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Ver Versão Completa : Motores para gaiolas



samuvinicius
14/04/2015, 14:41
Saudações senhores!

Um amigo está interessado em construir uma gaiola e me pediu para desenvolver o projeto dele. Tenho experiência em projeto e construção de algumas gaiolas do tipo mini-baja, que usa motores de baixa cilindrada. Fazendo uma pesquisa rápida sobre os modelos de gaiola na internet, estão como modelos mais utilizados algumas variações:
1 - Chassi + transmissão + motor de fusca
2 - Chassi + transmissão de fusca + motor AP
3 - Gaiola totalmente fabricada + conjunto transmissão/motor AP

As duas primeiras não me agradam pela distribuição de massa do carro. Já o terceiro, apesar de ser muito tentador devido a fartura de dados sobre modificações nesses motores, bloqueios para diferencial, sequenciadores de marcha, etc, encontra resistência de minha parte pelo comprimento do conjunto, não permitindo uma estrutura tão compacta assim.

Então senhores, devido inclusive ao meu conhecimento limitado de motores, peço ajuda de vocês para sair da zona de conforto e debater sobre outras opções de motores, de preferencia transversais (quero usar o conjunto motor+caixa de transmissão do mesmo carro), que vocês achem ser interessante, levando em conta também que este motor provavelmente passe por alguma preparação (depois gostaria de debater inclusive sobre o uso de compressores como opção a turbinas nesses carros).

Gostaria de deixar claro também que não tenho preconceito quanto a cilindrada. Pode ser 1.4, 1.6, 2.0 ou qualquer outra opção. Sintam-se a vontade, peço que indiquem alguma opção e possíveis vantagens da escolha.

Flávio Cadore
14/04/2015, 19:40
Vinícius, esta é a minha, motor central e longitudinal e caixa AP...motor transversal limita um pouco a confecção de bandejas maiores.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/46288-gaiola-motor-central.html

miguéh
14/04/2015, 20:40
ja vi de tudo, recentemente uma com motor gm do calibra aquele 16v problemático, e cambio da strada locker, porem a gaiola é feita para autocross e não trilhas, creio que motor traseiro tenha um desempenho melhor na lama.

samuvinicius
15/04/2015, 11:54
Vinícius, esta é a minha, motor central e longitudinal e caixa AP...motor transversal limita um pouco a confecção de bandejas maiores.

Então Flávio, sobre a dimensão das bandejas atrás, estou planejando fazer um suspensão multi-link, com uma dúvida ainda entre dois modelos. Porém, em ambos, os links de suspensão ficariam ligados na gaiola atrás do motor/transmissão, ou na pior das hipóteses, um dos links abaixo da caixa. Nessas condições eu teria a possibilidade de botar links com praticamente metade da largura do carro.

Então o conjunto de motor pode ser bem mais largo, eu não teria problema. Na verdade, nessas configurações de suspensão, a caixa longitudinal do AP poderia ser um fator limitante em função do comprimento.

Caso tenha curiosidade de saber como seria a suspensão, tem alguns modelos similares em carros nacionais. Olhar as suspensões traseiras do Ecosport AWD e do Renault Duster.

samuvinicius
15/04/2015, 12:03
ja vi de tudo, recentemente uma com motor gm do calibra aquele 16v problemático, e cambio da strada locker, porem a gaiola é feita para autocross e não trilhas, creio que motor traseiro tenha um desempenho melhor na lama.

Então, a gaiola aqui será feita para circuito indoor. O motor continua sendo atrás dos ocupantes, porém, numa configuração um pouco mais central. Isso garantirá mais estabilidade e melhor comportamento principalmente em curvas, fator que eu vejo ser meio falho nas gaiolas aqui da região.

Sobre motores, alguém já viu alguma gaiola com motor Sevel da Fiat (o motor do saudoso Uno 1.6R - Motor Argentino)??? Meu pai já teve um, e mesmo sem ser mexido, e ainda carburado, o motor andava e bebia uma barbaridade.

Me falaram que esses são os motores AP da Argentina, todo mundo mexe.

miguéh
15/04/2015, 20:22
Para indor essa configuração é a melhor sem dúvida, motor forte e confiável tbm seria o duratec 2.0 16v equipa os focus ecosport tem em torno de 150 cv corrente de comando multibobinas tbi a cabo enfim seria tbm uma opção os sevel sei que com apenas uma preparação de cabeçote fica muito forte mas tenho a impressão que essa força vem na alta

samuvinicius
16/04/2015, 01:35
eh seu migueh, o que vi é que a galera chama esse motor Sevel de "Girador", realmente deve dar bom resultado, mas em alta. Você já viu alguma gaiola com esse motor duratec 2.0? Será que alguém já arriscou usar inclusive o awd da ford (só curiosidade mesmo?

miguéh
16/04/2015, 16:33
eh seu migueh, o que vi é que a galera chama esse motor Sevel de "Girador", realmente deve dar bom resultado, mas em alta. Você já viu alguma gaiola com esse motor duratec 2.0? Será que alguém já arriscou usar inclusive o awd da ford (só curiosidade mesmo?
nunca vi em nenhuma gaiola esse motor, só no carro mesmo, é bem forte e torcudo, o sistema awd creio que não seria muito interessante a começar por ter que usar o motor na dianteira e creio que com uma certa velocidade ele desengata a tração tipo as strada locker, mas não tenho certeza do funcionamento, sem contar que se por pneus garrudos deve quebrar bem fácil, pois o conjunto é feito pra passar em poça d'água

Flávio Cadore
16/04/2015, 19:48
Então Flávio, sobre a dimensão das bandejas atrás, estou planejando fazer um suspensão multi-link, com uma dúvida ainda entre dois modelos. Porém, em ambos, os links de suspensão ficariam ligados na gaiola atrás do motor/transmissão, ou na pior das hipóteses, um dos links abaixo da caixa. Nessas condições eu teria a possibilidade de botar links com praticamente metade da largura do carro.

Então o conjunto de motor pode ser bem mais largo, eu não teria problema. Na verdade, nessas configurações de suspensão, a caixa longitudinal do AP poderia ser um fator limitante em função do comprimento.

Caso tenha curiosidade de saber como seria a suspensão, tem alguns modelos similares em carros nacionais. Olhar as suspensões traseiras do Ecosport AWD e do Renault Duster.


Suspensão multi- link, cheia de braços..."tô fora". Hehhehehe

samuvinicius
17/04/2015, 00:43
nunca vi em nenhuma gaiola esse motor, só no carro mesmo, é bem forte e torcudo, o sistema awd creio que não seria muito interessante a começar por ter que usar o motor na dianteira e creio que com uma certa velocidade ele desengata a tração tipo as strada locker, mas não tenho certeza do funcionamento, sem contar que se por pneus garrudos deve quebrar bem fácil, pois o conjunto é feito pra passar em poça d'água

kkkkkkkk, pode crer seu Miguéh... péssima idéia esse AWD da ford. Me falaram que ele só acopla mesmo com o destracionamento de alguma das rodas dianteiras.

Agora estou animado mesmo como o motor Duratec 2.0. Pesquisei aqui na internet e ainda descobri que no Focus manual, a Ford reduziu bem a primeira e a segunda marcha pra o carro sair brutamente. Isso deve ficar show de boa pra uma gaiolinha.

Só pra parâmetro de comparação, no geral o pessoal tá conseguindo quantos cavalos por aí com um motor AP na gaiola?

samuvinicius
17/04/2015, 00:48
Suspensão multi- link, cheia de braços..."tô fora". Hehhehehe

kkkkkk.... Vai dar uma "dorzinha de cabeça", hehehehe. Mas como sou otimista, deve dar certo!

Flávio Cadore
17/04/2015, 22:22
Andando com a gaiola numa pista de veloterra de moto.

https://www.youtube.com/watch?v=ZWU5tpeM4z4

miguéh
18/04/2015, 01:10
creio que original 1.8 um ap fica na faixa dos 100 cv, mas o bom do ap é que gastando bem pouco vem uma potencia absurda, coloca 2 mil num kit turbo já atinge cerca de 200 cvs ou passa disso se abusar da pressão.

jonathanwillian
19/04/2015, 10:41
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/148907-construcao-da-minha-gaiola-motor-central-ap-1-8-turbina-50-a.html
Olha nesse link, eu sempre prefiro AP, consegui um passat inteiro por uma merreca, tirei motor e caixa e irei colocar um kit turbo com uma Biagio .50, pra dar uma boa empurrada

samuvinicius
20/04/2015, 13:17
obrigado Miguéh!

Então Jonathan, entendo que para preparação um motor AP é simples e fácil de trabalhar, existem peças em todo canto, gente que já mexeu, e kits já testados. Mas meu ponto de vista é que não é possível que, da década de 80 para cá, não tenham feito um só motor que também tenha boas qualidades.

Minha busca é por esse motor que junte as qualidades construtivas que quero, e ao mesmo tempo não se tranforme em uma dor de cabeça depois.

mali9ski
22/04/2015, 14:32
o migueh o c20xe não é problematico o problema é brasil mesmo

na minha opinião os motores modernos honda toyota com bloco de aluminio com corrente de comando e comando variavel estão na minha lista de desejos...hahaha

valew

miguéh
22/04/2015, 14:47
o migueh o c20xe não é problematico o problema é brasil mesmo

na minha opinião os motores modernos honda toyota com bloco de aluminio com corrente de comando e comando variavel estão na minha lista de desejos...hahaha

valew

pois é, e quando precisava manutenção levavam na bicicletaria assim como o fivetech, brasileiro é foda mesmo Kkkkkkkkkkkkk