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Ver Versão Completa : Troca da correia Poli V no motor D4D. Duvidas.



Macbsenior
27/03/2015, 12:39
Então pessoal,

Vou me aproveitar mais uma vez do conhecimento dos mestres do fórum.

É certo e até indicado no manual do proprietário que a troca da correia dentada e tensores no Motor D4D deve ser feita aos 150k/km. Custo atualizado:

CORREIA DENTADA 210,00
TENSOR CORREIA DENTADA 315,00
TENSOR HIDRÁULICO 200,00

Porém, geralmente quando eu troco este componente eu sempre troco a Correia Poli V para aproveitar e deixar tudo completamente revisado. Custo atualizado:

CORREIA POLI V CUSTA 230,00
POLIA CORREIA ALTERNADOR 770,00
POLIA CORREIA ALTERNADOR 680,00
POLIA CORREIA ALTERNADOR 680,00

Todas estas peças são originais Toyota fornecida pelos nossos fornecedores de Ponta Porã. Achei as peças da Poli V e tensores um horror de caro.

No caso da Correia Poli V deste motor ela realmente interliga tudo, ar condicionado, alternador e direção hidráulica e além da correia (Que diga-se de passagem é mais cara do que a dentada) tem 3 rolamentos que custam (só eles) R$ 2.130,00.

De acordo com o manual o conjunto da Poli V deve ser verificado a cada revisão de 10k/KM, e não especifica a km para troca, no caso da minha pick-up tem 134 k/km, então a troca de correia dentada e tensores já esta pela hora de fazer. Sem problemas, quem me conhece sabe que eu não fico regateando e não compro peças paralelas e é claro que eu vou fazer logo.

Minha duvida é:

Esta Poli V tem que ser trocada com quantos km? Concordo que deve trocar a correia Poli V, mas, será que todos estes 3 tensores caríssimos também? Alguém já fez esta manutenção neste tipo de motor e pode me esclarecer?

Agradeço antecipadamente pessoal.

[]s

AroldoMoreira
27/03/2015, 15:59
Caro Macbsenior!
Logo quando comprei o meu carro( srv -2008), na época com 122 mil km, comecei a fazer uma revisão e entre as peças trocadas foi a correia poli V*, q não estava em bom estado. O mecânico da css na época me disse q não era necessário fazer a troca das polias. Na época pedi q fizesse a remoção da proteção da correia dentada para uma avaliação visual, tudo ok. Hoje ela está com 146 mil km próximo da troca da correia dentada, farei somente com 150 mil km
abs

* estive olhando as notas fiscais, em junho de 2013 esta correia poli V custou R$ 186,13

Macbsenior
29/03/2015, 10:01
É isto mesmo Aroldo,

Vou trocar a poli V e examinar os tensores, se tiver algum ruim tem que trocar. Fazer o que?
É interessante porque ela fica ali na frente sem proteção alguma. literalmente exposta. Já a correia dentada tem uma capa de proteção e por isto bem mais protegida, claro por ser vital ao funcionamento do motor.

Obrigado pela resposta.

[]s

Tadi
03/04/2015, 00:18
Vc não precisa trocar todas estas polias. Troque apenas os rolamentos delas.

redib
03/04/2015, 01:07
[QUOTE=Tadi;2260734]Vc não precisa trocar todas estas polias. Troque apenas os rolamentos delas.[/QUOT

Exatamente o que eu ia dizer, na correia poli-v não precisa trocar as polias e só verificar os rolamentos, depois que tirar a correia rode a polia com a mão, se o rolamento fizer muito barulho ( áspero) é só trocar os rolamentos seu mecânico faz o diagnostico fácil, uma dica, não compre os rolamentos na ccs, eles não vendem rolamentos toyota ( pelo menos na que eu fui) eles vendem rolamentos fag, que é primeira linha, mais cobram o triplo pelo mesmo rolamento que nas casas especializadas é bem mais barato, paguei R$ 35,00, pois achava que era original, depois fui ver que eram fag, que deixei de comprar por R$ 11,00, outra coisa, eu não colocaria a poli-v original, e uma peça que fica bem exposta vc pode acompanhar seu estado todo dia se quizer e existem marcas muito boas como daico, goodyar, gates que são de qualidade e preço muito mais em conta, por volta de R$65,00. A dentada eu já acho que compensa original pois vai ter que aguentar 150mkm ( é km pra caramba) e não tem como ficar conferindo todos os dias, e a mão de obra pra trocar também é mais cara.
Se puderem ajudar, a minha fez 300.000 km vou trocar a correia, será q o tensor hidráulico tem que ser trocado ou só a correia e o tensor(com rolamento)?

Rarmbrock
12/06/2016, 09:51
Boa pergunta..... será que o tensor hidráulico tem que ser trocado?????? Cade os amigos mecânicos....

kenjimkm
12/06/2016, 17:27
Boa tarde.
Eu tenho uma prado. o motor e a geracao antiga mas os prazos de troca sao os mesmos.
Eu troquei a correia dentada mais tensionador e rolamento com 150mil. Mas segundo a concessionaria nao era necessario a troca do tensionador e rolamento. Ahhh eu troco a correia de acessorios (a/c, dh, e alternador) junto com a correia dentada.

Thitiro
20/09/2016, 13:25
[QUOTE=Tadi;2260734]Vc não precisa trocar todas estas polias. Troque apenas os rolamentos delas.[/QUOT

Exatamente o que eu ia dizer, na correia poli-v não precisa trocar as polias e só verificar os rolamentos, depois que tirar a correia rode a polia com a mão, se o rolamento fizer muito barulho ( áspero) é só trocar os rolamentos seu mecânico faz o diagnostico fácil, uma dica, não compre os rolamentos na ccs, eles não vendem rolamentos toyota ( pelo menos na que eu fui) eles vendem rolamentos fag, que é primeira linha, mais cobram o triplo pelo mesmo rolamento que nas casas especializadas é bem mais barato, paguei R$ 35,00, pois achava que era original, depois fui ver que eram fag, que deixei de comprar por R$ 11,00, outra coisa, eu não colocaria a poli-v original, e uma peça que fica bem exposta vc pode acompanhar seu estado todo dia se quizer e existem marcas muito boas como daico, goodyar, gates que são de qualidade e preço muito mais em conta, por volta de R$65,00. A dentada eu já acho que compensa original pois vai ter que aguentar 150mkm ( é km pra caramba) e não tem como ficar conferindo todos os dias, e a mão de obra pra trocar também é mais cara.
Se puderem ajudar, a minha fez 300.000 km vou trocar a correia, será q o tensor hidráulico tem que ser trocado ou só a correia e o tensor(com rolamento)?

Boa Tarde.

A minha acabou de fazer 150k km. o tensor está rs150 na ccs em BH, já vou trocá-lo junto com as correias. Depois de 8 anos e 150k km já cumpriu o dever dele. Pelo valor e pela importância achei melhor trocar de uma vez, já q vai ter q parar pra mexer.

Thitiro
20/09/2016, 13:30
Vc não precisa trocar todas estas polias. Troque apenas os rolamentos delas.


Tadi, estou procurando por estes rolamentos para trocá-los, mas nas lojas que fui não têm. Sabe dizer se tem algum outro nome que facilite encontrar estes rolamentos? Ou código ou dimensões? Ou é necessário levar as polias e comprar por semelhança numa loja de rolamentos?
Valeu!

Paulo Baeta
16/11/2016, 19:50
Olá a todos. Praticamente não posto, mas acompanho bastante o fórum.

Hoje fiz a troca da correia dentada da minha camionete, 2010 e 202kkm.

Peguei essa Hilux de pai, com 137k km e troquei a degrada. Na época o mecânico que faz serviço de bomba/bico/turbina para mim (tenho oficina), recomendou trocar somente a correia. Fiz isso.

Como tenho uma viagem para o final de janeiro para o sul do Brasil, já estou preparando o carro.

Troquei a dentada e os dois tensores.

Agora quero trocar a poli v e realmente preços assustaram.

A correia é tranquilo de achar barato. Só comprar de qualidade. Já o tensor, é muito caro mesmo .

Vou tentar na próxima semana desmontar os outros tensores e ver quais os rolamentos.

Tadi
16/11/2016, 20:46
Tadi, estou procurando por estes rolamentos para trocá-los, mas nas lojas que fui não têm. Sabe dizer se tem algum outro nome que facilite encontrar estes rolamentos? Ou código ou dimensões? Ou é necessário levar as polias e comprar por semelhança numa loja de rolamentos?
Valeu!

São quatro rolamentos 6301ddu nas duas poluas fixas e um rolamento 62304ddu na polia tensora

Paulo Baeta
17/11/2016, 08:00
São quatro rolamentos 6301ddu nas duas poluas fixas e um rolamento 62304ddu na polia tensora


tá mastigado. Muito obrigado.

Renatopami
20/01/2020, 19:20
Ressuscitando o tópico....
Penso em trocar a Correia dentada da minha Hilux(D4D)em casa,tenho ferramentas e vi no YouTube que é bem simples.
Como já tive a péssima experiência de trocar a Correia uma vez em oficina “especializada”,e o carro ficar fora do ponto,penso em fazer eu mesmo...rsrs
Comprarei a Correia e tensor original,é necessário a troca do pistão do esticador também?
Existe algum manual da troca,passo a passo?
Enfim,é isso...

Sergio c
21/01/2020, 08:30
P ficar fora de ponto só se vc trocou a coreia dentada. A poli V toca os periféricos externos do motor, mas tem uma sequência correta de onde passa a coreia nas polias, senão a bomba dagua ou a bomba da DH podem girar ao contrário se invertida a passagem da coreia hehehe. Nas antigas Rangers a gasolina, tinha até um adesivo na lataria próxima ao radiador indicando a posição correta da coreia, e olha, precisava, pois passava por umas dez polias hehe.

Emerson Höpner
21/01/2020, 12:35
Ressuscitando o tópico....
Penso em trocar a Correia dentada da minha Hilux(D4D)em casa,tenho ferramentas e vi no YouTube que é bem simples.
Como já tive a péssima experiência de trocar a Correia uma vez em oficina “especializada”,e o carro ficar fora do ponto,penso em fazer eu mesmo...rsrs
Comprarei a Correia e tensor original,é necessário a troca do pistão do esticador também?
Existe algum manual da troca,passo a passo?
Enfim,é isso...

Esta imagem mostra a posição da correia.

Renatopami
06/03/2020, 23:00
Esta imagem mostra a posição da correia.
Obrigado Emerson e ao Sérgio C pelas respostas(agora que vi...rs).
Estava me referindo à troca da Correia dentada mesmo,porém,errei o tópico...kkk

Sergio c
07/03/2020, 09:57
Valeu Renato hehe
Obrigado Emerson e ao Sérgio C pelas respostas(agora que vi...rs).
Estava me referindo à troca da Correia dentada mesmo,porém,errei o tópico...kkk