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Ver Versão Completa : Problema com FREIO - Pajero GLS-B 3.0 V6



Tio Eddie
08/04/2015, 18:50
Galera, preciso de ajuda

Já faz algum tempo que minha Pajero GLS-B 3.0 V6, 5 portas, SEM ABS, câmbio automático começou a apresentar o seguinte problema:

Andando na cidade, freio normal, pedal do meio para cima.
Pegando um trecho de estrada (alguns minutos sem pisar no freio) na primeira freiada o pedal baixa até a parede corta fogo, subindo e dando freio novamente após uma ou duas bombeadas no pedal.

O que já fiz:

Inspecionei o cilindro mestre de freio que estava no carro e verifiquei que estava gasto;

Importei um cilindro mestre original mitsubishi que apesar de ser totalmente compativel com o carro era 7/8 enquanto o que estava na pajero era 15/16 (ou seja, ligeiramente maior por dentro) - este cilindro mestre continuou apresentando o mesmo problema;

Neste meio tempo removi e válvula proporcionadora e estou rodando sem ela desde então.

Arrumei um cilindro mestre de freio usado, 15/16 e usei um reparo semi novo mas em bom estado - o freio melhorou, mas o problema persistiu;

Comprei um cilindro mestre de freio CONTROIL novo, 15/16 na especificação da pajero e melhorou mais um pouco.

Após a instalação do cilindro mestre da controil foram trocados TODOS os reparos das pinças de freio dianteiras e traseiras e dado passe nos discos traseiros que estavam muito riscados (herança).

O freio melhorou e passou a dar freio, mesmo com o pedal baixo na primeira freiada.

Hoje fiquei sem freio na estrada e precisei de 03 bombadas para ter freio novamente.

Fui a oficina, relatei ao mecânico e pedi para ele conferir toda a linha de vácuo e o hidrovácuo (servo freio) - nenhum vazamento identificado e nenhum barulho estranho ou sinal de endurecimento do pedal de freio comuns de problemas de servo freio.

Após sair a oficina rodei 150km de estrada tendo que bombear o pedar apenas no começo da viagem e pouco antes de chegar em Bonito - durante todo o restante do trajeto apesar de não ter o pedal bem alto, tinha freio normal, na altura de meio curso e todas as pisadas exceto o começo e a chegada .

Não baixa nada de fluido de freio, não há vazamento nas rodas nem na linha de freio. Logo que comprei a pajero troquei toda a carga de fluido de freio - era dot 4 e continua dot 4 (uso bosch).

QUALQUER ajuda, idéia, sugestão é bem vinda!

NO aguardo.

[]s

AAssis
08/04/2015, 19:33
sou negativo em mecanica... mas pensando em algumas coisas diferente... acho que parece o fluido mesmo mas vc ja mexeu em muita coisa ...tem cilindro escravo do freio ?? a bomba de vacuo ta legal ?... o freio eh a disco em todas as rodas ? como vc anda na estrada a velocidade eh um pouco maior ..nao seria algo como as pastilhas meio "coladas" ja que ficaram um tempo sem usar ...ai qdo vc usa ele meio que destrava...
sei la..alguns chutes...

jairferreira
08/04/2015, 21:20
Se fosse hidrovacuo (servofreio) o pedal ficaria duro.

O que faz o pedal baixar é vazamento proveniente de reparos estragados o ar no sitema.

Reparo foram todos trocados.

O fluido não baixa.

Então creio que vai ser ar no sistema. As linhas de freio da pajero são bem longas, se o cara não der atenção na sangria é bem provavel que fique ar.

Uma vez eu falei que pra fazer a sangria do freio traseiro tive que funcionar o motor de tão entupido que estava. Até hoje isso me pertuba.

xxxtripod
09/04/2015, 11:01
Mistérios dos 4x4's :-?

jairferreira
09/04/2015, 11:25
Tio Eddie,

Consultei o oraculo (meu pai kkkkk) e ele me confirmou que só pode ser ar no sistema.

Pediu pra fazer um teste.

Conecte um pedaço de mangueira (mangueirinha dessas transparente) no sangrador e a outra ponta em uma garrafa pet pequena. Isso nas 4 rodas de vez

Abra o reservatório e encha o máximo que puder sem derramar

Folgue os sangradores e deixe o fluido escorrer

Observe e conforme vai baixando complete pra não faltar fluido no reservatório

Isso pode durar uma manhã ou mais

Depois é só fechar os sangradores e fazer o teste

Lembrando de limpar os sangradores e usar mangueira e garrafa limpa pra reaproveitar o fluido.

Isso é uma técnica do tempo que coca-cola vinha tampada com uma rolha, mas funciona!

Edintruder
09/04/2015, 11:41
EU sangro assim como o jair comentou.
Tem um sistema que sangra com reservatório pressurizado. É o sistema mais eficiente que conheço.

Tio Eddie
09/04/2015, 13:34
Galera,

Obrigado pelos comentários e sugestões até o momento.
Ontem achei um material de manutenção da mitsubishi sobre freios e nele menciona e descreve como deve ser a regulagem tanto do pedal de freio quando do hidrovácuo (servo freio).
Vou começar conferindo/regulando altura e curso morto do pedal e do hidrovácuo, além de sangrar novamente o sistema.

Até lá vamos ver se aparece mais alguma idéia.
[]s

jairferreira
09/04/2015, 14:36
Já fiz o download! hehehehe

jairferreira
09/04/2015, 14:42
EU sangro assim como o jair comentou.
Tem um sistema que sangra com reservatório pressurizado. É o sistema mais eficiente que conheço.

Em 1900 e pequenininho, não existiam essas maquinas de vácuo então era por gravidade. Por isso demorava tanto pra realizar o serviço.

O bom é que dava e ainda dá certo! kkkkkkkk

Christen Eagle
09/04/2015, 14:49
Acredito que não é o seu problema, mas pinças montadas invertidas, com sangrador para baixo, dificultam a retirada de ar do sistema...

Tio Eddie
10/04/2015, 11:30
Vamos lá,

Primeira providência de hoje foi regular o curso do pedal e o curso morto, subiu entre 5 e 9cm e o freio ficou outra coisa!

Vou rodar mais uns dias antes de comemorar, mas que a melhora foi grande, foi.

Vamos falando.

[]s

Tio Eddie
11/04/2015, 17:11
Voltamos a estaca zero com o freio :parede:

No asfalto o freio está excelente! pedal mais alto, freio cheio etc.....

MAS hoje peguei 60km de estrada de chão, 30 cada perna, e ......anda um pouco e o freio some, mas some mesmo!

Após umas duas ou três bombadas no pedal freia, mas não tão eficiente como no asfalto.

Vou tentar a regulagem do hidrovácuo e sangrar novamente o sistema.

Alguém saberia me dizer se há algum sensor que tenha alguma influência no freio que não tem ABS?

[]s frustrados

jairferreira
11/04/2015, 19:12
Voltamos a estaca zero com o freio :parede:

No asfalto o freio está excelente! pedal mais alto, freio cheio etc.....

MAS hoje peguei 60km de estrada de chão, 30 cada perna, e ......anda um pouco e o freio some, mas some mesmo!

Após umas duas ou três bombadas no pedal freia, mas não tão eficiente como no asfalto.

Vou tentar a regulagem do hidrovácuo e sangrar novamente o sistema.

Alguém saberia me dizer se há algum sensor que tenha alguma influência no freio que não tem ABS?

[]s frustrados

A única coisa elétrica nesse caso é a boia de nível de fluido, mas que não tem nada a ver com esse problema.

Tio Eddie
14/04/2015, 13:01
Vários misterios.....especialmente a piora em estrada de chão e a "normalidade" no asfalto.

Hoje foi regulado eixo do servo freio, que estava um tanto afastado do cilindro mestre. Segundo o meca foram 4 ou 5 voltas para aproximar do cilindro. Mais uma melhora.
A válvula proporcionadora foi recolocada, deu uma canseira pela posição dos canos de freio que o meca não deixou marcado e o freio melhorou.
Agora mesmo com o curso do pedal caindo a metade (estrada de chão) freia de arrastar as rodas.

Sagramos o sistema 3 vezes hoje durante as mexidas e mais uma depois que achei que havia melhorado. Para minha suspresa, após rodar um pouco, freiar várias vezes forte de arrastar as rodas ainda tinha ar no sistema, mas desta vez lá no sangrador, permitindo ser retirado.

Vou rodar uns dois, três dias e sangrar de novo e repetir a operação mais uma ou duas vezes, vamos ver.

Estou pensando em trocar por cisma os flexiveis de freio.

Mantendo todos atualizados.

AAssis
14/04/2015, 13:30
Babilonia!

jairferreira
14/04/2015, 13:42
Sei não, eu ainda acho que é ar no sistema. Esses canos de freio são muito longos. Se fosse flexível estariam molhados em algum lugar.

Tio Eddie
08/03/2018, 08:44
Bom dia galera,

Apenas para relatar a solução definitiva do problema.

Após tudo o que foi feito e relatado aqui, acabei trocando os discos de freio, primeiro os traseiros , gastos, mas sem exagero e depois os dianteiros, que estavam muuuuuuuito finos.

Com a troca dos discos de freio (e pastilhas novas, obviamente) o problema de freio de fato acabou.

[]s