PDA

Ver Versão Completa : viajem longa com f1000



brasilino
07/04/2015, 18:39
Ola turma, sou novo aqui no forum e, comprei a um mês uma f1000 82 mwm229, estou querendo fazer uma viajem de mais ou menos 8000km pelo sul do Brasil passando pelo Uruguai, argentina e Paraguai, este é meu primeiro carro a diesel, gostaria da opinião de vcs quanto eu usar ela para essa viajem.

Um grande abraço.

Brasilino.

rfdex
07/04/2015, 19:44
Excelente escolha!

Mirão
07/04/2015, 20:08
brasilino, uma efe devidamente revisada te leva aonde você quiser, diga se há algum problema, aí o pessoal do fórum te orienta com certeza. De qualquer modo, parabéns, é um veículo excelente.

brasilino
07/04/2015, 20:21
Aparentemente a mecânica não apresenta problemas fiz uma viajem de 600km semana passada, e foi bem tranquila. Notei que ela solta um pouco de fumaça preta a mais em relação ao carros mais novos. Ela é de cabine dupla, estou reformando todo o estofado e parte interna. Estou adorando o carro.

Mirão
07/04/2015, 20:40
A fumaça "preta" é normal em caminhonetes desse ano, soltam mesmo e são carros muito resistentes, raça forte, pau pra toda obra, não deixa o dono no meio do caminho não e as manutenções são bem em conta para um veículo diesel, também, os 229 estão entre os melhores motores de caminhonete do país, se é que já não foi considerado o melhor produzido. Perigoso é quando a fumaça é branco-azulada e o nível do óleo baixa constantemente. Posta as fotos da viatura pra gente ver, e veja os tópicos do edintruder, ele entende muito.

leoss
08/04/2015, 07:45
Ola turma, sou novo aqui no forum e, comprei a um mês uma f1000 82 mwm229, estou querendo fazer uma viajem de mais ou menos 8000km pelo sul do Brasil passando pelo Uruguai, argentina e Paraguai, este é meu primeiro carro a diesel, gostaria da opinião de vcs quanto eu usar ela para essa viajem.

Um grande abraço.

Brasilino.






Olá, a F1000 é uma baita caminhonete, e com certeza ela roda muito mais que isso sem dar problemas.
Eu tenho uma 229 1989 cabine dupla engerauto 3 anos 100 mil KM rodados e só troca de óleo filtros..
As dicas que eu poderia te dar são, verifique o estado geral do motor se está soprando ou baixando óleo, verifique a água se está muito suja e/ou baixando água, os rolamentos de roda e a cruzeta que pode causar (se estiver em mau estado) vibrações.
Agora coloque 4 pneus novos, se os seus tiverem meia vida ou menos, pois dependendo do lugar que passares tem muitas estradas de terra que pode cortar os pneus facilmente, alinhamento, balanceamento, troca de óleos (cambio, diferencial, motor) tem que ser feita antes de partir.
No mais pesquise muito seu roteiro antes de partir, para conhecer os lugares, valores, melhores pousadas etc...
Tem muitos amigos aqui do fórum que já foram e deixaram os relatos aqui bem detalhados.
Sua F1000 é cabinada por qual empresa? ...
È turbo?
Ah e uma dica! Se for trocar os pneus coloque os BF ‘’31’’ coloquei na minha e ficou sensacional, nunca mais troco de marca......

duardobruno
08/04/2015, 08:43
F1000 é tudo de bom. Vai programando manutenções, como estou fazendo, a cada 8 ou 10 meses, paro e faço um revisão grande em algumas coisas. A minha NUNCA me deixou na mão. F1000 merece mesmo estar entre os clássicos nacionais, pq o primeiro requisito é não ter ano. Todos os anos da F1000 foram bons. Então mesmo sendo 82 ou 98, o que manda é manutenção em dia. E eu, particularmente, acho a melhor escolha para viajar pela América do Sul. Seja bem-vindo.

leoss
08/04/2015, 08:51
F1000 é tudo de bom. Vai programando manutenções, como estou fazendo, a cada 8 ou 10 meses, paro e faço um revisão grande em algumas coisas. A minha NUNCA me deixou na mão. F1000 merece mesmo estar entre os clássicos nacionais, pq o primeiro requisito é não ter ano. Todos os anos da F1000 foram bons. Então mesmo sendo 82 ou 98, o que manda é manutenção em dia. E eu, particularmente, acho a melhor escolha para viajar pela América do Sul. Seja bem-vindo.


Voçê sempre cuidou bem das manutenções desde a Ranger acompanho seus posts e a Ranger era tratada finamente, bela pick-up logo mais comprarei uma daquele mesmo modelo que você tinha, pois a F1000 é sociedade minha e do meu velho

duardobruno
08/04/2015, 09:12
Voçê sempre cuidou bem das manutenções desde a Ranger acompanho seus posts e a Ranger era tratada finamente, bela pick-up logo mais comprarei uma daquele mesmo modelo que você tinha, pois a F1000 é sociedade minha e do meu velho

É isso aí! A ranger não é rústica como a F1000, é diferente, mas se bem cuidada, é excelente na estrada e no off road tb.

brasilino
08/04/2015, 10:38
Estou reformando ela por dentro. apareceu uns podres no no fundo e na adaptação da cabine, fora isso acho que esta tudo bem.. logo que acabar vou levar ao mecânico para fazer uma revisão.

brasilino
08/04/2015, 10:42
Ai vai uma foto da f1000 apelidado de caminhão pelo meu filho..

drosssor51
08/04/2015, 11:21
basilino.. parabéns pela picape... é um excelente carro. Temos que lembrar somente que ela tem certa idade. portanto para fazer uma viagem longa, ela precisa ser revisada...
De resto ...vai que vai... não é um carro que deixa na mão.

brasilino
08/04/2015, 13:15
Vlw gente pelas dicas.. Vou ajeitando ela aos poucos.. estou programando a viajem para o inicio do ano que vem.

duardobruno
08/04/2015, 13:40
Ai vai uma foto da f1000 apelidado de caminhão pelo meu filho..

Beleza de bichona!!! Então, se já estiver mexendo nos podres da lata, beleza. Mas o legal mesmo é ir começando assim: se não houver sons estranhos do motor ou suspensão, comece pela parte elétrica. Bateria nova e geral no motor de partida e alternador. São pontos importantes pra quem anda de F1000 (principalmente com 33 anos como a sua) . Afinal, a última coisa que vc quer é empurrar esse mamute. Daí parte pra troca de óleos e filtros, inclusive troca todo o óleo da caixa de marcha, direção hidráulica, fluído de freios e diferencial. A minha, qdo abri o diferencial, tinha uma espécie lama lá dentro. Ou seja, muitos anos sem trocar o óleo do diferencial. Mas tava em perfeitas condições. Tb é importante troca dos discos de freio (são baratos, compensa), pastilhas de freio (50 reais) e lonas de freio, que geralmente estão desgastadas em carros antigos. Pneus novos!!! Depois leva no mecânico, de confiança, e vai verificando motor e suspensão. Trocar a bomba d'água e de óleo, são coisas relativamente baratas e que evitam muita dor de cabeça. Aí sim, eu partiria pra PERFUMARIA. Arrumar lata, pintura, bancos em couro, som, rodas e etc. Abco.

Mirão
08/04/2015, 18:26
Brasilino, bela nave, viu como as dicas são perfeitas? parabéns, faça a revisão, sei que serás feliz com a sua enterprise.

Zé V8
09/04/2015, 21:04
Brasilino, bela aquisição, boa sorte e seja feliz com a f1000. Bom sou suspeito pra falar, mas eu comecei com minha Bala de Prata do mesmo jeito que estás fazendo e hoje passados seis anos, com dedicação, paciência e custo financeiro ela está praticamente pronta, se é que algum dia ficará. Quando a comprei fiz uma revisão básica de mecanica com troca de óleos, revisão de freios, suspensão e direção. O segundo passo foi a elétrica que foi revisada inteira, no que inclusive coloquei alternador mais moderno e potente prevendo a instalação de ar condicionado, som e faróis mais potentes. Depois ao longo do tempo fui fazendo as perfumarias. Vá em frente, vale a pena. Ford abraço.

duardobruno
10/04/2015, 19:54
Brasilino, se tiver na dúvida, curte aeee:

https://www.youtube.com/watch?v=Np7XwlUOdrM

Mirão
11/04/2015, 17:48
Essa foi boa!

Patryk Laube
12/04/2015, 18:13
Rapaaaaaaaazzz Tenho uma Fimil 86 desse mesmo estilo da sua, só que fiz a cabinagem dela na época na Empresa Laarte. Ficou Show. Tem as lanternas do astra na traseira. Estou reformando ela, so q dessa vez irei colocar a frente com 4 faróis, aquela quadrada... Ela Era do meu pai, ai ele vendeu para uma loja pegando um hilux. Tempos depois, exatamente 364 Dias depois, fui la e comprei ela da loja.. aos poucos estou mexendo nela.. Ja fiz um Body Liff na minha, aumentando em 11,5 cm na altura. Estou agora colocando o turbo nela. Vai Ficar Bom.. o próximo passo, se Deus Quiser, é mês que vem colocar ela pra fazer a Lanternagem mudando a frente pros 4 faróis. Falando sobre viagem: so com meu pai ela deve ter rodado uns 150 mil KM em prefeito estado.. Sempre viajamos de RS para MG pelo menos uma vez por ano. Não Troca Meu Carro Por Nada! kkkkkkk Abraços

Patryk Laube
12/04/2015, 18:14
Rapaaaaaaaazzz Tenho uma Fimil 86 desse mesmo estilo da sua, só que fiz a cabinagem dela na época na Empresa Laarte. Ficou Show. Tem as lanternas do astra na traseira. Estou reformando ela, so q dessa vez irei colocar a frente com 4 faróis, aquela quadrada... Ela Era do meu pai, ai ele vendeu para uma loja pegando um hilux. Tempos depois, exatamente 364 Dias depois, fui la e comprei ela da loja.. aos poucos estou mexendo nela..
Ja fiz um Body Liff na minha, aumentando em 11,5 cm na altura. Estou agora colocando o turbo nela. Vai Ficar Bom.. o próximo passo, se Deus Quiser, é mês que vem colocar ela pra fazer a Lanternagem mudando a frente pros 4 faróis.
Falando sobre viagem: so com meu pai ela deve ter rodado uns 150 mil KM em prefeito estado.. Sempre viajamos de RS para MG pelo menos uma vez por ano.

Não Troca minha viatura Por Nada! kkkkkkk Abraços

rfdex
13/04/2015, 14:49
Rapaaaaaaaazzz Tenho uma Fimil 86 desse mesmo estilo da sua, só que fiz a cabinagem dela na época na Empresa Laarte. Ficou Show. Tem as lanternas do astra na traseira. Estou reformando ela, so q dessa vez irei colocar a frente com 4 faróis, aquela quadrada... Ela Era do meu pai, ai ele vendeu para uma loja pegando um hilux. Tempos depois, exatamente 364 Dias depois, fui la e comprei ela da loja.. aos poucos estou mexendo nela..
Ja fiz um Body Liff na minha, aumentando em 11,5 cm na altura. Estou agora colocando o turbo nela. Vai Ficar Bom.. o próximo passo, se Deus Quiser, é mês que vem colocar ela pra fazer a Lanternagem mudando a frente pros 4 faróis.
Falando sobre viagem: so com meu pai ela deve ter rodado uns 150 mil KM em prefeito estado.. Sempre viajamos de RS para MG pelo menos uma vez por ano.

Não Troca minha viatura Por Nada! kkkkkkk Abraços

A frente da sua é com farol redondo?

Patryk Laube
13/04/2015, 19:18
Por enquanto ela esta assim:
498894
Mas Logo logo estará com essa frente:
498893

Vou mudar pq ja enjoei da frente da minha, e pq ela ta toda empenada por causa de uma batida q meu pai deu com ela na epoca. rsrsrs

rfdex
13/04/2015, 20:05
Tente achar a grade com farol redondo das antigas F100. Fica muito estiloso!!!

Mirão
13/04/2015, 21:17
Cara, até hoje gosto da fimil com faróis redondos, considero clássicas demais, bonitas mesmo, tinha vontade de ter uma V8 gasolina azul e branca, concordo com rfedex, pense naquela frente antiga, super estilosa nesse vermelho metálico.

Patryk Laube
14/04/2015, 09:21
Valeu Galera . Obrigado pela opinião. Nao tinha pensado nessa frente ainda... vou ficar prestando atenção em toda f100 que passar por mim agora.. rsrsrsrs

Estou com um turbo Garrett turbina .50 e compressor .60, sera que ela cabe no meu motor mwm d-229?

Obrigado turma

Mirão
14/04/2015, 17:33
É a frente americana, bem mais bonita que os faróis quadradinhos, que parecem faróis de milha adaptados em uma grade que também não acho tão bonita. Sua turbina corresponde ao motor, resta saber se o coletor é o adequado a ela.

Patryk Laube
15/04/2015, 12:23
Fui Em um mecânico de confiança. ele me falou q da sim, so q vou ter que voltar com o silencioso e abrir bem a bomba..

o rapaz que vai me vender o kit disse que o coletor da na turbina.. Vou mandar vim e começar a montar.. rsrsr depois que estiver montado vou levar la no mecânico para ele fazer os ajustes na bomba e etc.. rsrsrs To mais ansioso em colocar esse turbo do que mexer na lataria dela... kkkkkkk

Alias, é bem bonita a 67 americana.. so q por agora fica puxado pra mim.. é um caso a se pensar no futuro.. so a grade é 3000,00 rsrsrs 499030 x 499031

Mirão
15/04/2015, 16:39
Verdade Patryck, customizar uma caminhonete fica muito caro, mas você pega prazer pela coisa até por que não são carros comuns, vá com calma que você chega lá.

Patryk Laube
15/04/2015, 17:22
Ja fiz um jeep do zero. ficou muito Bom.. Agora to nessa empreitada.. rsrsrs Gosto desse carro pelo estilo dele.. muito bom..

Troller-a-vista
15/04/2015, 17:53
frente 4 farois é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitooo melhor que a redondinha.... ate apanhando e cego vou continuar dizendo isso auehaueh

Mirão
16/04/2015, 00:02
http://pr.olx.com.br/regiao-de-curitiba-e-paranagua/veiculos/carros/f1000-super-serie-1984-diesel-77820223?last=1&em=1, olha aí Troller, considero bem mais bonita a de faróis redondos, acontece que a foto acima postada não condiz com a realidade quando vemos pessoalmente a de quatro faróis .

leoss
16/04/2015, 06:39
Grande patrick sorte na empreitadae conte sempre com a ajuda do fórum! !!
cara opinião é muito pessoal, e sou suspeito a falar, já que tenho uma 4 faróis 1989. Mas acho sim a F com faróis redondos bonitas, mas acho que fica legal se for um projeto de restauração, pra fazer placa preta toda original, um carro só pra encontros e alguns passeios.
se for um carro pro dia a dia, viagens, ir ao trabalho, férias com a familia enfim carro se uso diário, a 4 farois fica muito melhor "orna" (no interior quer dizer combina) muito mais. Como disse tenho uma e adoro minha F, jamais trocaria a frente dela por uma de faróis redondos, prefiro comprar uma desse modelo restaurar e deixar pra encontros e pequenos passeios...mas opinião é muito pessoal, e independente de sua escolha estaremos dispostos a ajudar Abraços

Troller-a-vista
16/04/2015, 08:46
tive um vizinho com uma f1000 redondinha dessas mesma cor etc... feio d++

Edintruder
16/04/2015, 09:04
http://pr.olx.com.br/regiao-de-curitiba-e-paranagua/veiculos/carros/f1000-super-serie-1984-diesel-77820223?last=1&em=1, olha aí Troller, considero bem mais bonita a de faróis redondos, acontece que a foto acima postada não condiz com a realidade quando vemos pessoalmente a de quatro faróis .

X2! O estilo com faróis redondos é muito melhor para combinar com um perfil baixo e mantém o visual retrô. A frente 4 faróis é muito "meio termo".

Algum dia arrumarei uma F100 dessas 2.3 ohc para deixar guardada. Em estilo e beleza, acho que bate qualquer f1000.

Patryk Laube
16/04/2015, 09:07
Iai Galera do forum.. Estou negociando com um rapaz qui na net, um kit turbo pra minha fimil.. rsrsrs esse mês ainda turbino ela.. kkkk agora a tarde vou ir buscar um 4mil que meu pai comprou pra reformar.. ele comprou uma cabine meia vida tb. Isso quer dizer que eu vou ficar com o capo, para lama, etc dela.. kkkkkk ai mês que vem começo a reforma.. Vou precisar de ajuda de vcs sim.. Ford Abraços a todos

Edintruder
16/04/2015, 09:59
Brasilino,
Antes de pegar estrada com a F1000, basta revisar folgas dos rolamentos dianteiros, folgas e engraxamento das cruzetas, nível e estado do óleo da caixa e diferencial e ajuste dos freios.
Não tem muito o que dar problemas. O que estiver de anormal nessa revisão simples é suficiente para achar qualquer item que possa dar problemas durante a viagem.

O 229 é fantástico pois é a última coisa que pode encrencar na F1000.

Patryk, acho o estilo retrô muito legal, até porque hoje está na moda e acaba por valorizar muito o carro.

Pneus de perfil baixo e tala larga, faróis redondos, lanternas traseiras monocromáticas, na frente só a grade cromada, retrovisores pequenos estilo Maverick, laterais e traseira lisas sem nenhum frizo, faixa ou adesivo.

Fica muito show, sem dizer que essa cor da tua F1000 tem uma baita presença quando polida.

Edintruder
16/04/2015, 10:20
Brasilino, me passou outro detalhe, eu saí de uma Ranger 2001 CD 4x4 minha desde semi-nova e peguei a minha atual F1000, que estava 4x2 na época e era ferramenta de trabalho no interior do RS. Peguei sem medo e sem arrependimentos. O Caveirão também está substituindo uma Ranger CD 4x4.

Creio que se pegares uma Ranger, em pouco tempo estarás buscando uma F1000 só para ti.
O maior problema de uma Ranger é que ela não suporta nem perto o que uma F1000 resiste, e a manutenção dessas picapes médias é bem mais cara e complexa, o que torna um veículo relativamente caro se comparar com a F1000. Eu gostei e ainda gosto muito da Ranger. Teria outra sem medo, porém não largo a F1000 por nenhuma Ranger. Acho que compensa mais buscares direto uma F1000 do que passar pela Ranger e depois migrar para uma F1000, pois com certeza isso ocorrerá.

Patryk Laube
16/04/2015, 11:30
Essas Imagens eu peguei da internet Amigo Edintruder. Mas é essa cor que quero colocar na minha msm.. acho ela bem legal pra esse tipo de carro.. Ela polida fica lindo!! rsrsrs

Mirão
16/04/2015, 12:48
Pessoal, gosto é gosto, ainda considero a quatro faróis com aparência de adaptação, não sei se existe esse modelo nos States, algumas Bronco tem os faróis quadrados mas não parecem milhas acopladas em uma grade, acho que aquilo aconteceu só no Lisarb, ainda bem que vieram as novas frentes Argentinas, quanto as mais antigas, o interior tem relógios redondinhos como os faróis, combinam, a ford quadradou os faróis como mudança de modelo e não pegou bem. Tanto que as fabricas de cabinagem, em sua maioria, foram mudando a frente para dar um ar moderno ao modelo antigo, quase que a ford coloca oito milhas naquela grade, ia matar uma caminhonete clássica e das mais belas já produzidas, queria eu, possuir uma V-Oitão com todas as redondezas dos faróis só para encontros de fordeiros e dar um rolé curtindo o pessoal torcendo pescoço ao passar.