PDA

Ver Versão Completa : Niva esquentando



Vanderson Araujo
17/04/2015, 13:53
Boa tarde pessoal, meu pai e eu adquirimos um NIVA 95 recentemente, motor original 1.6 , ótimo estado. Há alguns dias ele começou a esquentar muito, então resolvemos dar uma "geralzinha" nele.
Fizemos limpeza de radiador, que segundo o rapaz q fez, só faltou sair jacaré de dentro rsrsrs... e continuou esquentando. Dai então o mecânico falou de trocar a bomba d'agua, abrir o motor e ver se os "canais" por onde passa a água estavam entupidos. Fizemos, trocamos bomba d'agua, o cabeçote foi revisado (nunca havia sido aberto, segundo a retífica), trocamos juntas do motor e carburador, descobrimos que o carburador não estava abrindo o segundo estágio e já arrumamos isso também. A válvula termostática foi tirada pelo antigo dono, está sem. e não tem vazamento nenhum já conferimos, ventoinha funciona normal também. O ponto de ingnição não esta atrasado

Mas o problema persiste, ele continua esquentando. O mecânico perguntou de uma mangueira que vai da bomba d'água e entra atrás do cabeçote, como não consegui encontrar nada sobre isso ainda, alguem ai poderia nos dar uma força?? abç!!

mauricio_silva
18/04/2015, 22:33
Boa tarde pessoal, meu pai e eu adquirimos um NIVA 95 recentemente, motor original 1.6 , ótimo estado. Há alguns dias ele começou a esquentar muito, então resolvemos dar uma "geralzinha" nele.
Fizemos limpeza de radiador, que segundo o rapaz q fez, só faltou sair jacaré de dentro rsrsrs... e continuou esquentando. Dai então o mecânico falou de trocar a bomba d'agua, abrir o motor e ver se os "canais" por onde passa a água estavam entupidos. Fizemos, trocamos bomba d'agua, o cabeçote foi revisado (nunca havia sido aberto, segundo a retífica), trocamos juntas do motor e carburador, descobrimos que o carburador não estava abrindo o segundo estágio e já arrumamos isso também. A válvula termostática foi tirada pelo antigo dono, está sem. e não tem vazamento nenhum já conferimos, ventoinha funciona normal também. O ponto de ingnição não esta atrasado

Mas o problema persiste, ele continua esquentando. O mecânico perguntou de uma mangueira que vai da bomba d'água e entra atrás do cabeçote, como não consegui encontrar nada sobre isso ainda, alguem ai poderia nos dar uma força?? abç!!

Olá. Essa é, infelizmente, uma "característica" do Niva: sistema de arrefecimento praticamente sub-dimensionado para o clima brasileiro. Veja se a ventoinha está com sua coifa de direcionamento de fluxo de ar (acredite, a falta dela faz diferença). Você fez a retífica TOTAL do cabeçote ou somente a limpeza dos condutos de fluído? As vezes o cabeçote pode estar empenado e precisa ser aplainado.
Não esqueça de fazer uma revisão total do sistema de circulação de água, limpando e removendo os detritos. Use aditivo de boa qualidade e não esqueça de repor a válvula termostática (faz diferença também).
[]s.

Vanderson Araujo
22/04/2015, 14:47
Boa tarde Che...
Estava em viagem e não tive tempo de olhar aqui antes, mas o mecânico conseguiu resolver rsrsrs e segundo ele é "segredo de mecânico"!! sacanagem.

Mas quanto a ventoinha, ela tem a coifa sim. o cabeçote foi feito limpeza e teve que aplainar pouca coisa, estava um pouco empenado e a válvula já compramos só falta instalar. Ele está funcionando normal, temperatura fica ali por volta ds 90, mas vamos colocar a válvula sim!!!

Abraço, obrigado por comentar!!

Fábio Neves
30/07/2015, 11:21
Vanderson,

Tem muito tempo que não posto nada, mas vou tentar te ajudar, as soluções que adotei foram:

1- o reservatório de água do niva a água não circula, ele apenas serve de expansão e complementa quando necessário, procure no fórum, mas uma solução e trocar o reservatório pelo do gol ou uno, não lembro, e fazer a conexão na mangueira que serve para o sistema de aquecimento interno do niva. No caso do BR, esse sistema já deve estar desligado; e
2- No radiador, na parte da frente vc adiciona uma ventoinha de 10", do tipo universal, coloca um termostato e se quiser um botão auxiliar dentro do niva, assim qdo quiser vc liga ou desliga.

Fiz essas duas coisas tempo atrás e funcionou...

Boa sorte

Mirão
06/08/2015, 21:40
Se puder, intercooler nela e radiador de óleo.

Adauto Minoru Araki
21/08/2015, 17:45
Vanderson, agora já resolveu, mas comigo já aconteceu algo assim com um Laika. Era a tampa do radiador que já estava com a mola corroída e não tinha mais pressão, então fervia fácil.

Uma vez, um dono de Fiat Strada chegou aqui querendo que eu tirasse a termostática do carro dele. Eu disse que faria isso quantas vezes ele quisesse, mas porquê essa peça tinha funcionado por mais de dez anos e ia ser tirada naquela hora? Com o motor quente, quase fervendo, procurei com paciência em todas as mangueiras e achei em uma pequena, curva e do tamanho de um dedo, um rasgo com menos de meio centímetro. Era por ali que a água do radiador perdia pressão e fervia.

Vanderson Araujo
02/09/2015, 09:06
Bom dia galera,
a todos que comentaram o tópico e deram dicas, muito obrigado. Colocamos a válvula dias depois da minha ultima postagem e até hj não tivemos mais problemas, temperatura tem hr q nem bate nos 90.
Mas todas as dicas são válidas para um futuro problema certo?

abç!!