Conectar

Ver Versão Completa : Caixa eletronica debaixo do painel do carona L200 99 mecanica

Crusc
25/03/2015, 20:30
Ja troquei bateria, ainda a luz do painel inicial esta enfraquecendo eh como
se a bateria estivesse descarregada. ela eh novinha.
Ja a algum tempo perceboum CLIK meio descompassado na caixa eletronica fechada
que tem em baixo do painel lado do carona.
Sera que ha algo roubando corrente. Porque os reles dentro desta caixa estalam
do nada quando ligo o carro e durante alguns minutos estalando esses reles silenciam? Nao era assim.
Por favor alguem pode me ajudar. Nao sei se os eletricistas comuns sabem lidar com essas eletronicas. Sou conhecedor de eletronica mas nao consigo aplicar pratica
para solucionar este caso. Quando ela ainda estava ligada medi a tensao de carga vindo do gerador que esta em 13,80Volts.
Algo estranho acontece que parece que a bateria descarrega do nada.

Guilherme L200
26/03/2015, 09:58
O regulador de tensão do alternador deve esta dando pau... O alternador tem que fornecer 14,5 volts, no seu caso parece esta fornecendo pouco, por isso a luz fica fraca. A minha também apresentou problema no regulador, mais estava carreando a mais.. quase estourou a bateria e queimou todos fusíveis do carro.. perdi uma grana.

Crusc
14/04/2015, 09:43
Guilherme,

Descobrimos o que era mas antes vou passar uma experiência real e testada por mim durante mais de 7 anos:
Uma bateria que utilizei entrou em curto e queimou o stator do gerador (alternador para quem entende assim).
Levei em um eletricista e acompanhei o trabaho. Descobrimos que tinha queimado o regulador de tensão que existia internamente no gerador (coisa de fabricante). com isso era sugerido a troca do conjunto todo, o que é uma estupides visto
o preço era uma piada de mal gosto.
Pois bem esse eletricista, que já até faleceu, revisou o gerador os diodos estavam normais, reenrolou o stator queimado e simplesmente exteriorisou
o regulador com um genérico usado até em CORCEL 2, e fixou na lataria dentro do capu. Tensão de saida 13,80V.
Simplesmente fantástico a simplicidade e funcionalidade que com isso simplificou a manutenção para sempre.
Preço na época do serviço R$40,00 do regulador e 50 de mao de obra. Tempo de funiconamento até hoje desaproximadamente 7 anos atraz. Nunca mais abri e ainda a tensão de saida de é 13,80V.

Voltando sobre o defeito que relatei anteriormente, o problema era só o automático do motor de partida que estava com os contatos internos entrando em comutação fora de hora, e então a caixa de controle se perdia e até de alguma forma desarmava todo o painel como medida de proteção, enganando a mim como sento bateria ruim.
Foi só retirar o motor de arranque e consertar o automático, e lógico com uma limpeza basica no induzido do motor.
Pronto.

LIÇÃO: Nem todo painel quando se apaga ao dar partida é sinal de bateria fraca.