Conectar

Ver Versão Completa : Junta da tampa do cabeçote motor 2.8 3L Hilux SR5 - 1998

Campos_SR5
25/03/2015, 19:12
Pessoal, boa noite!

A tampa do cabeçote está com um pequeno vazamento de óleo que está me tirando o sono, vazamento chato que acaba baixando óleo em pequena quantia e por fim pode virar uma dor de cabeça...
Já andei pesquisando por aí mas pelo que notei a junta original TOY só é vendida com o kit completo de juntas e o valor fica elevado.
Gostaria da sugestão dos Srs. se é possível encontrar em algum lugar só a junta da tampa do cabeçote motor 2.8 3L 1998 ou existe alguma outra marca consagrada que posso instalar sem problemas.

Muito obrigado

Cesar Campos

Elias_qf
25/03/2015, 21:45
boa noite campos,

A minha tmb tive o mesmo problema não achava a junta tirei a tampa limpei a junta ela é de borracha, passei silicone na tampa coloquei a junta passei silicone na junta e coloquei td no cabeçote... fiz um sanduíche de silicone com recheio de junta no meu caso funcionou estou a 7 meses sem uma gota vazando pelo menos nao pela junta da tampa de valvula kkkk

agora pelo retentor do volante não consigo tirar esse vazamento

Campos_SR5
26/03/2015, 09:13
Vlw Elias qdo abrir a tampa vamos tentar fazer isso.

Obrigado!

EduQxQ
26/03/2015, 10:43
boa noite campos,

A minha tmb tive o mesmo problema não achava a junta tirei a tampa limpei a junta ela é de borracha, passei silicone na tampa coloquei a junta passei silicone na junta e coloquei td no cabeçote... fiz um sanduíche de silicone com recheio de junta no meu caso funcionou estou a 7 meses sem uma gota vazando pelo menos nao pela junta da tampa de valvula kkkk

agora pelo retentor do volante não consigo tirar esse vazamento
Olá Elias,
Muito boa esta dica. Utilizou algum tipo de silicone especial? E o aperto dos parfusos, precisa de torquímetro, ou pode ser na mão(para o motor 1KZT)?

Um abraço,
Edu

Tadi
03/04/2015, 00:49
Pessoal, boa noite!

A tampa do cabeçote está com um pequeno vazamento de óleo que está me tirando o sono, vazamento chato que acaba baixando óleo em pequena quantia e por fim pode virar uma dor de cabeça...
Já andei pesquisando por aí mas pelo que notei a junta original TOY só é vendida com o kit completo de juntas e o valor fica elevado.
Gostaria da sugestão dos Srs. se é possível encontrar em algum lugar só a junta da tampa do cabeçote motor 2.8 3L 1998 ou existe alguma outra marca consagrada que posso instalar sem problemas.

Muito obrigado

Cesar Campos
Esta junta é vendida separada do kit assim como todas as juntas na concessionária. E fica em torno de R$ 120

gabriel theodoro de souza
03/04/2015, 20:29
Também troquei está junta há um ano,comprei na ccs e custou mais ou menos oitenta reais.

Campos_SR5
03/04/2015, 22:24
Ok srs. Segunda feira vou na cc agilizar essa junta muito obrigado a todos pelas dicas! Abç
Campos

Campos_SR5
27/04/2015, 16:45
Srs. comprei na CCS sob encomenda = R$ 65,00 original.
Já rodei 850Km (500km em estrada) e não vazou uma gota!

Ahh olha a "Celeste" junto com as Toyotas Fortuner dos primos!

https://imageshack.us/i/pbyhuMzLj

Até mais!

SandroGaúcho
13/09/2016, 08:15
Bom dia pessoal!

Apareceu um vazamento e a princípio era a mangueira da bomba de óleo do vácuo do alternador, eu mesmo a substituí sem problemas.
Feito isso, fui no posto trocar o óleo e filtro e foi abastecido com 6L., o problema é que depois de rodar uns 10km percebi que tinha óleo a mais pois no manual fala em 5,3l com filtro.

Como moro em apartamento e não tenho liberdade de fuçar no carro, peço ajuda de vocês!

Considerando que houve óleo em excesso, quais os pontos do motor que devo observar se há vazamento?

Aguardo!

Obrigado

EduQxQ
13/09/2016, 09:53
Sandro,
Como ficou o nível na vareta? muito acima do limite?
Caso tenha ficado dentro da marcação creio que não precise se preocupar.

Um abraço,
Edu

Clandio
13/09/2016, 10:26
Sandro.
O motor da minha é o mesmo da tua. Nas picapes argentinas com motor 3L, se não me engano, fala em 6 litros, por isso acabam colocando 6 litros no motor das nossas viaturas.
Na minha sempre coloco 6 litros e fica ligeiramente acima da marca máxima da vareta. Nunca tive problemas de vazamentos que pudesse associar a isso.

SandroGaúcho
13/09/2016, 11:05
EduQxQ e Clandio;

Ficou uns 4mm acima do nível máximo.

EduQxQ
13/09/2016, 11:10
Eu deixaria assim, até por que a tendência seria o motor consumir um pouco deste óleo.
Ou vai até o posto e sangra esses 700ml.

Um abraço,
Edu

sandro_ventania
13/09/2016, 22:36
Isso já aconteceu comigo...deixei assim.

Clandio
13/09/2016, 22:50
Deixa assim. Não acho tão exagerado. Maior quantidade de óleo, refrigera melhor o próprio óleo.

SandroGaúcho
14/09/2016, 14:50
O problema é o vazamento, acho que é no retentor do volante.

Campos_SR5
18/09/2016, 21:49
Bom dia pessoal!

Apareceu um vazamento e a princípio era a mangueira da bomba de óleo do vácuo do alternador, eu mesmo a substituí sem problemas.
Feito isso, fui no posto trocar o óleo e filtro e foi abastecido com 6L., o problema é que depois de rodar uns 10km percebi que tinha óleo a mais pois no manual fala em 5,3l com filtro.

Como moro em apartamento e não tenho liberdade de fuçar no carro, peço ajuda de vocês!

Considerando que houve óleo em excesso, quais os pontos do motor que devo observar se há vazamento?

Aguardo!

Obrigado

Sandro, blz!

Eu deixaria na medida certa, o motor pode trabalhar com pressao alterada e forçar os retentores, vindo a causar vazamentos.

Tive uma situaçao semelhante dias atras e o ruido do motor estava diferente com o excesso de óleo colocado durante a troca. retirei o excesso e ficou do msm jeito que era. Fiquei mais tranquilo pra andar com a maquina.

Abç

SandroGaúcho
19/09/2016, 09:58
Pessoal

O mecânico quer cobrar 450 de M.O. para trocar o retentor do volante, é preço justo?

Quais os pontos de possíveis vazamentos por causa de excesso de óleo?

Retentor do volante
Junta da tampa
Junta do cárter
E...

sandro_ventania
19/09/2016, 16:42
Retentor do comando de válvulas...esse eu troquei a pouco tempo!
Você não consegue identificar a origem do vazamento? tira uma foto e posta pra gente!
Se você for trocar o retentor do volante, aproveita e troca logo a embreagem se ela já estiver abaixo de meia vida...pelo menos o disco se a grana estiver curta.
A mão de obra é a mesma, pois vai ter que arriar a caixa de marcha.
Por 450 temers eu mesmo faria...veja como eu mesmo arriei a minha caixa de marchas!

https://www.youtube.com/watch?v=7BP-syx3vHY

SandroGaúcho
27/09/2016, 09:56
Pessoal

Fucei na viatura e creio que o vazamento é na junta da tampa de válvulas, é junta de borracha.

Alguém já trocou essa junta?

É fácil mas precisa de torquímetro?

Att,

Elias_qf
27/09/2016, 15:32
a minha uso apenas silicone....

SandroGaúcho
27/09/2016, 17:55
a minha uso apenas silicone....

Oi Elias_qf

Foi tranquilo para trocar?

É preciso usar torquímetro?

jotajulian
28/09/2016, 18:04
Pessoal

O mecânico quer cobrar 450 de M.O. para trocar o retentor do volante, é preço justo?

Quais os pontos de possíveis vazamentos por causa de excesso de óleo?

Retentor do volante
Junta da tampa
Junta do cárter
E...

É o retentor traseiro ou dianteiro? Se for o traseiro está dentro do preço, se for dianteiro, está caro. Mão de obra para troca do dianteiro paguei 200temers a pouco tempo. caso o vazamento seja no dianteiro, aproveita e troca a correia dentada, pois provavelmente ela entrou em contato com o oleo, o que destroi a borracha em pouco tempo.
OBS: use retentores originais no volante, dica que o ex dono da minha me deu depois de ter trocado mais de uma vez o traseiro e o vazamento ter seguido, só foi resolvido usando original! (não são caros, média de 50-70 reais na autorizada)

lucaspissinini
29/09/2016, 07:58
Pessoal

Fucei na viatura e creio que o vazamento é na junta da tampa de válvulas, é junta de borracha.

Alguém já trocou essa junta?

É fácil mas precisa de torquímetro?

Att,

Sandro, bom dia! eu mesmo troquei a minha, é fácil vou tentar explicar pra você!

compra uma junta nova na CCS custa uns 70 reais, retira a tampa, retira a junta velha, limpa bem limpo a tampa e o cabeçote (a tampa lavei bem lavado com gasolina) Quando você retirar a tampa, vai perceber que tem uns tubinhos de metal que serve como encosto pra você não esmagar a junta quando apertar, esses tubinho que vão controlar o aperto, não tem necessidade de torquímetro, aperte bem e pronto anda um pouco com a vtr e confere o aperto! ( lembrando que você tem que encostar com a mão os parafusos e ir dando meia volta de chave ou menos por parafuso até o aperto final pra não ter perigo de empenar a tampa!)

O silicone se for muito bem passado blz, mas se não pode sobrar rebarbas e acabar entupindo peneira do pescador ou algum caminho do óleo!

Abraço e boa sorte na empreitada!

SandroGaúcho
30/09/2016, 08:46
Obrigado pessoal

Polito
08/11/2017, 19:44
Senhores,

Segue o video sobre o vazamento possivelmente da junta do cabeçote.
Gostaria da opinião de vocês sobre esse problema.
OBS.: Não senti perda de pressão, nem sumindo agua nem aparentemente misturando com óleo, sem fumaça nem nada, e nem está descendo muito o óleo.

Desde já Obrigado amigos!

Polito
09/11/2017, 14:30
Sorte amigos me parece que é o retentor do comando.
Sorte a minha!

Senhores,

Segue o video sobre o vazamento possivelmente da junta do cabeçote.
Gostaria da opinião de vocês sobre esse problema.
OBS.: Não senti perda de pressão, nem sumindo agua nem aparentemente misturando com óleo, sem fumaça nem nada, e nem está descendo muito o óleo.

Desde já Obrigado amigos!

sandro_ventania
09/11/2017, 20:49
O vídeo não apareceu.
Eu já troquei o retentor do comando...o vazamento era misterioso mesmo!
Se já estiver próximo de trocar a correia dentada, aproveite a mão de obra e troque junto com o retentor.

Polito
10/11/2017, 16:03
Viatura esta a menos de 1 mes comigo. Estou fazendo tudo que a pouca $$ consegue.
Mas essa foi um susto! hehehehehe não dormi pensando nisso!!
Troquei todas as correias, tinham uns furos no radiador (ficou quase novo), regulador de voltagem e uma geral nos cabos e eletrica proximos a bateria e alternador, junta do tucho, lonas de freio e pastilhas, verifiquei os oleos de diferencial e caixa e troquei todos os outros oleos.

Falta agora trocar as coifas da homocinetica, o desgraçado do retentor que quase me mata de susto, o tanque de combustível que esta enferrujado e depois ver o banco que esta meio torto e uma manutenção dos vidros eletricos!!!

Ai depois disso tudo pretendo ir para Bahia passar pela chapada da diamantina e quem sabe dos veadeiros também!

Sandrão! Obrigado pela sua ajuda! vc eh 10!!

O vídeo não apareceu.
Eu já troquei o retentor do comando...o vazamento era misterioso mesmo!
Se já estiver próximo de trocar a correia dentada, aproveite a mão de obra e troque junto com o retentor.

sandro_ventania
12/11/2017, 10:19
Polito...faça tudo sem stress...pois quando você terminar tudo isso, você vai sentir falta e vai começar a inventar coisas nela pra fazer...kkkk!!
Isso vira uma cachaça!!

WELINGTON GOMES
09/03/2022, 12:55
Boa tarde pessoal, sou novo aqui no forúm, tenho uma hilux 2004 3.0 aspirada e a mesma apresenta um pequeno vazamento de óleo pela junta do cabeçote, gostaria de tirar uma dúvida com os mais experientes se esse vazamento pode ser um,a coisa muito grave e se posso continuar a rodar com o carro nessas condições, até poder consertar, visto que o carro não perde força nem ao menos mistura óleo com a água e nem visse-versa.

rsfvet
10/03/2022, 14:28
boa tarde mestre, pela minha pequena experiencia o unico problema seria ter q ficar observando teu nivel de oleo com uma frequencia maior q a comum devido ao vazamento pela tampa. essa tampa é bem problematica de se achar, uma solução a la gambiarra foi de usar cola alta temperatura pra parar o vazamento