Ver Versão Completa : Quebrou transmissão
atosdois
07/04/2015, 16:02
Caros colegas. Tenho uma Grand Cherokee Limited 2002/2002. Hoje a transmissão caiu no chao, pois a cruzeta trazeira da mesma quebrou. Precisarei trocar não apenas a cruzeta trazeira, mas a peça onde ela encaixa (aquela que tem umas braçadeiras e parafausos). Um mecanico meio desinteressado disse que o nome desta peça onde une a cruzeta ao diferencial (esta que procuro) chamaria-se Flange do Diferencial...
Procurei por este nome na internet e não vi nada. Vocês poderiam me sugerir o nome exato da mesma, e onde eu poderia procurar pra comprar pela internet de forma segura?
Estou novo no Forum, sou novo no Jeep também!
Obrigado pela atenção
Ricardo Ribeiro
rogerio_zx
07/04/2015, 16:46
Alexandre 21-998167450
ele tem uma oficina em Teresópolis e só meche com pickup, jeep e tal.
boa sorte.
atosdois
07/04/2015, 19:53
Rapaz, a cruzeta estava com "probleminha" e eu fui la semana passada, e eles disseram que era o diferencial bichado.... que nao tinha jeito. Daí andei mais uma semana com o carro, e o probleminha da cruzeta que podia ter sido resolvido naquele dia destruiu a peça na qual ele estava conectado, pois ele estava comido. Agora sim tenho um problemão.
Eles são gente boa, mas parecem nao ter boa vontade com JIPE, o que me ocasionou um pepinão.
Fui lá hoje. Eles mesmos disseram que eu tenho que me virar na peça, nem souberam direito o nome pra me dar...
Moro ao lado da Pick UP
Pablo.pinto2007
08/04/2015, 11:37
Rapaz, a cruzeta estava com "probleminha" e eu fui la semana passada, e eles disseram que era o diferencial bichado.... que nao tinha jeito. Daí andei mais uma semana com o carro, e o probleminha da cruzeta que podia ter sido resolvido naquele dia destruiu a peça na qual ele estava conectado, pois ele estava comido. Agora sim tenho um problemão.
Eles são gente boa, mas parecem nao ter boa vontade com JIPE, o que me ocasionou um pepinão.
Fui lá hoje. Eles mesmos disseram que eu tenho que me virar na peça, nem souberam direito o nome pra me dar...
Moro ao lado da Pick UP
Procure por yoque... pelo menos é assim em inglês, yoke (eu acho)...
Abraço!
Tem que prestar atenção ao fresado e "cama" do retentor, caso ache um nacional para substituição, o fresado tem que bater, a cama do retentor também (embora seja substituível por outro) e o tamanho dos olhais também... as cruzetas da cheroka se não me engano são as mesmas da linha F-1000, maverick, willys, frontier... dentre outras pesquisas que não fiz...
Pablo
atosdois
08/04/2015, 14:57
Rapaz, este seu comentário sobre YOKY me ajudou muito pois consegui realmente ver a peça em sites do exterior. Agora o desafio é compreender como chamam ela aqui no Brasil para facilitar minha pesquisa. Obrigado, se souber algo, agradeço.
Ricardo
MARCELOLUCHESI
08/04/2015, 15:57
Tire umas fotos da peça poste Aqui! Eu acho que pode ser luva de cardã, cardã, ou junta CV, Olhal do cardã onde é colocado a cruzeta e etc.... Se for isso é fácil de consertar e Acha aqui no brasil facilmente. Mande a foto
atosdois
08/04/2015, 18:40
Tire umas fotos da peça poste Aqui! Eu acho que pode ser luva de cardã, cardã, ou junta CV, Olhal do cardã onde é colocado a cruzeta e etc.... Se for isso é fácil de consertar e Acha aqui no brasil facilmente. Mande a foto
Marcelo, abaixo a foto da peça quebrada....
498432
E abaixo a cruzeta na qual devo trocar também...
498435
MARCELOLUCHESI
09/04/2015, 08:38
Ai só quedrou a Cruzeta do cardã traseiro, em qualquer auto peça você consegue, leva essa peça junto, mas se não me engano é a mesma cruzeta do Jeep Willys/F75. deve custar uns 60 Reais no máximo. Talves você precise de 1 grampo de cruzeta para fixar na parte que vai para o diferencial, caso tenha entortado o grampo, não consegui ver direito na primeira foto. Um ta perfeito o copinho da cruzeta continua preso nele, o outro nao consegui ver direito. Mas vamos dizer que você nao ache esse grampo fácil, somente o grampo de cruzeta para o Willys que é em formato de (U), e é apertado por traz da luva, ai você troca também a Luva do cardã traseiroou melhor Luva que vai no pinhão do diferencial traseiro por uma de willys que também deve servir. mais uns 60-70 Reais.
atosdois
09/04/2015, 09:33
Concordo Marcelo. O cara da Só Pickup aqui de Teresopolis deu uma breve olhada, sem sequer levantar o carro no elevador, e condenou todo o Yoke, o que eu achei estranho. COmo você pode ver na foto, o Yoke parece que está inteiro, ao meu humilde ver parece que devo trocar apenas a cruzeta e a braçadeira do Yoke.... Obrigado pela dica...
MARCELOLUCHESI
09/04/2015, 10:01
Na foto não dá para ver direito se esmagou o olhal no cardã.Parece que não acho que só marcou. Mas se tivesse estragado, você levar numa mecanica especializada em cardãs, eles cortam e trocam o Olhal Ou seja eles refeazem a parte de tras do cardã. mas pelo que parece só marcou. No lado do eixo (diferencial, você tem que ver se estragou a luva que vai encaixada no pinhão, se estragou troque a luva também. isso é serviço rápido e facil de fazer. A cruzeta é certo que você tem que trocar. Faça o seguinte procure no Google alguma mecanica que trabalhe com cardãs na sua cidade ou Região, se for o caso é claro. MAs acho que uma mecanica boa de camionetes/ caminhão resolve para vocÊ
Isso aí chama luva de cardam...
atosdois
09/04/2015, 21:21
Já tenho informações suficientes para começar a jornada. Vou atrás do preju, e volto a dizer no que deu aqui; obrigado a todos!
Amigo 'isso aqui que vc precisa?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-635679743-eixo-cardan-cherokee-550-reais-a-base-de-troca-_JM
atosdois
13/04/2015, 18:34
Amigos, procurei em muitos ferros velhos para encontrar esta peça, que alguns chamam de Yoki, outros de Luva da Cruzeta trazeira da transmissão, ou de Flange do diferencial...
A QUESTÃO É QUE NÃO ACHEI.. então algumas pessoas disseram que se eu levar em um torneiro, ele consegue consertar a peça. De acordo com as fotos acima, vocês acham que seria uma manobra indicada?
Aguardo..
Não sei se para CG é igual ao Sport, mas se for e se precisar trocar o yoke, aquela peça presa no eixo do pinhão por uma grande porca na primeira foto, vai necessitar a troca da luva compressível e aquela porca.
A luva compressível (“collapsible spacer” ou “crush sleeve”, não sei o nome exato em português) que fica entre os dois rolamentos do pinhão dá a pressão correta aplicada neles. É uma peça barata mas não pode ser reaproveitada, daí dá bastante trabalho porque tem que tirar o diferencial fora e desmontar o pinhão para trocar ela. Se não trocar, a pressão aplicada nos rolamentos não estará correta e eles vão provavelmente estragar em breve. Vai também precisa trocar os dois grampos (por novos) junto com os quatro parafusos, aqueles que seguram a cruzeta no yoke, colocando Loctite 242 neles. Só meus dois centavos.
Você tem que checar no manual de manutenção se o esquema de montagem é o mesmo que no diferencial do Sport.
Alias, não entendo: o eixo cardã caiu no chão e andou mais uma semana assim, o que estragou mais o yoke? Explica como fez por favor.
MARCELOLUCHESI
14/04/2015, 09:09
Eu estava olhando as fotos novamente e confesso que não consigo enxergar a Luva quebrada. Mande mais fotos, pois ao meu ver, quebrou somente a cruzeta.
atosdois
14/04/2015, 10:01
Amigos, não achei a peça! (chamam de luva do cardan, terminal yorke, flange do diferencial trazeiro, etc...)
Me disseram que se eu levar em um bom torneiro, ele consegue recuperar a peça....
O que podem me dizer?
Ricardo
Walter da Camper
14/04/2015, 10:37
Atosdois, procure uma empresa especializada em cardans. Elas trabalham desde pickup até caminhões e costumam ter solução para quase tudo.
Tuna, luva de cardam não seria aquele estriado interno, por onde corre a espiga? Parece que em cada região do Brasil usam um nome diferente para determinadas peças.
Amigos de Teresópolis e do RJ vamos indicar um bom mecânico para o Atosdois ai que parece coisa simples.....
atosdois
14/04/2015, 13:39
Marcelo, eu também achei que prejudicou pouco a luva, mas comeu um pouco, e quem olha diz que "vai acabar quebrando". Francamente eu acho que tem muito exageiro nisso. Achei uma empresa que disse que deixa tudo novo pra mim, e vai custar quase 1000 reais (incluindo alinhamento do cardan) - Trata-se da FILIAL DE CAMPOS de http://www.grupocardan.com.br/
Alguém me disse que eu poderia andar só com a tração dianteira enquatno não resolvo isso, apesar do carro parecer bem mais pesado. Indicam?
georgevalle
15/04/2015, 08:16
Ricardo só agora li o seu tópico, na minha opinião você deve primeiro trocar a cruzeta e montar o cardã sem mexer nele, no meu ver pelas fotos que você postou a única peça que vai precisar trocar é o grampo da cruzeta que na foto não aparece mas provavelmente rasgou o furo de fixação pois o parafuso que a segurava ainda está na flange (que também vai precisar trocar), primeiro passo compre uma cruzeta, retire do cardã o que restou da antiga, acredito que tem aqui no fórum algum passo a passo para isso, ou vai em uma oficina mecânica qualquer mas que o pessoal tenha boa vontade, troca de cruzeta é corriqueiro qualquer mecânico faz isso com uma mão amarrada nas costas.... com a cruzeta nova coloque ela na luva do cardã ela deve encaixar justa sem folga, não precisa colocar os grampos é apenas para conferir a integridade da luva se a cruzeta entrar justa e não tiver folga alguma não precisa trocar a luva do diferencial que aliás como já falaram tem uma regulagem crítica no aperto dos rolamentos, por último monte a cruzeta no cardã e instale no carro, já compre duas cruzetas pois se uma quebrou a outra também deve estar no "bico do corvo" também e o maior trabalho é justamente tirar do carro (como se fosse difícil nas cherokas), se precisar posso procurar aqui em Curitiba este grampo, é possível que tenha em casa, se quiser que providencie o grampo pode pedir o meu e-mail tendo em vista que não tem post para MP.
PS. o valor que te pediram pelo cardã é um verdadeiro roubo, em novembro fiz o da minha camionete, que é dividido em dois foi trocado rolamento central, luva do diferencial, espiga e luva central e as 4 cruzetas gastei em torno de R$ 800,00 alinhado e balanceado em Curitiba, veja que por este valor quase vale a pena mandar o cardã para cá por transportadora e isso que estamos muito longe, dê mais uma pesquisada ai na tua região, procure uma oficina especializada em caminhões e com certeza irão te indicar uma empresa especializada em cardã aí por perto.
atosdois
15/04/2015, 09:27
Georgevalle, já li. Vou seguir suas orientações. Obrigado.
Ricarod
Atosdois, procure uma empresa especializada em cardans. Elas trabalham desde pickup até caminhões e costumam ter solução para quase tudo.
Tuna, luva de cardam não seria aquele estriado interno, por onde corre a espiga? Parece que em cada região do Brasil usam um nome diferente para determinadas peças.
Walter está correto!
não é luva de cardan... é luva de diferencial ou yoke ou flange de diferencial...
[]'s