Ver Versão Completa : Para reflexão!!! Jeep Renegade diesel X lei brasileira
Amigos,
resolvi abrir este tópico específico apenas para compartilhar com vocês um fato que merece reflexão. Não estou aqui criticando a montadora ou o veículo. Apenas como as leis brasileiras são flexibilizadas em determinados pontos...
Estava navegando por outros tópicos do Fórum, quando me deparei com uma discussão (muito boa por sinal) sobre o Jeep Renegade, ora lançamento aqui no Brasil. Me chamou atenção o que um colega postou, dizendo basicamente que o veículo não possuía caixa de redução - mas a discussão se baseava em torno de um modelo a diesel.
Assim fiquei tentado a buscar alguma avaliação técnica do veículo já realizada por alguma destas revistas ditas "especializadas". E assim o fiz. Terminei encontrando um artigo ( Testamos o Jeep Renegade 2.0 turbodiesel 4X4 | Testes | autoesporte (http://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2015/03/testamos-o-jeep-renegade-20-turbodiesel-4x4.html) ) que inclusive o autor se referia à suposta brecha que permitia que este veículo fosse regularizado a diesel no Brasil.
Vi a ficha técnica e no próprio texto o autor/jornalista informa que este veículo possui uma marcha extremamente curta (20:1). Segundo as próprias palavras: "...É justamente a marcha reduzida (20:1) que o habilita a ter motor diesel, algo inédito nessa fatia de mercado...".
Tudo bem, eu acho uma interpretação razoável interpretar esta marcha - se for mesmo dessa forma como está na matéria jornalística - como "redução". Mas se interpretarmos a letra da norma que regula a matéria (Portaria 23/94 do extinto DNC), ela exige que o veículo tenha caixa de redução - o que particularmente entendo se tratar de uma caixa à parte. Não fosse dessa forma, poderíamos emplacar a diesel qualquer veículo que tivesse uma "super marcha".
Agora pensando o outro lado da situação, se qualquer um de nós fosse ao DETRAN tentar emplacar ou converter a diesel um veículo qualquer alegando exatamente isto, ou seja, a existência de uma "super marcha", certamente teríamos como resposta um NÃO! Não acham?
Enfim, que isto sirva de reflexão e eventualmente de argumento quanto a eventuais tentativas de se emplacar ou converter um veículo a diesel no país.
Um abraço a todos!
lucciano amaral
30/03/2015, 21:54
Amigo acredito que apos a comercialização do renegade a diesel nessa scondiçoes vai abrir uma brecha para discusoes judiciais acerca da portaria do extinto DNC, uma vez que se a jeep pode nos tambem podemos, com certeza em mandados de segurança iremos conseguir novas vitorias neste aspecto. MAs qual seria a proproção da marcha reduzida? ate onde sei atualmente a mais reduzida seria seria inferior a 7/1.
.
Dioclecio
30/03/2015, 21:58
Concordo com você Raphael, mas o renegade não é o primeiro a ser legalizado diesel de fábrica sem a caixa de redução separada.
O Agrale Marruá que vemos rodando principalmente como viatura do Exército é exatamente assim, ou seja, não tem caixa de redução mas somente a 1ª marcha bem reduzida.
Quanto a legalizar para diesel um veículo usado a gasolina com esse tipo de argumento pode esquecer porque o DETRAN (principalmente do RS) não facilita nada para ninguém, pelo contrário esquecem que são órgão público pagos com nosso dinheiro e em geral não facilitam em nada para o cidadão e invariavelmente procuram "chifre em cabeça de cavalo".
Abraço a todos os foristas!
hercilio.neto
30/03/2015, 22:30
O Engesa não tinha reduzida e o Bandeirante até 82 também não tinha.
VOVÔ DO TROLLER
30/03/2015, 22:31
Concordo com você Raphael, mas o renegade não é o primeiro a ser legalizado diesel de fábrica sem a caixa de redução separada.
O Agrale Marruá que vemos rodando principalmente como viatura do Exército é exatamente assim, ou seja, não tem caixa de redução mas somente a 1ª marcha bem reduzida.
Quanto a legalizar para diesel um veículo usado a gasolina com esse tipo de argumento pode esquecer porque o DETRAN (principalmente do RS) não facilita nada para ninguém, pelo contrário esquecem que são órgão público pagos com nosso dinheiro e em geral não facilitam em nada para o cidadão e invariavelmente procuram "chifre em cabeça de cavalo".
Abraço a todos os foristas!
No caso do Engesa também. Com relação aos Detrans, acredito que em todos os estados, funcionem mais ou menos da mesma maneira. Sempre "ferrando" o cidadão. Abs. Válter.
p.s. Outra coisa. No caso do novo Troller ele não possui air bag o que em certo ponto também contraria a lei. Mas como estamos no Brasil, lei, ora a lei. O que vale mesmo é a força que as montadoras possuem junto aos órgãos oficiais.
VOVÔ DO TROLLER
30/03/2015, 22:33
O Engesa não tinha reduzida e o Bandeirante até 82 também não tinha.
Exato, mas na minha opinião não dá para comparar os Engesa/Marruá/Bandeirante com o Renegade. Acredito que são carros de categorias diferentes. Abs
André 1943
30/03/2015, 23:18
Se não me engano o marruá tem motor diesel devido ao peso acima de 2500 kg assim como a Mercedes ML acho que a lei mais ou menos assim cx de redução ou peso superior a 2500 kg ...
leoventura
31/03/2015, 02:47
Camaradas,
Eu me vi perguntando a respeito da flexibilização da lei a uns 2 dias e neste tempo estou pesquisando muitos sites a respeito. Mas até agora não consegui obter respostas concretas a essas questões.
1ª Carro a diesel não tem que ter estrutura de chassi separado? O Renegade é monobloco.... e não vi informações a respeito nem de subchassi, seja dianteiro e/ou traseiro ou integral (como o chassi heavy duty acoplado ao monobloco como no GV3)
2ª (a q não quer calar) Reduzida sem caixa???
3ª Será essa concessão pq é um Jeep e jipes podem??? rs
E tb tenho outras questões aos mais entendidos de plantão:
1ª Qual a diferença entre essa milagrosa 1ª marcha super reduzida de aspecto 20:1 e as nossas velhas caixas isoladas de redução? Durabilidade e confiabilidade são as mesmas? Sei que não dá pra responder baseado um um Renagade, mas podemos usar o Freelander como exemplo...
2ª Monobloco é eficiente para fazer off road? Será que vão usar o know-how da Cherokee ou fazer algo tipo Ecasport ou quem sabe meio Fiat mesmo (eu tive um Palio Adv que era um exemplo de bom monobloco, mas, lógico, com suas limitações)???
Agora vou tentar passar algumas impressões que tive do carro.
Motor 2.0 Multijet 2:
Achei que era um motor e um projeto novos como eles estão anunciando, mas não necessariamente.
Alguns carros na Europa já usam esse motor a algum tempo, a maioria identificado como 1.9, pq só aqui no Brasil pra um motor 1.95 ser considerado 2.0....
O lado bom é que parecem conjuntos (carro/motor) bastante eficientes por lá, como o Alfa Romeo 159.
O lado ruim é que diesel só S-10. E sabemos que diesel no Brasil é meio complicado....
Tamanho (4,242m)
Chamam de SUV compacto mas não vejo grande diferença para o meu GV3. Notem que o GV3 tem 4,5m de comprimento, mas com o estepe... Sem ele fica com 4,313m, ou seja 7cm de diferença... Largura 1,81m x 1,80m. Entreeixos 2,64m x 2,57m (ao menos uma grande diferença, pelo menos deve justificar o melhor espaço interno/conforto do GV)
Preço
Já ouvi falar que para comprar o Renegade completíssimo tem que pagar a bagatela de R$150k!!! E os 117k, onde ficam?
Dá pra comprar uma Dakar com 1 ano de uso e uma Full com 3 anos!!! Absurdo!!!
Pós-venda Fiat
Vão usar toda a estrutura da Fiat para atender à Jeep (não sei se só ao Renegade ou se vai estender aos outros modelos) e dá uma dor na espinha só de pensar. Já tive 3 carros da Fiat (uma Uno, um Siena e um Palio Adventure) e posso dizer com propriedade que o pós venda da Fiat é um cu cheio de merda. Profissionais despreparados, gerentes de oficina enrolões, serviço muito aquém do desejado.
Independente de qualquer resposta, acho que o racional é esperar pra ver o comportamento do carro com o tempo. 6 meses no mínimo. Exemplo que o Ecasport não deixou nem 2 meses pra ver que o carro é uma bosta. E se for para desbancá-lo em vendas, acho que a meta já estaria cumprida se não fosse pelo fator "comprador brasileiro", aquele que não sabe o que está comprando.
Abs.
leoventura
31/03/2015, 02:49
Essa matéria fala sobre subchassis na versão a diesel.
http://www.flatout.com.br/aceleramos-jeep-renegade-justifica-a-sigla-suv-e-oferece-opcao-diesel-a-menos-de-r-100-mil/
Abs.,
Quanto aos ENGESAS e BANDS antigas, eles foram fabricados antes da norma que proíbe o emplacamento de veículos nestas condições.
Tem um outro veículo que saiu a diesel também e em versão 4x2. Em 98 salvo engano saiu uma GM Blazer 4x2 à diesel. No ano seguinte já veio com tração e reduzida.
Vou fazer uma consulta formal ao DENATRAN sobre o assunto. Como este é o órgão máximo ao qual os DETRANs devem estar de certa forma subordinados, tendo um documento dele, acredito que valha caso alguém queira emplacar ou transformar um veículo diesel nestas condições, ainda que necessário o uso da força judicial.
O propósito deste tópico foi justamente esse: fomentar a discussão a respeito do tema.
Um abraço!
Willian Del Piero Rocha
31/03/2015, 11:12
Se não me engano o marruá tem motor diesel devido ao peso acima de 2500 kg assim como a Mercedes ML acho que a lei mais ou menos assim cx de redução ou peso superior a 2500 kg ...
André ,se eu não estiver enganado ,o que a lei diz é "capacidade de carga mínima de 1000 kg ou caixa de redução . . ." Agrale Marruá ,mercedes ML ,Renegade ,Troller(air bag) , ,todos se aproveitam de brechas na lei ,brechas essas que só são vistas quando o outro lado é uma montadora.
Willian Del Piero Rocha
31/03/2015, 11:20
Pessoal ,não consegui colocar o que está em PDF (sou burro em computador mesmo kkkk) ,mas basta clicar na portaria 127 .
http://www.denatran.gov.br/port2008.htm
Willian Del Piero Rocha
31/03/2015, 11:28
Ou seja ,lá fala em caixa de mudanças múltipla e redutor , , , a caixa de mudanças múltiplas é simplesmente a cx de marchas e o redutor ,tiraram a palavra "caixa de redução " agora pode ser um dispositivo redutor , , ,aí é que se encaixa a "marcha super reduzida" ,,,,, mas deve preencher os outros requisitos como ângulo de entrada e saída ,vão livre e etc ....
Walter da Camper
31/03/2015, 12:09
Para cumprir a lei ele terá que vir com mesa de guincho.
d) guincho ou local apropriado para recebê-lo: o equipamento, o local de
instalação e as formas de uso deverão ser explicitados pelo fabricante ou importador do veículo e
constarem do respectivo manual do proprietário.
Martin427
31/03/2015, 12:32
A Mercedes ML320 CDI usa a mesma brecha, desde 2009.
Willian Del Piero Rocha
31/03/2015, 13:49
Ou seja , , todas essas portarias e resoluções ,etc ,etc , parecem que são feitas por encomenda para algum fabricante e por aí vai..... braaasillllllll
Walter da Camper
31/03/2015, 17:07
Reclama não galera. Quanto mais opções diesel no mercado melhor pra nós :cool:
Daqui há alguns anos compramos um que só foi usado para ir no shopping, por um preço bem desvalorizado e metemos na lama:bananadança::odedo::brinde:
Eduardo Velo
31/03/2015, 17:30
Com tanta reclamação em relação á manutenção dos motores diesel modernos , não seria melhor o flex ?? .
A Toyota teve que fazer picape 4x4 flex pra atender o mercado ... o pensamento do Walter é o mesmo meu , daqui uns anos nossas oficinas devem saber mexer nesses motores , desde 2005 temos diesel eletrônico e poucas oficinas sabem os segredos desses motores em 10 anos ...
No momento não compraria carro a diesel novo , só até 2004 , de preferência maçarico ... rs
abs ...
antonio umino
31/03/2015, 17:39
Com tanta reclamação em relação á manutenção dos motores diesel modernos , não seria melhor o flex ?? .
A Toyota teve que fazer picape 4x4 flex pra atender o mercado ... o pensamento do Walter é o mesmo meu , daqui uns anos nossas oficinas devem saber mexer nesses motores , desde 2005 temos diesel eletrônico e poucas oficinas sabem os segredos desses motores em 10 anos ...
No momento não compraria carro a diesel novo , só até 2004 , de preferência maçarico ... rs
abs ...
endossando...... ainda com bomba injetora....... Não tem erro.... qualquer viatura a diesel...
abçs
endossando...... ainda com bomba injetora....... Não tem erro.... qualquer viatura a diesel...
abçs
Idem! Eu também.
Reclama não galera. Quanto mais opções diesel no mercado melhor pra nós :cool:
Daqui há alguns anos compramos um que só foi usado para ir no shopping, por um preço bem desvalorizado e metemos na lama:bananadança::odedo::brinde:
No on Road pode até se dar bem, agora quero ver no off Road, vamos aguardar.
Tudo bem, eu acho uma interpretação razoável interpretar esta marcha - se for mesmo dessa forma como está na matéria jornalística - como "redução". Mas se interpretarmos a letra da norma que regula a matéria (Portaria 23/94 do extinto DNC), ela exige que o veículo tenha caixa de redução - o que particularmente entendo se tratar de uma caixa à parte. Não fosse dessa forma, poderíamos emplacar a diesel qualquer veículo que tivesse uma "super marcha".
Agora pensando o outro lado da situação, se qualquer um de nós fosse ao DETRAN tentar emplacar ou converter a diesel um veículo qualquer alegando exatamente isto, ou seja, a existência de uma "super marcha", certamente teríamos como resposta um NÃO! Não acham?
Não basta ter a "super marcha" para poder rodar a diesel, teria que ser também 4x4. Ou ter capacidade de carga (sem modificações para tal, ou seja, originalmente) superior a uma tonelada ou transportar mais de 9 pessoas.
Vários 4x4 não tem redução na caixa de tração e são diesel: exemplos: amarok automática (8 marchas, com primeira mais curta. A manual de 6 marchas tem reduzida), Land rover freelander 2, mercedes ML 320, mercedes GLK 220, agrale marruá.
Não vejo sentido nessa discussão, pois quanto mais opções tivermos em nosso mercado, melhor. Que bom que existe essa possibilidade. O ideal seria termos Golf diesel, gol diesel e tantos outros.
Rodrigo Baratti
03/04/2015, 07:01
Leis antigas, em total desacordo com as tendências de mercado e com as novas tecnologias dos motores diesel.
Esse é o ponto, existe muita legislação para poucas situações, uma acaba contradizendo a outra é por aí vai.
Qto a legalização de troca de motor é uma bagunça, a minha F1000 mesmo com capacidade de carga cima de 1 tonelada nenhum delegado assinava os docs da troca de gasolina para diesel, ai vc argumenta que está previsto na lei e ele simplesmente dá de ombros e não assina.....burocracia que só atrasa esse país!
[]'s
Leis antigas, em total desacordo com as tendências de mercado e com as novas tecnologias dos motores diesel.
Esse é o ponto, existe muita legislação para poucas situações, uma acaba contradizendo a outra é por aí vai.
Qto a legalização de troca de motor é uma bagunça, a minha F1000 mesmo com capacidade de carga cima de 1 tonelada nenhum delegado assinava os docs da troca de gasolina para diesel, ai vc argumenta que está previsto na lei e ele simplesmente dá de ombros e não assina.....burocracia que só atrasa esse país!
[]'s
Rodrigo ninguém assina pq vc tá fazendo errado!
Contrata a assessoria di Zé Dirceu que autorizam até motor a plutônio :odedo:
[]`s
[]`s
Disse tudo... infelizmente.
Rodrigo Baratti
04/04/2015, 20:37
[]`s
kkkkkk! Embora seja contra e não pratique tenho que concordar.
Off topic!!
Ontem uns amigos do meu vizinho chegaram da balada e mijaram em frente de casa, tava na janela e dei uma chamada, numa boa, sem agressão, falando que ali não era banheiro.
Hj 2 pneus estavam murchos.
Que merda de sociedade é essa que vivemos?!?!
Lamentável!!
xibiu!!!
04/04/2015, 21:11
kkkkkk! Embora seja contra e não pratique tenho que concordar.
Off topic!!
Ontem uns amigos do meu vizinho chegaram da balada e mijaram em frente de casa, tava na janela e dei uma chamada, numa boa, sem agressão, falando que ali não era banheiro.
Hj 2 pneus estavam murchos.
Que merda de sociedade é essa que vivemos?!?!
Lamentável!!
É meu amigo Rodrigo Baratti.
Que merda é essa de sociedade???
A merda você vai conhecer na próxima balada!!!
O xixi da "sociedade" você já conheceu ontem!!!
Como vc já disse: É lamentável!!
guilhermeabreu
05/04/2015, 15:53
Comentei em outro tópico é por estas e por outras que o Brasil é o ESGOTO do mundo .
Este tipo de gente colabora e irriga o que o Brasil é hoje .
INFELIZMENTE .
Vcs viram na Copa do Mundo depois de um jogo os JAPONESES retirando todo o lixo que os Brasileiros deixavam nas arquibancadas do estadio , isto é CULTURA E EDUCAÇÃO .
O cara mijar em frente a sua casa ESTA CERTO , O ERRADO É VC EM TENTAR EDUCÁ-LOS .
ISTO É O BRASIL DE HOJE .
wagner4wd
13/04/2015, 12:50
voltando ao Renegade, uma duvida, todos os modelos são 4x4 ou só os a diesel ?
JFPagani
15/04/2015, 00:08
voltando ao Renegade, uma duvida, todos os modelos são 4x4 ou só os a diesel ?
De acordo com a matéria de lançamento só os modelos diesel:
Sport 1.8 Manual (5 marchas)
Sport 1.8 Automático (6 marchas)
Sport 2.0 4x4 Automático (9 marchas) - com câmbio automático de 9 velocidades, controle eletrônico de velocidade em descidas, tração 4x4, seletor para 4 tipos de terreno.
Longitude 1.8 Automático (6 marchas mais aletas para trocas de marcha no volante)
Longitude 2.0 4x4 Automático (9 marchas) - com tração 4x4 e seletor para 4 tipos de terreno
Trailhawk 2.0 4x4 Automático (9 marchas)
wagner4wd
19/04/2015, 16:56
escolha o seu:cool:
http://www.jeep.com.br/monte-seu-carro/#~(esta-em~'versao~selecionados~(versao~'longitude~motor~' 122~opcionais~(~)~acessorios~(~)~cores~'296))
escolha o seu:cool:
http://www.jeep.com.br/monte-seu-carro/#~(esta-em~'versao~selecionados~(versao~'longitude~motor~' 122~opcionais~(~)~acessorios~(~)~cores~'296))
Nem de graça!
Tem uma penca de outros veículos assim, que são vendidos no Brasil a diesel.
Land Rover Freelander
Range Rover Evoque
Mercedes GLK
Mercedes ML
Porsche Cayenne
Volkswagen Touareg
Ssangyong Korando
BMW X5
Não é nenhuma novidade...
Dudarj e demais colegas
Eu penso que a discussão é interminável entre outras razões porque ninguém, nem o governo, sabe dar a resposta correta ou concreta.
Mas eu perguntaria: será que as demais montadoras realmente desejam vender seus carros com motores diesel no Brasil?
Vejam o seguinte: Land Rover, mercedes e até a pequena Ssangyong abriram precedentes ou acharam brechas. Vocês acham que uma Hinday, para o caso da Santa Fé, etc. Kia, para a Sorento, Subaru, para a Forest, Suzuky, GV, e outras tantas, se realmente tivessem interesse não encontrariam a mesma brecha, acho que bastaria peticionar fazendo a comparação e o governo estaria obrigado a atender.
O que vocês acham?
wagner4wd
21/04/2015, 11:43
Nem de graça!
Fiquei abismado como preço do top 116k:screwy:, se fosse pra gastar essa bagatela compraria um troller 0km que tem um motor diesel de verdade
Eu compraria um Marruá e ficaria com ele até apodrecer.
Eu compraria um Marruá e ficaria com ele até apodrecer.
Compra!!!
197mil o Marruá cabine dupla!
e outra, o Trailhawk completo sai a 146mil....
TUDO BARATO!!!
VOVÔ DO TROLLER
21/04/2015, 16:11
Concordo com o Wagner e com o Raphael. O único diferencial, seria o câmbio automático do Ren. mas no meu caso ,eu prefiro o manual, pois gosto de ter o controle do carro na mão, além da diversão que me proporciona. Abs.
wagner4wd
21/04/2015, 16:57
Compra!!!
TUDO BARATO!!!
se colocar todas as tralhas oferecidas fica até 151k....marruá por 197k ?!?!:screwy: dá pra comprar Wrangler 0km!!
Compra!!!
TUDO BARATO!!!
Postei acreditando que o marruá estava ainda na "bagatela" de 120 mil como tempo atrás... mas ainda assim prefiro um Marruá usado a um Renegade 0.
Fiquei abismado como preço do top 116k:screwy:, se fosse pra gastar essa bagatela compraria um troller 0km que tem um motor diesel de verdade
Ficou abismado? Então simule o preço do Trailhalk com todos os opcionais disponíveis: acredite, PASSA DE R$ 140 MIL. O Trailhalk básico tem muitos equipamentos, mas só air bag duplo, não tem bancos de couro, nem xenon. Isso e muito mais é tudo opcional. O diesel deve ser interessante, mas fica muito caro, ainda mais com todos os opcionais.
se colocar todas as tralhas oferecidas fica até 151k....marruá por 197k ?!?!:screwy: dá pra comprar Wrangler 0km!!
A Agrale nao tem o menor interesse em vender o Marrua para o publico. Muito melhor colocar o preço nas alturas e vender para essa merda de Governo, que tbm não está nem ai em pagar 200mil por um punhado de ferro e plástico, sem tecnologia nenhuma.
O mercado do Wrangler eh totalmente diferente do mercado da Marruá, que é totalmente diferente do mercado do Renegade.
O foco do Renegade eh ali na faixa de 80mil-90mil. SUVzinha a gasolina para cidade.
Pagar 150mil num Renegade é tiro na cabeça!
leoventura
22/04/2015, 13:40
Acho q poderiam fechar este tópico. As questões referentes à lei já foram esclarecidas. Qt às questões se o carro é bom ou não e outras opções tem o tópico se o RN vai pegar ou não, que acredito já ser o suficiente para isso.
Abs.
Olha a brecha aí:
DENATRAN:
b) redutor: dispositivo mecânico, hidráulico, elétrico ou eletrônico, acionado pelocondutor, que gerencie do sistema de tração nas quatro rodas para assegurar condições deascensão e de descensão características dos veículos de que trata esta portaria. Na hipótese degerenciamento eletrônico, o sistema deverá atuar em todas as velocidades;
JEEP RENEGADE:
• Hill descent control (Dísponível apenas nas versões a diesel)
• Hill start control
• Câmbio Automático de 9 vel.com seletor para 5 tiposde terrenos e Tração 4X4Jeep Active Drive Low
Sei, assim como a maioria aqui, que é bem mais entendida no assunto do que eu, que tais sistemas não atuam diretamente no 4x4. Também não acho que seja "mutreta" que favorece grandes montadoras $$$.
É apenas a deficiência que todo conjunto de Leis e Normas sofre ao longo do tempo. A sociedade muda, as tecnologias evoluem e o texto, automaticamente, se torna obsoleto necessitando revisão e mudança.
Assim ocorre com nosso Código Penal, Código Civil, CTB, CLT.
Mas, figurativamente falando, nossos governantes estão mais preocupados em tapar buracos na estrada do que construir uma estrada decente. Vão criando emendas aqui e ali ao invés de reformular tudo.
E aí quem é esperto, pro bem ou pro mal, se beneficia disso!
Abraço!
Pessoal, a Freelander 2 diesel não se encaixa no mesmo esquema do Renegade, ou seja, não tem reduzida?
J.
xibiu!!!
10/07/2021, 13:02
Por que e proibido ter carro de passeio diesel no Brasil? - Noticias iCarros (https://www.icarros.com.br/noticias/geral/por-que-e-proibido-ter-carro-de-passeio-diesel-no-brasil-/28098.html)