Ver Versão Completa : Ventoinha grand vitara
bom dia, sou novo no forum, porem o acompanho ja a algum tempo... comprei um grand vitara motor diesel peugeot rhz, e estou arrumando ela, pois o antigo dono nao a cuidava muito... estou com ela a uma semana, a luz de injeçao esta ligada direto, porem nao apresenta erro aparente, salvo a perda de potencia apos uma hora de viagem...
de imediato, verifiquei que quando a temperatura chega no meio, e até passa do meio, as ventoínhas do motor nao ligam.... ja verifiquei que ligando direto, estao funcionando... quando a peguei, estava sem o gas do ar condicionado, entao repuz o gas e esta gelando, notei que a ventoinha do ar estava com uma gambiarra, porém o eletricista voltou ao original , e quando liga o ar condicionado, a ventoinha do ar esta funcionando... mas o rapaz que arrumou o ar disse que teria que ligar as tres ventoinhas (2 do motor e 1 do ar condicionado) quando ligava o A/C.... porém nao esta ligando as duas do motor nem quando chega na temperatura de liga-las.... verifiquei tambem que nao esta funcionando o ar quente do carro...entao lhes pergunto se ja tiveram algum problema semelhante.... nao consegui nem localizar o sensor de temperatura para testa-lo
Amigo pra gente poder te ajudar você precisa informar o modelo e ano do seu carro. Pois existem varias configurações para o GrandVitara. Contudo acho alguma coisa estranha. Os Suzuki usam polia viscosa para acionar a ventoinha do radiador. Elétrica geralmente é só a do evaporador do ar condicionado. Tire uma foto do motor e posta pra gente ver se ta original ou com alguma adaptação.
obrigado pelo interesse MATOSWR, assim que possível tiro umas fotos de dia, mas adianto que é uma Grand Vitara 2002, motor turbodiesel, peugeot RHZ, existia uma adaptaçao na ventoinha do ar condicionado, pois acredito que o antigo dono pensou que havia estragado o ar condicionado, pois estava sem carga, e assim, como todos os carros, nao aciona o compressor do ar nem a ventoinha da frente, mas fiz uma revisao no ar e foi colocado a carga, entao verifiquei atras do painel e o dono tinha interrompido o fio do ar e colocado direto na ventoinha do ar, e quando ligava o ar sem ser o condicionado, ja ligava a ventoinha, mas acredito que nao ha adaptaçao nas ventoinhas de arrefecimento, mas nao entendi como que procede para armar a ventoínha, mas verifiquei que as duas tem dois plugs conforme foto, os quais desconectei e liguei-os diretamente a bateria e funcionou perfeitamente... entao o problema esta no acionamento quando atinge a temperatura...
496538 496539496540
Amigo, na foto que você postou não da pra ver o radiador. Os suzuki usam polia viscosa na refrigeração. Esse tipo de ventoinha não é elétrica, assim não tem sensor ou fio. O mecanismo central "trava" o giro dela quando o motor esta quente. veja na foto que postei. Se seu motor tiver um sistema desse não tem mesmo nenhum fio. Pode ser que estavam usando o eletroventilador do ar condicionado para ajudar no arrefecimento, mas isso não é necessário se o carro estiver funcionando corretamente.
496761
então, verifiquei que o motor de meu carro é diferente deste da foto (ainda nao tirei a foto, pois minha mulher vai trabalhar com o carro e volta a noite, assim que eu estiver com ele de dia, tiro a foto), o meu usa 3 ventoínhas, sendo 2 para o radiador
e 1 par o ar condicionado, na primeira foto que postei aparece os dois plugs dos ventiladores, os quais eu desconectei e liguei direto a bateria, verificando que ambos estao em funcionamento, a segunda foto refere-se a uma possivel gambiarra que foi feito na ventoínha, que a curto prazo detectei que era na 3 ventoínha, ou seja, na do ar condicionado....
sugestao do mecanico: cortar o cano grosso de água e colocar uma carcaça para sensor de temperatura do tempra, diz ele que esta carcaça é uma das mais universais possível, podendo escolher entre varios sensores, até o de 82 graus que é a temperatura de ativaçao, e ligar a ventoinha direto na bateria, assim quando chegar na temperatura, vai ligar, independente do carro estar ligado ou nao....
Fabulo, é válido salientar que trackers ou grand vitaras com motores a diesel existem dois modelos; o Peugeuot e o MAZDA. a diferença se dá do ano até 2002 é um modelo e de 2002 a 2004 usa o outro modelo. Seria bom pesquisar nos tópicos de motores a DIESEL para que você tire essa dúvida da ventoinha.
Boa sorte.
sim, ja verificado, o meu é motor peugeot... aquele dito problemático.... mas estou tentando solucionar, sem ter que adaptar um novo sensor como mencionei...
obrigado pela força Elisson....
bom, reforçando o tópico... o motor do meu carro é este (peugeot - diesel)
497204
, possui 3 ventoinhas eletricas, 2 do radiador e 1 do ar condicionado.... as 2 do radiador nao ligam.... alguem sabe o que faz elas ativarem? eu creio que seria um sensor de temperatura, cebolão do radiador, mas nao estou encontrando este cebolão no motor, pra poder testar, ligar direto e verificar se é ele que nao ativa... alguma dica????
segue mais fotos
497205497206
Ola Fabulo. Seu carro é um dos raros Suzuki que tem ventoinhas elétricas. São duas mesmo. Eles não são acionadas por nenhum sensor direto. São acionadas pela UCM do carro. A para isso a central recebe o sinal da temperatura de um sensor que deve ficar próximo a válvula termostática. O acionamento das ventoinhas se da por meio do sinal enviado que aciona dois reles que estão localizados perto da bateria. Você deve verificar primeiro: os reles, pode seguir o cabo que vem das ventoinhas, se não der para seguir por todo caminho, veja a combinação de cor. Também pode ser um fio partido.
certo MATOSWR, obrigado pela dica... vou verificar, pois como falei, acho que tem alguma adaptação (podemos chamar de gambiarra) nas ventoínhas... vou verificar os reles... pois no painel esta funcionando o termostato.... pelo que verifiquei, na lateral do motor, do lado do motorista, tem um sensor de um fio só, com capa verde para o plug, acho que é ele quem comanda a temperatura do painel... (será????)
e o que vcs me dizem da possível adaptaçao (que descrevi acima) na mangueira grossa logo ao lado do reservatorio de água? claro, caso nao consiga resolver o problema da elétrica das ventoinhas...???
Sim. o sensor de temperatura tem terminal verde. vou postar abaixo uns esquemas do seu carro, rele, radiador e mangueiras pra vc ver se te ajuda ai.
497340497341497342497343497344
caros amigos, ainda não consegui resolver o problema da ventoínha da Grand Vitara, testei os reles, e estão todos funcionando, talvez o problema seja na central que não envia o comando para elas ligarem... e para não deixar o problema se agravar, fiz uma adaptação contra a vontade, mas necessária...
Material:
- Carcaça do sensor de temperatura do Tempra (otima, pois é rosca universal, comportando vários tipos de sensor)
498271498272
- sensor de temperatura (escolhi da marca MTE thomson, liga com temperatura 86 e desliga com 76, ja que a viatura funciona com temperatura média de 82 graus, e este sensor é baixo, pequeno...)
498270
- duas braçadeiras para o cano de borracha
- fio flexível, fita isolante, ferramentas
Com minha simples (e importante) ferramenta de teste,
498273
verifiquei que os eletroventiladores, mesmo não ligando quando necessário, estavam funcionando, e melhor ainda, já eram alimentados com carga negativa (terra). Ligando o fio positivo no plug do ventilador maior, ele funcionava, e ligando o positivo no plug do ventilador menor, uma surpresa, os dois funcionavam, pois são interligados....
então, interrompi (cortei) a mangueira maior do reservatório de água e coloquei a carcaça que iria comportar o novo sensor, juntamente com o sensor ja acoplado... virado para baixo, para a água circular por ele e, não aparecer...
498276498277
puxei um fio do polo positivo da bateria a um dos terminais do sensor, e saindo do outro terminal do sensor, puxei um fio até o pólo positivo do ventilador menor (o plug preto é do ventilador menor)... já testado e aprovado, esquentou, as ventoinhas trabalham a todo vapor, desligando quando baixa a temperatura....
498278
Valor gasto foi de 54 mangos, e meia hora de serviço bem aproveitado de um domingo de manhã....
espero que ajude aos colegas que necessitam desta adaptação!
Segue o esquema de ligação e por onde passei os fios, de modo a ficarem meio escondidos!
498279