PDA

Ver Versão Completa : Estalo

Angelo T. P.
01/02/2006, 18:09
Pessoal,
estou preocupado com um barulho que meu Engesa vem fazendo.
Domingo fui descer uma rampa de garagem, mas o %$%$# do portão nao abriu! :evil:
Para ele abrir precisei dar ré na rampa, que era um pouco inclinada.
Ao dar ré, logo que começou a subir de volta, deu um estalo, que nao consegui identificar de onde veio.
Depois, subindo a mesma rampa, porém de frente, em 1ª marcha deu o mesmo estalo. :putz:
Ontem na minha garagem em casa dando ré para entrar na vaga o mesmo estalo tbém. Mas para entrar na garagem é um pouco inclinado, porém nao tanto quanto a outra rampa, e antes disso nunca tinha dado nenhum estalo.
O estalo nao ocorre andando com ele, tanto na rua, qto na estrada. Apenas quando força, como nas rampas.
Pergunto-lhes, será que é o eixo? cambio? cx de transferencia? :pensativo:
Estou usando o cambio original, Clarck 240V, cx de transferencia da Toyota c/ reduzida, e eixos originais.

thiagoloco
01/02/2006, 23:26
Abre seu diferencial e da uma olhada!!!

O meu fazia estalos, quando forçava, e o meu diferencial traseiro foi pro saco!!
As vezes folga de cruzeta!!
Sei lá num custa averiguar!!

[]'s

Kim
01/02/2006, 23:52
aposto nos roletes nda cruzeta! :)

Marcos Petri
02/02/2006, 16:52
Colega, se eu tivesse que chutar chutaria que o problema é na suspensão. Peça para alguém subir a rampa e fique do lado de fora para identificar se o barulho vem da frente. No meu caso, era terminal, folga na cruzeta e rolamento do munhão. Faz o seguinte: levante seu Engesa com um macaco mesmo. Segure o pneu (como que vai trocá-lo quando fura) , balance-o com as duas mãos e verifique se está firme. Se o danado estiver "com jogo", terá que trocar as peças que disse acima. E quem fizer isto deve aproveitar para ver todas as buchas também.

O meu "Mula" estava assim e por mil e poucas pilas, entre peças e m.o , o bicho ficou campeão de novo. E uma dica: verifique a suspensão com bastante regularidade, pois, como costumamos botar no danado "pneuzinhos" 33', estas peças que falei vão embora rapidinho.

Petri

thiagoloco
02/02/2006, 21:37
Mas se o rolamento do munhao está estourado, dá para perceber, por que a roda fica enclinada!!
E acho dificil que esse barulho seja na frente, pois ele não está subindo a rampa tracionado...
Ainda aposto no diferencial, e cruzeta!!

Deita em baixo do carro, segure o cardã traseiro e balance ele para os lados girando-o, veja se existe muita folga, se existir, o problema pode estár ai, se não, precisa de um exame mais detalhado do bixao!!!!

[]'s

Angelo T. P.
03/02/2006, 13:29
Pessoal, to suspeitando das cruzetas e do diferencial.
ontem fiz o teste novamente na rampa.
Ele estala uma vez, e continuando a subir a rampa na mesma velocidade ele nao estala mais.
Acho que se fosse o diferencial o estalo faria mais vezes enquanto estivesse subindo. Ou pode tbém nao ser. :pensativo:
Nesse fds vou dar uma olhada melhor e ver o que pode ser.
Tomara que seja somente a cruzeta... pq se for o diferencial... ai meu bolso... :putz:

Kim
03/02/2006, 22:54
Caro Angelo!

Quando o dif. estala e, se trata da planetária, o estalo vem seguido da sensação de que se passou em cima de um cabo de vassoura, sente uma espécie de folga (não o pulo).
Quando se trata de cruzeta, somente estala e, quando em esforço.
No seu caso, o esforço ocorre quando na inercia do veículo. Se for rebocar algo, como um carro na subida, os estalos serão contínuos.

Espero ter ajudado.

Abraços...

Kim.

thiagoloco
03/02/2006, 23:13
O meu somente fazia um estalo, e parava, sem sensaçao nenhuma, apenas o barulho, e no final, diferencial trazeiro todo moido, e soh percebemos, quando fomos trocar o oleo, por que senão iria estar rodando até hoje, pq num dava nenhum sintoma de diferencial estourado...

Mas ainda acho que no seu caso, e torço para que no seu caso seja cruzeta.
Deite em baixo do carro, e gire o cardã com o cambio engatado, veja se há folga.
Pois se houver pode ser a cruzeta!!!

[]'s

Angelo T. P.
04/02/2006, 09:23
Acho que o Kim ta no caminho certo!! :mrgreen:
Ontem entrei embaixo do Engesa e nao vi nada de anormal nas cruzetas.
Analisando melhor pode ser alguma folga na planetaria! Ou rolamentos... mas só abrindo pra ver
Vou dar uma olhada, antes que o prejuizo seja maior perdendo uma coroa e pinhao... :roll:
Valeu pessoal!

thiagoloco
04/02/2006, 20:32
Angelo, ja que ja viu o estado da cruzeta e ela esta boa, abra o seu diferencial, e olhe se os pinos que prendem a satelite ainda estão inteiros, pois no meu, quando havia um estalo, o meu diferencial foi pro saco, pq os pinos tinham estourado, fazendo-o trabalhar com folga, porem, eu perdi tudo, incluindo, coroa pinhao, planetaria e satelite.

Boa sorte!!

[]'s

Angelo T. P.
10/02/2006, 09:50
Pessoal,
realmente, la se foram minhas planetarias :parede: :x :evil:
Agora mais $$$ para troca-las!
Mais uma lição fica, nunca dar ré em rampa :lol:

CAVESO
10/02/2006, 15:10
Não acredito que tenha sido o fato de dar ré em rampa o que quebrou seu diferencial, afinal eles foram projetados para suportar bem mais que isso.
Pode ter sido uma fadiga de material que estava para quebrar e ao forçar acabou indo ou folga excessiva nas planetárias que acabou culminando na quebra.
Com diferenciais em bom estado e bem regulados pode dar ré em rampa à vontade.

Angelo T. P.
10/02/2006, 16:18
Fala Carlos!!
realmente foi isso mesmo!! :concordo:
Conversei com mais calma agora com o mecanico.
Ele falou que os dentes e o pino ja estavam bem gastos!
E algumas arruelas ja estavam ruins.
Ate pensei em um desgaste por montagem desalinhada, mas ele falou que estava tudo certinho.
Foi por fadiga mesmo!
Por sorte ainda consegui manter a coroa e pinhão 100%!!! Senao o preju ia ser maior!! :mrgreen:
Agora é só aproveitar!! hehehe :dance:

Hugo4x4
10/02/2006, 19:45
Ângelo,

Não entendi por que você sumiu do clube depois do "ariranhaço", foi o diferencial ou o cangaço, perdeu a "trilha do garrote" e agora espero que não esteja ausente na procura do "toro bandido" em Barretos, ai será uma boa oportunidade para testar o diferencial.....vamos aproveitar!!!!

Angelo T. P.
14/02/2006, 14:49
Fala Hugo!!!
to sempre indo de sexta la no posto!! Vc nao apareceu la mais?
a trilha do garrote tava tudo certo pra eu ir, mas precisei ir pra SP resolver um monte de coisas!
Na de Barretos é qse certeza q eu vou!! hehehe
Vai esta nesta sexta la no posto?