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Ver Versão Completa : Pajero iO 2001 Duvidas ao comprar



wesleycortez
08/04/2015, 10:25
Boa dia amigos,

esse é meu primeiro tópico, pretendo entrar no mundo 4x4
e me apareceu o seguinte carro para fazer negocio vou postar as informações do carro que estou negociando:

Pajero iO 1.8 4x4 mecanica
2001 Branca
220 mil km
segundo o dono esta toda revisada
4 pneus novos
suspensão, freios, correias, tudo ok.


A pessoa aceita meu carro, Ka 1.0 2010/2011 e uma volta de 5 mil,
gostaria de saber se esta no preço, e se realmente o carro estiver todo revisado e um bom carro para começar no mundo dos 4x4.
Não vou utilizar no dia a dia, para isso tenho o carro da empresa, esse vai ser so para passeios com a familia de finais de semanas.

Agradeço quem puder me ajudar, pois não conheço a Pajero iO e por ser um carro 14 anos tenho duvidas.

Obrigado

pinguim
11/05/2015, 10:06
Boa dia amigos,

esse é meu primeiro tópico, pretendo entrar no mundo 4x4
e me apareceu o seguinte carro para fazer negocio vou postar as informações do carro que estou negociando:

Pajero iO 1.8 4x4 mecanica
2001 Branca
220 mil km
segundo o dono esta toda revisada
4 pneus novos
suspensão, freios, correias, tudo ok.


A pessoa aceita meu carro, Ka 1.0 2010/2011 e uma volta de 5 mil,
gostaria de saber se esta no preço, e se realmente o carro estiver todo revisado e um bom carro para começar no mundo dos 4x4.
Não vou utilizar no dia a dia, para isso tenho o carro da empresa, esse vai ser so para passeios com a familia de finais de semanas.

Agradeço quem puder me ajudar, pois não conheço a Pajero iO e por ser um carro 14 anos tenho duvidas.

Obrigado

Olá!

Eu comprei uma IO 1999 e digo que você deve prestar atenção aos seguintes tópicos:
- 4x4/Bloqueio/Redução: Testar de preferência numa subida íngreme o sistema 4x4, 4x4 c/ bloqueio e 4x4 c/ bloqueio e reduzida. Ela não deve fazer nenhum tipo de barulho seja nas rodas ou principalmente na caixa de redução, a minha veio com uma homocinética estalando o que já foi negociado na compra. Barulho nas rodas indica homocinética, caso o barulho venha da parte central do carro pode ser nas caixas. É bom também durante o teste acelerar devagar com a roda totalmente esterçada p/ direita e depois para a esquerda, não pode haver estalos.
- Pneus: Você já disse estar ok;
- Suspensão/pivos/amortecedores: Você já disse estar ok;
- Motor: Um bom teste é acelerar e manter em 3 mil RPM por +/- 1 minuto, ela não deve oscilar (se oscilar pode ser que o sensor MAP esteja ruim), se conseguir observe se começa a sair fumaça branca do escapamento o que pode indicar que o cabeçote está cansado. Ao soltar do acelerador a rotação deve voltar a 800/900 RPM. Repita o procedimento por 3 vezes.
- Passe o dedo dentro do escapamento e veja se não tem óleo (deve haver apenas fuligem), caso tenha indica que o carro está "fumando", não é um teste garantido pois o escapamento pode ter sido trocado;
- Aparência geral do carro: Geralmente se o dono é preocupado o carro estará com ótima aparência, não quero dizer limpo e sim bem cuidado.

Agora, o ideal mesmo é levar para um mecânico que conheça avaliar, sei que em São Paulo a Atacama 4x4 faz um laudo pré compra onde todo o carro é verificado desde freios, suspensão, motor etc. Eles precisam ficar com o carro pelo menos por meio período e cobram algo em torno de R$ 250 (a confirmar) e ao final emitem um laudo com orçamento do que pode ser necessário ser consertado.

Minha IO a gasolina faz média de 8,5 km/l na cidade e tem me deixado muito feliz.

Boa sorte!

pinguim
11/05/2015, 10:35
Boa dia amigos,

esse é meu primeiro tópico, pretendo entrar no mundo 4x4
e me apareceu o seguinte carro para fazer negocio vou postar as informações do carro que estou negociando:

Pajero iO 1.8 4x4 mecanica
2001 Branca
220 mil km
segundo o dono esta toda revisada
4 pneus novos
suspensão, freios, correias, tudo ok.


A pessoa aceita meu carro, Ka 1.0 2010/2011 e uma volta de 5 mil,
gostaria de saber se esta no preço, e se realmente o carro estiver todo revisado e um bom carro para começar no mundo dos 4x4.
Não vou utilizar no dia a dia, para isso tenho o carro da empresa, esse vai ser so para passeios com a familia de finais de semanas.

Agradeço quem puder me ajudar, pois não conheço a Pajero iO e por ser um carro 14 anos tenho duvidas.

Obrigado

Wesley, navegando pelos tópicos achei uma resposta que achei por bem enviar aqui:

"COISAS BÁSICAS PARA VERIFICAR ANTES DA COMPRA:

Um 4x4 é um pouco diferente de um veículo de passeio... tem mais coisas para se verificar. Algumas das coisas da lista abaixo são comuns para qualquer tipo de viatura, outras só para os 4x4.

O ideal é fazer o máximo que for possível dos itens abaixo sozinho, sem o vendedor do lado....

1) Não é com olhar um carro sozinho... o ideal é fazer isso com 2 pessoas.
2) Não teste um carro se o motor já estiver aquecido. Se isso ocorrer, volte outra hora para poder ligar o motor 100% frio.
3) Olhe a água e o óleo do motor antes de ligar... procure sinais de óleo na água e de água no óleo....
4) Observar se existe sinal de óleo no escapamento. Se tiver, o motor esta cuspindo óleo e isso é abrir o motor na certa... Outra alternativa seria o motor ter sido feito a pouco tempo, e isso pode ser bronca pois logista só faz gambiarra....
5) O motor deve ser ligado com a tampa do radiador aberta.
6) Observar se, ao ligar o motor, a água jorra longe acompanhando o RPM do motor.... (não confundir com a circulação normal da bomba que pode causar pequenos respingos...)
7) Observar se ao ligar o motor solta algum tipo de fumaça... Se soltar e parar deve ter retentor de válvula velho por aí....
8) Teste itens corriqueiros com Ar condicionado, vidros, travas, e CIA....
9) Rode com o carro devagar procurando ouvir se existem estalos secos na suspensão...
10) Com o veículo em 4x2, e faça uma curva para cada lado com as rodas torcidas ao máximo e procure por barulhos... Depois tente fazer isso em locais com desníveis para testar a suspensão articulando com as rodas torcidas...
11) Fazer o mesmo do item 10, mas em 4x4 H e L em algum terreno apropriado para o uso da tração ( Areia, terra solta ou outros pisos sem aderência). Se estalar tem Bichacinética lascada....
NOTA: A tração deve ser engatada com o veículo parado e com as rodas em linha reta.
12) Engate a tração com os vidros abertos e depois de ré para desengatar. É normal ouvir dois pequenos estalos tipo CLECK. Se fizer CRECKCRECKCRECK para engatar ou para desengatar tem problema por aí....
13) Com a Tração engatada, tente bem devagar deixar as rodas dianteiras sem aderência (subir um um desnível na diagonal) para que elas deslizem. O Objetivo é verificar se as duas rodas dianteiras estão tracionando....
14) Observe se ao ligar o motor todas as luzes do painel acendem... A luz do Check engine não pode apagar exatamente junto com a Luz do óleo... Se isso ocorrer e porque ambas foram emendadas para mascarar problemas de injeção.... Isso é muito comum nos modelos 16V...
15) Carros com ABS tem de acender e apagar a luz correspondente ao ligar o motor... Se ficar aceso tem bronca.
16) Procure escutar se existem roncados em alguma marcha... teste para ver se todas engatam facilmente....
17) Procure escutar roncados nas rodas (rolamentos)...
18) Verifique se as bases do motor não estão quebradas em alguma oficina... a que mais quebra é a lateral no lado direito de quem olha o motor de frente.
19) Verifique se o eletro do ar condicionado entra em funcionamento quando este é ligado.
20) Verifique se ao esforçar o motor depois de quente ele borbulha água no reservatório de expansão.... "

Lembre que determinados problemas não devem ser impeditivos de realizar negócio pois trata-se de um carro com 14 anos, o "defeito" deve ser mostrado e negociado com o vendedor, o melhor é você descontar do preço do carro e fazer em seu mecânico de confiança para começar a ter o histórico de manutenções que realiza.