Conectar

Ver Versão Completa : TR4 Rotação Oscilando

AirtonLieuthier
17/04/2015, 13:19
Olá, boa tarde aos colegas foristas...
Se o tópico for repetido, peço desculpas a moderação, porém fiz uma pesquisa sobre o tema e não encontrei... então, vamos lá.
Tive que substituir a bateria da minha TR4 06/07 AT na semana passada, a mesma apagou geral.
Ao substituir ela, percebi que que sua rotação ficou alterada e oscilando... porém, no segundo dia isso aparentemente desapareceu.
Hoje, com uma semana, ela aparentemente estava normalizada. Porém, ao andar com o carro num trajeto maior , ao ligar o ar condicionado, a rotação do veículo, parado com o câmbio na posição D, a rotação praticamente zerava, causando uma sensação de que iria morrer. Ao acelerar o veículo não percebi mais nenhuma alteração. Tive, porém, a sensação de que o veículo está tendo um consumo maior (falo isso ao verificar a distância percorrida e onde o ponteiro de indicação de combustível está agora).
O que poderia ter ocorrido com essa descarga total da bateria para causar isso no veículo? E o que precisaria verificar para sanar tal problema? Alguém saberia informar?
Agradeço desde já por qualquer informação e ajuda.
Abraços

mbm4x4
17/04/2015, 14:53
Ola Airton
Vc verificou como está as velas e cabos de vela? Oscilação na lenta as vzs pode ser isso.
Outra coisa, Vc abasteceu em algum posto diferente? Sera que não é combustível adulterado?

AirtonLieuthier
17/04/2015, 16:05
Ola Airton
Vc verificou como está as velas e cabos de vela? Oscilação na lenta as vzs pode ser isso.
Outra coisa, Vc abasteceu em algum posto diferente? Sera que não é combustível adulterado?

Então, o carro estava perfeito até a troca da bateria... após a troca, ele começou a oscilar na marcha lenta, mas não é em todas as vezes.
E hoje, quando já estava em movimento, ao parar no semáforo, liguei o AC... e o carro parecia que ia morrer..
Acabei de ler em alguns lugares que ao se trocar a bateria (ou ela ter ficado zerada), a marcha lenta fica oscilando(ou fica muito alta)... e isso ocorre pq o atuador da marcha lenta fica desregulado, pq ele perde a regulagem com a central da injeção eletrônica.
Fiz o procedimento desse vídeo aqui
https://youtu.be/Ednvy3LyHNE

APARENTEMENTE, deu resultado... vou rodar uns dias pra poder dar o veredito final, mas eu acho que realmente solucionou...
Fiz o procedimento numa primeira vez, com 5 tentativas, e não deu certo. Repeti novamente em "10" tentativas... e agora, ficou normal... mesmo ligando o ar, a marcha lenta dá aquela pequena alterada (qdo vc liga o compressor) mas logo estabiliza.

Vou dar o meu veredito daqui uns dias... mas fica aqui a minha dica... funciona... e vc pode economizar uma grana ao fazer isso...

hviana
18/04/2015, 22:38
Olá, Airton!
Já valeu a dica. Espero que tenha resolvido seu problema!

AirtonLieuthier
19/04/2015, 12:45
Olá, Airton!
Já valeu a dica. Espero que tenha resolvido seu problema!

Pois é.... eu estou ainda avaliando... ontem liguei o ar e oscilou novamente... depois, não...
O correto é ficar tudo certinho, sempre... vou aguardar mais um pouco.
Abraços

AirtonLieuthier
22/04/2015, 10:17
Bom dia a todos.
Aparentemente, o problema não foi resolvido...
É só ligar o ar que a rotação oscila... e quando o veículo para, a rotação fica oscilando, dando a impressão que o motor vai apagar...
E o consumo do veículo está alterado também... para mais, infelizmente.
Alguém mais poderia ter uma ideia? Ou terei que ir em algum lugar pra regular a central da injeção?
Abraços

FelippeCM
22/04/2015, 13:38
Estou com o mesmo problema, porém, a minha é manual... se resolver me avise =/

AirtonLieuthier
25/04/2015, 23:03
Estou com o mesmo problema, porém, a minha é manual... se resolver me avise =/

Retornando...
.
Comprei o Car 80, aquele spray usado pra limpar o sistema de injeção (descarbonizante).
Tirei a mangueira da admissão e utilizei ele para limpar a borboleta ... depois, travei ela e com auxílio de estopa e uma chave, fui limpando a parte interna ali... e aproveitei e tirei também o atuador da marcha lenta (que estava com sujeira)...
Aí, no final, desconectei a bateria, aguardei uns 2 minutos, religuei ela, dei o contato, aguardei 30 segundos e dei a partida.
Resolveu o problema... a marcha lenta parou de oscilar quando liga o ar condicionado e em movimento, o veículo voltou ao que era...
Esse vídeo, inclusive, mostra o procedimento... foi assistindo ele que consegui ver como fazia e resolver o meu problema.
https://youtu.be/4QdgDSU8A-A

Fica a dica aqui para você e aos amigos foristas.
Abraços.

Cristina Codesseira
03/11/2017, 17:58
Essa dica do vídeo funciona. Resolveu meu problema de oscilar a rotacao após desconectar a bateria.

RaMarques
17/03/2018, 15:10
Boa tarde, pessoal. Estou com um problema parecido com esse na minha TR4 2003 AT.

Quando ligo o A/C com o câmbio na posição D a marcha lenta cai lá embaixo e piora conforme vou ligando mais coisas (Farol, neblina, velocidade do ar).

Recentemente troquei velas, cabos de velas, limpei o atuador e regulei as válvulas.

Alguma ideia?

ricardocastro
17/04/2018, 10:34
leva em algum lugar pra chegar seu alternador, pode ser o rolamento do mesmo

Mateus de Moura ferreira
19/06/2018, 15:23
O meu carro está oscilando a marcha lenta e o consumo está absurdo, como conseguiram resolver ?