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Ver Versão Completa : Motor pajero sport quebrado. O que fazer?



Duque da Estrada
23/03/2015, 13:39
Olá amigos do Forum. Quero pedir ajuda aos amigos, pois acompanho as postagens e sempre vejo grandes conselhos que ajudam a poupar muito dinheiro e muita dor de cabeça. Acabo de adquirir uma Pajero Sport 2003 cujo motor já havia dado muita dor de cabeça e infelicidades para o antigo proprietário. O veículo havia acabado de sair de uma oficina após o motor ter fundido em uma viajem e, apesar do mecânico ter dado uma garantia de três meses, ele preferiu passar para frente. Em pouco mais de duas semanas eu descobri o porque. Assim que peguei o veículo, fui imediatamente a um mecânico de confiança, pois o motor estava dando super aquecimento, vazando e faltando três parafusos. Reparos feitos, o mecânico me alertou que o motor estava batendo seco e que seria melhor dar uma olhada se o barulho aumentasse. Na verdade, nem deu tempo do barulho aumentar. Ao fazer uma curta viajem a uma cidade vizinha no fim de semana, o motor travou no meio da estrada. Já na segunda feira, levei o veículo ao mecânico para ouvir o triste diagnóstico: o cabeçote havia sido montado fora do tempo e a válvula de admissão estava batendo no pistão. Com o aumento da velocidade - eu não cheguei a passar de 1100 Km - a válvula quebrou dentro do motor estourando o cabeçote e o pistão. Apesar de o motor ainda estar na garantia, não sei se vale a pena ir ao antigo mecânico pois acredito que ele pode piorar ainda mais a situação, pois o bloco foi usinado em 0,25 e agora precisa ser usinado em 0,50. Mas o orçamento que o meu mecânico me passou ficou em 12.600, 00 reais e o antigo proprietário me orientou a comprar o motor da Triton, pois ele já havia gastado mais que isso com esse motor e se não vendesse o veículo faria isso. Gostaria de saber com os experientes amigos do Forum o que seria melhor fazer: tentar uma nova usinagem com a troca do cabeçote ou trocar o motor? Um grande abraço a todos.

Sonhador
23/03/2015, 14:06
Penso que ja tem um motor problematico que ja foi bem mexido , penso que se mexer no proprio motor podera achar mais problemas , hj em dia com tanta oferta de peças usadas , pode colocar um motor melhor e que acredito não saira muito mais caro , principalmente se achar algum que seja plug&play.

Sonhador
23/03/2015, 14:08
não sei se seu motor e gasolina ou diesel , mas se for gasolina ainda pode por um diesel

Sonhador
23/03/2015, 14:17
olha so isso

http://pajeroclub.com.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=1651

depois desse topico vc pode tentar navegar e tentar achar mais alguma informação.

Sonhador
23/03/2015, 14:34
http://pajeroclub.com.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=351

felipe melo
23/03/2015, 14:56
tenta comprar um motor mwm ou ate mesmo um MIT em um leilão e leve um mecanico de confiança acho que fica mais em conta . Carros de leilão com PT ou documento "estourado " existem muitos .

rfdex
23/03/2015, 15:46
Eu arrancaria imediatamente este motor e colocaria um MWM 2.8 para nunca mais precisar mexer em motor... só manutenção básica, sem medo de esquentar, fundir, etc. Abraço

Duque da Estrada
24/03/2015, 09:47
Sonhador, o motor é diesel, mas eu vou seguir o seu conselho. O mecânico está tentando me convencer a reparar o motor e a não fazer adaptação, mas acho que não valerá a pena. Muito obrigado pelos posts.

Sonhador
24/03/2015, 21:38
Duque

O Mais Importante e sempre ter informação , pois assim tomamos decisões acertadas , acabei de fazer meu motor , por questão de um pouco mais de informação e dinheiro resolvi retificar , mas ja mandei alterar um detalhe do motor , para evitar futuros problemas.
se tivesse mais dinheiro teria trocado por um diesel , mas achei que o custo não compensaria.

izaias inacio
25/03/2015, 19:00
boa tarde amigo com 12 000 ou 13 mil da para colocar ou motor da triton e nao precisa faser adaptaçao e tira um e colocar ou utro economiza na mao de obra e ganha em potencia .

Sem Loção
25/03/2015, 19:41
Pense bem. Não repare esse motor.

Esse motor 4M40 (2.8) da Mit é excelente, muito forte e confiável, até dar problema. POde aguentar retifica de cabeçote de boa, mas de bloco nunca fica bom.

Adaptar um MWM é possível mas terá que adaptar a caixa também

Tem já muita gente que fez o Swap o powertrain todo de Triton 3.2 (4M41, baita motor) e ficou bom. Vc não vai gastar muito mais que a retífica toda de novo porém vai ficar com um conjunto top de linha.

É o que eu procuraria fazer caso aconteça com a minha um dia.

Abraço!

SergioMedeiros
25/03/2015, 19:55
Alguém já viu essa adaptação do motor da Triton na Pajero? Sempre que trocamos o motor de um veículo, existem adaptações sim! Nunca é totalmente PnP. Sempre tem uma coisa ou outra que precisa ser adaptada, e aí que os problemas começam.
Outra questão é a documentação, visto que não se pode aumentar mais que 20% da potência de um veículo.
Sugiro ver bem essa questão de troca de motor, pois pode ter mais dor de cabeça do que imagina.
Se o teu mecanico está aconselhando a refazer o motor ao invés de trocar, me parece que ele sabe o que está falando. Se eu fosse voce pensava duas vezes em trocar o motor... pesquise e muito antes.
Eu troquei o da Defender, tirando o Maxion 2.5 e colocando um novo PowerStroke 2.8. Os motores são praticamente identicos e mesmo assim teve uma série de adaptações a fazer.
Pense... deu problema por ser montado fora de ponto. Isso é básico e demonstra que quem montou seu motor não entendia nada dos motores Mit. Aí está a fonte de problemas do antigo dono.
Pede pro teu mecanico avaliar o estrago... talvez não precise dar um passe em todos os componentes.... quando vc diz que ele travou, como foi? O cabeçote pode não ter estragado, somente balanceiros e a arvore dos balanceiros, assim como o pistão.

Sem Loção
25/03/2015, 20:21
Alguém já viu essa adaptação do motor da Triton na Pajero? Sempre que trocamos o motor de um veículo, existem adaptações sim! Nunca é totalmente PnP. Sempre tem uma coisa ou outra que precisa ser adaptada, e aí que os problemas começam.
Outra questão é a documentação, visto que não se pode aumentar mais que 20% da potência de um veículo.
Sugiro ver bem essa questão de troca de motor, pois pode ter mais dor de cabeça do que imagina.
Se o teu mecanico está aconselhando a refazer o motor ao invés de trocar, me parece que ele sabe o que está falando. Se eu fosse voce pensava duas vezes em trocar o motor... pesquise e muito antes.
Eu troquei o da Defender, tirando o Maxion 2.5 e colocando um novo PowerStroke 2.8. Os motores são praticamente identicos e mesmo assim teve uma série de adaptações a fazer.
Pense... deu problema por ser montado fora de ponto. Isso é básico e demonstra que quem montou seu motor não entendia nada dos motores Mit. Aí está a fonte de problemas do antigo dono.
Pede pro teu mecanico avaliar o estrago... talvez não precise dar um passe em todos os componentes.... quando vc diz que ele travou, como foi? O cabeçote pode não ter estragado, somente balanceiros e a arvore dos balanceiros, assim como o pistão.

Sérgio, o motor 3.2 4M41 da Triton é derivado do 2.8 4M40 da Sport, e até os suportes são iguais, pois utilizam o mesmo bloco. Intercooler e outros periféricos são algo diferentes, mas a adaptação não é difícil. Em termos de espaço físico seria algo como colocar um AP 2.0 onde antes havia um AP 1.8

E a parte interna desses blocos é dificílima de trabalhar, segundo mecânicos especializados aqui de BH, o que quase inviabiliza uma retífica de bloco.

SergioMedeiros
25/03/2015, 20:33
Sérgio, o motor 3.2 4M41 da Triton é derivado do 2.8 4M40 da Sport, e até os suportes são iguais, pois utilizam o mesmo bloco. Intercooler e outros periféricos são algo diferentes, mas a adaptação não é difícil. Em termos de espaço físico seria algo como colocar um AP 2.0 onde antes havia um AP 1.8

E a parte interna desses blocos é dificílima de trabalhar, segundo mecânicos especializados aqui de BH, o que quase inviabiliza uma retífica de bloco.

Legal.... boas colocações para ajudar o colega a decidir o que fazer.

Mas ainda ficam algumas questões que podem atrapalhar o projeto.

M.O. especializada na cidade. Se não conseguem por um motor no ponto, imagina trocar um motor por outro?
Documentação ainda é um problema, pois vai passar de 20% no aumento da potencia
Mesmo o motor sendo derivado do projeto inicial, ainda assim temos diferenças, principalmente na disposição e furação para os periféricos do motor. Passei por isso com o PS. O projeto é o mesmo, quase idêntico... mas o bloco teve que ir pra fábrica fazer furações necessárias para a Defender, que não existem na Ranger. Sempre tem uma coisa ou outra pra se adaptar, e quem for fazer tem que saber o que está fazendo.

Assim, não digo que é inviável... pelo contrário! Só que isso pode se tornar um pesadelo maior ainda para o colega caso ele deixe com alguém que não saiba o que está fazendo. Ideal mesmo era achar uma mecanica que já fez esse tipo de trabalho.

Abs

Sem Loção
26/03/2015, 15:49
Legal.... boas colocações para ajudar o colega a decidir o que fazer.

Mas ainda ficam algumas questões que podem atrapalhar o projeto.

M.O. especializada na cidade. Se não conseguem por um motor no ponto, imagina trocar um motor por outro?
Documentação ainda é um problema, pois vai passar de 20% no aumento da potencia
Mesmo o motor sendo derivado do projeto inicial, ainda assim temos diferenças, principalmente na disposição e furação para os periféricos do motor. Passei por isso com o PS. O projeto é o mesmo, quase idêntico... mas o bloco teve que ir pra fábrica fazer furações necessárias para a Defender, que não existem na Ranger. Sempre tem uma coisa ou outra pra se adaptar, e quem for fazer tem que saber o que está fazendo.

Assim, não digo que é inviável... pelo contrário! Só que isso pode se tornar um pesadelo maior ainda para o colega caso ele deixe com alguém que não saiba o que está fazendo. Ideal mesmo era achar uma mecanica que já fez esse tipo de trabalho.

Abs


Sim, sim, concordo em gênero, número e "degrau" hehehe. MO que sabe o que faz nesse tipo de adaptação é tudo. De qualquer forma, vai ter que procurar fora, pois os mesmos que não colocaram o motor no ponto certamente não irão fazer uma retífica tão delicada.

Eu disse baseado em relatos da nossa Comunidade PAJERO SPORT BRASIL, lá no Feice. Inclusive um dos membros fez um SWAP de uma Sport 2003 2.8 para um motor 3.2 e ficou um canhão, segundo ele não teve dificuldades em ajustar os periféricos, mesmo as posições de Intercooler sendo completamente diferentes, fora o fato que os 3.2 citados já são Common Rail, contra BI mecânica do 2.8. Inclusive ele legalizou a alteração, tanto que acabou de vender o carro.

Abraço!

SergioMedeiros
26/03/2015, 23:15
Sim, sim, concordo em gênero, número e "degrau" hehehe. MO que sabe o que faz nesse tipo de adaptação é tudo. De qualquer forma, vai ter que procurar fora, pois os mesmos que não colocaram o motor no ponto certamente não irão fazer uma retífica tão delicada.

Eu disse baseado em relatos da nossa Comunidade PAJERO SPORT BRASIL, lá no Feice. Inclusive um dos membros fez um SWAP de uma Sport 2003 2.8 para um motor 3.2 e ficou um canhão, segundo ele não teve dificuldades em ajustar os periféricos, mesmo as posições de Intercooler sendo completamente diferentes, fora o fato que os 3.2 citados já são Common Rail, contra BI mecânica do 2.8. Inclusive ele legalizou a alteração, tanto que acabou de vender o carro.

Abraço!


Ótimo relato e sem dúvida uma boa opção para os apaixonados pelas suas Pajeros, principalmente quando o motor pede água... :-)

Duque da Estrada
04/04/2015, 16:15
Sergio Medeiros. Muito obrigado pela informação. Na verdade o motor não travou. Por ter sido montado fora do ponto, a válvula de admissão quebrou e estourou o pistão e o cabeçote. O motor tinha acabado de ser retificado em 0,25. O mecânico me disse que terá que refazer toda a retífica em 0,50. A pajero ainda está parada porque eu ainda não encontrei nenhuma fonte confiável que me prove que a adaptação não me causará maiores problemas, mas muita gente me disse que o reparo não dará certo porque esse motor não aceita peças paralelas, e todas as peças precisam ser trocadas. Sinceramente, eu preferiria trocar o motor pelo trinton HPE, mas aqui no fórum nem nos lugares onde eu fui encontrei alguém que fez essa adaptação e pôde provar. Gostaria muito de ver isso de perto para enfim tirar a minha estradeira da oficina e devolvê-la para o seu ambiente.

Duque da Estrada
04/04/2015, 16:31
Sem Loção. Você vui essa adaptação ser feita de fato ou tem algum amigo que fez? Eu realmente estou muito interessado em fazê-la. Pois não quero ter que atravessar um estado novamente com a minha pajero em cima de um guincho. Estou planejando levar a esposa para uma viajem pelo litoral brasileiro e sinto um calafrio só de pensar que a minha viajem pode ir por água abaixo. A sensação de ver um motor quebrado logo após ser reparado é muito ruim, ainda mais com o preço que estão me cobrando. Como você mesmo citou, eu sou apaixonado pela minha Mit, mas ter um carro que não sai da oficina, destrói qualquer paixão. Se você puder me passar qualquer referência que possa me ajudar, eu agradeceria muito, pois aqui na minha cidade, esse assunto é um buraco negro. O grupo do face que você participa é aberto? Eu gostaria muito de participar. No mais, muito obrigado pela ajuda.

Sonhador
05/04/2015, 10:05
Procure no forum mecanicos que fazem adaptações leia os relatos e quem sabe algum que assuma fazer essa mudança de motor :

exemplo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/91708-adaptando-motor-toyota-da-hilux-3-0-2009-no-wrangler-tj-1998-a.html

Falam de um tal de Perigoso Preparações que e especialista nessas adaptações .

Pode abrir ate um topico de "Oficinas especializadas em Adaptar motores em (seu estado ou alguma cidade grande nas proximidades)"

rfdex
06/04/2015, 14:59
Pra mim o papa nessas aventuras é o ROGÉRIO BACELLAR, de SP (o criador do kit de adaptação do motor AP no Lada Niva). Quando converti a diesel meu ex-Niva, os engenheiros da UnB (instituição que faz a inspeção do INMETRO aqui em Brasília) ficaram boquiabertos com a tamanha perfeição. Antes de ver, falei que a vistoria era para adaptação e eles torceram o nariz. Quando abri o capô e viram, perguntaram que fez tal serviço. Abraço

kmaxo
13/08/2018, 12:04
reabrindo ... motor 4m40 (2.8 diesel)
MInha pajero , teve os casquilhos coladaos no eixo ... e rodaram sobre o bloco ...
Até o momento me falaram :
1 - senao danificou muito bloco ...
retira 2 decimos no bloco ...
retira mais na capa dos mancais ...
usina a sede dos mancais ...
problema : desativar os eixos "balanceiros" .. que segundo os entendidos .. e por onde vaza o oleo ... e provoca o superaquecimento
2 - Troca o motor 4m40 ... (ainda estou procurando ... porém dificil de achar no meu grupo de amigos)
3 - o plano acima de trocar pelo 4m41 ... (alguem ja passou pela experiencia ?)
quais as dificuldades ?
* MO ... se o mecanico conhecer o motor coloca no lugar ?
* regularizacao no Detran ? Algo facil ?
* Mudanças necessarias na eletrica / ECU ?

Alguem com experiencia, que ja tenha feito ?
Gratidao a quem responder !!!

Imortal
13/08/2018, 19:14
reabrindo ... motor 4m40 (2.8 diesel)
MInha pajero , teve os casquilhos coladaos no eixo ... e rodaram sobre o bloco ...
Até o momento me falaram :
1 - senao danificou muito bloco ...
retira 2 decimos no bloco ...
retira mais na capa dos mancais ...
usina a sede dos mancais ...
problema : desativar os eixos "balanceiros" .. que segundo os entendidos .. e por onde vaza o oleo ... e provoca o superaquecimento
2 - Troca o motor 4m40 ... (ainda estou procurando ... porém dificil de achar no meu grupo de amigos)
3 - o plano acima de trocar pelo 4m41 ... (alguem ja passou pela experiencia ?)
quais as dificuldades ?
* MO ... se o mecanico conhecer o motor coloca no lugar ?
* regularizacao no Detran ? Algo facil ?
* Mudanças necessarias na eletrica / ECU ?

Alguem com experiencia, que ja tenha feito ?
Gratidao a quem responder !!!

Boa noite Kmacho. Fiz a adaptação na minha GLS 96. Se quiser dar uma olhada, segue o link : http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...-8td-4m40.html (Compartilhando adaptação do 3.2 DID (4M41) em uma Pajero GLS-B 1996 2.8TD (4M40)) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/168097-compartilhando-adaptacao-do-3-2-did-4m41-em-uma-pajero-gls-b-1996-2-8td-4m40.html)

kmaxo
13/08/2018, 21:07
Prezado imortal ,
Muito obrigado... Recomendo a todos visualizar... muito esclarecedor
Obrigado... Acredito q vou recuperareu motor...
Só preciso agora de alguém com experiência na empresa slm motores!!!

adslima
16/05/2022, 14:39
Boa tarde pessoal.

Procurando informações sobre a Pajero Sport (por consequência a L200 outdoor e afins), esbarrei em alguns vídeos e publicações em que o motor foi trocado pelo 4M41, gostaria de saber se alguém aqui no forum já fez essa troca e como ficou o comportamento do carro?

Já pensando no financeiro gostaria de saber se a troca vale a pena, estou procurando um carro pensando em viagens longas (equipado com barraca de teto, geladeira e o que mais for necessário).

Já procurei alguns carros, mas os valores estão malucos para carros em bom estado, por outro lado sempre me deparo com alguns anúncios de carros em estado de conservação a desejar e se bobear até precisando trocar o motor, aí bate aquela dúvida será que vale a pena comprar um carro bom de lata e ruim de motor para fazer essa troca?

Opiniões de quem já passou por algo assim são bem vindas.

Abraço!

Rafapaj
17/05/2022, 13:23
Boa tarde pessoal.

Procurando informações sobre a Pajero Sport (por consequência a L200 outdoor e afins), esbarrei em alguns vídeos e publicações em que o motor foi trocado pelo 4M41, gostaria de saber se alguém aqui no forum já fez essa troca e como ficou o comportamento do carro?

Já pensando no financeiro gostaria de saber se a troca vale a pena, estou procurando um carro pensando em viagens longas (equipado com barraca de teto, geladeira e o que mais for necessário).

Já procurei alguns carros, mas os valores estão malucos para carros em bom estado, por outro lado sempre me deparo com alguns anúncios de carros em estado de conservação a desejar e se bobear até precisando trocar o motor, aí bate aquela dúvida será que vale a pena comprar um carro bom de lata e ruim de motor para fazer essa troca?

Opiniões de quem já passou por algo assim são bem vindas.


Abraço!

Boa tarde adslima.

Tenho uma Pajero GLS-B 2.8 TD com o 4M40. Ela passou por uma retífica um pouco antes da pandemia. Hoje, com cerca de 25.000km do motor feito, quebrou denovo. Está parada na oficina para orçamento.

Segundo o mecânico uma possível adaptação seria colocar o 4M41 (3.2 da Triton) até 2010 com a frente e cabeçote do 4m40 para usar a bomba injetora mecânica do 4M40.

Outra opção seria usar o 4M41 completo Commom Rail, porém, dependendo do ano do novo motor, ele não encaixa no cambio SuperSelect da minha Pajero. Segundo o mecânico, os 4M41 até 2010 são Plug and Play com a caixa SuperSelect.

Algumas pessoas adaptam o MWM Sprint 2.8. Fica forte pra burro e de fácil manutenção, inclusive encontra no Mercado Livre com certa facilidade uma capa seca pronta para uso com o cambio SuperSelect que a minha GLS-B usa. Não sei se é o mesmo cambio da sua Pajero. O problema de usar um MWM Sprint é que os suportes de motor e cambio devem ser reposicionados do chassi (Corte e Solda) e outro problema é que a viatura ficará reduzida demais. Se a sua for automática talvez você não sinta muito a diferença. No meu caso, com o cambio manual, nos 100km/h o MWM estaria em rotação enforcada sem retrabalho na relação de diferenciais, central e de eixos.

Enfim, a melhor opção a meu ver seria para mim, com a Pajero GLS-B manual SuperSelect o uso do 4M41 com frente e o comando do 4M40, porém, está muito difícil de achar um 4M41 viável, assim como é difícil encontrar um kit de pistões e anéis de boa qualidade para o 4M40.

Então meu caro, não sei se te ajudei, ou atrapalhei, mas que é possível, usar um 41 no lugar do 40, em termos é possível sim!!!

Abraço e boa sorte por aí.

Aristides Jr
17/05/2022, 16:08
Boa tarde pessoal.

Procurando informações sobre a Pajero Sport (por consequência a L200 outdoor e afins), esbarrei em alguns vídeos e publicações em que o motor foi trocado pelo 4M41, gostaria de saber se alguém aqui no forum já fez essa troca e como ficou o comportamento do carro?

Já pensando no financeiro gostaria de saber se a troca vale a pena, estou procurando um carro pensando em viagens longas (equipado com barraca de teto, geladeira e o que mais for necessário).

Já procurei alguns carros, mas os valores estão malucos para carros em bom estado, por outro lado sempre me deparo com alguns anúncios de carros em estado de conservação a desejar e se bobear até precisando trocar o motor, aí bate aquela dúvida será que vale a pena comprar um carro bom de lata e ruim de motor para fazer essa troca?

Opiniões de quem já passou por algo assim são bem vindas.

Abraço!

Olá adslima! Não sou grande conhecedor específico de MITs!
Mas tratando de qualquer veículo de modo geral, não vale a pena comprar em mal estado! Veículo Ruim não é só motor! Todo o conjunto sofre! Ou seja vai gastar, adaptar e terminar com carro em mal estado, com tudo mais para refazer ou a um passo de quebrar! Esta é a fórmula perfeita para ficar na Estrada o tempo todo, ainda mais se pensa em viagens longas... Na minha opinião:- Péssimo negócio!!!!. Se deseja melhorar viatura para viagens longas, ou outro uso, inicia o projeto com base sólida e realista, ou seja carro e ótimo estado! Abraço Aristides Júnior

Rafapaj
18/05/2022, 11:31
Boa tarde pessoal.

Procurando informações sobre a Pajero Sport (por consequência a L200 outdoor e afins), esbarrei em alguns vídeos e publicações em que o motor foi trocado pelo 4M41, gostaria de saber se alguém aqui no forum já fez essa troca e como ficou o comportamento do carro?

Já pensando no financeiro gostaria de saber se a troca vale a pena, estou procurando um carro pensando em viagens longas (equipado com barraca de teto, geladeira e o que mais for necessário).

Já procurei alguns carros, mas os valores estão malucos para carros em bom estado, por outro lado sempre me deparo com alguns anúncios de carros em estado de conservação a desejar e se bobear até precisando trocar o motor, aí bate aquela dúvida será que vale a pena comprar um carro bom de lata e ruim de motor para fazer essa troca?

Opiniões de quem já passou por algo assim são bem vindas.

Abraço!


Amigão, esqueci de mencionar o link Compartilhando adaptação do 3.2 DID (4M41) em uma Pajero GLS-B 1996 2.8TD (4M40) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/168097-compartilhando-adaptacao-do-3-2-did-4m41-em-uma-pajero-gls-b-1996-2-8td-4m40.html) na resposta anterior. Nesse link aí, tem um descritivo total de como adaptar o 4m41 em um Pajero. Inclusive a resolução do problema do motor forte em uma viatura que acaba por ficar reduzida demais.