Ver Versão Completa : bobina de ignicao
andreluf
12/04/2015, 18:47
Boa tarde,
recentemente vi alguns videos na internet de gaiolas que usam bobina de palio, porem usam o distribuido para mandar sinal de ignicao, alguem sabe como fazer essa adaptacao mehora bastante ao andar em agua
vinijost
13/04/2015, 20:57
Boa tarde,
recentemente vi alguns videos na internet de gaiolas que usam bobina de palio, porem usam o distribuido para mandar sinal de ignicao, alguem sabe como fazer essa adaptacao mehora bastante ao andar em agua
sei.. só da pra fazer se for ignicao Hall com distribuidor de 3 fios..
e onde ia ligada a bobina do ap que tem 2 fios .. se liga na bobina do corsa 3 fios.. um fio de cada lado e o do meio isola.
o distribuidor só vai estar para fazer o pulso.. e os cabos nao vao ter posicao.. sempre vai pulsar os 4 .. tanto faz onde liga..
valeu!!!
ja fiz em varias e funciona direitinho..
nao terás problemas com agua mais..
Andre.Conrad
13/04/2015, 22:17
Tem como alguem detalhar mais esta adaptaçao, achei super interesante!!!!
Mais dados, com fotos quem sabe???
Vlw
FUKETEIRO
18/04/2015, 08:39
499278
Tem como alguem detalhar mais esta adaptaçao, achei super interesante!!!!
Mais dados, com fotos quem sabe???
Vlw
Ola, tenho esse esquema que achei no facebook, abraço.
digobrazil
19/04/2015, 05:56
sei.. só da pra fazer se for ignicao Hall com distribuidor de 3 fios..
e onde ia ligada a bobina do ap que tem 2 fios .. se liga na bobina do corsa 3 fios.. um fio de cada lado e o do meio isola.
o distribuidor só vai estar para fazer o pulso.. e os cabos nao vao ter posicao.. sempre vai pulsar os 4 .. tanto faz onde liga..
valeu!!!
ja fiz em varias e funciona direitinho..
nao terás problemas com agua mais..
Não sei se começou a aparecer estes videos depois que eu vi no facebook de um pessoal lá do Sul e até publiquei na minha pagina do facebook (gaiola offroad) parabenizando pela adaptação onde mostravam o motor funcionado sem a tampa do distribuidor, porem diziam que era segredo da equipe o esquema de ligação.
Só faltou um pouco mais de companheirismo com os demais gaioleiros e mostrarem como se faz, pois muitos sofrem com o problema de umidecer a tampa do distribuidor por dentro.
Depois disso, apareceu varios videos com esta adaptação, mas com varios tipos de bobinas. Ja vi videos com bobinas da S10 2.4, com escort zetec 16v. bobina do corsa antigo, vectra......
Até onde sei, qualquer motor que utilize o distribuidor com sistema Hall, independente se é carburado ou com injeção é possivel a adaptação
Acho este seu post acima tira a duvida de muita gente que é quanto a posição dos fios. Este esquema de ligar os fios em qualquer posição seria com qualquer bobina ou só com a do fiat?
bobina do vectra
https://www.youtube.com/watch?v=BcnOFphsUTs&feature=youtu.be
bobina do corsa
https://www.facebook.com/daniel.carvalhocurty/videos/853542071382417/
bobina da s10 2.4
https://www.facebook.com/daniel.zanchin/videos/728707373908861/
bobina escort zetec 16v
https://www.facebook.com/Gaiolafuscaoffroad/videos/719531094835578/
FUKETEIRO
19/04/2015, 08:29
Não sei se começou a aparecer estes videos depois que eu vi no facebook de um pessoal lá do Sul e até publiquei na minha pagina do facebook (gaiola offroad) parabenizando pela adaptação onde mostravam o motor funcionado sem a tampa do distribuidor, porem diziam que era segredo da equipe o esquema de ligação.
Só faltou um pouco mais de companheirismo com os demais gaioleiros e mostrarem como se faz, pois muitos sofrem com o problema de umidecer a tampa do distribuidor por dentro.
Depois disso, apareceu varios videos com esta adaptação, mas com varios tipos de bobinas. Ja vi videos com bobinas da S10 2.4, com escort zetec 16v. bobina do corsa antigo, vectra......
Até onde sei, qualquer motor que utilize o distribuidor com sistema Hall, independente se é carburado ou com injeção é possivel a adaptação
Acho este seu post acima tira a duvida de muita gente que é quanto a posição dos fios. Este esquema de ligar os fios em qualquer posição seria com qualquer bobina ou só com a do fiat?
bobina do vectra
https://www.youtube.com/watch?v=BcnOFphsUTs&feature=youtu.be
bobina do corsa
https://www.facebook.com/daniel.carvalhocurty/videos/853542071382417/
bobina da s10 2.4
https://www.facebook.com/daniel.zanchin/videos/728707373908861/
bobina escort zetec 16v
https://www.facebook.com/Gaiolafuscaoffroad/videos/719531094835578/
Olá, o que falta mesmo é compartilhar as informações, esse esquema que publiquei achei fuçando no google, no vídeo fica fácil, mas mostrar o esquema da ligação são poucos, aí vc compra a peça e liga errado já era R$90,00 pro espaço, se eu descobrir mais coisa já posto aqui, abraço.
FUKETEIRO
19/04/2015, 08:35
Para eliminar de vez o distribuidor teria que instalar a polia do comando do Golf 2.0 que o hall instalado nela e a base no cabeçote, aí o distribuidor ficaria só para tocar a bomba de óleo hehe.
jonathanwillian
19/04/2015, 12:03
Cara tenho só numa duvida, pode ser boba, mas como foi dito no post, a bobina daria ignição nas quatro velas de uma vez só, independente quais cilindros ela devia executar a combustão. Mas deste modo, não acarretaria em sobrecarga no sistema de ignição? bobina, velas, etc...?
Desculpe minha ignorância, mas é só uma duvida que me surgiu
FUKETEIRO
19/04/2015, 12:40
Cara tenho só numa duvida, pode ser boba, mas como foi dito no post, a bobina daria ignição nas quatro velas de uma vez só, independente quais cilindros ela devia executar a combustão. Mas deste modo, não acarretaria em sobrecarga no sistema de ignição? bobina, velas, etc...?
Desculpe minha ignorância, mas é só uma duvida que me surgiu
Olá, como recebe um pulso de cada vez, funciona normalmente, lembrando que tem 4 janelas no sistema hall, então sai um pulso para cada faísca, sacou? rsrs
jonathanwillian
19/04/2015, 13:06
Olá, como recebe um pulso de cada vez, funciona normalmente, lembrando que tem 4 janelas no sistema hall, então sai um pulso para cada faísca, sacou? rsrs
Certo, mas mesmo assim a centelha ocorreria nas 4 velas de uma vez só certo? Grande abraço
FUKETEIRO
19/04/2015, 13:28
Certo, mas mesmo assim a centelha ocorreria nas 4 velas de uma vez só certo? Grande abraço
não, sai em dois cilindros só, se chama centelha perdida, se saísse nas quatro velas era só tiro no escapamento e no carburador, sacou? rsrs
jonathanwillian
19/04/2015, 14:04
kkkk, certo, agora acho que saquei, valeu ai. kkk
digobrazil
19/04/2015, 23:02
Olá, como recebe um pulso de cada vez, funciona normalmente, lembrando que tem 4 janelas no sistema hall, então sai um pulso para cada faísca, sacou? rsrs
Fuketeiro, pela sua experiencia.............
quanto a posição dos fios, tem posição correta para cada bobina ou é como o vinijost disse, tanto faz a posição. pois acho que é somente isso que falta de informação para os demais gaioleiros começarem a adaptar as novas bobinas. Só mais uma duvida. Qual bobina voce indicaria?
creio que tanto faz o lado pois as bobinas vão faiscar ao mesmo tempo, as velas no caso vão receber a faisca todas juntas
gaiolarodan
20/04/2015, 09:23
eu assisti esse vídeo onde falavam da exclusividade, mas nao me preocupei porque aqui no forum somos todos da irmandade dos gaioleiros , partilhamos informações e tecnologias para melhorar nossos brinquedos que tanto nos fazem felizes nos finais de semana !
Não sei se começou a aparecer estes videos depois que eu vi no facebook de um pessoal lá do Sul e até publiquei na minha pagina do facebook (gaiola offroad) parabenizando pela adaptação onde mostravam o motor funcionado sem a tampa do distribuidor, porem diziam que era segredo da equipe o esquema de ligação.
Só faltou um pouco mais de companheirismo com os demais gaioleiros e mostrarem como se faz, pois muitos sofrem com o problema de umidecer a tampa do distribuidor por dentro.
Depois disso, apareceu varios videos com esta adaptação, mas com varios tipos de bobinas. Ja vi videos com bobinas da S10 2.4, com escort zetec 16v. bobina do corsa antigo, vectra......
Até onde sei, qualquer motor que utilize o distribuidor com sistema Hall, independente se é carburado ou com injeção é possivel a adaptação
Acho este seu post acima tira a duvida de muita gente que é quanto a posição dos fios. Este esquema de ligar os fios em qualquer posição seria com qualquer bobina ou só com a do fiat?
bobina do vectra
https://www.youtube.com/watch?v=BcnOFphsUTs&feature=youtu.be
bobina do corsa
https://www.facebook.com/daniel.carvalhocurty/videos/853542071382417/
bobina da s10 2.4
https://www.facebook.com/daniel.zanchin/videos/728707373908861/
bobina escort zetec 16v
https://www.facebook.com/Gaiolafuscaoffroad/videos/719531094835578/
andre lameu
21/04/2015, 00:30
Pra quem tem dúvida gostei da explicação deste professor.
https://www.youtube.com/watch?v=OsvatDfyZ3w
FUKETEIRO
21/04/2015, 09:05
Fuketeiro, pela sua experiencia.............
quanto a posição dos fios, tem posição correta para cada bobina ou é como o vinijost disse, tanto faz a posição. pois acho que é somente isso que falta de informação para os demais gaioleiros começarem a adaptar as novas bobinas. Só mais uma duvida. Qual bobina voce indicaria?
Olá, pelo que pesquisei a ligação nos extremos tanto faz, realmente vai pulsar para as quatro velas, mas faísca de verdade só no cilindro em compressão, onde não tem resistência a faísca vai sair fraquinha, por isso se chama centelha perdida, eu indico a da S10 por ser mais forte, aconselho usar distribuidor hall, porque ele gera um dwell mais constante(tempo para o pulso), no distribuidor indutivo esse dwell aumenta com a rotação e a bobina sofre mais, vc pode ver no vídeo abaixo que a bobina esquenta mais, tanto que se vc usar a bobina do Mi com distribuidor indutivo ela não dura muito, já com o hall vc vai ver que a duração da bobina é muito maior, abraço.
FUKETEIRO
21/04/2015, 09:06
Pra quem tem dúvida gostei da explicação deste professor.
https://www.youtube.com/watch?v=OsvatDfyZ3w
Olá, bem explicativo o vídeo, gostei, tirei algumas dúvidas, hehe, parabéns pelo achado.
digobrazil
22/04/2015, 20:37
Olá, pelo que pesquisei a ligação nos extremos tanto faz, realmente vai pulsar para as quatro velas, mas faísca de verdade só no cilindro em compressão, onde não tem resistência a faísca vai sair fraquinha, por isso se chama centelha perdida, eu indico a da S10 por ser mais forte, aconselho usar distribuidor hall, porque ele gera um dwell mais constante(tempo para o pulso), no distribuidor indutivo esse dwell aumenta com a rotação e a bobina sofre mais, vc pode ver no vídeo abaixo que a bobina esquenta mais, tanto que se vc usar a bobina do Mi com distribuidor indutivo ela não dura muito, já com o hall vc vai ver que a duração da bobina é muito maior, abraço.
valeu Fuketeiro, mas depois de ver o video do oragio cursos automotivos, acho que para mim não vai adiantar, pois estou instalando a injeção eletronica monoponto da fic.
Mas fica a excelente dica para os demais gaioleiros
FUKETEIRO
23/04/2015, 07:54
valeu Fuketeiro, mas depois de ver o video do oragio cursos automotivos, acho que para mim não vai adiantar, pois estou instalando a injeção eletronica monoponto da fic.
Mas fica a excelente dica para os demais gaioleiros
Olá, pode por que funciona também, o distribuidor é hall, e a bobina é de dois fios, abraço.
digobrazil
23/04/2015, 09:28
Olá, pode por que funciona também, o distribuidor é hall, e a bobina é de dois fios, abraço.
legal.............. vou tentar, mas vai ficar para o mes que vem, este mes vou terminar o sistema de freio, incluindo o seletivo traseiro funcionando com o cilindro simples do fusca para cada roda e depois vamos para a parte eletrica. Terminado isso, vamos para o motor e depois só alegria.
Assim que tiver pronta posto o resultado
FUKETEIRO
24/04/2015, 23:28
Pessoal, estive trocando umas idéias com um amigo de manja destes paranauês e é o seguinte: isso aí é uma puta de uma gambi kkkk, pra funcionar 100% precisa tampar duas janelas do hall e colocar mais um hall a 90° dentro do distribuidor e duas caixinhas de ignição, aí fica top das galáxias hehe
andre lameu
25/04/2015, 00:08
Pessoal, estive trocando umas idéias com um amigo de manja destes paranauês e é o seguinte: isso aí é uma puta de uma gambi kkkk, pra funcionar 100% precisa tampar duas janelas do hall e colocar mais um hall a 90° dentro do distribuidor e duas caixinhas de ignição, aí fica top das galáxias hehe
Entre tantas gambiarras que existem nas gaiolas essa será mais uma!!! rsrsrs
não sou Expert em nada na mecânica, mas pelo vídeo entendi que essa adaptação não é ruim, pelo facebook a um grupo que usa ha muito tempo, e não tiveram problemas com isso. sera que alguem saberia relatar algum problema maior?
Mas Fuketeiro vc saberia explicar algum problema maior fazendo esta "gambi"?
FUKETEIRO
25/04/2015, 07:58
Entre tantas gambiarras que existem nas gaiolas essa será mais uma!!! rsrsrs
não sou Expert em nada na mecânica, mas pelo vídeo entendi que essa adaptação não é ruim, pelo facebook a um grupo que usa ha muito tempo, e não tiveram problemas com isso. sera que alguem saberia relatar algum problema maior?
Mas Fuketeiro vc saberia explicar algum problema maior fazendo esta "gambi"?
Olá, com essa gambi a faisca que chega no cilindro não é tão forte como essa bobina plástica poderia mandar, fazendo o esquema correto a faísca pode chegar a 40.000 volts, ou seja funciona mas a faísca pode ser somente equivalente a bobina antiga de alumínio, sacou, rsrs
digobrazil
25/04/2015, 18:46
Olá, com essa gambi a faisca que chega no cilindro não é tão forte como essa bobina plástica poderia mandar, fazendo o esquema correto a faísca pode chegar a 40.000 volts, ou seja funciona mas a faísca pode ser somente equivalente a bobina antiga de alumínio, sacou, rsrs
Fuketeiro, ja que atiçou o tópico, ve com seu amigo um esquema eletrico do projeto que ele falou para voce, para postar a todos aqui do forum
andre lameu
25/04/2015, 22:06
Fuketeiro, ja que atiçou o tópico, ve com seu amigo um esquema eletrico do projeto que ele falou para voce, para postar a todos aqui do forum
Opa, é mesmo Digobrazil, Fuketeiro por favor veja com seu amigo como podemos ligar do modo correto a bobina.
FUKETEIRO
30/04/2015, 07:57
Opa, é mesmo Digobrazil, Fuketeiro por favor veja com seu amigo como podemos ligar do modo correto a bobina.
Bom dia, o esquema da ligação está no meu celular, vou desenhar num papel para postar, mas o sistema é simples, consiste em colocar mais um hall a 90° do original no sentido horário, tampar duas janelas do rotor, unir os dois fios do pino 4 das caixinhas, ligar o 12 volts no pino da direita da bobina, o pino 4 das caixinhas no meio, terra no pino da esquerda da bobina e dar partida, hehe, abraço.
marcelfreitas
30/04/2015, 09:45
Alguem sabe alguma coisa sobre isso para motor 6cc??
Flávio Cadore
01/05/2015, 20:00
Marcel, falando em termos de faísca pode ser que funcione fazendo a mesma coisa que nos 4 cilindros, nas janelas do rotor teria que ficar com 3...aí liga-se os fios conforme o esquema mas o problema é que vai sair 6 faíscas ao mesmo tempo...nos 4 cilindros quando saem as quatro ao mesmo tempo duas saem no PMS e 2 no PMI ( ponto morto superior e ponto morto inferior ). Nos 6 cilindros quando sair as 6 faíscas juntas 2 estarão no PMS e os outros 4 estarão no meio do caminho e alguns estarão puxando mistura de ar/gasolina e está aí o problema, o cilindro pode detonar fora de ponto.
Denison Schwarz Reichert
04/05/2015, 15:45
Boa tarde , coloquei esse sistema na minha gaiola com motor fusca 1600 , mais tirei . No começo funcionou certo , mais quando ela esquentava saia do ponto , ai quando ligava como motor quente quase sempre dava um contra no motor e um estouro , e quando estava andando do nada apagava , testei com a bobina do corsa e com a bobina do vectra , com as 2 aconteceu o a mesma coisa , ai para n me estressar acabei colocando o distribuidor normal . alguém mais teve esse problema ?
georgevalle
08/05/2015, 08:05
Gente tinha visto um video no facebook já algum tempo até troquei uma ideia com o amigo Pablo, bem até funciona mas perde rendimento, vou explicar a lógica, considerando o motor de ordem de ignição 1-3-4-2, a disposição dos pistões são em 180º ou seja enquanto dois estiverem em posição superior dois estarão em posição inferior, assim quando o pistão 1 estiver em ponto superior com mistura ar/combustível comprimida e pronto para explosão é gerado a centelha que faz a queima da mistura, neste exato momento o pistão 3 está em ponto inferior e iniciando a subida para compressão já com a mistura ar/combustível mas sem compressão e também receberá a centelha - já explico o que deve acontecer para este sistema funcionar, o pistão 2 está em ponto inferior completando o ciclo da explosão iniciando a descarga dos gases neste ponto ocorrendo a centelha é a centelha perdida do funcionamento normal das ignições com centelha perdida pois não interfere em nada o funcionamento, e finalmente o 4 está iniciando o processo de aspiração.
O funcionamento desta forma com a centelha simultânea nas 4 velas vai depender de dois fatores, o primeiro é da valvula de admissão do pistão 4 ainda estar fechada ou seja o ponto deve estar um pouco adiantado caso contrário ocorrerá a explosão no carburador (se for carburado) ou se for injetado pior ainda no momento da injeção pelo bico, o maior problema que vejo é no pistão 3 que já está com a mistura ar/combustível pronta ainda em pressão atmosférica e iniciando a compressão e com certeza ao receber a centelha irá queimar não explodir, vejam que ACHO que ocorre o inicio da queima mas como a pressão está aumentando pelo movimento do motor pois está ocorrendo a compressão para a explosão esse repentino aumento de pressão que ocorre no interior da câmara APAGA a queima da mistura que ao completar o movimento e ao chegar ao ponto superior recebe novamente a centelha e aí sim ocorre a explosão que empurrará o pistão para o movimento correto, veja que aqui houve uma perda considerável de combustível queimado e com isso o motor irá perder rendimento, ou seja, o sistema apesar de parecer a solução para o problema acabou de causar mais um que é o consumo elevado, pois naturalmente o condutor irá compensar no acelerador...
Se houvesse uma forma milagrosa de fazer um motor 4 cilindros funcionar sem o distribuidor é óbvio que os fabricantes já teriam desenvolvido isso já há muito tempo, pois na industria qualquer peça por menor que possa ser eliminada ao final de um mês de produção resulta em uma economia enorme.
Outra dúvida é quanto a motores de 6 isso não funciona pois a disposição dos pistão não são em 180º ou seja no momento da centelha já teremos um pistão com compressão causando a explosão da mistura que vai forçar o sistema a girar o motor ao contrário.
digobrazil
08/05/2015, 08:31
concordo com o que voce disse que a principio a perda de energia na explosão. Por isso o Fuketerio passou a dica do amigo dele que com uso de 2 sensor hall, voce elimina a centelha perdida no cilindro que ja aspirou a mistura e estaria iniciando a compressão.
digobrazil
08/05/2015, 08:32
Se houvesse uma forma milagrosa de fazer um motor 4 cilindros funcionar sem o distribuidor é óbvio que os fabricantes já teriam desenvolvido isso já há muito tempo, pois na industria qualquer peça por menor que possa ser eliminada ao final de um mês de produção resulta em uma economia enorme.
essa peça que substitui o distribuidor ja existe e se chama RODA FONICA e é para motores com injeção eletronica
Flávio Cadore
08/05/2015, 12:40
Gente tinha visto um video no facebook já algum tempo até troquei uma ideia com o amigo Pablo, bem até funciona mas perde rendimento, vou explicar a lógica, considerando o motor de ordem de ignição 1-3-4-2, a disposição dos pistões são em 180º ou seja enquanto dois estiverem em posição superior dois estarão em posição inferior, assim quando o pistão 1 estiver em ponto superior com mistura ar/combustível comprimida e pronto para explosão é gerado a centelha que faz a queima da mistura, neste exato momento o pistão 3 está em ponto inferior e iniciando a subida para compressão já com a mistura ar/combustível mas sem compressão e também receberá a centelha - já explico o que deve acontecer para este sistema funcionar, o pistão 2 está em ponto inferior completando o ciclo da explosão iniciando a descarga dos gases neste ponto ocorrendo a centelha é a centelha perdida do funcionamento normal das ignições com centelha perdida pois não interfere em nada o funcionamento, e finalmente o 4 está iniciando o processo de aspiração.
O funcionamento desta forma com a centelha simultânea nas 4 velas vai depender de dois fatores, o primeiro é da valvula de admissão do pistão 4 ainda estar fechada ou seja o ponto deve estar um pouco adiantado caso contrário ocorrerá a explosão no carburador (se for carburado) ou se for injetado pior ainda no momento da injeção pelo bico, o maior problema que vejo é no pistão 3 que já está com a mistura ar/combustível pronta ainda em pressão atmosférica e iniciando a compressão e com certeza ao receber a centelha irá queimar não explodir, vejam que ACHO que ocorre o inicio da queima mas como a pressão está aumentando pelo movimento do motor pois está ocorrendo a compressão para a explosão esse repentino aumento de pressão que ocorre no interior da câmara APAGA a queima da mistura que ao completar o movimento e ao chegar ao ponto superior recebe novamente a centelha e aí sim ocorre a explosão que empurrará o pistão para o movimento correto, veja que aqui houve uma perda considerável de combustível queimado e com isso o motor irá perder rendimento, ou seja, o sistema apesar de parecer a solução para o problema acabou de causar mais um que é o consumo elevado, pois naturalmente o condutor irá compensar no acelerador...
Se houvesse uma forma milagrosa de fazer um motor 4 cilindros funcionar sem o distribuidor é óbvio que os fabricantes já teriam desenvolvido isso já há muito tempo, pois na industria qualquer peça por menor que possa ser eliminada ao final de um mês de produção resulta em uma economia enorme.
Outra dúvida é quanto a motores de 6 isso não funciona pois a disposição dos pistão não são em 180º ou seja no momento da centelha já teremos um pistão com compressão causando a explosão da mistura que vai forçar o sistema a girar o motor ao contrário.
George, "é um milagre que isto funcione"...Hehehhehe e eu ainda não tinha analisado as fases do motor.
Imagina isto num V8!
Nos AP mais modernos eles já tinham eliminado os distribuidor usando uma caixinha que fazia a distribuição, eu vi isto numa Parati Flex de um amigo meu, ele comprou uma batida e por isso eu sei que nas Flex as válvulas batem nos pistões se arrebentar a correia de comando. hehehehehhe
Glenio Ferraz
09/05/2015, 22:44
Boa tarde , coloquei esse sistema na minha gaiola com motor fusca 1600 , mais tirei . No começo funcionou certo , mais quando ela esquentava saia do ponto , ai quando ligava como motor quente quase sempre dava um contra no motor e um estouro , e quando estava andando do nada apagava , testei com a bobina do corsa e com a bobina do vectra , com as 2 aconteceu o a mesma coisa , ai para n me estressar acabei colocando o distribuidor normal . alguém mais teve esse problema ?
ola, Denison, teu caso é parecido com o meu, o motor da minha gaiola fundiu porque mandei arrumar o radiador e deixaram entupido. comprei um motor 4cc opala e de quebra veio com kit gas rodogas glp, coloque de cara este sistema de ignição mas no gas me deu problema porque na partida a gas parte dele entra forçado e não aspirado como a gasolina e dava estouro não pegava as vezes parecia fora de ponto dava contra porque a centelha é simultánea nos 4 cc, mas só no gas na gasolina é perfeito pergunto a voce teu caso esse carburador não estava afogando na m.lenta ou em baixas rotações- agora eu mudo de gasolina para gas com ele funcionando e não deu mas esses contras
FUKETEIRO
12/05/2015, 20:24
501651
Olha o esquema, foi um amigo meu que desenhou, ele já testou e ficou 100%, não esquenta bobina, sem tiros, filé do boi, abraço.
Glenio Ferraz
04/06/2015, 21:06
503552Sera que funciona em um 6cc nesta configuração
Flávio Cadore
05/06/2015, 13:04
Glenio, isto é o mais certo a se fazer e funciona. Até a ordem das bobinas de ignição estão corretas. Hehehehehe
Glenio Ferraz
05/06/2015, 22:36
Glenio, isto é o mais certo a se fazer e funciona. Até a ordem das bobinas de ignição estão corretas. Hehehehehe
Ola Flavio como vai, pois é um amigo meu viu a minha gaiola com o esquema de bobina dupla e queria o mesmo para o 6iszão do jipe dele, aproveitei o feriado e comecei a desenhar, achei no m.l os halls a 58,00R$ e as TSZ-H a 69,00R$ acho que vou montar para teste, as IGNIFLEX E MOTOR SPICE estão muito caro. só vou tirar o avanço a vacuo e aumentar os graus do centrifugo
Andre.Conrad
09/06/2015, 22:27
Como estao as adaptaçoes das bobinas????? Pois coloquei na minha e fica bom, somente estou com problemas de o motor dar algus tiros, ja tentei mexer no ponto e nao melhora alguem ja viu algum problema semelhante, detalhe fiz revisao nos carburadores a pouco tempo!!!
FUKETEIRO
10/06/2015, 07:55
Como estao as adaptaçoes das bobinas????? Pois coloquei na minha e fica bom, somente estou com problemas de o motor dar algus tiros, ja tentei mexer no ponto e nao melhora alguem ja viu algum problema semelhante, detalhe fiz revisao nos carburadores a pouco tempo!!!
Olá, os tiros são reflexos da gambiarra, só funciona corretamente colocando dois hall no distribuidor, abraço.
Andre.Conrad
10/06/2015, 19:52
Olá, os tiros são reflexos da gambiarra, só funciona corretamente colocando dois hall no distribuidor, abraço.
Então isso não tem solução a não ser com dois hall. Ou alguem tem uma ideia ou já fez a gambiarra de por dois e funcionou....
Leonardo Dic
10/06/2015, 20:31
Nao tem como funcionar com 1 hall pois faiscando os 4 ao mesmo tempo tem cilindro q estara admitindo a mistura com valvula aberta e toma a faisca, da tiro mesmo.
cgiacometti
17/06/2015, 18:27
Boa noite...
Tive um Problema coma bobina do corsa na gaiola quero saber se vc sabem de algo a respeito. o problema eh quando uma vela (cabo de vela) queima dai a gaiola nao pega mais... Sera q a bobina ta com problema... ou eh uma falha dessa gambi... e Teria Uma solução?
Andre.Conrad
05/09/2015, 10:35
Bom depois de muito tentar estou prestes a tirar a bobina do fiesta do meu motor a ar. Pois pega fácil, mas depois de quente não pega mais. Quando pega da tiro durante a ignição. Alguém já passou por isso.
Flávio Cadore
05/09/2015, 21:02
Estes problemas são reflexo da gambi...O problema da queima da vela é por causa da queima da mistura fora de hora, cria fuligem dentro da camara e esta fuligem se transforma em carvão no eletrodo da vela ( o carvão é condutor elétrico e coloca em curto a vela e esta para de faiscar).
Este sistema a longo prazo só trás problemas.
Andre.Conrad
06/09/2015, 16:08
Bom, arranquei fora o conjunto e deixei a bobina e distribuidor hall. Ficou boa de novo. Só falta equalizar.
Baja SCS
15/11/2015, 13:14
501651
Olha o esquema, foi um amigo meu que desenhou, ele já testou e ficou 100%, não esquenta bobina, sem tiros, filé do boi, abraço.
como seria o desenho usando sistema sem ser hall?
digobrazil
15/11/2015, 21:18
como seria o desenho usando sistema sem ser hall?
sem sensor hall não tem como
FUKETEIRO
16/11/2015, 07:42
como seria o desenho usando sistema sem ser hall?
Olá, aí só usando roda fônica, abraço.
edimarferreiragaiolas
01/02/2016, 07:27
Pessoal
nao consegui fazer com q o motor funcione direito, ficou estourando no carburador e no escape durante a partida e ficou ruim pra pegar. Como faco para colocar no ponto?
Flávio Cadore
01/02/2016, 14:48
Tenta adiantar ou atrasar um pouco, se não der desiste que isso aí fria...hehehehhe as 4 faíscas saindo ao mesmo tempo não rola. Ou tenta fazer os esquemas postados anteriormente.
poruq vc não arrumam a cental da uno eletronic ela usava roda fonica com dua bobinas duplas e e a central que no mercado livre esta por volta de R$ 70.
Da uma olha neste site como é a ligação.
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/INJECAO/Ca45.htm
Flávio Cadore
02/02/2016, 21:54
Dei uma pesquisada e esta ignição é do Uno injetado...1 bico.
Novato na trilha
03/02/2016, 07:55
Pelo que eu pude ver no vídeo da bobina do vectra,existe a numero de cada cilindro na bobina,pelo que eu entendi o esquema,1,3,4,2 continua mesmo com a bobina do vectra
Flávio Cadore
03/02/2016, 12:30
Sim, os números estão lá porque no Vectra o sistema de ignição está completo e na ordem certa, a Centralina manda corrente para o lado certo da bobina e da bobina vai para as velas certas....mas quando usam apenas a bobina do Vectra e usam também apenas os plugs externos do conector vira uma "coisa" só a bobina.
Explicando: se vc colocar o negativo da bateria no plug central da bobina e o positivo num dos externos vai sair faísca apenas em duas velas. É assim que funciona o sistema chamado "centelha perdida", destas duas faíscas uma vai para o cilindro certo e a outra se perde no cilindro que esta na fase de escape ( por isso que não dá estouros nem nada). Se vc ligar a bobina de Vectra usando os plugs externos as 4 faíscas vão sair ao mesmo tempo, nisso duas faíscas estarão na hora certa e duas estarão na hora errada ( vai sair uma faísca quando um cilindro estará em PMS e cheio de vapores de gasolina e é aí que dá os estouros).
A VW fez este sistema nos AP a partir de 2003.
nilto viana
03/02/2016, 22:37
Sim, os números estão lá porque no Vectra o sistema de ignição está completo e na ordem certa, a Centralina manda corrente para o lado certo da bobina e da bobina vai para as velas certas....mas quando usam apenas a bobina do Vectra e usam também apenas os plugs externos do conector vira uma "coisa" só a bobina.
Explicando: se vc colocar o negativo da bateria no plug central da bobina e o positivo num dos externos vai sair faísca apenas em duas velas. É assim que funciona o sistema chamado "centelha perdida", destas duas faíscas uma vai para o cilindro certo e a outra se perde no cilindro que esta na fase de escape ( por isso que não dá estouros nem nada). Se vc ligar a bobina de Vectra usando os plugs externos as 4 faíscas vão sair ao mesmo tempo, nisso duas faíscas estarão na hora certa e duas estarão na hora errada ( vai sair uma faísca quando um cilindro estará em PMS e cheio de vapores de gasolina e é aí que dá os estouros).
A VW fez este sistema nos AP a partir de 2003.
boa noite, com todo o respeito afinal não tenho como ter outro sentimento por vc... com o perdão da brincadeira, hj estou com 30, sera que se eu colar em vc, pelo menos aos 60 fico sabido assim, caraca vc sempre tem algo sabido a acrescentar, que bom ter vc nesse fórum...
Flávio Cadore
04/02/2016, 00:25
Deixa disso Nilto...hehhehhe
Eu fiz um curso técnico em mecânica industrial e desde sempre gostei de motores , kartcross e gaiolas... e dá nisso.
Ederpaulo
14/03/2016, 10:56
Amigo eh a minha primeira vez aq eu ja tinha colocado essa bobina na minha gaiola motor ap 1.8 eu gostaria de saber nao sei si acontece com a sua mas aminha ela assim nao sei como escrever mas ela da uma guspidinha e afoga e depois fica dificil de pegar demora mas pega nunca me deixou na mao mas eu gosataria de saber o q eh isso si vc pode me ajudar obrigado
Flávio Cadore
14/03/2016, 11:27
Amigo eh a minha primeira vez aq eu ja tinha colocado essa bobina na minha gaiola motor ap 1.8 eu gostaria de saber nao sei si acontece com a sua mas aminha ela assim nao sei como escrever mas ela da uma guspidinha e afoga e depois fica dificil de pegar demora mas pega nunca me deixou na mao mas eu gosataria de saber o q eh isso si vc pode me ajudar obrigado
Eu não posso te ajudar nessa !!!!
Marcos ET
20/03/2016, 21:06
Amigos, é incrível como para tudo que se pensa, já existe alguém discutindo sobre aqui no fórum...
Por aqui já fomos atrás de fazer distribuidor com dois Hall, duas caixinhas e bobinas duplas de centelha perdida, mas o desafio agora está sendo montar um sistema com apenas um sensor, com uma só caixinha, mas bobinas de centelha perdida. Vou explicar:
O sistema convencional usa o sinal único do distribuidor para comandar a caixinha de ignição, que por sua vez manda o pulso para uma bobina, que distribui sua centelha através do rotor, na sequencia 1-3-4-2. Ok.
O sistema que comecei a montar usa o sinal único do distribuidor para comandar a caixinha de ignição (apenas uma), exatamente como nos sistemas convencionais, MAS, o pulso da caixinha é que vai ser "distribuído" pelo rotor, em quatro bobinas diferentes (se eu quiser montar uma bobina para cada vela), ou para duas bobinas duplas (se eu quiser um sistema de centelha perdida).
Ou seja, eu coloquei o distribuidor entre a caixinha e as bobinas, mas estou enfrentando um único problema, que é justamente o "ponto chave" desta configuração. Eu não estou encontrando a maneira ideal de chavear o pulso da caixinha para cada uma das bobinas.
O tempo de ignição continua sendo ditado pela dupla do sensor Hall e caixinha, e a alternância entre o contato de uma bobina para outra acontece quando não há carga elétrica saindo da caixinha. Assim, por exemplo, se eu usar contatos metálicos, este contato se fecha para mandar o sinal da caixinha para a bobina 1 (exemplo), mas só vai passar corrente por ele quando a caixinha mandar o pulso. Quando chegar a hora de abrir o circuito da bobina 1 e fechar o circuito da bobina 3, igualmente não haverá mais energia entre as chaves, e assim por diante. Não são as chaves interruptoras que disparam as bobinas, mas sim a caixinha.
Penso em fazer um novo "copo" de distribuidor para colocar sobre o rotor original, e dentro deste copo os ditos interruptores para selecionar qual bobina receberá o pulso da caixinha. O problema maior é a tal flutuação dos interruptores, pois para usar em um motor de opala 4cil, por exemplo, calculando o giro máximo de 7.000 RPM, tenho a velocidade de rotação do rotor de 3.500RMP. Se eu usar dois interruptores (sistema de duas bobinas duplas para centelha perdida), terei 1.750 acionamentos por minuto, ou seja, cerca de 29,2 acionamentos por segundo. Para um interruptor simples, isso não é viável.
Estou pensando em usar um magneto de neodímio na ponta do rotor, e contatos metálicos como interruptores, mas aceito sugestões...
Fiz uma "gambiarra" num desenho que peguei na internet, espero que esteja claro...
Flávio Cadore
22/03/2016, 20:07
Em teoria funciona, o problema é achar uma chave que comute a altos giros...a "problemática" é maior do que a "solucionática".
Um platinado poderia solucionar o problema mas vai dar muito trabalho desenvolver algo que funcione...acho que não vale a pena.
Vale lembrar que nos DKW tinham 3 platinados dentro do distribuidor...nunca vi um de perto.
Flávio Cadore
23/03/2016, 00:29
Achei na net uma foto do distribuidor do DKW, só pra quem não sabe: a DKW "existe" até hoje...ela é uma das argolas do símbolo da AUDI.
Marcos ET
23/03/2016, 20:11
...sabe que pensando mais e mais, descobri uma grave falha no meu projeto! O sistema de ignição não funciona com pulso positivo de carga, mas sim com o corte deste pulso... pelo visto, a bobina carrega enquanto está sendo alimentada, e dispara quando cessa a corrente, ou seja, não basta um interruptor ligado de cada vez, e sim de desligar a bobina certa no momento certo... rsrsrs
Samuca_igniço
08/01/2018, 16:12
Gaiola turbo na trilha do juá - YouTube (https://youtu.be/Z3NpT2xYzl4)
Samuca_igniço
08/01/2018, 16:13
Gaiola turbo na trilha do juá - YouTube (https://youtu.be/Z3NpT2xYzl4)
FUKETEIRO
08/01/2018, 21:32
554938 não perca tempo, esse esquema é 100% aprovado, só precisa acertar as janelas no hall, tampando duas janelas.
Amigos, é incrível como para tudo que se pensa, já existe alguém discutindo sobre aqui no fórum...
Por aqui já fomos atrás de fazer distribuidor com dois Hall, duas caixinhas e bobinas duplas de centelha perdida, mas o desafio agora está sendo montar um sistema com apenas um sensor, com uma só caixinha, mas bobinas de centelha perdida. Vou explicar:
O sistema convencional usa o sinal único do distribuidor para comandar a caixinha de ignição, que por sua vez manda o pulso para uma bobina, que distribui sua centelha através do rotor, na sequencia 1-3-4-2. Ok.
O sistema que comecei a montar usa o sinal único do distribuidor para comandar a caixinha de ignição (apenas uma), exatamente como nos sistemas convencionais, MAS, o pulso da caixinha é que vai ser "distribuído" pelo rotor, em quatro bobinas diferentes (se eu quiser montar uma bobina para cada vela), ou para duas bobinas duplas (se eu quiser um sistema de centelha perdida).
Ou seja, eu coloquei o distribuidor entre a caixinha e as bobinas, mas estou enfrentando um único problema, que é justamente o "ponto chave" desta configuração. Eu não estou encontrando a maneira ideal de chavear o pulso da caixinha para cada uma das bobinas.
O tempo de ignição continua sendo ditado pela dupla do sensor Hall e caixinha, e a alternância entre o contato de uma bobina para outra acontece quando não há carga elétrica saindo da caixinha. Assim, por exemplo, se eu usar contatos metálicos, este contato se fecha para mandar o sinal da caixinha para a bobina 1 (exemplo), mas só vai passar corrente por ele quando a caixinha mandar o pulso. Quando chegar a hora de abrir o circuito da bobina 1 e fechar o circuito da bobina 3, igualmente não haverá mais energia entre as chaves, e assim por diante. Não são as chaves interruptoras que disparam as bobinas, mas sim a caixinha.
Penso em fazer um novo "copo" de distribuidor para colocar sobre o rotor original, e dentro deste copo os ditos interruptores para selecionar qual bobina receberá o pulso da caixinha. O problema maior é a tal flutuação dos interruptores, pois para usar em um motor de opala 4cil, por exemplo, calculando o giro máximo de 7.000 RPM, tenho a velocidade de rotação do rotor de 3.500RMP. Se eu usar dois interruptores (sistema de duas bobinas duplas para centelha perdida), terei 1.750 acionamentos por minuto, ou seja, cerca de 29,2 acionamentos por segundo. Para um interruptor simples, isso não é viável.
Estou pensando em usar um magneto de neodímio na ponta do rotor, e contatos metálicos como interruptores, mas aceito sugestões...
Fiz uma "gambiarra" num desenho que peguei na internet, espero que esteja claro...
FUKETEIRO
08/01/2018, 21:39
Achei na net uma foto do distribuidor do DKW, só pra quem não sabe: a DKW "existe" até hoje...ela é uma das argolas do símbolo da AUDI.
Era a coisa mais linda do mundo acertar a regulagem kkkk, precisa primeiro ajustar com 0,40mm a folga de todos os platinados, depois com um multímetro instalado no primeiro platinado e um relógio comparador no lugar da vela colocar o pistão no ponto, aí você mexia no platinado acertando o ponto exato de abertura, e assim sucessivamente kkkkk.
Flávio Cadore
09/01/2018, 00:27
Era a coisa mais linda do mundo acertar a regulagem kkkk, precisa primeiro ajustar com 0,40mm a folga de todos os platinados, depois com um multímetro instalado no primeiro platinado e um relógio comparador no lugar da vela colocar o pistão no ponto, aí você mexia no platinado acertando o ponto exato de abertura, e assim sucessivamente kkkkk.
Aqui na minha região contavam uma história que um dono de DKW chegou numa oficina, quando abriram o capo e o mecânico viu do que se tratava disse: " 3 bobinas, 3 platinados, fecha, fecha, fecha". Não sei se era verdade mas o problema devia ser osso, ainda mais para aquela época. Hehehhe
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