Ver Versão Completa : Tração da SW4 Diesel 4x4 pós 2013
Jacques Campos Fernandes
10/04/2015, 00:38
Amigos,
Desculpem se já houver o tópico, mas não achei e a dúvida continua:
Gostaria de saber como é a tração da SW4 novo modelo, Diesel, 4x4, em condições normais de uso, ou seja, no câmbio automático SEM acionar a alavanca de bloqueio de diferencial, pois já perguntei a várias pessoas, e cada um fala uma coisa.
Qual seria a resposta certa:
1- Ela normalmente roda em 4x2, com tração APENAS nas rodas traseiras, e os controles de tração e estabilidade funcionam caso necessário. A tração 4x4 só entra ao mover a alavanca para frente; (essa informação me foi passada por um supervisor de oficina de uma CSS Toyota do RJ)
2- Ela normalmente roda com tração 4x4, com maior tração nas rodas traseiras (60 ou 70%) e menor nas dianteiras (40 ou 30%), mas SEMPRE com tracionamento pelas 4 rodas, servindo a alavanca apenas para bloquear o diferencial, na primeira posição, colocando a tração 50% em cada eixo e, na reduzida, para situações mais adversas. (Informações passadas pelo vendedor do carro)
Enfim, qual é a resposta correta?
Poderiam me explicar melhor a tração e a necessidade de uso da alavanca de mudança de tração?
Me disseram que a Pajero Dakar Diesel tem a tração nos moldes da opção 1 acima. Procede?
Desde ja, obrigado a todos!
Acho que a opção 1 é para hilux picape.
A opção 2 é para sw4 a partir de 2006. Só nunca ouvi falar dessa distribuição (60 ou 70%) entre os eixos.
1- ... normalmente roda em 4x2, com tração APENAS nas rodas traseiras, e os controles de tração e estabilidade funcionam caso necessário. A tração 4x4 só entra ao mover a alavanca para frente ...
Pajero Dakar Diesel tem a tração nos moldes da opção 1 acima. Procede?
Sim ... Procede! E a Pajero Full é assim, também ...
Quanto à SW4 é tração 4x4 permanente ... conforme você citou é "SEMPRE com tracionamento pelas 4 rodas" ... e, ainda, com diferencial central sempre atuante, o que é muito importante, diga-se de passagem, em termos de segurança, principalmente nas estradas, em situações perigosas (Ex.: Chuva, pista sinuosa, etc.), o veículo estar sempre "traçado" e com diferencial central atuante ... pois, não existirá aquela preocupação de ficar alternando entre "4x2" e "4x4", o que, em algumas viaturas (que não tem diferencial central), pode acontecer de você esquecer que o veículo está no modo "4x4" e correr o risco de danificar o sistema de tração quando entrar em trechos secos e com curvas ... além do mais, como você tem uma viatura 4x4 permanente, terás uma preocupação a menos ... não precisarás, de vez em quando, ficar dando aqueles passeios com o veículo no modo 4x4 para lubrificação do sistema ... mas, quanto a essas e outras informações, fique tranquilo, pois "já já" vão aparecer os craques no assunto (a exemplo do Guilhermeabreu) para orientá-lo com mais propriedade do que eu ... Seja feliz com sua bela viatura ...
Abs.
Emerson Höpner
10/04/2015, 12:19
Da SW4 confere no manual (http://www.toyota.com.br/manuais/).
Infelizmente o PDF é muito grande e não tem como anexar, mas na minha opinião para este tipo de dúvida a informação mais confiável se encontra no manual do carro.
guilhermeabreu
10/04/2015, 14:08
Sim ... Procede! E a Pajero Full é assim, também ...
Quanto à SW4 é tração 4x4 permanente ... conforme você citou é "SEMPRE com tracionamento pelas 4 rodas" ... e, ainda, com diferencial central sempre atuante, o que é muito importante, diga-se de passagem, em termos de segurança, principalmente nas estradas, em situações perigosas (Ex.: Chuva, pista sinuosa, etc.), o veículo estar sempre "traçado" e com diferencial central atuante ... pois, não existirá aquela preocupação de ficar alternando entre "4x2" e "4x4", o que, em algumas viaturas (que não tem diferencial central), pode acontecer de você esquecer que o veículo está no modo "4x4" e correr o risco de danificar o sistema de tração quando entrar em trechos secos e com curvas ... além do mais, como você tem uma viatura 4x4 permanente, terás uma preocupação a menos ... não precisarás, de vez em quando, ficar dando aqueles passeios com o veículo no modo 4x4 para lubrificação do sistema ... mas, quanto a essas e outras informações, fique tranquilo, pois "já já" vão aparecer os craques no assunto (a exemplo do Guilhermeabreu) para orientá-lo com mais propriedade do que eu ... Seja feliz com sua bela viatura ...
Abs.
X2 as suas palavras , não tem nada acrescentar , e vou acabar explodindo com suas palavras , menos amigo bem menos , não entendo tanto assim não .
Grande abraço .
... vou acabar explodindo com suas palavras , menos amigo bem menos
Caro Guilherme,
Posso afirmar (mesmo sem ainda ter tido o prazer de conhecê-lo pessoalmente), que você é uma das poucas pessoas deste mundo que tem, realmente, um bom coração ... e não foi apenas porque foi o primeiro a me recepcionar neste fórum ... já li a infinidade de posts que você postou ... e em todos eles vejo experiência de vida, conhecimento de causa, franqueza, pureza d’alma e o propósito de realmente ajudar as pessoas. E olha que ainda não tive a oportunidade de vê-lo em ação como médico, hein???!!!! Imagino como você deve ser por lá ... sorte de quem cai na sua mão!!!!!
Forte abraço, meu amigo. Tenha muita paz e saúde e fique com Deus.
Jacques Campos Fernandes
11/04/2015, 18:12
Amigos,
obrigado pelas respostas! Tenho aprendido bastante com os srs e espero em breve estar contribuindo no fórum, a medida que eu for aprendendo sobre o universo 4x4!
Tambem gostaria de agradecer a recepção e deixar um forte abraço a todos!
guilhermeabreu
13/04/2015, 00:24
Caro Guilherme,
Posso afirmar (mesmo sem ainda ter tido o prazer de conhecê-lo pessoalmente), que você é uma das poucas pessoas deste mundo que tem, realmente, um bom coração ... e não foi apenas porque foi o primeiro a me recepcionar neste fórum ... já li a infinidade de posts que você postou ... e em todos eles vejo experiência de vida, conhecimento de causa, franqueza, pureza d’alma e o propósito de realmente ajudar as pessoas. E olha que ainda não tive a oportunidade de vê-lo em ação como médico, hein???!!!! Imagino como você deve ser por lá ... sorte de quem cai na sua mão!!!!!
Forte abraço, meu amigo. Tenha muita paz e saúde e fique com Deus.
ENASOR
Agradeço do fundo do coração suas palavras e sei que são estas palavras que me fazem ter força para continuar fazendo o que sempre fiz e sei que sou um abençoado por Deus , pois sem ele eu não seria NADA .
Forte abraço e que Deus abençoe a todos deste fórum e desejo uma boa semana de trabalho .
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.