PDA

Ver Versão Completa : Ranger 4x4 na areia fofa - pressão dos pneus

alexmelo
01/02/2006, 21:42
Olá pessoal,
Sou novo com a Ranger. Antes, tive Vitara e TR4.
Sempre baixei a pressão dos pneus ao pegar uma areia fora, na praia.
O manual da minha Ranger (CD, 2004, Storm, Powerstroke 2.8) diz para não baixar a pressão dos pneus. Ainda não fui para a areia com ela.
Uso o pneu original, 235x75 - 15, Scorpion ST.
Gostaria de conhecer a experiência de vocês sobre este assunto e por que será que o manual diz isto? Será que na verdade não faz diferença? O óbvio é que, baixando a pressão, o pneu afunda menos... Será que a Ford sabe alguma coisa que não sabemos?
Grato pelos seus comentários.
Alex

Edintruder
01/02/2006, 23:51
Eu ando na areia direto e nunca esvaziei nenhuma libra para isso. Só cuidar pra entrar na areia sempre traçado e tracionando que não afunda assim tão fácil não.

IGORFROTA
02/02/2006, 14:32
Tenho uma S-10 CD 2.5 4x4 com pneus 225 75 15 Scorpion S/T.
Sempre utilizo 17 na frente e 15 atras para dar mais aderencia devido ao baixo peso.
Aqui em Fortaleza, observo que o pessoal coloca +/- nessa mesma faixa, dependendo do pneu.
Realmente da pra andar com a pressão normal, porém observa-se que foraça um pouco mais o carro.
Em alguns trechos com a areia muito fofa o cara precisa ficar reduzindo mais as marchas. Já com a calibragem baixa, mesmo nesses trechos o carro anda normal de 3º, 4º.

TylerNTL
02/02/2006, 14:50
Aqui em Natal-RN é de praxe baixar a pressão dos pneus de qualquer veículo para enfrentar trechos e areia fofa.

Inclusive para passar com carros normais em trechos onde "somente" 4x4 ou bugres passariam.

Aumento na aderência é indiscutível.

J. G. Junior
02/02/2006, 15:48
Isso eh básico...baixou o pneu aumenta a área de contato e diminiu a pressão do carro sobre o solo. Talvez a FORD esteja mais preocupada com a segurança.
Eu não chego a baixar muito a pressão, 20 libras (frente e traz.) Tenho receio de em uma curva o pneu sair da roda, pois não sei o limite que isso acontece. :shock:
Agora uma coisa deve ser lembrada, quando se baixa a pressão devemos ter em mente um local para encher depois.... pois se for andar muito tempo com o pneu baixo em locais que devemos usar uma calibragem normal o risco de corte aumenta consideravelmente.
Tenho um compressor portátil que só uso em emergencias...pois haja tempo de espera pra um unico pneu... :lol:
:lol: :lol:

alexmelo
02/02/2006, 17:41
Obrigado, pessoal.
Creio que os dois casos funcionam, mas como disse alguém, baixar a pressão força menos o motor pois o carro tende a afundar menos. Havendo onde encher depois, e não tendo de pegar um asfalto, dá para baixar.
Eu também nunca fui radical... Mesmo em Jericoacoara, nas dunas, há uns tempos, e não com uma Ranger, andei com 22 psi. Alguns guias locais me recomendavam 18, mas fiquei nos 22, com medo do pneu sair do aro.
Talvez a Ford esteja mesmo preocupada com a segurança em primeiro lugar e por isto diz no manual para não baixar a pressão.
Grato,
Alex.

cbridi
02/02/2006, 18:04
Falando em compressor portátil...
Alguém conhece alguma marca/modelo que não leve horas para calibrar um pneu?? Ou isso não existe?

[]'s

Arnaldo Tomazetti
03/02/2006, 01:36
No manual da S-10 CD 4x4 diesel diz o seguinte:
Ao dirigir na areia, muito solta (como nas praias ou dunas) os pneus tendem a afundar. Isto causa efeito sobre a direção, aceleração e frenagem. Para melhorar a tração, reduza levemente a pressão de ar dos pneus ao dirigir sobre a areia.

IGORFROTA
03/02/2006, 11:15
Se vc baixar ate a casa dos 15 psi o pneu não vai sair nao.
Mas pode usar entre 18 e 22 na frente que anda legal, principalmente pq os trechos mais longos anda-se na areia dura.
Agora, na traseira eu colocaria no maximo 18, pois devido ao baixo peso na traseira, a tração fica comprometida e o carro sente na areia fofa, em especial onde tem ondulações no trajeto. Além do mais, é muito dificil sair o pneu do aro na traseira.

J. G. Junior
03/02/2006, 11:51
Há um tempo atrás ia comprar de um cara em Sampa, um jeep bandeirante que tinha um compressor para a suspenção pneumática, que era ligado no motor. Não me perguntem porque não sei como funcionava.
Estou chutando, mas acho que ele variava a pressão no amortecedor.

Acho que deva existir no mercado alguma coisa para ser adaptado, tipo esses "RODOAR" para caminhões. O "pro" é que aquela mangueirinha lateral seria a primeira a voar dependendo do local da trilha. Bem, isso eh coisa pra caminhão.
:twisted: :twisted: :twisted:
Só por curiosidade pra quem não conhece:
http://www.rotavel.com.br/rodoar.htm

Telmo Petrucci
03/02/2006, 12:35
esse rodoar, parece que foram utilizados pela Troller uma vez!!!se nao me engano quando participaram a primeira vez do paris-dacar, devo ter alguma foto por aqui, vou procurar e tento postar mais tarde

Martin Melcop
03/02/2006, 13:04
O "Rodoar" é normal nos carros do Paris Dakar

Ultima vez que fui para a areia aindei com 16 libras