PDA

Ver Versão Completa : Folga na coluna de direção - Explorer/Ranger

Múcio Luiz
02/04/2015, 07:45
Olá pessoal!

Minha Explorer ficou no estaleiro fazendo a caixa de direção e depois de montada, a folga que havia na coluna, que era mínima, passou a ser maior. Os caras da oficina que retificaram a caixa disseram que tem que trocar a coluna inteira. Tendo em vista que a manutenção da caixa foi feita em uma oficina especializada em DH, gostaria de saber se procede esta informação ou se é possível a manutenção da coluna. Seria uma bucha, rolamento o meu problema? Segue vídeo abaixo que mostra onde é a folga.

https://www.youtube.com/watch?v=RlQr8FFWLqo&feature=youtu.be

Obrigado.

[]s!

zanottao
02/04/2015, 16:52
Olá pessoal!

Minha Explorer ficou no estaleiro fazendo a caixa de direção e depois de montada, a folga que havia na coluna, que era mínima, passou a ser maior. Os caras da oficina que retificaram a caixa disseram que tem que trocar a coluna inteira. Tendo em vista que a manutenção da caixa foi feita em uma oficina especializada em DH, gostaria de saber se procede esta informação ou se é possível a manutenção da coluna. Seria uma bucha, rolamento o meu problema? Segue vídeo abaixo que mostra onde é a folga.

https://www.youtube.com/watch?v=RlQr8FFWLqo&feature=youtu.be

Obrigado.

[]s!
A minha teve essa folga tb, não teve cristo q arruma se, ai fui no desmanche comprei a da ranger, seve mais a parte de cima onde encaixa a coluna no parafuso perto da parede do painel a da explo e um pouco mais, grossa ai tem que abrir as laterais da barra nova para encaixar ela no meio , mais fica certinha perfeita

Múcio Luiz
04/04/2015, 19:46
Pô zanottao, teve que trocar a coluna inteira mesmo?

Será que ninguém consegue arrumar?

Teve que ficar então com duas chaves ou deu pra aproveitar o miolo original?

[]s!

zanottao
05/04/2015, 00:09
Pô zanottao, teve que trocar a coluna inteira mesmo?

Será que ninguém consegue arrumar?

Teve que ficar então com duas chaves ou deu pra aproveitar o miolo original?

[]s!

Mucio não precisa trocar ate o volante não, olhando sua barra ela tem um parafuso na parte de cima, não tem ? então solta se esse parafuso e solta a da caixa saiu a barra, ai fica a outra barra onde esta ligado o volante, olha rodei muito para poder achar alguem para arrumar embuchar ou sei la o milagre a ser feito, então fui comprei a da ranger coloquei e ficou certinha, so fazendo aquela adaptação que te falei

Ford Danger V6
06/04/2015, 15:47
Boa tarde pessoal
Quando piloto na estrada, tenho que ficar dobrando a direção um pouco para a direita outro pouco para a esquerda para seguir em linha reta.
É pouca coisa, mas é nítido que a pick up não está segura na pista.
Troquei a barra de direção que liga o braço ptiman mas o problema persiste.
No próximo feriadão estou planejando desmontar eixo dianteiro, suspensão dianteira, coluna da direção, caixa de D.H. e verificar se enxergo alguma anomalia.
Tutoriais seriam muito bem vindos!!!

zanottao
08/04/2015, 11:47
Boa tarde pessoal
Quando piloto na estrada, tenho que ficar dobrando a direção um pouco para a direita outro pouco para a esquerda para seguir em linha reta.
É pouca coisa, mas é nítido que a pick up não está segura na pista.
Troquei a barra de direção que liga o braço ptiman mas o problema persiste.
No próximo feriadão estou planejando desmontar eixo dianteiro, suspensão dianteira, coluna da direção, caixa de D.H. e verificar se enxergo alguma anomalia.
Tutoriais seriam muito bem vindos!!!

Ford blz, eu acho q ta com folga na sua caixa de direção, que ano e sua viatura ?

Ford Danger V6
12/04/2015, 17:06
Blz Zanottao!
A gringa é 95 stx.

Múcio Luiz
16/04/2015, 12:05
Mucio não precisa trocar ate o volante não, olhando sua barra ela tem um parafuso na parte de cima, não tem ? então solta se esse parafuso e solta a da caixa saiu a barra, ai fica a outra barra onde esta ligado o volante, olha rodei muito para poder achar alguem para arrumar embuchar ou sei la o milagre a ser feito, então fui comprei a da ranger coloquei e ficou certinha, so fazendo aquela adaptação que te falei

Exatamente! Preciso arrumar uma dessas ou ao menos a da Ranger e adaptar cf vc falou Zanottao:

499130499131

Aliás, o da Ranger é com cruzetas, certo?

[]s!

zanottao
16/04/2015, 13:23
Exatamente! Preciso arrumar uma dessas ou ao menos a da Ranger e adaptar cf vc falou Zanottao:

499130499131

Aliás, o da Ranger é com cruzetas, certo?

[]s!

Mucio exatamente, e onde quebrou a minha e não tinha ninguem que a arrumasse, ai a solução foi a da ranger mas se vc olhar a parte de cima onde encaixa o volante, onde tem aquele parafuso, o da ranger e menor ai vc tera q abrir um pouco as laterais para encaixa lo

Ford Danger V6
17/04/2015, 08:37
Bom dia pessoal
Na verdade o sintoma que percebo é o seguinte.
A direção tem uma pequena folga.
Não necessariamente nesta ordem, mas quando estou andando em linha reta, posso dobrar 1cm para a direita e ela continua em linha reta. Após fazer uma curva para a direita e voltar o volante para andar em linha reta, posso novamente dobrar 1cm para a direita e ela continua em linha reta.
Após andar uns 50m ou 100m, (vai depender da inclinação da pista), percebo que a folga de 1cm pode variar para o lado esquerdo da direção.

zanottao
17/04/2015, 12:53
Bom dia pessoal
Na verdade o sintoma que percebo é o seguinte.
A direção tem uma pequena folga.
Não necessariamente nesta ordem, mas quando estou andando em linha reta, posso dobrar 1cm para a direita e ela continua em linha reta. Após fazer uma curva para a direita e voltar o volante para andar em linha reta, posso novamente dobrar 1cm para a direita e ela continua em linha reta.
Após andar uns 50m ou 100m, (vai depender da inclinação da pista), percebo que a folga de 1cm pode variar para o lado esquerdo da direção.

Ford danger, e sua caixa mesmo q ta com folga no setor ou no sem fim, ela e mais facil de mexer de arrumar e por consequência mais barata q a minha.

marco intheshadow
11/05/2015, 20:55
Ford dangerba minha explorer esta com o mesmo problema...conseguiu arrumar a sua? Não consegui ver onde VC falou que quebrou a sua. A minha tbm esta com bastante folga mas não vida nada quebrado, estava meio travaada, vou lavar engraxar , colocar as coifas novas e montar assim mesmo

adryano damasceno
26/01/2016, 06:33
Senhores...
Estou com uma folga grande na minha STX e alem da folga sinto algo trepidando dentro do painel e sinto tbem trepidar do volante.

Fui em uma oficina especializada e disseram que a folga era na caixa... mais precisamente no "sem fim"entao fizeram a retifica da peça e instalaram novamente.
Peguei o carro e agora parece que piorou... direção esta mais dura e a folga continua. O mecânico disse que era na coluna. O carro está péssimo para dirigir.
Qndo pego na coluna ela balança e esta com uma folga, seria isso meu problema?

Alem da caixa e da coluna que fica na parte do motor existe algum outro setor que possa estar causando essa folga no volante e o barulho de trepidação?

Múcio Luiz
26/01/2016, 09:56
Senhores...
Estou com uma folga grande na minha STX e alem da folga sinto algo trepidando dentro do painel e sinto tbem trepidar do volante.

Fui em uma oficina especializada e disseram que a folga era na caixa... mais precisamente no "sem fim"entao fizeram a retifica da peça e instalaram novamente.
Peguei o carro e agora parece que piorou... direção esta mais dura e a folga continua. O mecânico disse que era na coluna. O carro está péssimo para dirigir.
Qndo pego na coluna ela balança e esta com uma folga, seria isso meu problema?

Alem da caixa e da coluna que fica na parte do motor existe algum outro setor que possa estar causando essa folga no volante e o barulho de trepidação?

Exatamente o que aconteceu comigo!

Demorei pra descobri que parte da coluna deveria trocar, e era a parte que se une à caixa. Troquei e está uma beleza, agora, justinho. É essa a peça:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715276351-eixo-inferior-da-coluna-de-direco-ranger-e-explorer-_JM

É cara, mas valeu cada centavo.

[]s!

adryano damasceno
28/01/2016, 12:35
Muito obrigado mucio...
Vou atras dessa peça...