Ver Versão Completa : Barulho/ronco diferencial traseiro Jimny.
Macedo e Jimny
27/03/2015, 10:02
Colegas,
Fiz uma viagem de 1200 km com meu Jimny a uma semana atrás e o bicho voltou com um roncado no eixo traseiro com as seguintes particularidades :
1 - Ronco se inicia acima de 60 km/h .
2 - O roncado é meio galopante. Tipo um barulho de uma peça girando desbalanceada.
3 - O barulho persiste mesmo com o carro em "banquela", em ponto morto.
Alguém ja passou por um problema parecido ? Alguém concorda que pode ser rolamento de roda ? Ja que o barulho é o mesmo com a caixa de marcha desengrenada ?
Sds.
Colegas,
Fiz uma viagem de 1200 km com meu Jimny a uma semana atrás e o bicho voltou com um roncado no eixo traseiro com as seguintes particularidades :
1 - Ronco se inicia acima de 60 km/h .
2 - O roncado é meio galopante. Tipo um barulho de uma peça girando desbalanceada.
3 - O barulho persiste mesmo com o carro em "banquela", em ponto morto.
Alguém ja passou por um problema parecido ? Alguém concorda que pode ser rolamento de roda ? Ja que o barulho é o mesmo com a caixa de marcha desengrenada ?
Sds.
Qual o ano do seu carro? Pode ser rolamento sim. Se o carro já for bem rodado, poderia trocar logo os dois traseiros.
Att,
Arildo MT
27/03/2015, 15:10
algumas possibilidades, rolamentos, cruzeta, cardam, diferencial, por ultimo reduzida e cambio, podem haver outras, mas isso é o que me lembro agora, vai por eliminação do mais fácil para o mais difícil e dispendioso $$$$.
Macedo e Jimny
28/03/2015, 08:47
É 2010 e ta com 70,000 rodados. Fiz um rodizio de rodas e calibrei os pneus para 25 libras. O barulho diminuiu um pouco e só aparece acima de 80 km/h agora. Próxima providencia é fazer uma balanceamento de rodas... Quem sabe tenho sorte.
MARCANGIANE
28/03/2015, 11:21
o meu teve o mesmo problema e era o pneu ruim,o roncado e idêntico ao de rolamento.
levante o carro e gire roda por roda se for rolamento da pra sentir a vibração,também pode ser no diferencial.
Colegas,
Fiz uma viagem de 1200 km com meu Jimny a uma semana atrás e o bicho voltou com um roncado no eixo traseiro com as seguintes particularidades :
1 - Ronco se inicia acima de 60 km/h .
2 - O roncado é meio galopante. Tipo um barulho de uma peça girando desbalanceada.
3 - O barulho persiste mesmo com o carro em "banquela", em ponto morto.
Alguém ja passou por um problema parecido ? Alguém concorda que pode ser rolamento de roda ? Ja que o barulho é o mesmo com a caixa de marcha desengrenada ?
Sds.
Macedo.
Faça os seguintes testes:
1 - Com a mão tente balançar a articulação do cardã traseiro, bem perto do diferencial. Se sentir folga, algo batendo pode ser a cruzeta. Mas ja tive dois Jimny essas peças geralmente duram mais de 150 mil km.
2 - Você ou seu mecânico deve tirar o pneu traseiro e abrir o tambor das rodas. Pode ser algo solto dentro delas (já tive um problema parecido com meu samurai)
3 - Se não tiver nada solto dentro do tambor. Com o carro ainda com o tambor aberto e levantado em cavalete tente balançar o espelho do tambor. Deve ta tudo sem folga. Nesse se os parafusos estiverem todos apertados só resta ser nos relamentos, ou nas bucha de ação que fixa o rolamento ao eixo.
4 - Se sentir nenhuma folga, monte o tambor, mas não os rodas. Com o carro ainda no cavalete tente girar as rodas, veja se percebe algo estranho, prendendo os estalos vindo dos diferenciais.
Um desses teste devem indicar onde ta o problema. Se não tiver muita experiencia com o carros tente fazer junto com alguém que entende mais.
boa sorte.
Macedo e Jimny
31/03/2015, 09:05
Matos,
Vou seguir suas instruções, assim que descobrir alguma coisa dou o retorno.
Abraço !
Macedo e Jimny
18/06/2015, 13:19
Marcangiane,
Problema resolvido. pneus Bridgestone com deformidade no desgaste. Não sei se fui sorteado 2 vezes ou se essa marca de pneus tão conceituada pisou na bola. Comprei um Uno Vivace 2011 que a 1 mês atrás que apresentou o mesmo problema. Adivinha que marca é os pneus ?? Aconselho evitarem os Bridgestone.
Abraço !
já devem estar fabricando na China!!!
Marcangiane,
Problema resolvido. pneus Bridgestone com deformidade no desgaste. Não sei se fui sorteado 2 vezes ou se essa marca de pneus tão conceituada pisou na bola. Comprei um Uno Vivace 2011 que a 1 mês atrás que apresentou o mesmo problema. Adivinha que marca é os pneus ?? Aconselho evitarem os Bridgestone.
Abraço !
PabloAzH
25/06/2015, 12:31
Bom dia pessoal,
Primeiro gostaria de agradecer muito a todos os participantes do fórum, a minha opção pelo Jimny veio depois de muita pesquisa e informações valiosas que li por aqui. A viatura é excelente pra sua proposta e divertida de dirigir, não me arrependo da escolha.
O que tem me preocupado é que há aprox. uma semana fiz a revisão dos 10 mil km (3 meses após a compra do Jimny) e, dentre os itens, vi que trocaram o óleo do diferencial traseiro. No mesmo dia, depois da revisão, percebi um assobio novo vindo de trás do carro que fica consideravelmente alto a partir dos 100/110 km/h, ao pisar no acelerador. Penso que o barulho seja do diferencial traseiro pela relação com a aceleração e por estar vindo de trás. Levei de volta na concessionária Valentus de SJC no mesmo dia e eles falaram que o nível de óleo estava ok e não souberam precisar o motivo do assobio. Supondo que talvez fosse uma questão do novo óleo ter uma viscosidade menor por não estar sujo como o anterior (com limalha, já que o carro tava amaciando), pediram que eu rodasse um pouco mais com ele para ver se melhorava, e é o que estou fazendo. Aqui li em um tópico de 2005 sobre uma Vitara que o problema poderia ser desgaste do pinhão/coroa, mas imagino se isso é possível num carro só com 10k e que no máximo atravessou o riacho da trilha de Castelhanos hehe... O mais estranho disso é o assobio ter começado logo após a troca de óleo do diferencial (será que deviam ter colocado algum aditivo junto ou esqueceram-se de algo mais?).
Gostaria de saber se alguém teve alguma experiência parecida, em especial com a viatura pouco rodada. Chegaram até a dizer que o barulho era normal por causa dos pneus Mud que vieram com ele (o que não acredito que seja, pois esse assobio não existia antes da revisão).
jorgeffn
25/06/2015, 12:40
Bom dia pessoal,
Primeiro gostaria de agradecer muito a todos os participantes do fórum, a minha opção pelo Jimny veio depois de muita pesquisa e informações valiosas que li por aqui. A viatura é excelente pra sua proposta e divertida de dirigir, não me arrependo da escolha.
O que tem me preocupado é que há aprox. uma semana fiz a revisão dos 10 mil km (3 meses após a compra do Jimny) e, dentre os itens, vi que trocaram o óleo do diferencial traseiro. No mesmo dia, depois da revisão, percebi um assobio novo vindo de trás do carro que fica consideravelmente alto a partir dos 100/110 km/h, ao pisar no acelerador. Penso que o barulho seja do diferencial traseiro pela relação com a aceleração e por estar vindo de trás. Levei de volta na concessionária Valentus de SJC no mesmo dia e eles falaram que o nível de óleo estava ok e não souberam precisar o motivo do assobio. Supondo que talvez fosse uma questão do novo óleo ter uma viscosidade menor por não estar sujo como o anterior (com limalha, já que o carro tava amaciando), pediram que eu rodasse um pouco mais com ele para ver se melhorava, e é o que estou fazendo. Aqui li em um tópico de 2005 sobre uma Vitara que o problema poderia ser desgaste do pinhão/coroa, mas imagino se isso é possível num carro só com 10k e que no máximo atravessou o riacho da trilha de Castelhanos hehe... O mais estranho disso é o assobio ter começado logo após a troca de óleo do diferencial (será que deviam ter colocado algum aditivo junto ou esqueceram-se de algo mais?).
Gostaria de saber se alguém teve alguma experiência parecida, em especial com a viatura pouco rodada. Chegaram até a dizer que o barulho era normal por causa dos pneus Mud que vieram com ele (o que não acredito que seja, pois esse assobio não existia antes da revisão).
Pablo, existem outros tópicos com relação ao "ronco" vindo da parte traseira do Jimny... O que a CSS falou é conversa fiada, não tem nada a ver e até hj não houveram relatos aqui no fórum de problema parecido após a troca de óleo...
Vá novamente a CSS... peçam para levantar o carro, gire as rodas... e veja se consegue perceber o barulho, além do diferencial pode ser problemas nos rolamentos.
Teve gente que constatou que o barulho vinha realmente do pneu, ele deslocou.... qual pneu vc está usando?
abs!!!
PabloAzH
25/06/2015, 12:53
Olá jorgeffn, obrigado pela resposta rápida! Eles chegaram a levantar o carro na concessionária e acelerar com as rodas no ar, só que eu não estava dentro do carro e quem estava (que já havia escutado o ronco ao rodar comigo na estrada) disse que não escutou o barulho. De fora eu também não escutei nada. Parece que o assobio/ronco aparece só com o carro rodando no asfalto mesmo, acelerando e depois de 100/110 km/h. Os pneus que estou usando são os que vinham na maioria dos 4sport até uns meses atrás: os Pirelli Scorpion MTR LT215/75 R15. Anteontem fiz balanceamento, alinhamento e rodízio e vi o cara da CSS tirando e colocando os pneus de volta na roda no processo, mas o ronco continua... :(
Vou pra BH nesse fds (SJC > BH > SJC). A minha idéia é, com o ronco permanecendo, já voltar e abrir uma ordem de serviço próxima semana.
jorgeffn
25/06/2015, 13:06
Olá jorgeffn, obrigado pela resposta rápida! Eles chegaram a levantar o carro na concessionária e acelerar com as rodas no ar, só que eu não estava dentro do carro e quem estava (que já havia escutado o ronco ao rodar comigo na estrada) disse que não escutou o barulho. De fora eu também não escutei nada. Parece que o assobio/ronco aparece só com o carro rodando no asfalto mesmo, acelerando e depois de 100/110 km/h. Os pneus que estou usando são os que vinham na maioria dos 4sport até uns meses atrás: os Pirelli Scorpion MTR LT215/75 R15. Anteontem fiz balanceamento, alinhamento e rodízio e vi o cara da CSS tirando e colocando os pneus de volta na roda no processo, mas o ronco continua... :(
Vou pra BH nesse fds (SJC > BH > SJC). A minha idéia é, com o ronco permanecendo, já voltar e abrir uma ordem de serviço próxima semana.
Não tem cara de ser diferencial.... ele deveria fazer o barulho a qualquer velocidade, claro que mais rápido mais alto... mas se levantaram e aceleraram e não deu o barulho, pode ser outra coisa.. Tente dar uma olhada antes de pegar a estrada... porque caso seja o diferencial, ou rolamentos... eles não aguentam uma viagem dessas não....
faça um teste com os pneus também.... inverta eles passando os de trás para frente só para ver se o barulho continua...
abs!!!
Se vc passou por riachos pode ser um retentor de roda e até mesmo areia dentro do tambor de freio. Eu olharia primeiro, já que é fácil, os tambores de freio. Mas tb pode ser falta de lubrificação ali onde termina o cardã (eu não sei o nome, não sou mecânico, apenas sou curioso :-)).
Estranho trocar o óleo do diferencial com 10 mil km. Isso está indicado no manual ou será que foi constatada contaminação?
Abs,
LFC
Se vc passou por riachos pode ser um retentor de roda e até mesmo areia dentro do tambor de freio. Eu olharia primeiro, já que é fácil, os tambores de freio. Mas tb pode ser falta de lubrificação ali onde termina o cardã (eu não sei o nome, não sou mecânico, apenas sou curioso :-)).
Estranho trocar o óleo do diferencial com 10 mil km. Isso está indicado no manual ou será que foi constatada contaminação?
Abs,
LFC
Sim, amigo, está no manual. Deve ser feita a troca na primeira revisão, aos 10.000km ou 6 meses de uso, e objetiva retirar de suspensão eventuais resíduos metálicos oriundos do desgaste inicial das engrenagens assentando, ainda sendo amaciadas. O bujão de drenagem dos diferenciais tem a cabeça imantada, de modo a segurar essas limalhas no fundo, também pra evitar que circulem livremente durante o giro/atrito das coroas.
O manual só prevê outra troca de óleo dos diferenciais após 5 anos de uso ou 50.000km, considerando, claro, que não haja contaminação neste período.
Por acaso, você instalou rack, bagageiro ou algo assim?
PabloAzH
08/07/2015, 09:48
Por acaso, você instalou rack, bagageiro ou algo assim?
Olá de novo pessoal e desculpe pelo hiato sem respostas, andei tão ocupado que nem levar o carro na concessionária eu tinha levado ainda. A minha viagem para BH com o Jimny foi sem transtornos, apesar de que o ruído estava lá, sempre presente nas acelerações em alta velocidade. Leo BA, não instalei nada não, o carro está da forma que chegou pra mim, tem a diferença dos pneus MUD mas esses vieram com o carro também.
Segunda-feira 06/07 deixei o carro na css Valentus, expliquei de novo o problema e encaminhei um email pra eles com a explicação por escrito (como dizem, é bom ter as informações registradas se precisar de acionar o Procom hehe). LFC e jorgeffn, obrigado pelas contribuições sobre possíveis origens do problema, encaminhei essas hipóteses ao pessoal da css também. Por enquanto meu Jimny está parado lá e eu estou me virando à pé :(. Desde ontem eles estão em contato com um técnico da Suzuki que está pedindo fotos e o resultado de testes e aparentemente vai dizer o que eles devem fazer (acho estranho não ter ninguém com essa capacidade de decisão na própria oficina da concessionária, mas fazer o que...).
Assim que tiver mais notícias envio para compartilhar a solução adotada, por enquanto estão só no diagnóstico.
Diego castelo branco
02/04/2019, 09:07
Boa tarde a todos, meu jimny 2002 está com o diferencial traseiro roncando somente quando acelero, independente da velocidade, quando tiro o pé ou em ponto morto não faz barulho. Troquei todos os rolamentos e sapatas de freio e o barulho continua. Desde já agradeço!
ericteles54
14/10/2019, 13:26
Boa tarde,
Eu estou no meu segundo jimny e no anterior eu também reparava que existia o mesmo barulho, só que com menos intensidade.
Tenho um jimny 2014 e geralmente quando estou em uma subida com alguma irregularidade e em baixa velocidade de 1° marcha (sem a tração acionada) eu estou ouvindo com bastante frequência um ronco e vibração que vem da parte traseira, aparentemente quando o trabalho do diferencial é requisitado nas ondulações. Como eu disse acima, no meu jimny anterior eu ouvia isso, mas era bem pouco, nesse agora eu diria que é sempre quando me encontro nessa situação. (subindo em 1° marcha e piso irregular)
Com vocês acontece isso? Tem alguma coisa que eu possa verificar para saber a causa? Ou é normal?
Amigos,
Tenho um Jimny HR 2011.
Quando estou parado e tiro o pé da embreagem para inicio de movimento do veículo, escuto um "TOC" como se fosse uma folga no diferencial traseiro. Analisei as cruzetas e estão boas.
Pela idade do carro, desconfio que houve um desgaste de coroa pinhão que gera essa folga e na hora que vai tracionar acaba fazendo esse barulho.
Além disso , percebo uma vibração quase um ronco vindo do diferencial também quando estou em movimento com motor em giro baixo, ou baixa tração do conjunto.
Minha dúvida é se essa folga é ajustável ou se preciso comprar coroa e pinhão novos.
E em caso de ter que comprar, alguém sabe qual a relação ou onde compro isso, porque em mercado livre no máximo achei a carcaça do diferencial traseiro. Curiosamente o dianteiro tem bastante.
Obrigado
Quando estou parado e tiro o pé da embreagem para inicio de movimento do veículo, escuto um "TOC" como se fosse uma folga no diferencial traseiro. Analisei as cruzetas e estão boas.
Piotto, bom dia. no encaixe do diferencial traseiro na caixa de transimissaõ tem uma porca que necessita de aperto após um certo período. é exatamente este o sintoma, na saída uma clunch ou toc, uma folga. Minha história: levantei o meu jimny e após o mecânico verificar com a mão não fizemos o aperto. Em consulta aos colegas do whatz, me aconselharam a fazer. voltei no mecânico, desmontamos o encaixe do diferencial e tinha uma folga, ou seja deu aperto, o mecânico ficou sem graça e eu feliz, pois o barulho sumiu.
Legal Gheno, Obrigado.
Amanhã mesmo vou colocar no elevador pra dar uma olhada. Mas só pra eu entender melhor. Essa porca fica no cardã, ou no diferencial? Porque o que liga o Diferencial a caixa de transmissão é o cardan, correto? Ou estou falando bobagem?
Legal Gheno, Obrigado.
Amanhã mesmo vou colocar no elevador pra dar uma olhada. Mas só pra eu entender melhor. Essa porca fica no cardã, ou no diferencial? Porque o que liga o Diferencial a caixa de transmissão é o cardan, correto? Ou estou falando bobagem?
Isso no final do cardã, conectando a caixa de transferencia. deu certo?
Boa Tarde, @Gheno, fucei pra caramba, mas o cardan traseiro que se conecta ao diferencial não tem nenhuma porca. É só uma flange com 4 parafusos e a conexão das cruzetas.
A FLange sai do "fucinho do diferencial".
EU preciso sacar o Cardan pra enxergar essa porca?
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