PDA

Ver Versão Completa : Itens a verificar - Compra SW4 3.0 Turbo 4x4 Manual 97



guilherme51
23/03/2015, 23:42
Pessoal, boa noite!

Sou novato no fórum e prestes a adquirir meu primeiro 4x4 diesel.

Tentei achar na busca itens importantes a serem verificados na compra de uma Toyota SW4 3.0 Turbo 4x4 Manual 1997 mas, não encontrei nenhum tópico específico sobre o assunto.

Gostaria de pedir ajuda aos experientes p/ montar um checklist do que verificar na viatura no momento da compra.

1) barulho na susp dianteiro, tipo rangido --> pivos da direção

2) carro instável, chacoalhando muito --> buchas e terminais da suspensão e barras estabilizadoras.

3) bomba da direção --> como verificar se está ok???

4) bomba diesel -->???


Agradeço pela ajuda!

EduQxQ
24/03/2015, 11:10
Olá Guilherme,
Seja bem vindo ao 4x4Brasil.
Abaixo segue uma lista de verificação que poderá te ajudar:

---------------------------------------------------------------------------------------------------
o carro não pode ter sido lavado por baixo com nenhum tipo de produto, nem mesmo água.
também não pode ter sido pulverizado ou lubrificado com nenhum tipo de óleo ou graxa.
( ex: oléo de mamona, óleo diesel, óleo de motor, spray anti corrosivo, graxa, etc... )
---------------------------------------------------------------------------------------------------
o carro deve ter os selos do originais de fábrica nas colunas das duas portas dianteiras.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
todos os cintos de segurança devem ter o mesmo ano de fabricação do veículo
nas etiquetas originais de fábrica, que devem apresentar desgaste compatível com o uso.
( não podem ser cintos e/ou etiquetas novas )
---------------------------------------------------------------------------------------------------
o carro deve ter os selos originais de fábrica na parte superior frontal
do painel do cofre do motor.
( em frente ao radiador onde fica a haste de sustenção da tampa do motor )
---------------------------------------------------------------------------------------------------
todas as portas, tampa traseira e do cofre do motor devem abrir e fechar com facilidade
---------------------------------------------------------------------------------------------------
o nivel do óleo do motor, nivel da água do radiador/reservatório, do fluido da direção hidráulica,
da embreagem e dos freios devem estar preenchidos com os fluidos apropriados
e nos níveis indicados pelo fabricante. todos os fluídos devem ter boa aparência .
---------------------------------------------------------------------------------------------------
o reservatório de arrefecimento do motor não pode apresentar óleo misturado ao líquido
nem sinais de ferrugem ou "barro" por dentro. o líquido deve ser transparente
normalmente na cor vermelha ou verde/azulado e ser uniforme sem opcacidade.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
o óleo do motor na vareta de medição não pode ter aspecto esbranquiçado nem estar muito escuro.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
ao ligar a chave sem dar partida a luz do ABS tem que apagar antes da luz do AIRBAG.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
ao ligar a chave sem dar partida nenhuma luz de advertência/injeção/problema
deve permanecer acessa/piscando.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
ao ligar a chave sem dar partida o ponteiro de nível de combustível
deve se mover para indicar a quantidade correta de combustível.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
a luz/alerta de combustível na reserva não pode acender se o ponteiro de nível de combustível
não indicar isso também.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
a bateria deve ser capaz de dar a partida sem apresentar sinais de carga baixa.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
com o carro ligado, ao engatar 4x4 tem que acender a luz no painel
e a luz tem que desligar ao desengatar e mover alguns metros.
após mover alguns metros em ré nenhum barulho ou ruído deve permanecer após desacoplar o 4x4.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
todas as luzes devem estar funcionando: setas direita/esquerda , pisca alerta , ré , freios ,
farol baixo/alto , lanterna dianteira/traseira , etc...
---------------------------------------------------------------------------------------------------
a luz de ré não pode apagar ao engatar o 4x4.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
os vidros elétricos devem descer e subir totalmente através dos controles individuais nas portas
e pelo controle central da porta do motorista.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
o botão de trava elétrica das portas deve travar todas as portas inclusive o porta malas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
o botão de regulagem dos espelhos retorvisores deve funcionar para ambos os lados.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
as luzes auxiliares internas devem acender de acordo com a posição selecionada
( liga/desliga e ao abrir a porta, etc... )
---------------------------------------------------------------------------------------------------
com o carro desligado, ao pisar no pedal do freio por 3 vezes
o mesmo deve ficar mais duro a cada pisada e na última deve ficar bem firme e sem
atingir a posição de fim de curso.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
ainda com o carro desligado, matendo o pé no freio,
ao ligar o carro o mesmo deve ceder até uma posição intermediária
não podendo chegar ao final de curso.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
ao ligar o carro o motor não pode trepidar em excesso nem fazer qualquer barulho
metálico, rangido ( somente o som característico do motor diesel )
ou apresentar falhas/instabilidade na marcha lenta.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
como carro ligado ao sair em primeira marcha não deve ter nenhum barulho,
ruído ou rangido metálico e o carro não pode trepidar/vibrar em excesso.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
como carro em movimento, ao engatar qualquer marcha o pedal da embreagem não pode vibrar/trepidar
nem apresentar qualquer resistência rangido ou barulho metálico.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
como carro em movimento, numa rua plana asfaltada sem buracos e de pouco movimento,
acelerar, pisar na embreagem e brecar com força. o ABS deve impedir
que as rodas travem causando a famosa "cantada de pneu" ou deixar
no asfalto marcas características de travamento das rodas e
o pedal do freio deve apresentar uma leve trepidação indicando
a atuação do ABS.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
o freio de estacionamento deve estar funcionando e ser capaz de segurar o carro
em ladeiras normais e não pode funcionar apenas no fim de curso.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
a alavanca de liberação do freio de estacionamento deve funcionar sem precisar fazer força
e liberar totalmente o pedal que deve voltar automaticamente à posição correta.
( totalmente para cima )
---------------------------------------------------------------------------------------------------
com o carro manobrando ou em movimento a direção não pode ranger nem trepidar.
quando fizer curva/girar para os lados não deve ser necessário fazer muita força devendo voltar
á posição central com facilidade.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
com o carro em movimento a suspensão não deve estar fazendo nenhum barulho ou ruído.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
com o carro em movimento numa rua plana ao soltar o volante não deve puxar para nenhum lado.
repetir o teste brecando também não deve puxar pra nenhum lado.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
a ventilação forçada deve funcionar em todas as velocidades mesmo
que apenas a chave esteja ligada e o motor desligado.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
os esguichos dos vidros dianteiro e traseiro devem funcionar assim como os limpadores.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
o ar quente deve funcionar e depois de 1 minuto aproximadamente deve ter removido
qualquer cheiro característico da utilização anterior do ar condicionado.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
o ar condicionado deve estar funcionando sem ruídos ou cheiro ruim após a
utilização do ar quente.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
após andar com o carro, levantar num elevador automotivo e observar se existe
vazamentos de óleo no motor, embreagem, transmissão e diferenciais.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
após andar com o carro, levantar o carro num elevador automotivo e observar
se existe algum componente da suspensão danificado
( amortecedores , buchas , juntas , batentes , coxins , etc... )
as bandejas tem que estar com todos os parafusos e porcas de fixação.

Um abraço,
Edu

guilherme51
24/03/2015, 18:46
obrigado, um abraço a todos!