Conectar

Ver Versão Completa : Fluxo de Ar do 364

Francisco Bicalho
31/03/2015, 16:47
Amigos.

Estou trabalhando num projeto para o motor do meu Bandeirante que venho matutando a muito tempo. Não sei se esse projeto pode ser de utilidade para alguém, mas sempre tem alguma coisa que pode ser aproveitada, ao mesmo tempo aceito qualquer sugestão, e agradeço desde já.

O motor é o 364-LA do 914, e eu sempre achei que estava andando menos do que deveria. Tempos atrás, quando o Felippe Tounda me chamou a atenção para o fato da minha descarga de 2.5”, que tinha dois abafadores, precisar apenas de um abafador (marmita turbão) e eventual a troca ter feito uma diferença grande no torque e melhora no consumo, comecei a pesquisar sobre o fluxo de ar em motores diesel desde a entrada do filtro até a ponta da descarga.

Pesquisei, e li muito uma revista americana chamada Diesel Power e aprendi que o ar tem que sofrer o mínimo de turbulência e restrição no trajeto entre a entrada do filtro de ar e a ponta da descarga. E quanto mais frio mais denso, e quanto mais denso mais ar.

Esse projeto, quero deixar claro, é para o carro rodar apenas no asfalto, e vou carregar sempre no carro uma caixa com os filtros originais (interno e externo), aquela peça na forma de uma hélice para distribuir o ar internamente, a tampa original e o scoop de plástico. Na terra e poeira, troco o esquema do filtro.

O carro está passando uma temporada no estaleiro, trocando juntas, retentores, o-rings da caixa de marchas, fazendo troca de óleos, manutenção geral, e decidi aproveitar o embalo para realizar esse projeto.

O PROJETO (em andamento):

COLETOR DE AR FRIO:

Aprendi que uma entrada de ar frio diretamente do lado de fora do carro (não é um snorkel), chamado de Cold Air Intake faz diferença na performance, já que o ar quente do cofre do motor tem um fluxo turbulento e é quente. O ar frio de fora é mais denso e já entra na turbina numa temperatura mais baixa. Esse coletor tem que puxar o ar na trajetória mais curta e com o mínimo de turbulência para o filtro de ar, e de preferência na maior velocidade possível. Portanto mangueiras sanfonadas nem pensar.

Confeccionei uma trapizonga que leva o ar diretamente daquela abertura frontal no capô o mais diretamente possível para a boca do filtro de ar. Essa peça em alumínio foi feita com vários elementos inusitados, comprados em lojas que vendem utensílios para cozinha: Uma panela de 195 mm ø o mesmo da caixa do filtro de ar, tubos se 3” ø e 2 mm de espessura, uma concha de 3”, e chapas de 2 mm. A peça ainda é um protótipo, mas como está deve funcionar bastante bem. Foi toda soldada em MIG (R$ 350) e ficará presa na parte de cima do intercooler Garrett (essa configuração não funcionará para o da 8-150) com velcro industrial e zip ties.

Pretendo fazer uma ‘tampa’ em alumínio para cobrir a boca desse coletor para os dias de chuva, impossibilitando a água de chegar no filtro de ar. Inclusive bolei uma pecinha que será presa ao acionador do limpa para-brisas para me lembrar de montar a tal tampa quando chove.

ELEMENTO FILTRANTE:

Logo de cara, removi aquela tela de aço com furos redondos do elemento filtrante MANN. Acho aquela tela um exagero que com certeza impede o fluxo do ar de passar mais livremente. Uma tesoura de chapa e um pouco de paciência e a tela é removida. Isso dá para qualquer um fazer, e tenho certeza que ajuda muito a passagem do ar. Já na parte interna é impossível remover essa tela de aço, mas acredito que a de fora faça mais diferença.

O tubo de alumínio de 3” do coletor de ar frio joga o ar na parte do lado direito da caixa do filtro, com o vento batendo na metade da parte de cima do elemento MANN. Essa parte de cima tem um rebaixo para a rosca e porca que eliminei com uma forminha de pizza em alumínio de 150 mm ø, a mesma do filtro. Depois fiz duas versões que talvez ajudem a aerodinâmica interna do vento distribuindo o ar mais igualmente em todos os lados. Só saberei se funciona depois que testar as 3 versões para saber qual funciona melhor, ou se a diferença é irrisória.

No fundo da caixa do filtro construí outra trapizonga que mistura uma seção de uma forma de bolo de 150 mm ø e uma seção de um refletor de jardim colados um ao outro com Durepoxi, e pintado por dentro. A ideia é que o fluxo de ar seja forçado direto para o filtro evitando uma turbulência excessiva no fundo da caixa que tem um ângulo reto e o rebaixo do próprio filtro com aquele anel de borracha de 100 mm ø.

COLETOR DE ADMMISSÃO:

O coletor de admissão do 364-LA é bem desenhado mas pessimamente acabado. É uma fundição de quinta categoria com o alumínio extremamente poroso fora e dentro do coletor. O lado de fora não importa, mas por dentro é inadmissível. Vários aspectos foram mexidos. Logo de cara a boca de 4” ø era rombuda com uma parede de 5 mm (vejam foto ORIGINAL). Esse coletor absorveu umas 14 horas do meu tempo, primeiro com uma lima meia-cana arredondando e afinando essa boca que pega o ar bem de frente. Tenho certeza que abrir esse espaço e arredondar as arestas farão alguma diferença. A parte externa da boca do coletor, onde a mangueira é presa com braçadeira tinha um defeito crasso; a superfície era toda porosa e era impossível vedar bem a passagem do ar, ou seja havia sempre um vazamento de ar que tirava pressão do fluxo e da turbina. Alô Mercedes! - Patético vocês! Caí de lixa d’água até a superfície ficar lisinha e a braçadeira poder vedar bem o ar. Depois que descobri que a minha mão passava pela boca de 4" do coletor. comecei a lixar a parte interna. Foram horas com lixa 60, 80, 100, 120, 150, 200, e 320 até eu não poder alcançar mais, mas eu dei tudo, inclusive fazendo ferramentas para poder alcançar os cantinhos. Nas duas bocas que conectam com a admissão lixei muito porque havia muita porosidade, inclusive na peça que separa as duas paredes que também era rombuda e que afinei muito com uma tira longa de lixa 60 de ferro e depois as mais finas. Por fim, torneei uma pastilha em alumínio para fechar um rebaixo interno dentro do coletor que deve ser para instalar algum instrumento (alguém sabe?) mas que certamente provocava muita turbulência dentro da peça.

DESCARGA:

Nesse processo a descarga de 3”em inox está sendo instalada com uma marmita turbão da Tupper. A ideia é haja o mínimo de curvas também.

Em breve, mais notícias.

Abraço a todos;
Chico Bicalho

fabiano r
31/03/2015, 17:19
Boa tarde Chico!

O ar faz uma puta diferença, na minha já efetuei mudanças seguindo orientação do Felippe e com certeza nota se a diferença.

Fiz o escape de 3" direto no inicio ficou ótimo o ronco e o pio da turbina podia ser escutado de longe, depois coloquei o abafador também com 3" internamente aquele ronco sumiu mas não notei diferença no desempenho devido não ter restrição o filtro usei o casco e o elemento do 912 mas abri a boca para 4".

Eu tenho o OM-314 e anda muito mesmo, só o consumo esse nunca ficou dos melhores na última viagem fez uma média geral de 9,5 alternada entre 8,5 até 9,88 minima e máxima mas nunca bati 10 por litro como muitos falam que chegam a 12km/l mas acho que isso só se levar muito mas muito na manha.

Quando acabar o projeto posta ai como ficou velocidade desempenho e consumo.

Abração.

Fabiano

Francisco Bicalho
31/03/2015, 18:24
Boa tarde Chico!

... só o consumo esse nunca ficou dos melhores na última viagem fez uma média geral de 9,5 alternada entre 8,5 até 9,88 minima e máxima mas nunca bati 10 por litro como muitos falam que chegam a 12km/l mas acho que isso só se levar muito mas muito na manha.

Quando acabar o projeto posta ai como ficou velocidade desempenho e consumo.

Abração.

Fabiano

Oi Fabiano. O consumo é relacionado a diversos fatores, que pode ser a relação coroa/pinhão na estrada, diâmetro e calibragem de pneus, um monte de coisas. Quando o carro tinha o 314 e 10x37 e 4m também fazia 8.5 km/l, mas com o 364-LA, 12x35 e 5m faz sempre entre 10.5 e 11.5, raríssimamente chega a 12. Vamos ver como fica a partir dessas mudanças.

Ah, e tem o vento. Se você pegar um vento de popa com o Bandeirante ele pode fazer até 20 km/l !

; º )

Abraço;
Chico

Dimasi
31/03/2015, 19:31
Prof. Pardal. Acompanhando :pipoca:

fabiano r
31/03/2015, 21:09
Vento de popa é boa uauauauau, o meu é 4m 12x35 mas to tranquilo não me preocupo mais com média só me preocupo é quando vou estar andando com ela novamente depois do tombo.

Com esse seu motor 5 marchas e 12x35 teria que andar muiiito e fazer uma ótima média.

Estou acompanhando.....

Abração!

Oi Fabiano. O consumo é relacionado a diversos fatores, que pode ser a relação coroa/pinhão na estrada, diâmetro e calibragem de pneus, um monte de coisas. Quando o carro tinha o 314 e 10x37 e 4m também fazia 8.5 km/l, mas com o 364-LA, 12x35 e 5m faz sempre entre 10.5 e 11.5, raríssimamente chega a 12. Vamos ver como fica a partir dessas mudanças.

Ah, e tem o vento. Se você pegar um vento de popa com o Bandeirante ele pode fazer até 20 km/l !

; º )

Abraço;
Chico

Francisco Bicalho
01/04/2015, 07:27
Vento de popa é boa uauauauau, o meu é 4m 12x35 mas to tranquilo não me preocupo mais com média só me preocupo é quando vou estar andando com ela novamente depois do tombo.

Com esse seu motor 5 marchas e 12x35 teria que andar muiiito e fazer uma ótima média.

Estou acompanhando.....

Abração!

Fabiano, também acompanhei as suas postagens no Toyoteiros (lá eu não posto nada, só olho de vez em quando). Fico feliz que você tenha decidido manter o Bandeirante. As médias de consumo são como pescaria, todo mundo fala que o peixe deles é grande, mas 12 km/l posso até ter feito em alguns deslocamentos, mas num tanque inteiro, acho que se consegui uma vez foi muito. Vamos ver como fica depois das mudanças. Vou regular as válvulas e abrir o débito da BI (sugestões do Tounda), acho que alguma mudança tem que acontecer.

Abraço e boa sorte na reforma;
Chico

Carlo Pecca
01/04/2015, 22:07
Oia to com o Dimisi, so zoiando!!

Rodrigo-ce
02/04/2015, 09:39
Chico, muito interessante essa ideia de melhoria de admissão de ar.
Acompanhando.
Felicidades com as novas ideias.

MarcioNatal
02/04/2015, 14:15
Chico e a sua criatividade sempre presente. Sucesso na sua empreitada. Estou acompanhando.:pipoca:

Um abraço e boa Páscoa.

Márcio Humberto

hercilio.neto
03/04/2015, 00:29
Ah, essa eu quero ver!
Chico e suas ideias inovadoras.

Francisco Bicalho
03/04/2015, 09:20
Chico, muito interessante essa ideia de melhoria de admissão de ar.
Acompanhando.
Felicidades com as novas ideias.

Amigo Rodrigo, conterraneo dos meus 25% de gene cearense, obrigado pelo apoio as novas idéias, espero que elas continuem vindo, e que possam ter serventia para o maior número de pessoas aqui. Espero também que elas funcionem...

abraço e Feliz Pascoa,
chico

Francisco Bicalho
03/04/2015, 09:30
Chico e a sua criatividade sempre presente. Sucesso na sua empreitada. Estou acompanhando.:pipoca:

Um abraço e boa Páscoa.

Márcio Humberto

Querido amigo Marcio, fico lisongeado e comovido com as suas palavras, mas como disse Millor Fernandes sabiamente, 'é 1% de talento, e 99% de trabalho'. Esse projeto é fruto de muita pesquisa, mais de dois anos de estudo, e vamos ver se funciona...

Semana que vem termino o coletor de ar frio, e postarei as imagens. Pretendo colocar uma telinha fina de plástico na boca para filtrar mosca varejeira, mutuca, marimbondo, mosquito da dengue, e terminar a tampa que protege o esquema da água de chuva (ando à caça de uma viradeira para vincar o alumínio), prender o velcro e a borracha de vedação. De resto é só o carro ficar pronto que eu monto o esquema todo.

Um abraço e boa Páscoa para você e sua família.

chico

Francisco Bicalho
03/04/2015, 09:39
Ah, essa eu quero ver!
Chico e suas ideias inovadoras.

Fala Hercílio

inovadoras nada, é tudo mamado da internet...como aquele suporte de estepe.

Hercílio, você conhece essa empresa? http://www.bankspower.com O scoop do coletor de ar frio deles vai para o fundo do cofre do motor, provando que essa galera de picape gigante da California não leva 'água' como fator de consideração. Também, não chove por lá a sete anos.

um abraço e feliz Pascoa,
chico

Fe_jipeiro
10/04/2015, 18:19
Show Chicão ...

Estou acompanhando ... rsrsrsrs

Francisco Bicalho
11/04/2015, 13:00
Oi Felippe. Passei no mecânico hoje, e o vazamento na reduzida não era apenas bucha e retentor... Vai ter que levar em torneiro para mexer.

E a embreagem também está mal. Vou ter que trocar disco e Deusa sabe mais o que. Você tem alguma sugestão para dar uma bombada nessa embreagem, partindo do princípio que eu quero aumentar a potência do motor e não quero o carro parinando?

Abraço,
chico

marciorank@gmail.com
11/04/2015, 21:05
Oi Felippe. Passei no mecânico hoje, e o vazamento na reduzida não era apenas bucha e retentor... Vai ter que levar em torneiro para mexer.

E a embreagem também está mal. Vou ter que trocar disco e Deusa sabe mais o que. Você tem alguma sugestão para dar uma bombada nessa embreagem, partindo do princípio que eu quero aumentar a potência do motor e não quero o carro parinando?

Abraço,
chico

quanto a embreagem não posso confirmar bem certo, mas a pessoa que montou minha band disse que depois da embreagem original da band incomodar muitas vezes ele colocou a embreagem da F4000 , segundo ele ela é mais reforçada, se é verdade não sei ,so sei que tenho a band 8 anos e até hoje não fiz nada de manutenção.

Francisco Bicalho
12/04/2015, 10:01
Obrigado pela dica Marcio!

Fe_jipeiro
14/04/2015, 12:03
Chicão, segue a resposta que te mandei por email e compartilho com o pessoal aqui:

"Falaaaa Chicão !
Sua embreagem é pesada para dirigir ?

Se for, provavelmente está com plato do caminhao e disco original da band, é uma boa opcao para uso, mas o pedal fica um pouco mais pesado.

Outra opção seria levar a embreagem em uma casa de preparacao de embreagens para competicao e pedir para eles prepararem. Eles usar um material diferente, ainda nao ceramica, q fica melhor q o original e não é ceramica. Alem disso, colocam molas mais resistentes no plato, que praticamente fica igual o plato do caminhao.

Outra opção seria o disco de ceramica, q ai pode tacar pressao que não patina de jeito nenhum. Na band nunca dirigi, mas tende a vibrar um pouco nas arrancadas, pois a ceramica ou cola ou nao cola, nao tem essa de patinar.

Da F4000 nunca vi.

O importante é verificar se precisa dar passe no volante do motor, pois tem q estar retinho para nao patinar.

Abssss"

Francisco Bicalho
14/04/2015, 18:52
Valeu mesmo pelas dicas da embreagem Felippe

Mandei elas para o meu mecânico, que é vizinho de porta da equipe Red Bull de Stock Car em Correas, Petrópolis, e amigo da galera toda de lá. Inclusive o Fabinho que soldou o coletor de ar frio é um deles. Vai que lá mesmo eles ajudam a dar uma mexida nessa embreagem, tipo molas mais resistentes, etc? Vai que? mas gostei mesmo da idéia do disco de cerâmica. Só que deve ser caro... na sua opinião, qual seria o melhor custo-benefício?

E onde eu acho um disco de cerâmica?

Abraço, e obrigado mesmo pela força.
Chico

Francisco Bicalho
15/04/2015, 16:57
Amigos

Dando continuidade ao trabalho na admissão do motor, terminei os detalhes no coletor de ar frio.

Decidi que a peça ficará presa a parte de cima do intercooler com Velcro e Zip-Ties (não sei o nome em português mas anexei uma imagem). A combinação dos dois deve ser mais do que suficiente para fixar não só o coletor, mas a tampa também. O Velcro dá uma certa flexibilidade a peça que é bem leve, e acho que com o reforço das Zip-Ties que ficarão ligadas ao intercooler por um gancho desses 3M colados com aquela fita dupla face tinhosa da 3M e um reforço de cola quente deve ser mais do que o suficiente para prender a peça que também será aparafusada a caixa do filtro de ar.

Cortei uma chapa de alumínio e dobrei para tampar a frente nos dias de chuva e minimizar a chance de água entrar na admissão. Essa tampa ficará presa também com Velcro, tanto aberta, no topo do coletor, quanto fechada, deixando uma pequena fresta na parte inferior para entrar ar.

Colei uma borracha de vedação na ‘panela’ que tampa o filtro de ar.

Agora resta o carro ficar pronto para testar o esqueminha. Como muita coisa irá mudar, tipo a descarga de 3”, a solda no coletor de descarga que tinha duas rachaduras e mexer no débito da BI, será difícil saber o quanto essas peças farão de diferença especificamente, mas vou postar as imagens da peça instalada, e, claro o meu depoimento de como o motor funciona com essas mudanças.

Abraço a todos;
Chico

hercilio.neto
16/04/2015, 11:01
zip tie ou cable tie são as abraçadeiras plásticas.
Comumente chamada de enforca-gato.

hercilio.neto
16/04/2015, 11:06
Chico,
Estou curioso quanto ao resultado.
Como você sabe, eu não curto esquemas muito complicados.
Não haveria um jeito de escoar a água ou algum outra forma de proteger a entrada sem ter que colocar e tirar a proteção contra chuva?

Sergio c
16/04/2015, 12:00
Pois é, olhando de longe parece um pouco estranho, mas acho que vai funcionar.

Francisco Bicalho
16/04/2015, 13:56
zip tie ou cable tie são as abraçadeiras plásticas.
Comumente chamada de enforca-gato.

O Zip-Tie e o Velcro são duas invenções geniais, funcionais, simples e baratas. Vou usar os dois porque a união faz a força!

Francisco Bicalho
16/04/2015, 14:05
Chico,
Estou curioso quanto ao resultado.
Como você sabe, eu não curto esquemas muito complicados.
Não haveria um jeito de escoar a água ou algum outra forma de proteger a entrada sem ter que colocar e tirar a proteção contra chuva?

Pois é, pensei muito nisso. Inclusive em fazer uma abertura na parte de baixo da panela ou do tubo para escoar a água. O problema que eu vejo nesse caso é que a boca do coletor vai ficar de cara para o tempo, e imagino um cenário em que num temporal, desses tipo canivete, pode entrar muita água pelo coletor de ar frio e eu não confiaria em deixar a boca do coletor aberta e esperar que a água escoaria por alguma eventual abertura. A minha preocupação inicial é água entrando na turbina. E depois, lógico, na admissão, o que seria um desastre. Pensei em colocar uma tampa do lado de fora, no capot, prendendo com parafusos e borboletas, mas que trabalheira, depois achei que esse esquema com Velcro e Zip-Ties seria o mais simples de instalar e remover.

Hercílio, não sei você viu o site da Banks Power que postei acima, mas o coletor deles vai para baixo, e a boca fica abaixo do para choque dianteiro, minimizando a chance de água de chuva subir chegar no filtro, mas o meu fica bem de cara para o vento (e chuva), e me preocupa a possibilidade da água entrar no motor, porque é uma ligação muito direta e rápida da rua para o motor. No seco vai ser ótimo (em tese), mas no caso de chuva muito forte, isso me assusta muito. Não quero fazer nenhuma cagada.

De qualquer forma, aceito idéias e sugestões, porque nada aqui é ferro e fogo, e tudo pode ser mudado. Se alguém tiver alguma idéia, por favor, mistura e manda.

abraços,
chico

Francisco Bicalho
16/04/2015, 14:08
Pois é, olhando de longe parece um pouco estranho, mas acho que vai funcionar.

Desculpe, Sergio, acho que não entendi. O que você achou que parece estranho, a tampa? Elabora aí para eu ver se entendo.

Eu estou à caça de idéias e sugestões da galera.

Um abraço,
chico

Sergio c
16/04/2015, 16:50
Francisco, duas coisas que fiquei em dúvida: Uma seria esquecer de fechar a abertura e em caso de chuva ou respingos de outros veículos em uma rodovia essa água iria direto no filtro de ar danificando-o, mesmo que tenha o dreno.
Outro ponto seria se essa captação de ar na frente não iria abocanhar insetos, folhas, cascalhos e entupir alguma parte dessa entrada de ar.
No mais, o que melhora a entrada e saída do ar de um motor tudo é válido.

Diogo_Vargas
16/04/2015, 17:21
Boa tarde.

Estou acompanhando o seu tópico bem interessante. Queria deixar minha contribuição, as motos da Suzuki como a Hayabusa de 1300cc usa o sistema SRAD (Suzuki Ram Air Direct), que canaliza o ar pela frente da carenagem da moto diretamente para o filtro, sendo que acima dos 200km/h isso aumenta em torno de 10cv na potencia final... Mas o detalhe que a abertura é bem na frente da carenagem, dos dois lados do farol.
Pesquisei um pouco mas não achei algo, mas como será o dreno de água dessas entradas na Hayabusa? Vou pesquisar e se achar seria uma ideia para o teu sistema de admissão pegar um pouco de água sem se preocupar...

Um abraço e até mais.

Francisco Bicalho
17/04/2015, 08:07
Francisco, duas coisas que fiquei em dúvida: Uma seria esquecer de fechar a abertura e em caso de chuva ou respingos de outros veículos em uma rodovia essa água iria direto no filtro de ar danificando-o, mesmo que tenha o dreno.
Outro ponto seria se essa captação de ar na frente não iria abocanhar insetos, folhas, cascalhos e entupir alguma parte dessa entrada de ar.
No mais, o que melhora a entrada e saída do ar de um motor tudo é válido.

Oi Sergio. Para reduzir as chances de eu esquecer de fechar o coletor na chuva, eu vou prender uma peça de alumínio na haste do acionador do limpa para brisas, assim, quando chover e eu acionar o LPB, essa pecinha vai me 'lembrar' de tampar a boca do coletor. Me pareceu a forma mais lógica de manter em mente. Mas se alguém tiver outra sugestão é só lançar.

Fiz diversos testes para uma tela evitar que algum detrito chegue ao filtro de ar. Testei na boca de entrada, no fundo do tubo de 3", e, conversando com o meu mecânico ele lembrou que o filtro de ar por si só protege melhor do que qualquer telinha, e citou que, se várias folhas entrarem no coletor e ficarem presas na tal tela, isso vai bloquear a passagem de ar mais do que se elas ficarem presas no fundo da caixa do filtro. E a tela cria resistência ao ar, por menor que seja, e a idéia é reduzir a resistência. Comprei várias peneirinhas de plástico e inox para colocar no coletor, e concluí que o melhor lugar seria mesmo na base do tubo, bem em cima do filtro (dentro da 'panela'), e se mais para frente eu achar que é importamte colocar essa tela, eu instalo, mas acho improvável que isso aconteça.

Sergio, você tem esse mesmo imtercooler Garrett no carro, certo? Manda uma foto do cofre do seu motor para eu dar uma olhada?

Eu agora estou pensando em fazer um novo coletor de ar frio em inox, utilizando o que sobrar da tubulação da descarga, que vai ser suficiente. Se isso acontecer, e se você se interessar, posso te passar o coletor em alumínio pelo custo, para pagar o de inox. Deve ser uns R$. 450, mas antes eu quero testar bem essa peça.

abraço,
chico

Sergio c
17/04/2015, 08:47
Francisco, segue uma foto que eu tinha armazenado em meu PC há um tempo, pois agora eu estou transferindo a mecânica dessa para um jeep curto que negociei com meu irmão. Estou passando o filtro de ar que estava na carroceria dessa band verde para o lado direito do motor, com o snorquel saindo também pelo lado direito.

Tive um amigo toyoteiro que em uma gincana aqui na cidade, passou a mil por um buraco com água lamacenta, a qual subiu na frente da band e foi sugada pela entrada daquele filtro maior da band que tem a entrada virada p frente, sob o capo do motor, o qual apagou no meio da poça. Por sorte, foi rebocado para fora e após a troca do filtro e uma limpeza, não afetou o motor, não chegando a dar calço hidráulico.
O que tu teria que cuidar, ainda mais que a entrada de ar de sua band vai ficar mais a frente ainda e exposta, é não entrar a mil em uma poça de água sem fechar a entrada.
E outra coisa, se fechar essa entrada na frente, por onde pegaria o ar p continuar alimentando o motor??

Francisco Bicalho
17/04/2015, 12:32
Boa tarde.

Estou acompanhando o seu tópico bem interessante. Queria deixar minha contribuição, as motos da Suzuki como a Hayabusa de 1300cc usa o sistema SRAD (Suzuki Ram Air Direct), que canaliza o ar pela frente da carenagem da moto diretamente para o filtro, sendo que acima dos 200km/h isso aumenta em torno de 10cv na potencia final... Mas o detalhe que a abertura é bem na frente da carenagem, dos dois lados do farol.
Pesquisei um pouco mas não achei algo, mas como será o dreno de água dessas entradas na Hayabusa? Vou pesquisar e se achar seria uma ideia para o teu sistema de admissão pegar um pouco de água sem se preocupar...

Um abraço e até mais.

oi Diogo

você sabe que essa galera de moto 'ninja' em geral é muito marrenta em retas longas e principalmente no seco. Moro a 100 m de um pedaço da BR-040 que é pista de corrida (um trexo de uns 30 km entre a entrada de Petrópolis e o pedágio antes de Areal) nos fins de semana, principalmente nos Domingos que tem pouco movimento em que a galera de moto 'naked' e 'ninja' fica prá lá e prá cá fazendo muito barulho, mas muito, de 7 da manhã até depois do almoço; é infernal. O único dia de descanso das pessoas e esses babacas fazendo barulho feito criança. Vira e mexe tem um embrulhado em plástico na beira da estrada, e às vezes são vários pequenos embrulhos porque o corpo bate na haste onde o guard rail é preso e desmembra em pedaços. É sinistro. No verdadeiro sentido da palavra.

Agora, caíu uma chuvinha de nada, ou mesmo uma garoa e a turma toda bota o rabinho entre as pernas e fica em casa vendo desenho animado na TV ou tocando punheta no banheiro, isso porque nenhum deve ter mulher, senão não estavam fazendo barulho no domingo as 7 da manhã. Não sei se eles tem medo de molhar o macacão colorido da Alpinestar, ou se tem medo de sujar a moto, mas basta caír duas gotas de chuva que a turma fica em casa.

Portanto o mistério da Hayabusa 1300 e sua entrada de ar pode recair sobre a paúra que essa turma tem de andar de moto na chuva. Mas se você desvendar o segredo do SRAD, isso se algum dono de Hayabusa se aventurar na chuva, manda pra mim que eu quero saber.

Enquanto isso eu fico torcendo para os motociclistas de Domingo colocarem um bom silencioso nas motoquinhas deles e pararem de perturbar a vida alheia... Tem vários que passam a 240 silenciosamente, mas tem uns paraibinhas que fazem tanto barulho que a gente tem que parar de conversar até eles passarem. É uma turma muito jeca. Certa vez, descendo a serra, vi um debilóide numa Kawazaki Ninja e duas 'espadinhas' de samurai nas costas. É muita cafonice pro meu gosto... Minha teoria é que se eles querem se matar, que se matem em silêncio, porque, afinal, o escapamento aberto adiciona potência inútil para a capacidade de pilotagem deles, não é verdade? E por que incomodar tanto as pessoas? E a PRF é inexistente nessas horas.

Não tenho nada contra motocicletas. Cresci em motos dos nove aos dezessete. Mas tem certos motociclistas que eu odeio.

Pronto, falei.

Abraço,
chico

Francisco Bicalho
17/04/2015, 13:01
Francisco, segue uma foto que eu tinha armazenado em meu PC há um tempo, pois agora eu estou transferindo a mecânica dessa para um jeep curto que negociei com meu irmão. Estou passando o filtro de ar que estava na carroceria dessa band verde para o lado direito do motor, com o snorquel saindo também pelo lado direito.

Tive um amigo toyoteiro que em uma gincana aqui na cidade, passou a mil por um buraco com água lamacenta, a qual subiu na frente da band e foi sugada pela entrada daquele filtro maior da band que tem a entrada virada p frente, sob o capo do motor, o qual apagou no meio da poça. Por sorte, foi rebocado para fora e após a troca do filtro e uma limpeza, não afetou o motor, não chegando a dar calço hidráulico.
O que tu teria que cuidar, ainda mais que a entrada de ar de sua band vai ficar mais a frente ainda e exposta, é não entrar a mil em uma poça de água sem fechar a entrada.
E outra coisa, se fechar essa entrada na frente, por onde pegaria o ar p continuar alimentando o motor??

Sergio, de cara gostei do seu defletor da hélice do radiador? Que defletor é esse?

Bom, eu não ando 'a mil' em hipótese alguma, nem passo por poças voando baixo, mas uma pergunta; esse carro do seu amigo é turbinado? Isso porque uma situação dessas aumenta muito a chance de um calço hidráulico se o carro for aspirado e a ligação do filtro para a admissão for direta, certo? Nos nossos carros, o primeiro risco seria água fria passar pela turbina e empenar o caracol por choque térmico. Depois o que passar pela turbina tem que passar pela tubulação e pelo intercooler, mas eu não pretendo dar mole de jeito nenhum.

Com relação a quantidade de ar que irá passar pelo coletor de ar frio quando a tampa estiver fechada, se você olhar na foto que aparece o detalhe dos dois ganchos, verá que na parte de baixo fica uma fresta aberta para a entrada de ar. Agora, como vou andar com o kit original no carro, caso eu tenha que rodar muito tempo em chuva torrencial, eu posso sempre tirar o coletor de ar frio e prender a tampa original de volta e o scoop original. Isso levará minutos, o que compensa muito em termos de paz de espírito.

Mas falando no seu motor, se você trocar essas duas mangueiras sanfonadas do intercooler por mangueiras lisas, acho que já vai ter um lucro. Eu quase comprei esse coletor de admissão como o seu, que originalmente tem aquela tromba comprida (que você obviamente cortou), mas depois achei o outro com a boca de 4" que fiquei horas polindo...

abraço e vamos nos falando.
chico

fabiano r
17/04/2015, 13:28
haha num mexe com o Chico q o ómi é brabuuu! kkkkkkkk

Francisco Bicalho
17/04/2015, 13:49
haha num mexe com o Chico q o ómi é brabuuu! kkkkkkkk

é nada, eu adoro motocicleta, eu não gosto é de quem incomoda os outros, principalmente as 7 da matina de Domingo...

Sergio c
17/04/2015, 14:03
Francisco, o defletor é o do caminhão MB710, só foi cortado umas arestas e feito uns furos p passar as mangueiras da band.
As mangueiras sanfonadas são originais, de silicone e tem argolas de metal p não expandir com a pressão do intercooler.
O motor da band do meu amigo é também o 364, com turbo e intercooler, mas é mais novo, tem a bomba injetora rotativa e eu não fui ate onde ela estava com o capô aberto, mas acredito que tenha sugado a água e encharcado o filtro, trancando a entrada de ar, ocasionando o desligamento do motor.

fabiano r
17/04/2015, 14:50
é nada, eu adoro motocicleta, eu não gosto é de quem incomoda os outros, principalmente as 7 da matina de Domingo...

Concordo com você Chico muita gente não sabe o significado de viver em sociedade e nem sonha o que pode ser a palavra respeito. Já tive problemas com vizinhos baderneiros e resolvi chamando a patram 3 vezes para medir o som depois liguei para o vizinho com toda a educação mas o cara achava que eu era louco que aquilo não acontecia na casa dele dai entrei no com processo no fórum e o barulho acabou.

Sei bem como você deve ficar indignado.

Abs.

Fabiano

Francisco Bicalho
18/04/2015, 07:05
Francisco, o defletor é o do caminhão MB710, só foi cortado umas arestas e feito uns furos p passar as mangueiras da band.
As mangueiras sanfonadas são originais, de silicone e tem argolas de metal p não expandir com a pressão do intercooler.
O motor da band do meu amigo é também o 364, com turbo e intercooler, mas é mais novo, tem a bomba injetora rotativa e eu não fui ate onde ela estava com o capô aberto, mas acredito que tenha sugado a água e encharcado o filtro, trancando a entrada de ar, ocasionando o desligamento do motor.

Sergio, existem vários tipos de mangueira de silicone lisas de qualidade que não expandem, e devem melhorar bastante o fluxo de ar da sua admissão. Eu troquei todas as minhas e estão no carro a mais de cinco anos sem problema nenhum.

Francisco Bicalho
18/04/2015, 07:11
Concordo com você Chico muita gente não sabe o significado de viver em sociedade e nem sonha o que pode ser a palavra respeito. Já tive problemas com vizinhos baderneiros e resolvi chamando a patram 3 vezes para medir o som depois liguei para o vizinho com toda a educação mas o cara achava que eu era louco que aquilo não acontecia na casa dele dai entrei no com processo no fórum e o barulho acabou.

Sei bem como você deve ficar indignado.

Abs.

Fabiano

É absurda a coisa. As vezes minha mulher e eu estamos tomando café as 8:30, 9:00 e passam uns 8 ou 10 e temos que parar de conversar até o último passar. Isso no Domingo que seria muito silencioso se não fosse essa turma. Já tomei vários sustos na pista, você vê um farol de moto a 500 m pelo retrovisor e em poucos segundos o cara explode ao seu lado a 200 e caralhada por hora. Se um cara desse bate no Toyota entra com capacete e tudo dentro do carro. Eu fico indignado mesmo é com a policia que não faz absolutamente nada.

abraço,
chico

Francisco Bicalho
21/04/2015, 20:53
Só para encerrar esse assunto de moto na 040. Notícia de hoje, feriadão de Tiradentes.

http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2015/04/major-do-corpo-de-bombeiros-morre-em-acidente-de-moto-na-br-040.html

Francisco Bicalho
30/04/2015, 07:52

Sergio, o carro está querendo ficar pronto (querendo), e eu ando pensando nesse defletor do 710. Você, quando trocou o motor trocou tudo inclusive o radiador de água? A hélice portanto é do 710 também.

abraço;
Chico

Sergio c
30/04/2015, 09:32
Francisco, o radiador do MB710 é uns 20% maior que o da band e não cabe no lugar, por isso foi cortado umas arestas do defletor p fechar com o radiador da band. A hélice é a do MB710, 10 pás de plástico, com acoplamento viscoso, mas eu acho que o acoplamento está meio pesado mesmo com o motor frio.
Eu cortei 2cm da ponta de cada pá, e ainda assim a temperatura dificilmente passa dos 70 graus. Para atingir a temperatura normal de trabalho do motor, eu coloco um jornal ou um papelão de uns 15cm de largura entre o radiador e o intercooler, sendo que passa bastante ar ainda pelos lados, aí a temperatura de trabalho fica boa, mas levando em consideração que morro na região serrana e é sempre mais frio que em outras partes do estado e do país. Um abraço.

Francisco Bicalho
30/04/2015, 17:30
Francisco, o radiador do MB710 é uns 20% maior que o da band e não cabe no lugar, por isso foi cortado umas arestas do defletor p fechar com o radiador da band. A hélice é a do MB710, 10 pás de plástico, com acoplamento viscoso, mas eu acho que o acoplamento está meio pesado mesmo com o motor frio.
Eu cortei 2cm da ponta de cada pá, e ainda assim a temperatura dificilmente passa dos 70 graus. Para atingir a temperatura normal de trabalho do motor, eu coloco um jornal ou um papelão de uns 15cm de largura entre o radiador e o intercooler, sendo que passa bastante ar ainda pelos lados, aí a temperatura de trabalho fica boa, mas levando em consideração que morro na região serrana e é sempre mais frio que em outras partes do estado e do país. Um abraço.

Sergio, a sua válvula termostática está em ordem? Não faz sentido a temperatura tão baixa. Com a VT funcionando a temperatura fica cravada em 82ºC. É uma peça barata que ninguém dá muita bola mas é muito importante para a 'saúde' do motor. Diesel tem que rodar na temperatura certa, cada motor tem uma, e o 364 em qualquer formatação tem que rodar por volta de 82 a 85ºC.

Vou passar na S. Vicente M-B em Itaipava para saber o preço do defletor do 710, pela experiência que tive ultimamente, as peças andam muito acima do valor que acho justo. À propósito, qual é o material do defletor, é plástico ou metal? A vantagem que vejo nesses defletores que protegem a hélice inteira (também tenho a de plástico com 10 pás), é que as chances de quebrar com água ficam reduzidas. Se bem que tanta gente reclama de quebrar hélice, a minha está inteira a mais de 8 anos e pelo menos 60 mil km. Deve ser sorte.

Abraço e bom feriado;
Chico

PS: Esse assunto de defletor tem muito mais à ver com o tema 'fluxo de ar" do que "motociclista alucinado"... tema aliás que não pretendo tocar mais.

Sergio c
01/05/2015, 19:58
Francisco, acho que a VT está normal, pois as vezes faço o teste com o motor frio, e após uns dez minutos com a lenta regulada mais alta, a mangueira de saída da água do motor onde está a VT começa a esquentar(liberando água quente). E tenho ainda os dois mostradores de temperatura, o elétrico e o mecânico, como nessas fotos que postei no tópico monitoramento adicional da temp. do motor. Mas para chegar aos 90 graus, foi numa subida de serra, dia quente por aqui e um papelão de uns 20x30cm, colocados entre os dois radiadores.

O material desse defletor, pelo que vi é como o material do novo troller, fibra de vidro com plástico misturado, mas não tenho certeza, mas é bom de trabalhar com ele. Tomara que tu consigas um preço bom nesse defletor nas CSS MB, mas não sei não, os cara metem a faca sem dó.

Tb nunca quebrei essas pás, mas parece ser um plástico bem resistente. Um abraço.

Francisco Bicalho
02/05/2015, 13:31
Emtendi. A dúvida que eu tive é por causa dessa oscilação na temperatura. Mesmo nessa subida de serra chegar a 90° dá incicios que a VT pode não. Estar 100°, porque no meu motor aqui no Verão quente do Rio o carro unca chega a 90º. Vou palpitar que vale a pena trocar essa sua válvula só por desmcargo de comsciência, ou mesmo um tira-teima. Segio, é uma peça de $35 reais...

... Já o defletor da descarga vou chutar (ainda não vi o preço) deve custar novinho uns R$450. Se não mais. De qualquer forma, tem sempre os ferros velhos de Itaguai e S. Gonçalo, todos kosher, cheips de peças de caminhões que deram PT.

Tanta gente fala que essas pás em plástico quebram à toa, mas as minhas estão todas lá a anos, nem conto mais elas

mas, voltando ao assunto de válvula termostática, eu caho que vale a pena você comprar uma nova e fazer um teste.

abraço,
chico

Fe_jipeiro
04/05/2015, 14:20
Show Chicão, estou na expectativa do resultado !

Abs

Francisco Bicalho
08/06/2015, 09:09
Caros amigos

Não sei se chamo a continuidade do projeto de "Devagar e Sempre", "Reta Final", ou "Haja Paciência". De qualquer forma vou postar o pouco que aconteceu nessas últimas semanas.

O que aconteceu foi que a embreagem estava em péssimo estado e resolvi comprar tudo novo; disco, platô, trambulador, e o scambau. Encomendei na Tração Mania de NF e demorou pacas para chegar em Petrópolis. Valeu a diferença bestial de R$1.400 aqui em Petrópolis e os R$ 870 que paguei em NF. Mas essa demora do frete atrasou a instalação da descarga porque sem a embreagem não tem câmbio, e sem câmbio fica enrolado para puxar o encanamento corretamente na parte de baixo. Mas, enfim, chegou a embreagem, a caixa está sendo instalada, e deu para começar a apontar a descarga para solda. A tubulação em 3" é toda em inox, comprada a peso baratinho do meu ferro velho mais querido do mundo, o Zimbrão da Posse, RJ.

Um dos problemas que tive foi o coletor de descarga que tinha duas rachaduras bem sinistras em volta das duas saídas externas. Chequei o preço de um coletor novo e nem de longe cogitei em pagar R$2.780,00 para aquela vadia da Mercedes. Mandei soldar pelo Fabinho da Red Bull em bronze e ficou no capricho por 250 prata.

Meu sonho de consumo é mandar fazer um coletor em inox pela Hi-Tec Marine da Australia. Ou pela Stainless Diesel.com. Quem sabe um dia...

Enfim, a saída da caixa quente teve que ser em 2.5" porque a curva de 3" impedia que as barras rosqueadas pudessem ser inseridas e as porcas utilizadas (ou parafusos) na parte de baixo por conta do tubo de 3 ser largo demais. De qualquer forma, como a boca da caixa quente é bem menor que 2.5", acabamos usando uma curva de 2.5" presa à flange e com uma luva de expansão para 3" logo em seguida.

Por enquanto é só isso mesmo. Postei essas fotos para o projeto não ficar no esquecimento, imaginando que em menos de duas semanas o projeto ficará pronto.

Anexei duas fotos da minha 'Disneilândia', o incrível Zimbrão, onde eu sou mais feliz que pinto no lixo.

Abraços a todos;
Chico

Sergio c
08/06/2015, 09:15
Francisco, somos dois que gostamos de vasculhar ferros velhos hehehehehe. O que se acha de coisa boa nesses locais e conforme o humor do dono, dá p comprar bem baratinho e dar uma melhorada nas bands. Um abraço.

E vamos esperando pelo resultado das modificações no motor 364.

Francisco Bicalho
08/06/2015, 10:31
Francisco, somos dois que gostamos de vasculhar ferros velhos hehehehehe. O que se acha de coisa boa nesses locais e conforme o humor do dono, dá p comprar bem baratinho.

Oi Sergio

O Zimbrão é interessante porque tudo é organizado, categorizado e os preços tabelados por kg de acordo com o metal, não tem erro, bota na balança e calcula o valor. Inox, por exemplo é R$ 22 o kg, muito barato.

Mas o que eu gosto mesmo é de garimpar. Me divirto muito fuçando entre as pilhas de coisas e muitas vezes compro peças sem necessidade, só por interesse na forma em si.

Abraço;
Chico

Diogo_Vargas
21/10/2015, 16:24
Desenterrando o tópico, e aí Chico como ficou o seu sistema de ar pro motor?

Conseguiu a coifa pro radiador?

Um abraço.

Francisco Bicalho
21/10/2015, 20:06
Desenterrando o tópico, e aí Chico como ficou o seu sistema de ar pro motor?

Conseguiu a coifa pro radiador?

Um abraço.

Oi Diogo

Acabei não postando mais nada porque achei que não havia muito interesse aqui no fórum. O projeto continua, mas algumas coisas mudaram. O coletor de ar frio está instalado e funcionando, só que tive que fazer algumas mudanças, por exemplo, o filtro de ar do 364 ficou muito grande, ou seja a face dele praticamente tampava a entrada de ar, portanto estou testando o filtro MANN do Defender, que é um pouco menor, e por causa disso decidi que vou trocar de 5 em 5 mil km ao invés dos 10 mil. Fiz um cone de alumínio que vai na ponta do filtro para direcionar o ar, como no anterior, e me toquei de um fator importante que é o calor dentro do cofre do motor, e comecei a isolar cada elemento com aquela manta de alumínio e asfalto para telhados que funcionou muito bem. Agora tenho que isolar toda a caixa do filtro de ar, o duto para a caixa fria e eventualmente vou usar um protetor de turbina e fita térmica para a descarga https://www.spaturbo.com.br/loja/produto/kit-termico-2 O que concluí é que não adianta puxar ar frio de fora se tudo dentro do cofre do motor está muito quente porque o ar acaba esquentando. Principalmente eu sinto que será importante isolar a caixa quente da turbina, a descarga e a caixa do filtro de ar para o esquema funcionar direito. Só que no momento eu estou enrolado com trabalho e a loucura do "simples doméstica" que vai atrapalhar a minha vida, enfim, semana que vem mando fotos do esquema que eu montei.

Abraço;
Chico

Francisco Bicalho
21/10/2015, 20:16
Lembrei que tenho algumas fotos da descarga e da instalação do coletor de ar frio. A descarga ficou muito bem feita, toda em inox e ainda teve um detalhezinho (fofo) da ponteira de 4" que deu um visual de testosterona e um plus-a-mais no ronco. Já fiz alguns ajustes no coletor que semana que vem mando fotos.

Abraço a todos;
Chico

hercilio.neto
22/10/2015, 22:46
Chico,
o que você disse faz muito sentido.
De nada adianta coletar ar frio ou resfriá-lo no intercooler para depois circular por dutos no calor do cofre do motor.
Eu não conhecia esse kit térmico, parece bom, vou estudar como instalar no meu jipe.
Como eu não colocarei intercooler (pelo menos por enquanto), vou de snorkel.
Comprei na CLA ontem, estava na promoção. Dica da Fabiola.

Inner
23/10/2015, 09:13
Bom dia Hercílio, você teria algum contato da Clã não estou conseguindo entrar no site deles.

Chico,
De nada adianta coletar ar frio ou resfriá-lo no intercooler para depois circular por dutos no calor do cofre do motor.
Eu não conhecia esse kit térmico, parece bom, vou estudar como instalar no meu jipe.

hercilio.neto
23/10/2015, 10:58
Liga no telefone (11)4016-1244 e fale com a Fabiola.
Pelo site já não está mais disponível, acho que tinham poucas unidades e resolveram queimar o estoque.
Foi a Fabiola que deu a dica em um grupo de whatsapp que participo (Engesa).
O snorkel não era a prioridade do momento, mas pelo preço, fechei na hora - R$ 292,00 em 6x.

Carlo Pecca
23/10/2015, 11:06
CHICO,
muito legal essa entrada de ar térmica. Vc fará alguma coisa na entrada para evitar água em excesso?
Agora no Rio quando chove é do tipo 40mm em cinco minutos. Alaga tudo!
Inner - Metalúrgica CLA fones:
(011) 4016.1244 / 99417.9653 e 97684.3608.
Hercilio - depois de instalar o snorkel, coloque umas fotos, OK?
Bom Fim de Semana a todos.

Francisco Bicalho
24/10/2015, 09:41
CHICO,
muito legal essa entrada de ar térmica. Vc fará alguma coisa na entrada para evitar água em excesso?
Agora no Rio quando chove é do tipo 40mm em cinco minutos.

Carlo veja a postagem #20 que mostra foto da tampa da boca do coletor. Já usei em chuva forte e funcionou bem.

abraço,
chico

Francisco Bicalho
24/10/2015, 16:20
Chico,

fala Hercílio

Quero comprar esse kit, mas acho o valor obcenamente alto. Outro problema foi que fiz a soma dos valores individualmente e fica mais baixo que o kit completo (veja você mesmo), escrevi para a SpaTurbo indagando o porque, e não obtive resposta, conclui que é má fé, e não compro produtos de empresas que trabalham em má fé. Odeio essas coisas. Não sei como é aí em Campinas, mas no Rio, a garrafa de Heineken de 600 ml é mais cara ml por ml que a de 355, outra demonstração de má fé (dos supermercados, no caso). E eu acho uma putaria fazer isso com o consumidor. No Extra aqui no Rio o potinho de plástico (tipo Tupperware) de uma empresa chamada 'Método' de 400ml vende um conjunto com 3 unidades embalados juntos que é mais caro que comprar 3 individualmente. Isso é claramente uma forma de subtrair o consumidor que inocentemente considera que o conjunto naturalmente seria mais barato que o individual, partindo do princípio que você está adquirindo uma quantidade maior.

hercilio.neto
24/10/2015, 21:13
fala Hercílio

Quero comprar esse kit, mas acho o valor obcenamente alto. Outro problema foi que fiz a soma dos valores individualmente e fica mais baixo que o kit completo (veja você mesmo), escrevi para a SpaTurbo indagando o porque, e não obtive resposta, conclui que é má fé, e não compro produtos de empresas que trabalham em má fé. Odeio essas coisas. Não sei como é aí em Campinas, mas no Rio, a garrafa de Heineken de 600 ml é mais cara ml por ml que a de 355, outra demonstração de má fé (dos supermercados, no caso). E eu acho uma putaria fazer isso com o consumidor. No Extra aqui no Rio o potinho de plástico (tipo Tupperware) de uma empresa chamada 'Método' de 400ml vende um conjunto com 3 unidades embalados juntos que é mais caro que comprar 3 individualmente. Isso é claramente uma forma de subtrair o consumidor que inocentemente considera que o conjunto naturalmente seria mais barato que o individual, partindo do princípio que você está adquirindo uma quantidade maior.
É isso aí Chico, parece mesmo uma técnica pra ludibriar a gente. Ou será que tem algo a mais no kit?
No meu caso o circuito do ar é bem curto, o ar vindo do snorkel entrará direto pela lateral do filtro e sairá para a turbina por um mangote de uns 20 cm. Então o isolamento térmico seria somente para a turbina.

ROCKINRIO
24/10/2015, 21:17
Chicão,

Estava navegando no site e a TV ligada de bobeira, quando passou uma matéria no JN sobre uma prova de F1 este fim de semana e a tomada de tempo, foi DEBAIXO D'ÁGUA. Lembrei deste post. Os carros de F1, tem a mesma configuração (KKKKKK) que as nossas viaturas - turbo e intercooler. A tomada de ar é acima da cabeça do piloto, direto para o turbo e para onde vai a água?

Será que tem algum esquema na internet? Vou dar uma olhada.

Felicidades,

Vitor.

Francisco Bicalho
25/10/2015, 06:43
É isso aí Chico, parece mesmo uma técnica pra ludibriar a gente. Ou será que tem algo a mais no kit?
No meu caso o circuito do ar é bem curto, o ar vindo do snorkel entrará direto pela lateral do filtro e sairá para a turbina por um mangote de uns 20 cm. Então o isolamento térmico seria somente para a turbina.

bom dia Hercilio

Somei os elementos imdividuais do kit e deu ums 15 reais a menos que o kit completo, faça você esse teste. Enfim, esse kit tem tudo que você precisa (por um valor exorbitante...), mas se você isolar apenas a turbina, a flange e a descarga gerarão calor, tem que isolar esses elmentos tamém, por isso a fita...

Francisco Bicalho
25/10/2015, 07:02
Chicão,

Estava navegando no site e a TV ligada de bobeira, quando passou uma matéria no JN sobre uma prova de F1 este fim de semana e a tomada de tempo, foi DEBAIXO D'ÁGUA. Lembrei deste post. Os carros de F1, tem a mesma configuração (KKKKKK) que as nossas viaturas - turbo e intercooler. A tomada de ar é acima da cabeça do piloto, direto para o turbo e para onde vai a água?

Será que tem algum esquema na internet? Vou dar uma olhada.

Felicidades,

Vitor.

Vitor, boa pergunta... com o dilúvio que está caindo em Austin (aliás o Texas todo está embaixo d'água) camcelaram o treino de classificação ontem transferindo para hoje de manhã (isso se São Pedro deixar), era muita, muita água no circuito. Agora com relação a água entrar no motor desses carros de F1, imagino que a situação se aplique a qualquer motor, com ou sem turbo, porque já vimos muitas corridas onde chovia canivetes, e os carros de F1 circulavam a 280 km/h impunemente. Como isso acontece sem entrar litros de chuva no motor pela tomada de ar enorme sobre a cabeça do piloto? Eu não tenho loção.

Assim como eu me preocupo com a minha entrada de ar, imagino que o snorkel com a entrada virada para a frente também pode absorver água num caso de chuva muito forte num deslocamento longo, não sei porque nunca tive snorkel. No meu caso, sei que com chuva, apenas, as gotas que evemtualmente entrassem (se não usasse a tampa) pela boca do coletor de ar frio teriam que passar por um relativo longo caminho até passar pelo coletor de admissão, e muita umidade ficaria retida no fundo da caixa do filtro de ar, sem falar que o que passasse pelo filtro de ar (que já é uma barreira) e pela turbina também ficaria retido no fundo do intercooler. Mas... não sou eu que vou colocar meu motor em risco e deixar a frente do coletor de ar aberta na chuva.

abraço e bom domingo,
chico

Dimasi
26/10/2015, 18:48
Entrada de ar externa bem projetada tem desenho que forma um vortex com a velocidade e a força centrifuga jooga a água para algum dreno estratégico.

Francisco Bicalho
27/10/2015, 10:18
Entrada de ar externa bem projetada tem desenho que forma um vortex com a velocidade e a força centrifuga jooga a água para algum dreno estratégico.

Você tem razão, Fabiano, eu pensei em fazer um furo, ou um rasgo no tubo de alumínio para drenar qualquer entrada de água, mas pensei também que se o dreno não fosse bem feito (como na tampa da caixa do filtro de ar que tem aquela peça em borracha que impede a entrada da água), a emenda ficaria pior que o soneto, pois a água de uma eventual poça entraria por baixo. No meu caso, eu sempre ando com o kit original no carro, e se eu sentir que tenho que me deslocar uma longa distância em chuva torrencial (Dez. 2011 de Ibitipoca a Petrópolis… dilúvio em 200 km de estrada durante + de 4 horas) retiro o coletor e monto a tampa original de volta, coisa de 5 minutos. Mas, como mencionei antes, já peguei chuva forte com a minha tampa de alumínio e o interior do coletor ficou sequinho.

Eu agora ando interessado num protetor de turbina como o que vi no seu carro lá no Jorge. Você comprou na SpaTurbo? Se não, onde?

Abraço;
Chico

Dimasi
27/10/2015, 18:39
Comprei no ML tem vários anúncio e preços. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714835752-protetor-termico-capa-manta-turbina-t3-caixa-quente-_JM tem que ver com o vendedor se o modelo casa com sua caixa quente.

Francisco Bicalho
27/10/2015, 19:12
Obrigado, Fabiano

Abraço;
Chico