PDA

Ver Versão Completa : Problema no diferencial ou na homocinética?

Lucas Búrgi
30/03/2015, 12:34
Olá, pessoal.

Não é a primeira vez que reporto algum problema na minha Freelander 2 (2008).
Mas desta vez ela está aparentando algum problema quando eu viro o carro de maneira bem fechada, momento em que ouço um "trummm" e um certo travamento nas rodas de trás. Quando eu ando em linha reta está tudo OK, é só quando faço uma curva fechada!

Já troquei o óleo do diferencial traseiro e ainda continua.
Me aconselharam a limpar e passar nova graxa nas homocinéticas traseiras (marquei para amanhã no mecânico de confiança), porque pode ter entrado areia/terra no local.

O que vocês acham disso?

Lucas Búrgi
31/03/2015, 12:25
Bom. As graxas nas homocinéticas foram trocadas e as próprias homocinéticas estavam tudo em ordem (100%).
No entanto o barulho persiste. Tenho 99% de certeza que é o diferencial, então vou andar até ele quebrar, e quando isto acontecer, vou trocar por um outro... pelo Mercadolivre vi que um está em torno de R$ 1.000 a R$ 3.000, muito aquém do que eu pensava (em torno de R$ 7.000,00 e por aí vai).

Cristiano Miotto
02/04/2015, 17:11
A minha está exatamente com o mesmo problema (120.000 km).
Meu irmão tem uma também que está apresentando vibração em aceleração, se tirar o pé e acelerar novamente com cuidado para, e não é em todas as acelerações que vibra, acho que é homocinéticas ou diferencial.

Lucas Búrgi
02/04/2015, 22:31
A minha está exatamente com o mesmo problema (120.000 km).
Meu irmão tem uma também que está apresentando vibração em aceleração, se tirar o pé e acelerar novamente com cuidado para, e não é em todas as acelerações que vibra, acho que é homocinéticas ou diferencial.

Olá, Cristiano.
Já abrisse a caixa do diferencial para ver certinho?
Acredito que na tua FL2 também é o diferencial. Eu estava pesquisando nos fóruns de discussão brasileiros e estrangeiros (mais europeus) que MUITOS proprietários de FL2 começaram a ter o mesmo problema. O mecânico meu de confiança tem uma igual a minha e está também apresentando o mesmo problema.

Fico indignado que a Land Rover não realizou um recall desta peça, já que muitos usuários estão se deparando com problema deste porte. Assim que eu trocar a peça e constatar que realmente é o diferencial traseiro, vou entrar com ação judicial contra a montadora para pedir a restituição do valor pago.

Não se trata de peça de desgaste (como um pneu, freio e disco de freio), mas uma peça crucial para o desenvolvimento do carro que não deveria apresentar problemas (principalmente quando a gente se depara em grande número de ocorrências), tanto que o óleo dessa peça tem que ser trocado a cada DEZ anos, ou seja, não há como um proprietário dirigir de um modo ou de outro para o diferencial quebrar. Ou é problema de fábrica ou a pessoa negligenciar e não trocar o óleo depois de dez anos (sem contar que faltam dois anos para os modelos mais velhos fazerem aniversário de 10 anos).

O que falta é a boa-fé pós-contratual da Land Rover para com os usuários, que pagam por carros caríssimos. Ao contrário do que acontece no Brasil, vi casos que a montadora deliberadamente e sem ameaça de ação judicial restituiu ao proprietário (com o seu carro com já rodados mais de 100.000km!!) aquilo que lhe foi pago pela troca do diferencial, porque lá no exterior a coisa acontece e os valores são absolutamente opostos. Lá há reconhecimento que há falha.

Aqui não: a TopCar de Florianópolis confessou que é um problema corriqueiro e me indicou que eu trocasse certas peças por R$ 1.600,00 (mais MO de R$ 2.500,00), e que não garantia que o ruído não voltaria, e, caso voltasse, era pra eu pagar um novo diferencial, que ali sairia totais R$ 7.000,00. Dei uma de João-sem-braço para ver se, PELO MENOS, eles me isentassem dos custos da mão-de-obra, quase recebi uma risada de desdenho como resposta.

Com toda e a absoluta certeza, trocarei o meu diferencial e pedirei a restituição por meio de ação judicial.

Cleo
24/06/2015, 14:33
Quando voce entrar com ação nos avise.

seifjr
25/06/2015, 13:45
amigo, já tive uma freelander 2 e agora tenho uma discovery 3: na discovery 3 houve esse problema quando esterçava a direção para ambos lados.

o mecanico tirou o eixo carda e recheou de graxa, pois as coifas (borrachas cilindricas no eixo carda) haviam arrebentado e toda graxa foi expelida. o problema parou na hora e gastei 200 reais. fiquei impressionado com a improvavel resolução! mas resolveu totalmente.

Lucas Búrgi
25/06/2015, 14:21
amigo, já tive uma freelander 2 e agora tenho uma discovery 3: na discovery 3 houve esse problema quando esterçava a direção para ambos lados.

o mecanico tirou o eixo carda e recheou de graxa, pois as coifas (borrachas cilindricas no eixo carda) haviam arrebentado e toda graxa foi expelida. o problema parou na hora e gastei 200 reais. fiquei impressionado com a improvavel resolução! mas resolveu totalmente.

Olá Jorge!
Bem na hora que estava escrevendo no teu tópico sobre os problemas na Disco3, me deparou com essa sua resposta.
Então, o problema que estava dando na tua Freela2 era o mesmo que o meu? Tipo, quando virava dava um "trummm" e uma tremida concomitante?

Marcelo Baptista
29/06/2015, 21:17
Boa noite, eu trabalho com land rover e reviso os diferencias da freelander 2 e da Discovery 3 em que eu posso ajudar vocês

Marcelo Baptista
29/06/2015, 21:25
Boa noite,Lucas não e diferencial e o Haldex este barulho quando você vira para um lado e para outro o diferencial apresenta um barulho de ronco e não de estalos ou vibrações isto que está acontecendo com as freelander 2 tem que fazer um reparo no Haldex

Cleo
30/06/2015, 11:03
Marcelo minha FL2 só tem 100 k rodados e é um carro urbano, sou o segundo dono, e ela está apresentando aquele barulho característico de rolamento cantando (nas acelerações e desacelerações), mas estou sem grana pra fazer o serviço na ccs e receoso em fazer com um mecânico conhecido, por ele nunca ter aberto um diferencial desses, tem que ter algum cuidado especial? Ou é mais ou menos igual aos outros? Um abraço.

Marcelo Baptista
04/07/2015, 21:53
Boa noite, Lucas o barulho que você escuta quando vira a direção para um lado para outro faz este barulho certo este tranco vem do RALDEX que fica antes do diferencial tem que fazer uma manutenção não e nada grave se você pegar ela e girar 4 vezes para um lado e 4 para outro você vai perceber que o barulho vai para com o carro quente mais quando ele esfriar vai voltar os trancos mais dúvidas entra aqui e fala comigo (marcel.landrover@hotmail.com) ou 011 98603.5858

Marcelo Baptista
04/07/2015, 21:59
Boa noite, Cleo sobre seu Diferencial da sua Freelander 2 um problema crônico da Freelander creio que todos proprietários já teve ou vai ter no seu caso amigo tem que ser uma oficina especializada em Land Rover tem que ter uma ferramenta especial não e qualquer mecânico que faz entra aqui e lá comigo (marcel.landrover@hotmail.com) ou 011 98603.5858

Cleo
06/07/2015, 11:58
Marcelo, tem ideia do valor da mão de obra para esse serviço?

Marcelo Baptista
10/07/2015, 22:03
cleo tem sim 440 reais de fluido do Holdex e mais 210 do oleio do diferencil o 80w90 mão de obra total 3.500 reais tenho um amigo mecânico que faz este serviços para mim também 011 7887.0708

Lurib_mt
15/10/2016, 16:38
Olá Jorge!Bem na hora que estava escrevendo no teu tópico sobre os problemas na Disco3, me deparou com essa sua resposta. Então, o problema que estava dando na tua Freela2 era o mesmo que o meu? Tipo, quando virava dava um "trummm" e uma tremida concomitante?Olá Lucas, como conseguiu resolver seu problema?A minha sinto nas retas mesmo umas trancadinhas meio parecido um "soluço" e a luz HDC nãnessa hora não chega a acender mas fica meio que dando umas piscadas.Abcs

Siovanni Fafá
07/11/2016, 21:52
Tenho uma freelander dieses 2012, que começou dando umas travadas nas rodas traseiras, parecendo o ABS sendo acionado, com poucos metros rodados parou, mas tem a roda direita traseira que dá uns pequenos estalos quando ando ou faço uma curva para esquerda, é somente uma roda. Alguem tem idéia do que pode ser?

Guifreelander2
21/06/2017, 21:54
Ola lucas vc conseguiu descobrir o problema que estava fazendo quando virava, o trum a minha esta com o mesmo problema sou de Criciúma

Guifreelander2
21/06/2017, 21:58
A minha troquei o óleo do haldex mas não adiantou, então para poder ander desconectei o plug do haldex o cobertor que aciona a bombinha eletrica para poder andar sem dar trancos, mas acusa uma mensagem quando liga, e fica puxando somente na dianteira e tranquilo de andar até conseguir uma solução definitiva!

thepretender
09/08/2017, 23:41
A minha troquei o óleo do haldex mas não adiantou, então para poder ander desconectei o plug do haldex o cobertor que aciona a bombinha eletrica para poder andar sem dar trancos, mas acusa uma mensagem quando liga, e fica puxando somente na dianteira e tranquilo de andar até conseguir uma solução definitiva!

Vc pode tirar o fusivel FB6, na caixa de fusíveis do porta malas, ele desabilita o haldex, vai ficar aparecendo mensagem no painel, mas vc anda normalmente, fiz isso com a minha, até agora não achei quem conserte a embreagem haldex aqui na região.

marcelo65
23/04/2021, 12:10

mas enfim, vc resolveu?