Ver Versão Completa : Programa de redução de peso TGV 3.2 2013
mclaren97
26/03/2015, 15:18
Caros,
Alguns Trolleiros manifestaram interesse sobre o que fiz para redução de peso do meu jipe. A mania por menos peso veio de 2 outras paixões: motociclismo e vela. Em ambos, aliviar peso se dá tanto pela retirada de equipamentos que não nos sejam essenciais quanto pela utilização de materiais mais leves.
Particularmente em um barco é muito significativa a quantidade de bugingangas que agregamos sem perceber. Nos jipes, o aumento do peso se dá por pneus enormes, proteções, guincho etc...
Para o meu tipo de uso - muito asfalto e alguma tocada rápida em trilhas de média à alta, sem enfrentar obstáculos mais difíceis, optei por:
- remover o estepe (28.4 kg), substituindo por um compressor e kit de reparo para furos (1 kg), não para rasgos
- remover o peito de aço (10.2 kg) e o suporte para reboque (10.4 kg)
- remover o banco trazeiro (38.3 kg
Isto totaliza 86.3 kg, o equivalente a um passageiro ou cerca de 4% do peso do carro.
Para trilhas, encho o tanque só até a metade (cerca de 38 kg a menos)
Naturalmente um guincho seria necessário para trilhas mais técnicas. Quanto à troca por pneus maiores, prefiro ir experimentando com os originais e calibragens diferentes para cada situação.
Consta que o teto removível pesa 76 kg, ainda não aferi. Mas se trata de peso bem acima do centro de gravidade do jipe, portanto, o efeito no equilíbrio deve ser significativo. Comecei um projeto então para a fabricação de um teto completo em lona náutica, plástico transparente e alumínio, cuja estimativa inicial é de 9 kg (sem suporte estepe) e o da simples substituição da porta traseira e vidro. Embora não tenha aferido seu peso, estimo próximo aos 30 kg.
Ainda uma idéia, estou estudando fazer um capô em fibra de carbono.
Para aqueles que fazem trilhas técnicas e precisam de proteções, se fabricadas em alumínio e com resistência equivalente às de aço, vão pesar cerca de 40% destas.
Encontrei na web há algum tempo um estudo feito por uma universidade brasileira sobre a otimização de rigidez de um chassis de Troller. Se não me engano, seu peso original é de 124 kg. Para meu uso, não vejo bom custo/benefício em desenvolver outro de alumínio
Por se tratar do modelo 3.2TGV não é possível (ainda) ganhar potência para compensar o peso.
Eu acha a ideia interessante, mas não faria isso em cima do Troller 3.2TGV, faria em cima do NGD 3.0, pois além da diminuição de peso você teria como ganhar bastante potência.
Aqui tem muitos Troller 3.0 "só a casca".
Sem capota, sem estepe, sem tampa de mala, sem guincho, só com 1 banco dianteiro, sem vidros elétricos, etc etc etc...
Isso aliado a uma reprogramação de 270cv faz do carro um monstro, principalmente em competições e passeios em dunas, que é onde realmente o peso/potência faz diferença.
Abraços.
Fabio_Roberto
26/03/2015, 15:40
Eu fui um que estava curioso.
Tecnicamente faz sentido seu pensamento, mas achei que seria alguma mais "engenheirada" pela forma que vendeu o peixe, mas somente retirou o que não é usado.
Retirar proteções não acho legal, troca-las por alumínio sim.
Quanto ao estepe, o meu deve pesar um 45 kg com pneu 33", já pensei nisso também, qual o compressor que vc esta usando??
Quando sobrar uma grana colocar um, junto com um reservatório sob encomenda, o reservatório é moleza, trabalho na fabrica de reservatórios, o compressor que tenho que pesquisar melhor.
Valeu o tópico!! Abraço!
Francisco Gefferson
26/03/2015, 19:49
Gostei da sua ideia. Quem deveria ter tido essa boa ideia também era os engenheiros da Ford/Troller quando foram projetar o novo Troller; que necessita muitíssimo urgente de uma redução de peso!
Mesmo sendo um carro com dimensões reduzidas, se comparadas com uma Hilux SW4 por exemplo, o novo Troller pesa (em ordem de marcha) 2.140Kg, enquanto a Hilux SW4, que é um carro muito maior, com um porta-malas gigantesco, pesa apenas 2.020kg. Que vergonha Troller!!!
Gefferson (Troller 2009/2010)
TCHEIGOR
27/03/2015, 00:57
Robustez não é de graça...
Gostei da sua ideia. Quem deveria ter tido essa boa ideia também era os engenheiros da Ford/Troller quando foram projetar o novo Troller; que necessita muitíssimo urgente de uma redução de peso!
Mesmo sendo um carro com dimensões reduzidas, se comparadas com uma Hilux SW4 por exemplo, o novo Troller pesa (em ordem de marcha) 2.140Kg, enquanto a Hilux SW4, que é um carro muito maior, com um porta-malas gigantesco, pesa apenas 2.020kg. Que vergonha Troller!!!
Gefferson (Troller 2009/2010)
Vinicius.goncalvesmoreira
27/03/2015, 07:47
Robustez não é de graça...
x2 !!!!!!! :palmas:
mclaren97
27/03/2015, 08:08
Eu fui um que estava curioso.
Tecnicamente faz sentido seu pensamento, mas achei que seria alguma mais "engenheirada" pela forma que vendeu o peixe, mas somente retirou o que não é usado.
Retirar proteções não acho legal, troca-las por alumínio sim.
Quanto ao estepe, o meu deve pesar um 45 kg com pneu 33", já pensei nisso também, qual o compressor que vc esta usando??
Quando sobrar uma grana colocar um, junto com um reservatório sob encomenda, o reservatório é moleza, trabalho na fabrica de reservatórios, o compressor que tenho que pesquisar melhor.
Valeu o tópico!! Abraço!
Salve Fábio,
O compressor é um destes pequenos automotivos, ligado à uma tomada 12V do jipe. É pequeno, barato e leve. Embora eu não tenha aferido a pressão, ele consegue empurrar ar bastante para por o carro de volta em movimento, embora demore um pouco. Não acoplei reservatório. Não sei como ele se comportaria com os 33, mas acho que a partir desta medida um compressor mais forte seria razoável.
Abç
eduardodesaa
27/03/2015, 12:05
mclaren, blz...
Vc removeu o estepe e pra suprir a necessidade utiliza um compressor, mas e a legislação permite isso? Se parar numa blitz...
Abraço
William Bescro
27/03/2015, 14:04
E eu sou outro que também estava curioso...
Como disse anteriormente, normalmente engordamos o Jeep, pois acredito que ele já vem bem enxuto... pratica para alavancar a venda de assessórios (ex.: o Novo Troller vem com "plástico" em tudo, desde polainas para-choque até estribos laterais, etc... e como crítica mesmo, a inclusão de mais sensores sob o veículo sem protetores, o que acho inadmissível, pois uma montadora que vende uma imagem de robustez e confiabilidade não poderia deixar estes componentes a mercê de espirrar uma pedra ou levantar um galho e desativar um componente essencial para o funcionamento do veículo - calma pessoal, não estou criticando o carro como um todo, aliás, pretendo no futuro, trocar o meu por um novo após o "trilha drive" que fiz - opinião pessoal).
Gostei muito da ideia (PRP) com o uso de materiais igualmente resistentes porém com menor peso, resta apenas levantar o custo/benefício disso tudo... penso que alguns protetores poderiam ser de plastico/fibra por ficarem acima do chassi...
Como disse o Abreu, no TGV, não sentiremos mudança de torque nessa redução, porém economizar no consumo me parece fazer muito bem, não só para o meio ambiente com a redução da poluição, mas principalmente para o nosso bolso !!!
Portanto, "bora lá", queremos saber mais das suas idéias...
Parabéns pelo tópico!
Abç!
William
mclaren97
27/03/2015, 17:13
Eduardo, vc tem razão, pode ser um aborrecimento.
mclaren97
27/03/2015, 17:35
E eu sou outro que também estava curioso...
Como disse anteriormente, normalmente engordamos o Jeep, pois acredito que ele já vem bem enxuto... pratica para alavancar a venda de assessórios (ex.: o Novo Troller vem com "plástico" em tudo, desde polainas para-choque até estribos laterais, etc... e como crítica mesmo, a inclusão de mais sensores sob o veículo sem protetores, o que acho inadmissível, pois uma montadora que vende uma imagem de robustez e confiabilidade não poderia deixar estes componentes a mercê de espirrar uma pedra ou levantar um galho e desativar um componente essencial para o funcionamento do veículo - calma pessoal, não estou criticando o carro como um todo, aliás, pretendo no futuro, trocar o meu por um novo após o "trilha drive" que fiz - opinião pessoal).
Gostei muito da ideia (PRP) com o uso de materiais igualmente resistentes porém com menor peso, resta apenas levantar o custo/benefício disso tudo... penso que alguns protetores poderiam ser de plastico/fibra por ficarem acima do chassi...
Como disse o Abreu, no TGV, não sentiremos mudança de torque nessa redução, porém economizar no consumo me parece fazer muito bem, não só para o meio ambiente com a redução da poluição, mas principalmente para o nosso bolso !!!
Portanto, "bora lá", queremos saber mais das suas idéias...
Parabéns pelo tópico!
Abç!
William
William,
O custo/benefício é um pouco subjetivo. Para alguns, não importa quanto se gasta, desde que consigam reduzir peso. No motociclismo, ciclismo e na vela ( acho que como em qualquer outro esporte de nível elevado de competição, não é?), gasta-se um bocado de $ nisto. Um jogo de parafusos em titânio para uma moto ou bicicleta custa próximo a US$ 500, para se poupar menos de 1kg. A fibra de carbono impregnada com resina epóxy também é muito cara, mas já muito utilizada. Na vela oceânica, reza a lenda que os skippers obrigam a tripulação a cortar ao meio os cabos das escovas de dente...
A gente termina agregando um bocado de peso ao jipe, particularmente com pneus enormes. O look é sensacional, mas sem dúvida se paga um preço para a performance em trilhas de média ou alta, para não falar do asfalto.
Aliviar peso não aumenta o torque, mas aumenta a aceleração e agilidade, além de menos massa na hora de guinchar o jipe da lama ou de um buraco. Naturalmente, para subir pedregulho está bem indicado.
Muito bacana estar dividindo idéias com vocês. É minha primeira experiência em um fórum e venho aprendendo um bocado com o que tenho lido aí. Entre outras coisas, as discussões no fórum sobre a EGR me interessaram e selei a minha aos 14M km, hj com 32.5M. Notei um aumento bem perceptível de torque entre as 800 e 1300 RPM.
Abç a todos
William Bescro
27/03/2015, 19:01
Mclaren97,
Neste sentido, compactuo contigo... rsrsrs!!!
Tbm sou motociclista, mas agora só tenho algumas antigas que mino de vez enquando... aliás, depois que comecei a fazer os passeios off, não tenho mais andado com elas e tbm com meus antigos... diria que mudei de "profissão" no momento.. rsrs!
Sei bem o quanto custa um prazer ou desejo, e quanto a sentir-se satisfeito com nossos brinquedinhos, isso não tem preço... só prazer... afinal, pra que serve o dinheiro, senão para gasta-lo... rsrsrs!
Tbm sou novo neste esporte e no fórum, posso lhe dizer que estou aprendendo bastante, aliás antes mesmo de comprar o Jeep final de 2013, pesquisei e lí um monte este "veículo de comunicação e de opiniões". E apesar de tudo que lí sobre o TGV, acabei indo lá, depois de um ano de namoro, e comprei o danado, estou muito satisfeito, e com muita sorte... rsrs!! Porque até agora só felicidade... rsrs!!! Hoje, após 14 meses, ele só tem 10 mil km e já peguei com o recal de fábrica...
Minha dica é... leia bastante, opine, aprenda e compartilhe suas experiências... mas aplique um bom "filtro" nisso tudo... rsrsrs!
Abç!
William
William Bescro
27/03/2015, 19:11
Eduardo, vc tem razão, pode ser um aborrecimento.
Alguns carros importados vem com pneu estepe tipo "linguiça" exclusivamente para ir até um reparador e sem ultrapassar 70 km/h...
Obviamete que, para um Jeep, talvez seu uso não seja muito recomendado, mas partindo do princípio do (PRP), é uma boa alternativa para, além da redução, não ficar sem um estepe e levar multa ou até mesmo uma apreenção...
O que acham ????
Abç!
Francisco Gefferson
27/03/2015, 19:14
Robustez não é de graça...
De fato robustez não vem à toa. Porém, com pesquisa e engenharia de ponta é possível fazer o Troller tão robusto quanto ele é, sem esse exagero de peso e sem custos elevados.
Existem empresas que desenvolvem softwares específicos para os diversos ramos de engenharia. Por exemplo, para se dimensionar um chassi de carro, utilizando-se o mínimo de aço e obtendo-se o máximo de rigidez e resistência.
Usar como desculpa a robustez para não se investir num projeto moderno, só aqui no Brasil que os consumidores acreditam nisso.
Gefferson (Troller 2009/2010)
homerohermida
27/03/2015, 21:42
Robustez não é de graça...
Ajudei a instalar um guincho numa Hilux 2014 e pude notar que o chassis de e ter uns 1,5 mm de espessura enquanto o Troller de e ter uns 5,5mm... Fora mais um eixo rígido, etc...
eduardodesaa
28/03/2015, 20:15
Mclaren, blz
Deve ficar massa o jipe sem o banco de trás... Fica tipo uma defender 90 e com um bagageiro show de bola... Nesse caso da de fazer um tapete bem grande pra ficar padrão hehe
Abraço
mclaren97
28/03/2015, 21:24
Mclaren, blz
Deve ficar massa o jipe sem o banco de trás... Fica tipo uma defender 90 e com um bagageiro show de bola... Nesse caso da de fazer um tapete bem grande pra ficar padrão hehe
Abraço
Eduardo, dá uma olhada nos tapetes em www.jeep4x4center.com (http://www.jeep4x4center.com). A loja é na Flórida. Eles simulam a banda de pneus!
mclaren97
28/03/2015, 21:31
Salve Fábio,
O compressor é um destes pequenos automotivos, ligado à uma tomada 12V do jipe. É pequeno, barato e leve. Embora eu não tenha aferido a pressão, ele consegue empurrar ar bastante para por o carro de volta em movimento, embora demore um pouco. Não acoplei reservatório. Não sei como ele se comportaria com os 33, mas acho que a partir desta medida um compressor mais forte seria razoável.
Abç
Fábio, hoje cronometrei o tempo que o compressor (Schullz) leva para encher o estepe original de 0 - 20lbs. Foram 3min 20seg. Perecebi que ele continuaria a encher, mas não vi motivo para forçar a máquina. Esta pressão me leva a qq lugar.
Abç
homerohermida
28/03/2015, 22:04
Mais uma idéia para eliminar o estepe: comprei este kit de reparo de pneus no Walmart dos EUA. Vem com todas as ferramentas e macarroēs. US$7.00
jipeiroMT
28/03/2015, 22:37
De fato robustez não vem à toa. Porém, com pesquisa e engenharia de ponta é possível fazer o Troller tão robusto quanto ele é, sem esse exagero de peso e sem custos elevados.
Existem empresas que desenvolvem softwares específicos para os diversos ramos de engenharia. Por exemplo, para se dimensionar um chassi de carro, utilizando-se o mínimo de aço e obtendo-se o máximo de rigidez e resistência.
Usar como desculpa a robustez para não se investir num projeto moderno, só aqui no Brasil que os consumidores acreditam nisso.
Gefferson (Troller 2009/2010)
Francisco, só em carroceria de fibra, 2x eixo rígidos e a diferença de peso dos chassis, o troller já vai ser mais pesado que uma porção de SUV de 7 lugares. O novo troller está com a mecânica da ranger, logo seu peso é próximo dela, a não ser pela carroceria de fibra (mais pesada e infinitamente mais resistente) e eixo rígido dianteiro.
pedro bonadio
29/03/2015, 00:28
Você eliminando peso em grande escala(+100kg), afeta toda a dinâmica vertical e axial do veiculo.
Ganha-se de um lado e perde-se em outro. De nada adianta diminuir peso para diminuir o momento que a capota de 70kg cria sobre o Roll Center do carro e tirar 200kg e fazer com que as molas comprimam menos com o peso suspenso e levantem o carro em 2" (número fictício) o que levantaria o C.G., consequentemente o C.M. e o C.R.. Não digo que isso seja um problema de alto fator, até porque não está quantificado, mas é um exemplo.
Portanto, o ideal é ter em vista um projeto, substituir as proteções de aço por alumínio seria interessante, porém caro; diminuir os parachoques e fazê-los de alumínio também é opção; recortar para-lamas e usar para-lamas de algum polímero leve e flexível, assim seria possível abaixar o veículo sem perder up-travel e usar molas menos rígidas; trocar vidros por policarbonato; trocar bancos originais por bancos de competição com menor peso e conforto; trocar volante; aliviar massa inercial: cardan de material melhor e dimensões menores, uso de cruzetas convencionais ao invés das CV; eliminação do rock-slider/estribo; uso de amortecedores de competição; dispensar sistema de som; entre outros opções. Não existe almoço grátis, logo perderá em conforto e ganhará em comportamento (frenagem, aceleração, retomada, consumo); aumentar diâmetro de pneus compensando com tamanho de rodas (Existem rodas de aço mais leves que de liga de alumínio e em certos casos é mais leve usar uma roda de aro maior com pneu com menos borracha lateral).
Uma ideia que seria bem vinda para o Troller seria uma melhora aerodinâmica. Por exemplo, aquele spoiler lá atrás gera downforce. A adoção de um capô com certos vincos poderia direcionar o ar de forma que melhorasse a fluidez do sistema.
mclaren97
29/03/2015, 16:44
Mais uma idéia para eliminar o estepe: comprei este kit de reparo de pneus no Walmart dos EUA. Vem com todas as ferramentas e macarroēs. US$7.00
Homero, uso exatamente um deste tipo "a bordo". Funciona muito bem.
mclaren97
29/03/2015, 18:28
Bonadio, você é engenheiro e nada como uma cabeça matemática para por as coisas em seu devido lugar! Eu sou médico, Matemática não é meu forte, embora sempre tenha adorado a Física. Me corrija se eu estiver errado, mas creio que não é possível se retirar massa acima do CG e ainda assim elevá-lo em um objeto. imagino que mesmo que ocorra uma elevação do jipe pela redução de peso, se a redução tiver se dado às custas de peso acima do CG, ela não excederá o efeito benéfico da redução de inércia do peso lá no alto, como no caso do teto.
Algo que vc menciona e que penso melhoraria muito o comportamento do jipe em trilhas de média e alta, mas não para subir pedras, seria passar à rodas 18" com pneus série 60. O peso certamente seria menor e o diâmetro final próximo das rodas 15" com pneus 75 = melhor aceleração e comportamento da suspensão
Abraço
pedro bonadio
29/03/2015, 19:48
A elevação do CG é acarretada indiretamente pela retirada de peso, pois a retirada de peso faz com que a mola ceda menos e eleve toda a massa suspensa (tudo acima do chassi), a elevação desse setor leva o CG pro alto, juntamente com o Centro de Massa e consequentemente o Instant Center, Roll Center, etc... Como eu disse, não estou dizendo que isso seria um ponto fatal do projeto, até porque tem gente ai que coloca molas de 3" mais Body Lift de 2" e acha que andar nas alturas é legal... Mas pensando em otimizar desempenhos, que é onde entra a engenharia especificamente automobilística, qualquer variação é estudada. Você pensou no objeto encostado ao chão, assim, retirando massa de cima do CG logicamente não irá elevá-lo. Mas nesse caso, você está eliminando massa suspensa, e essa massa está suspensa por uma mola que tem variação de comprimento com um certo carregamento agindo sobre ela, se você diminui o carregamento, a variação do comprimento diminui, isso segue a lei de Hooke (Força = Constante da mola x deformação/variação).
Em relação ao conjunto pneu/roda, é um dos aspectos que mais ganharam importância nas últimas décadas no meio automobilístico e se houvesse oportunidade de ao menos pesar conjuntos, por exemplo (255/75R15 montados nas rodas originais vs 275/60R18 com rodas 18x7 de liga).
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