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Ver Versão Completa : Vitara Canvas 93 1.6 8V - Motor oscila rotação quando é ligado.



AlexSanz
08/04/2015, 10:44
Olá pessoal, não encontrei algum tópico antigo com esse assunto.
Tenho um Vitarinha Canvas Top 93 automático.
Não uso para trilha, é carro de passeio e dia-a-dia.
Um sonho de adolescente que realizei 20 anos depois.
.
O problema é que quando o ligo, o motor fica oscilando, diminuindo a rotação e aumentando.
Às vezes a rotação cai e chega a desligar. Aí fico controlando no pedal acelerador.
E ele fica nesse sobe e desce por uns 5 minutos ou mais, ou menos.
Até que ele estabiliza o giro e pára de oscilar, aí fica bom para rodar.
Se eu saio antes de ele terminar, fica uma merda, ele fica enrolado, amarrado.
.
Mandei, dezembro passado, para uma conceituada oficina de injeção daqui de Curitiba.
Arrumaram, deram uma geral, mas esse problema continua. Disseram que é coisa dos carros mais velhos, que têm que esquentar e tal
.
Não acredito que seja um comportamento natural do motor, em que ele precise se autoregular et al.
.
Estou pensando até em mudar o motor, pôr um AP ou mesmo um Vortec.
Mas realmente gostaria de manter tudo original e em ótimo ou bom funcionamento.
Minha idéia inicial seria, num futuro mais ou menos distante, requerer placa preta, já que sou um amante do Vitarinha.
.
Alguém tem ou já teve esse problema?
Conseguiu resolver?
.
Alguém de Curitiba conhece alguma oficina realmente boa que possa mexer no meu Vitarinha?
.
Agradeço desde já pelas respostas.
.
Att.
Alex.

mas.marco
10/04/2015, 15:08
Olá pessoal, não encontrei algum tópico antigo com esse assunto.
Tenho um Vitarinha Canvas Top 93 automático.
Não uso para trilha, é carro de passeio e dia-a-dia.
Um sonho de adolescente que realizei 20 anos depois.
.
O problema é que quando o ligo, o motor fica oscilando, diminuindo a rotação e aumentando.
Às vezes a rotação cai e chega a desligar. Aí fico controlando no pedal acelerador.
E ele fica nesse sobe e desce por uns 5 minutos ou mais, ou menos.
Até que ele estabiliza o giro e pára de oscilar, aí fica bom para rodar.
Se eu saio antes de ele terminar, fica uma merda, ele fica enrolado, amarrado.
.
Mandei, dezembro passado, para uma conceituada oficina de injeção daqui de Curitiba.
Arrumaram, deram uma geral, mas esse problema continua. Disseram que é coisa dos carros mais velhos, que têm que esquentar e tal
.
Não acredito que seja um comportamento natural do motor, em que ele precise se autoregular et al.
.
Estou pensando até em mudar o motor, pôr um AP ou mesmo um Vortec.
Mas realmente gostaria de manter tudo original e em ótimo ou bom funcionamento.
Minha idéia inicial seria, num futuro mais ou menos distante, requerer placa preta, já que sou um amante do Vitarinha.
.
Alguém tem ou já teve esse problema?
Conseguiu resolver?
.
Alguém de Curitiba conhece alguma oficina realmente boa que possa mexer no meu Vitarinha?
.
Agradeço desde já pelas respostas.
.
Att.
Alex.


Sensor TPS (regulagem de marcha lenta) - dá uma geral (limpada e verificada)
Atuador de marcha lenta (pode estar com problema e não segura a carga)
Algum cilindro deve estar com queima irregular - verifique as velas e cabos
Sensor de rotação

Começa por esses.
Passei por isso no meu 4 portas.

Era: mau contato no TPS + identificação de supressor ruim (o meu é o 2.0) e 1 bobina com falha + sensor de rotação imundo (bastou limpar)

Agora, tá sereninho.

AlexSanz
13/04/2015, 17:31
Muito obrigado,mas.marco (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/31450-mas-marco/) , vou verificar isso.