
Colocar pneu maior acostuma e tem seus benefícios na trilha. Mas não adianta 100 cv se não acertar a relação. Potência é só uma parte da equação ;)
Minha sugestão é freio a disco nas quatro (de preferência brembo pistão duplo original de fábrica rsrs). Sei que não é um carro de performance, mas o freio é borrachudo e o tambor traseiro dá uma trabalheira danada pra limpar depois de pegar lama. Uma barra estabilizadora desconectável e proteções inferiores de série não cairiam mal também. Bloqueio também falaram, mas duvido muito. Se com diffs abertos já faz o que faz, com um e-locker traseiro de série não quero nem pensar. A tendência mesmo é irem colocando controle de tração e estabilidade. Estes, quando o sistema é bem calibrado pro off, levam um pouco mais longe sim.
vou deixar mais uma sugestão aqui: câmbio auto
eu, particularmente, prefiro 1000x câmbio manual, mas no Jym ia ser legal ter essa opção. Primeiro que ia vender absurdo, podia até entrar pra categoria dos deficientes isentos de IPI etc
segundo que já resolveria um pouco do dilema acima de ter que andar na estrada numa verdadeira batalha pra manter o giro razoável (terceira ou quarta não tem perna, quinta não tem força). Além do mais, com pneus maiores, não ficaria xoxo por causa do conversor de torque. O máximo que ia acontecer era esquentar um tiquinho a mais o câmbio. Talvez com opção de radiador de óleo pra trilhas, como nos Wrangler que todo mundo põe e custa 50 bucks.
inté
marceldan
21/10/2015, 09:28
vou deixar mais uma sugestão aqui: câmbio auto
eu, particularmente, prefiro 1000x câmbio manual, mas no Jym ia ser legal ter essa opção. Primeiro que ia vender absurdo, podia até entrar pra categoria dos deficientes isentos de IPI etc
segundo que já resolveria um pouco do dilema acima de ter que andar na estrada numa verdadeira batalha pra manter o giro razoável (terceira ou quarta não tem perna, quinta não tem força). Além do mais, com pneus maiores, não ficaria xoxo por causa do conversor de torque. O máximo que ia acontecer era esquentar um tiquinho a mais o câmbio. Talvez com opção de radiador de óleo pra trilhas, como nos Wrangler que todo mundo põe e custa 50 bucks.
inté
Será que o diretor da Suzuki tem um Jimny automático com esse motor 1.3 16V????
Se sim, ele deve ser a pessoa mais paciente e calma do mundo... Tudo deve acontecer em câmera lenta na vida dele enquanto ele está dirigindo hehehehe. Bom, ele também não deve estar preocupado com o consumo... ele deve colocar a conta do posto na conta da "firma".
Eu acho esse motor muito fraco para um câmbio automático. O cambio por si só já é normalmente mais pesado que o manual. E para um carro que permite 350Kg de carga, qualquer Kg a mais é uma carga!
Abraços
Cara, você entendeu tudo errado rsrs
Você acha seu carro fraco com a reduzida ligada? Pois é, tem coisa aí. No Jimny auto não só o câmbio e as relações de marcha são diferentes, mas também as da t-case e diferenciais. Só o motor é igual. Além de tudo isso, tem o conversor de torque que mencionei. Dá pra usar um 29" ali sem perder quase nada.
abraço
Minhas sugestões são mais simplórias:
- motor 1.6 de 100cv - lógico e inquestionável, 10 em cada 10 jimeiros querem isto!
- tanque maior de preferência c/ 50 lts - lógico e inquestionável, 10 em cada 10 jimeiros querem isto!
- melhorar as relações da marchas de força p/ dar mais torque em baixa rotação, que é um dos grandes problemas do Jimny;
- manter os pneus BF Mud, Snorkel e engate de série no 4Sport;
- ter como opcional a forração lavável;
- vir de série um relógio, nem que seja no rádio!
- melhorar a qualidade das caixas de som;
E por fim se pudessem arrumar um jeito de alargar o carro para caber cinco passageiros ficaria muito grato! pode manter as duas portas sem problemas.
Com tudo isso incluso no modelo novo, eu correria para a concessionária para trocar o meu 4Sport 2015 hoje msm!
Em tempo, esqueci de incluir a forração em um plástico duro para o encosto dos bancos traseiros rebatíveis, de forma parecida com a do novo Troller, que é bem mais resistente do que aquele tipo de veludo atual, que solta facilmente com o atrito de coisas pesadas sobre ele.
Deixaria também como opcional o cambio automático, apesar de preferir o manual, como uma forma de popularizar o jipinho, aumentando as suas vendas e consequentemente a sua longevidade.
Não fugiria as suas características já consagradas de um verdadeiro Jipe, tanto no visual externo, quanto no seu projeto original de veículo fora de estrada, desde que mantenha estas caracteristicas, qualquer melhoria como controle de tração e de estabilidade por exemplo, seriam sempre bem vindas.
marceldan
22/10/2015, 08:54
Cara, você entendeu tudo errado rsrs
Você acha seu carro fraco com a reduzida ligada? Pois é, tem coisa aí. No Jimny auto não só o câmbio e as relações de marcha são diferentes, mas também as da t-case e diferenciais. Só o motor é igual. Além de tudo isso, tem o conversor de torque que mencionei. Dá pra usar um 29" ali sem perder quase nada.
abraço
Ahhhhh, então vc queria que a reduzida entrasse automaticamente, também. Certo, então poderia ser o câmbio 9 marchas da Range Rover Evoque... hummmm, acho que vai ser bem difícil para o Jimny ter isso heheheheh Porque um 4 ou 5 convencional, com esse motorzinho... não sei não.
Mas brincadeiras à parte, essa configuração que você comenta, já existe lá fora???
Abraço
Mas brincadeiras à parte, essa configuração que você comenta, já existe lá fora???
O Jimny que existe lá fora é praticamente igual ao fabricado no Brasil na versão 4All, a não ser pela opção de câmbio automático (4AT) e pelo tanque de gasolina um pouco maior (46 litros):
http://www.globalsuzuki.com/automobile/lineup/jimny/index.html
marceldan
22/10/2015, 10:33
O Jimny que existe lá fora é praticamente igual ao fabricado no Brasil na versão 4All, a não ser pela opção de câmbio automático (4AT) e pelo tanque de gasolina um pouco maior (46 litros):
Será que o tanque de lá é adaptável ao JIMNY daqui???
Vi seu link. O de lá tem controle de Tração e Estabilidade também...
Esse câmbio de 4 marchas automático, ... sem andar é difícil de saber se é bom. Baseado nos outros carros com câmbio automático, sabemos que câmbio com menos marchas tem um "espaço" maior entre elas... O motor que o Jimny tem hoje aqui, não sei se favoreceria isso. Consumo então, ...
De qualquer maneira, legal a informação que você mandou... Obrigado
Acho que opção de ter JIMNY AUTO seria legal... não sei se eu compraria ela.
Abraço
Galera, abri este tópico para darmos sugestões para o novo Jimny 2017. Quem sabe a Suzuki escuta a gente...
A Suzuki já anunciou que em 2017 lançará uma nova versão do nosso amado jipinho (ver link abaixo).
http://www.topgear.com/uk/car-news/suzuki-jimny-update-2014-11-26
Traduzido pelo Google:
https://translate.google.com/translate?sl=en&tl=pt&js=y&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&u=http%3A%2F%2Fwww.topgear.com%2Fuk%2Fcar-news%2Fsuzuki-jimny-update-2014-11-26&edit-text=
(http://www.topgear.com/uk/car-news/suzuki-jimny-update-2014-11-26)
Prezados,
Não tem como enviar sugestões em algo que já está pronto.
Vejam fotos abaixo.
Gostei. Uma mistura de Troller com Jimny ! O visual ficou mais parrudo.
Foi incluída a porta lateral traseira que abrirá igual a nova Fiat Strada CD.
Cadê o rack ?
O angulo de ataque frontal parece que melhorou mais ainda o que já era bom.
A área envidraçada também melhorou (espero que os barulhos nos vidros também).
E o estepe ? Prefiro dentro do carro. Visual mais limpo. Parece que o porta malas (luvas) cresceu pouco. Continua pequeno.
514900
514901
514902
514903
514907
514908
PARA O BRASIL, PODERÁ VIR COM ESTA FRENTE da foto abaixo ... Pessoalmente achei horrível.
Parece a cara do PREDADOR do FILME ALIEN x PREDADOR.
514904
514905
- vir de série um relógio, nem que seja no rádio!
Ah sim, agora sim, finalmente uma razão para trocar de carro. Acho que a coisa que mais me irrita no Jimny é justamente não ter um relógio. E o fato de ter que ajustar o banco todas as vezes que alguém tem que entrar na parte de trás... :-)
Ricardo Passoni
22/10/2015, 15:34
Concordo com :
Tanque de 50Litros ou ate um de 60 Litros rs!
Relógio no painel estilo do Grand Vitara
Um entre eixos uns 20 cm maior já ajudaria
e o mais importante ! Voltar a alavanca da caixa de redução e com engrenagens ao invés de corrente
De resto passa a régua e encerra a conta rs!
abraços
guilhermejcp
22/10/2015, 17:26
Prezados,
Vejam fotos abaixo.
Cadê o rack ?
E o estepe ? Prefiro dentro do carro. Visual mais limpo. Parece que o porta malas (luvas) cresceu pouco. Continua pequeno.
514900
514901
514902
514903
514907
514908
PARA O BRASIL, PODERÁ VIR COM ESTA FRENTE da foto abaixo ... Pessoalmente achei horrível.
514904
514905
Quando esse carro chegar aqui nossos Jimny estarão usando placa preta.
jorgeffn
22/10/2015, 18:53
Ahhhhh, então vc queria que a reduzida entrasse automaticamente, também. Certo, então poderia ser o câmbio 9 marchas da Range Rover Evoque... hummmm, acho que vai ser bem difícil para o Jimny ter isso heheheheh Porque um 4 ou 5 convencional, com esse motorzinho... não sei não.
Abraço
Marcelo, o Thiago se referiu a uma nova relação de marchar para melhor funcionamento com o câmbio automático. Isso deixaria o a relação condizente com um câmbio automático e com a potência do motor, claro que não ficaria nada muito fora do comum de desempenho, mas manteria o desempenho aceitável que o Jimny tem. Os Vitarinhas tinham opção de câmbio automático de 3 marchas, pode ter sido uma solução para equalizar o desempenho com câmbio, claro que o carro bebia mais, mas seu desempenho se mantia dentro do aceitável, lembrando que apesar do motor 1.6, os Vitarinhas tem desempenho parecido com o Jimny...
abs!
Vi seu link. O de lá tem controle de Tração e Estabilidade também...
Sim... esqueci de mencionar... essa figura mostra o funcionamento desses dois sistemas:
...Acho que a coisa que mais me irrita no Jimny é justamente não ter um relógio. E o fato de ter que ajustar o banco todas as vezes que alguém tem que entrar na parte de trás...
No meu Jimny, só se entra na parte de trás pelo lado do passageiro pra não desregular o meu banco. :discordo:
Quanto à falta do relógio, resolvi o problema colocando no painel este aqui, que também é cronômetro:
Será que o tanque de lá é adaptável ao JIMNY daqui???
Não sei... mas achei mais prático e barato comprar um galão como este aqui, que eu ainda nem precisei usar:
No meu Jimny, só se entra na parte de trás pelo lado do passageiro pra não desregular o meu banco. :discordo:
Quanto à falta do relógio, resolvi o problema colocando no painel este aqui, que também é cronômetro:
Eu comprei um parecido no Aliexpress, mas não é 100%, não tem luz quando os faróis estão ligados.
No meu Jimny não posso estabelecer a regra de entrar sempre pelo lado do passageiro, somos 4 e todos querem entrar ao mesmo tempo...
(http://pt.aliexpress.com/item/Fashionable-Car-LCD-Digital-blue-backlight-Automotive-Thermometer-Clock-Calendar-with-Clip-Wholesale/1662296318.html?ws_ab_test=searchweb201556_1_71_72 _73_74_75,searchweb201527_1,searchweb201560_9)
Prezados,
Vejam fotos abaixo.
Cadê o rack ?
514900
514901
514902
514903
514907
514908
514904
514905
Este carro que aparece nas fotos está parecendo mais um SUVinho do que um jipe, se isto for verdade mesmo adeus Jimny...
DecomedRJ
23/10/2015, 21:03
Eu gosto muito do jipinho, mas algumas novidades que julgo interessante seriam:
1- Opcional com airbags de cortina, joelho e de coluna.
2- Melhoramento do sistema de som
3 - Acharia bacana ter a opção atual e uma versão um pouco maior (tipo a Defender tem)
4- Como comentaram no começo do tópico, a volta da versão Canvas, achei animal
5 - Vinda do motor a diesel pro Brasil
6- Aumento do tanque de combustível
7 - Opcional de Xenon
Sei que alguns itens encareceriam muito o carro, mas seriam só desejos.
Sinceramente não entendo esse negócio de relógio. Como diziam os Ramones, "It's not my place in the 9 to 5 world". Mas se faz tante questão, é uma boa solução. Senão, faz como o Santos Dumont e compra um relógio de pulso. Mais perto que isso, impossível.
Não sei... mas achei mais prático e barato comprar um galão como este aqui, que eu ainda nem precisei usar:
Barros, apenas uma curiosidade: já pensou onde vai colocar o galão quando for utilizar?
Abraço
dersonpg
25/10/2015, 11:23
Não sei se a Suzuki estaria disposta a modificar a parte estrutural do veículo, principalmente no que diz respeito ao tamanho. Na minha opinião, o "charme" do jipe é justamente seu tamanho e seu estilo espartano. É um veículo que chama atenção devido ao seu visual e rusticidade.
Concernente ao motor, capacidade do tanque de combustível e outros itens é torcer para que a Suzuki aqui do Brasil esteja disposta a nos ouvir...
Japoneses não são adeptos a modificações em veículos é tanto que o Jimny tem mais de 45 anos de existência é fabricado em mais de 188 países e durante esse tempo não houve muita mudança significativa...
Barros, apenas uma curiosidade: já pensou onde vai colocar o galão quando for utilizar? Abraço
Pois é... o certo seria transportá-lo num suporte apropriado do lado externo do carro, mas seu uso seria tão eventual que acho que não vale a pena. Quando precisar usá-lo, pretendo levá-lo vazio no porta-malas e somente abastecê-lo um pouco antes do trecho que requeira maior autonomia. Assim que o tanque do carro já estivesse pela metade, eu esvaziaria o galão. Com isso, eu minimizaria os riscos associados ao transporte de carga perigosa e evitaria multas em rodovias sujeitas a fiscalização.
não acredito em nenhuma grande mudança. Na verdade, apesar de algumas limitações, o jipinho é muito confiável, e isso é o principal pra ir pro mato...
Concordo com vc... e eu nem gostaria de grandes mudanças no Jimny agora. Primeiro, pra não desvalorizar o meu, que comprei há apenas um ano. Segundo, pra não encarecer o preço do bichinho, dificultando sua troca! E terceiro, porque eu já estou satisfeito com o Jimny do jeito que ele é!
Pois é... o certo seria transportá-lo num suporte apropriado do lado externo do carro, mas seu uso seria tão eventual que acho que não vale a pena. Quando precisar usá-lo, pretendo levá-lo vazio no porta-malas e somente abastecê-lo um pouco antes do trecho que requeira maior autonomia. Assim que o tanque do carro já estivesse pela metade, eu esvaziaria o galão. Com isso, eu minimizaria os riscos associados ao transporte de carga perigosa e evitaria multas em rodovias sujeitas a fiscalização.
Eu estava pensando mais ou menos parecido: pretendo colocar uma cinta prendendo o galão em um encosto do banco traseiro, no porta-malas. Essa de abastecer apenas quando for necessário maior autonomia é relativo à não ser que conheça bem o trajeto, mas concordo plenamente com o seu raciocínio: assim que puder, repassar o combustível para o lugar correto: tanque do veículo.
Abraço.
Vou testar sua idéia de prender o galão com uma cinta no encosto do banco traseiro... outra alternativa seria encaixá-lo no chão do carro entre o assento do banco traseiro e o encosto do banco dianteiro, já que geralmente viajo com os bancos traseiros vazios. Além de ficar mais discreto e não prejudicar o já exíguo espaço do porta-malas, o risco de tombar pro lado deve ser menor. Realmente, é complicado avaliar quando o uso do galão será necessário ou mesmo se será suficiente pra cruzar um trecho sem postos de abastecimento. Mas, de qualquer forma, a autonomia do carro aumenta 50%, permitindo percorrer trajetos relativamente longos sem abastecimento.
Concordo com vc... e eu nem gostaria de grandes mudanças no Jimny agora. Primeiro, pra não desvalorizar o meu, que comprei há apenas um ano. Segundo, pra não encarecer o preço do bichinho, dificultando sua troca! E terceiro, porque eu já estou satisfeito com o Jimny do jeito que ele é! .
Falou tudo
sandro-natal
28/10/2015, 11:52
Rapaz, o motor já está defasado, um dia vai ter que mudar. Se analisarmos estritamente por esse raciocínio, ainda estaríamos andando de Fusquinha...
Concordo com vc... e eu nem gostaria de grandes mudanças no Jimny agora. Primeiro, pra não desvalorizar o meu, que comprei há apenas um ano. Segundo, pra não encarecer o preço do bichinho, dificultando sua troca! E terceiro, porque eu já estou satisfeito com o Jimny do jeito que ele é!
Poderia mudar apenas o motor para 1.6, regulado para ter mais torque em baixa rotação e aumentar a capacidade do tanque para 50 lts, aumentando a autonomia do mosquitinho.
De brinde um relógio no painel ou no rádio, pq não sei o santos Dumont, mas eu não consigo enxergar a hora no escuro.
Rapaz, o motor já está defasado, um dia vai ter que mudar. Se analisarmos estritamente por esse raciocínio, ainda estaríamos andando de Fusquinha...
Está na cara que o sucesso do Jipinho está na manutenção do seu projeto original e na sua proposta para o fora de estrada, mantendo as características básicas internas e externas que o identificam perante ao seu público.
Eu não mexeria nisto, se fosse modificar alguma coisa para atualizá-lo, acrescentaria apenas melhorias no desempenho e conforto, mantendo o seu visual já consagrado e bem sucedido em todo o mundo.
Andei reparando no relógio do painel no meu outro carro. Tenho que dar o braço a torcer, realmente é útil. Até acertei a hora rsrs. Mas relógio por relógio um no rádio já resolve o problema mesmo.
De brinde um relógio no painel ou no rádio, pq não sei o santos Dumont, mas eu não consigo enxergar a hora no escuro.
marceldan
29/10/2015, 08:15
Andei reparando no relógio do painel no meu outro carro. Tenho que dar o braço a torcer, realmente é útil. Até acertei a hora rsrs. Mas relógio por relógio um no rádio já resolve o problema mesmo.
Hoje em dia tudo quanto é carro já tem a opção de multimidia original, inclusive com comandos no volante. Se ele viesse com o motor 1.6 com maior torque em baixa, aumento do tanque de combustível, alarme volumétrico original e um multimidia (nem precisa o comando no volante, mas o relógio já estaria ali e o GPS também!!!!!). Pra mim já seria excelente.
Gosto muito do meu jipinho, tanto que hoje é meu único carro por opção, mas eu trocaria ele por um outro com esses ítens. Não gosto de colocar acessórios no carro depois.
Abraços
Também acho que um dia vai mudar. Quando foi lançado, em 1970, o motor do Jimny tinha 25cv; hoje, tem 85cv. É só ter um pouquinho de paciência! ;-)
hahahahaha..boa!
às vezes me dá uma coceira em trocar o meu HR 2011 por um 4sport novo com abs, airbag e isofix.
se por aqui já viesse com os controles de tração e de estabilidade, além do tanque de 46l, esta semana iria na concessionária e me abraçava em um 0km.
Também acho que um dia vai mudar. Quando foi lançado, em 1970, o motor do Jimny tinha 25cv; hoje, tem 85cv. É só ter um pouquinho de paciência! ;-)
O volante e o painel de instrumentos também poderiam ser atualizados por aqui.
Acorda Suzuki SR!!
wagner4wd
02/11/2015, 11:21
e um Jimny flex será que seria uma boa ? poderia ganhar alguns míseros cv a mais..se bem que motores flex mesmo andando na mijolina brasileira gastam mais do que motores somente a gasolina..
Ah e trazer o cambio auto gear shift que equipa o celerio em outros paises
Como todo mundo está comentando, parece bem óbvio que para ficar perfeito o Jimny precisa mudar poucas coisas - colocar o novo painel, teto solar opcional na versão 4Sport, motor 1.6 e tanque de 50l. Câmbio automático deveria ser uma prioridade do marketing/comercial da Suzuki, para concorrer melhor com outros modelos de preço semelhante (mesmo não sendo com a mesma proposta). Faróis e lanternas de LED rejuvenesceriam o modelo, que poderia receber poucas alterações externas, mantendo a identidade. Melhorar a eletrônica embarcada, oferecendo conectividade e câmeras para facilitar as manobras e identificação de obstáculos. O que não pode mudar são os eixos rígidos e carroceria sobre chassis.
515620
jorgeffn
02/11/2015, 20:23
Como todo mundo está comentando, parece bem óbvio que para ficar perfeito o Jimny precisa mudar poucas coisas - colocar o novo painel, teto solar opcional na versão 4Sport, motor 1.6 e tanque de 50l. Câmbio automático deveria ser uma prioridade do marketing/comercial da Suzuki, para concorrer melhor com outros modelos de preço semelhante (mesmo não sendo com a mesma proposta). Faróis e lanternas de LED rejuvenesceriam o modelo, que poderia receber poucas alterações externas, mantendo a identidade. Melhorar a eletrônica embarcada, oferecendo conectividade e câmeras para facilitar as manobras e identificação de obstáculos. O que não pode mudar são os eixos rígidos e carroceria sobre chassis.
515620
Você pode encomendar o 4Sport com teto... tem até alguns aqui no fórum com essa especificação.
quando a câmeras, isso não combina com um carro offroad, além das chances de danificar em uma trilha tem as questões de troca de parachoque entre outras alterações, a travessia em água/barro também não combinam com isso e as dimensões reduzidas do Jimny ajudam muito nas manobras e na visualização dos obstáculos no offroad.
abs!
Sassagudo
02/11/2015, 22:07
Olá a todos.
Apenas minha opinião...
Acho o parachoque do 4Sport muito frágil, e os "flares" mais ainda.
Nem perguntem como descobri isso... vamos pular essa parte...
Por isso coloquei uma câmera de ré bem no centro do carro fazendo um pequeno furo acima do engate traseiro.
Ficou muito bem protegida e tem ajudado muito nas manobras de ré em condições adversas.
Escapei de boas cacetadas em pedras e tocos.
Mas a luz de ré do 4Sport é praticamente simbólica. Fraca, muito baixa e única.
Resumindo: bonitinha mas ordinária.
Fiz uma adaptação e substituí a lampada original de seta por uma incrível lâmpada dupla branca/amarela de leds.
Fortíssima e com um tipo de lente na ponta. A iluminação de ré ficou uma maravilha, também pela altura da lanterna, além da luz de seta ter ficado igualmente forte aumentando a segurança.
Então minha sugestão para o modelo 2017: aproveitar a lente branca do 4Sport e colocar ali, também, a luz de ré como no 4All.
Boa semana a todos!
Você pode encomendar o 4Sport com teto... tem até alguns aqui no fórum com essa especificação.
quando a câmeras, isso não combina com um carro offroad, além das chances de danificar em uma trilha tem as questões de troca de parachoque entre outras alterações, a travessia em água/barro também não combinam com isso e as dimensões reduzidas do Jimny ajudam muito nas manobras e na visualização dos obstáculos no offroad.
abs!
Não que isso esteja entre prioridades - mas os melhores offroaders do mundo tem câmeras, existem equipamentos próprios para isso, e hoje em dia é bem acessível, não tem porque deixar de oferecer como opção. As câmeras devem ser posicionadas para possibilitar a visualização de obstáculos abaixo da linha de visão, e isso não depende do tamanho ou altura do veículo - os equipamentos são à prova d'água. Especialmente útil em diversas situações do fora de estrada, e escalada de pedras (rock crawling).
Entre os modelos que possuem câmeras de fábrica estão o Range Rover, Discovery, G-Class, e muitos outros. Quanto ao uso com acessórios e diversos modelos de parachoques, tem muitos JK rodando com câmeras (nos Eua).
jorgeffn
02/11/2015, 23:12
Não que isso esteja entre prioridades - mas os melhores offroaders do mundo tem câmeras, existem equipamentos próprios para isso, e hoje em dia é bem acessível, não tem porque deixar de oferecer como opção. As câmeras devem ser posicionadas para possibilitar a visualização de obstáculos abaixo da linha de visão, e isso não depende do tamanho ou altura do veículo - os equipamentos são à prova d'água. Especialmente útil em diversas situações do fora de estrada, e escalada de pedras (rock crawling).
Entre os modelos que possuem câmeras de fábrica estão o Range Rover, Discovery, G-Class, e muitos outros. Quanto ao uso com acessórios e diversos modelos de parachoques, tem muitos JK rodando com câmeras (nos Eua).
Entendo, apesar que os modelos citados acima não são offroad de verdade né, salvo o JK..... sou um cara mais conservador nesse aspecto, tenho achado que os jipes de trilha estão evoluindo demais, que daqui um tempo, pouco se exigirá do motorista...
mas realmente uma câmera pode ajudar a preservar um parachoque original por exemplo, eu já quebrei uma lanterna traseira de um Vitara com parachoque orginal dando uma ré, mas foi vacilo. Porém ainda acho que em trilhas vale mais aquela boa olhada para fora para conferir tudo, do que concentrar em uma tela, claro que isso ajuda demais, mas tira um pouco do "perrengue" que é uma trilha.... mas enfim... a tecnologia está aí para isso, ajudar!
só acho que muitas das sugestões aqui acabam tirando as características do Jimny, de ser um carro simples e robusto.... muitas o transformariam em um pequeno SUV
abs!
marceldan
03/11/2015, 08:34
abs!
Mas tem um modelo Land Rover (claro que não tem comparação) que possui de série umas câmeras móveis (você pode colocar elas em pontos específicos) para ir monitorando pelo Multimidia, sem fio.
Isso pode ser muito útil numa trilha, principalmente para quem está sozinho...
Esse painel com computador de bordo seria show, hein?
Abraço
Menos, pessoal! O Jimny é um jipe! O mais barato do Brasil! Deixem ele assim, por favor!
jorgeffn
03/11/2015, 19:13
Menos, pessoal! O Jimny é um jipe! O mais barato do Brasil! Deixem ele assim, por favor!
Onde eu assino??? hehehehehe
abs!
Também gosto do Jimny como ele é. Um jipe na essência.
só acho que muitas das sugestões aqui acabam tirando as características do Jimny, de ser um carro simples e robusto.... muitas o transformariam em um pequeno SUV
abs!
Concordo em número, gênero e grau. Deixem o jimny assim!
J Carlos
05/11/2015, 09:38
Olá a todos.
Apenas minha opinião...
Acho o parachoque do 4Sport muito frágil, e os "flares" mais ainda.
Nem perguntem como descobri isso... vamos pular essa parte...
Por isso coloquei uma câmera de ré bem no centro do carro fazendo um pequeno furo acima do engate traseiro.
Ficou muito bem protegida e tem ajudado muito nas manobras de ré em condições adversas.
Escapei de boas cacetadas em pedras e tocos.
Mas a luz de ré do 4Sport é praticamente simbólica. Fraca, muito baixa e única.
Resumindo: bonitinha mas ordinária.
Fiz uma adaptação e substituí a lampada original de seta por uma incrível lâmpada dupla branca/amarela de leds.
Fortíssima e com um tipo de lente na ponta. A iluminação de ré ficou uma maravilha, também pela altura da lanterna, além da luz de seta ter ficado igualmente forte aumentando a segurança.
Então minha sugestão para o modelo 2017: aproveitar a lente branca do 4Sport e colocar ali, também, a luz de ré como no 4All.
Boa semana a todos!
Sassagudo, que lâmpada é essa que você utilizou, onde comprou , tem foto ?
Sassagudo
05/11/2015, 16:10
Sassagudo, que lâmpada é essa que você utilizou, onde comprou , tem foto ?
Boa tarde Xará.
Eu encontrei essa lâmpada no eBay. O anúncio dela, propriamente dito, já não existe. Capturei uma foto de outro anúncio, outra lâmpada muito parecida - veja ampliando a última foto a minha - e, acredito, funcionalmente igual. Repare que tem LEDs âmbar e branco independentes.
515874
A lâmpada que comprei tem um circuito eletrônico, veja a próxima foto, que faz com que a luz branca de ré NÃO acenda quando a seta estiver ligada. Mantendo a atenção na seta e melhorando a segurança.
515875
Puxar um fio da luz de ré é fácil e nem preciso me alongar aqui.
Mas tive um sério problema: Repare que a lâmpada na foto do anúncio tem uma base plástica branca (T20). Pois bem, a lâmpada é bem mais comprida do que a original e... NÃO CABE dentro da lanterna!!! Repare na foto seguinte com a base removida, coisa fácil de fazer. Fixei-a no soquete fazendo um pequeno furo e passando um arame. Os fios foram soldados. Para garantir a fixação e evitar vibração, um pouco de Araldite. Na próxima foto aparece até um excesso, proposital, de Araldite. Mas só coloquei a Araldite do lado EXTERNO do soquete para facilitar voltar ao original se desejar.
Na foto abaixo tenho um chicote já retrabalhado e outro ainda original. A lâmpada de freio/lanterna também foi trocada por LED.
515876
Com a colocação de lampada LED, muito menor consumo/corrente elétrica, o relé de pisca pisca rápido pensando que existe uma lâmpada queimada. Por hora deixei assim pois gostei do efeito, não é tão mais rápido e acho que aumenta a segurança pela maior visibilidade. Mas corrigir essa piscada rápida é fácil. Basta colocar um resistor em paralelo com QUALQUER lâmpada do mesmo lado, na dianteira ou mesmo a lateral é mais fácil.
Não estou perto do carro. Não tenho fotos do resultado. Mas posso tirar umas fotos depois.
Garanto que ficou MUITO bom. Muito acima da expectativa. Iluminação perfeita.
Até pq a lâmpada original, única, fraca e muito baixa, é uma piada...
Gastei, aproximadamente, umas quatro horas na brincadeira. Mas leve em conta que, como trabalho com eletrônica, tenho ferro de solda, ferramentas, multímetro etc. tudo a mão na bancada. E não preciso usar a mesa da cozinha e ter um divórcio como efeito colateral...
Se desejar tentar fazer o mesmo, repito: o resultado é muito bom, e se eu puder ajudar é só perguntar.
Mudando de assunto, o carro se presta para diversas modificações: já fiz uma mudança para não desligar a multimídia/GPS na hora da partida, um modulador de farol para uso diurno, aviso de pressão de óleo baixa (descobri que quando o nível de óleo está no limite inferior, mas ainda acima deste, numa situação de inclinação a pressão cai), um pisca-freio para freadas repentinas e um tipo de pisca alerta para lanterna traseira para uso em emergências, sequestros (rsrs) etc.
Estou começando o projeto de um alarme bem completo e diferente. Entre outras características impede que vc dê a partida com o motor ligado, aliás um absurdo a chave de partida não impedir isso. Minha filha vive "moendo" o pinhão/cremalheira da partida... Aliás já repararam que o motor do Jimny morre MUUUUUITO facilmente?
Estou testando, faz duas semanas um novo e parcial controle eletrônico de tração que permite o 4x2 LOW, ou seja, usar a reduzida só com tração traseira em asfalto, pedras e pisos de alta aderência. Chamo de modo 2WD-L e fico passando de 2WD para 2WD-L, 2WD-L para 4WD-L e de 4WD-L para 2WD-L por toques rápidos nos botões do painel. Modifiquei também, o controle das lâmpadas do painel, 4WD (verde) e 4L (amarela), que piscam rápido nas mudanças e para indicar o novo modo, 2WD-L, só acende a 4L (amarela). Ficou ótimo, divertido, para dirigir em transito intenso de anda/para, subir a serra num feriado prolongado, subir ou manobrar em ladeiras ou rampas de garagem sem "queimar" a embreagem, muito mais conforto e sem forçar nada na transmissão. Nem é preciso acelerar, é só tirar o pé da embreagem e o Jimny sai suavemente. Se o trânsito fica mais rápido saio em segunda, que é igual a primeira sem a reduzida, e pulo marchas se for conveniente. Ou volto para 2WD sem reduzida.
Tenho a nítida impressão que o consumo melhorou no trânsito intenso de SP e, agora, todo limitado a 50 km/h, mas preciso fazer mais medições. Instalação tipo: plug and play. Sem cortar nenhum fio. Em menos de 2 minutos.
Desculpem-me pelo loooooongo texto, bom fim de semana à todos...
Sassagudo
05/11/2015, 16:19
Boa tarde Xará.
Pessoal, repito o envio pois as duas primeiras fotos, não sei pq, não apareceram.
Eu encontrei essa lâmpada no eBay. O anúncio dela, propriamente dito, já não existe. Capturei uma foto de outro anúncio, outra lâmpada muito parecida - veja ampliando a última foto a minha - e, acredito, funcionalmente igual. Repare que tem LEDs âmbar e branco independentes.
515880
A lâmpada que comprei tem um circuito eletrônico, veja a próxima foto, que faz com que a luz branca de ré NÃO acenda quando a seta estiver ligada. Mantendo a atenção na seta e melhorando a segurança.
515881
Puxar um fio da luz de ré é fácil e nem preciso me alongar aqui.
Mas tive um sério problema: Repare que a lâmpada na foto do anúncio tem uma base plástica branca (T20). Pois bem, a lâmpada é bem mais comprida do que a original e... NÃO CABE dentro da lanterna!!! Repare na foto seguinte com a base removida, coisa fácil de fazer. Fixei-a no soquete fazendo um pequeno furo e passando um arame. Os fios foram soldados. Para garantir a fixação e evitar vibração, um pouco de Araldite. Na próxima foto aparece até um excesso, proposital, de Araldite. Mas só coloquei a Araldite do lado EXTERNO do soquete para facilitar voltar ao original se desejar.
Na foto abaixo tenho um chicote já retrabalhado e outro ainda original. A lâmpada de freio/lanterna também foi trocada por LED.
515882
Com a colocação de lampada LED, muito menor consumo/corrente elétrica, o relé de pisca pisca rápido pensando que existe uma lâmpada queimada. Por hora deixei assim pois gostei do efeito, não é tão mais rápido e acho que aumenta a segurança pela maior visibilidade. Mas corrigir essa piscada rápida é fácil. Basta colocar um resistor em paralelo com QUALQUER lâmpada do mesmo lado, na dianteira ou mesmo a lateral é mais fácil.
Não estou perto do carro. Não tenho fotos do resultado. Mas posso tirar umas fotos depois.
Garanto que ficou MUITO bom. Muito acima da expectativa. Iluminação perfeita.
Até pq a lâmpada original, única, fraca e muito baixa, é uma piada...
Gastei, aproximadamente, umas quatro horas na brincadeira. Mas leve em conta que, como trabalho com eletrônica, tenho ferro de solda, ferramentas, multímetro etc. tudo a mão na bancada. E não preciso usar a mesa da cozinha e ter um divórcio como efeito colateral...
Se desejar tentar fazer o mesmo, repito: o resultado é muito bom, e se eu puder ajudar é só perguntar.
Mudando de assunto, o carro se presta para diversas modificações: já fiz uma mudança para não desligar a multimídia/GPS na hora da partida, um modulador de farol para uso diurno, aviso de pressão de óleo baixa (descobri que quando o nível de óleo está no limite inferior, mas ainda acima deste, numa situação de inclinação a pressão cai), um pisca-freio para freadas repentinas e um tipo de pisca alerta para lanterna traseira para uso em emergências, sequestros (rsrs) etc.
Estou começando o projeto de um alarme bem completo e diferente. Entre outras características impede que vc dê a partida com o motor ligado, aliás um absurdo a chave de partida não impedir isso. Minha filha vive "moendo" o pinhão/cremalheira da partida... Aliás já repararam que o motor do Jimny morre MUUUUUITO facilmente?
Estou testando, faz duas semanas um novo e parcial controle eletrônico de tração que permite o 4x2 LOW, ou seja, usar a reduzida só com tração traseira em asfalto, pedras e pisos de alta aderência. Chamo de modo 2WD-L e fico passando de 2WD para 2WD-L, 2WD-L para 4WD-L e de 4WD-L para 2WD-L por toques rápidos nos botões do painel. Modifiquei também, o controle das lâmpadas do painel, 4WD (verde) e 4L (amarela), que piscam rápido nas mudanças e para indicar o novo modo, 2WD-L, só acende a 4L (amarela). Ficou ótimo, divertido, para dirigir em transito intenso de anda/para, subir a serra num feriado prolongado, subir ou manobrar em ladeiras ou rampas de garagem sem "queimar" a embreagem, muito mais conforto e sem forçar nada na transmissão. Nem é preciso acelerar, é só tirar o pé da embreagem e o Jimny sai suavemente. Se o trânsito fica mais rápido saio em segunda, que é igual a primeira sem a reduzida, e pulo marchas se for conveniente. Ou volto para 2WD sem reduzida.
Tenho a nítida impressão que o consumo melhorou no trânsito intenso de SP e, agora, todo limitado a 50 km/h, mas preciso fazer mais medições. Instalação tipo: plug and play. Sem cortar nenhum fio. Em menos de 2 minutos.
Desculpem-me pelo loooooongo texto, bom fim de semana à todos...
Ei, bom isto hein ? Como faz ? Sinto falta desta opção aqui em BH, aonde tem subidas em que a reduzida ia ajudar bem...
que faz com que a luz branca de ré NÃO acenda quando a seta estiver ligada. Mantendo a atenção na seta e melhorando a segurança.
Sassagudo, e se você for fazer baliza? Você dará seta e quando engatar a ré, a luz da ré não vai acender... e nisso você vai deslocar em ré... talvez tenha problemas...
Alguém um pouco mais desligado pode nem perceber seu movimento...
Pensou nisso?
Sassagudo
05/11/2015, 18:31
Sassagudo, e se você for fazer baliza? Você dará seta e quando engatar a ré, a luz da ré não vai acender... e nisso você vai deslocar em ré... talvez tenha problemas...
Alguém um pouco mais desligado pode nem perceber seu movimento...
Pensou nisso?
Então Guima...
O que acontece é que só a lâmpada que pisca é que apaga a luz de ré. A outra, outro lado da baliza, continua fortemente acesa além da original. Vc tem razão, diminui a iluminação, mas ainda assim funciona bem. Principalmente quando comparado com a lamparina original.
Se estiver dando ré com o pisca alerta ligado diminui mais ainda. Ou seja, voltamos a lamparina original.
Mas vou trocar a lampada original e, talvez modificar o circuito para não apagar quando do pisca alerta.
Mas o pisca ficou tão forte que dificilmente alguém não buzinaria ou coisa parecida. Não dá prá passar desapercebido.
Acontece algo interessante. Ao abrir a porta com o controle remoto as duas piscadas das duas lanternas juntas é tão forte que chama a atenção de quem está por perto. É comum as pessoas se voltarem para o carro.
Inclusive o ladrão.... Não pensei nisso...
J Carlos
06/11/2015, 08:24
Obrigado Sassagudo, vou pesquisar essas lâmpadas :curtir:
Se a Suzuki comercializar o atual modelo europeu, com novo painel, volante e principalmente o controle de estabilidade, troco o HR na hora.
wagner4wd
10/11/2015, 21:44
essas lampadas que o sassagudo falou tambem tem e em grande diversidade no aliexpress.com
tem muuuita coisa legal pra incrementar um Jimny desde dessas lampadas de led's até as famosas barras de led...antes do dollar disparar comprei muita coisa la...sempre chegou tudo em 30/45 dias muito bem embalado...
Comprei esse mas não usei como luz de ré e sim como farol de neblina dianteiro no meu old fit 04
http://pt.aliexpress.com/item/2pcs-6-Inch-18W-LED-Work-Light-for-Indicators-Motorcycle-Driving-Offroad-Boat-Car-Tractor-Truck/2000201993.html
ficou muito bom, a ressalva é antes de instalar incrementar com silicone transparente na moldura para garantir que não entre agua porque a vedação não é muito boa.( xing ling ) mas a iluminação...show!
tem assim tambem:
http://pt.aliexpress.com/item/Free-ship-SUZUKI-Jimny-LED-Rear-taillight-2pcs-set-1pcs-L-1pcs-R-15W-12V-Red/1937045578.html?spm=2114.02020208.3.59.dQrVt7&ws_ab_test=searchweb201556_3_79_78_77_91_80,search web201644_5,searchweb201560_9
...Estou testando, faz duas semanas um novo e parcial controle eletrônico de tração que permite o 4x2 LOW, ou seja, usar a reduzida só com tração traseira em asfalto, pedras e pisos de alta aderência. Chamo de modo 2WD-L e fico passando de 2WD para 2WD-L, 2WD-L para 4WD-L e de 4WD-L para 2WD-L por toques rápidos nos botões do painel. Modifiquei também, o controle das lâmpadas do painel, 4WD (verde) e 4L (amarela), que piscam rápido nas mudanças e para indicar o novo modo, 2WD-L, só acende a 4L (amarela). Ficou ótimo, divertido, para dirigir em transito intenso de anda/para, subir a serra num feriado prolongado, subir ou manobrar em ladeiras ou rampas de garagem sem "queimar" a embreagem, muito mais conforto e sem forçar nada na transmissão. Nem é preciso acelerar, é só tirar o pé da embreagem e o Jimny sai suavemente. Se o trânsito fica mais rápido saio em segunda, que é igual a primeira sem a reduzida, e pulo marchas se for conveniente. Ou volto para 2WD sem reduzida. Tenho a nítida impressão que o consumo melhorou no trânsito intenso de SP e, agora, todo limitado a 50 km/h, mas preciso fazer mais medições. Instalação tipo: plug and play. Sem cortar nenhum fio. Em menos de 2 minutos...
Interessante! Onde vc comprou? Quanto custou?
Sassagudo
12/11/2015, 21:11
Estou testando, faz duas semanas um novo e parcial controle eletrônico de tração que permite o 4x2 LOW, ou seja, usar a reduzida só com tração traseira em asfalto, pedras e pisos de alta aderência. Chamo de modo 2WD-L e fico passando de 2WD para 2WD-L, 2WD-L para 4WD-L e de 4WD-L para 2WD-L por toques rápidos nos botões do painel. Modifiquei também, o controle das lâmpadas do painel, 4WD (verde) e 4L (amarela), que piscam rápido nas mudanças e para indicar o novo modo, 2WD-L, só acende a 4L (amarela). Ficou ótimo, divertido, para dirigir em transito intenso de anda/para, subir a serra num feriado prolongado, subir ou manobrar em ladeiras ou rampas de garagem sem "queimar" a embreagem, muito mais conforto e sem forçar nada na transmissão. Nem é preciso acelerar, é só tirar o pé da embreagem e o Jimny sai suavemente. Se o trânsito fica mais rápido saio em segunda, que é igual a primeira sem a reduzida, e pulo marchas se for conveniente. Ou volto para 2WD sem reduzida. Tenho a nítida impressão que o consumo melhorou no trânsito intenso de SP e, agora, todo limitado a 50 km/h, mas preciso fazer mais medições. Instalação tipo: plug and play. Sem cortar nenhum fio. Em menos de 2 minutos...
Interessante! Onde vc comprou? Quanto custou?
Olá colegas...
Eu não comprei. Estou desenvolvendo e tem sido MUITO útil aqui no transito de SP. É um módulo eletrônico que chamo CXT (Controle Avançado de Tração) colocado no chicote. Não existe nenhuma alteração mecânica. Apenas um novo modo de controle.
Funciona como roda livre eletrônica ou modo 4x2-LOW ou 4x2-L ou ainda 2WD-L
A foto abaixo mostra a interface:
516309
Para instalar é só soltar o chicote do módulo original, colocar o módulo CXT como se fosse uma extensão e pronto!
As duas fotos seguintes mostram o módulo original com o conector já solto e a segunda foto o módulo CXT colocado.
516310
516314
Fica muito divertido poder usar essa opção 2WD-L na subida da Via Anchieta...
Estou fazendo um vídeo nada artístico. Mas dá prá ilustrar o funcionamento e as luzes do painel indicando o modo de operação. Se estiverem interessados avisem-me que coloco o vídeo aqui.
Até...
wagner4wd
13/11/2015, 08:22
pode colocar sim!, tá autorizado!:pipoca:
só uma dúvida, com a reduzida só no eixo traseiro...será que o diferencial aguenta todo o torque da reduzida num eixo só?
Porque quando se seleciona o 4wdL ( reduzida ) o torque do motor é dividido entre o eixo dianteiro e traseiro.
Sassagudo
13/11/2015, 15:21
pode colocar sim!, tá autorizado!:pipoca:
só uma dúvida, com a reduzida só no eixo traseiro...será que o diferencial aguenta todo o torque da reduzida num eixo só?
Porque quando se seleciona o 4wdL ( reduzida ) o torque do motor é dividido entre o eixo dianteiro e traseiro.
Então Wagner...
Não tinha pensado nisto mas conversando com um colega jipeiro e também eng. mecânico fiquei tranquilo.
O diferencial aguenta sim. Pelo seguinte: no projeto deve ser levado em conta o caso de subidas extremas onde a dianteira fica tão leve que as rodas giram em falso. Neste momento todo torque está na traseira e se o motor estiver no giro de torque máximo (Jimny 4900 RPM) o que acontece nestes casos de subida o esforço será o máximo.
O Jimny aguenta ainda mais. Existe de fábrica a possibilidade de trocar a relação da caixa de transferência encurtando-a e, consequentemente, aumentando o torque. E ainda pode ocorrer o caso acima. Então ficamos tranquilos que o projeto, nestes 40 anos de Jimny, deve ter sido bem evoluído...
Pessoal, coloquei, pela primeira vez na vida (rola um Oscar ?) um vídeo. Quem tiver a curiosidade de ver o funcionamento desse modo de tração apenas traseira com reduzida, ou 2WD-L, e o módulo eletrônico que estou testando visite:
https://youtu.be/8jEDl4FwmJU
Quaisquer comentários, críticas e sugestões serão bem vindos. Assim posso tentar melhorar e, quem sabe, disponibilizar a quem desejar num futuro próximo.
Bom fim de semana à todos...
Qual é a posição oficial da Suzuki sobre esse dispositivo? Talvez até pudesse ser oferecido como opcional de fábrica.
Sassagudo
13/11/2015, 23:06
Qual é a posição oficial da Suzuki sobre esse dispositivo? Talvez até pudesse ser oferecido como opcional de fábrica.
Meu Jimny não tem um ano e fiquei receoso de ter problemas na garantia. Então quando fui fazer a revisão obrigatória tirei o módulo. Quando mencionei o que tinha feito pareceram interessados. Mas como não tinha vídeo nem nada acho que nem entenderam o funcionamento. Estava com outro acessório instalado, o que chamo PiscaFreio para evitar colisão traseira e esse, acho que por verem, ficaram interessados. Até deixei dois lá. Conclusão: preciso levar lá instalado.
Em todas CSS que fui percebi um interesse imediato na venda e mesmo pessoal de oficina, que procuro sempre conversar, não está interessado na parte técnica. Um alarme diferenciado que estou desenvolvendo despertou interesse até pq sabem o que é o alarme.
O que decidi é procurar alguém da SVB num evento, tipo Jimny Day e conversar.
Um bom fim de semana à todos.
wagner4wd
14/11/2015, 13:04
Meu Jimny não tem um ano e fiquei receoso de ter problemas na garantia. Então quando fui fazer a revisão obrigatória tirei o módulo. Quando mencionei o que tinha feito pareceram interessados. Mas como não tinha vídeo nem nada acho que nem entenderam o funcionamento. Estava com outro acessório instalado, o que chamo PiscaFreio para evitar colisão traseira e esse, acho que por verem, ficaram interessados. Até deixei dois lá. Conclusão: preciso levar lá instalado.
Em todas CSS que fui percebi um interesse imediato na venda e mesmo pessoal de oficina, que procuro sempre conversar, não está interessado na parte técnica. Um alarme diferenciado que estou desenvolvendo despertou interesse até pq sabem o que é o alarme.
O que decidi é procurar alguém da SVB num evento, tipo Jimny Day e conversar.
Um bom fim de semana à todos.
esse módulo, foi voce mesmo que produziu ? Pelo que entendi o sistema de engate de tração original do Jimny já tinha essa opção, pois senão naõ aceitaria...então o modulo que vc menciona só habilita essa função ?
Sassagudo
15/11/2015, 00:34
esse módulo, foi voce mesmo que produziu ? Pelo que entendi o sistema de engate de tração original do Jimny já tinha essa opção, pois senão naõ aceitaria...então o modulo que vc menciona só habilita essa função ?
Sim. Fui eu quem desenvolveu o módulo. Estou testando há quase dois meses. Analisando o manual de oficina/serviço ví que a mecânica tinha opção de de ligar a reduzida de forma independente de ligar a tração dianteira. Era preciso só um novo controle eletrônico para a nova função.
Mas como não tem um botão sobrando para o 2WD-L foi preciso utilizar uma combinação de toques como pode se ver no vídeo. Também não tem lâmpada no painel sobrando. Pensei em utilizar a lâmpada "2" do indicador de marchas do cambio automático mas o painel não tem isso montado para o Jimny brasileiro. Então tive de usar as lampadas como no vídeo.
Na verdade meu módulo filtra o uso dos botões e deixa o módulo TCM original controlar os outros modos. O novo modulo só trabalha quando vc deseja o 4x2 com reduzida ou 2WD-L. Aí ele assume o lugar do TCM.
Não há chance de atrapalhar os outros modos. E o TCM original continua conversando com a ECU. Nunca deu nenhum código de erro no scanner.
Acho que a Suzuki não quis colocar essa opção. Só precisaria mais um botão no painel e mais uma lâmpada. Além de mudar a eletrônica. Talvez pensem que ninguém que usar 4x2 reduzida no asfalto ou outro piso de alta aderência.
Eu tenho usado bastante, até para ficar mais divertida a condução em ladeiras e subida de serra, e acho útil. Amigos que dirigiram também. Usei uma hora atrás. Chovendo e uma baliza apertada numa subida. Tranquilo sem acelerar, sem socos e andando firme e devagar e sem ficar queimando a embreagem. Até o final do mês vou montar mais alguns módulos para uns amigos testarem.
... Usei uma hora atrás. Chovendo e uma baliza apertada numa subida. Tranquilo sem acelerar, sem socos e andando firme e devagar e sem ficar queimando a embreagem...
Em situações eventuais como essa, até dá pra usar, excepcionalmente, o 4WD-L, mas esse modo 2WD-L seria mesmo mais indicado por evitar danos à transmissão.
wagner4wd
15/11/2015, 11:54
Sim. Fui eu quem desenvolveu o módulo. Estou testando há quase dois meses. Analisando o manual de oficina/serviço ví que a mecânica tinha opção de de ligar a reduzida de forma independente de ligar a tração dianteira. Era preciso só um novo controle eletrônico para a nova função.
Mas como não tem um botão sobrando para o 2WD-L foi preciso utilizar uma combinação de toques como pode se ver no vídeo. Também não tem lâmpada no painel sobrando. Pensei em utilizar a lâmpada "2" do indicador de marchas do cambio automático mas o painel não tem isso montado para o Jimny brasileiro. Então tive de usar as lampadas como no vídeo.
Na verdade meu módulo filtra o uso dos botões e deixa o módulo TCM original controlar os outros modos. O novo modulo só trabalha quando vc deseja o 4x2 com reduzida ou 2WD-L. Aí ele assume o lugar do TCM.
Não há chance de atrapalhar os outros modos. E o TCM original continua conversando com a ECU. Nunca deu nenhum código de erro no scanner.
Acho que a Suzuki não quis colocar essa opção. Só precisaria mais um botão no painel e mais uma lâmpada. Além de mudar a eletrônica. Talvez pensem que ninguém que usar 4x2 reduzida no asfalto ou outro piso de alta aderência.
Eu tenho usado bastante, até para ficar mais divertida a condução em ladeiras e subida de serra, e acho útil. Amigos que dirigiram também. Usei uma hora atrás. Chovendo e uma baliza apertada numa subida. Tranquilo sem acelerar, sem socos e andando firme e devagar e sem ficar queimando a embreagem. Até o final do mês vou montar mais alguns módulos para uns amigos testarem.
Pretende produzir em quantidade ? tem ideia de preço para o pessoal aqui do forum ?
marceldan
16/11/2015, 08:53
O Jimny 2017 poderia ter duas coisas bem simples: a abertura do pino trava das portas quando a maçaneta é aberta por dentro, como já fazem muitos carros 1.0 atualmente, e travar as portas automaticamente a 20Km/h (ou a 6Km/h como em alguns casos existentes). Isso seria especialmente útil para manter o porta-malas e os objetos de seu interior em segurança com o carro se deslocando no trânsito.
Isto não parece agregar um custo absurdo ao preço final do carro.
Abraço
wagner4wd
16/11/2015, 09:35
O Jimny 2017 poderia ter duas coisas bem simples: a abertura do pino trava das portas quando a maçaneta é aberta por dentro, como já fazem muitos carros 1.0 atualmente, e travar as portas automaticamente a 20Km/h (ou a 6Km/h como em alguns casos existentes). Isso seria especialmente útil para manter o porta-malas e os objetos de seu interior em segurança com o carro se deslocando no trânsito.
Isto não parece agregar um custo absurdo ao preço final do carro.
Abraço
Outra coisa bem simples que ia ajudar bastante é a questão da iluminação interna, aquela luzinha em cima do retrovisor interno é ridícula, não serve pra nada, deveria ter uma no teto central e um par de luz de leitura de mapas na frente, assim como acontece com a maioria dos carros asiáticos ( fit,hb20 etc..)
Ia ajudar bastante...lá no porta pacotes atras dos bancos traseiros tambem era uma boa
Claudio_Koseki
16/11/2015, 14:12
Para o dia a dia:
Motor a Diesel seria show mesmo!
Um motor um pouco mais potente. Moderno acredito que já é - comando de válvulas variável e tal.
Stepside em todas as versões. O do 4Sport é muito prático, não é a toa que tudo quanto é pickup pequena pós Montana I adotou o stepside para acessar a caçamba. No caso do Jimny, acessar o bagageiro.
Tanque maior. 40 litros é realmente pouco.
Um melhor sistema de acesso ao banco traseiro. Sem ser o sistema que faz o banco perder o ajuste.
Um upgrade nos encaixes plásticos.
Ajuste de altura do volante.
Som de melhor qualidade. Fizemos um upgrade aqui. Dá mais trabalho que a média acessar os falantes e passar fiação para amplificador, mas para desmontar o interior não é tão difícil. As peças são grandes e não tem muito mistério.
Sei que é um sacrilégio, mas como uma forma de incrementar vendas, trazer uma versão automática (e eu detesto carro automático). Talvez uma versão como "4City". Tem na Inglaterra e acredito que na Europa no geral, inclusive com banco em couro de fábrica. Fica com muito mais cara de urbaninho que off road. Mas cativa o público no geral.
No off road, ainda não sei dizer, ainda não peguei trilha com ele. Mas do que vejo, o bichinho não tem muitos problemas com trilhas.
wagner4wd
16/11/2015, 15:35
Para o dia a dia:
Motor a Diesel seria show mesmo!
Um motor um pouco mais potente. Moderno acredito que já é - comando de válvulas variável e tal.
Stepside em todas as versões. O do 4Sport é muito prático, não é a toa que tudo quanto é pickup pequena pós Montana I adotou o stepside para acessar a caçamba. No caso do Jimny, acessar o bagageiro.
Tanque maior. 40 litros é realmente pouco.
Um melhor sistema de acesso ao banco traseiro. Sem ser o sistema que faz o banco perder o ajuste.
Um upgrade nos encaixes plásticos.
Ajuste de altura do volante.
Som de melhor qualidade. Fizemos um upgrade aqui. Dá mais trabalho que a média acessar os falantes e passar fiação para amplificador, mas para desmontar o interior não é tão difícil. As peças são grandes e não tem muito mistério.
Sei que é um sacrilégio, mas como uma forma de incrementar vendas, trazer uma versão automática (e eu detesto carro automático). Talvez uma versão como "4City". Tem na Inglaterra e acredito que na Europa no geral, inclusive com banco em couro de fábrica. Fica com muito mais cara de urbaninho que off road. Mas cativa o público no geral.
No off road, ainda não sei dizer, ainda não peguei trilha com ele. Mas do que vejo, o bichinho não tem muitos problemas com trilhas.
Eu não acho cambio AT sacrilégio nao, pelo contrario acho até que ia ficar melhor no off do que o manual...AT tende a ser mais reduzido q o manual,e isso é muito bem vindo no off, acho que só perderia em velocidade final, mas convenhamos, isso no Jimmy pouco importa já que não foi feito pra correr mesmo...se com cambio AT desse 120/130km/h já ta bom
Sassagudo
17/11/2015, 22:22
Pretende produzir em quantidade ? tem ideia de preço para o pessoal aqui do forum ?
Boa noite Wagner.
Sim. Pretendo produzir este módulo. Ainda não sei o preço pois os conectores originais, para não cortar a fiação como se vê no vídeo, são caros e difíceis de achar.
Estou fazendo pequena modificação nele. Estou começando o desenvolvimento de dois outros módulos: um módulo de alarme/vidros/trava porta e outro para aumentar a potência do motor em certa faixa de velocidade. Alguns sinais deste módulo, velocidade por exemplo, serão enviados aos dois novos módulos para, travamento automático das portas e limitação da potência em alta velocidade. Todos eles instalados sem cortar fios. Com os mesmos conectores originais.
Quanto ao alarme acho que vou criar um tópico para sugestões. Por exemplo: será que para destravar as portas a retirada da chave de ignição libera a trava? Um toque rápido no botão do pisca-alerta trava/destrava também a porta?
Mais umas duas semanas e terei ideia do preço deste primeiro módulo 2WD-L. Mas tenho como ponto de partida o custo de uma roda livre automática pois o módulo faz isso e mais. Farei um preço melhor para os colegas deste fórum.
Tenho outros dois pequenos módulos prontos: um que modula a intensidade do farol de dia para evitar atropelamentos e colisões frontais por chamar a atenção e outro para a luz de freio que pisca em freadas bruscas evitando colisão traseira. Uso ambos faz algum tempo na moto e no carro e tenho observado o quanto chama atenção.
wagner4wd
18/11/2015, 13:19
Boa noite Wagner.
Sim. Pretendo produzir este módulo. Ainda não sei o preço pois os conectores originais, para não cortar a fiação como se vê no vídeo, são caros e difíceis de achar.
Estou fazendo pequena modificação nele. Estou começando o desenvolvimento de dois outros módulos: um módulo de alarme/vidros/trava porta e outro para aumentar a potência do motor em certa faixa de velocidade. Alguns sinais deste módulo, velocidade por exemplo, serão enviados aos dois novos módulos para, travamento automático das portas e limitação da potência em alta velocidade. Todos eles instalados sem cortar fios. Com os mesmos conectores originais.
Quanto ao alarme acho que vou criar um tópico para sugestões. Por exemplo: será que para destravar as portas a retirada da chave de ignição libera a trava? Um toque rápido no botão do pisca-alerta trava/destrava também a porta?
Mais umas duas semanas e terei ideia do preço deste primeiro módulo 2WD-L. Mas tenho como ponto de partida o custo de uma roda livre automática pois o módulo faz isso e mais. Farei um preço melhor para os colegas deste fórum.
Tenho outros dois pequenos módulos prontos: um que modula a intensidade do farol de dia para evitar atropelamentos e colisões frontais por chamar a atenção e outro para a luz de freio que pisca em freadas bruscas evitando colisão traseira. Uso ambos faz algum tempo na moto e no carro e tenho observado o quanto chama atenção.
Interessante esse modulo de aumento de potencia, no Jimny é muito bem vindo! O do alarme tambem achei legal...
Parabéns pela iniciativa e profissionalismo na produção do modulo, dá pra ver pela fotos que o trabalho na produção ficou perfeito, se embalar e colocar o logo da szk fica original.:concordo:
No aguardo de novidades
soldado pe
20/11/2015, 00:25
no mercado não achamos módulos com tais funções para o jimny,principalmente em relação a potência,acredito q venderia bastante um módulo que realmente aumente a potência do jimny,o jimny com 100 cv seria suficiente.
Bob_Solar
20/11/2015, 23:07
Nossa! Muito bacana a ideia desse módulo!! O de luz de freio piscando é mto bom! A Volkswagen tem e é bem legal, chama mais atenção mesmo! No aguardo das novidades sobre a produção deles Sassagudo!!
abs
Roger_RJ
28/01/2016, 22:24
Boa noite Wagner.
Então Sassagudo, em que pé está o módulo 2WD-L, alguma novidade? Ideia de preço?
Abraço
Sassagudo
28/01/2016, 22:50
Então Sassagudo, em que pé está o módulo 2WD-L, alguma novidade? Ideia de preço?
Abraço
Olá Roger.
Já está anunciado no MercadoLivre e pode ser parcelado em 12x pelo próprio:
Nos anúncios tem um vídeo ilustrativo.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-725166374-4-jimny-modulo-roda-livre-eletrnica-4x2-reduzida-4jimny-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-729020524-4jimny-piscafreio-pisca-lanterna-freio-jimny-_JM
Temos um colega aí do RJ, Pedro, usando-o.
E mais 8 espalhados pelo Brasil.
Estou oferecendo o PiscaFreio do Jimny e mais alguma coisa, na compra do Módulo 2WD-L.
E um desconto de 10% fora do MercadoLivre.
Além de um alarme espero ter até o final do semestre um módulo para aumentar a potência do motor, uns 10 a 12 %.
Grato pelo interesse!
Roger_RJ
28/01/2016, 23:52
Bacana Sassagudo,
Tenho uma TR4 mas encomendei um 4sport e estou esperando chegar. Minha lista de proteções, pneus e acessórios já está grande mas quero incluir esse seu módulo na lista tmb, pois a tração da TR4 é mais flexível por ter diferencial central e acho que esse módulo pode compensar um pouco a menor flexibilidade do Jimny.
Quando o jipinho chegar falo contigo.
Abraço
mario de paula pinto
29/01/2016, 00:27
Boa noite pessoal .Queria criar um novo tópico para falar das mudanças no jimny 4sport a partir de 2013.Não consegui ,então vai aqui no ¨curiosidades no jimny¨.Então vamos lá .Em dezembro de 2013 comprei um jimny que a css via natsu afirmou ser 2013/2014. Bem em relação as modificações airbag e abs do 2014 o meu não tinha nada de 2014 ,só o documento.Mas pelo que tenho lido no forum gostaria de fazer algumas comparações.O meu veio com o suporte do sobressalente mais para a direita ,o que permite colocar um galão de combustível entre o pneu e a alavanca da porta traseira.Para um carro com pequena capacidade no tanque isso pode ajudar muito em algumas expedições.Alem disso ,este suporte nessa posição acarreta menos esforços nas dobradiças.Alem disso este suporte é ligado as dobradiças por 2 longarinas que aparentam se bem fortes .Já rodei bastante em estradas com muita costela e caroço e nunca tive problema.O modelo seguinte colocou esse pneu no meio da porta traseira e tirou os reforços...Tenho lido que algumas css só oferecem o acessório ¨lavável¨no 4 work.O meu não veio de fabrica mas coloquei como opcional .Não me lembro qto paguei mas para quem anda no mato é muito bom.E o snorkel ?No meu não é acessório,era de série.E as tomadas para engate ,dianteiro e traseiro?Alem disso ,questão de gosto,a frente do 2013 é muito mais agressiva.Principalmente com o protetor de carter(opcional). E a parte inferior da lateral da carroceria ?No 4sport 2013 é fosca.Feio?Pode ser ,mas arranha menos amigo.E os pneus Bf? ,foram substituídos .Do modelo novo salva aquele ressalto para o pé nas laterais .Que pode te ajudar para lavar a capota,rsrs.Porque para acesso no bagageiro o melhor é um par de estribos .Alias se vc for por um bagageiro não compre o original Na minha opinião é alto e barulhento.Bem ,oque é isso suzuki?
Claudio_Koseki
13/02/2016, 22:38
Andei buscando algumas informações sobre o novo Jimny 2017 ou uma nova geração do Jipinho. Não encontrei quase nada. Por hora, de concreto, uma reportagem do Top Gear e os "panos pretos" da Suzuki mundial. Disseram que será uma evolução e não uma revolução. Ao ver o novo Jimny, você verá o velho Jimny. E que será, como é até hoje, algo mundial. Muda no Japão, muda na Australia, muda no Reino Unido... mas, muda no Brasil?
O meu foi para o céu dos carros. E pretendo substituir ele o mais rápido possível (o que vai levar alguns meses).
O que me preocupa nem é o de desvalorização (costumamos ficar anos com carros), mas, saber que o novo pode ter alguns itens e mudanças interessantes. Já passei por isto uma vez, com o Fit, quando a Honda lançou o 2007 em fevereiro de 2006. (No ano seguinte a Fiat lançou o Palio 2008 em janeiro de 2007). E eu tinha pego o meu em Dezembro de 2005, novo. O pior que a versão que peguei foi a que mais teve mudanças, como o pisca nos retrovisores e o novo sistema de som. E o preço subiu uns 5% em relação ao que estavam vendendo. Não queria ter a mesma sensação com o Novo Jimny. Porém, não dão nem pistas de quando exatamente virá (só dizem algo como durante 2016) e se virá tão já para o Brasil.
Se tiverem alguma outra informação, agradeço :)
Roger_RJ
14/02/2016, 11:54
Aqui no Brasil ainda nem incorporaram coisas como câmbio automático e controle de tração e estabilidade, que já existem lá fora na atual geração. Acho que uma nova geração do jipinho por aqui deve demorar.
Max-offroad
23/05/2016, 11:56
Alguém tem mais informações do novo jimny?
Novo Suzuki Jimny deve aparecer em 2018 - Noticias Automotivas (http://www.noticiasautomotivas.com.br/novo-suzuki-jimny-deve-aparecer-em-2018/)
Reportagem não fala quase nada :(
Tomara que nao venha com este novo desenho!
532269
Maurício D'Arezzo
18/07/2016, 12:29
Vi essa reportagem no Facebook, não sei se é verdade ou especulação, é um conceito, até a vida real deve mudar muito.
SUZUKI APRESENTA O iM-4 CONCEPT, O FUTURO JIMNY - PlanetCarsz (http://planetcarsz.com/news/suzuki-apresenta-o-im-4-concept-o-futuro-jimny)
sandro-natal
08/08/2016, 08:49
Adiaram para 2018 o novo Jimny.
Essas imagens que rolaram pela net não são do novo Jimny.
Espero que o motor do novo Jimny seja mais forte.
sandro-natal
02/09/2016, 14:30
Suzuki, por favor, mude a caixa de fusíveis de lugar! No Jimny atual o cara tem que virar um contorcionista para poder identificar e trocar os fusíveis. Eu que sou magro sofro, fico imaginando alguém maior que eu fazendo isso. Com certeza o projetista era um sádico!
sandro-natal
02/09/2016, 14:43
Será que a Suzuki vai colocar no Jimny 2018 um desses motores Booster Jet que equipa o novo SCross e o Baleno 2016 na Europa?
SCross tem versões 1.4 turbo, 1.0 turbo e outra turbodiesel. O Baleno tem a versão 1.0 3 cilindros turbo. Injeção direta e turbo. Finalmente!
Preferiria o 1.4 turbo. Embora ache que colocarão o 1.0 turbo.
5354474 cilindros
5354483 cilindros
5354494 cilindros
manepipoca
02/09/2016, 15:35
Para o Brasil:
- Câmbio automático.
- Versão "Land Adventure" de luxo.
ジムニー&ジムニーシエラ ランドベンチャー | スズキ (http://www.suzuki.co.jp/car/jimny_landventure/)
O motor 1.6 do novo vitara cabe no cofre do Jimny? se couber seria excelente, mesmo se fosse um motor simplificado, reduzindo a potência para 100-110 cv.
wagner4wd
19/10/2016, 08:13
O motor 1.6 do novo vitara cabe no cofre do Jimny? se couber seria excelente, mesmo se fosse um motor simplificado, reduzindo a potência para 100-110 cv.
Nem precisava ser 1.6 ...acho que com o mesmo motor atual do jimny elevando a cilindrada para 1.4 acho que dá pra extrair 100/110CV e 13/14kg de torque...basta a Suzuki querer...
O dois casos dariam conta sim, nem precisava chegar aos 100 cv com o 1.3 , vide o antigo motor do 208 que era bom em baixa e tinha só 90cv (mas levava o carrinho bem até 140 km/h e morrendo até 170 km/h), mas acho que o 1.6 faria mais sentido se a marca fosse pensar nos outros produtos para o Brasil, em baratear o Vitara e o Swift por exemplo. Lembrando que o novo Vitara vem com 4x4 desde o motor 1.6.
jorgeffn
07/11/2016, 16:23
Tenho duas:
Ao menos uma foi realizada!!!
Jimny Canvas | Clipe | Suzuki - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=L1BTmqB7rtQ&app=desktop)
agora é aguardar os valores.... pelo que já estão cobrando pelo Jimny, vai vir salgado com certeza....
Achei por demais estranho este para choque novo do 4sport 2017, principalmente esta espécie de moldura plástica para encobrir a falta dos engates para reboque, tá parecendo mais a boca do Alien do filme "O oitavo passageiro".
Em tempo: preferia o antigo design das rodas que são bem mais bonitas do que estas atuais, em fim só mudanças cosméticas e todas para pior, assim como a pintura dos frisos da porta e do espelho retrovisor totalmente desnecessários, tirando o charme do contraste da cor cinza com a da carroceria só para seguir a moda "SUV SHOPPING".
Internamente parece que os forros dos bancos foram alterados para um material parecido com couro sintético, talvez seja para facilitar a limpeza dos mesmos, melhor seria se os carpetes fossem substituídos por um material emborrachado que fosse lavável assim como é no Troller, fica a proposta para inclusão no modelo novo.
ESP - controle de estabilidade e volante e painel novo!
Toma vergonha Souza Ramos!
Vejam o controle de tração atuando no jipinho.
2017 Suzuki Jimny 1.3 ESP All Grip Pro - 4x4 diagonal test on rollers - part 1/2 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=r_cO4qDEmRI)
Fora o painel, volante novos, ESP, etc...
Suzuki não oferece aqui o mesmo modelo já vendido lá fora...para variar...
Isso faria toda diferença no passeio que fiz nessa páscoa! Fiquei preso em X umas duas vzs e precisei de uma "mãozinha" externa!
Vejam o controle de tração atuando no jipinho.
2017 Suzuki Jimny 1.3 ESP All Grip Pro - 4x4 diagonal test on rollers - part 1/2 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=r_cO4qDEmRI)
Fora o painel, volante novos, ESP, etc...
Suzuki não oferece aqui o mesmo modelo já vendido lá fora...para variar...
#Ricardo
25/04/2017, 15:05
Eu gostaria de sugerir a volta do modelo LJ50 de 1975:)
Jimny 40 years (history) - YouTube (https://youtu.be/6vMHAJpuIVQ)
sandro-natal
04/08/2017, 10:49
Os caras estão só adiando o lançamento do novo Jimny.
A previsão inicial é que seria em 2016.
Depois 2017.
Depois 2018...
E parece que vão jogar pra 2019... putz! Estão querendo tirar até a última gota de lucro desse projeto antigo!
sandro-natal
04/08/2017, 10:56
Minha aposta é que vão utilizar o motor Suzuki Boosterjet 1.0 turbo de 3 cilindros que já equipa alguns modelos da marca.
Na melhor configuração desse motor, que é a utilizada no Swift, eles conseguiram disponibilizar 109 HP@5500 rpm e 17,3 mkgf@5000 rpm.
Fedesign
01/09/2017, 22:17
FOTOS DO NOVO SUZUKI JIMNY VAZAM NA INTERNEThttp://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2017/08/fotos-do-novo-suzuki-jimny-vazam-na-internet.html
Imagens publicadas na rede indicam que o estilo será retrô como o original de 1970 por JULIO CABRAL
Compartilhar
Assine já!
(https://www.assineglobo.com.br/produtos/autoesporte/AT/?site_par=1&origem_par=1&formato_par=AT_MENSAL&versao_par=BOTAO&utm_source=botao&utm_medium=site&utm_campaign=at_mensal&utm_content=botao:site:at_mensal:botao&utm_term=botao)
25/08/2017 15h36 - atualizado às 19h26 em 25/08/2017
http://s2.glbimg.com/P4-SNycMhh8EB6kMEReO-bEdrQ8=/620x413/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2017/08/25/suzukifrwente.jpgNovo Suzuki Jimny vaza em imagens de apresentação (Foto: Reprodução)
A terceira geração do Suzuki (http://revistaautoesporte.globo.com/carros/suzuki/) Jimny foi lançada em 1998, ou seja, está mais do que na hora do jipinho ser renovado completamente. E não é que as primeira imagens da nova encarnação vazaram na internet? As fotos de uma apresentação privada mostram que o Jimny voltará a ter um estilo retrô, bem parecido com o primeiro modelo de 1970. O lançamento é esperado para o Salão de Tóquio, cuja abertura será no próximo dia 27 de outubro.
A marca d'água das fotos exibe os dizeres Suzuki Design e objetos à frente da câmera obstruíram um pouco a visão, contudo, dá para ver bastante coisa. A começar pelas formas retilíneas, já entregue pelos flagras dos protótipos publicadas pela imprensa internacional.
http://s2.glbimg.com/Yh13FxdxHS4DltKXYx78RRPoJaU=/620x413/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2017/08/25/perfilsuzuji.jpgPerfil indica que não ficaram painéis de carroceria do antecessor, é um novo Jimny! (Foto: Reprodução)
Aqueles que lembram da chegada oficial da Suzuki ao Brasil também não deixarão de reconhecer toques do jipinho Samurai na nova geração. A frente mais achatada é um exemplo, tal como as vidros quadradinhos típicos da configuração fechada do antepassado.
Outro toque à moda antiga é o rebaixamento da linha dos vidros nas portas dianteiras, uma maneira de melhorar a visibilidade dos retrovisores externos e também dar uma mão nas manobras lentas do fora de estrada. O estepe pendurado na tampa de abertura lateral libera espaço no porta-malas exíguo, enquanto as lanternas incrustadas no para-choque traseiro poderia ter sido retirada de um dos Jimny anteriores. Até as bordas das soldas no teto permanecem lá.
http://s2.glbimg.com/5_AtDt8UioLmDSBPGhJVDQ7A_1I=/620x413/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2017/08/25/traseirajimny.jpgTampa de abertura lateral e estepe pendurado são pontos que não mudarão (Foto: Reprodução)
O tamanho não deve fugir tanto do porte subcompacto do atual Jimny, dotado de apenas 3,68 metros de comprimento e diminutos 2,25 m de entre-eixos. As distância entre as rodas parece ser maior no jipinho vazado, elas parecem ficar mais próximas das extremidades. Isso garantirá ângulos de entrada e saída generosos.
Da mesma maneira, a construção continuará a ser tradicional. À maneira dos jipes mais parrudos, o Jimny seguirá o método de cabine sobre chassi. Ainda não sabemos se a suspensão continuará a ser por eixo rígido nas duas pontas, sistema que garante robustez e ampla articulação, contudo, não deixa de ser saltitante ao passar por irregularidades. Pelas fotos, achamos que o esquema será mantido.
O que dá para ver é que há uma alavanca secundária de transmissão no console. Ou seja, nada de botão comandando o 4X4 ou reduzida - atual brasileiro usa botões. A tração nas situações normais continuará a ser traseira. A Suzuki já tem o Vitara e o S-Cross como crossovers, então não há necessidade de desagradar os fãs do offroad extremo.
http://s2.glbimg.com/Q9BuktaMclqOdnHvAByE9HEVwYM=/620x413/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2017/08/25/painesuzuki.jpgPainel mistura presente (central multimídia) ao passado, exemplo dos instrumentos em copos (Foto: Reprodução)
O jeitão parrudo não abdica dos confortos modernos. As imagens entregam que o carro terá opção de câmbio automático e central multimídia sensível ao toque, posicionada bem no topo do painel. Sem falar no volante multifuncional, à direita por se tratar de um carro para o mercado japonês. Os comandos do ar-condicionado, saídas de ar e teclas abaixo dela são totalmente diferentes, mas não abdicam da aura retrô em toques como o quadro de instrumentos com “copos” bem fundos. Uma barra à frente do passageiro permitirá que ele se segure enquanto o carrinho avança no fora de estrada.
Sem falar que a Suzuki não esqueceu dos toques hipsters. Tal como outros funcars, pequenos modelos criados para diversão, o Jimny terá várias opções de personalização. Você poderá mudar o tom da grade, dos apliques do para-choque, capô e teto. A imagem abaixo exibe algumas das configurações possíveis.
http://s2.glbimg.com/AGbVW2DuISmAizkQRouevFktyWI=/620x413/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2017/08/25/jimnypersonalicao.jpgO novo Jimny terá várias opções de personalização (Foto: Reprodução)
O melhor pode estar debaixo do capô envolvente: um novo motor turbinado. A atual geração fabricada no Brasil é movida por um 1.3 de 85 cv e 11,2 kgfm de torque. Embora não atrapalhe tanto na terra e em trilhas, com a ajuda do câmbio curtinho, o motorzinho garante apenas desempenho de 1.0 no asfalto. Um turbinado pouco menor do que o 1.4 BoosterJet usado no Vitara e família poderia dar muito torque em baixa e deixar o pequeno com desempenho de gente grande.
No mercado japonês, motores de pequena litragem são estimulados graças à legislação de mini carros (kei cars). Podemos esperar até pelo novo tricilíndrico de 660 cm³, de 81 cv e 10,9 kgfm a 3.400 rpm e também por uma opção pouco maior para os outros mercados, provavelmente com 1 litro.
Seja como for, o novo Jimny será um retorno às origens do jipinho, lançado originalmente em 1968 pela japonesa Hope Motor Company como ON 360. O pequeno fabricante foi adquirido pela Suzuki logo em seguida ao lançamento e foi reprojetado para se tornar o LJ10 em 1970, considerado o primeiro Jimny. O próprio fabricante não esquece da linhagem e trouxe um LJ20 1975 para o último Salão do Automóvel (foto abaixo).
http://s2.glbimg.com/1P-9B0apfr5xPj_YdkGiW4E6BU8=/620x413/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2016/11/10/mcam5376.jpgSuzuki Jimny LJ20 de 1975 (Foto: Marcos Camargo/Autoesporte)
Eu ja vi esse Jimny 75 de perto. Incrivelmente rustico e confiável. Por questões econômicas os novos 4x4 são mais confortáveis e práticos que confiáveis e duráveis. Posso suspeitar que no novo Jimny vai vir com suspensão dianteira remodelada.
Fedesign
07/09/2017, 15:34
SUV compacto renovado estreará no mês que vem com formas quadradas e estilo retrô Projecoes - Confira como deve ficar o novo visual do Suzuki Jimny 2018 (https://br.motor1.com/news/179079/novo-suzuki-jimny-2018-projecoes/) Revelado recentemente através do vazamento de imagens internas e já flagrado lado a lado com a geração antiga, o todo-novo Suzuki Jimny 2018 aparece pela primeira vez antecipado virtualmente nestas projeções publicadas pelo site Indian Autos Blog (http://indianautosblog.com/2017/09/2018-suzuki-jimny-render-hardtop-280832). Principal atração da marca japonesa na edição deste no do Salão de Tóquio, o modelo apostará na pegada retrô para suceder a linhagem atual, com dimensões ligeiramente maiores e ampla possibilidade de personalização. Todos os detalhes (incluindo tecnológicos e mecânicos) serão conhecidos no dia 25 de outubro. Pelo que sabemos até agora, a Suzuki apostará em uma gama de versões bastante diversificada, indo desde variantes de acesso com rodas de aço, até configurações mais completas com pintura customizável. Elogiado pelos aventureiros, o estilo de construção (com chassi separado da carroceria) será mantido para preservar a capacidade off-road. Nesse sentido, é certo que o sistema de tração ficará mais moderno e avançado, dentro dos padrões do sistema ALLGRIP PRO usado pelos lançamentos mais recentes da marca.https://icdn-8.motor1.com/images/mgl/QVPY3/s3/suzuki-jimny-2018-projecoes.jpg
Fedesign
07/09/2017, 15:39
https://icdn-7.motor1.com/images/mgl/Wz1Pj/s3/2018-suzuki-jimny-spy-photo.jpghttps://icdn-2.motor1.com/images/mgl/ALBxy/s3/2018-suzuki-jimny-spy-photo.jpghttps://icdn-8.motor1.com/images/mgl/7AL76/s3/2018-suzuki-jimny-spy-photo.jpghttps://icdn-3.motor1.com/images/mgl/WznQq/s3/2018-suzuki-jimny-spy-photos.jpghttps://icdn-4.motor1.com/images/mgl/mJkl4/s3/2018-suzuki-jimny-spy-photos.jpghttps://icdn-5.motor1.com/images/mgl/0k4zk/s3/2018-suzuki-jimny-spy-photo.jpg
VOVÔ DO TROLLER
07/09/2017, 17:06
SUV compacto renovado estreará no mês que vem com formas quadradas e estilo retrô Projecoes - Confira como deve ficar o novo visual do Suzuki Jimny 2018 (https://br.motor1.com/news/179079/novo-suzuki-jimny-2018-projecoes/) Revelado recentemente através do vazamento de imagens internas e já flagrado lado a lado com a geração antiga, o todo-novo Suzuki Jimny 2018 aparece pela primeira vez antecipado virtualmente nestas projeções publicadas pelo site Indian Autos Blog (http://indianautosblog.com/2017/09/2018-suzuki-jimny-render-hardtop-280832). Principal atração da marca japonesa na edição deste no do Salão de Tóquio, o modelo apostará na pegada retrô para suceder a linhagem atual, com dimensões ligeiramente maiores e ampla possibilidade de personalização. Todos os detalhes (incluindo tecnológicos e mecânicos) serão conhecidos no dia 25 de outubro. Pelo que sabemos até agora, a Suzuki apostará em uma gama de versões bastante diversificada, indo desde variantes de acesso com rodas de aço, até configurações mais completas com pintura customizável. Elogiado pelos aventureiros, o estilo de construção (com chassi separado da carroceria) será mantido para preservar a capacidade off-road. Nesse sentido, é certo que o sistema de tração ficará mais moderno e avançado, dentro dos padrões do sistema ALLGRIP PRO usado pelos lançamentos mais recentes da marca.https://icdn-8.motor1.com/images/mgl/QVPY3/s3/suzuki-jimny-2018-projecoes.jpg
Tô até imaginando o preço que a Souza Ramos vai colocar no Jimmy top de linha aqui no Brasil.Deve encostar no Troller. Aí fica difícil. Acredito que a versão mais em conta que será 4x2 deverá ficar perto do preço do atual. Vamos aguardar....
dersonpg
08/09/2017, 16:35
Tô até imaginando o preço que a Souza Ramos vai colocar no Jimmy top de linha aqui no Brasil.Deve encostar no Troller. Aí fica difícil. Acredito que a versão mais em conta que será 4x2 deverá ficar perto do preço do atual. Vamos aguardar....
Jimny é um veículo de nicho. Por se tratar de um auto modificado não irá custar barato... IMHO provavelmente irá competir com o Troller mas deverá custar um pouco menos, talvez o mesmo valor ou um pouco mais do que o que é cobrado pelo jipe Stark (em torno de 95 mil). O custo é alto mas em se tratando do Brasil tudo é possível...
jorgeffn
12/09/2017, 18:19
Jimny é um veículo de nicho. Por se tratar de um auto modificado não irá custar barato... IMHO provavelmente irá competir com o Troller mas deverá custar um pouco menos, talvez o mesmo valor ou um pouco mais do que o que é cobrado pelo jipe Stark (em torno de 95 mil). O custo é alto mas em se tratando do Brasil tudo é possível...
Sou fã incondicional do Jimny! Sei de todas suas capacidades e sua valentia... mas pagar mais de $80 mil num jipe com motor 1.3 tem que ser muito de nicho mesmo viu!
Acho o Jimny um jipe espartano, versátil e muito valente que está numa faixa de mercado que não tem concorrentes diretos... agora, se começar a competir com o Troller (por mais defeitos que esse possa ter) vai ter que ao menos ter um motor mais potente... o Troller é um carro muito caro pelo que oferece, mas tem o apelo do motor forte né...
abs!
VOVÔ DO TROLLER
12/09/2017, 19:30
Sou fã incondicional do Jimny! Sei de todas suas capacidades e sua valentia... mas pagar mais de $80 mil num jipe com motor 1.3 tem que ser muito de nicho mesmo viu!
Acho o Jimny um jipe espartano, versátil e muito valente que está numa faixa de mercado que não tem concorrentes diretos... agora, se começar a competir com o Troller (por mais defeitos que esse possa ter) vai ter que ao menos ter um motor mais potente... o Troller é um carro muito caro pelo que oferece, mas tem o apelo do motor forte né...
abs!
É isso aí Jorge. Tudo no Troller é mais forte. Não dá para comparar, sem contar também que não dá para comparar diesel com gasolina. Cada macaco no seu galho. O Jimny tá num patamar, o Troller em outro. Abs
jorgeffn
12/09/2017, 19:44
É isso aí Jorge. Tudo no Troller é mais forte. Não dá para comparar, sem contar também que não dá para comparar diesel com gasolina. Cada macaco no seu galho. O Jimny tá num patamar, o Troller em outro. Abs
É isso aí Vovô... não desmerecendo o Jimny e nem enaltecendo o Troller.... são patamares diferentes... a começar pelo combustível, assim a única coisa que os aproximariam seria o preço. Mas não creio que a Suzuki fará isso, apesar dos preços absurdos dos carros por aqui, o Jimny me parece já tá no limite. Inclusive diante dos outros carros da marca... muita gente não usa o Jimny para trilhas pesadas.. aí chega na Css vê ele e um New Vitara com uma diferença não tão considerável de preço, o Jimny vai acabar perdendo mercado dentro da própria Suzuki.
abs!
Fedesign
10/10/2017, 01:23
Suzuki Jimny 2018 estreia novo painel e central multimídiahttps://motorshow.com.br/suzuki-jimny-2018-estreia-novo-painel-e-central-multimidia/ Linha 2018 do utilitário 4x4 estreia com mudanças no interior; preços partem de R$ 67.490
Texto: Evandro Enoshita (https://motorshow.com.br/suzuki-jimny-2018-estreia-novo-painel-e-central-multimidia/)
09/10/2017 1665
Share on Facebook
(https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fmotorshow.com.br%2Fsuzu ki-jimny-2018-estreia-novo-painel-e-central-multimidia%2F) Tweet on Twitter
(https://twitter.com/intent/tweet?text=Suzuki+Jimny+2018+estreia+novo+painel+e +central+multim%C3%ADdia&url=https%3A%2F%2Fmotorshow.com.br%2Fsuzuki-jimny-2018-estreia-novo-painel-e-central-multimidia%2F&via=Motor+Show)
Suzuki Jimny 2018
6 de 6
https://cdn-motorshow-ssl.akamaized.net/wp-content/uploads/sites/2/2017/10/suzuki-jimny-20182-630x420.jpg (https://cdn-motorshow-ssl.akamaized.net/wp-content/uploads/sites/2/2017/10/suzuki-jimny-20182.jpg) Divulgação
https://cdn-motorshow-ssl.akamaized.net/wp-content/uploads/sites/2/2017/10/suzuki-jimny-20185-630x420.jpg (https://cdn-motorshow-ssl.akamaized.net/wp-content/uploads/sites/2/2017/10/suzuki-jimny-20185.jpg) Divulgação
https://cdn-motorshow-ssl.akamaized.net/wp-content/uploads/sites/2/2017/10/suzuki-jimny-20183-630x420.jpg (https://cdn-motorshow-ssl.akamaized.net/wp-content/uploads/sites/2/2017/10/suzuki-jimny-20183.jpg) Divulgação
https://cdn-motorshow-ssl.akamaized.net/wp-content/uploads/sites/2/2017/10/suzuki-jimny-2018-630x420.jpg (https://cdn-motorshow-ssl.akamaized.net/wp-content/uploads/sites/2/2017/10/suzuki-jimny-2018.jpg) Divulgação
https://cdn-motorshow-ssl.akamaized.net/wp-content/uploads/sites/2/2017/10/suzuki-jimny-20184-630x420.jpg (https://cdn-motorshow-ssl.akamaized.net/wp-content/uploads/sites/2/2017/10/suzuki-jimny-20184.jpg) Divulgação
https://cdn-motorshow-ssl.akamaized.net/wp-content/uploads/sites/2/2017/10/suzuki-jimny-20181-630x420.jpg (https://cdn-motorshow-ssl.akamaized.net/wp-content/uploads/sites/2/2017/10/suzuki-jimny-20181.jpg) Divulgação
O Suzuki Jimny 2018 estreia com mudanças no interior. O utilitário 4×4, fabricado no Brasil desde 2012, ganhou um novo painel de instrumentos, novo volante e um sistema multimídia. Os preços do Jimny 2018 partem de R$ 67.490.
O novo quadro de instrumentos concentra em uma tela digital o relógio, odômetro, medidor de temperatura do líquido de arrefecimento e o marcador de combustível. Velocímetro e o conta-giros permanecem analógicos, mas ganharam novos grafismos. Já a central multimídia tem tela de sete polegadas e é capaz de espelhar a tela de celulares iOS e Android. Completa a lista de mudanças o volante de três raios, com opção de acabamento em couro.
O Suzuki Jimyn 2018 está disponível em quatro versões: 4Work (R$ 67.490), 4All (R$68.890), 4Work Off Road (R$ 75.290) e a 4Sport (R$ 76.690). Todas são equipadas com o mesmo motor 1.3 16V de 85 cv, câmbio manual de cinco marchas e tração nas quatro rodas. Desde a versão de entrada, a lista de equipamentos inclui vidros elétricos, ar-condicionado, direção hidráulica e sistema de som. https://cdn-motorshow-ssl.akamaized.net/wp-content/uploads/sites/2/2017/10/suzuki-jimny-20182-630x420.jpghttps://cdn-motorshow-ssl.akamaized.net/wp-content/uploads/sites/2/2017/10/suzuki-jimny-20181.jpg
VOVÔ DO TROLLER
10/10/2017, 12:44
Já aproveitaram e aumentaram o preço. Êta Souza Ramos. Só carcando fumo....
jorgeffn
10/10/2017, 12:51
Jimny | Clipe | Suzuki - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=UXdHsQdFhCI)
Jimny | Relase | Suzuki - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=fTMDhXLaUeA)
abs!
MarceloMSobral
13/12/2017, 12:50
Boa tarde Xará.
...
...
Caro Sassagudo, você poderia nos explicar como fez para não desligar a multimídia na partida? Ela continua desligando quando a chave está na posição OFF?
Grato
Marcelo Sobral
rodrigo_almeida
15/12/2017, 11:17
Estou com o carro a pouco tempo, mas notei alguns pontos que ao meu ver podiam ser melhorados/modernizados:
- Motor diesel 1.6
- Aumentar a diferença ente a 4 e 5 marchas
- Diferencial central
- Bloqueio do diferencial
- Versão com câmbio automático
- Tanque maior
VOVÔ DO TROLLER
15/12/2017, 18:03
Estou com o carro a pouco tempo, mas notei alguns pontos que ao meu ver podiam ser melhorados/modernizados:
- Motor diesel 1.6
- Aumentar a diferença ente a 4 e 5 marchas
- Diferencial central
- Bloqueio do diferencial
- Versão com câmbio automático
- Tanque maior
Boa tarde Rodrigo. Também concordo contigo, mas só colocando esse motor 1.6 diesel o carro já iria perto de 100 mil reais. Aí fica complicado. É a minha opinião. Abs
Fedesign
24/12/2017, 16:54
https://www.youtube.com/watch?v=KF7d-WXOvck
Fedesign
24/12/2017, 16:58
https://www.youtube.com/watch?v=BryLjFhIhsk
Não dá pra enteder o motivo do jimny 2018 ter as seguintes diferenças, de acordo com a ficha técnica da suzuki: 4Sport: ângulo de entrada 41º e ângulo de saída 44º - Já o 4Work Off-Road: ângulo de entrada 45º e ângulo de saída 51º. Porque essa piora no 4Sport? Se alguém puder comentar sobre desde já agradeço. Quanto a desvalorização do 4Sport x 4Work Off-Road 2018 (uso pessoal, e não para empresa) quais as opiniões?
Não dá pra enteder o motivo do jimny 2018 ter as seguintes diferenças, de acordo com a ficha técnica da suzuki: 4Sport: ângulo de entrada 41º e ângulo de saída 44º - Já o 4Work Off-Road: ângulo de entrada 45º e ângulo de saída 51º. Porque essa piora no 4Sport? Se alguém puder comentar sobre desde já agradeço. Quanto a desvalorização do 4Sport x 4Work Off-Road 2018 (uso pessoal, e não para empresa) quais as opiniões?
Então acredito que é para vender acessórios. Uma pena este modelo 4sport só aceita pneus 205. 215 nem pensar...
Fedesign
14/06/2018, 16:37
NOVO SUZUKI JIMNY VAI CONVIVER COM O ANTIGO NO BRASIL
Modelo nacional feito em Catalão (GO) não sairá de linha com a chegada da nova geração
por JULIO CABRAL
Compartilhar
Assine já!
(https://www.assineglobo.com.br/produtos/autoesporte/AT/?site_par=1&origem_par=1&formato_par=AT_MENSAL&versao_par=BOTAO&utm_source=botao&utm_medium=site&utm_campaign=at_mensal&utm_content=botao:site:at_mensal:botao&utm_term=botao)
07/06/2018 17h15 - atualizado às 12h35 em 12/06/2018
https://s2.glbimg.com/d97Mof9wvmmejFbra8w-Qk8v7Q8=/620x413/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2018/06/07/jimny2.jpgNOVO JIMNY DEVE TER MOTOR 1.2 ASPIRADO NO BRASIL E ATÉ UM 1.0 TURBO E UM HÍBRIDO LÁ FORA (FOTO: REPRODUÇÃO)
O Suzuki (https://revistaautoesporte.globo.com/carros/suzuki/) New Jimny está sendo revelado aos pouquinhos. Depois de muitos flagras (https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2017/09/flagra-suzuki-jimny-ganhara-visual-retro-estilo-anos-70.html) e apresentações vazadas (https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2017/08/fotos-do-novo-suzuki-jimny-vazam-na-internet.html), chegou a hora de vermos a versão de produção recém-saída da linha de montagem. O flagra foi publicado em um perfil do Instagram chamado Suzuki Influencer (https://www.instagram.com/p/BjoqvnOn0eJ/?taken-by=suzukinfluencer) e o lançamento será no mês que vem no Japão. Quanto ao Brasil, o carrinho pode ser uma das estrelas da marca no Salão do Automóvel em novembro. Seja como for, o New Jimny não vai retirar o atual modelo feito em Catalão (GO) de linha, garante a assessoria de imprensa do fabricante. A comercialização deve começar somente em 2019.
PUBLICIDADE
inRead (http://inread-experience.teads.tv/)
invented by Teads (http://inread-experience.teads.tv/)
A estratégia envolverá uma diferenciação de preços. O Jimny construído no país parte de R$ 69.890 (ou R$ 70 mil em bom português). Mais potente, moderno e seguro, o New Jimny deve ultrapassar facilmente os R$ 80 mil em determinadas configurações. Até porque oferece confortos inimagináveis no original, exemplo do câmbio automático.
https://s2.glbimg.com/g9C48MZnZuCoqmlXii5j4GC1hkY=/620x413/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2018/06/07/jimny.jpgNOVO SUZUKI JIMNY VAZA EM FLAGRA NO JAPÃO (FOTO: REPRODUÇÃO)
Mesmo coberto, os flagras já mostravam que o utilitário iria apostar em linhas quadradinhas ao estilo do antigo Samurai. Sem a camuflagem, o Jimny mostra que realmente seguiu o caminho retrô adotado por outros 4X4 consagrados, exemplos do Mercedes-Benz Classe G (https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2018/01/vazam-primeiras-imagens-do-novo-mercedes-benz-classe-g.html) e do Jeep Wrangler (https://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2018/04/teste-novo-jeep-wrangler-2018.html). A carroceria investe em vários toques clássicos, tais como o teto bicolor, a borda rebaixada das portas e a tampa do porta-malas de abertura lateral com o estepe fixado na peça. Algumas versões terão extensões de plástico nos para-lamas.O porte pode ficar próximo dos 3,68 metros atuais. Não sabemos o quanto o entre-eixos será ampliado em relação aos atuais 2,25 metros, mas é certo que a medida continuará a ser curtinha, até para não prejudicar a valentia no fora de estrada.O ar de brinquedo em escala real disfarça bem a alma de utilitário 4X4 raiz. A construção utiliza chassi como no primeiro Suzuki LJ10 de 1970. Tido como possibilidade, o sistema de transmissão temporário (com tração traseira quando no modo 4X2) por alavanca não deu lugar ao AllGrip Pro, diferenciado por ser do tipo adaptativo (envia a força automaticamente para o eixo traseiro quando necessário). É o que apontam novos materiais vazados na internet. É uma ótima notícia para os jipeiros. https://s2.glbimg.com/gDRZmLoP1AROeAPJhd1lbiIlg9g=/620x413/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2018/06/07/paineljimny.jpgPAINEL DO JIMNY INVESTE EM MODERNIDADES COMO CENTRAL MULTIMÍDIA, AR DIGITAL E VOLANTE MULTIFUNCIONAL (FOTO: REPRODUÇÃO)
A exemplo da carroceria, o interior também evocará o passado em alguns pontos como os instrumentos em copos bem demarcados. Mas terá espaço para modernidades, entre elas, o ar-condicionado digital e a central multimídia espetada no topo do painel. Quanto aos motores, o modelo vendido por aqui deve ser equipado com o novo 1.2 Dualjet (K12B) e ter opção de câmbio manual e automático. O propulsor recebeu esse nome por ter dois injetores de combustível, sistema aplicado para garantir uma pulverização maior para economizar e também emitir menos. A taxa de compressão elevada (12.0:1) ajuda a obter 90 cv de potência e 12,2 kgfm de torque a 4.400 rpm contra 85 cv e 11,1 kgfm do 1.3 usado no Jimny nacional. Vale reforçar que o Jimny não almeja o mesmo nível de desempenho de um Vitara 4Sport 1.4 BoosterJet, um crossover que anda tão rápido quanto o Golf 1.4 TSI (https://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2016/10/teste-suzuki-vitara-4sport-14-turbo.html).Uma configuração híbrida também é esperada para outros mercados, sem confirmação ainda para o Brasil. No Japão, a oferta começará em um motor tricilíndrico turbo de 660 cm³ e potência abaixo dos 70 cv, perfeito para manter o Jimny como um Kei Car, um minicarro limitado em litragem e tamanho. https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2018/06/novo-suzuki-jimny-vai-conviver-com-o-antigo-no-brasil.html
Fedesign
14/06/2018, 16:40
All-New 2019 Suzuki Jimny New Photos - YouTube (https://youtu.be/bFWqfnkJ9do)
Fedesign
19/06/2018, 16:51
Novo Suzuki Jimny tem tecnologias inéditas e está confirmado para o Brasil
Quarta geração do SUV subcompacto mantém estilo rústico e estreia itens de conforto e seVisual do modelo voltou a ser retilíneo (Divulgação/Suzuki)
https://abrilquatrorodas.files.wordpress.com/2018/06/jimny-4-e1529348324348.jpg?quality=70&strip=info&strip=info
Atualizar carros de nicho é um desafio grande para a indústria. Os consumidores desse tipo de veículo não são muitos e os que existem costumam ser conservadores.Ou seja: não dá para mudar muito e o volume geralmente modesto nas vendas torna o retorno do investimento mais lento.https://abrilquatrorodas.files.wordpress.com/2018/06/suzuki-jimny-e1529348472665.jpg?quality=70&strip=info&strip=info
O novo Jimny será oferecido inicialmente em oito cores, com opção de teto bicolor (Divulgação/Suzuki)
Por essas e outras o Suzuki Jimny (https://quatrorodas.abril.com.br/testes/comparativo-troller-t4-x-suzuki-jimny-os-reis-da-terra/) demorou vinte anos para chegar à sua quarta geração, que foi revelada oficialmente nesta segunda (18).
https://abrilquatrorodas.files.wordpress.com/2018/06/img21-e1529349122125.jpg?quality=70&strip=info&strip=info Lanternas foram reposicionadas e desceram para o para-choque, dando ao Jimny um ar de Mercedes Classe G
Lanternas foram reposicionadas e desceram para o para-choque, dando ao Jimny um ar de Mercedes Classe G (Divulgação/Suzuki)
A boa notícia para os fãs do modelo é que a HPE, representante da Suzuki (e da Mitsubishi) no Brasil, confirmou o lançamento do novo Jimny no país.
https://abrilquatrorodas.files.wordpress.com/2018/06/jimny-interior-e1529351207636.jpg?quality=70&strip=info&strip=info Cabine mais moderna pode receber ar-condicionado digital e sistema multimídia, dependendo da versão
Cabine mais moderna pode receber ar-condicionado digital e sistema multimídia, dependendo da versão (Divulgação/Suzuki)
Por aqui o modelo, que chegará entre o fim deste ano e início de 2019, conviverá com a geração atual, fabricada em Catalão (GO).
Atualmente o Jimny é vendido em duas versões, sempre com motor 1.3, e preço a partir de R$ 69.890.
https://abrilquatrorodas.files.wordpress.com/2018/06/jimny-chassi-e1529349280455.jpg?quality=70&strip=info&strip=info Chassi do tipo escada suporta a suspensão com eixo rígido e a tração 4×4 com reduzida
Chassi do tipo escada suporta a suspensão com eixo rígido e a tração 4×4 com reduzida (Divulgação/Suzuki)
O modelo é um dos últimos SUVs “puro-sangue” do mercado, com conceitos aposentados por outros modelos. Nessa conta entra a suspensão por eixo rígido e a carroceria com calhas na emenda entre o teto e as laterais.
https://abrilquatrorodas.files.wordpress.com/2018/06/jimny-2-e1529349350111.jpg?quality=70&strip=info&strip=info Agora o seletor da tração 4×4 voltou a ser por alavanca, ao invés do comando atual feito por botões
Agora o seletor da tração 4×4 voltou a ser por alavanca, ao invés do comando atual feito por botões (Divulgação/Suzuki)
O novo Jimny também manteve ao construção por chassi (do tipo escada) e a tração 4×4 com reduzida, itens valorizados pelos (muito) consumidores que colocam o jipinho na trilha pesada.
https://abrilquatrorodas.files.wordpress.com/2018/06/jimny-5-e1529351180960.jpg?quality=70&strip=info&strip=info A frenagem autônoma de emergência é obrigatória para modelos novos vendidos na Europa desde 2014
A frenagem autônoma de emergência é obrigatória para modelos novos vendidos na Europa desde 2014 (Divulgação/Suzuki)
A marca espera que o SUV consiga fazer com que as vendas da empresa na Europa subam de 245 mil unidades por ano para 300 mil.
https://abrilquatrorodas.files.wordpress.com/2018/06/jimny-3-e1529350168131.jpg?quality=70&strip=info&strip=info O interior continua limitado a quatro adultos
O interior continua limitado a quatro adultos (Divulgação/Suzuki)
Por isso foram agregados itens de conforto inéditos ao rústico modelo, como ar-condicionado digital, sistema multimídia de última geração, câmbio automático (de quatro marchas) e a frenagem autônoma de emergência, que será obrigatória na Europa.
Por Rodrigo Ribeiro
access_time18 jun 2018, 17h04 - Publicado em 18 jun 2018, 16h43
4x4wazer
19/06/2018, 17:46
Este será o novo Jimny, veja aí se alguma das suas sugestões foi atendida
https://www.msn.com/pt-br/carros/compra/novo-suzuki-jimny-tem-tecnologias-in%C3%A9ditas-e-est%C3%A1-confirmado-para-o-brasil/ar-AAyP4AA?li=AAggXC1&ocid=mailsignout