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Ver Versão Completa : Ventoinha grand vitara



fabulo
22/03/2015, 15:14
bom dia, sou novo no forum, porem o acompanho ja a algum tempo... comprei um grand vitara motor diesel peugeot rhz, e estou arrumando ela, pois o antigo dono nao a cuidava muito... estou com ela a uma semana, a luz de injeçao esta ligada direto, porem nao apresenta erro aparente, salvo a perda de potencia apos uma hora de viagem...

de imediato, verifiquei que quando a temperatura chega no meio, e até passa do meio, as ventoínhas do motor nao ligam.... ja verifiquei que ligando direto, estao funcionando... quando a peguei, estava sem o gas do ar condicionado, entao repuz o gas e esta gelando, notei que a ventoinha do ar estava com uma gambiarra, porém o eletricista voltou ao original , e quando liga o ar condicionado, a ventoinha do ar esta funcionando... mas o rapaz que arrumou o ar disse que teria que ligar as tres ventoinhas (2 do motor e 1 do ar condicionado) quando ligava o A/C.... porém nao esta ligando as duas do motor nem quando chega na temperatura de liga-las.... verifiquei tambem que nao esta funcionando o ar quente do carro...entao lhes pergunto se ja tiveram algum problema semelhante.... nao consegui nem localizar o sensor de temperatura para testa-lo

MATOSWR
22/03/2015, 20:01
Amigo pra gente poder te ajudar você precisa informar o modelo e ano do seu carro. Pois existem varias configurações para o GrandVitara. Contudo acho alguma coisa estranha. Os Suzuki usam polia viscosa para acionar a ventoinha do radiador. Elétrica geralmente é só a do evaporador do ar condicionado. Tire uma foto do motor e posta pra gente ver se ta original ou com alguma adaptação.

fabulo
22/03/2015, 20:37
obrigado pelo interesse MATOSWR, assim que possível tiro umas fotos de dia, mas adianto que é uma Grand Vitara 2002, motor turbodiesel, peugeot RHZ, existia uma adaptaçao na ventoinha do ar condicionado, pois acredito que o antigo dono pensou que havia estragado o ar condicionado, pois estava sem carga, e assim, como todos os carros, nao aciona o compressor do ar nem a ventoinha da frente, mas fiz uma revisao no ar e foi colocado a carga, entao verifiquei atras do painel e o dono tinha interrompido o fio do ar e colocado direto na ventoinha do ar, e quando ligava o ar sem ser o condicionado, ja ligava a ventoinha, mas acredito que nao ha adaptaçao nas ventoinhas de arrefecimento, mas nao entendi como que procede para armar a ventoínha, mas verifiquei que as duas tem dois plugs conforme foto, os quais desconectei e liguei-os diretamente a bateria e funcionou perfeitamente... entao o problema esta no acionamento quando atinge a temperatura...
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MATOSWR
24/03/2015, 11:31
Amigo, na foto que você postou não da pra ver o radiador. Os suzuki usam polia viscosa na refrigeração. Esse tipo de ventoinha não é elétrica, assim não tem sensor ou fio. O mecanismo central "trava" o giro dela quando o motor esta quente. veja na foto que postei. Se seu motor tiver um sistema desse não tem mesmo nenhum fio. Pode ser que estavam usando o eletroventilador do ar condicionado para ajudar no arrefecimento, mas isso não é necessário se o carro estiver funcionando corretamente.
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fabulo
25/03/2015, 08:33
então, verifiquei que o motor de meu carro é diferente deste da foto (ainda nao tirei a foto, pois minha mulher vai trabalhar com o carro e volta a noite, assim que eu estiver com ele de dia, tiro a foto), o meu usa 3 ventoínhas, sendo 2 para o radiador
e 1 par o ar condicionado, na primeira foto que postei aparece os dois plugs dos ventiladores, os quais eu desconectei e liguei direto a bateria, verificando que ambos estao em funcionamento, a segunda foto refere-se a uma possivel gambiarra que foi feito na ventoínha, que a curto prazo detectei que era na 3 ventoínha, ou seja, na do ar condicionado....

sugestao do mecanico: cortar o cano grosso de água e colocar uma carcaça para sensor de temperatura do tempra, diz ele que esta carcaça é uma das mais universais possível, podendo escolher entre varios sensores, até o de 82 graus que é a temperatura de ativaçao, e ligar a ventoinha direto na bateria, assim quando chegar na temperatura, vai ligar, independente do carro estar ligado ou nao....

Elisson
25/03/2015, 09:32
Fabulo, é válido salientar que trackers ou grand vitaras com motores a diesel existem dois modelos; o Peugeuot e o MAZDA. a diferença se dá do ano até 2002 é um modelo e de 2002 a 2004 usa o outro modelo. Seria bom pesquisar nos tópicos de motores a DIESEL para que você tire essa dúvida da ventoinha.

Boa sorte.

fabulo
25/03/2015, 19:02
sim, ja verificado, o meu é motor peugeot... aquele dito problemático.... mas estou tentando solucionar, sem ter que adaptar um novo sensor como mencionei...

obrigado pela força Elisson....

fabulo
27/03/2015, 09:34
bom, reforçando o tópico... o motor do meu carro é este (peugeot - diesel)
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, possui 3 ventoinhas eletricas, 2 do radiador e 1 do ar condicionado.... as 2 do radiador nao ligam.... alguem sabe o que faz elas ativarem? eu creio que seria um sensor de temperatura, cebolão do radiador, mas nao estou encontrando este cebolão no motor, pra poder testar, ligar direto e verificar se é ele que nao ativa... alguma dica????

segue mais fotos
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MATOSWR
27/03/2015, 20:50
Ola Fabulo. Seu carro é um dos raros Suzuki que tem ventoinhas elétricas. São duas mesmo. Eles não são acionadas por nenhum sensor direto. São acionadas pela UCM do carro. A para isso a central recebe o sinal da temperatura de um sensor que deve ficar próximo a válvula termostática. O acionamento das ventoinhas se da por meio do sinal enviado que aciona dois reles que estão localizados perto da bateria. Você deve verificar primeiro: os reles, pode seguir o cabo que vem das ventoinhas, se não der para seguir por todo caminho, veja a combinação de cor. Também pode ser um fio partido.

fabulo
28/03/2015, 20:07
certo MATOSWR, obrigado pela dica... vou verificar, pois como falei, acho que tem alguma adaptação (podemos chamar de gambiarra) nas ventoínhas... vou verificar os reles... pois no painel esta funcionando o termostato.... pelo que verifiquei, na lateral do motor, do lado do motorista, tem um sensor de um fio só, com capa verde para o plug, acho que é ele quem comanda a temperatura do painel... (será????)

e o que vcs me dizem da possível adaptaçao (que descrevi acima) na mangueira grossa logo ao lado do reservatorio de água? claro, caso nao consiga resolver o problema da elétrica das ventoinhas...???

MATOSWR
28/03/2015, 22:11
Sim. o sensor de temperatura tem terminal verde. vou postar abaixo uns esquemas do seu carro, rele, radiador e mangueiras pra vc ver se te ajuda ai.
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fabulo
07/04/2015, 09:19
caros amigos, ainda não consegui resolver o problema da ventoínha da Grand Vitara, testei os reles, e estão todos funcionando, talvez o problema seja na central que não envia o comando para elas ligarem... e para não deixar o problema se agravar, fiz uma adaptação contra a vontade, mas necessária...

Material:
- Carcaça do sensor de temperatura do Tempra (otima, pois é rosca universal, comportando vários tipos de sensor)
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- sensor de temperatura (escolhi da marca MTE thomson, liga com temperatura 86 e desliga com 76, ja que a viatura funciona com temperatura média de 82 graus, e este sensor é baixo, pequeno...)
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- duas braçadeiras para o cano de borracha
- fio flexível, fita isolante, ferramentas

Com minha simples (e importante) ferramenta de teste,
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verifiquei que os eletroventiladores, mesmo não ligando quando necessário, estavam funcionando, e melhor ainda, já eram alimentados com carga negativa (terra). Ligando o fio positivo no plug do ventilador maior, ele funcionava, e ligando o positivo no plug do ventilador menor, uma surpresa, os dois funcionavam, pois são interligados....

então, interrompi (cortei) a mangueira maior do reservatório de água e coloquei a carcaça que iria comportar o novo sensor, juntamente com o sensor ja acoplado... virado para baixo, para a água circular por ele e, não aparecer...
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puxei um fio do polo positivo da bateria a um dos terminais do sensor, e saindo do outro terminal do sensor, puxei um fio até o pólo positivo do ventilador menor (o plug preto é do ventilador menor)... já testado e aprovado, esquentou, as ventoinhas trabalham a todo vapor, desligando quando baixa a temperatura....
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Valor gasto foi de 54 mangos, e meia hora de serviço bem aproveitado de um domingo de manhã....

espero que ajude aos colegas que necessitam desta adaptação!

fabulo
07/04/2015, 09:20
Segue o esquema de ligação e por onde passei os fios, de modo a ficarem meio escondidos!
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