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Ver Versão Completa : Pajero Dakar 2012 ou Pajero Full 2010. Qual comprar???



leoventura
02/04/2015, 03:31
Camaradas,

Estou com um sério dilema. A dúvida entre comprar uma Pajero Dakar ou uma Full, ambas a diesel, e 7 lugares.
Sei que a Full é mais carro, mas a diferença no valor de manutenção, seguro e desvalorização na revenda (em R$ e não em %) compensam? Existe dificuldade para obter peças de reposição na Full? O consumo é melhor em qual modelo?
Sei tb de alguns detalhes nas mudanças relevantes de alguns anos para os outros de cada modelo. Vou enumerar alguns e me completem se faltar outros.

Pajero Full

-Tinha um problema crônico no tanque de combustível. Resolvido a partir do modelo 2008
-A partir do modelo 2010 o motor passa de 165cv para 200cv


Pajero Dakar

-A partir do modelo 2012 passa a ter fabricação nacional, antes importado da Tailândia. Perdeu alguns itens como computador de bordo e relógio no painel. Assim como alguns falam sobre a qualidade das peças de acabamento, que no modelo nacional passou a serem piores.
-A partir do modelo 2013 o câmbio automático passa a ter 5 marchas, o mesmo da Pajero Full. Antes tinha 4.


Podemos tb usar este tópico para dirimir dúvidas a respeito das diferenças entre os modelos, bem como apontar suas características.

De antemão, agradeço a colaboração de todos.
Abs.

Wagner Tavares
26/04/2015, 16:37
Bom tópico. Acompanhando. Tenho triton diesel 11/12 e se nao trocar por outra nova, as opcoes tambem seriam a full ou a dakar.

alienista
02/03/2016, 13:43
Pessoal, tenho uma dakar 13 e tenho um grande amigo que tem uma Full 2011. Tive oportunidade de dirigir a Full várias vezes e sinceramente achei outro carro, principalmente na questão estabilidade e conforto. Assim... achei tão melhor mesmo que toda vez que vou viajar com a dakar lembro da Full e fico triste! Hehehe. Um terceiro amigo em comum tem uma triton e entende de mecânica, pelo menos é o que ele diz. Ele fala mal da mecânica da Full , referindo que é frágil sendo que ele
Mesmo já foi com o dono da Full resolver vários pequenos pepinos de motor e suspensão ela está com 110.000. Eu não entendo de mecânica, mas o relato dele e a maior desvalorização da Full me fizeram seguir com a dakar, mesmo tendo vontade de no futuro ter uma Full. Mas estou querendo que colegas entendidos possam opinar. Abraços.

enasor
02/03/2016, 14:41
Pessoal, tenho uma dakar 13 e tenho um grande amigo que tem uma Full 2011. Tive oportunidade de dirigir a Full várias vezes e sinceramente achei outro carro, principalmente na questão estabilidade e conforto. Assim... achei tão melhor mesmo que toda vez que vou viajar com a dakar lembro da Full e fico triste! Hehehe. Um terceiro amigo em comum tem uma triton e entende de mecânica, pelo menos é o que ele diz. Ele fala mal da mecânica da Full , referindo que é frágil sendo que ele
Mesmo já foi com o dono da Full resolver vários pequenos pepinos de motor e suspensão ela está com 110.000. Eu não entendo de mecânica, mas o relato dele e a maior desvalorização da Full me fizeram seguir com a dakar, mesmo tendo vontade de no futuro ter uma Full. Mas estou querendo que colegas entendidos possam opinar. Abraços.

Prezado amigo Alienista ...

A Dakar é mais bonita que a Full ... se tivesse a tecnologia embarcada da Full, eu não pensaria duas vezes em tê-la na minha garagem ... porém, no meu ponto de vista, a Dakar é carente de algumas coisas importantes que tem na Full (computador de bordo, teto solar, controle de estabilidade e de tração, etc.) ... outra coisa importante que detectaram recentemente na Dakar, que vale a pena você, que é proprietário de uma, ficar ligado: Ela está apresentando problemas de travamento da direção em determinadas situações. Veja isso:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/95351-pajero-dakar-impressoes-comentarios-50.html#post2343644

Quanto ao Pajero Full, tenho a minha há aproximadamente 1 ano. É uma HPE Diesel, ano 2013/modelo 2014. Adquiri das mãos de uma senhora e já andei em torno de 13 mil kms com ela. Está, agora, com aproximadamente 51 mil kms e problemas mecânicos = zero. Apenas coloquei pneus novos e fiz as manutenções preventivas previstas no manual do proprietário a preço tabelado: Veja aqui:

http://www.mitsubishimotors.com.br/wps/portal/mit/servicos-e-beneficios/servicos-especializados/revisao-programada-mitsubishi

Em razão do exposto, se couber no seu orçamento, nem pense duas vezes ... vá de Full que não se arrependerás ... tudo que você, porventura, vier a gastar com ela, ou vier a perder por causa de depreciação, valerá a pena cada centavo ... é outro nível de carro ... na estrada, numa viagem, com sua família a bordo, é que você vai ver a grande diferença em termos de conforto, segurança e estabilidade ... estamos em época de chuva e, ultimamente, tenho feito umas viagens sob chuva, pegando estradas sinuosas e algumas descidas de serra ... nestas situações, se você quiser um ganho extra de estabilidade/segurança, basta colocar no 4x4 e, ainda com o controle de estabilidade e de tração também atuando, simplesmente parece que você está andando sobre trilhos ...

Forte abraço e boa sorte.

E.T.:

Posso afirmar para você: O Full não tem nada de frágil, não, viu???!!!! ... a propósito, repito aqui, as palavras que citei no tópico "Pajero Full - Comentários Gerais":

"A viatura em questão, tem pelo menos trinta anos de tradição no mundo 4x4, graças à competente associação de luxo, conforto e capacidade off-road, cuja robustez e tecnologia embarcada lhe proporcionou doze títulos de campeão do Rally Dakar, detalhe que colocou o Mitsubishi Pajero Full como o maior vencedor nesta competição reconhecida como uma das mais desafiadoras do mundo."

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-1.html#post2262610

enasor
02/03/2016, 16:12
Apenas complementando:

Meu caro Alienista ... Nos Fulls modelos 2007 para trás, a gente ouvia muita reclamação de problemas com bombas injetoras, por causas diversas (ferrugem e borras em tanques, combustível envelhecido, postos não adaptados aos novos combustíveis, desconhecimento de alguns proprietários quanto aos cuidados básicos elementares, maior índice de adulterações e fiscalização menos intensiva antes, etc, etc.) ... porém, quanto aos Fulls modelo 2008 para cá (sistema de injeção direta common rail), estes estão muito bem adaptados à nova realidade e a gente praticamente não vê falar de problemas ... posso lhe garantir que a grande maioria dos proprietários estão muito satisfeitos ... e aproveitando que você falou em depreciação, fica uma sugestão para reflexão: Hoje em dia, considerando o alto preço de veículos congêneres no mercado (muitos não tem a tecnologia embarcada compatível com o preço cobrado), talvez ainda valha a pena pensar na aquisição de um Full semi-novo (já bem depreciado), pois essa poderá ser uma boa alternativa em termos de custo x benefício ... Abs.

leoventura
03/03/2016, 07:49
Apenas complementando:

Meu caro Alienista ... Nos Fulls modelos 2007 para trás, a gente ouvia muita reclamação de problemas com bombas injetoras, por causas diversas (ferrugem e borras em tanques, combustível envelhecido, postos não adaptados aos novos combustíveis, desconhecimento de alguns proprietários quanto aos cuidados básicos elementares, maior índice de adulterações e fiscalização menos intensiva antes, etc, etc.) ... porém, quanto aos Fulls modelo 2008 para cá (sistema de injeção direta common rail), estes estão muito bem adaptados à nova realidade e a gente praticamente não vê falar de problemas ... posso lhe garantir que a grande maioria dos proprietários estão muito satisfeitos ... e aproveitando que você falou em depreciação, fica uma sugestão para reflexão: Hoje em dia, considerando o alto preço de veículos congêneres no mercado (muitos não tem a tecnologia embarcada compatível com o preço cobrado), talvez ainda valha a pena pensar na aquisição de um Full semi-novo (já bem depreciado), pois essa poderá ser uma boa alternativa em termos de custo x benefício ... Abs.

Agradeço a opinião dos colegas, e reitero q esse é o diferencial deste fórum, a participação pessoal, levando os participantes a escolhas mais sensatas e informadas.
Abs.

guilhermejcp
02/09/2018, 12:20
Pena que o fórum está parado. To com essa dúvida apesar de estar fortemente inclinado para Full. Só que entrou a trailblazer no jogo. Seria uma Dakar com controle de tração e estabilidade. Rs. O que a Dakar deveria ter como todos suv e nunca colocaram.

Olivalex
21/09/2018, 19:52
Boa noite senhores! Peço ajuda de vocês! A alguns anos tento comprar uma pajero full 3 portas diesel! Agora consegui uma para fechar negócio! Uma 2014/2014 com 206.000 km todas revisões em autorizada liguei para concessionárias e as revisões bateram! É uma viatura praticamente em extinção! Validei seguro! Faz seguro do carro! Não teve sinistro! Qual o cuidado que tenho que ter para verificar esse carro! !? Obrigado pela ajuda

leoventura
01/11/2018, 04:08
Pena que o fórum está parado. To com essa dúvida apesar de estar fortemente inclinado para Full. Só que entrou a trailblazer no jogo. Seria uma Dakar com controle de tração e estabilidade. Rs. O que a Dakar deveria ter como todos suv e nunca colocaram.

A Trailblazer é outro tipo de carro. Dá uma olhada melhor no fórum que você vai ter algumas opiniões. Não tive contato nem com a S-10 nem com a Blazer, mas não arriscaria nenhuma das duas. Elas parecem muito mais frágeis do que as Mitsubishi e as Toyota. Pegaria uma apenas se fosse um excelente negócio e com intenção de rodar mais de 90% no asfalto.

leoventura
01/11/2018, 23:24
Boa noite srs.,

Colocando no páreo também a opção da Dakar Flex...
A partir de 2015 o câmbio passa a ser de 5 marchas. Só não sei se é o mesmo que foi colocado no modelo 2013 Diesel, que era da Full.

guilhermejcp
20/11/2018, 23:52
A Trailblazer é outro tipo de carro. Dá uma olhada melhor no fórum que você vai ter algumas opiniões. Não tive contato nem com a S-10 nem com a Blazer, mas não arriscaria nenhuma das duas. Elas parecem muito mais frágeis do que as Mitsubishi e as Toyota. Pegaria uma apenas se fosse um excelente negócio e com intenção de rodar mais de 90% no asfalto.

Boa noite Leo,

eu acompanho o fórum da Nova Trailblazer e não vejo comentários dessa fragilidade. Talvez nos primeiros modelos (2013) que tiveram problemas de sensores, suspensão, etc, mas de 2015 para frente a GM parece que acertou a mão.

Quanto a comparação, concordo que Full e Trailblazer possuem características diferentes (monobloco e chassi por exemplo) mas a Dakar é a mesma categoria, são concorrentes diretos. E pensando em uso para viagens on e off road digo que podemos comparar esses três sim pelas capacidades que entregam.

E vem a Nissan Terra por aí (se bem que, com a prisão do Carlos Ghon!!!!!) e acho mais bonita que as outras. Já gosto da X Terra e a Terra só aumentou a vontade de ter um.

leoventura
21/11/2018, 20:06
Boa noite Leo,

eu acompanho o fórum da Nova Trailblazer e não vejo comentários dessa fragilidade. Talvez nos primeiros modelos (2013) que tiveram problemas de sensores, suspensão, etc, mas de 2015 para frente a GM parece que acertou a mão.

Quanto a comparação, concordo que Full e Trailblazer possuem características diferentes (monobloco e chassi por exemplo) mas a Dakar é a mesma categoria, são concorrentes diretos. E pensando em uso para viagens on e off road digo que podemos comparar esses três sim pelas capacidades que entregam.

E vem a Nissan Terra por aí (se bem que, com a prisão do Carlos Ghon!!!!!) e acho mais bonita que as outras. Já gosto da X Terra e a Terra só aumentou a vontade de ter um.

Muito bom saber Guilherme. Gosto muito deste fórum por conta das discussões saudáveis que acontecem aqui.
Vendi o Grand Vitara em 2016 e dei uma abandonada no fórum. Estou completamente por fora das novidades e não esperava ter oportunidade de comprar uma nova viatura 4x4 tão cedo, mas agora estou vislumbrando possibilidades. Quem sabe. Só um pouco de paciência e talvez role.
Mas, voltando ao assunto, sem exagero, aqui no RJ, só vi Trailblazer rodando umas duas vezes. Não sei como anda o mercado dela, mas continuo com um certo pé atrás.
Dei uma olhada rápida em alguns anúncios e a Trailblazer 2015 Gasolina está custando a partir de R$100k e a Dakar 2015 Flex está a partir de R$90k. Sei que a Trailblazer é bem mais equipada que a Dakar, mas acho que não apostaria e nem desembolsaria mais R$10k por uma...

guilhermejcp
21/11/2018, 21:26
Muito bom saber Guilherme. Gosto muito deste fórum por conta das discussões saudáveis que acontecem aqui.
Vendi o Grand Vitara em 2016 e dei uma abandonada no fórum. Estou completamente por fora das novidades e não esperava ter oportunidade de comprar uma nova viatura 4x4 tão cedo, mas agora estou vislumbrando possibilidades. Quem sabe. Só um pouco de paciência e talvez role.
Mas, voltando ao assunto, sem exagero, aqui no RJ, só vi Trailblazer rodando umas duas vezes. Não sei como anda o mercado dela, mas continuo com um certo pé atrás.
Dei uma olhada rápida em alguns anúncios e a Trailblazer 2015 Gasolina está custando a partir de R$100k e a Dakar 2015 Flex está a partir de R$90k. Sei que a Trailblazer é bem mais equipada que a Dakar, mas acho que não apostaria e nem desembolsaria mais R$10k por uma...

Acho que já conversamos no fórum do Grand Vitara 09. rs . Infelizmente os fóruns estão perdendo espaço para o Whatsapp, e com isso estamos perdendo a memória dos assuntos e discussões.

Quanto a Trailblazer V6, se for a SIDI para quem mais nos centros acho que vale a pena mas para viagens para o interior corre-se o risco de, numa quebra, ficar sem peças já que esse motor não é usado em mais nenhum carro.

Problema dos carros à gasolina é a autonomina. Quando fui para o Jalapão resolvemos ir sempre pela terra dentro de fazendas e tinha que rodar no máximo 250km para não correr risco de ficar sem combustível. E com isso não escolhia posto, era o que aparecia no caminho. Meu amigo que foi na SW4 anda 500km antes de abastecer. Carros à gasolina tinham que ter 2 tanques com pelo menos 100 litros úteis no total.

vmterra
09/11/2019, 19:46
Boa noite moçada... dando uma reativada aqui no tópico!

Estou a pé há uns meses já, fiz negócio na minha Sport 3.5 num terreno e agora surgiu uma contemplação de consórcio que da pra pegar uma viatura de novo.

Como a Dakar deu uma leve melhorada em 2013/2014 estou numa dúvida cruel entre uma 2014 e uma Full 2012! será que ainda vale a pena pegar a Full nos dias de hoje? pretendo ficar com esse carro pelo menos uns 7 anos, então me passa pela cabeça a venda do mesmo...
O que me dizem?

Baratta
11/11/2019, 11:18
Estou na mesma situação!!! Surgiu oportunidade de vender minha S10 flex 4x4 e quero uma SUV grande a diesel, e são essas 2 as opções quais estou inclinado! Tanto modelo quanto ano. Não sei quanto sua utilização, mas para mim, será praticamente 50% terra/asfalto. Estou tendencioso a pegar a Dakar justamente pela robustez. Meu medo é muita tecnologia na terra. Já vi alguns autos ficarem justamente por quebra de sensores,

RAlves
12/11/2019, 11:42
Meu ponto de vista:

A base de ambas é boa. Mas a dakar veio da triton, carro de carga/trabalho, enquanto a full se refinou e virou carro de luxo.

O acabamento da triton/dakar é muito simples, o que pra mim é ótimo. Não tem coisa pra quebrar nem pra estragar. Não tem um monte de sensores, motorzinhos e etc pra dar problema, principalmente pra quem usa o carro para a proposta.

Base da triton que é um utilitário com versões para trabalho, então da parte dde manutenção tem muita coisa barata.

Acabamentos da triton/dakar são caros, da full, melhor nem falar.

Como eu ainda não tenho $$$ sobrando pra bancar luxo, vou/fui de triton/dakar.

Só sinto falta do superselect da tr4. 4x4hi / alltime é bom demais. Sei que algumas dakar tem, mas triton acho que nenhuma.

joilsontf
29/12/2019, 20:20
Sou um feliz ex proprietário de uma Grande Vitara 3.2 V6 2010.
Hoje estou estudando a compra de um 4x4 de 7 lugares. A escolha está entre a Dakar e a Full.
Será um carro pra uso familiar, e esporadicamente usaremos a 3 fileira de bancos. Tambem será um carro voltado pra expedição em familia em viagem pras chapadas, jalapao e quem sabe a América do Sul.
O propósito é preparado com barraca de teto e alguns acessórios de camping.

A Full tem a tecnologia embarcada, conforto e segurança que me agradam. Não gostei do 7 banco que é desconfortável até pra criança. Quanto a robustez, não me parece dever muito a Dakar, mas não sei como se comportaria no Jalapão em quesito manutenção posterior.

A Dakar tem acabamento mais simples, não tem os sistemas de segurança da Dakar, mas é igualmente espaçoso, e o 7 banco e muito melhor pra levar passageiro. Deve aguentar muito bem os trechos off road das expedições.
Não sei do comportamento da estradas, tá tô em segurança como no conforto.

Ambas as viaturas tem o mesmo motor e câmbio a partir do ano de 2014, então a manutenção e cesta de peças deve ser similar. Só não sei se na Full tem maior complicação por ter mais sensor e eletrônica.


Eai, qual escolho?
Ah, elas fazem mais do que 10 kml na estradas carregadas?




Meu ponto de vista:

A base de ambas é boa. Mas a dakar veio da triton, carro de carga/trabalho, enquanto a full se refinou e virou carro de luxo.

O acabamento da triton/dakar é muito simples, o que pra mim é ótimo. Não tem coisa pra quebrar nem pra estragar. Não tem um monte de sensores, motorzinhos e etc pra dar problema, principalmente pra quem usa o carro para a proposta.

Base da triton que é um utilitário com versões para trabalho, então da parte dde manutenção tem muita coisa barata.

Acabamentos da triton/dakar são caros, da full, melhor nem falar.

Como eu ainda não tenho $$$ sobrando pra bancar luxo, vou/fui de triton/dakar.

Só sinto falta do superselect da tr4. 4x4hi / alltime é bom demais. Sei que algumas dakar tem, mas triton acho que nenhuma.

Glaicon
30/12/2019, 08:28
Tenho a Full, modelo HPE 2008.
O que se pode concluir diante de diversos relatos e informações técnicas é que a Dakar possui um cm à mais de altura livre do solo, é mais resistente estruturalmente e mais leve, conferindo maior facilidade para se livrar de atoleiros ou areia.
Julgo a Full mais completa e agradável para a estrada, considerando os bancos elétricos com aquecimento, computador de bordo, sistema de tração fulltime, controles de tração e estabilidade, teto solar, air bag's frontais, laterais e, ainda de cortina até a terceira fileira.
Portanto, em termos de segurança passiva, são alguns pontos positivos à mesma.
Em termos de consumo, a Full fará 11 Km/l.
Eu fazia até 12,5 Km/l andando a 100 Km/h, velocidade real, mas com pneus HT.
Depois que migrei para pneus AT em maio/2018, não consegui mais que 11,8 nos mesmos trechos.
Sobre a Dakar, não deve ficar longe disso.
Resumindo, considero Dakar e Full viaturas iguais em termos de SUV, mas com diferenças em seus detalhes e objetivos.
Vai das necessidades do proprietário.
Felicidades nessa doce escolha.:concordo:

gigio70
11/02/2020, 12:01
Olá! Estou na mesma dúvida. E a questão da manutençaõ??? É muito mais cara???




Tenho a Full, modelo HPE 2008.
O que se pode concluir diante de diversos relatos e informações técnicas é que a Dakar possui um cm à mais de altura livre do solo, é mais resistente estruturalmente e mais leve, conferindo maior facilidade para se livrar de atoleiros ou areia.
Julgo a Full mais completa e agradável para a estrada, considerando os bancos elétricos com aquecimento, computador de bordo, sistema de tração fulltime, controles de tração e estabilidade, teto solar, air bag's frontais, laterais e, ainda de cortina até a terceira fileira.
Portanto, em termos de segurança passiva, são alguns pontos positivos à mesma.
Em termos de consumo, a Full fará 11 Km/l.
Eu fazia até 12,5 Km/l andando a 100 Km/h, velocidade real, mas com pneus HT.
Depois que migrei para pneus AT em maio/2018, não consegui mais que 11,8 nos mesmos trechos.
Sobre a Dakar, não deve ficar longe disso.
Resumindo, considero Dakar e Full viaturas iguais em termos de SUV, mas com diferenças em seus detalhes e objetivos.
Vai das necessidades do proprietário.
Felicidades nessa doce escolha.:concordo:

Glaicon
12/02/2020, 06:59
Olá! Estou na mesma dúvida. E a questão da manutençaõ??? É muito mais cara???
Gigio, eu comprei a minha Full 2008 em 2016 com 159.000 Km´s.
Fiz uma revisão geral na concessionária, trocando todas as correias, fluídos e filtros, incluindo óleo da caixa automática.
Gastei na época R$ 2.700,00.
Hoje ela está com 237.000 Km´s.
Neste período, o único problema foi com a carbonização da válvula EGR e admissão, além da troca dos amortecedores.
Fora isto, nada de manutenção corretiva.
A Dakar, creio, deve seguir a mesma linha.
Pode comprar sem preocupação.:concordo: