PDA

Ver Versão Completa : BASECAMP: como traçar rotas e qual a diferença entre rotas e tracks?



Piotrek
25/03/2015, 17:01
Neste final de semana 28-29 de março, partimos para NO da Argentina e Bolívia (Researva Eduardo Avaroa). Post no Fórum aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/147562-argentina-salta-cachi-etc-bolivia-eduardo-avaroa-peru-floresta-abril-2015-a.html).

Precisamos com certa urgência de dicas sobre como traçar rotas no BaseCamp.

Tenho Montana 600 e usei para trip pra floresta amazônica, mas não me recordo como traçar rotas no BaseCamp. Achei pouquíssimo intuitivo e user-friendly.

Qual a diferença entre rota e track?

Tentei traçar rotas entre pontos, mas ao invés de aparecer as rotas seguindo as estradas, apareciam linhas retas ponto-a-ponto.

Vou usar o Viajeros.com.ar como fonte de mapas. Sei que não é roteável. Por roteável, entendo (digam-me se estou correto) que é possível, SIM, traçar rotas, porém eu mesmo terei de ficar olhando a tela do GPS para seguir a rota traçada. O GPS não irá me dizer onde virar, entrar etc. É isso? Se for isso, pra mim basta assim. Consigo seguir pela tela. Fiz assim pra floresta e deu certo.

Os vídeos explicativos no YouTube não foram didáticos o suficiente.

Como traçar rotas no BaseCamp?

Quem ajuda, por favor? ;-)

IsmaelMatos
26/03/2015, 02:28
Piotrek, bom dia,

Basicamente, na ROTA, você define um início e fim de trecho e o programa do GPS seleciona o melhor caminho baseado nos detalhes de roteamento do mapa (para os mapas roteáveis). A TRILHA é o conjunto de todos pontos no mapa que definem o caminho percorrido ou a percorrer, independentemente dos detalhes de roteamento do mapa.

O que eu uso para montar meus mapas para o GPS é uma combinação de BaseCamp, Google Earth e Wikiloc. No Google Earth você pode visualizar as estradas pelas imagens de satélite, dar uma olhada nas fotos disponíveis para cada lugar e ver também os detalhes das trilhas já registradas no Wikiloc. Costumo abrir o GoogleEarth já diretamente pelo BaseCamp, na região de interesse. Depois posso ficar alternando entre dar uma olhada nas fotos dos lugares e marcar pontos interessantes e a visualizar cada uma das várias trilhas do Wikiloc para aquela região. Escolha as trilhas de maior interesse e faça download delas a partir do site do Wikiloc. Você vai precisar se registrar no site do Wikiloc para poder fazer o download. Aí é criar uma "pasta" no BaseCamp e importar para dentro dessa pasta os arquivos GPX que te interessam. Pronto, o básico está resolvido.

Tudo fica mais fácil se você já tem alguma prática com o BaseCamp e com o Google Earth. Não são ferramentas perfeitas, mas ajudam bastante, quando combinados. Dá para usar o BaseCamp para montar boa parte do planejamento de tua viagem, marcar pontos interessantes, fazer anotações diversas, como restrições, perigos, horários, dá para incluir links para arquivos e páginas da internet, estimar tempos de deslocamento e distâncias...

Você também pode traçar uma rota ou trilha no Google Earth, exportá-la para um arquivo KML e importar esse arquivo no BaseCamp.

Não esqueça de baixar o mapa roteável da Bolívia - www.bolirut.com

Parabéns pela viagem. Desejo que ela seja um sucesso! Aguardo o relato de vocês.

Saudações